quarta-feira, 29 de janeiro de 2020


POLÍTICAS E O PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

QUESTÃO 1
·          
O movimento para inclusão iniciado em 1975 nos Estados Unidos promoveu uma série de eventos e discussões importantes para a área da inclusão. A Declaração de Salamanca de 1994 elaborada pela Unesco é um documento referência ao se tratar de inclusão, sendo base para  leis brasileiras.

Sobre a Declaração de Salamanca, analise as afirmativas a seguir.

I. O princípio fundamental da Declaração é de que todas as crianças devem aprender juntas.
II. A Declaração retomou a discussão sobre educação especial, na tentativa de diminuir as fontes de injustiças sociais a partir do pressuposto de Educação para Todos.
III. A Declaração recomenda que as escolas se ajustem às necessidades dos alunos.
IV. A partir do respaldo de leis e declarações importantes as escolas, em sua totalidade, passaram a ofertar um ensino de qualidade para todos.
 
É correto o que se afirma em:

RESPOSTA
I, II e III, apenas.


QUESTÃO 2
·          
Diante do modelo inclusivo as escolas necessitam reverem sua prática, no entanto, algumas ainda julgam-se despreparadas para atender o público inclusivo. Para essa nova escola surge a necessidade de novas alternativas pedagógicas.

Considerando este contexto, leia e assinale a alternativa correta:

RESPOSTA
No modelo inclusivo a construção de um Projeto Político Pedagógico (PPP) que atenda as questões inclusivas e norteie a prática é fator relevante para a inclusão na atualidade.


QUESTÃO 3
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O movimento eugênico defendia o controle genético, pois acreditava que os traços individuais eram herdados e que a evolução humana era baseada principalmente na transmissão genética. Dessa maneira, a segregação e a esterilização dos deficientes passaram a ser vistos como uma forma de proteção à sociedade, esse comportamento gerou um retrocesso nas conquistas ocorridas no período anterior.
 
LEONEL, W. H. S. Políticas e o processo ensino/aprendizagem na educação inclusiva. Maringá: UniCesumar, 2017.

Considerando o texto acima, aponte quem foi o defensor do controle genético.
 
RESPOSTA
Francis Galton


QUESTÃO 4
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A educação especial e inclusiva vem trilhando um caminho de muitas mudanças amparadas por leis, na qual vemos seus reflexos na atualidade.

Pensando nos movimentos em prol da educação da pessoa com deficiência, considere (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas:

I. As classes especiais nas escolas públicas surgiram por razões humanitárias.
II. No período da integração são consideradas as diferenças das pessoas com deficiências.
III. A educação Inclusiva é apoiada nos princípios de igualdade e equiparação de oportunidades na educação.
IV. A educação inclusiva deve ser ofertada à todos os alunos na rede comum de ensino, respeitando as suas particularidades.

As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:

RESPOSTA
F, F, V, V.


QUESTÃO 5
·          
A inclusão educacional brasileira sofreu influências de países como os Estados Unidos, que em 1975 iniciava a educação inclusiva com a Lei Pública 94.142, que estabelece a modificação dos currículos.

Considerando o exposto sobre a Educação Inclusiva, leia as afirmações a seguir e assinale a correta.
 
RESPOSTA
A terminologia Necessidades Educacionais Especiais (NEEs) é o que melhor atende aos princípios da educação inclusiva, sendo utilizada na atualidade


QUESTÃO 6
·          
Vygotsky, representante da Teoria Histórico-Cultural, foi um grande estudioso da defectologia. Nesta perspectiva, o psiquismo é algo mutável e construído a partir das relações que o homem estabelece com sua realidade social.

Sob a ótica da teoria apresentada no que se refere ao deficiente, leia as alternativas e assinale a correta.

RESPOSTA
Vygotsky defendia a educação das pessoas deficientes até o limite do aprendizado, pois também são capazes de se desenvolver.


QUESTÃO 7
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A educação Inclusiva é respaldada pelas legislações brasileiras com oferta de recursos de ----------------, em todos os níveis de ensino, isso revela a ------------- das Instituições de Ensino Superior em realizar as ------------ necessárias, para que possa pensar em uma universidade --------------- e que oferte ----------------- de qualidade e ---------------- de oportunidades para todos.

​Em sequência, as palavras que preenchem corretamente as lacunas são:

RESPOSTA
Acessibilidade, responsabilidade, adequações, democrática, educação, igualdade.


QUESTÃO 8
·          
Os serviços de reabilitação, que surgiram após a 1ª Guerra Mundial, despertaram para a necessidade de atendimento às pessoas com deficiências, surgindo os serviços para atendimento às crianças deficientes.

Com isso, ganham força as influências ambientais nas concepções da deficiência mental, pois:
 
RESPOSTAParte superior do formulário

Outros fatores etiológicos não hereditários também podiam causar a deficiência mental, como as infecções, traumatismos e problemas endócrinos.


QUESTÃO 9
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A Constituição Federal de 1988 garante que o ensino deve ser para todos, independente das características individuais do aluno. Dessa forma, as escolas devem ofertar atendimento às especificidades dos alunos com deficiência.

Sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE), avalie as afirmações a seguir.

I. O AEE deve estar disponível em todos os níveis de ensino escolar, garantindo ao aluno que sejam reconhecidas e atendidas suas particularidades, promovendo o seu desenvolvimento.
II. O AEE deve ser adotado como condição para o acesso do aluno com deficiência ao ensino comum.
III. A partir das políticas públicas, busca-se a efetivação de ações governamentais que atendam, de forma efetiva, os alunos com deficiências e /ou necessidades educacionais especiais, por meio da oferta do AEE.
IV. O AEE é uma forma de eliminar as barreiras e oferecer instrumentos, para que os alunos possam se beneficiar da educação.

É correto o que se afirma em:

 RESPOSTA
I, III e IV, apenas.


QUESTÃO 10
·          
As famílias apresentam papel essencial no desenvolvimento do filho e apresentam, também, suas funções divididas em biológicas, psicológicas e sociais.

Sobre as funções citadas, assinale a alternativa correta.

RESPOSTA
A função psicossocial está relacionada em prover o recém-nascido de afeto e, também, servir de continente para as ansiedades existenciais.


QUESTÃO 11
·          
 A Educação Inclusiva é um direito do aluno com deficiência, em todos os níveis de ensino. Para uma inclusão com qualidade, é necessário repensar o papel do professor, por ser um sujeito ativo, sendo, assim, essencial uma formação adequada. 

A respeito da prática do professor, leia e assinale a alternativa correta.
 
RESPOSTAParte superior do formulário
rere
O professor deve estar consciente do seu papel na Educação Inclusiva.


QUESTÃO 12
·          
A história da deficiência revela mudanças na concepção social da pessoa com deficiência. Entre muitas conquistas, podemos citar as terminologias utilizadas para se referir a este público.

Em se tratando do deficiente intelectual, leia as afirmativas a seguir.

l. Idiota, anormal, retardado, incapacitado e excepcionais são termos do passado que eram aceitáveis para se referir ao deficiente intelectual.
ll. A evolução da educação especial e de seus objetivos trouxeram novos termos em busca de melhor definir o seu público, evitando formas de preconceito.
lll. A terminologia que usamos na atualidade para se referir a esse público é: portador de deficiência intelectual.
lV. Critérios como funcionamento cognitivo significativamente abaixo da média, geralmente, está associado ao distúrbio de comportamento adaptativo e são usados para classificar o deficiente intelectual.

É correto o que se afirma em:

RESPOSTA
I, II e IV, apenas. 


QUESTÃO 13
·          
De acordo com a Política Nacional para educação Especial (2008), os alunos com deficiências devem receber o Atendimento Educacional Especializado (AEE) de forma que atenda as suas necessidades específicas, contribuindo para seu aprendizado e desenvolvimento.

Sobre os alunos com deficiências, leia as afirmações  a seguir.

l. A pessoa com deficiência múltipla tem sempre um quadro grave de limitações.
ll. A surdocegueira caracteriza-se pela deficiência auditiva e visual em uma só pessoa.
lll. O aluno com baixa visão necessita de recursos e intervenções adequadas para seu desenvolvimento.
lV.  São considerados surdos apenas os que são congenitamente surdos.

É correto o que se afirma em:

RESPOSTA
II e III, apenas.


QUESTÃO 14
·          
De acordo com o Ministério da Educação/ Secretaria da Educação Especial (BRASIL, 2006), a deficiência física pode ser temporária, recuperável, definitiva e compensável. Caracterizada por causas hereditárias, congênitas e adquiridas.

Em relação à deficiência física motora, leia as afirmações a seguir.
 
l. A Paralisia Cerebral é uma deficiência física neuro-motora que apresenta quadro não evolutivo.
ll. A Lesão Medular Espinhal é provocada por acidentes, como mergulho, lesão por arma de fogo e acidentes de carro. As sequelas mais comuns são a tetraplegia e paraplegia.
lll. O paralisado cerebral apresenta desenvolvimento cognitivo normal.
lV. A deficiência física-motora caracteriza-se apenas por lesões ortopédicas.

É correto o que se afirma em:

RESPOSTA
I e II, apenas.


QUESTÃO 15
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A Lei 12.764/2012 considera, sob os aspectos legais, que as pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo como uma pessoa com deficiência.

Sobre as pessoas que apresentam Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), assinale a alternativa correta:

RESPOSTA

Alternativa 5:
O autismo não apresenta uma causa específica, podendo ser considerado os fatores genéticos, estruturais, cerebrais, problemas pré, peri e/ou pós-natais.


QUESTÃO 16
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A prevenção da deficiência ainda é uma temática que recebe pouca importância da sociedade e profissionais da saúde, quer seja pelas dificuldades em tratar a temática ou mesmo por falta de conhecimentos a respeito. Sabemos que a escola além de seu papel pedagógico, também é local de discussão de temas que impactam a família e a sociedade.

Refletindo sobre a postura da escola no que tange a prevenção da deficiência, analise as afirmativas a seguir:

I.  A escola deve estar preparada e usar seu espaço para orientar as famílias sobre a deficiência e suas práticas preventivas, entendendo também que ações desse tipo promovem a minimização da exclusão educacional e social do deficiente.   
II. Mesmo com o avanço da medicina no que diz respeito às práticas inclusivas, os profissionais da educação podem contribuir ofertando conhecimentos e desenvolvendo trabalhos pedagógicos que discutam e desmistifiquem a temática.
III. As práticas preventivas contribuem para evitar de 30% a 40% das deficiências segundo a OMS, saber desses dados reforça a importância de tratar a temática além da área da saúde.
IV. Classes sociais menos favorecidas apresentam maior índice de deficiência mental, podendo ser explicado por ser um ambiente mais limitado de oportunidades, logo, as escolas têm papel relevante na oferta de recursos e práticas que favoreçam o desenvolvimento. 
 
É correto o que se afirma em:

RESPOSTA
I, II, III e IV.


QUESTÃO 17
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A Educação Inclusiva visa oportunizar melhorias na qualidade da educação em todos os níveis de ensino, levando as escolas a buscarem as adaptações necessárias para bem atender a esse público.

A partir do exposto, reflita sobre as escolas no modelo inclusivo e assinale a alternativa correta:

RESPOSTA
A inclusão desafia o sistema educacional, sendo necessário repensar e reorganizar as formas de ensino atuais, buscando as melhorias na qualidade da educação.


QUESTÃO 18
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Em relação ao nascimento de uma criança com deficiência, cada membro que compõe uma família terá um tipo de reação, sendo que estas dependem de muitos fatores.

Considerando o exposto, avalie as alternativas e assinale a correta:

RESPOSTA
A rejeição à gestação poderá provocar reações mais acentuadas devido ao sentimento de culpa.


QUESTÃO 19
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A UNESCO propõe políticas na Conferência Mundial sobre Educação Superior de 1998, a qual apresenta como principais postulados: acesso ao ensino; responsabilidade do Estado; apoio à pesquisa; responsabilidade social. 

Refletindo sobre os postulados apresentados, assinale a alternativa que se refere às Responsabilidades do Estado:

RESPOSTA
Financiamento no Ensino Superior, a fim de garantir o desenvolvimento do ensino nesse nível.


QUESTÃO 20
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A Educação Inclusiva, por meios legais, garante o acesso à todos, sem exclusão à educação. Os alunos com NEEs requerem um atendimento diferenciado, que atenda as suas necessidades específicas.

A respeito deste público, leia as afirmações a seguir.
 
l.  Alunos com altas habilidades/superdotação, conforme revelam as legislações, requerem um atendimento diferenciado.
ll. Nos Transtornos Funcionais Específicos, encontramos um grupo de alunos que apresentam TDAH e os com distúrbios de aprendizagem.
lll. O TDAH, quando de fato diagnosticado, configura-se como um transtorno grave, sendo possível sua cura por meio de tratamentos como educação, medicação e técnicas psicoterápicas.
lV. O Autismo faz parte dos Transtornos Funcionais Específicos.

É correto o que se afirma em:
Parte inferior do formulário

RESPOSTA
I e II, apenas.
Parte inferior do formulário


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