QUESTIONÁRIO I TÓPICOS DE ATUAÇÃO
PROFISSIONAL - HISTÓRIA
Pergunta 1
1. “A
História Da Própria Condição Humana E De Seu Desenvolvimento Nos Diversos
Modelos E Ciclos Econômicos, Políticos E Culturais Pelos Quais Passamos É A
Forma Com Que As Relações Humanas Têm Sido Travadas E Que Mecanismos E
Instrumentos Institucionais As Têm Mediado. Em Cada Uma Dessas Etapas, Os
Direitos Humanos Foram Se Incorporando, Sendo Primeiro Nas Ideias Políticas E,
Em Seguida, No Plano Jurídico (Portanto, No Sistema Normativo Do Direito
Positivo Internacional E Interno) (Leal, 2000, P. 33). A Partir Do Exposto, Os
Professores/Historiadores Precisam Dar Atenção Às Questões Ligadas À:
A. Direitos
Políticos, Adversidade E Negritude.
B. Direitos
Civis, Diversidade E Afrodescendência.
C. Direitos
Econômicos, Sociabilidade E Ser Descendente De Qualquer Imigrante.
D. Direitos
Humanos, Diversidade E Afrodescendência.
E. Direitos
Religiosos, Coleguismo E Negritude.
Pergunta 2
1. Ao
Se Afirmar Que Os Currículos Escolares Precisam Ser Entendidos Em Sua Dimensão
Política E Social, Devemos Redimensionar O Papel Que Cada Disciplina Tende A
Desempenhar Para A Formação, Em Particular E Para O Conhecimento De Uma Forma
Em Geral. Assim, A Ênfase A Partir Da Década De 1980 Será:
A. No
Uso Da Memória Para Decorar Eventos.
B. No
Esquecimento Acrítico Dos Crimes Da Ditadura Militar.
C. Na
Ênfase Do Individualismo Da Sociedade Na Redemocratização.
D. Na
Exclusão Das Camadas Populares Da Discussão, Uma Vez Que Não Se Fala Mais Em
Participação E Cidadania.
E. No
Atendimento Às Camadas Populares, Com Enfoque No Atendimento De Uma Formação
Política, Que Pressuponha A Participação De Todos Os Setores Sociais No
Processo Democrático E No Desenvolvimento Da Cidadania.
Pergunta 3
1. Ao
Tratar De Questões Relacionadas À Atuação Profissional, É Importante Ressaltar
Como Aspectos Constituintes Da Ação Do Professor/Historiador:
A. Pensar
Nos Fatos E Datas Como Objeto Da História.
B. Preocupação
Com Currículos E Diversas Formas De Pensar História, Direitos Humanos,
Diversidade, Afrodescendência E Produção De Materiais.
C. Decorar
Informações Para Impressionar Os Alunos.
D. Pensar
A História Como Uma Sequência Lógica De Sucessão De Fatos Até A Atualidade, Com
A Superioridade De Alguns Povos Sobre Outros.
E. Pensar
Na Inclusão De Direitos Humanos E Afrodescendência Apenas Porque É Obrigatório
Tratar Desses Assuntos.
Pergunta 4
1. Falar
Em Formação Continuada Significa:
A. Que,
Hoje, Não Estamos Formados, Mas Vivemos Um Contínuo Processo De Formação.
B. Que,
Ao Terminar O Curso Superior, Não É Preciso Estudar Mais.
C. Que,
Hoje, Apenas Está Formado, Quem Faz Pós-Graduação.
D. Que
O Jovem Profissional Não Está Formado Completamente, Pois Não Tem Prática.
E. Que
A Curiosidade Atrapalha A Formação Intelectual.
Pergunta 5
1. Jacques
D’andesky Afirma Que: “[...] A Identidade, Para Se Constituir Como Realidade,
Pressupõe Uma Interação. A Ideia Que Um Indivíduo Faz De Si Mesmo, De Seu ‘Eu’,
É Intermediada Pelo Reconhecimento Obtido Dos Outros Em Decorrência De Sua
Ação. Nenhuma Identidade É Construída No Isolamento [...]” (2001, P. 76).
Da Leitura Do
Texto, Podemos Afirmar Que:
A. A
Identidade É Sempre Algo Construído Naturalmente.
B. Só
No Isolamento Que A Pessoa Se Percebe Como Ser Social.
C. Ser
Social É Não Pertencer A Grandes Grupos Culturais.
D. A
Questão Do Outro Amedronta E Assusta As Pessoas E, Assim, Não Deve Ser
Discutida Pela História.
E. A
Identidade Étnico-Racial Deve Ser Compreendida Dentro De Um Processo Social, Em
Que Fatores De Ordem Política E Cultural Condicionam Sua Constituição.
Pergunta 6
1. Leia
O Texto E Responda Ao Que Se Pede:
“Terminando Meus
Ensinos Num Piscar De Olhos, Chego Aos Vinte E Um Anos Como Professor De
História No Liceu De Constantinopla (Argélia). Sou, Então, Um Aprendiz De
Historiador, Como Centena De Outros. Ensino Como Milhares De Outros Uma
História Factual Que Me Diverte, Porque Aprendo Enquanto Ensino. Sou Mesmo, De
Saída, O Que Se Pode Chamar De Um Bom Professor, Porque Gosto Dos Meus Alunos,
Que Me Correspondem Com Juros Em Constantinopla E Depois Em Argel. Repito: Sou
Então Um Historiador De Acontecimentos, Da Política Das Biografias Ilustres. Os
Programas De Ensino Secundário A Tanto Nos Condenavam” (Braudel, 1992, P. 6). O
Texto Trata, Principalmente:
A. Do
Final De Carreira Do Historiador Desiludido.
B. Do
Início De Carreira Do Eminente Historiador E Daquilo Que Se Entendia Como Ser
Um Bom Professor.
C. Do
Início De Carreira E Do Que Era Ser Um Professor Ruim.
D. Do
Início De Carreira E Do Que Não É Saber Ser Um Bom Professor.
E. Do
Final De Carreira E Do Que É Ser Um Bom Professor.
Pergunta 7
1. Leia
Os Trechos E Responda Ao Que Se Pede:
Trecho 1 –
Emília Viotti Da Costa: “Fiz Várias Experiências Durante O Curso. Explorei As
Relações Entre Mito E História, Dei Cursos De Historiografia, Discuti Textos
Relacionados Com A Teoria Da História. [...] O Objetivo Desses Trabalhos Era
Examinar Como Os ‘Fatos’ Históricos Foram Sendo Construídos E Passaram A
Integrar A História Oficial” (Costa In.: Moraes E Rego. 2002, P. 73).
Trecho 2 – Laura
De Mello E Souza: “Mas, Como Eu Queria Trabalhar Com Fernando Novais, Achei
Melhor Fazer Algo Relacionado À História Colonial. Fernando Nunca Fez Nenhuma
Exigência De Que Seus Orientandos Se Ativessem Ao Período Colonial, Mesmo
Porque, A Sua Formação Privilegiada, É Um Homem Que Pode Orientar Pesquisas Em
Vários Campos” (Souza In.: Moraes E Rego. 2002, P. 369).
Ao Ler E
Comparar Os Dois Trechos, É Correto Afirmar Que:
A. São
Idênticos E Daí Percebemos A Continuidade Entre Eles.
B. São
Indicativos Da Diversidade De Atuação E Das Possibilidades De Mudanças Na
Atuação Dos Historiadores No Decorrer Dos Anos.
C. São
Indicativos Da Diversidade De Atuação, Mas Não Das Possibilidades De Mudanças
Na Atuação Dos Historiadores.
D. Existe
Um Conflito Aberto De Gerações, Sendo O Trecho 2 Mais Antigo Nas Discussões Que
O Trecho 1.
E. Não
Existe Qualquer Relação Entre Eles.
Pergunta 8
1. Marc
Bloch Pensa A História Como Uma ___________Levantada Por Profissionais Que, A
Partir Da Reflexão Filosófica, Da Análise Crítica De Testemunhos, Da Erudição E
Da Interdisciplinaridade, Possa Compor A Rede De Raciocínio Que Compõe Seu
Objeto De Saber. A Palavra Que Melhor Preenche A Lacuna É:
A. Área
Da Literatura.
B. Razão.
C. Atuação.
D. Problemática
E. Sugestão.
Pergunta 9
1. Os
Pcns – Parâmetros Curriculares Nacionais Têm Como Proposta Para O Ensino Médio
Uma Organização De Conteúdos Por Temas, Porém. Sem Elencá-Los Ou Apresentar
Sugestões. A Tônica É Apontar Os Conceitos Introduzidos Nas Séries Iniciais,
Ampliando A Capacidade Do Educando Para O Reconhecimento Dos Métodos Da
Pesquisa Histórica Escolar. Não Visa À Formação De Um Historiador, Mas Busca A
Autonomia Intelectual Do Educando E O Aprofundamento Do Conhecimento Histórico
Da Sociedade Contemporânea.
Ao Ler Essas
Recomendações, Pode-Se Dizer Que Elas Tratam Do:
A. Fundamental
I.
B. Ensino
Médio.
C. Ensino
Superior.
D. Fundamental
Ii
E. Pré-Vestibular.
Pergunta 10
1. Quando
Se Faz Referências Ao Trabalho Do Historiador/Professor De História É Comum
Estabelecer Dicotomias Entre Licenciatura Versus Bacharelado, Pesquisa Versus
Ensino, Professor De História Versus Historiador, Que Devem Ser Revistas E
Repensadas A Partir Da Formação Inicial E Permanente Do Professor, Uma Vez Que:
A. Ser
Bacharel Quer Dizer Ser Mais Graduado Do Que O Licenciado.
B. Ser
Licenciado Quer Dizer Ser Mais Graduado Do Que O Bacharel.
C. Não
Se Deve Pensar Em Diferenças Entre Graduação E Pós-Graduação.
D. Existe
A Necessidade De Se Pensar Na Qualidade Do Ensino, Considerando O Trabalho Do
Professor De História Por Meio De Hierarquizações Profissionais.
E. Existe
A Necessidade De Se Pensar Na Qualidade Do Ensino, Considerando O Trabalho Do
Professor De História, Sem Criar Hierarquizações Profissionais.
QUESTIONÁRIO II TÓPICOS DE ATUAÇÃO
PROFISSIONAL - HISTÓRIA
Pergunta 1
1. “(...)
A Adoção De Estudos Sociais Deveria Desenvolver Nos Alunos Noções De Espaço E
Tempo A Partir Dos Estudos Da Escola, Do Bairro, Da Casa, Da Rua, Para Ir Se
Ampliando, Chegando Ao Estudo Da Cidade, Do Estado E, Assim Por Diante. Ainda
Eram Reforçadas Pelo Ensino De Estudos Sociais Noções Como:
A. Empreendedorismo
E Capitalismo.
B. Socialismo
E Comunismo.
C. Nação
E Valorização Dos Heróis Nacionais.
D. Internacionalismo
E Heróis Populares.
E. História-Ciência
E Geografia-Literatura.
Pergunta 2
1. “(...)
Desenvolver Um Ensino Intuitivo E Crítico; Focalizar Os Indivíduos Como
Expressões Do Meio Social E (...) Desenvolver Os Processos De Fixação,
Investigação, Raciocinativos, Ilustrativos E Outros” (Schmidt, 2012, P. 81).
Significou:
A. Partir
Para Estudar O Passado A Partir De Fatos Presentes.
B. Ignorar-Se
As Discussões Do Presente.
C. Separar
Completamente O Presente Do Passado.
D. Estudar
O Passado Em Si Mesmo, Como Uma Arqueologia Do Conhecimento.
E. Utilizar
Mais A Intuição Do Que A Racionalização Em Qualquer Investigação.
Pergunta 3
1. “Globalização:
Para Onde Vamos? Existe Alguma Boa Razão Para O Professor/Professora De
História Não Abordar Ciência, Informação E Cidadania Quando Trata De
Globalização? Não Seria Adequado Levar Para As Salas De Aula A Temática Das
Fronteiras, Das Identidades, Do Medo Do Outro, Que Em Diversas Ocasiões Têm Se
Transformado Em Ódio E Intolerância? Deve O Professor/Professora De História
Abordar A Presente Revolução Tecnológica, A Vida Precária Nas Metrópoles?” De
Acordo Com Essa Compreensão De História Apresentada:
A. Não
Se Deve Debater Sobre A Sociedade Contemporânea Com Os Alunos.
B. A
Fronteiras E Direitos Dos Imigrantes Não Estão Na Pauta.
C. Deixou-Se
De Buscar O Debate Sobre Os Imigrantes E Sua Aceitação Plena E Igualitária.
D. Não
Existe Desigualdade Social No Grupo Apresentado.
E. O
Presente É Que Auxilia A Compreensão Do Passado.
Pergunta 4
1. “História
Designa, Ao Mesmo Tempo, O Conhecimento De Uma Matéria E A Matéria Desse
Conhecimento”. Em Relação A Essa Ambiguidade, Keith Jenkins Também Insiste Na
Separação Temporal E Espacial, Entre O Passado E A História:
_________________________________________________Cuja Lógica
É Diretamente
Pertinente Ao Tempo De Sua Produção Enquanto Narrativa, E Não Ao Tempo Original
Do Acontecimento (Miranda; Luca, 2004, P. 135). A Frase Que Melhor Preenche A
Lacuna Com O Sentido Adequado É:
A. Uma
Coisa É O Passado, Outra É O Momento Atual.
B. Uma
Coisa É O Recorte Do Que Se Passou, Outra Coisa É O Que Se Vive Na Atualidade.
C. Uma
Coisa É O Recorte De Tempo Em Que Algo Se Passou, Outra Coisa É A Narrativa
Construída Sobre Esse Recorte.
D. História
E Narrativa São Elementos Diferentes Da Realidade Humana.
E. Não
Existe Como A História Ser Narrativa, Uma Vez Que Ela É A Reconstrução Fiel Do
Passado.
Pergunta 5
1. “O
Consumo Em Massa De Livros Didáticos De História Não Contribui Para A
Compreensão Crítica Da História Entre Os Alunos, Pois Este Material Tornou-Se
Um Veículo De Difusão De Uma História Que Reproduzia A Memória Oficial, Por
Suas Vezes Excludentes. (...) Os Lds Não São Apenas Instrumentos Pedagógicos:
São Também Produtos De Grupos Que Procuram, Por Intermédio Deles, Perpetuar
Suas Identidades, Seus Valores, Suas Tradições, Suas Culturas. (...) [A
Construção] Histórica (...) Constitui Apenas Uma Parte Da Realidade Passada Que
Foi Criada (Furtado; Gagno, 2009)”.
Dessa Maneira:
A. O
Simples Acesso Ao Livro Didático Já É A Condição Ideal De Esclarecimento Da
Realidade.
B. Toda
Informação Presente No Livro Didático É Correta E Confiável, Uma Vez Que Já
Passou Por Um Critério Editorial De Seleção.
C. Os
Livros Didáticos Nunca São A Expressão De Um Grupo Social.
D. Os
Livros Didáticos Devem Ser Pensados Também Como Um Produto Histórico,
Expressões, Visões Específicas E Particulares.
E. O
Livro Didático, Em Razão De Sua Origem Religiosa, Sempre É Completo E Deve Ser
A Principal Fonte De Conhecimento Dos Professores.
Pergunta 6
1. “O
Processo De Avaliação Dos Livros Didáticos Foi Iniciado Em 1996 E, De Lá Para
Cá, Passou Por Transformações Significativas. Atualmente, Os Livros
Selecionados Pelo Processo De Avaliação Pedagógica São Apresentados No Guia Do
Livro Didático, Publicação Encaminhada Para Todos Os Professores Da Rede
Pública De Ensino E Também Disponível Na Internet”. Como Mudanças
Significativas, Pode-Se Apontar:
A. Na
Realidade, Tudo Ficou Igual No Conteúdo Dos Livros.
B. Com
O Processo De Seleção De Material Didático Pelo Pnld, A Qualidade Gráfica Dos
Livros Foi Extensamente Alterada.
C. Apenas
A Introdução E Figuras Coloridas.
D. A
Piora Da Qualidade Gráfica Da Imensa Maioria Dos Livros Didáticos.
E. A
Autorização Pelo Governo De Autores Proporem Seus Materiais Sem Obedecerem
Quaisquer Critérios Editoriais.
Pergunta 7
1. “Tratamento
Da História Da Civilização Ocidental De Modo Articulado Com Os Conteúdos De
História Do Brasil E História Da América. Prioriza-Se, Desse Modo, A
Compreensão Do Processo Histórico Global, Tendo Por Eixo Condutor Uma
Perspectiva De Tempo Cronológica E Sucessiva, Definida A Partir Da Evolução
Europeia”. As Referências Dizem Respeito A Qual Modelo De Compreensão De
História?
A. Realista.
B. Seriada.
C. Contextualizada.
D. Integrada.
E. Subordinada
Ao Capital Internacional.
Pergunta 8
1. De
Acordo Como Le Goff Alerta (Bloch, 2011, P. 19), “Escutemos Bem Marc Bloch. Ele
Não Diz: A História É Uma Arte, A História É Uma Literatura. Frisa: A História
É Uma Ciência, Mas Uma Ciência Que Tem Como Uma De Suas Características O Que
Pode Significar Sua Fraqueza, Mas Também Sua Virtude, Ser Poética, Pois (...)”:
A. Pode
Ser Clara E Objetiva Se O “Esquema” Do Professor For Ágil.
B. Deve
Ser Pensada Como Um Ramo Da Literatura Da Área De Humanidades.
C. Todo
Professor De História Pode Ser Visto Como Poeta Também.
D. As
Regras Rígidas Da História Lhes Dão Vantagens Sobre Outras Áreas Do
Conhecimento Que Não São Tão Organizadas.
E. Não
Pode Ser Reduzida A Abstrações, A Leis, A Estruturas.
Pergunta 9
1. Leia
O Texto E Responda Ao Que Se Pede:
A
Universalização Da Educação Toma Grande Importância, Enquanto Debate, Com A
Reforma Protestante. É Com Lutero (1493-1546) Que A Preocupação De Que Todos
Saibam Ler E Escrever Vem À Tona. Lutero Propõe Que Todos Tenham Contato Direto
Com As Escrituras Bíblicas Como Única Fonte De Contato Com Deus. (...) Era
Preciso, Então, Uma Escola Para Ensinar Todos A Ler E, Como Alguns Não Poderiam
Pagar Por Esta Instrução, Era Necessário, Segundo Lutero, Que O Estado A
Financiasse.
De Acordo Com O
Exposto, Era Necessário:
A. Realizar
A Alfabetização Apenas De Alguns Poucos Iniciados.
B. A
Alfabetização É Uma Questão Pessoal E O Estado Não Deve Participar Dela.
C. Não
Havia Preocupação Com A Educação Da População.
D. Não
Havia A Possibilidade De Educar As Pessoas Mais Humildes.
E. Era
Necessário Alfabetizar A Massa Da População Como Uma Das Maneiras De Se
Aproximar Do Sagrado.
Pergunta 10
1. No
Caso De História Da África, Os Historiadores Especialistas Na Área Chamam
Atenção Para O Fato De Que Os Estudos Já Realizados Sobre Esse Continente
Contribuem Para Desfazer Estereótipos E Classificações Arbitrárias Comuns
Quando Se Associa A África Unicamente À Escravidão, Por Exemplo. Como A
Proposta Da Bncc Não Faz Qualquer Menção Às Sociedades Africanas Anteriores Ao
Século Xvi, As Histórias Africanas ______________________________________(Manifestação,
2016). A Melhor Frase Para Preencher A Lacuna É:
A. Tornaram-Se
Completamente Autônomos.
B. Deixaram
De Existir Em Quaisquer Aspectos Relevantes.
C. Não
Tem Relevância Para Serem Tratadas Em Aulas Sobre O Brasil Contemporâneo, Ainda
Mais Por Se Tratar Da Época Colonial.
D. Continuam
Sendo Percebidas Como Mero Apêndice Da História Europeia.
E. Tornaram-Se
Independentes Da Visão De Apêndices Da Europa.
Boa noite , aqui tem ? PROJETO DE TRABALHO – APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM
ResponderExcluirAMBIENTE NÃO ESCOLAR