QUESTIONÁRIO I HISTORIA INTERDISCIPLINAR
Pergunta 1
1.
A cultura ganhou grande destaque com a globalização, havendo uma
efervescência dos debates sobre multiculturalismo. Assinale a alternativa incorreta sobre o assunto:
|
a.
|
A cultura tem uma dimensão social e está ligada
aos modos de produção social.
|
|
b.
|
A globalização nos permite escolher plenamente nossas referências
culturais.
|
|
c.
|
A cultura é, ao mesmo tempo,
voluntária e involuntária.
|
|
d.
|
A cultura está relacionada com as
experiências possíveis num dado contexto social.
|
|
e.
|
A globalização impacta a cultura por
alterar as experiências sociais possíveis.
|
Pergunta 2
1.
A era da informação não veio acompanhada de um maior interesse dos
alunos pelos conteúdos escolares, o que pode ser, ao menos em parte, explicado
pela complexidade da questão do conhecimento no período atual. Sobre esse
assunto, analise as frases a seguir e assinale a alternativa adequada.
I.
As informações são mais facilmente obtidas, tornando-se até mesmo
banais.
II.
Tais informações mudam rapidamente, sendo difícil acompanhá-las.
|
a.
|
Apenas a frase I está correta, pois a difusão
técnica permitiu que as informações fossem mais facilmente acompanhadas.
|
|
b.
|
Apenas a frase I está correta, pois
as transformações são mais restritas ao campo da cultura, não das
informações.
|
|
c.
|
Apenas a frase II está correta, pois,
no atual período, as informações são cada vez mais importantes, não sendo
banais.
|
|
d.
|
Apenas a frase II está correta, pois
a circulação das informações é restrita aos meios técnicos de alta
tecnologia.
|
|
e.
|
Ambas as frases estão corretas e apontam para uma das dificuldades
enfrentadas pela escola no período atual.
|
Pergunta 3
1.
A escola enfrenta grandes desafios no período atual. Assinale a
alternativa que aponta corretamente uma das questões enfrentadas:
|
a.
|
A indisciplina dos alunos é uma consequência da
difusão técnica e um dos grandes desafios atuais.
|
|
b.
|
A sociedade passou por diversas transformações, mas a escola enfrenta
dificuldades em se transformar.
|
|
c.
|
A introdução de objetos tecnológicos
em sala de aula é incompatível com o desenvolvimento do aprendizado.
|
|
d.
|
Não é mais possível o processo de
ensino-aprendizagem sem o uso de tecnologias de informação.
|
|
e.
|
Há um descompasso entre o estoque
simbólico dos alunos e o grande avanço técnico verificado atualmente.
|
Pergunta 4
1.
A globalização impacta as referências sociais e simbólicas, afetando
também a subjetividade das pessoas. Sobre tal assunto, assinale a correta:
|
a.
|
A globalização aumenta a interdependência social,
fortalecendo laços de solidariedade entre os lugares.
|
|
b.
|
Verificamos um aumento no fluxo migratório, que
deixa de ser controlado com a criação de blocos regionais.
|
|
c.
|
A difusão das técnicas faz com que as
desigualdades sociais tendam a diminuir.
|
|
d.
|
Apesar
das grandes diferenças entre os lugares, a globalização aponta para
referências simbólicas semelhantes em várias partes do globo.
|
|
e.
|
A globalização exacerba as diferenças, reforçando
a desigualdade econômica e cultural entre os diferentes países do globo.
|
Pergunta 5
1.
A globalização não é um processo linear, sendo marcada por contradições
profundas. Assim, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma
contradição do período mencionado:
|
a.
|
O avanço da urbanização é acompanhado de um
aumento nas práticas próprias do mundo rural, como a produção do próprio
alimento.
|
|
b.
|
A produção de mercadorias se torna
cada vez mais globalizada, ao passo que as políticas econômicas de cada país
são definidas cada vez mais por interesses nacionais.
|
|
c.
|
Ao mesmo tempo que as referências culturais ficam cada vez mais
semelhantes, vemos o surgimento de grupos extremistas, como xenófobos,
nacionalistas e fundamentalistas.
|
|
d.
|
O aumento de mercadorias em
circulação global é acompanhado da diminuição dos fluxos de capitais, cada
vez mais restritos ao espaço regional.
|
|
e.
|
A homogeneização cultural dissolve os
conflitos geracionais, facilitando a convivência entre diferentes faixas
etárias.
|
Pergunta 6
1.
A reflexão sobre a realidade exige cada vez mais uma formação
interdisciplinar, o que contrasta com a organização dos currículos escolares.
Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta:
|
a.
|
A interdisciplinaridade é uma necessidade que
contradiz a globalização.
|
|
b.
|
Os conhecimentos escolares são
diretamente usados na compreensão da realidade.
|
|
c.
|
A realidade é a soma dos seus
diferentes aspectos, representados pelas disciplinas.
|
|
d.
|
A construção de um currículo
interdisciplinar depende de maiores avanços técnicos.
|
|
e.
|
A realidade ultrapassa as disciplinas escolares, sendo esse um dos
desafios atuais.
|
Pergunta 7
1.
Antes da globalização, as referências simbólicas tinham maior
coincidência com o território, havendo de fato uma cultura francesa ou
brasileira. Após a globalização, algumas referências simbólicas são partilhadas
entre várias partes do planeta. Sobre esse assunto, leia as duas frases a
seguir e assinale a alternativa correta.
I.
A cultura nacional foi algo criado de modo espontâneo nos diferentes
países, não havendo intervenção estatal nesse processo.
II.
Há a impressão de que a cultura é algo definido pelas nossas escolhas
pessoais, refletindo nosso modo de compreensão do mundo.
|
a.
|
Ambas as frases estão corretas. A primeira faz
referência à cultura fordista e a segunda, à toyotista.
|
|
b.
|
Ambas as frases estão corretas. A
primeira nos aponta para a segunda metade do século XX e a segunda, para o
início do século XXI.
|
|
c.
|
Apenas a frase I está correta e ela
retrata uma consequência cultural da globalização.
|
|
d.
|
Apenas a frase II está correta.
Contudo, ambas as frases fazem referência à cultura na globalização.
|
|
e.
|
Apenas a frase II está correta. A frase I faz referência à cultura
moderna e a II, à pós-moderna.
|
Pergunta 8
1.
O desinteresse dos alunos sobre os conteúdos e as práticas escolares é
assunto de uma série de pesquisas e reflexões. Sobre esse assunto, assinale a
alternativa incorreta:
|
a.
|
A difusão das informações faz com que a escola
não seja mais o local privilegiado para se obter informações.
|
|
b.
|
Reforça-se o papel tradicional do professor enquanto transmissor de
informações.
|
|
c.
|
É cada vez mais importante
diferenciar informação de conhecimento, o que reforça a importância atual da
escola.
|
|
d.
|
No período atual, a transmissão de
informações perde importância para a reflexão e a organização dessas
informações em conhecimentos.
|
|
e.
|
A interdisciplinaridade é apontada
como uma alternativa para a transformação curricular.
|
Pergunta 9
1. Sobre a
globalização, julgue os itens a seguir.
I.
É uma transformação no modo de produção industrial, que se espalha por
diferentes países e depende cada vez mais da técnica e da ciência.
II.
Teve impactos diretos na produção, mas a vida social foi fracamente
afetada.
III.
Os impactos sociais variam de acordo com o grau de desenvolvimento dos
países, sendo maiores nos países centrais e nulos nos países periféricos.
Estão corretos:
|
a.
|
somente
I.
|
|
b.
|
somente I e II.
|
|
c.
|
somente I e III.
|
|
d.
|
somente II e III.
|
|
e.
|
I, II e III.
|
Pergunta 10
1.
“Ao mesmo tempo em que a escola é fortemente criticada por sua rigidez,
ela é a instituição de onde se espera que comece uma transformação da
sociedade”.
A frase acima
expressa uma das questões colocadas à escola no período contemporâneo. Assinale
a alternativa que faz uma análise adequada sobre a atual situação da escola:
|
a.
|
Trata-se de uma crítica injusta, já que muitas
escolas têm investido na compra
de notebooks e tablets para uso em sala de aula.
|
|
b.
|
A escola está cada vez mais
ultrapassada, pois os alunos não dependem mais das salas de aula para
aprender a usar a tecnologia.
|
|
c.
|
A transformação social é uma função
central da escola, havendo uma convergência entre as práticas escolares e as
expectativas sociais.
|
|
d.
|
A rigidez escolar decorre do
conservadorismo dos pais, que buscam escolas semelhantes àquelas que tiveram enquanto
estudantes.
|
|
e.
|
São muitas as dificuldades para a transformação escolar, como a
diversidade de caminhos a seguir e o receio de experimentalismos
pedagógicos.
|
QUESTIONÁRIO II HISTORIA INTERDISCIPLINAR
Pergunta 1
1.
A
abordagem comportamental é focada:
|
a.
|
no aluno.
|
|
b.
|
no professor.
|
|
c.
|
no método.
|
|
d.
|
na instituição.
|
|
e.
|
na interação aluno-sociedade.
|
Pergunta 2
1.
A
abordagem marxista, base da História Integrada, é considerada:
|
a.
|
positivista.
|
|
b.
|
tradicional.
|
|
c.
|
doutrinária
|
|
d.
|
científica.
|
|
e.
|
acrítica.
|
Pergunta 3
1.
A
escola é um lugar específico de educação, levando em conta que é uma
instituição responsável:
|
a.
|
por transmitir valores pessoais.
|
|
b.
|
por enfocar uma ética religiosa.
|
|
c.
|
por transmitir conhecimentos que
favoreçam o desenvolvimento do aluno em âmbito privado, ensinando regras de
conduta. Dessa forma, o aluno será um cidadão de bem e exercerá corretamente
o papel que lhe cabe na organização familiar.
|
|
d.
|
pela transmissão de conhecimentos do mundo público.
|
|
e.
|
por aliar diversão e educação.
|
Pergunta 4
1.
De
que maneira a educação na globalização precisaria ser reformulada para a
compreensão da diversidade e garantia de valores humanistas, segundo o
pensamento complexo?
|
a.
|
Por meio da necessidade de defender a pureza das
culturas locais de influências exógenas.
|
|
b.
|
Pelo desenvolvimento de uma linguagem capaz de abarcar a complexidade
e a diversidade inerentes à realidade.
|
|
c.
|
O ensino deveria tomar um rumo de
incentivo à competitividade, em virtude do aumento da concorrência com as
migrações.
|
|
d.
|
A educação deveria deixar de ser
prerrogativa das escolas e deveria ser totalmente ministrada em casa.
|
|
e.
|
Pelo desenvolvimento de valores
éticos que aceitem a desigualdade social como natural das sociedades.
|
Pergunta 5
1.
De
que maneira o core curriculum pode despertar o interesse dos
alunos?
|
a.
|
Por ser uma proposta centralizadora, os alunos se
sentem mais seguros diante de um currículo rigidamente estipulado.
|
|
b.
|
O desaparecimento das disciplinas em
nome de uma única matéria complexa definida integralmente (core) estimula o
estudo, já que a carga de trabalho é reduzida.
|
|
c.
|
por ser uma proposta
descentralizadora, os alunos teriam liberdade de escolher totalmente o que
estudar.
|
|
d.
|
Por meio da abolição das tradicionais
relações escolares, os alunos sentir-se-iam motivados, já que poderiam
estudar em casa.
|
|
e.
|
Por ser uma proposta descentralizadora, os currículos poderiam ser
flexibilizados e refletir diretamente a realidade vivida do aluno.
|
Pergunta 6
1.
No
Brasil, o texto oficial que estabelece as diretrizes do ensino chama-se:
|
a.
|
Parâmetros Escolares Oficiais.
|
|
b.
|
Parâmetros Curriculares Nacionais
|
|
c.
|
Parâmetros Escolares Especiais.
|
|
d.
|
Parâmetros Curriculares Especiais.
|
|
e.
|
Parâmetros Curriculares Oficiais.
|
Pergunta 7
1.
O
ensino de História por eixos temáticos é uma proposta adequada aos princípios
da:
|
a.
|
História
Interdisciplinar.
|
|
b.
|
História Integrada.
|
|
c.
|
História Cognitivista.
|
|
d.
|
História Humanista.
|
|
e.
|
História Positivista.
|
Pergunta 8
1. O professor é um
mediador cultural, ou seja, transmite aos seus alunos os conhecimentos
acumulados pela humanidade por milênios. Essa importante função nos remete à
ideia de que:
|
a.
|
a
cultura é cumulativa e dinâmica, sendo distinta do tempo circular da
natureza.
|
|
b.
|
enquanto agente cultural, o professor
deve ensinar aos alunos valores pessoais.
|
|
c.
|
o tempo da natureza é idêntico ao
tempo da cultura, dado o seu caráter cumulativo.
|
|
d.
|
o professor exerce uma atividade
cultural na medida em que proporciona um retorno ao estado de natureza.
|
|
e.
|
o aluno, por ser naturalmente
formado, deve sofrer pouca intervenção dos professores.
|
Pergunta 9
1.
Um
problema de conteúdo vivenciado pelos professores de História do Brasil que
lecionam no Nordeste é o fato de que:
|
a.
|
a história oficial privilegia apenas elementos da
história local, carecendo de uma abordagem mais ampla.
|
|
b.
|
não há o reconhecimento da
importância da região durante a época açucareira, tendo São Paulo mais
destaque durante o período colonial.
|
|
c.
|
a história oficial é, praticamente, a história do Centro-Sul,
principalmente após a Independência.
|
|
d.
|
há uma visão distorcida da história
do Nordeste no conteúdo estipulado pelo MEC, fruto da ingerência política dos
coronéis regionais.
|
|
e.
|
nenhuma das anteriores.
|
Pergunta 10
1.
Uma
visão excessivamente pragmática de educação pode incorrer em:
|
a.
|
uma recusa das ciências da natureza, pelo fato de
serem altamente interpretativas.
|
|
b.
|
uma aceitação das humanidades como
uma área das ciências da natureza, por seu caráter explicativo nomotético.
|
|
c.
|
uma preferência das ciências da
natureza ditas “puras” em detrimento das ciências aplicadas, como a
Engenharia.
|
|
d.
|
uma preferência das exatas em detrimento das humanas.
|
|
e.
|
um abandono total da escola.
|
Muito obrigado!!!
ResponderExcluirAlguém air tem grupo?
ResponderExcluirObrigado pela força
ResponderExcluirExcelente material, Deus te abençoe!!
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