quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA


 METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA

QUESTÃO 1
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No que tange a formação do professor e sua prática no cotidiano escolar, é importante que se considere, além das metodologias utilizadas pelo professor, os recursos que ele fará uso para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Sobre o cotidiano da sala de aula, é correto considerar:
RESPOSTA
O professor precisa fazer uso dos diversos recursos que possuir, assim como considerar os saberes prévios dos alunos.


QUESTÃO 2
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Leia atentamente o significado de História:
 
História é uma palavra de origem _________ e significa "histor", que significa aquele que aprende pelo olhar. A História é uma ciência que investiga o _______________________ e o seu processo de evolução, tendo como referência um lugar, uma época, um povo ou um indivíduo específico. Através do estudo histórico, obtém-se um conjunto de informações sobre ___________________ ocorridos no passado que contribuem para a compreensão do presente. 
 
 
As palavras que completam as lacunas, respectivamente são:
 
RESPOSTA
grega; passado da humanidade; processos e fatos.


QUESTÃO 3
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Sobre a utilização do cotidiano dos alunos nas aulas de história, considere as asserções que seguem:

I. É imprescindível a utilização do cotidiano dos alunos durante as aulas de história, pois dessa maneira, ele conseguirá estabelecer relação entre o que vive e o que estuda, identificando-se enquanto sujeito da História.

PORQUE

II. O cotidiano do aluno deve ser o ponto de partida do trabalho pedagógico e, gradativamente, ir conduzindo o aluno a extrapolações que o permitam à compreensão de outras realidades em tempos e espaços distintos, assim o mesmo terá a possibilidade de reconhecer-se como sujeito histórico.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

RESPOSTA
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.


QUESTÃO 4
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Com relação a concepção que possuímos a respeito do processo de ensino e aprendizagem voltados a História, considere as asserções a seguir:
 
As estratégias didáticas escolhidas para trabalhar determinados conteúdos em aula de História não são aleatórias, adquirem sentido quando orientadas a certos fins.

PORQUE

Os fins são relacionados à concepção que temos de História, às razões de ensinar-se História na escola, e também da nossa concepção de conhecimento.
 
 
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:

RESPOSTA
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


QUESTÃO 5
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Muitos conceitos trabalhados no ensino de História exigem a compreensão de outros conceitos e muita abstração por parte do aluno para serem apreendidos. Acerca do uso de conceitos nas aulas de história, analise as asserções abaixo e assinale a alternativa correta.
 
I. O professor deve proporcionar diversas formas de interação verbal, conversando com os alunos para explicar o conteúdo, inclusive utilizando perguntas abertas.

Porque

II. O professor não pode ser apenas uma fonte de respostas corretas; é necessário que ele auxilie o aluno a buscar as respostas.
 
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

RESPOSTA
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.


QUESTÃO 6
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Considere o excerto a seguir:
 
De acordo com Schmidt (2002), o professor de História pode ensinar o aluno a adquirir as ferramentas de trabalho necessárias; o saber-fazer bem, lançar os germes do histórico. Ele é responsável por ensinar o aluno a captar e a valorizar a diversidade dos pontos de vista. Ao professor cabe ensinar o aluno a levantar problemas e reintegrá-los num conjunto mais vasto de outros problemas, procurando transformar, em cada aula de história temas em problemática.
​                             SCHMIDT, Maria Auxiliadora. A formação do professor de história e o cotidiano da sala de aula. In: BITTENCOURT, Circe (org.). O saber histórico na sala de aula. 7ª ed. São Paulo: Contexto, 2002.
A partir de sua análise podemos afirmar que:
 
I. O professor desprende-se do seu eu, legando ao aluno o lugar de fala, respeitando-o enquanto sujeito histórico e promovendo a interação no processo de ensino.

II. O conhecimento é poder e os discursos históricos são dotados de intencionalidade, logo devemos levar essa noção crítica também aos alunos, dando-lhes a capacidade de opinar.

III. O professor historiador deve analisar e usar teorias como ferramentas, avaliá-las com a mesma precisão que o historiador busca em suas fontes, utilizar de múltiplos dispositivos para tornar a história atrativa e não distante do cotidiano do aluno.
 
É correto o que se lê em:
RESPOSTA
I, II e III.


QUESTÃO 7
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É comum escutarmos que a "História não serve para nada", que é fácil, “basta memorizarmos as datas e fatos”. Contudo, se faz importante que tenhamos claro os objetivos e limites da História enquanto Ciência e disciplina. Diante dos estudos realizados sobre a História analise as afirmações a seguir:
 
I. A rapidez com que as informações têm sido difundidas na atualidade contribui para a valorização da História. Assim, é fundamental que o professor demonstre desde cedo que informação do senso comum é igual Conhecimento Histórico, pois este se conserva por anos.
​ 
II. Assim como as ações da humanidade, a história não é pragmática, ou seja, ela não apresenta resultados exatos, motivo pelo qual não é possível desenvolver fórmulas mágicas que resolvam situações sociais. 

III. Não se pode aplicar na atualidade, ideias e ações tal e qual foram desenvolvidas no passado, pois ideias e atitudes são determinadas pelo contexto histórico de uma sociedade.

IV. Sem História, perderíamos nossa identidade social, pois não seria possível conservar o conhecimento acerca das ações de uma sociedade.
 
É correto o que se afirma em:

RESPOSTA
II, III e IV, apenas.


QUESTÃO 8
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Segundo Tardiff (2002), “Dar aula é uma ação complexa que demanda do professor o domínio de saberes características e heterogêneos”.
 
TARDIFF, Maurice. Sobre docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

Quanto a uma aula de História, é preciso considerar que:

​I. Pode-se “dar uma aula” de História em quaisquer lugares e espaços.
​II. A aula parte do conhecimento prévio dos alunos, mas não pode ficar restrita a ele.
III. O professor não é mais o detentor do conhecimento, ao contrário, precisa ser o mediador do conhecimento.
IV. O aluno é sujeito do seu processo de conhecimento, ou seja, constrói o conhecimento histórico com bases nas relações estabelecidas.
 
É correto o que se afirma em:
RESPOSTA
I, II, III e IV.


QUESTÃO 9
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Considere a situação hipotética a seguir:
 
A professora Patrícia iniciou sua aula de história no 3º ano do Ensino Fundamental interrogando os alunos a respeito dos patrimônios históricos quando Paulinho, sempre questionador, interrompe a aula perguntando em bom tom:
- Professora o que é Direitos Humanos e essa tal de ONU?
A professora para não perder o foco de sua aula reprime a pergunta de Paulinho e continua sua aula.
 
 
A respeito da postura da professora Patrícia, podemos afirmar que:
 
RESPOSTA
Sua postura é contrária ao que se espera de um professor na atualidade, porque no ensino de História devem estar alojados não apenas os conteúdos previstos no planejamento, mas haver espaço também para a participação dos alunos, ainda que fugindo do tema.


QUESTÃO 10
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A postura que adotamos com respeito ao passado, quais as relações entre passado, presente e futuro não são apenas questões de interesse vital para nós: são indispensáveis. É inevitável que nos situemos no continuum de nossa existência, da família e do grupo a que pertencemos. É inevitável fazer comparações entre o passado e o presente [...]. Não podemos deixar de aprender com isso.
Fonte: BLOCH, MARC, in: CARDOSO, Ciro (Org.). Perspectivas de la historiografia contemporânea. México, Sep Setentas, 1976. 
 
A respeito da análise do excerto, avalie as afirmações a seguir:
 
I. No ensino de história deve-se privilegiar uma história comparativa, estabelecendo-se diferenças e semelhanças.

II. Comparar o presente e o passado permite uma melhor compreensão por parte do aluno com relação ao que se estuda em história.

III. Trabalhar com o sentimento de pertencimento, de identidade é fundamental no ensino de história.

IV. Prever o futuro faz parte do papel do professor que ensina história.
 
É correto o que se afirma em:
 
RESPOSTA
I, II e III, apenas.


QUESTÃO 11
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O uso dos documentos históricos em sala de aula se tornou uma premissa da atualidade para o ensino de história mesmo para aqueles professores que atuam com crianças pequenas. A respeito do assunto, considere as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
Distinguir contextos e localizar informações através do uso de documentos históricos em sala de aula, sem deixar de lado o que é particular em uma dada circunstância, é uma habilidade necessária e enriquecedora aos alunos do Ensino Fundamental I.

Porque

Ela estimula a percepção de que os grupos sociais em tempos e espaços diferentes não são tributários dos mesmos valores e princípios da atualidade.
 
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

RESPOSTA
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira


QUESTÃO 12
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O planejamento pode ser considerado como uma tarefa que prevê tanto ações didáticas quanto a adequação dos conteúdos propostos pelo plano anual. Neste sentido, é preciso compreendê-lo em seu caráter flexível. De acordo com nossas reflexões, podemos assegurar que as funções do planejamento são:

​I. Atualizar os conteúdos do planejamento, de forma que atenda aos anseios dos alunos. 
​II. Demonstrar princípios, diretrizes e procedimentos que assegurem a articulação entre as tarefas da escola e as exigências do cotidiano do aluno.
III. Assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente, de modo que estas previsões auxiliem o professor na implementação de um ensino de qualidade.
IV. Empregar as formas de organização do ensino, por meio dos objetivos, justificativas e métodos, tendo como base um posicionamento filosófico e político-pedagógico adotados pela escola.

 É correto o que se afirma em:

RESPOSTA
I, II, III e IV.


QUESTÃO 13
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O professor Jorge sabe da importância do uso dos documentos históricos em sala de aula, por isso, listou a seguir alguns argumentos para tal utilização. Analise-os, considerando (V) para o que for verdadeiro e (F) para falso.
 
I. O exercício da interpretação de um documento em sala de aula – de um texto, de um objeto, de uma obra literária, artística ou de um mito – é fundamental na formação do pensamento crítico dos alunos.

II. Através da análise comparativa dos documentos históricos em sala de aula, é possível estabelecer diferenças e semelhanças.

III. Interpretações variadas sobre um mesmo objeto tornam mais clara, explícita a relação sujeito/objeto e, ao mesmo tempo, estimulam a identificação das hipóteses levantadas e dos argumentos selecionados para a comprovação das diferentes proposições.

IV. Expor a própria interpretação dos documentos históricos aos alunos é uma boa proposição, já que os pequenos não possuem maturidade suficiente para analisarem sozinhos uma fonte documental.
 
A sequência correta é:

RESPOSTA
V, V, V, F.


QUESTÃO 14
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Documentos históricos são obras que registram algo importante sobre o passado, permitindo que o conheçamos. Os escritos são aqueles registrados por meio da palavra – ou seja, a compreensão mais comum, usual de documento. A respeito desses documentos, considere as afirmações seguintes.
 
I. Os documentos escritos trazem informações escritas em certidões, cartas, testamentos, jornais, diários, livros, receituários, entre outros.

II. Esses documentos escritos podem ser divididos em dois subgrupos: os oficiais e os não-oficiais.

III. Os documentos escritos se encontram guardados em arquivos universitários e governamentais, igrejas, centros de documentos de empresas ou em coleções particulares.

IV. Os historiadores da "nova história", como ficaram conhecidos, não restringiram a noção de documento especificamente ao registro escrito, eles alargaram essa compreensão para os documentos não-escritos.
 
É correto o que se afirma em:

RESPOSTA
I, II, III e IV.


QUESTÃO 15
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A concepção de documentos abarca uma variedade de registros produzidos pelas diversas sociedades ao longo dos tempos. A respeito dos documentos não-escritos, considere as asserções e a relação proposta entre elas.
 
Objetos de museus que compõem a cultura material são portadores de informações sobre costumes, técnicas, condições econômicas, ritos e crenças de nossos antepassados.

Porque

Imagens produzidas pela capacidade artística humana também nos informam sobre o passado das sociedades, sobre suas sensações, seu trabalho, suas paisagens, caminhos, cidades e guerras.
 
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

RESPOSTA
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


QUESTÃO 16
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O cotidiano da sala de aula é, ao mesmo tempo, laboratório e palco da capacidade de levar aos alunos a historicidade, em conceito e fatos, a permitir-lhes a apropriação pessoal de um verdadeiro conhecimento histórico, em seu sentido e propriedades. Com relação à formação do professor de História e o cotidiano de sala de aula, é correto afirmar que:

RESPOSTA
Do passado devem ser destacados fatos que permitam a conexão com o presente e nenhum aspecto ou esfera deve ser desprezada, da política ao econômico, do social ao ideológico.


QUESTÃO 17
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No que se refere aos documentos, o professor pode valer-se de documentos escritos e não escritos no trabalho de determinados conteúdos em sala de aula. Sobre os documentos escritos, é correto afirmar que:

RESPOSTA
O jornal é um documento escrito de grande valia para as aulas de história, pois, quando bem utilizado, irá enriquecer o ensino e aprendizagem além de desenvolver a crítica dos alunos.


QUESTÃO 18
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Para Napolitano (2004, p.149), “nos últimos anos tem sido cada vez mais frequente o uso de ‘novas linguagens’ não só para motivar os alunos, mas para tentar ‘atualizar’ a concepção de documento histórico”, excluindo a ideia de que esses documentos históricos devam ser utilizados apenas por historiadores.
 
NAPOLITANO, Marcos. “A televisão como documento”. In: BITTENCOURT, Circe (org). O saber histórico na sala de aula. 9 ed. – São Paulo: Contexto, 2004.

Sobre o assunto, leia as afirmações a seguir:

I. O documento pode ser explorado pelo professor como um material didático diferente do livro didático.
​II.  Ao utilizar os documentos em sala de aula, os professores realizam o mesmo trabalho dos historiadores com todo seu rigor técnico.
III. O grande objetivo, ao usar os documentos em sala de aula, é banir a concepção de que a História não exige raciocínio e que o ‘conhecimento’ está todo nos livros didáticos que nunca mudam.
IV. É preciso cautela na escolha dos documentos mais apropriados, preferivelmente os que despertem interesse e que estejam de acordo com os diferentes níveis de escolarização, considerando a faixa etária do alunado.

É correto o que se afirma em:

RESPOSTA
I, III e IV, apenas.


QUESTÃO 19
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A necessidade de aprofundar o estudo da questão étnica no Brasil ficou subsidiada com a promulgação das Leis nº 10.639/03 e 11.645/08, que torna obrigatória a inclusão da temática “História e Cultura Afro-brasileira e Indígena” em nossas escolas brasileiras. Para se estudar esta temática, é preciso:
 
I. Unir diversas áreas de conhecimento e usar de estratégias metodológicas que versam sobre os assuntos pertinentes, partindo do ponto de vista africano e indígena e não eurocêntrico.

PORQUE

II. Servem para demonstrar a importância dos elementos afro como integrantes da nossa própria cultura e para exterminar as possíveis atitudes preconceituosas que se manifestam no espaço escolar, deixando claro aos alunos que todos os cidadãos são iguais, independente da cor da pele.
 
Acerca destas asserções, assinale a alternativa correta.

RESPOSTA
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.


QUESTÃO 20
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A Base Nacional Comum Curricular traz em seu bojo o desenvolvimento de habilidades e competências próprias de cada área do conhecimento. Assim, para atender à habilidade de História proposta para o 2º ano do Ensino Fundamental, “Selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário”, a professora Rachel pode:

RESPOSTA
pedir às crianças para que recolham junto aos seus familiares fotografias e brinquedos que resgatam a memória da infância dos pais para compartilhar com os colegas de sala de aula.



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