quarta-feira, 29 de janeiro de 2020


TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

QUESTÃO 1
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A história da Educação de Jovens e Adultos no Brasil teve seu início na época da colonização brasileira. Os jesuítas tinham como propósito difundir a religiosidade aos indígenas. Esse trabalho possibilitou envolvimento de crianças e adultos.

RIBEIRO, M. R. M. Teoria e Prática na Educação de Jovens e Adultos. Maringá: Unicesumar, 2018.

Considerando o respectivo contexto, podemos afirmar que:

RESPOSTA
Os índios foram os primeiros a participarem do trabalho dos jesuítas.


QUESTÃO 2
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Snyders (1988), enfatiza que a realidade primeira são as questões, as exigências que o mundo apresenta, as correntes que o atravessam, fecundam ou retardam, colocam-se ou não em contradição umas com as outras, as tarefas que o mundo, em tal momento, me propõe, o que toca milhões de homens – e minha originalidade pessoal, são as escolhas de minhas respostas e de minhas inserções.

                                          SNYDERS, Georges. A alegria na escola. São Paulo: Manole Ltda, 1988.

Analisando o fragmento de texto exposto, ressalta-se que o pensamento do autor está pautado em referenciais:

RESPOSTA
Filosóficos.


QUESTÃO 3
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O atendimento escolar da Modalidade EJA, está referenciado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/96), seção V. Ao considerar a respectiva lei, tem-se nos artigos 37 e 38, respectivamente, a quem se destina a EJA, bem como se constata a oferta curricular da base comum possibilitando ao estudante, o prosseguimento de estudos.
 
BRASIL. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Ministério da Educação/Imprensa Oficial, 1996.

A partir dos artigos 37 e 38 da referida Lei, podemos inferir:

​I. A idade mínima exigida para o Ensino Fundamental é 18 anos.
II. A gratuidade de ensino para aqueles que não tiveram oportunidade na idade própria.
III. Para prosseguimento dos estudos, o aluno é submetido a provas e exames, de acordo com a lei.
IV. A educação de jovens e adultos deverá articular-se, preferencialmente, com a educação profissional.

É correto apenas o que se afirma em:

RESPOSTA
II, III e IV.


QUESTÃO 4
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Pinto (1997) destaca, no livro Sete Lições sobre Educação de Adultos, a origem da visão ingênua sobre o conteúdo da educação, o que nos leva a compreender a relação existente entre conteúdo e forma.

PINTO, Á. V. Sete lições sobre educação de adultos. São Paulo: Cortez, 1997.

De acordo com os estudos realizados pelo autor, analise as afirmativas que seguem:

I. A educação não se resume à transmissão de conhecimentos escolares.
​II. O conteúdo da educação não é estático, em razão disso, é que podemos pensar as dimensões do conhecimento.
​III. Conteúdo e forma são intrínsecos, trabalhados a partir de uma unidade, é possível superar a visão ingênua das coisas.
IV. O conteúdo da educação não se constitui somente pela matéria de ensino, mas, sim, na totalidade das condições pertencentes ao ato educacional.

É correto o que se afirma em:

RESPOSTA
I, II, III e IV.


QUESTÃO 5
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O método pautado nos temas geradores previa uma fase de preparação, na qual o alfabetizador deveria realizar uma pesquisa sobre a realidade do grupo em que atuaria, além de um levantamento de seu universo vocabular. Deste universo, o educador selecionaria as palavras com maior densidade de sentido e que expressassem as situações existenciais mais importantes. A partir dessa afirmação, leia as afirmativas a seguir:
 
I. O professor propiciaria uma discussão a respeito do conceito antropológico de cultura, a fim de levar o educando a assumir-se como sujeito da aprendizagem.
II. A partir das palavras geradoras, formavam-se frases, com as quais os alfabetizandos poderiam aprofundar seus conhecimentos, engajando-se em atividades comunitárias.
III. Caberia ao educador selecionar um conjunto de diversos padrões silábicos da língua, organizando-o conforme o grau de complexidade. A partir das palavras, denominadas “geradoras”, realizaria o estudo da leitura e da escrita.

Está correto o que se afirma em:

RESPOSTA
I, II e III.


QUESTÃO 6
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Segundo Haddad e Ximenes (2008), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 não dedicou nenhum capítulo à preocupação com o analfabetismo. Os autores explicitam que ao ser suprimido o combate ao analfabetismo do caput do art. 60 das Disposições Transitórias da Constituição de 1988, abriu-se caminho para que a nova LDB fechasse os olhos para o enorme contingente de pessoas jovens e adultas que não têm o domínio da leitura, da escrita e das operações matemáticas elementares.
 
HADDAD, Sérgio; XIMENES, Salomão. A Educação de Pessoas Jovens e Adultas e a nova LDB: um olhar passados dez anos. In: BRZEZINSKI, Iria (org.). LDB dez anos depois: reinterpretação sob diversos olhares. São Paulo: Cortez, 2008.

Diante desse pressuposto, analise as afirmativas que seguem e considere (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

I. A demanda da EJA ainda necessita ser valorizada pelas políticas públicas, principalmente nos âmbitos Federal e Estadual.
II. A LDB 9.394/96 em seu texto, reflete intenções contraditórias emanadas de  diferentes interesses no processo de sua elaboração.
III. O Poder Público deve investir para que mais pessoas possam ter acesso à escolarização, que saibam ler, escrever e que façam uso na vida social.
IV. O texto da referida Lei propõe que o trabalhador tem oportunidade de acesso e permanência à escola, por outro lado, não deixa claro ou define as políticas que asseguram esse acesso e permanência.

As afirmativas I, II, III e IV são, respectivamente:
 
RESPOSTA
V, V, V, V.


QUESTÃO 7
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O Método Laubach, no período de sua implantação no Brasil, servia de base pedagógica, em decorrência da tendência escolanovista, uma perspectiva teórico-metodológica atribuída à Educação de Adultos.
 
RIBEIRO, Maria Rosânia Mattiolli. Teoria e Prática na Educação de Jovens e Adultos. Maringá: UniCesumar, 2018.

A partir do exposto, leia as afirmativas a seguir:

I. As propostas pedagógicas da Pedagogia Renovada eram dominadas pelo otimismo pedagógico.
II. Os métodos desenvolvidos partiam do novo pensamento social cristão: a “promoção do homem”, por meio de uma ação pedagógica não diretiva.
III. Em relação à Educação de Jovens e Adultos, um propósito do movimento renovador era buscar métodos que atendessem essa demanda no quesito “alfabetização”.

Está correto o que se afirma em:

RESPOSTA
I, II e III.


QUESTÃO 8
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Quando falamos da função social da escola, não podemos perder de vista a função social do professor que atua na EJA. O professor é responsável pelos saberes que irão orientar a prática social dos sujeitos, pois, contribui para melhorar a autoestima de seus alunos, mostrando que estes possuem capacidade para aprender e que a aprendizagem dos conteúdos requer envolvimento e interesse de todos.
 
RIBEIRO, Maria Rosânia Mattiolli. Teoria e Prática na Educação de Jovens e Adultos. Maringá: UniCesumar, 2018.

Sobre o papel do professor na EJA, analise as afirmativas a seguir:

I.  O professor deve problematizar a realidade.
II. O professor deve controlar o comportamento dos alunos da EJA, tendo em vista a submissão dos mesmos.
III. O professor trabalha especialmente com os conceitos científicos, já que desconsidera a realidade do aluno.
IV. O professor necessita buscar caminhos e respostas para os obstáculos existentes, considerando tempo e espaço vividos.

Está correto apenas o que se afirma em:

RESPOSTA
I e IV.

QUESTÃO 9
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Quando é mencionada a Educação Básica e a Educação de Jovens e Adultos como Modalidades de Ensino, deve-se considerar a educação voltada à formação geral (intelectual) e formação para o trabalho (formação específica ou qualificação profissional).
 
RIBEIRO, Maria Rosânia Mattiolli. Teoria e Prática na Educação de Jovens e Adultos. Maringá: UniCesumar, 2018.

​A ideia que articula os saberes em questão se baseia na chamada:

RESPOSTA
Formação integral ou integrada.


QUESTÃO 10
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A escola, como instituição formal do conhecimento produzido historicamente pelos homens, tem a função de conduzir o aluno à compreensão e expressão dos símbolos, da codificação e decodificação do código da língua escrita. Por outro lado, propicia, nos cidadãos, atitudes autônomas responsáveis.

RIBEIRO, M. R. M. Teoria e Prática na Educação de Jovens e Adultos. Maringá: Unicesumar, 2018.

Sobre a atitude autônoma dos cidadãos, analise as afirmativas a seguir:

​I. Uma atitude autônoma dispensa reflexões conscientes, pois se relaciona ao ser individual e não coletivo.
​II. Uma atitude autônoma é seguir a própria consciência, não necessitando refletir sobre os condicionantes sociopolíticos e culturais existentes.
​III. Uma atitude autônoma requer reflexões, ponderações e propósitos que orientam para uma vida coletiva em uma sociedade que apregoa a democracia.
IV. Uma atitude autônoma responsável pode se referir a tomar decisões, participar conscientemente da vida política, enfrentar desafios com serenidade e equilíbrio, dentre outros.

É correto o que se afirma em:

RESPOSTA
III e IV, apenas.


QUESTÃO 11
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Paiva (1987) destaca que, historicamente, contribuições significativas dos grupos cristãos aconteceram em relação ao Movimento da Cultura Popular. Isso se deu principalmente em Pernambuco, pois havia, no estado, a defesa do uso de cartilhas na alfabetização de adultos. Outro aspecto ainda foi a adoção e aperfeiçoamento da metodologia utilizada pelo Movimento de Educação de Base.
 
PAIVA, V. P. Educação popular e educação de adultos. São Paulo: Edições Loyola, 1987.

Considerando as ideias da autora, avalie as assertivas a seguir e considere V para verdadeiro e F para falso.

​I. A perspectiva metodológica da ação educativa se pautava na Pedagogia não Diretiva.
II. Os métodos desenvolvidos partiam todos de uma base comum: o novo pensamento social cristão.
III. A educação de base intencionava a “promoção do homem”, sua conscientização e emergência na vida política brasileira.
IV. Nesse momento, não havia preocupações com a formação de professores, mas, sim, com a elaboração de materiais didáticos para os alunos.

As afirmações I, II, III e IV, são respectivamente:

RESPOSTA
V, V, V, F.


QUESTÃO 12
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De acordo com o método de Paulo Freire, a investigação do universo temático tem como propósito observar a prática social de forma a pensar as palavras que comumente fazem parte da realidade dos educandos. É a partir daí que se planejam os temas geradores do conhecimento a ser ensinado. Organizar as palavras apropriadas para desenvolver o início do processo de alfabetização implica na metodologia a ser utilizada para atingir os objetivos da educação escolar. Nesse sentido, Paulo Freire (2005) quer nos mostrar que seu método considera o conhecimento prévio dos alunos como elementar no processo de apropriação do conhecimento formal. Assim, nos seus___________________, quando trata da Educação de Jovens e Adultos, sobre os temas geradores, o autor enfatiza que é a partir da _______________________ presente, existencial, concreta, refletindo ______________________ do povo, que será possível organizar o ___________________________ da educação ou da ________________________.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

Diante do exposto, na sequência, assinale a alternativa que preencha corretamente as lacunas:

RESPOSTA
Escritos; situação; o conjunto de aspirações; conteúdo programático; ação política.


QUESTÃO 13
·          
  
O Brasil ainda tem cerca de 11,8 milhões de analfabetos, o que corresponde a 7,2% da população de 15 anos ou mais. Os dados, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) e se referem ao ano de 2016. De acordo com os dados do IBGE, mais da metade da população só tem até o Ensino Fundamental. 51% da população brasileira de 25 anos ou mais tem somente até o Ensino Fundamental completo. No caso do Ensino Médio, 26,3% desse grupo tinha completado esse nível de instrução. A taxa mais baixa está localizada no ensino superior: 15,3% completaram a etapa.
 
FERREIRA, P. Brasil ainda tem 11,8 milhões de analfabetos, segundo IBGE. O Globo, 21 dez. 2017. Sociedade. Disponível em: . Acesso em: 28 mar. 2019.

Assim, com base nessa afirmação, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O Brasil reduziu a taxa de analfabetismo da população de 15 anos ou mais drasticamente. Atualmente, mais de 97% desse público encontra-se alfabetizado. Isso favoreceu o cuprimento integral das metas estabelecidas no PNE (Plano Nacional de Educação) antes do término de vigência. Além disso, o país registra, em média, 12 anos de estudo, sendo as regiões Nordeste e Norte as áreas com maior número de anos de escolarização (11,8%). A região Sul apresenta o menor índice de anos de estudo, o que retrata as diferenças regionais no contexto brasileiro.

Porque
 
II. Essa perspectiva só reafirma que, historicamente, as pessoas brancas tiveram sempre maior acesso à escola que pessoas negras e pardas, e isso reflete um indicador, o qual necessita ser superado pelas instâncias políticas, sociais e educacionais.

A respeito dessas asserções, assinale a resposta correta.

RESPOSTA
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


QUESTÃO 14
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Para Ribeiro (2018), o Brasil ainda é um país que possui grande taxa de analfabetismo, embora tenhamos percebido que, nas últimas décadas, houve avanços. Um salto qualitativo foi dado, mas ainda não se conseguiu vencer essa problemática. Exemplo disso são as metas a serem cumpridas até 2024 a partir do PNE (Plano Nacional de Educação), quando termina a década estabelecida para se atingir os objetivos educacionais para a Educação Básica e Ensino Superior. 
 
RIBEIRO, M. R. M. Teoria e Prática na Educação de Jovens e Adultos. Maringá: Unicesumar, 2018.

Considerando as metas do PNE, analise as alternativas a seguir e assinale a correta.

RESPOSTA
A meta 9 tem como objetivo elevar a taxa de alfabetização à população com 15 anos ou mais e propõe a redução do analfabetismo funcional.


QUESTÃO 15
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Kuenzer (2000) nos orienta quanto a função social da escola. De acordo com a autora, a escola necessita, para cumprir sua função social, trabalhar questões voltadas à humanização dos sujeitos, ou seja, os conhecimentos que a escola transmite devem possibilitar que todos possam exercer sua cidadania plenamente.

KUENZER, A. Z. Ensino Médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. São Paulo: Cortez, 2000.
 
Dentre as funções da escola requeridas para uma formação integral dos sujeitos, destaca-se:
 
I.  Propiciar uma formação em que os cidadãos possam aprender permanentemente.
​II. Propiciar situações em que os indivíduos possam refletir criticamente acerca da realidade.
III. Propiciar suporte teórico-metodológico que propicie aos sujeitos exercerem com consciência sua cidadania.
IV. Propiciar uma formação capaz de desenvolver nos cidadãos mudanças na forma de pensar a sociedade, sendo solidário, enfrentando os problemas decorrentes de fatores sociais, políticos, econômicos e culturais, construindo soluções para superação deles.

É correto o que se afirma em:

RESPOSTA
I, II, III e IV.


QUESTÃO 16
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O currículo escolar da Educação de Jovens e Adultos deve atribuir à educação o princípio da emancipação, propagar múltiplas possibilidades para que os indivíduos possam se desenvolver com capacidade para intervir na realidade. 

RIBEIRO, Maria Rosânia Mattiolli. Teoria e Prática na Educação de Jovens e Adultos. Maringá: UniCesumar, 2018.

A partir desta afirmação, leia e analise as assertivas a seguir:

I. A EJA propicia, aos sujeitos, por meio do currículo, capacidade de pensar e agir coerentemente, com determinação e consciência.
II. O currículo escolar deve promover o conhecimento com o objetivo de qualificação para o trabalho técnico, ou seja, o que tem importância é a prática.
III. Ao educando, em processo de formação, são importantes as diferentes linguagens, o que possibilita a aquisição dos instrumentos que favorecem a formação cidadã.
IV. O trabalho com os jovens e adultos visa à participação nas questões políticas, sociais, a qual tende a acontecer tendo em vista o caráter adaptativo às condições postas pela própria sociedade.
 
Está correto apenas o que se afirma em:

RESPOSTA
I e III.


QUESTÃO 17
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A partir dos aspectos pedagógicos e legais na modalidade da EJA, são traçados objetivos que condizem com as necessidades de atendimento a essa demanda de ensino, propostas apontadas por trabalhadores da educação e publicados no material: A escola pública que queremos.
 
PARANÁ. Diretrizes Curriculares da Educação de Jovens e Adultos. Governo do Estado do Paraná, Secretaria de Estado da Educação, Superintendência da Educação, Curitiba: PR. 2006.

Sobre as propostas apresentadas por esse material, leia as afirmativas que seguem:

I. Oferta da Educação Básica apenas para a população idosa brasielira.
II. Garantia da oferta desta modalidade de forma gratuita significa a possibilidade de retorno à escolarização, enquanto direito constitucional subjetivo.
III. Garantia da consolidação desta modalidade educacional enquanto política pública, gratuita e de qualidade para atendimento da população jovem, adulta e idosa excluída do processo de escolarização.
IV. Garantia de oferta da Educação Básica, para os Jovens, Adultos e Idosos na rede pública estadual de ensino que vise uma formação crítica e emancipadora para a conquista da cidadania por meio do acesso aos diferentes saberes.

Está correto o que se afirma em:

RESPOSTA
II, III e IV, apenas.


QUESTÃO 18
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Todos os cidadãos, que ingressam na EJA, já têm vivência com o ato de ler e escrever. Possuem experiências, relacionam as situações cotidianas com os acontecimentos mais amplos e utilizam as várias formas de representação das diferentes linguagens, às vezes, sem a consciência crítica desse processo. Nesse entendimento, por meio da escola, os sujeitos da EJA:

I. Devem formar-se para a consciência crítica e política, por meio da aquisição do conteúdo formal, em uma perspectiva de mediação.
II.  Necessitam estabelecer a relação entre a língua oral e escrita, compreendendo o sentido social da mesma na dinâmica de seu cotidiano.
III - Adquirem formação da consciência crítica, sendo que as experiências do senso comum são elementos suficientes, pois, não requerem o conteúdo formal.
IV - Necessitam de conhecimentos que visem à formação de conceitos e, para isso, faz-se importante analisar os procedimentos pedagógicos pertinentes a esse processo.

Está correto apenas o que se afirma em:

RESPOSTA
I, II e IV.


QUESTÃO 19
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Saviani (1991, p. 21) destaca que “[...] o trabalho educativo é o ato de produzir direta e intencionalmente em cada indivíduo a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens”. Essa expressão nos mostra que o conhecimento, o qual o homem se apropria no decorrer da vida, é produzido pelos homens para que eles possam dar continuidade à sua existência.
 
SAVIANI, Dermeval. Ensino público e algumas falas sobre universidade. 5. ed. São Paulo: Autores Associados, Cortez, 1991.​

Nesse sentido, analise as afirmativas que seguem e considere (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas:

​I. O ensino dos conteúdos científicos é função da escola.
II. A educação por ser uma ação transformadora, é um processo de trabalho.
​III. As datas comemorativas, têm papel primordial na aprendizagem dos educandos.
IV. Os conteúdos trabalhados na escola são de relevância para a formação do educando no contexto da prática social.

As afirmativas I, II, III e IV são, respectivamente:

RESPOSTA
V, V, F, V.



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