quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

LIBRAS


LIBRAS
QUESTÃO 1

Com a Libras sendo oficializada como Língua Brasileira de Sinais, os surdos adquiriram o direito de serem educados nessa língua, fato que promoveu uma reviravolta no paradigma educacional vigente, acarretando consequências educacionais, sociais e antropológicas. Avalie as seguintes afirmações e a relação proposta entre elas.

 I - A presença do intérprete em sala de aula e a criação dos cursos de Licenciatura em Letras/Libras é uma das principais consequências educacionais.
PORQUE
II- O direito ao intérprete em todas as situações de serviços públicos favorece o estabelecimento da cultura surda, garantindo a aprendizagem dos surdos.

 A respeito das afirmações, assinale a alternativa correta:
 
RESPOSTA
A afirmação I é verdadeira, mas a II é falsa.


QUESTÃO 2
·          
De maneira bastante ampla, podemos dizer que, quando se trata de Inclusão, o que se preconiza é que a sociedade, de maneira geral, e a escola, de maneira particular, necessitam se adaptar para receber a criança especial em seu meio.

Neste sentido, analise as afirmações a seguir:

I. No que se refere à surdez, a adaptação escolar significa, dentre outros aspectos, a oferta de currículo adaptado.
II. O currículo adaptado no caso de alunos com surdez se refere à oferta de ensino da Libras e da Língua Portuguesa na modalidade escrita.
III. Os alunos surdos são os que possuem menos dificuldades no processo de inclusão, pois contam com intérpretes.
IV. Não há necessidade de critérios diferenciados para a correção de provas discursivas e de Língua Portuguesa para os surdos.

É correto o que se afirma em:

RESPOSTA
I e II, apenas.


QUESTÃO 3
·          
As tecnologias atuais melhoraram em muito a qualidade de comunicação entre surdos e entre surdos e ouvintes.
Em relação aos recursos tecnológicos que favorecem essa comunicação, avalie as afirmações a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Dentre as tecnologias atuais de comunicação, a que mais facilita a comunicação entre surdos e ouvintes letrados e entre surdos letrados ou não é o celular.

PORQUE

II. No celular é possível o envio de mensagens escritas, o que possibilita a comunicação entre surdos e ouvintes letrados e também é possível o envio de mensagens em vídeo, o que possibilita a comunicação em língua de sinais, proporcionando a comunicação de surdos não letrados.

​A respeito das afirmações, assinale a alternativa correta:

RESPOSTA
As afirmações I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa correta para a I.


QUESTÃO 4
·          
Os surdos educados no oralismo não se reconheciam como surdos, mas sim, como não ouvintes não normais. Eles eram vistos e obrigados a se verem a partir da perspectiva do que eles não podiam fazer, e toda tentativa de formação de identidade cultural era considerada como uma tentativa de formação de guetos e segregação.
Para o ouvinte, a surdez significa a perda de comunicação e, assim, o surdo seria alguém que não pode fazer parte do mundo ouvinte. As escolas e entidades de ouvintes para os surdos sempre basearam suas ações na filantropia e no assistencialismo.

Sobre isso, leia o exposto a seguir:

Quando se fala em identidade e em cultura surda, está se pensando na surdez como uma diferença. Primeiro, é preciso entender que ______________ não é o contrário de ____________________. O contrário de igualdade é desigualdade. A diferença não deve ser entendida como uma coisa que é __________ à __________________.

Assinale a alternativa que apresenta os itens que completam corretamente as lacunas:

RESPOSTA
diferença, igualdade, contrária, normalidade.


QUESTÃO 5
·          
Apesar de nossa disciplina destacar a Libras e se referir ao aprendizado dessa língua, você estudou outros temas relacionados aos surdos e à surdez. Conhecer a História da Educação de Surdos, a cultura e as identidades surdas, a Legislação e as Políticas Públicas brasileiras referentes à educação de surdos é importante ao futuro professor, para que este possa:
 
I - Perceber o aluno surdo como sujeito de sua história.
II - Orientar a família da criança surda sobre seus direitos.
III - Conhecer leis que regulamentam suas condições de trabalho.
IV - Compreender o momento atual da educação de surdos.
 
Julgue as afirmativas e, em seguida, assinale a alternativa correta:

RESPOSTA
Todas as afirmativas estão corretas.


QUESTÃO 6
·          
As décadas de 1760 e 1770 foram muito ________ para e educação de surdos, pela criação, por Braidwood, na ________, por Heinecke, na ________ e por ________ na _______, das primeiras ______________ para surdos. Braidwood adota o _________; Heinecke o _______ e De L’Epée o ________.

Na sequência assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

RESPOSTA
importantes; Inglaterra; Alemanha; De L Epée; França; escolas coletivas; método combinado; oralismo; uso de sinais.


QUESTÃO 7
·          
Os avanços da Educação de surdos no mundo e no Brasil aconteceram particularmente em função da atuação de grandes educadores.

Neste sentido, associe as duas colunas, relacionando o educador com seu principal feito:

Educador
                      Principal feito
1.Juan Pablo Bonet
(  ) Criou o sistema de “sinais metódicos”.
2. Ponce de Léon
(  ) Publicou o primeiro livro do mundo para ensinar língua de sinais a surdos.
3. Charles De L’Epée
(  ) Adotava um método combinado.
4. Thomas Braidwood
(  ) Considerado o primeiro professor de surdos.

​A sequência correta dessa associação é:

RESPOSTA
3,1,4,2


QUESTÃO 8
·          
Estudos atuais sobre a apropriação da Língua Portuguesa na modalidade escrita por estudantes surdos vêm discutindo o papel da Libras para esta apropriação.

Neste sentido, analise as afirmações a seguir:

I. O uso da Libras é de fundamental importância para que as crianças possam ler e interpretar a Língua Portuguesa escrita.
II. O uso da Libras desperta o interesse pela escrita e fundamenta a compreensão de suas características e funções sociais.
III. A utilização da Libras não deve ficar restrita à viabilização de uma atividade de "tradução" do texto escrito para os sinais e vice-versa.
IV. A utilização da Libras dificulta e confunde a aprendizagem a Língua Portuguesa escrita pela criança surda.

É correto o que se afirma em:

RESPOSTA
I, II e III, apenas.


QUESTÃO 9
·          
Suponha que você é professor(a) do segundo ano do Ensino Fundamental e que, em sua turma, existam crianças surdas. Você está iniciando o trabalho com a resolução de problemas de estruturas aditivas.

No que se refere à forma de apresentação dos enunciados, leia e assinale a alternativa correta.

RESPOSTA
Apresentar o enunciado em frases curtas, uma em cada linha, repetindo sempre o nome do sujeito.


QUESTÃO 10
·          
Um dos métodos utilizados na Educação de Surdos, na verdade, é resultado da junção da Língua Oral com a Língua de Sinais, sendo chamado de método da Comunicação Total. Lembrando que a Língua de Sinais tem características gestuais-visuais, diferenciando-se da Língua Oral. A respeito desta metodologia, analise as afirmativas abaixo:
 
I. Os sinais são utilizados como apoio para a aquisição da língua oral e da escrita.
II. Defende a utilização de recursos espaço-visuais como facilitadores da comunicação.
III. ​Todos os esforços são empregados no sentido de uma comunicação mais efetiva entre surdos e ouvintes, utilizando modelos auditivos, manuais e orais.
IV. A surdez é entendida pelos defensores da Comunicação Total não como uma patologia (doença), nem como uma deficiência que precisa ser normalizada, mas sim como uma “marca” com “significações sociais”.

É correto o que se afirma em:

RESPOSTA
I, II, III e IV.


QUESTÃO 11
·          
Considerando as semelhanças e as diferenças entre a Língua Portuguesa e a Libras, estabelecidas pela linguística contrastiva, associe as duas colunas, relacionando as línguas com suas respectivas características:

1. Libras
(  ) Atribui valor gramatical às expressões faciais.
2. Língua Portuguesa
(  ) Possui sintaxe linear.

(  ) Possui marcação de gênero redundante.

(  ) Utiliza referências anafóricas.

​A sequência correta dessa associação é:

RESPOSTA
1; 2; 2; 1.


QUESTÃO 12
·          
Considerando que isoladamente um parâmetro não tem significado e que alterando um único parâmetro produzimos sinais diferentes, identifique, dentre a sequência de sinais a seguir: amar, ouvir, aprender e sábado, qual é o parâmetro diferente e assinale a alternativa correta.

RESPOSTA
Ponto de articulação.


QUESTÃO 13
·          
A Libras é uma língua com condições de proporcionar não apenas a comunicação entre os surdos, como também a expressão de sentimentos, a composição de poesias, a dimensão filosófica, enfim, um idioma completo.
 
Elaborado pelo professor, 2018.

Com relação ao exposto acima, analise as afirmativas a seguir sobre a Língua Brasileira de Sinais:

I.   É tão natural e complexa quanto as línguas orais.
II.  Atribui um valor gramatical às expressões faciais.
III. É subordinada à Língua Portuguesa.
IV. Reproduz a gramática das línguas orais.

É correto o que se afirma em:

RESPOSTA
I e II, apenas.


QUESTÃO 14
·          
Atualmente, a inclusão é compreendida pelas agências governamentais e pelos especialistas como a principal estratégia educacional para as pessoas com deficiência. A proposta de inclusão que hoje ocupa o centro das discussões da Educação Especial é resultado de longas batalhas das pessoas com deficiência ao longo da história.

NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatius; CARNEIRO, Marília Ignatius Nogueira; SOARES, Beatriz Ignatius Nogueira. Libras. Maringá: UniCesumar, 2018.
 
Considerando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – lei 9394/96, assinale a alternativa correta:

RESPOSTA
A Educação Especial é uma modalidade de educação escolar integrante da educação geral direcionada a indivíduos com necessidades especiais.


QUESTÃO 15
·          
A inclusão do aluno surdo em escolas regulares comuns ainda é bastante controversa, com grupos de surdos e profissionais defendendo tanto a proposta inclusiva, quanto a manutenção das escolas especializadas atualmente transformadas em Escolas Bilíngues Português/ Libras.

​Considerando os princípios da educação especial (Normalização, Integração e Inclusão) que você estudou na Unidade II e as principais abordagens educacionais para surdos (Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo), associe as colunas a seguir:

1. O único meio de comunicação aceito é a língua oral.
(  ) Bilinguismo.
2. Teve origem com uma lei da Dinamarca.
(  ) Comunicação Total.
3. Reconhece que a surdez é uma marca com significações sociais.
(  ) Normalização.
4. É a abordagem educacional das escolas inclusivas para surdos.
(  ) Oralismo.

A sequência correta dessa classificação é:

RESPOSTA
4, 3, 2, 1.


QUESTÃO 16
·          
Atualmente, a educação de pessoas com necessidades especiais no Brasil é orientada pela Política Nacional de Educação Especial na perspectiva inclusiva de 2008, a qual explicitamente aponta para o fim das instituições especializadas.

Considerando o exposto, avalie as afirmações a seguir:
 
I. A educação do surdo pode ser efetivada em instituições especializadas (escolas bilíngues).
II. A educação do surdo pode ser efetivada em salas regulares comuns com a presença de intérpretes.
III. Currículo adaptado, no caso da surdez, significa, além das disciplinas comuns com os ouvintes, o ensino da Libras e da Língua Portuguesa escrita como segunda língua.
IV. Com a promulgação do Decreto 7611 de 2011, as escolas especializadas para surdos passam a ser consideradas escolas bilíngues.

É correto o que se afirma em:

RESPOSTA
I, II, III e IV.


QUESTÃO 17
·          
Na Libras, os classificadores acompanham verbos de movimento e localização com o objetivo de classificar o sujeito ou o objeto referente à ação do verbo. Considerando a importância dos classificadores para a Libras, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

Os classificadores são icônicos em seu significado pela semelhança com a forma ou o tamanho do objeto a ser referido, entretanto, não pode ser considerado mímica.
PORQUE
Os classificadores obedecem a regras de construção e são representados por configurações de mão associadas a expressões faciais, movimento e ponto de articulação.

Assinale a alternativa correta:
RESPOSTA
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


QUESTÃO 18
·          
A Libras, assim como outras línguas de sinais modula o movimento dos sinais para distinguir entre os aspectos pontual, continuativo ou durativo e iterativo. Nesse contexto, analise as afirmações a seguir para então assinalar a alternativa correta:

I – O aspecto pontual se caracteriza por se referir a uma ação ou evento que aconteceu e terminou em algum momento bem definido do passado.
II – O aspecto durativo ou continuativo se refere a uma ação que continua, que não para no tempo.
III – O aspecto iterativo é quando a ação ou o evento acontece muitas vezes.
IV – Modulações do olhar e expressões faciais e corporais também são utilizadas para transmitir a intensidade do verbo.

RESPOSTA
Todas as afirmativas estão corretas.


QUESTÃO 19
·          
Determinados comportamentos da comunidade surda que podem ser encarados como falta de educação entre ouvintes são decorrentes, ou da cultura surda, ou mesmo da própria configuração linguística da Libras. Neste sentido, avalie as afirmações a seguir:

I - A apontação não é considerada falta de educação entre surdos.
II - Apontar é algo muito comum em Libras.
III - A apontação em Libras tem valor gramatical.
IV - A apontação nunca substitui os pronomes.

Está correto o que se afirma em:

RESPOSTA
 I, II e III, apenas.


QUESTÃO 20
·          
Constantemente recursos tecnológicos que favorecem a comunicação entre pessoas ouvintes são aproveitados pelas pessoas surdas para a interação com seus pares e com os ouvintes.

Neste contexto, avalie as afirmação abaixo.

I. O primeiro recurso tecnológico destinado exclusivamente à comunicação entre surdos e entre surdos e ouvintes foi o TDD (Telecomunications Devices for the Deaf).
II. Muitos recursos sustentados no Português escrito como o Facebook, o ICQ, o WhatsApp, o Instangram e o Telegram são utilizados indistintamente por surdos e ouvintes.
III. O Viável Brasil pode ser considerado uma versão atualizada e aprimorada do TDD, pois além de possuir recursos de vídeo para a utilização da Libras, é acessível e permite comunicação instantânea.
IV. Os recursos tecnológicos sustentados na Língua Portuguesa escrita, por não necessitarem de adaptação, são os mais utilizados pelos surdos, pois eles preferem se comunicar escrevendo.

É correto o que se afirma em:

RESPOSTA
I, II e III, apenas.


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