QUESTIONÁRIO I EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Pergunta 1
1. "O século
XVIII estabeleceu um marco na história da humanidade quando teve início o
processo da Revolução Industrial, que alterou as formas de organização social,
a economia e o meio ambiente. Como consequência, a poluição do ar, da água e do
solo se incorporaram ao cotidiano das cidades". Com relação ao período que
se segue após a Revolução Industrial, assinale a alternativa incorreta.
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a.
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Nessa época, a utilização de energia
proveniente do uso intensivo da água, da queima de carvão e, posteriormente,
do petróleo nos processos industriais foi determinante para o comprometimento
dos recursos naturais nas décadas que se seguiram.
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b.
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Os
episódios de inversão térmica que causaram transtornos em diversos países,
como no Vale de Meuse, na Bélgica, em 1930, não tinham relação nenhuma com as
indústrias, pois a inversão térmica é um fenômeno natural que não sofre
influência das emissões de gases industriais.
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c.
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Só em meados do século XX, diante do
intenso aumento da poluição nos ambientes urbanos, estabeleceu-se a
associação entre alterações na saúde das populações, até mesmo a morte, e a
exposição a esses poluentes.
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d.
|
A sociedade industrializada de então desconhecia
a dimensão dos graves problemas que provocaria no meio ambiente em curto e
médio prazo e, consequentemente, seus impactos na saúde humana.
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e.
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A vulnerabilidade ambiental e dos seres
humanos foi definitivamente desnudada quando acidentes ambientais de grande
magnitude começaram a ocorrer.
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Pergunta 2
1. A Agenda 21 abrange
uma quantidade ambiciosa de temas e propõe um plano de ação necessário para que
o desenvolvimento ocorra sempre vinculado a uma preocupação de ordem
mundialmente ambiental. Tal proposta foi apresentada em qual evento?
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a.
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Clube de Roma, na Itália.
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b.
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Primeira Conferência Mundial de Meio Ambiente
Humano, em Estocolmo, na Suécia.
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c.
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Primeiro Congresso Mundial de Educação Ambiental,
que ficou conhecido como Conferência de Tbilisi.
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d.
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Segundo Congresso Internacional de Educação
Ambiental, em Moscou, na ex-União Soviética.
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e.
|
Conferência
das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro,
mais conhecida como Rio 92 ou ECO 92.
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Pergunta 3
1. Com relação à
Conferência de Tbilisi, realizada em 1977, em Tbilisi, na Geórgia (ex-União
Soviética), é incorreto afirmar que:
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a.
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Consta no relatório final da Conferência
Internacional de Tbilisi, que a educação deve promover a compreensão do papel
dos diversos fatores biológicos, físicos e socioeconômicos nas interações
totais que caracterizam o ambiente.
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b.
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Durante a Conferência de Tbilisi foram delineados
os principais eixos norteadores da Educação Ambiental. O próprio conceito de
meio ambiente sofreu reformulações.
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c.
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Foi
durante a Conferência de Tbilisi que o brasileiro Paulo Nogueira Neto
elaborou com outros integrantes da Comissão Mundial Sobre o Meio Ambiente e
Desenvolvimento o documento Nosso Futuro Comum. Esse texto aponta pela
primeira vez a incompatibilidade entre desenvolvimento sustentável e padrões
de produção e consumo, no entanto, sem desconsiderar o crescimento econômico,
desde que este venha conciliado com as questões ambientais.
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|
d.
|
Estabeleceu diversas metas e uma delas
seria estabelecer meios que propiciassem a conscientização a respeito da
íntima relação entre o modo de vida das pessoas e a qualidade
ambiental.
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|
e.
|
Estabeleceu diversas metas e uma delas
seria promover o estabelecimento de uma visão ampla da complexidade das
interações ocorridas entre o meio natural e o meio social humano.
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Pergunta 4
1. Em 1962,
________________ alertou para os efeitos danosos que algumas ações humanas
provocam no ambiente. Por meio da publicação de_________________________
questionou de forma incisiva a confiança cega da humanidade no progresso
tecnológico. Essa obra abriu espaço para o movimento ambientalista que se
seguiu. Sua maior contribuição foi a conscientização pública de que a natureza
é frágil diante da intervenção humana, fomentando uma inquietação internacional
sobre a perda da qualidade de vida.
Assinale a alternativa que preenche
corretamente as lacunas do texto.
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a.
|
Darcy Vargas, Primavera Silenciosa.
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b.
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Paulo Nogueira Neto, Nosso Futuro
Comum.
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c.
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Rachel
Carson, Primavera Silenciosa.
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d.
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Aziz Nacib Ab’Sáber, Nosso Futuro Comum.
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e.
|
José Lutzenberger, O Manifesto Ecológico
Brasileiro.
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Pergunta 5
1. Em 1968 foi criado
o Clube de Roma, na Itália, em que tomavam parte cientistas, políticos e
industriais. Assinale a alternativa que apresenta os principais problemas
detectados por eles e publicados no relatório que chamaram de Limites do
Crescimento.
|
a.
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Utilização do carvão e do petróleo na indústria;
aquecimento global.
|
|
b.
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Elevação da temperatura da Terra; problemas
relacionados à utilização dos agrotóxicos; contaminação do mar por mercúrio.
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c.
|
Industrialização
acelerada; rápido crescimento demográfico; esgotamento de recursos não
renováveis.
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|
d.
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Aquecimento global; problemas relacionados
com a utilização dos agrotóxicos; rápido crescimento demográfico.
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Pergunta 6
1. Falar em história
da Educação Ambiental é falar de algo diversificado e complexo, pois além de
ela ter sua trajetória considerada oficial – pois envolve conferências e
acordos internacionais, ou seja, eventos que marcaram e tornaram essa história
evidentemente pública e legítima no mundo todo –, também é necessário dizer
que, antes disso, grupos de pessoas já se organizavam, ainda que de modo
discreto, para discutir e até mesmo colocar em prática a temática ambiental por
meio da literatura, de reivindicações políticas e de ações educativas que
somente mais tarde convencionou-se chamar de Educação Ambiental. Nesse
contexto, pessoas como ___________________ e _____________________ foram
precursores com relação às questões ambientais.
Assinale a alternativa que preenche
corretamente as lacunas.
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a.
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Darcy Vargas e a escritora e ativista ambiental
Rachel Carson.
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b.
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Cacique
Seattle e a escritora e ativista ambiental Rachel Carson
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c.
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José Lutzenberger e Franklin Pierce.
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d.
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Cacique Seattle e Darcy Vargas.
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|
e.
|
Paulo Nogueira Neto e Franklin Pierce.
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Pergunta 7
1. Falar em história
da Educação Ambiental é falar de algo diversificado e complexo, pois além de ela
ter sua trajetória considerada oficial – pois envolve conferências e acordos
internacionais –, também é necessário dizer que, antes disso, grupos de pessoas
já se organizavam, ainda que de modo discreto, para discutir e até mesmo
colocar em prática a temática ambiental por meio da literatura, de
reivindicações políticas e de ações educativas que somente mais tarde
convencionou-se chamar de Educação Ambiental.
Assinale a alternativa correta, que
apresenta o evento cujos documentos finais elaborados publicaram as definições,
os objetivos, os princípios e as estratégias para a Educação Ambiental que até
hoje são adotados mundialmente.
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a.
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Clube de Roma, 1968, na Itália.
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b.
|
Seminário Internacional sobre Educação
Ambiental, 1975, em Belgrado, na então Iugoslávia.
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c.
|
Conferência das Nações Unidas para o Meio
Ambiente e Desenvolvimento, 1992, no Rio de Janeiro, Brasil, mais conhecida
como Rio 92 ou ECO 92.
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|
d.
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Primeiro
Congresso Mundial de Educação Ambiental, 1977, em Tbilisi, na Geórgia
(ex-União Soviética), que ficou conhecido como Conferência de Tbilisi.
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|
e.
|
Conferência das Nações Unidas para o
Desenvolvimento Sustentável, 2002, em Joanesburgo, na África do Sul,
conhecida como Rio10.
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Pergunta 8
1. No Brasil, pouco
antes de acontecer a Conferência de Estocolmo, foi criada a Sema, Secretaria
Especial do Meio Ambiente cujo primeiro secretário a assumir o cargo foi:
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a.
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José Lutzenberger.
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b.
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Aziz Nacib Ab’Sáber
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c.
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Cacique Seattle.
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d.
|
Franklin Pierce.
|
|
e.
|
Paulo
Nogueira Neto.
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Pergunta 9
1. Silva (2008),
especialista em meio ambiente, categoriza a Educação Ambiental sob três
aspectos: conservador, pragmático e crítico. Assinale a alternativa que, segundo
a autora, apresenta a definição da Educação Ambiental crítica.
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a.
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Na Educação Ambiental crítica são
apresentados os problemas ambientais mais aparentes, desprezando-se as causas
mais profundas. Ocorre uma relação dicotômica entre o ser humano e o
ambiente, em que o primeiro é apresentado como destruidor. Praticamente não
são abordadas questões sociais e políticas [...].
|
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b.
|
A Educação Ambiental crítica apresenta o
foco na ação, na busca de soluções para os problemas ambientais e na
proposição de normas a serem seguidas. A ênfase é na mudança de comportamento
individual, por meio da quantidade de informações e de normas ditadas por
leis e por projetos governamentais.
|
|
c.
|
A Educação Ambiental crítica adota a
análise e a denúncia das relações de poder dentro dos grupos sociais. A
ênfase está na reconstrução das relações de “gênero”, os projetos ambientais
oferecem contexto para esse fim porque implicam na reconstrução da relação
com o mundo.
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d.
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A Educação Ambiental crítica busca conhecer
e compreender as realidades e as problemáticas ambientais, identificando os
diferentes componentes de um sistema, ressaltando as relações entre os
componentes biofísicos e sociais de uma situação ambiental.
|
|
e.
|
Na
Educação Ambiental crítica, a forma de diálogo apresenta a necessidade de
“fortalecimento da sociedade civil na busca coletiva de transformações
sociais” e sua perspectiva “se apoia na práxis, em que a reflexão subsidia a
ação e esta traz novos elementos para a reflexão”.
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Pergunta 10
1. Tal encontro contou
com a presença de 103 chefes de Estado e 182 nações que tinham como objetivo
introduzir a ideia de desenvolvimento sustentável e buscar mecanismos que
repensassem a lacuna existente entre o Norte e o Sul do planeta no que se
refere ao desenvolvimento. Alguns pesquisadores atribuem à Agenda 21 o
resultado mais significativo do encontro, por abranger uma quantidade ambiciosa
de temas e propor um plano de ação necessário para que o desenvolvimento ocorra
sempre vinculado a uma preocupação de ordem mundialmente ambiental. A agenda
conta com 2.500 recomendações voltadas para a comunidade mundial e sugere o
desenvolvimento de agendas próprias às comunidades locais, de bairros, de
grupos etc. A qual encontro se refere o texto?
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a.
|
Conferência
das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (conhecida como Rio
92 ou ECO 92), realizada no Rio de Janeiro, em 1992. Essa conferência também
ficou conhecida como Cúpula da Terra.
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b.
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Primeiro Congresso Mundial de Educação
Ambiental, conhecido como Conferência de Tbilisi, realizado em Tbilisi, na
Geórgia (ex-União Soviética) em 1977.
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c.
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Segundo Congresso Internacional de Educação
Ambiental, realizado em Moscou, na ex-União Soviética, em 1987.
|
|
d.
|
Primeira Conferência Mundial de Meio
Ambiente Humano, realizado em Estocolmo, na Suécia, em 1972.
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|
e.
|
Conferência das Nações Unidas para o
Desenvolvimento Sustentável, conhecida como Rio+10, realizada em Joanesburgo,
na África do Sul, em 2002.
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QUESTIONÁRIO II EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Pergunta 1
1. A alfabetização
ambiental é um processo contínuo de desenvolvimento de competências,
habilidades, compreensões e ações, não um processo discreto em que se
classificam as pessoas simplesmente como alfabetizadas ou não alfabetizadas.
Nesse processo contínuo, Roth (1992, citado pelo EECO, 2000, p. 15-16) definiu
três pontos, caracterizados por comportamentos observáveis. Cada ponto
representa um aumento do nível de sofisticação no que diz respeito à
aprendizagem de comportamentos ambientais. Esses três níveis de alfabetização
ambiental descritos por Roth podem servir como diretrizes específicas para a
educação não formal planejada para o público em geral. Os três níveis de
alfabetização ambiental e seus comportamentos associados são:
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a.
|
Alfabetização ambiental organizacional,
funcional e operacional.
|
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b.
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Alfabetização ambiental nominal, organizacional
e constitucional.
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|
c.
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Alfabetização ambiental funcional, constitucional
e organizacional.
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|
d.
|
Alfabetização ambiental organizacional,
constitucional e operacional
|
|
e.
|
Alfabetização
ambiental nominal, funcional e operacional.
|
Pergunta 2
1. A
interdisciplinaridade resgata a complexidade inerente à questão ambiental. Ou
seja, quando se faz a distribuição do conhecimento humano em compartimentos
estanques, promove-se um reducionismo indesejável, que deixa de ressaltar
importantes inter-relações características dos fenômenos naturais, dos quais
fazem parte as pessoas. Com relação à interdisciplinaridade é correto afirmar
que ela:
|
a.
|
Não
pretende a unificação dos saberes, mas deseja a abertura de um espaço de
mediação entre conhecimentos e articulação de saberes, no qual as disciplinas
estejam em situação de mútua coordenação e cooperação, construindo um marco
conceitual e metodológico comum para a compreensão de realidades complexas. A
meta, neste caso, não é unificar as disciplinas, mas estabelecer conexões
entre elas para a construção de novos referenciais conceituais e
metodológicos consensuais, promovendo a troca entre os conhecimentos
disciplinares e o diálogo dos saberes especializados com os saberes não
científicos.
|
|
b.
|
Radicaliza a ideia de reacomodação e
unificação dos conhecimentos disciplinares, com relativo desaparecimento de
cada disciplina. Assim, cada campo especializado do saber envolvido no estudo
de certo fenômeno seria fundido em um amplo corpo de conhecimentos universais
e não especializados, que poderiam ser aplicados a quaisquer fenômenos. A
ideia de um saber comum, unitário, que abarque o conhecimento de toda a
realidade é pretensão bastante controversa, pois, de certa forma, repõe a
crença em uma razão unitária e em sua capacidade ilimitada de saber tudo
sobre o real.
|
|
c.
|
Diz respeito à situação em que diversas
disciplinas, com base em seu quadro teórico-metodológico, colaboram com o
estudo ou tratamento de dado fenômeno. Os limites disciplinares são mantidos e
não se supõe, necessariamente, a integração conceitual ou metodológica das
disciplinas no âmbito de um novo campo do conhecimento. Congressos e
simpósios são exemplos de situações em que se lança mão do debate
multidisciplinar.
|
|
d.
|
É uma posição fácil, cômoda e estável, pois exige
maneira de conceber o campo da produção de conhecimento buscada no contexto
de uma mentalidade disciplinar. Trata-se de um combate ao mesmo tempo externo
e interno, no qual a manutenção estável das áreas e das formas de relacionar
os conhecimentos corresponde à estruturação de nossa própria maneira de
conhecer e nos posicionar perante o conhecimento, ressaltando os
condicionamentos históricos que nos constituem.
|
|
e.
|
O conceito de interdisciplinaridade não se aplica
à compreensão das complexidades. Segundo Morin et al. (2003), essas
complexidades são melhor apreendidas quando despedaçadas e seus objetos são
analisados isoladamente, tomando-se o cuidado de articular os saberes
fragmentários, reconhecendo assim as relações todo-parte.
|
Pergunta 3
1. A interpretação
ambiental é uma categoria única de atividades que promovem o aprendizado
ambiental. O termo “interpretação” é usado para descrever atividades de
comunicação planejadas com o intuito de promover melhorias no aprendizado desenvolvido
em parques, zoológicos, museus, aquários e outros locais similares. Com relação
à interpretação ambiental, assinale a alternativa incorreta:
|
a.
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A interpretação deve associar o tema do
programa à personalidade ou experiência dos participantes.
|
|
b.
|
A
interpretação para crianças deve seguir uma abordagem exatamente igual àquela
feita para adultos.
|
|
c.
|
A meta principal da interpretação não é a
instrução, mas a provocação.
|
|
d.
|
Um tema é uma mensagem facilmente
compreensível ou uma ideia geral. Toda apresentação interpretativa deve ser
organizada ao redor de um tema
|
|
e.
|
Informação não é interpretação;
interpretação é a revelação baseada em informações.
|
Pergunta 4
1. A psicologia
ambiental é o ramo da psicologia que vem ganhando muitos adeptos. O alvo dos
estudos e elaborações dos psicólogos ambientais é a interação homem-ambiente em
escala macro e microambiental. Daí existirem linhas de pesquisa no contexto da
psicologia ambiental que visam a incrementar a adoção de comportamentos
pró-ambientais, ou seja, comportamentos que tenham como meta a redução de
impactos ambientais a curto e longo prazo.
A seguir são apresentados alguns
exemplos de comportamentos pró-ambientais, com exceção do apresentado na
alternativa:
|
a.
|
Fechar a torneira ao escovar os dentes para
economizar água.
|
|
b.
|
Economizar energia elétrica, apagando a luz
sempre que possível e aproveitando a luminosidade do sol.
|
|
c.
|
Efetuar a coleta seletiva de lixo.
|
|
d.
|
Utilizar papel reciclado sempre que
possível.
|
|
e.
|
Utilizar
o carro para ir ao trabalho sozinho, pois o automóvel não causa danos ao
ambiente.
|
Pergunta 5
1. Hoje, o discurso
ambiental permeia os diversos setores da sociedade e é, inclusive, uma das
principais causas defendidas por políticos, especialmente em época de eleição.
Esse marketing ambiental intensivo certamente movimenta grandes somas de
dinheiro anualmente. Assinale a alternativa que melhor ilustra o marketing
ambiental.
|
a.
|
|
|
b.
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|
|
c.
|
|
|
d.
|
|
|
e.
|
|
Pergunta 6
1. Na elaboração de
programas e atividades em educação ambiental, quais fatores são considerados
essenciais?
|
a.
|
Relevância do tema que será tratado e classe
social do público-alvo. Não se deve selecionar temas desatualizados.
|
|
b.
|
Relação do tema com a educação ambiental
sistemática e holística.
|
|
c.
|
O
nível de amadurecimento dos participantes e as características do local onde
as atividades serão realizadas.
|
|
d.
|
O local onde as atividades serão realizadas
e a proximidade com a residência dos participantes são os únicos fatores que
interferem no sucesso da alfabetização ambiental.
|
|
e.
|
A interação entre indivíduos de diferentes
idades é essencial para que se obtenha sucesso na alfabetização ambiental,
portanto, o público-alvo nunca deve ser separado por faixa etária. Além
disso, o local onde as atividades serão realizadas deve estar próximo da
escola.
|
Pergunta 7
1. No contexto da
educação ambiental, as propostas pedagógicas devem ser elaboradas visando ao
desenvolvimento de práticas sociais comprometidas com o meio ambiente. Conforme
Jacobi (2004), o dinamismo da transformação socioambiental que o processo
educacional deve acompanhar é favorecido por propostas pedagógicas que procuram
centralizar sua atenção nos seguintes aspectos:
|
a.
|
Conscientização, capacidade de avaliação e
participação efetiva dos educandos.
|
|
b.
|
Desenvolvimento
de competências, conscientização, capacidade de avaliação, mudança de
comportamento e participação efetiva dos educandos.
|
|
c.
|
Desenvolvimento de competências, capacidade
de avaliação, mudança de comportamento, compreensão do conteúdo e
participação efetiva dos educandos.
|
|
d.
|
Capacidade de avaliação, questionamento,
mudança de comportamento e atitude da comunidade.
|
|
e.
|
Desenvolvimento de competências,
conscientização, questionamento, capacidade de avaliação e mudança de
comportamento.
|
Pergunta 8
1. O Brasil
particularmente é marcado por uma grande diversidade cultural, social e
econômica. O reconhecimento da existência desses variados contextos nacionais
e, portanto, da existência de diferentes modos de relacionamento humano-humano
e humano-natureza é um passo fundamental para a implementação de programas de
Educação Ambiental que efetivamente resultem em melhorias na qualidade de vida
da população. Qual das alternativas a seguir explica como o educador ambiental
deve agir com relação a essa diversidade?
|
a.
|
Um mesmo professor que alterne seu turno de
trabalho entre uma escola rural e uma escola situada em um grande centro
urbano deve utilizar sempre a mesma linguagem, gestos e metodologia. A forma
como o docente irá transmitir os conteúdos da aula não deve ser alterada
nunca.
|
|
b.
|
O
trabalho do educador ambiental deve se embasar não só no conhecimento das
várias dimensões que caracterizam os problemas ambientais em si, mas também
na forma com que os atores sociais envolvidos interagem com o ambiente.
|
|
c.
|
Compreender que todos são iguais e a forma
de abordar um assunto deve ser sempre a mesma independentemente das
características socioculturais é um passo fundamental para a implementação de
programas de educação ambiental que efetivamente resultem em melhorias na
qualidade de vida da população.
|
|
d.
|
A existência dessa diversidade de contextos
socioambientais leva a um dos grandes objetivos a ser atingido pela educação
ambiental: o da formação de um método nacional único de ensino inflexível e
imutável.
|
|
e.
|
Os diversos atores sociais (indivíduos,
grupos, segmentos) apresentam características próprias quanto à obtenção e
utilização de recursos ambientais. Nesse contexto, o educador ambiental deve
assumir o papel de transmissor de informações e definir que ator social está
certo e defendê-lo sempre, independentemente dos conflitos de interesses.
|
Pergunta 9
1. O Brasil
particularmente é marcado por uma grande diversidade cultural, social e
econômica. Essa diversidade é denominada:
|
a.
|
Ideologismo.
|
|
b.
|
Multidisciplinaridade
|
|
c.
|
Individualidade
|
|
d.
|
Pluralidade
|
|
e.
|
Interdisciplinaridade.
|
Pergunta 10
1. Os educadores, de
maneira geral, especialmente os educadores ambientais, frequentemente
estabelecem uma diferenciação entre educação formal e não formal. Com relação à
educação formal, assinale a alternativa correta:
|
a.
|
A educação formal seria originada de um
sistema socialmente sancionado, no qual os participantes têm de desenvolver
múltiplas formas de aprendizado e de competências. A motivação intrínseca
inclui desejos ou interesses pessoais do participante. Por exemplo, o
participante pode manifestar interesse em determinado tópico ou atividade, ou
algum desejo de realização pessoal. Essa é a motivação geralmente associada à
educação formal.
|
|
b.
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A educação não formal seria originada de um
sistema socialmente sancionado, no qual os participantes têm de desenvolver
múltiplas formas de aprendizado e de competências.
|
|
c.
|
A
educação não formal é caracterizada pelo aprendizado voluntário, não havendo,
neste caso, a obrigatoriedade típica do ensino formal. Dispensa ambientes
específicos. Pode ter lugar em parques, zoológicos, museus etc., que, sem
dúvida, também podem servir para o desenvolvimento de atividades de educação
formal.
|
|
d.
|
A educação não formal é caracterizada pelo
aprendizado voluntário, não havendo, neste caso, a obrigatoriedade típica do
ensino formal. Transcorre em ambientes educacionais específicos, tais como as
salas de aula de escolas e universidades, embora também possa se dar em uma
viagem de campo ou na sala de reuniões de um hotel.
|
|
e.
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A motivação extrínseca se refere a recompensas
externas ou a incentivos ao aprendizado, tais como provas, certificados,
diplomas, promoções no emprego ou mesmo a aprovação de um grupo. Essa é a
principal motivação incorporada pelos sistemas de educação não formal.
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Muito bom, me ajudeou demais
ResponderExcluirMuito Obrigada, me ajudou muito.
ResponderExcluiragradeço muito
ResponderExcluirAgradeço muito!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirvc tem a prova?
ResponderExcluirposta povras de interpretacao e producao de texto tbm.. obrigada
ResponderExcluirMto obrigada pela força, sua generosidade ajuda mts pessoas, Deus te abençoe !!!
ResponderExcluirMT bom , obrigado
ResponderExcluirmuito obrigada!
ResponderExcluirSENSACIONAL!
ResponderExcluirMuito Obrigada
ResponderExcluirsabe me dizer se essas perguntas caem na prova feita no campus no (laboratório) ?
ResponderExcluirmuito bom, me ajudou muito obg.
ResponderExcluirnossa muito obrigado aos idealizadores deste site, amei e me foi muito util. muito obrigado por tudo
ResponderExcluirVocê tem a prova?
ResponderExcluirMUITO OBRIGADO PELO CONTEÚDO VOCÊS SÃO 10.
ResponderExcluirmuito obrigado
ResponderExcluirOBG ME AJUDOU MUITO
ResponderExcluirMuito obrigada me ajudou bastante.
ResponderExcluirMe ajudou bastante! Muito obrigado... Grato Grato parabéns
ResponderExcluirAmei..quero mais..
ResponderExcluirmuito bom....
ResponderExcluirMe ajudou muito. Meu muito obrigado!
ResponderExcluirMuito obrigado, ajudou-me muito. Parabéns pelo site!
ResponderExcluirMe ajudou muito, quero expressar aqui meus sinceros agradecimentos!
ResponderExcluirMUITO OBRIGADO ....
ResponderExcluir