sábado, 18 de janeiro de 2020

METODOLOGIA DO ENSINO DA GEOGRAFIA

METODOLOGIA DO ENSINO DA GEOGRAFIA


QUESTÃO 1
·          
Os Parâmetros Curriculares Nacionais, de modo geral, enfatizam a necessidade de o professor trabalhar com a realidade próxima do aluno no processo de construção do conhecimento em sala de aula. No caso da Geografia, por exemplo, pode-se trabalhar com:

I. A construção de mapas mentais, para conhecer o nível de consciência espacial dos alunos.
II. A introdução de elementos da linguagem cartográfica, como escala, legenda intuitiva e orientação.
III. A exposição de conceitos fundamentais, como espaço, lugar e território, de forma abstrata, para desenvolver nos alunos a capacidade de realizar análises complexas.
 
RESPOSTA:
 
Alternativa 4:
I e II, apenas.


QUESTÃO 2
·          
A história da Geografia passou por diferentes momentos produzindo não apenas a sua própria história, sobretudo, gerando reflexões acerca da metodologia e das práticas do fazer pedagógico.

Sobre a história da Geografia é correto afirmar que:

RESPOSTA:Parte superior do formulário
RESPRE
Alternativa 5:
Os gregos foram significativos para a coleta de dados e informações com relação aos espaços e formas da Terra, assim como as relações dos homens nesse meio e para o desenvolvimento geográfico desenvolvido posteriormente.


QUESTÃO 3
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Considere o excerto:

O conhecimento geográfico surge nos primórdios da humanidade, desde o momento em que, vivendo em pequenos grupos, o homem se desloca em busca de meios de subsistência, em atividades de caça, pesca e coleta e, também, para reconhecimento, defesa e conquista de território. Era importante conservar informações sobre os caminhos percorridos, os locais de suprimentos de alimentação e os territórios de domínio, necessidade à sobrevivência. Assim, era um conhecimento, inicialmente, produto de experiências vividas e repassadas de geração a geração entre indivíduos e povos (RODRIGUES, 2008, p. 35). RODRIGUES, Auro de Jesus. Geografia: introdução á ciência geográfica. São Paulo: Avereamp. 2008.
 
Contudo somente no século XIX é que os conhecimentos geográficos estavam sistematizados, dentre eles podemos destacar:

I. O conhecimento do planeta para dominar a dimensão e a forma dos continentes.
II. Domínio de técnicas como o GPS para localização terrestre, marítima e/ou aérea.
III. Informações sobre a superfície terrestre, a fim de estudar e comparar os diferentes lugares.
IV. Aprimoramento de técnicas cartográficas, que eram fundamentais para a representação dos fenômenos, dos elementos observados e a localização dos lugares.

É correto o que se lê em:

RESPOSTA:
Alternativa 5:
I, III e IV, apenas.


QUESTÃO 4
·          
Para Tuan (1983), este conceito geográfico tem muitos significados que são atribuídos pelas pessoas e traduz os espaços com os quais as pessoas têm vínculos mais afetivos e subjetivos que racionais e objetivos: uma praça ou uma rua onde se brinca desde a sua infância, o alto de um morro de onde se observa a cidade. TUAN, Y. F. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: DIFEL, 1983.
 
O conceito geográfico no fragmento acima é:

RESPOSTA:
Alternativa 2:
Lugar.


QUESTÃO 5
·          
O aluno é um sujeito que chega à escola com um conhecimento prévio de mundo adquirido em outros espaços e vivências fora do espaço escolar. Esse aluno é também um sujeito sociocultural inserido em um determinado espaço e tempo.

Sobre o assunto, leia as afirmações a seguir:

I. O confronto com o saber sistematizado ofertado pela escola e por meio da mediação pedagógica proporciona ao aluno um novo olhar sobre a realidade que o circunda. 
II. A visão dos alunos é muito relativa porque, apesar dos conhecimentos que esses possuem sobre o assunto ainda não o realizaram formalmente, portanto, não servem de partida.
III. É por meio da mediação pedagógica e dos conteúdos escolares sistematizados que o aluno abandonará ou ampliará progressivamente o conhecimento prévio e cotidiano ascendendo ao conhecimento científico.
​​IV. Conceber o aluno como sujeito sociocultural é levar em consideração que os seus conhecimentos são fruto de uma história cultural vivida em parceria com sua família, amigos, comunidade e outras instituições sociais.

É correto o que se afirma em:

RESPOSTA:
Alternativa 3:
I, III e IV, apenas. 


QUESTÃO 6
·          
A partir da LDB 9.394 (BRASIL, 1996) a Geografia consolidou-se como uma disciplina escolar independente de outras e por isto mesmo foi reconhecida sua relevância social. 
​BRASIL. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: DF, 1966.

​Sobre a importância do ensino da geografia, considere as asserções a seguir.

I. O ensino de geografia é mais do que a observação e descrição de lugares, pois pressupõe investigações históricas, sociais, econômicas, políticas e culturais para que os alunos compreendam, além de sua materialidade, as dinâmicas sociais que produzem e usam esses espaços.

PORQUE

II. Essa disciplina escolar, inserida nos currículos da Educação Básica, enfoca conhecimentos exclusivos sobre os elementos naturais do espaço geográfico, pois são eles a base para a construção dos lugares.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

RESPOSTA:
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II uma proposição falsa.


QUESTÃO 7
·          
A Geografia é uma ciência que vai muito além do estudo da Terra. Isso equivale a dizer que essa ciência não se ocupa apenas com a construção do espaço, assim como não basta saber como vivem os homens de forma isolada.

De acordo com o exposto, considere as afirmações abaixo:

I. Na atualidade, valoriza-se uma geografia crítica, que questiona a ação do homem sobre o espaço.

II. O objeto de estudo da Geografia privilegia as relações entre os homens, no espaço em que esses estão situados.

III. A geografia deve ser estudada considerando a geografia física, a geografia humana, acrescida do fator econômico.

IV. A análise desse estudo privilegia, exclusivamente, a independência da geografia física sobre qualquer outra geografia.

V. O estudo da Geografia está apoiado na transversalidade, quando faz uso de um conhecimento produzido por outras áreas do conhecimento.


É correto o que se afirma em:

RESPOSTA
Alternativa 4:
I, II, III e V, apenas. 


QUESTÃO 8
·          
A geografia escolar trabalha com conceitos e subconceitos que devem permear a ação dos professores junto a seus alunos.

Sobre o objeto de estudo e de ensino da geografia escolar, é correto afirmar que:

RESPOSTA
Alternativa 5:
O principal objeto de estudo da geografia é o espaço geográfico, composto pela materialidade natural e construída pela sociedade e pelas ações e relações sociais, políticas, econômicas e culturais.


QUESTÃO 9
·          
Ensinar uma disciplina escolar remete a compreensão do seu papel no currículo, seus objetivos e sua importância na formação do alunado.

Assim, considerando a Geografia enquanto ciência e disciplina escolar, analise as afirmativas a seguir e considere V para as verdadeiras e F para as falsas:

I) A geografia é uma disciplina escolar importante para a formação da cidadania em nossos alunos. 
II) ​A geografia é uma ciência e disciplina escolar marcada pela dicotomia dos estudos dos elementos físicos e humanos. 
III) A geografia é a única disciplina escolar que sempre esteve, e ainda está, vinculada a formação leitora dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. 
IV) Atualmente, a geografia vem alcançando certa identidade ao abranger no seu objeto de estudo, elementos físicos e sociais de forma articulada e interdependente.

As afirmativas I, II, III e IV são, respectivamente: 

RESPOSTA
Alternativa 3:
V, V, F, V. 


QUESTÃO 10
·          
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia (BRASIL, 2000), um dos seus objetivos se converge para a escola e o professor que deve oportunizar para as crianças condições de crescerem como cidadãos conscientes de seu papel na sociedade.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: História e Geografia. Secretaria de Educação Fundamental. 2 ed. Rio de Janeiro, DP&A, 2000.

Com relação aos objetivos dos PCN's, leia as afirmações que seguem:

I. A geografia deve oferecer instrumentos a fim de que os alunos possam compreender e intervir na realidade social.
II. O perfil do professor não deve ser apenas o de transmissor do conhecimento como se o aluno fosse um mero depositário do conhecimento.
III. Os alunos devem compreender que para crescerem como cidadãos conscientes é preciso uma participação social e políticae que os levem ao exercício diário de direitos e deveres.
IV. Para que o aluno compreenda a cidadania é preciso que ele internalize atitudes de negação às injustiças, de cooperação, de solidariedade, respeito, exigindo para si o mesmo respeito.

É correto o que se afirma em:

RESPOSTA
Alternativa 5:
I, II, III e IV.


QUESTÃO 11
·          
O professor da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental deve trabalhar com atividades que envolvam as relações entre corpo e espaço, para que a criança adquira gradativamente as noções de representação do espaço geográfico por meio de diferentes instrumentos.
 
​PAIXÃO, P. C. M.; TORTORELI, A. C. Metodologia do Ensino de Geografia. Maringá: Unicesumar, 2018.


Com isso, analise as afirmativas a seguir:
 
I.   Mapas mentais que priorizem os espaços vividos pelas crianças.
II.  Mapas que permitam calcular, por meio da escala, a distância entre um continente e outro.
III. Maquetes e plantas da sala de aula.
IV. O itinerário que a criança faz da sua casa até a escola.

É correto o que se afirma em:

RESPOSTA
Alternativa 5:
I, III e IV, apenas.


QUESTÃO 12
·          
Como localizar um amigo que mora em outra região brasileira? Como chegar a um lugar desconhecido? Dúvidas como essas denotam a necessidade de trabalharmos com a alfabetização cartográfica desde a mais tenra idade.
 
Elaborado pelo professor, 2018.

Neste sentido, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
 
I. Interpretar e produzir mapas são habilidades que se formam gradualmente. Por isso, é preciso desenvolver atividades com esse objetivo desde cedo.

PORQUE
 
II. Por meio da alfabetização cartográfica, a turma entende conceitos básicos para conseguir interpretar e produzir representações com proficiência crescente.
 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

RESPOSTA
 
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
QUESTÃO 13
·          
O trabalho com o conceito de espaço inicia-se justamente na escola pela sua função socializadora. Somente a partir dos espaços vividos e próximos é que o aluno construirá ao longo das séries escolares a noção de espaço representativo.

Com base no exposto e com relação à construção do conceito de espaço, analise as afirmativas que seguem:
 
​I. O estudo dos espaços tem origem nos arredores do espaço vivido pela criança.
II. É na família que devem ser trabalhadas a desigualdade econômica, social, profissional, sexual, sociolinguística, profissional, etc. 
​III. A construção dos espaços na sociedade é fruto da intervenção humana, ou seja, das transformações que o homem faz na natureza.
IV. Os espaços que devem ser contemplados para o estudo do espaço geográfico em sala de aula devem partir dos espaços mais familiares às crianças.
 
É correto o que se afirma em:

RESPOSTA
Alternativa 2:
I, III e IV, apenas.


QUESTÃO 14
·          
Para que o processo de formação do esquema corporal ocorra de maneira equilibrada, é necessário certo nível de maturidade que só é alcançado depois que as etapas do desenvolvimento infantil forem vencidas. A evolução da etapa da percepção da imagem corporal acontece paralelamente ao desenvolvimento do indivíduo. Assim, é importante promover atividades de esquema corporal.
 
​PAIXÃO, P. C. M.; TORTORELI, A. C. Metodologia do Ensino de Geografia. Maringá: Unicesumar, 2018. (adaptado).

Com isso, analise as afirmativas a seguir sobre o esquema corporal:

I.   Aprender ou tomar consciência de cada parte de corpo.
II.  Desenvolver a expressão por meio do corpo de: ação, sentimento e emoção.
III. Adquirir a percepção ou noção de posição do seu corpo em relação ao espaço.
IV. Exercitar as possibilidades corporais como: coordenação, equilíbrio etc.
 
É correto o que se afirma em:

RESPOSTAAlternativa 5:
I, II, III e IV.


QUESTÃO 15
Analise a imagem a seguir:

Figura 1- Planta baixa sala de aula
Numa aula de geografia do 4º ano do Ensino Fundamental, utilizando a planta baixa da sala de aula, analise as afirmativas a seguir sobre quais atividades o professor poderá trabalhar:
I.   Localização espacial das carteiras na sala de aula.
II.  Escala intuitiva pelo uso de barbante para medir as dimensões reais da sala de aula.
III. Atividades que trabalhem com as noções topológicas de vizinhança, dentro-fora, ordem de limite, de fronteiras e continuidade espacial. 
É correto o que se afirma em:

RESPOSTA
Alternativa 5:
I, II e III.

QUESTÃO 16
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O itinerário da casa para a escola deve fazer parte da construção de conceito nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Quanto ao objetivo do trabalho a partir deste itinenário, analise as afirmativas abaixo e considere V para as verdadeiras e F para falsas:
 
I. Levar a criança a observar os arredores da escola.
​II. Compreender como a criança se apropria das relações de longitude e latitude. 
​III. Permitir as crianças o delineamento das impressões e das percepções com relação ao domínio espacial.
IV. Possibilitar aos alunos a aquisição de conhecimentos que estão relacionados à ocupação humana, a construção e a organização dos espaços.
 
As afirmativas I, II, III e IV são, respectivamente: 

RESPOSTA
Alternativa 4:
V, F, V, V.

QUESTÃO 17
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De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de geografia, não se pode deixar de considerar a formação do cidadão para a sociedade. Nesse sentido, analise a postura de trabalho nos dois exemplos abaixo.

Professor 1: Ao trabalhar um novo conteúdo, o professor busca dialogar com os alunos para identificar os saberes prévios, após, media informações de maneira interativa, utiliza somente aula expositiva com o quadro e a avaliação é memorística, de modo que o ensino torna-se mecanizado.

Professor 2: No início de um novo conteúdo, o professor busca identificar os saberes prévios e, a partir daí, adapta sua prática para contemplar os conteúdos de maneira dinâmica e significativa para os alunos, utiliza todos os recursos que possui em suas aulas e gosta de levar os alunos para fora da sala de aula e analisar a realidade. As avaliações ocorrem em vários momentos e de maneiras distintas, fomentando o saber científico nos alunos.

É correto o que se afirma em:

RESPOSTA
Alternativa 3:
Embora o professor 1 tenha iniciado de maneira adequada. O direcionamento de trabalho mais correto e condizente com a formação crítica e reflexiva foi do professor 2.

QUESTÃO 18
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Não diferente das demais disciplinas, em geografia, tanto a escola como os professores exercem papel relevante na formação dos alunos, assim como as próprias contribuições do ensino da disciplina para o aluno, e isso pode ser verificado em vários aspectos da prática pedagógica.

Sobre tais aspectos, analise as afirmativas abaixo.

​I. Cabe à escola e aos professores a função de transformar os saberes prévios dos alunos em conhecimento científico.
II. A escola e o trabalho docente representam os principais agentes que promoverão novos espaços de saber e de conhecimento científico.
III. Embora o ensino da geografia deva considerar a realidade do aluno, isso não significa que o aluno poderá ter uma visão mais ampla da sua realidade.
​IV. Os conteúdos de geografia precisam considerar a realidade do aluno, levando-os a uma formação reflexiva e crítica, entre outros fatores, da própria realidade.

É correto o que se afirma em:

RESPOSTA
Alternativa 4:
I, II e IV, apenas.


QUESTÃO 19
·          
As atividades lúdico-pedagógicas possibilitam a construção da noção de espaço pela criança.

Sobre isso, analise as afirmativas que seguem:

I. A atividade “disco voador” auxilia na construção das estruturas lógicas que leva a criança a compreender as relações de lateralidade. 
II. A proposta da atividade “disco voador” é trabalhar com as noções topológicas e, ainda, com a posição relativa de interioridade e exterioridade.
​III. Ao mapear o próprio corpo, a criança passa a ter a consciência de sua estatura, assim como a posição dos seus membros e dos lados do seu corpo.
​IV. Para as crianças que não possuem as noções de direita e de esquerda corporais, é indicado que o professor trabalhe com a ideia espacial de “lado do coração” e “o outro lado” do coração.
 
É correto o que se afirma em:

RESPOSTA
Alternativa 1:
II, III e IV, apenas.


QUESTÃO 20
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É certo que os conceitos geográficos deverão partir da realidade do aluno e do concreto para o abstrato gradativamente. Essa apropriação gradativa dar-se-á de acordo com o espaço concreto vivido pelo aluno ou com sua experiência.

Em relação à apropriação desses conceitos geográficos e como devem ser trabalhados em sala de aula, analise as asserções que seguem:
 
I. É a partir da observação do meio mais próximo do aluno que serão construídos os conceitos que levarão a criança a compreender a realidade e transformá-la, e, gradativamente, ao longo das séries, os níveis de abstração se tornarão mais amplos.

PORQUE

II. O aluno não precisará da sua vivência e dos conhecimentos prévios para que consiga elaborar e apropriar desses conceitos de forma científica.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

RESPOSTA
Alternativa 2:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

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