quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS


METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS

QUESTÃO 1
·          
O homem produz muitas ideias, parte delas constitui o conhecimento referente ao mundo, isto é, o conhecimento humano, em suas diferentes formas (senso comum, científico, teológico, filosófico, estético, etc.). Nesta perspectiva pode-se concluir que como tentativa para explicar a natureza, a ciência caracteriza-se por ser uma atividade metódica, ou seja,  organizada sistematicamente que se propõe conhecer a realidade buscando atingi-lá por meio de ações e ou atividades passíveis de serem reproduzidas.

Considerando o exposto acima sobre o método científico, avalie as afirmações abaixo:

I- A ciência busca compreender a realidade de maneira racional, realizando associações universais e necessárias entre os fenômenos, o que nos permite prever acontecimentos e, consequentemente, agir sobre a natureza.

II- O método científico pode ser definido como um conjunto de concepções, onde o homem, a natureza e o próprio conhecimento se sustentam em um conjunto de regras e procedimentos prescritos para se construir conhecimento científico.

III- A Ciência utiliza métodos persuasivos para atingir um tipo de conhecimento sistemático, amplo e bilateral.

IV- Partindo dessa concepção os cientistas buscam fatos unicamente contraditórios para a confirmação ou negação de suas teorias.

É correto o que se afirma em:

RESPOSTAParte superior do formulário

Alternativa 1:
I e II, apenas.


QUESTÃO 2
·          
O processo de socialização do conhecimento científico caracteriza-se por grandes desafios e embates, principalmente no que se refere à polêmica estabelecida a respeito dos objetivos do ensino de Ciências.

Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir sobre o(s) motivo(s) que os conhecimentos científicos necessitavam ser ensinados.
 
I. As necessidades de uma cultura científica a um público cada vez mais amplo.
II. Como instrumento de cidadania.
III. Os conhecimentos científicos possibilitam que a divulgação científica deixe de assumir o papel de manter o status quo daqueles envolvidos na produção do conhecimento.
IV. A complexidade da ciência sem o trabalho didático, possibilita seu domínio pelo público ‘não-iniciado’.

É correto o que se afirma em:

RESPOSTA
Parte superior do formulário

Alternativa 3:
I, II e III, apenas.

QUESTÃO 3
·          
A aprendizagem significativa no ensino de Ciências implica no entendimento de que o estudante aprende conteúdos científicos escolares quando lhes atribui significados. Isso põe o processo de construção de significados como elemento central do processo de ensino e aprendizagem.

Sendo assim, analise as afirmativas sobre como o estudante constrói significados:
 
I. O estudante estabelece relações significativas entre o que já sabe e o conhecimento específico a ser ensinado, dependendo da organização dos conteúdos.
II. O estudante é o responsável final pela aprendizagem ao atribuir sentido e significado aos conteúdos científicos escolares.
III. O professor é quem determina as estratégias que possibilitam maior ou menor grau de generalização e especificidade dos significados construídos pelo estudante.
IV. O estudante constrói significados cada vez que estabelece relações substantivas e não arbitrárias entre o que já conhece e o que aprende de novo.

É correto o que se afirma em:

RESPOSTA
Parte superior do formulário
Alternativa 5:
I, II, III e IV.

QUESTÃO 4
·          
Considera-se que no processo de ensino-aprendizagem a construção de conceitos pelo estudante acontece no confronto entre a interação social e científica. A partir dessa concepção, Vygotsky (1991) desenvolve o conceito de zona de desenvolvimento proximal (ZDP).
​VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Considerando esse conceito e suas características, analise as afirmativas abaixo. 
 
I. A distância entre o que o estudante já sabe e consegue efetivamente fazer ou resolver por ele mesmo.
II. O que o estudante ainda não sabe, mas pode vir a saber, com a mediação de outras pessoas.
III. O nível de conhecimento real e o nível de conhecimento potencial de cada estudante são variáveis e determinados, principalmente, pela mediação didática.
IV. Fundamento do processo pedagógico que propicia ao estudante realizar sozinho, amanhã, aquilo que hoje realiza com a ajuda do professor.

É correto o que se afirma em:

RESPOSTA
Parte superior do formulário
Alternativa 2:
II e IV, apenas.
.
QUESTÃO 5
·          
O estudo da ciência possibilita que você compreenda inicialmente o que é ciência e como sua construção se efetivou ao longo do processo histórico. Segundo Alfonso Goldfarb (1994) o termo ciência, em seu sentido moderno foi criado no século XIX e quer dizer conhecimento em geral.
 
ALFONSO-GOLDFARB, A. M. O que é história da ciência. São Paulo: Brasiliense, 1994.

​Diante do contexto histórico  que envolve a conceituação do termo ciência é possível afirmar que:

RESPOSTAParte superior do formulário

Alternativa 5:
O termo ciência pode ser definido ao longo da história como formas de conhecimento produzido pelo homem.

QUESTÃO 6
·          
De acordo com Andery ( 2016, p. 25), a ação do homem sobre a Ciência se dá principalmente pela incorporação das experiências, ou seja, os conhecimentos produzidos podem serem  transmitidos de geração a geração de modo que “a transmissão dessas experiências e conhecimentos – através da educação e da cultura - permite que, no homem, a nova geração não volte ao ponto de partida da que a precedeu”. 
 
ANDERY, M. A. et alPara compreender a ciência: uma perspectiva histórica. São Paulo: Espaço e Tempo/EDUC, 1993.
 
Considerando a situação mencionada sobre as ações do homem na Ciências, analise as afirmações a seguir:
I. Perceba que nesse processo de produção da existência humana o ser humano vai se modificando e melhorando, alterando o que é necessário a sua sobrevivência, na busca de não mais cometer os erros de gerações anteriores.

II. Desse modo, o homem não apenas cria instrumentos, como também desenvolve ideias, ou seja conhecimentos, valores e crenças que atuam como mecanismos para sua elaboração (desenvolvimento de raciocínio, planejamento), para que possa ser repassado a gerações futuras.

III. Cada nova interação do homem sobre o meio reflete uma natureza que não se modifica de modo que  nela não é possível incorporar criações de antes, ou seja, as intervenções realizadas pelo homem tanto em sua natureza quanto no meio natural pouco se sobrepõem e contribuem para o futuro.

É correto o que se afirma em:

RESPOSTAParte superior do formulário

Alternativa 2:
I e II, apenas

QUESTÃO 7
·          
Dentre os principais epistemólogos contemporâneos, pode-se dizer que Gaston Bachelard (1996) contribuiu e muito para o desenvolvimento acerca da produção do conhecimento científico, apontando direcionamentos e caminhos para a compreensão de que, na ciência, rompe-se com modelos científicos anteriormente aceitos como explicações para determinados fenômenos da natureza. Neste contexto, para o autor, existem três grandes períodos ou momentos de desenvolvimento do conhecimento científico categorizados como estado pré-científico, estado científico e novo espírito científico.
 
​BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

Neste contexto e sobre os três períodos do desenvolvimento científico analise as afirmativas abaixo :

I. O estado pré-científico, compreende tanto a antiguidade clássica quanto os séculos de renascimento e de novas buscas, como os séculos XVI, XVII e até XVIII.

II. O estado científico historicamente tem seu início no fim do século XVIII, estendendo-se por todo o século XIX e início do século XX.

III. O novo espírito científico, foi marcado pelo momento em que a teoria da Relatividade de Einstein deforma conceitos antecessores ou primordiais que eram tidos como fixados para sempre e imutáveis.

IV. O pré-científico destaca-se pelo momento marcado pela construção racional e empírica do conhecimento científico com base em sucessivas observações,  descrições técnicas de fenômenos da natureza e a superação das explicações míticas.

V. O estado científico tem seu início a partir do  século XXI marcado pelo momento em que predomina-se a variedade dos métodos científicos para a compreensão da Natureza.

É correto o que se afirma em :

RESPOSTAParte superior do formulário

Alternativa 4:
I, II, III e IV, apenas.
.

QUESTÃO 8
·          
No decorrer de nossos estudos, foi abordado sobre um dos temas que proporcionou muitos debates ao longo da história, ou seja, a dinâmica do Sistema Solar. O interesse em compreender os movimentos dos corpos celestes gerou muitas observações, pesquisas, teorias religiosas e científicas sobre esse fenômeno resultando em duas teorias intituladas heliocêntrica e Geocêntrica.

Considerando o tema a dinâmica do sistema solar e as teorias do Geocentrismo e Heliocentrismo, analise as afirmações a seguir:

I. A teoria Geocêntrica também chamada de sistema ptolomaico foi defendida e  elaborada pelo astrônomo grego Cláudio Ptolomeu e pelo fato de ter sido elaborada por um astrônomo não foi aceita  pela Igreja Católica, pois não apresentava aspectos de passagens bíblicas.​

II. Conforme a teoria Geocêntrica, a Terra  se encontra no centro do Sistema Solar, e os demais astros orbitam ao redor dela. De modo que estes astros estariam fixados sobre esferas concêntricas e giravam com velocidades distintas.

III. De acordo com a teoria Heliocêntrica, a Terra e os demais planetas se movem ao redor de um ponto vizinho ao Sol, sendo este, o verdadeiro centro do Sistema Solar.

IV. A teoria Heliocêntrica foi aperfeiçoada e comprovada por Galileu Galilei, Kepler e Isaac Newton. Atualmente, é a mais aceita entre a comunidade científica.

É correto o que se afirma em:

RESPOSTAParte superior do formulário

Alternativa 4:
II, III, e IV, apenas.

QUESTÃO 9
·          
As reflexões voltadas à produção do conhecimento científico apontam caminhos para a compreensão de que, na ciência rompe-se com modelos anteriormente aceitos como explicações para a natureza. Alguns exemplos demonstram este aspecto descontínuo da validade dos modelos científicos.

Sobre esses exemplos, analise as afirmativas a seguir:
 
I. A superação do modelo geocêntrico pelo heliocêntrico.
II. A substituição do modelo organicista pelo modelo dos sistemas para explicação das funções do corpo humano.
III. A superação das ideias de criação pela teoria da evolução e outros.
IV. A relatividade de Einstein.

É correto o que se afirma em:

RESPOSTAParte superior do formulário

Alternativa 5:
I, II, III e IV.

QUESTÃO 10
·          
O aprendizado dos estudantes começa muito antes do contato com a escola. Por isso, aprendizado e desenvolvimento estão inter-relacionados desde o primeiro dia de vida e qualquer situação de aprendizagem na escola tem sempre uma história anterior. Há, no entanto, uma diferença entre o aprendizado anterior e o aprendizado escolar.

Sobre o aprendizado escolar, analise as afirmativas a seguir como V para verdadeiras e F para falsas.

I. Não é sistematizado.
II. Objetiva a aprendizagem do conhecimento cientifico.
III. O conhecimento prévio do aluno não é respeitado.
IV. É organizado sistematicamente.

As afirmativas I, II, III e IV são, respectivamente:

RESPOSTAParte superior do formulário

Alternativa 3:
F, V, F, V.

QUESTÃO 11
·          
Ao longo de nossos estudos, foi possível verificar e reconhecer o caminho árduo ao qual a Educação Ambiental teve de percorrer no Brasil, enfrentando diversas construções e reconstruções. Nesta perspectiva, vale ressaltar alguns momentos marcantes da história da Educação Ambiental no Brasil.
Considerando o exposto acima acerca do histórico da Educação Ambiental no Brasil, associe as duas colunas relacionando os anos e seus respectivos acontecimentos históricos:

 
( 1 ) 1977           
(   ) Conferência de Tbilisi se instituiu o Programa Internacional de educação Ambiental (PIEA).
   

( 2 ) 1983           
(   ) Cria-se o SECAD (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade), que permitiu à CGEA (A Coordenação-Geral de Educação Ambiental) atuar de forma integrada às áreas de Diversidade, Educação Escolar Indígena e Educação no Campo.


( 3 ) 1992           
(   ) Criou-se a Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CMMAD).


( 4 ) 2004           
(   ) No Brasil aconteceu a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), mais conhecida como ECO-92 ou Rio-92.

A sequência correta desta classificação é:

RESPOSTA
Parte superior do formulário
Alternativa 2:
1, 4, 2, 3.
Parte inferior do formulário

QUESTÃO 12
·          
No Brasil, o processo de socialização do conhecimento científico a partir do ensino de ciências caracterizava-se por grandes desafios e embates, principalmente no que se referia à polêmica estabelecida a respeito dos objetivos do ensino de Ciências.  

Assim, com base nesta informação, analise as asserções a seguir, que apresentam a polêmica acerca dos objetivos do ensino de ciências, e a relação proposta entre elas.
 
I. O ensino de ciências deveria assumir as necessidades de uma cultura científica para um público cada vez mais amplo, como instrumento de cidadania.

PORQUE  

II. No entanto, o ensino de ciências se contrapunha ao perigo de que a divulgação científica pudesse assumir o papel de “manter o status quo daqueles envolvidos na produção do conhecimento, mesmo impossibilitando seu domínio pelo público ‘não-iniciado’".

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

RESPOSTA
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.


QUESTÃO 13
·          
Considera-se que a história da ciência contribui para a melhoria do ensino de Ciências porque propicia melhor integração dos conceitos científicos escolares.

Neste contexto, identifique a alternativa que apresenta como a história da ciência pode contribuir para o ensino das ciências.

RESPOSTAParte superior do formulário

Alternativa 5:
Como conteúdo específico em si mesmo e como fonte de estudo que permite ao professor compreender melhor os conceitos científicos enriquecendo suas estratégias de ensino.
Parte inferior do formulário

QUESTÃO 14
·          
Segundo Vygotsky (1991), a mente humana cria estruturas cognitivas necessárias à compreensão de um determinado conceito trabalhado no processo ensino e aprendizagem.
​​VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Assinale a alternativa correta que indique como estas estruturas evoluem: 

RESPOSTA
Parte superior do formulário
Alternativa 5:
As estruturas cognitivas dependem desse processo para evoluírem e somente serão construídas à medida que novos conceitos forem trabalhados.

QUESTÃO 15
·          
A construção de significados pelo estudante é o resultado de uma complexa rede de interações composta por no mínimo três elementos: o estudante, os conteúdos científicos escolares e o professor de Ciências.

Nesse sentido, associe as duas colunas, relacionando os elementos de interação com suas respectivas definições. 
 
Elementos da interação


(   ) Determina as estratégias que possibilitam maior ou menor grau de generalização.
(1) Estudante.
(   ) Material didático de apoio.
(2) Conteúdos científicos escolares.
(   ) Responsável final pela aprendizagem.
(3) Professor de Ciências.
(   ) Atribui sentido e significado aos conteúdos.

(   ) Orienta o processo de construção.

A sequência correta desta classificação é:

RESPOSTA
Parte superior do formulário
Alternativa 3:
3; 2; 1; 1; 3.

QUESTÃO 16
·          
Sendo a natureza uma ampla rede de relações entre fenômenos, e o ser humano parte integrante e agente de transformação dessa rede, são muitos e diversos os conteúdos objetos de estudo da área de ciências. Faz-se necessário, portanto, o estabelecimento de critérios para a seleção dos conteúdos.

De acordo com os objetivos gerais da área e com os fundamentos apresentados nos Parâmetros Curriculares Nacionais, avalie as afirmações a seguir como V para verdadeiras e F para falsas:
 
I. Os conteúdos devem se constituir em fatos, conceitos, procedimentos, atitudes e valores compatíveis com o nível de desenvolvimento intelectual do aluno.
II. Os conteúdos devem favorecer a construção de uma visão de mundo, que se apresenta como um todo formado por elementos inter-relacionados, entre os quais: o homem, agente de transformação.
III. Os conteúdos não permitem uma visão do ponto de vista social atrelado à cultura.
IV. Os conteúdos não relacionam o homem e a natureza mediados pela tecnologia. 

É correto o que se afirma em:

RESPOSTAParte superior do formulário

Alternativa 4:
V, V, F, F.

QUESTÃO 17
·          
"Brasil e EUA mantinham acordos que asseguravam ao Brasil assistência técnica e financiamento externos provenientes dos projetos voltados ao ensino de Ciências, que  marcaram o advento do ensino tecnicista" (BURGO, 2018, p. 38).
BURGO,  Ozilia G. Metodologia do ensino de  Ciências. Maringá: Unicesumar, 2018.

Com base no exposto acima, analise as asserções a respeito das reformas propostas pelo ensino tecnicista e a relação entre elas.
 
I.  Este caráter de ensino profissionalizante com preparação para inserção no mercado de trabalho levavam os filhos da classe trabalhadora ao ensino técnico.

PORQUE

II. Esse movimento tinha como pressuposto a reserva das vagas dos cursos universitários para aqueles que pretendiam dar continuidade aos estudos, que eram, em geral, os filhos da classe dominante.
 
 A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
 
RESPOSTAParte superior do formulário

Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.


QUESTÃO 18
·          
Planejar é um processo de busca e equilíbrio entre meios e fins, envolve recursos e objetivos, tudo convergindo para a eficácia que se traduz em resultados.

Sobre isso, analise as afirmações que seguem:
 
I. O planejamento é um ato reflexivo, que vai da decisão à ação, previsão e racionalização, definindo etapas e pressupondo uma avaliação.
II. O planejamento curricular envolve o processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar.
III. É uma previsão assistemática da vida escolar do aluno.
IV. Planejar é uma bússola para a ação educativa.

É correto o que se afirma em:

RESPOSTA
Parte superior do formulário
Alternativa 3:
I, II e IV, apenas. 

QUESTÃO 19
·          
A atividade lúdica por intermédio de jogos e brincadeiras é de fundamental importância, uma vez que possibilita o desaparecimento da fronteira entre o trabalho, que é obrigatório e exige esforço, e o divertimento, prazeroso e alegre, levando os alunos a se envolverem, se arriscarem, se interessarem e aprenderem com satisfação, prazer e autoconfiança.

Diante desse contexto, analise as afirmativas a seguir que dizem respeito à utilização dos jogos educativos, com os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental e educação infantil:
 
I. Os jogos utilizados com fins didáticos devem apresentar regras desenvolvidas pelo professor ou juntamente com os alunos para trabalhar determinadas habilidades, atitudes, conteúdos e valores.
II. Deve ser uma atividade orientada em que a criança utiliza-se do faz de conta, que é próprio das brincadeiras e da recreação, em que o aluno é espontâneo, tem autonomia para imaginar e desenvolver atividades, e onde, em geral, não há interferência do professor.
III. O lúdico deve estar presente nas aulas de Ciências, porém, deve ser utilizado poucas vezes, pois não proporciona a socialização e integração entre o grupo de alunos, entre professor e aluno.
IV. Os jogos educativos  envolvem aspectos motores, afetivos, morais e sociais. Cabe ao professor utilizar os jogos que deem oportunidades aos alunos para desenvolverem esses aspectos, que estão, na realidade, interligados. 

É correto o que se afirma em:

RESPOSTA
Parte superior do formulário
Alternativa 3:
I, II e IV, apenas.

QUESTÃO 20
·          
Embora não mais centralizemos o processo de ensino e aprendizagem na figura do professor, e o nosso aluno seja o grande alvo e sujeito da dinâmica instalada em sala de aula, cabe ao professor um papel fundamental neste processo. O professor precisa utilizar diferentes estratégias, para que o ensino de ciências colabore para a formação de conceitos científicos. Uma destas estratégias é conhecer a história das ciências.
 
Assinale a alternativa correta que indique por que esse conhecimento da história das ciências é importante.

RESPOSTA
Parte superior do formulário
Alternativa 5:
Porque os alunos podem associar os conhecimentos científicos com os problemas que originaram sua construção.

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