quarta-feira, 29 de janeiro de 2020


PRÁTICA DE ENSINO DAS MATÉRIAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO MÉDIO

QUESTÃO 1
A educação brasileira, historicamente, passou por diversos desdobramentos. Dessa forma, são percebidas mudanças significativas que influenciaram as questões pedagógicas. Nas décadas 1960-1970 vigorava a tendência pedagógica que enfatizava os meios e as técnicas para execução do planejamento do professor. Nessa tendência a ênfase não estava centrada no professor ou no aluno e sim na técnica. Nesse sentido, analise as alternativas a seguir e assinale aquela que contempla corretamente a tendência pedagógica que corresponde às características apresentadas acima.
Parte superior do formulário
RESPOSTA:
Tendência Tecnicista.

QUESTÃO 2
De acordo com Libâneo e Pimenta (1999, p. 246) "[...] com base na crítica à fragmentação e à divisão técnica do trabalho na escola, por volta de 1983-1984, algumas faculdades de educação suprimiram do currículo as habilitações, passando a ter apenas duas habilitações: professor das séries iniciais do 1º grau e professor das disciplinas pedagógicas dos cursos de magistério, descartando boa parte da fundamentação pedagógica do curso". Na educação, esse cenário levou a um prejuízo didático-pedagógico de atendimento e assessoramento aos profissionais e comunidade escolar.

LIBÂNEO, J. C.; PIMENTA, S. G. Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança. Educação & Sociedade, Campinas, v. 20, n. 68, p. 239- 277, dez. 1999.

A partir das ideias dos autores, analise as afirmativas a seguir e considere (V) para verdadeiro e (F) para falso.

​I. A ausência do pedagogo no trabalho escolar compromete o exercício pedagógico da instituição.
II. As mudanças refletem uma perspectiva de descaracterização do curso de pedagogia até então vigente.
III. O pedagogo não é uma figura essencial no trabalho escolar, dessa forma, sua contratação é desnecessária.

As afirmativas I, II e III são, respectivamente:
 
Parte superior do formulário
RESPOSTA
V, V, F.

QUESTÃO 3
Pimenta (2005, p. 24), nos orienta que “[...] o saber docente não é formado apenas da prática, sendo também nutrido pelas teorias da educação. Dessa forma, a teoria tem importância fundamental na formação dos docentes, pois dota os sujeitos de variados pontos de vista para uma ação contextualizada, oferecendo perspectiva de análise para que os professores compreendam os contextos históricos, sociais, culturais, organizacionais e de si próprios como profissionais”.
 
PIMENTA, Selma Garrido, GHEDIN, Evandro (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

A partir das ideias apresentadas por Pimenta (2005), podemos considerar que:

​I. A autonomia profissional é uma característica do profissional que domina os saberes teóricos em articulação com a prática.
II. Pensar e tornar objetiva a reflexão favorece a produção de conhecimentos necessários aos saberes e fazeres pedagógicos.
III. O profissional da Pedagogia transforma conhecimentos por meio da reflexão sistemática dos seus saberes e fazeres pedagógicos.
IV. A práxis é o princípio que tem orientado as ações que o docente desenvolve, e, isso nos leva a compreender a necessidade de articulação da teoria com a prática.

Está correto o que se afirma em:
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RESPOSTA
I, II, III e IV.

QUESTÃO 4
Estudos orientam que os cursos de graduação em Pedagogia se configuram em duas grandes tendências:  
1) A obediência ao modelo tradicional, o qual formava profissionais com habilitação para o exercício da docência nas disciplinas pedagógicas dos cursos de Magistério em nível médio e os profissionais conhecidos como especialistas, os quais poderiam atuar em escolas e demais sistemas de ensino, quais sejam: administradores escolares, supervisores e orientadores educacionais e inspetores do ensino;
2) Implementação de novo modelo, voltado à formação de licenciados habilitados para o exercício do magistério nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e, em alguns casos, na Educação Infantil e para o magistério das disciplinas pedagógicas do nível médio.

RIBEIRO, Maria Rosânia Mattiolli Ribeiro. Prática de Ensino das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio. Maringá-Pr.: Unicesumar, 2018.

A partir do exposto, analise as alternativas e assinale aquela que contempla corretamente o documento que propõe as tendências descritas.
 
Parte superior do formulário
RESPOSTA
Parecer CFE 252/69.

QUESTÃO 5
Ser pedagogo requer conhecimentos cientificamente elaborados. Essa é a razão da profissão, pois, por meio dela, se trabalha com a transformação do senso comum em conhecimento científico. Os conhecimentos pedagógicos, educacionais, propiciam condições de análise das situações que envolvem o ensino, tanto em contextos escolares como nos não escolares. Assim, conhecimentos científicos, pedagógicos e educacionais são essenciais no exercício do magistério, pois contribuem para a formação humana. “É da natureza da atividade docente proceder à mediação reflexiva e crítica entre as transformações sociais concretas e a formação humana dos alunos, questionando os modos de pensar, sentir, agir e de produzir e distribuir conhecimentos na sociedade” (FRANCO, 2012, p. 15).

FRANCO, Maria Amélia do R. S. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012.
 
Analisando o texto apresentado, avalie as questões propostas e considere (V) para verdadeiro e (F) para falso.

I. Os conhecimentos científicos são aqueles elaborados pelos homens no passado e não envolvem a atualidade.
II. Na profissão docente, as questões pedagógicas, educacionais se constroem exclusivamente na prática de sala de aula.
​III. O ensino é uma atividade característica do professor, portanto, possui uma complexidade que é inerente ao ato pedagógico.
IV. A profissão pedagógica carrega sentidos, significados, conhecimentos que permeiam questões, históricas, sociais, culturais, políticas, econômicas e éticas.
 
As afirmações I, II, III e IV são respectivamente:
Parte superior do formulário
RESPOSTA
F, F, V, V.


QUESTÃO 6
Pensar no processo de democratização é valorizar as conquistas de condições educacionais, sociais, econômicas, políticas e culturais, que possibilitam a sociedade caminhar na direção da participação e decisões efetivas a que esses segmentos exigem.
 
​RIBEIRO, Maria Rosânia Mattiolli. Prática de Ensino das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018. 
 
Considerando as questões educacionais, na década de 1980, leia as afirmativas e considere (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

​I.  Ocorre a ruptura no pensamento tecnicista.
​II. A tendência tecnicista ganha força nacional.
​III. Acontecem discussões em torno da democracia.
IV. Pensa-se para a formação do educador, uma perspectiva baseada no caráter sócio-histórico.

As afirmativas I, II, III e IV são, respectivamente:
Parte superior do formulário
RESPOSTA
V, F, V, V.

QUESTÃO 7
Libâneo (2000) nos orienta sobre a história do curso de pedagogia, sobre as regulamentações e legislações que marcaram mudanças significativas no processo de formação dos pedagogos.
 
LIBÂNEO. J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2000.

A esse respeito, analise as afirmativas que seguem:

​I.  O Parecer CFE 251/67 faz distinção entre bacharelado e licenciatura e estabelece ao formado em pedagogia o título de bacharel e licenciado.
II. Em 1939, houve a primeira regulamentação do curso de Pedagogia no Brasil, a qual previa a formação do bacharel em Pedagogia, conhecido como ‘técnico em educação’.
III. O Parecer CFE 252/69 abole a distinção entre bacharelado e licenciatura, mas mantém a formação de especialistas nas várias habilitações, no mesmo sentido do Parecer CFE 251/62.
IV. Na ideia de ‘formar o especialista no professor’, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) estabelece que o formado no curso de Pedagogia receba o título de licenciado.

Está correto o que se afirma em:
Parte superior do formulário
RESPOSTA
II, III e IV, apenas.


QUESTÃO 8
No curso de formação de professores, as práticas pedagógicas devem culminar com os estágios supervisionados. Tal culminância está refletida evidentemente no currículo do curso de pedagogia como espaço interdisciplinar de formação para a docência. Nesse sentido, o estágio supervisionado terá por intencionalidade:

​I.  Levar os futuros docentes a vivenciar a realidade educativa.
​II. Propiciar condições e elementos para o aprimoramento profissional.
​III.  Levar o acadêmico a intervir nos problemas disciplinares dos alunos.
IV. Mostrar a diferença entre a teoria e a prática, evidenciando que devem caminhar separadamente.

Está correto apenas o que se afirma em:
Parte superior do formulário
RESPOSTA
I e II.


QUESTÃO 9
A prática docente, quando considerada como prática social, historicamente construída, condicionada pela multiplicidade de circunstâncias que afetam o docente, a instituição, o momento histórico, o contexto cultural e político, realizar-se-á como práxis, em um processo dialético que, a cada momento, sintetiza as contradições da realidade social em que se insere, e assim se diferenciará de uma prática organizada de forma a-histórica, como sucessão de procedimentos metodológicos. A prática como práxis traz, em sua especificidade, a ação crítica e reflexiva do sujeito sobre as circunstâncias presentes e, para essa ação, a pesquisa é inerentemente um processo cognitivo que subsidia a construção e mobilização dos saberes construídos ou em construção (FRANCO, 2012, p. 203-204).

FRANCO, Maria Amélia do R. S. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012.
 
Considerando o texto acima e a existência das relações que podem ser estabelecidas entre a prática docente e práxis, avalie as afirmações a seguir:
 
I. A prática docente se faz, tendo em vista a consciência crítica e política das relações humanas.
II. A prática docente, para ser coerente e transformar a realidade, necessita ser pensada no princípio da práxis.
III. A prática docente, para apresentar sentido ao ensino e à aprendizagem, deve caracterizar-se em um processo dialético.
 
É correto o que se afirma em:
RESPOSTAParte superior do formulário
RER
I, II

QUESTÃO 10
Segundo Saviani (2008, p. 1)​, a origem da palavra pedagogia “confunde-se com as origens do próprio homem. Na medida em que o homem se empenha em compreendê-la e busca intervir nela de maneira intencional, vai constituindo um saber específico que, desde a Paidéia Grega, passando por Roma e pela Idade Média, chega aos tempos modernos fortemente associados ao termo pedagogia”.

SAVIANI, Dermerval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 10 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

Considerando o excerto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

​I. O conceito de Pedagogia está intimamente relacionado à docência. Portanto, na perspectiva da teoria da educação, a pedagogia organiza e orienta a práxis educativa.

Porque 

II. A práxis é o princípio que orienta as ações que o docente desenvolve e isso nos leva a compreender a necessidade de separar a teoria da prática, pois na atuação docente, os saberes teóricos não são necessários.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
 
RESPOSTAParte superior do formulário
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

QUESTÃO 11
Analisando a década de 1980, percebe-se que há uma ruptura com o pensamento tecnicista até então predominante. Passa a ser pensada a formação do educador, em uma perspectiva baseada no caráter sócio-histórico. Surge a Pedagogia Histórico-Crítica que propõe transformações na educação e em toda realidade escolar.

RIBEIRO, Maria Rosânia Mattiolli. Prática de Ensino das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio. Maringá-Pr: UniCesumar, 2018.
 
Considerando o fragmento de texto e as discussões desse período, avalie as afirmativas a seguir:

​I. A escola é um lugar de lutas, de resistências e aquisição da cultura e do conhecimento.
II. A escola é discutida como espaço onde se reproduzem as relações e contradições sociais.
III. A década de 1980 representou um marco significativo na definição e redefinição da educação.
IV. A sociedade nesse período passava por um processo de redemocratização política e educacional.
 
Está correto o que se afirma em:
RESPOSTA Parte superior do formulário

I, II, III e IV.

QUESTÃO 12
A natureza pedagógica das atividades do (a) profissional pedagogo (a) vincula-se a objetivos educativos que visam a _______________________, ______________________ e de organização, de apropriação, reelaboração e produção de saberes e modos de ação (FORUMDIR, 2003). O (a) pedagogo (a) trabalha baseando-se em __________________. Portanto, os _______________ devem objetivar a formação humana, o desenvolvimento de capacidades de pensar e agir implicando a ___________________, a aquisição de valores e compromisso ético, ou seja, tudo o que é inerente à formação.
 
FORUMDIR - Fórum de Diretores de Faculdades/Centros de Educação das Universidades Públicas Brasileiras. Encontro Nacional. Porto Alegre/RS. Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia – Dez. 2003.
 
Diante do exposto, na sequência assinale a alternativa que preencha as lacunas corretamente.
RESPOSTAParte superior do formulário

formação humana; processos metodológicos; intencionalidades; conteúdos; tomada de decisões.

QUESTÃO 13
Quando tratamos do conceito de práxis, nos reportamos a alguns autores que nos dão suporte para esse entendimento. Vázquez (1968), filósofo, descreve o conceito de práxis conforme a concepção marxista. Orienta que a relação teoria e prática é para Marx, teórica e prática; prática, na medida em que a teoria, como guia da ação, molda a atividade do homem, particularmente a atividade revolucionária; teórica, na medida em que essa relação é consciente. Esse pensamento nos impõe uma responsabilidade quanto ao ato de exercer a docência.
 
VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da Práxis. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1968.

​Sendo assim, leia as afirmativas que seguem:

​I. A práxis é teoria, depois a prática, momentos distintos no processo educativo.
​II. As concepções orientadoras da práxis traduzem a posição que o sujeito toma diante da realidade.
​III. Quando se propõem objetivos, finalidades, há negação da realidade, e afirmação de outra, que ainda está para existir (nova realidade).
IV. De acordo com pressupostos teóricos estudados, vimos que as ações humanas se caracterizam como plano da consciência, pois, antecipamos em ideias, o produto da nossa ação.

Está correto o que se afirma em:
RESPOSTA
Parte superior do formulário
II, III e IV, apenas.


QUESTÃO 14
O Estágio Supervisionado deve favorecer a aquisição de conhecimentos acerca da realidade escolar e de sala de aula. Nesse entendimento, nos reportamos ao pensamento de Vázquez, (1968 apud SAVIANI, 2005, p. 73): “Entre a teoria e a atividade prática transformadora, se insere um trabalho de educação das consciências, de organização dos meios materiais e planos concretos de ação; tudo isso como passagem indispensável para desenvolver ações reais, efetivas. Nesse sentido, uma teoria é prática na medida em que se materializa, através de uma série de mediações, o que antes só existia idealmente, como conhecimento da realidade ou antecipação ideal de sua transformação".
 
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. Campinas, SP: Autores Associados, 37ª ed. 2005. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo).

Nesse sentido, a materialização das ideias sob o princípio da práxis ocorre:

I. Na dimensão política, que nos propicia pensar na relação dialética.
​II. Na compreensão da prática, no sentido utilitário, que visa o imediatismo.
III. Na atividade humana, compreendida como prática e teoria ao mesmo tempo.
IV. Na medida em que ideias, pensamentos saem do seu plano teórico e se transformam, saem da subjetividade para a objetividade.

Está correto apenas o que se afirma em:
RESPOSTA 
I, III e IV.


QUESTÃO 15
Vimos em Ciavatta (2005), que o homem, ao estabelecer relações com a natureza, desenvolve ações de trabalho, o que possibilita a produção dos bens de que necessita para sua subsistência, desenvolve conhecimentos e cultura, constituindo assim, a vida social.
 
​CIAVATTA, M. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (orgs). Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

Nesse sentido, leia as assertivas a seguir:

​​I. O trabalho sempre existirá, porque é uma atividade essencialmente humana.
​II. Escola, formação, relações humanas e trabalho não se correlacionam, justamente por conter especificidades próprias.
III. A escola deve formar os cidadãos para a capacidade de pensar criticamente, bem como para o desenvolvimento de sua capacidade produtiva.
IV. O trabalho promove a humanização dos sujeitos, mas, dependendo das formas e condições do trabalho, pode proporcionar privação dos bens produzidos, situações de exploração, alienação e expropriação dos meios de vida e do próprio conhecimento.

Está correto apenas o que se afirma em:
RESPOSTA
Parte superior do formulário
I, III e IV.


QUESTÃO 16
A formação do professor pedagogo necessita pautar-se na emancipação e não na adaptação, que é um estado de alienação, na qual os sujeitos estão submetidos. É preciso superar as contradições que emanam desse processo, pois o conhecimento histórico deve perpassar o âmbito educacional que favoreça a análise dessas contradições. Essa ideia baseia-se na concepção:
RESPOSTAParte superior do formulário
RER
Dialética.
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário

QUESTÃO 17
"A escola surge, desde o seu sentido original, como lugar em separado e tempo reservados à apropriação dos saberes científicos baseados na prática social dos indivíduos, atendendo à complexidade cultural, social, histórica e política na qual a sociedade se insere” (RIBEIRO; 2018, p. 97).
 
​RIBEIRO, Maria Rosânia Mattiolli. Prática de Ensino das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018. 

Sobre a função social da escola, leia as assertivas a seguir:

​I. A especificidade da educação escolar é não perder a essência dos objetivos e finalidades educacionais.
II. A escola deve conduzir o indivíduo a absorver uma visão de mundo e sociedade que o leve a uma análise crítica da realidade.
​III. A escola como instituição de ensino e de aprendizagem deve propiciar outras linguagens, a dos números, da natureza, da sociedade, linguagens que fazem parte do universo escolar.
IV. A escola deve difundir o saber historicamente acumulado e instrumentalizar os alunos para participarem dos movimentos sociais mais amplos, objetivando a necessária transformação da sociedade.

Está correto o que se afirma em:

 RESPOSTAParte superior do formulário

I, II, III e IV.

QUESTÃO 18
·          
De acordo com o Art. 22 da Lei n° 9.394/96 "A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores" (BRASIL, 1996).
 
BRASIL. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Ministério da Educação/Imprensa Oficial, 1996.  

Tendo em vista a organização da  educação básica de acordo com a Lei nº 9.394/96, relacione a primeira coluna com a segunda.
 
(1) Ensino Médio.               
(  ) Compreende três etapas da educação.
(2) Educação Infantil.         
(  ) Compreende a terceira etapa da Educação Básica.
(3) Educação Básica.         
(  ) Compreende a primeira etapa da Educação Básica.
(4) Ensino Fundamental. 
(  ) Compreende a segunda etapa da Educação Básica.

 
A sequência correta dessa classificação é:

RESPOSTAParte superior do formulário

3, 1, 2, 4.

QUESTÃO 19
A avaliação é um processo importante no contexto escolar. Mesmo tratando-se das crianças pequenas faz-se necessária. Com isso, pode-se ressaltar que os registros são bastante significativos, pois, orientam continuamente sobre a apropriação dos conteúdos trabalhados e as possibilidades de avanços. Assim, a avaliação da criança no espaço educativo passa a ser documentada, indicando as trajetórias, as dificuldades e os avanços, sinalizando os pontos que ainda necessitam ser trabalhados ou revistos pelo professor.

RIBEIRO, Maria R. M. Prática de Ensino das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio. Maringá: UniCesumar, 2018.

Considerando o sentido da avaliação escolar,  a perspectiva descrita está orientada:
RESPOSTA
No acompanhamento do processo educativo com vistas a orientar sobre o ensino e a aprendizagem.


QUESTÃO 20
Kuenzer (1988, p. 126) enfatiza que “[...] a finalidade da escola que unifica cultura e trabalho é a formação de homens desenvolvidos multilateralmente, que articulem a sua capacidade produtiva às capacidades de pensar, de estudar, de dirigir ou de controlar quem dirige”.
 
​KUENZER, A. Ensino médio e profissional: as políticas do estado neoliberal. São Paulo: Cortez, 1988.

O pensamento da autora nos faz reportar no princípio do trabalho, que se afirma nos seguintes argumentos: 

​I. O trabalho é uma atividade fundamentalmente humana.
​II. Na relação com os outros homens, se constitui a vida social.
​III.  Escola e trabalho se expressam de formas distintas. Trabalho é o que se executa como empregabilidade.
IV. O ser humano necessita produzir os bens de que necessita, para continuar sua existência, tanto no sentido material como não-material.

Está correto apenas o que se afirma em:
RESPOSTA
I, II e IV.

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