TEORIA E PRÁTICA
NA EDUCAÇÃO INFANTIL
QUESTÃO 1
A respeito das ideias de Postman, verificamos que apesar de ser
considerado um “radical” nos estudos relacionados à história da infância,
o autor apresenta uma série de fundamentos que devem ser respeitados nesta
área, pois ao nos apresentar uma discussão entre o aparecimento e o fim da infância,
ele nos proporciona ferramentas importantes para analisarmos a condição atual
do nosso ser “criança”. Com isso, em relação às ideias do autor, no que diz
respeito à esta temática, assinale a alternativa correta:
RESPOSTA
A infância não existiu na
antiguidade, pois, naquele momento, os menores eram como miniadultos,
miniaturas de homens.
QUESTÃO 2
Postman (1999) em seu livro O desaparecimento da infância relata
que na Antiguidade a infância não existia, pois naquele momento, os menores
eram vistos como miniaturas de homens.
POSTMAN, Neil. O desaparecimento da infância. Rio de
Janeiro: Graphia, 1999.
Com base nas ideias do autor, leia as alternativase assinale a que expõe
como se deu a invenção da infância na Renascença.
RESPOSTA
A invenção da infância surge com a criação da prensa tipográfica criada por Gutemberg. Assim, para ser adulto precisava saber ler e escrever, isto fez surgir um novo mundo simbólico chamado infância.
A invenção da infância surge com a criação da prensa tipográfica criada por Gutemberg. Assim, para ser adulto precisava saber ler e escrever, isto fez surgir um novo mundo simbólico chamado infância.
QUESTÃO 3
Vários pesquisadores/educadores dedicaram-se à história da infância e da
criança. Um deles dizia que a educação deveria voltar-se para três dimensões: a
física, a sentimental e a intelectual. Defendia, também, uma educação voltada à
ação, à razão e à virtude como meio de conquistar uma nação civilizada.
Analise as alternativas a seguir e assinale a que destaca o nome do educador
que propôs as ideias apresentadas.
RESPOSTA
Erasmo de Roterdã.
Erasmo de Roterdã.
QUESTÃO 4
Sobre Lev Vygotsky, conceituado autor no campo da educação, dentre
outras áreas, verificamos suas várias contribuições nos estudos do
desenvolvimento humano e, mais especificamente, no processo de aquisição do
conhecimento na Educação Infantil. Sobre isso, um dos principais conceitos
observados em sua teoria, é que o autor chamou de “Zona de desenvolvimento
proximal”. Considerando tal conceito, analise as afirmativas que seguem:
I. A zona de desenvolvimento proximal é um espaço de mediação realizado apenas pela família.
I. A zona de desenvolvimento proximal é um espaço de mediação realizado apenas pela família.
II. A zona de desenvolvimento proximal abrange todas as funções e atividades
que a criança ou aluno consegue realizar sozinha.
III. A zona de desenvolvimento proximal é um espaço de mediação do professor, do adulto ou de alguém mais capaz ou com mais conhecimento adquirido.
IV. A zona de desenvolvimento proximal abrange todas as funções e atividades que a criança ou aluno só consegue desempenhar se houver ajuda de alguém.
III. A zona de desenvolvimento proximal é um espaço de mediação do professor, do adulto ou de alguém mais capaz ou com mais conhecimento adquirido.
IV. A zona de desenvolvimento proximal abrange todas as funções e atividades que a criança ou aluno só consegue desempenhar se houver ajuda de alguém.
Está correto apenas o que se afirma em:
RESPOSTA
III e IV.
III e IV.
QUESTÃO 5
Um dos capítulos do documento intitulado Diretrizes Curriculares
Nacionais Gerais da Educação Básica, publicado pelo MEC diz respeito
às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil que
foram revisadas em 2013, tendo como referência a Resolução nº 5, de 17 de
dezembro de 2009. Essas Diretrizes dispõem duas dimensões que são
indispensáveis e indissociáveis no trabalho com as crianças pequenas.
Disponível
em:.
Acesso em: 7 fev. 2018.
Analise as alternativas a seguir e assinale a que apresenta corretamente as dimensões referidas nas Diretrizes para a Educação Infantil.
RESPOSTA
Cuidar e educar.
Cuidar e educar.
QUESTÃO 6
Uma das grandes contribuições da Epistemologia Genética de Jean Piaget,
foi a caracterização dos estágios, períodos de pensamento e comportamento
infantil estudados pelo autor. Sobre isso, avalie as afirmações e considere (V)
para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas.
I. O primeiro estágio do desenvolvimento é denominado “Sensório-motor”
que vai de 0 a 24 meses.
II. O segundo estágio do desenvolvimento é denominado “Pré-operatório”
que vai de 2 a 7 anos.
III. O terceiro estágio do desenvolvimento é denominado “Operatório
concreto” que vai dos 7 aos 11 anos.
IV. O quarto estágio do desenvolvimento é denominado “Operatório formal”
que vai dos 11-12 anos em diante.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
RESPOSTA
V, V, V, V.
V, V, V, V.
QUESTÃO 7
O sociólogo norte americano Neil Postman escreve em sua clássica
obra "O desaparecimento da infância" sobre a existência de um único
modelo de infância, que se originou na Renascença. Segundo o autor, o
aparecimento desta infância teria como princípio um fato muito específico, uma
necessidade que levaria a humanidade a criar novos olhares para o que
denominamos de “infância”. Com isso, assinale a alternativa correta.
RESPOSTA
A origem do modelo de infância apresentado por Neil Postman iniciou-se com a invenção da prensa tipográfica, fato que proporcionou a modificação do entendimento deste conceito.
A origem do modelo de infância apresentado por Neil Postman iniciou-se com a invenção da prensa tipográfica, fato que proporcionou a modificação do entendimento deste conceito.
QUESTÃO 8
Froebel foi o primeiro educador a pensar sobre as especificidades das
crianças pequenas, para ele a criança é considerada como uma planta que se
desenvolve a partir dos cuidados e nutrientes necessários ao seu crescimento.
Assim, nascem os chamados Jardins de Infância (Kindergartens), lugar
onde as mais variadas plantas se desenvolvem, conforme os cuidados ofertados
por um jardineiro atento às necessidades de cada espécie.
SANTANNA, A.; MIRANDA, A. C. T.; SANTIN, R. H. Teoria e Prática
na Educação Infantil. Maringá: UniCesumar, 2018.
Em relação aos estudos desenvolvidos por Froebel, podemos mencionar que o papel do professor/educador neste estabelecimento era:
RESPOSTA
No jardim de infância o papel do professor/educador era o de estimular a curiosidade naturalmente despontada na criança. Partindo do desejo infantil de aprender e integrar-se ao mundo, o professor/educador deverá começar pelo que a criança já conhece, ouvindo suas ideias e relacionando todo esse processo com amor, respeito e liberdade.
No jardim de infância o papel do professor/educador era o de estimular a curiosidade naturalmente despontada na criança. Partindo do desejo infantil de aprender e integrar-se ao mundo, o professor/educador deverá começar pelo que a criança já conhece, ouvindo suas ideias e relacionando todo esse processo com amor, respeito e liberdade.
QUESTÃO 9
A criação das creches no Brasil foi um grande avanço histórico
educacional. A expansão na oferta de creches e pré-escolas, deu-se em função da
demanda. Para além disso, Kuhlmann Jr. (1998) complementa que em um primeiro
momento, as creches foram vistas como um aperfeiçoamento das Casas de Expostos.
KUHLMANN JUNIOR, Moysés. Infância e Educação Infantil:
Abordagem Histórica. Porto Alegre: Mediação, 1998.
Sobre a Casa de Expostos, leia as afirmações a seguir e considere (V)
para verdadeiro e (F) para falso.
I. Era um tipo de instituição de assistência à criança abandonada.
II. Era uma instituição voltada para atender os filhos das classes mais altas da sociedade.
III. O conceito de Casa de Expostos vinha das novas creches que expunham as atividades realizadas pelas crianças brasileiras.
IV. A Casa de Expostos, representava uma evolução nas creches
brasileiras, pois atendiam com mais qualidade de conteúdo todos os cidadãos.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
RESPOSTA
V, F, F, F.
V, F, F, F.
QUESTÃO 10
Jean Jacques Rousseau (1712-1778) é considerado o pai da pedagogia
contemporânea, pois deslocou a infância da periferia da vida adulta para o
centro das discussões.
SANTANNA, A.; MIRANDA, A. C. T.; SANTIN, R. H. Teoria e Prática
na Educação Infantil. Maringá: UniCesumar, 2018.
Em relação às contribuições de Rousseau para a educação, analise as
afirmativas a seguir e considere (V) para verdadeiro e (F) para falso.
I. Combateu o preconceito, a violência, o autoritarismo e a supressão da liberdade, criando concepções educacionais que visavam o retorno do homem à sua condição natural.
I. Combateu o preconceito, a violência, o autoritarismo e a supressão da liberdade, criando concepções educacionais que visavam o retorno do homem à sua condição natural.
II. Propunha que a criança fosse respeitada e criada em um ambiente que
privilegiasse o seu desenvolvimento natural, longe dos preconceitos e das
injustiças presentes no mundo.
III. Criou a obra Emílio ou da Educação, para
compreensão de suas ideias educativas, sendo a obra dividida em cinco partes
que apresentam, de forma particular, a criança e a aprendizagem de cada etapa
de seu desenvolvimento.
IV. Enfatizou que tornar-se homem é desenvolver a potencialidade racional, preparando os indivíduos para o convívio social e para o desenvolvimento de comportamentos apropriados ao novo estatuto da razão e que, consequentemente, ignoram os instintos primitivos e animalescos.
IV. Enfatizou que tornar-se homem é desenvolver a potencialidade racional, preparando os indivíduos para o convívio social e para o desenvolvimento de comportamentos apropriados ao novo estatuto da razão e que, consequentemente, ignoram os instintos primitivos e animalescos.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
RESPOSTA
V, V, V, F.
V, V, V, F.
QUESTÃO 11
Lev Semenovich Vygotsky nasceu na cidade de Orsha, capital de Bielarus,
país da hoje extinta União Soviética, em 17 de novembro de 1896. Morreu, em
1934, aos 37 anos, vítima de tuberculose. Vale destacar que embora sua morte
tenha sido prematura, suas contribuições influenciaram e muito o campo
educacional. A Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) foi um dos conceitos
fundamentais de sua teoria que até hoje norteia a ação dos educadores em sala
de aula. Sendo assim, leia as alternativas e assinale a que expõe o significado
de ZDP:
resposta
É a distância entre a capacidade da
criança resolver problemas por si própria - o que ela já sabe fazer sozinha
(zona de desenvolvimento real) e a capacidade de resolvê-los mediante a ajuda
de alguém ou mediada por alguém (zona de desenvolvimento potencial).
QUESTÃO 12
Como podemos analisar o desenvolvimento infantil e, por consequência,
seus desdobramentos, sem compreender antes as teorias ligadas a esse campo? Uma
das perspectivas analisadas foi a perspectiva Histórico Cultural que traz
considerações, também, sobre o pensamento e a linguagem. Sobre essa perspectiva,
leia as alternativas a seguir e assinale a correta.
resposta
Para a perspectiva histórico cultural,
"pensamento e linguagem" têm origens diferentes. Inicialmente, é
correto afirmar que o pensamento não é verbal, assim como a linguagem não é intelectual.
QUESTÃO 13
A ludicidade deve permear a Educação Infantil, mas, infelizmente muitos
pais/responsáveis e profissionais acreditam que brincar é perda de tempo, ou
seja, não é trabalho, coisa séria. Assim, propõem um aprendizado rígido,
mecânico e sem significado às crianças. A partir disso, leia as alternativas e
assinale a que expõe a postura do profissional que leciona na Educação
Infantil.
resposta
O profissional da educação infantil deve
oportunizar o brincar, pois assim a criança vai, aos poucos, compreendendo o
mundo e encontrando respostas para as situações vivenciadas e imaginadas por
ela, bem como vai aprendendo a lidar com seus sentimentos, medos, angústias e
frustações, superando, assim, as dificuldades do seu dia a dia.
QUESTÃO 14
Ao estudar a história das instituições escolares verificamos que, ao
longo dos anos, sempre observamos grandes transformações acerca de sua função.
No que se refere especificamente a construção das instituições que hoje
conhecemos como Educação Infantil, isso não é diferente.
Sobre a função das primeiras instituições pré-escolares, avalie as afirmativas a seguir:
I. As primeiras instituições pré-escolares apareceram no Brasil somente no século XXI.
Sobre a função das primeiras instituições pré-escolares, avalie as afirmativas a seguir:
I. As primeiras instituições pré-escolares apareceram no Brasil somente no século XXI.
II. As primeiras instituições pré-escolares estavam centradas no
assistencialismo à criança, ou seja, no atendimento às crianças ricas e filhos
de operários da indústria.
III. As primeiras instituições pré-escolares estavam centradas no
assistencialismo à criança, ou seja, no atendimento às crianças pobres e filhos
de operários da indústria.
IV. As primeiras instituições pré-escolares estavam centradas no
objetivo de fazer evoluir intelectualmente a humanidade, ou seja, no
atendimento às crianças pobres e filhos de operários da indústria.
É correto o que se afirma em:
resposta
III, apenas.
III, apenas.
QUESTÃO 15
A psicologia do desenvolvimento é uma importante área do conhecimento
para o campo da educação. Compreender essa ciência é indispensável à prática
docente, visto que é por meio das mais variadas possibilidades teóricas
apresentadas por esse campo do conhecimento, que nos dedicamos a continuar
buscando entender como os indivíduos aprendem, se desenvolvem e se relacionam.
Em nosso material de estudo, verificamos duas grandes perspectivas teóricas
relacionadas ao campo da psicologia do desenvolvimento, sendo uma, a
Perspectiva Histórico-Cultural e a outra a Epistemologia Genética, cada uma
representada por seus pensadores específicos.
Sobre isso, avalie as alternativas a seguir e assinale a correta.
Sobre isso, avalie as alternativas a seguir e assinale a correta.
resposta
A
Epistemologia Genética é representada pelo pensador Jean Piaget. Ao passo que a
Perspectiva Histórico-Cultural é representada pelos pensamentos e estudos de
Vygotsky, que teve como base para seus estudos e considerações iniciais as
reflexões marxistas.
QUESTÃO 16
O dia a dia do Centro de Educação Infantil é repleto de possibilidades
para pensarmos o ensino da matemática. Muitas são as situações em que
o professor pode explorar para ensinar os conceitos básicos
necessários de serem compreendidos nesta etapa da Educação Básica.
Considerando tais possibilidades do dia a dia, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
I. Um bom exemplo para se possibilitar o ensino da matemática na
Educação Infantil é a hora do lanche, em que o professor pede aos
alunos para contarem os pães que precisam ser entregues.
II. Um bom exemplo para se possibilitar o ensino da matemática na Educação Infantil é solicitar, durante a aula, que os alunos copiem do quadro, em seus respetivos cadernos, os números de 1 até 100.
II. Um bom exemplo para se possibilitar o ensino da matemática na Educação Infantil é solicitar, durante a aula, que os alunos copiem do quadro, em seus respetivos cadernos, os números de 1 até 100.
III. Um bom exemplo para se possibilitar o ensino da matemática na
Educação Infantil, é no início da aula, em que o professor pode
solicitar a ajuda dos alunos para contarem quantos alunos tem dentro da sala,
quantos vieram, quantos são meninas e quantos são meninos.
As afirmativas I, II e III são, respectivamente:
resposta
V, F, V.
V, F, V.
QUESTÃO 17
A dicotomia entre alfabetizar e letrar ainda se encontra presente na
realidade da escola. Contudo, ambos os processos são indissociáveis, ou seja,
embora tenham significados distintos, congregam-se para atingir um único fim:
formar cidadãos capazes de compreender a realidade que os cerca.
SANTANNA, A.; MIRANDA, A. C. T.; SANTIN, R. H. Teoria e Prática
na Educação Infantil. Maringá: UniCesumar, 2018.
Considerando o exposto, analise as alternativas e assinale a que expõe sobre o ato de letrar.
resposta
Letrar é uma tarefa ampla que envolve
habilidades múltiplas de ler, interpretar e produzir textos adequados às
exigências sociais. Uma das formas mais comuns de trabalhar o letramento é por
meio de diferentes gêneros textuais.
QUESTÃO 18
Piaget criou um campo de investigação o qual denominou de epistemologia
genética, ou seja, uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento
natural da criança para explicar o pensamento humano.
SANTANNA, A.; MIRANDA, A. C. T.; SANTIN, R. H. Teoria e Prática
na Educação Infantil. Maringá: UniCesumar, 2018.
Sobre os estágios preconizados pelo autor, analise as afirmativas que seguem:
I. Operatório concreto (7 aos 11 anos ). Neste período a criança desenvolve o pensamento lógico que pode ser aplicado a problemas concretos. Nesse estágio, a criança consegue descentrar suas percepções e acompanhar as transformações, além de alcançar a reversibilidade das operações mentais.
II. Operatório formal (11- 12 anos em diante). É a fase do desenvolvimento da inteligência. Nesse estágio, a criança constrói o tipo de raciocínio e a lógica que possibilita solucionar todas as classes de problemas.
III. Sensório-motor (0 a 24 meses), onde é dividido em subestágios que a criança, desde o nascimento, passa a se desenvolver cognitivamente e com comportamento sensório-motor, isto é, passa pelas atividades reflexas; primeiras diferenciações; reprodução de eventos interessantes; coordenação de esquemas; invenção de novos meios até chegar na representação.
IV. Pré-operatório (2 aos 7 anos) onde o desenvolvimento do pensamento evolui para um pensamento que funciona cada vez mais de modo conceitual e representacional. Os tipos de representação mental são: a imitação diferida, o jogo simbólico, a imagem mental e a linguagem falada.
Está correto o que se afirma em:
resposta
I, II, III e IV.
I, II, III e IV.
QUESTÃO 19
Na Educação Infantil as linguagens compõem o eixo fundamental do
trabalho escolar, pois contemplam grande parte do currículo e da proposta
pedagógica, além de estarem presentes nas bases legais que norteiam o cuidar e
o educar as crianças pequenas.
SANTANNA, A.; MIRANDA, A. C. T.; SANTIN, R. H. Teoria e Prática
na Educação Infantil. Maringá: UniCesumar, 2018.
No que diz respeito a linguagem, leia as afirmativasa seguir:
I. Linguagem é um sistema simbólico, um conjunto de signos que servem de
meio de expressão e comunicação entre os indivíduos. Os signos são
representados de várias formas e em múltiplas manifestações, ou seja, por
múltiplas linguagens.
II. A linguagem é a representação de algo. O que se vê na linguagem pode
ser mais do que está visível. As linguagens verbais e não verbais são exemplos
de como na educação infantil as múltiplas linguagens devem ser exploradas e
estimuladas.
III. Na educação infantil as linguagens oral e escrita são as mais
importantes, pois visam o trabalho de alfabetizar as crianças. As demais
linguagens, como gestual, musical, artística, corporal etc., são
exploradas e incentivadas no intervalo entre os conteúdos, de forma fragmentada.
IV. São inúmeras as formas de nos expressarmos e comunicarmos com o meio no qual estamos inseridos, como exemplo, citamos: a linguagem oral, escrita, tátil, auditiva, artística, gestual entre outras. Vale destacar que na Educação Infantil essas linguagens são trabalhadas de forma articulada.
Está correto apenas o que se afirma em:
IV. São inúmeras as formas de nos expressarmos e comunicarmos com o meio no qual estamos inseridos, como exemplo, citamos: a linguagem oral, escrita, tátil, auditiva, artística, gestual entre outras. Vale destacar que na Educação Infantil essas linguagens são trabalhadas de forma articulada.
Está correto apenas o que se afirma em:
resposta
I, II e IV.
I, II e IV.
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