quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

PROBLEMAS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA


PROBLEMAS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA

QUESTÃO 1
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Ao observar uma criança em tenra infância, não nos surpreende o sentimento de maternidade e paternidade que ela nos evoca, sentimo-nos impelidos ao cuidado e a vigia. Contudo, este sentimento acerca das necessidades da criança, bem como seu papel social, nem sempre foi assim, sendo este construído historicamente. Analise as opções a seguir sobre o surgimento da categoria de infância e assinale a alternativa correta. 

RESPOSTA:
A noção de infância surge atrelada as concepções de educação e moral, entre os séculos XIV e XVI.


QUESTÃO 2
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A infância, como conhecemos hoje, é uma invenção moderna. Historicamente, dois aspectos são destacados como fundamentais na construção do conceito de infância: ________, pois seu estabelecimento modificou estruturalmente a família, tornando-a menor e propiciando um sentimento de intimidade e zelo maior; e ________, por determinar que a criança estaria em processo de desenvolvimento, uma vez que ainda não tinha estabelecido as competências cognitivas e sociais do adulto.  Diante do exposto, na sequência, assinale a alternativa que preencha as lacunas corretamente.

RESPOSTA
O capitalismo; a escolarização.


QUESTÃO 3
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Aprender é uma condição inata aos seres humanos, a nossa sobrevivência depende da capacidade de aprendermos a distinguir as fontes de alimentação, de perigo, bem como promover a individualização dos indivíduos. Tamanha a complexidade desse processo e sua importância para o homem que este tema é alvo de pesquisas desde a idade antiga. No trajeto histórico do estudo sobre aprendizagem, os filósofos defenderam diferentes posições. Diante do exposto, analise as afirmativas que seguem:
 
I. René Descartes defendeu em seus estudos que a minoridade intelectual era um aspecto infantil a ser superado pela educação.
II. Aristóteles considerava que a aprendizagem dependia da capacidade dos indivíduos de discursar ou indagar com o objetivo de desvelar seus conhecimentos.
III. Os filósofos gregos se preocuparam em compreender como os indivíduos tornavam-se capazes de conhecer o mundo dos fenômenos, ou seja, o mundo real.
IV. O movimento de racionalização gestado pelos filósofos modernos forjou o conceito de criança normal em contraposição da criança que não aprende, tomando-a como doente. 

É correto apenas o que se afirma em:

RESPOSTA
I, III e IV.


QUESTÃO 4
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A fase dos porquês na infância é tão marcante no desenvolvimento infantil que é satirizada pelo senso comum. Entretanto, a partir da teoria freudiana do desenvolvimento psíquico, evidenciou-se que essa etapa marca um importante salto cognitivo e afetivo na história da aprendizagem da criança.

Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Os porquês coincidem com a fase do desenvolvimento psicossexual nomeada como anal, na qual a criança justifica tudo pautado na produção das fezes.
 
Porque
 
II. Ao se dar conta da diferença anatômica dos sexos, a criança passa a se questionar sobre os diferentes papéis sociais e a influência que estes tomam sobre o perfil de respostas dos indivíduos. Logo, aprendem que homens e mulheres respondem de forma diferente a perguntas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

RESPOSTA
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.


QUESTÃO 5
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Vigotsky viveu em um momento histórico de grandes revoluções, tais como a implantação do socialismo na Rússia e a Primeira Guerra Mundial. Esses eventos o fizeram repensar a psicologia vigente que buscava a compreensão dos fenômenos humanos em dois polos opostos: ou exclusivamente biológico ou exclusivamente mental. O autor propôs então a psicologia geral. Em relação a ela, analise as afirmações que seguem:

​I.  O homem se humaniza, ao se apropriar dos conhecimentos culturais desenvolvidos pela humanidade ao longo da história. 
II. Os estudos do autor propunham a dissolução da separação entre matéria e espírito, amparando-se no método materialista-histórico dialético.
III. Sob o olhar da psicologia geral, a consciência do homem se formaria a partir da realidade concreta oriunda das relações sociais estabelecidas.
IV.  As funções psicológicas superiores seriam condições inatas aos sujeitos, dependendo somente das relações sociais para serem externalizadas.

É correto apenas o que se afirma em:​

RESPOSTA
I, II e III.


QUESTÃO 6
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O famoso bordão “se você não estudar, não vai ser ninguém na vida” é a representação do status atribuído à escolarização na contemporaneidade. O fracasso no processo de escolarização passa a ser identificado como o fracasso na vida do sujeito, como se somente a aquisição das habilidades acadêmicas lhe conferisse a condição de ser alguém de sucesso. Entretanto, historicamente não foi sempre assim. A partir do exposto, analise as afirmativas que seguem:

​I. Desde o período medieval, o fato de não ser alfabetizado desqualificava socialmente os indivíduos.
II. O fracasso escolar como problema a ser estudado data do final do século XIX, quando a escolarização passou a ser obrigatória.
III. A necessidade mercadológica de mão de obra especializada fez surgir a ênfase dada a escolarização como recurso de empregabilidade.
IV. A não escolarização ou o fracasso escolar passou na contemporaneidade a ser utilizado como justificativa para o desemprego em massa, culpabilizando o sujeito pela sua condição de excluído social.

É correto apenas o que se afirma em:​

RESPOSTA
II, III e IV.


QUESTÃO 7
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Henri Wallon é precursor da teoria psicogenética, que atribui grande importância à afetividade na compreensão do desenvolvimento e aprendizagem da criança. Ele está entre os autores que estudamos para esclarecer importantes aspectos do desenvolvimento que reverberam sobre a cognição humana. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.

​I. A psicogenética de Wallon compreende o sujeito em constante transformação.
II. A psicogenética de Wallon pressupõe a integração de diversos conjuntos funcionais.
III. Wallon propõe quatro estágios de desenvolvimento abrangendo do sensório-motor à puberdade e adolescência.
IV. A psicogenética de Wallon não contraria a teoria de Jean Piaget, recebendo forte influência da epistemologia genética.   
 
É correto apenas o que se afirma em:

RESPOSTA
I e II.


QUESTÃO 8
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Para compreender adequadamente como o processo de ensino-aprendizagem ocorre, é imprescindível que tenhamos conhecimento sobre o desenvolvimento humano, haja vista que algumas potencialidades só podem surgir a partir das aquisições e avanços no desenvolvimento. A epistemologia genética foi uma das teorias que estudamos para lançar luz sobre estas questões.
Considerando os pressupostos teóricos piagetianos, analise as afirmativas a seguir e considere (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

I. O processo de “assimilação” é caracterizado pela incorporação da realidade exterior.
II. Devida a influência da biologia sobre a epistemologia genética, a teoria é considerada inatista.
III. A “acomodação” é caracterizada pela transformação do sujeito em função da realidade exterior.
IV. A epistemologia genética não deve ser considerado uma “psicologia da criança”, pois o objeto de estudo é a organização do pensamento lógico.
 
AS afirmativas I, II, III e IV são, respectivamente:

RESPOSTA
V, F, V, V.


QUESTÃO 9
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Na atualidade, as teorias psicológicas que apresentam maior representatividade no contexto escolar são a Epistemologia Genética e a Teoria Histórico Cultural. Ambas defendem o sujeito como ativo em seu processo de desenvolvimento, mas divergem de forma significativa quanto aos aspectos que determinam o desenvolvimento. Isso porque:

RESPOSTA
Para Piaget, a maturação biológica é tão importante quanto a interação social. Todavia, Vigotsky considera a influência da maturação biológica, mas a entende secundária a formação social.


QUESTÃO 10
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As dificuldades de aprendizagem ao longo dos séculos XIX e XX propiciaram diferentes estudos, consequentemente uma diversidade enorme de respostas para o fracasso escolar de milhares de crianças. Acerca dessas teorias e sua influência no contexto brasileiro, considere (V) para as afirmativas verdadeiras e  (F)  para as falsas.
 
I. Os estudos da Disfunção Cerebral Mínima evidenciam que as dificuldades de aprendizagem são de origem socioambiental.
​II. A Disfunção Cerebral Mínima é caracterizada por sintomas como agitação, hiperatividade, diminuição progressiva da atenção, concentração escassa, distração e irritabilidade.
​III. O termo Lesão Cerebral Mínima caiu em desuso em razão da falta de dados materiais para comprovar lesões orgânicas que desencadeassem a falha na aprendizagem dos sujeitos.
IV. O discurso das dificuldades de aprendizagem, tendo como origem distúrbios psiconeurológicos, favoreceu a aceitação das crianças com dificuldades acadêmicas pelos professores no contexto escolar.

As afirmativas I, II, III e IV são, respectivamente:

RESPOSTA
F, V, V, V.


QUESTÃO 11
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Capovilla et al (2007) definem como sendo responsável pela realização de ações voluntárias independentes, autônomas, orientadas a metas especÍficas e auto-organizadas o conjunto das:
 
​CAPOVILLA, A. G. S.; ASSEF, E. C. S; COZZA, H. F. P. Avaliação neuropsicológica das funções executivas e relação com desatenção e hiperatividade. In: Aval. psicol., Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 51-60, jun. 2007.

RESPOSTA
Funções executivas.


QUESTÃO 12
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Em seus estudos, Luria chegou a compreensão de que o cérebro humano era responsável pela aprendizagem. Entretanto, os aspectos sociais e culturais influenciavam sobremaneira no estabelecimento das funções e sua expressão no comportamento humano. O cérebro, então, seria organizado em unidades funcionais atuando como o organizador cognitivo da aprendizagem. Sobre as unidades funcionais, considere (F) para as afirmativas falsas e (V) para as verdadeiras.

​I. A terceira Unidade Funcional remete-se a programação, regulação e verificação da atividade.
II. A primeira Unidade Funcional do cérebro está vinculada à função de vigília, ou seja, o controle do estado de alerta.
III. A segunda Unidade Funcional é responsável pela codificação das informações, tornando possível tanto o armazenamento como a recuperação das informações.
IV. A Unidade Funcional de alerta corresponde à Terceira Unidade Funcional, capacitando o indivíduo a organização de um sistema que incluem o planejamento, controle e monitorização.

As afirmativas I, II, III e IV são, respectivamente:

RESPOSTA
V, V, V, F.


QUESTÃO 13
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Nos estudos mais recentes sobre a aprendizagem, a afetividade tem tido seu destaque, pois a compreensão de desenvolvimento integral da criança perpassa a necessidade de se estar bem emocionalmente para aprender. Sobre o referido tema no contexto escolar, considere (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

​I. Os relacionamentos afetivos não interferem na organização e desenvolvimento da personalidade da criança.
​II.  Cabe ao professor agir ativamente em prol da resolução de problemas afetivos apresentados pelas crianças.
III. Acreditar e confiar na capacidade de aprender da criança é o elemento afetivo essencial para o processo de aprendizagem.
IV. A criança precisa sentir-se segura e confiante para romper possíveis bloqueios emocionais que interferem no processo de aprendizagem. 

Assinale a sequência correta:

RESPOSTA
F, F, V, V.


QUESTÃO 14
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Sigmund Freud revolucionou o meio científico concebendo uma nova visão de homem e mundo por meio de sua teoria psicanalítica. Embora, ele não tenha realizado nenhuma contribuição específica no campo dos processos de ensino-aprendizagem, seus preceitos oferecem aos profissionais docentes incrementos éticos importantes. Para isso, é necessário ter conhecimento de como Freud entendia a constituição do aparelho psíquico.
 
Elaborado pelo professor, 2018.

Com isso, assinale a alternativa correta.

RESPOSTA
A Psicanálise compreende o homem como influenciado e determinado por processos inconscientes. O aparelho psíquico se divide em: Id, Ego e superego.


QUESTÃO 15
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Para Luria, a atenção se destaca por seu caráter __________, pois sem a ação inibitória promovida pela atenção seria impossível o __________ organizado, uma vez que uma quantidade de informação desorganizada inundaria o campo do pensamento, impedindo qualquer atividade humana consciente. Diante do exposto, na sequência assinale a alternativa que preencha corretamente as lacunas.

RESPOSTA
Seletivo/ pensamento.


QUESTÃO 16
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Nosso cérebro é um aparelho biológico de capacidades impressionantes. Enquanto você está lendo isso, seu cérebro é responsável por organizar suas impressões perceptuais, decodificar os códigos gramaticais e formar um discurso coerente dentro da sua mente. Você está respirando, seu coração está batendo e tudo isso acontece ao mesmo tempo. O cérebro é dividido em quatro lobos distintos, sendo que cada um deles possui atribuições específicas. O __________ é encarregado da noção espacial, bem como forma e constância. O ____________ é responsável pela decodificação dos estímulos advindos do tato. Os estímulos auditivos, são decodificados pelo ____________, e no ______________, ocorre a planificação das ações e linguagem, bem como a capacidade de julgar moralmente os eventos.

Com relação às funções específicas de cada região do cérebro, assinale a alternativa que preencha as lacunas corretamente e na sequência.

RESPOSTA
Lobo occipital; Lobo parietal; Lobo temporal; Lobo frontal.


QUESTÃO 17
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Na atualidade o diagnóstico de Transtorno Desafiante de Oposição tem apresentado um aumento significativo. Os sintomas desse transtorno são humor raivoso/irritável, comportamento questionador/desafiante e, em alguns casos, índole vingativa. Com exceção do comportamento malvado e vingativo, tem que ter muito cuidado em avaliar o que se entende dos outros sintomas.

Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Diagnosticar crianças com Transtorno Desafiante de Oposição requer conhecimento adequado do desenvolvimento normal da criança para se ter parâmetros de análise.

Porque
 
II. Os sintomas indicados como patológicos, quando expressos de forma isolada e esporádica são compatíveis com condutas da idade, gênero e cultura da criança.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

RESPOSTA
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.


QUESTÃO 18
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O cérebro humano é a estrutura biológica mais complexa que conhecemos. Ele é responsável pelo controle do nosso organismo, tanto automático quanto voluntário, ele também propicia nossa percepção, consciência, memória, linguagem e inteligência. Portanto, conhecer este órgão e suas funções é de suma importância para que possamos analisar os possíveis impactos no processo de aprendizagem. 
 
​TADEI, G. B.; ALENCAR, J. S. Problemas e dificuldades de aprendizagem na infância. Maringá: Unicesumar, 2018.
 

De acordo com o exposto acima, analise as afirmativas a seguir com (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

(  ) Dendritos, corpo celular e axônio são estruturas que formam os neurônios.
(  ) Os neurotransmissores são responsáveis pelo firmamento da arquitetura neuronal e proteção.
(  ) A velocidade da troca de informações entre os neurônios está diretamente relacionada com o processo de mielinização.
(  ) Os dendritos são responsáveis por decidir acerca da transmissão de informações em nosso cérebro, atuando como emissários.

As afirmativas são respectivamente:

RESPOSTA
V; F; V; F.


QUESTÃO 19
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O cérebro é a estrutura responsável por comandar nosso organismo, sendo composto de: neurônios e células da glia (ou neuróglios). Apesar do cérebro humano funcionar como uma grande orquestra, mantendo as fibras nervosas em constante associação no decorrer de suas atividades, ele está dividido em áreas mais ou menos responsáveis por funções específicas.


Com isso, analise a figura a seguir e assinale a alternativa que nomeia corretamente as regiões numeradas. 

Figura 1- Cérebro



 
RESPOSTA
1- Lobo frontal; 2- Lobo parietal; 3- Lobo occipital; 4- Lobo Temporal.












QUESTÃO 20
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O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade caracteriza-se como um transtorno do neurodesenvolvimento infantil com sintomas voltados para a qualidade da atenção e/ou controle voluntário do comportamento. Sendo assim, o comprometimento na aprendizagem ocasionado por esse transtorno é entendido como uma dificuldade secundária. Sobre o diagnóstico e o tratamento, podemos afirmar que:

​I. Crianças ou adultos podem apresentar tanto sintomas de déficit de atenção e/ou hiperatividade.
II. O recurso medicamentoso deve ser adotado como primeiro método de tratamento para os pacientes com TDAH.
III. Os sintomas do TDAH devem estar presentes em dois ou mais ambientes que a criança convive e acarretar prejuízo social ou acadêmico.
​IV. A criança precisa apresentar ao menos 6 sintomas de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade antes dos 12 anos por mais de 6 meses.
 
É correto apenas o que se afirma em:

RESPOSTA
I, III e IV.

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