QUESTIONÁRIO I HISTÓRIA DA AMÉRICA CONTEMPORÂNEA
Pergunta 1
1.
A
Doutrina Monroe, desenvolvida pelos EUA ainda no século XIX, marcou alguns
traços das relações com os países do continente que sobreviveram até, pelo
menos, o início do século XX. A melhor definição dessa doutrina é a expressão
“América para os americanos”. O Brasil, no contexto de reordenação continental
que vai marcar o início do século XX:
|
a.
|
recusou-se
a se aproximar dos EUA para discutir questões econômicas.
|
|
b.
|
aproximou-se
dos países platinos contra os EUA.
|
|
c.
|
fundou
o Mercosul para combater o poder econômico dos EUA.
|
|
d.
|
aproximou-se
politicamente dos EUA, inclusive recebendo e fazendo visitas políticas.
|
|
e.
|
uniu-se
à comunidade do Caribe contra a presença dos EUA em Cuba.
|
Pergunta 2
1.
A
condição de exclusão social e de opressão, nas Américas do final do século XIX
e início do século XX, era bastante significativa e junto a isso diversos
outros fatores contribuíam para impedir a participação das mulheres na
política. Como forma de organizar a luta para modificar esse quadro geral,
surgiu o movimento:
|
a.
|
dos hippies.
|
|
b.
|
da
juventude comunista.
|
|
c.
|
artístico
da Semana de 1922.
|
|
d.
|
abolicionista
|
|
e.
|
das suffragettes.
|
Pergunta 3
1.
A
dinamização das relações capitalistas de produção nas Américas e a circulação
de pessoas e mercadorias acabaram por levar os EUA a:
|
a.
|
pressionar
o Brasil pela abertura dos portos.
|
|
b.
|
pressionar
o México para controlar todos os seus portos no golfo do México.
|
|
c.
|
associar-se
à Argentina para vender seus produtos no rio da Prata.
|
|
d.
|
comprar
o território do atual Panamá para construir o canal interoceânico.
|
|
e.
|
pressionar a
Colômbia e incentivar o separatismo do Panamá para poder concretizar o
projeto do canal do Panamá.
|
Pergunta 4
1.
A modernização
econômica nas Américas, na passagem para o século XX, trouxe mudanças na
estrutura da população, que começou a se transferir do campo para as cidades e,
além disso, a conviver com mais frequência com violências ligadas à ausência de
direitos trabalhistas. Podemos dizer que essa situação de exclusão social
provocou:
|
a.
|
a
organização dos operários de associações de classe, que apostavam nas
mudanças via voto popular.
|
|
b.
|
a organização do
movimento operário, com diversas greves e confrontos com as forças dos
Estados autoritários e repressores.
|
|
c.
|
a
defesa na grande imprensa dos direitos dos operários para acabar com a
exclusão social.
|
|
d.
|
a
repressão do Estado, que eliminou toda possibilidade de mudanças no sentido
de conquistar direitos.
|
|
e.
|
o
rápido avanço na conquista de direitos trabalhistas, que colocaram os
operários americanos num patamar próximo ao dos europeus na atualidade.
|
Pergunta 5
1. De uma maneira
geral, podemos caracterizar a economia dos países latino-americanos, na
passagem do século XIX para o século XX, como:
|
a.
|
planificada,
ou seja, controlada pelo Estado.
|
|
b.
|
subordinada aos
centros do capitalismo mundial.
|
|
c.
|
industrial
e fornecedora para o mercado interno.
|
|
d.
|
exportadora
de produtos industriais.
|
|
e.
|
extrativista
vegetal.
|
Pergunta 6
1.
Durante
o ano de 2013, e tendo como ponto de partida o Porto de Santos, exportamos soja
para China, Tailândia e Holanda; açúcar para China, Bangladesh e Indonésia; e
café para Alemanha, EUA e Japão. Em termos de valores, as exportações para a
China alcançaram US$ 8,7 bilhões, para os EUA alcançaram US$ 5,9 bilhões e,
finalmente, para a Argentina, exportamos cargas no valor de US$ 4,1 bilhões. De
acordo com o apresentado, podemos concluir que:
|
a.
|
ainda hoje, a
exportação de produtos agrícolas é extremamente importante para a atividade
econômica do Brasil, em razão dos valores que envolve.
|
|
b.
|
é
uma atividade relevante, mas está em segundo plano quando se trata de
produção de riquezas
|
|
c.
|
a
agricultura vem perdendo terreno para o comércio internacional.
|
|
d.
|
a
economia do Brasil é exatamente igual à do início do século XX.
|
|
e.
|
o
Brasil ainda age como uma colônia de exploração.
|
Pergunta 7
1.
Durante
o século XX, o Brasil envolveu-se nas duas grandes Guerras Mundiais. No caso da
I Guerra (1914-1918), isso ocorreu por meio de:
|
a.
|
uma
aliança com a Alemanha e a Áustria.
|
|
b.
|
uma aliança com a
Tríplice Entente para o envio de um corpo médico e patrulhamento do
Atlântico.
|
|
c.
|
envio
da FAB para a campanha da Itália.
|
|
d.
|
um
tratado secreto de ajuda mútua com os EUA.
|
|
e.
|
uma
mobilização interna para o embarque de dezenas de milhares de pracinhas para
os combates na Itália.
|
Pergunta 8
1.
Podemos
afirmar a existência de várias Américas e, quando falamos de América do Norte,
nos referimos aos países ricos e industrializados e que colaboram entre si,
quando possível, para a manutenção da hegemonia econômica e cultural. No
entanto, existe uma “outra América”. Ela pode ser caracterizada como:
|
a.
|
uma
expressão válida apenas para países de economia planificada.
|
|
b.
|
um
exagero, uma vez que todos somos americanos quando nascemos nesse continente.
|
|
c.
|
uma
região sempre pobre e incapaz de ser representativa no cenário internacional,
seja economicamente, seja artisticamente.
|
|
d.
|
aquela formada
pelos países que ainda estão em desenvolvimento e que vêm enfrentando
dificuldades na superação de obstáculos internos ligados a questões sociais.
|
|
e.
|
resultado
apenas da exploração norte-americana, que drena os recursos da região para o
norte do continente.
|
Pergunta 9
1.
Podemos
considerar que uma importante consequência do pós-I Guerra para os EUA foi:
|
a.
|
a
imediata supremacia militar no mundo.
|
|
b.
|
uma crise do
capitalismo no início da década de 1920.
|
|
c.
|
o
surgimento de movimentos nazifascistas no Brasil, que ameaçavam atacar os
EUA.
|
|
d.
|
o
abandono imediato do liberalismo econômico.
|
|
e.
|
tornar-se
uma potência industrial, defendendo o liberalismo político e econômico.
|
Pergunta 10
1.
Quando
consideramos os conflitos internos na América do Sul, a Questão do Acre
torna-se relevante para o Brasil e envolveu:
|
a.
|
atritos com a
Bolívia em função de disputas relativas a áreas de produção de látex/borracha
|
|
b.
|
a
compra da região produtora de café.
|
|
c.
|
um
pedido da Bolívia para que o Brasil controlasse a região.
|
|
d.
|
um
confronto entre Bolívia e Equador, intermediado pelo Brasil.
|
|
e.
|
os
países da América do Sul no mais longo e sangrento conflito territorial do
século XIX.
|
QUESTIONÁRIO II HISTÓRIA DA AMÉRICA CONTEMPORÂNEA
Pergunta 1
1.
Ao
se tratar das mudanças pelas quais as muitas sociedades americanas passaram na
transição do século XIX para o século XX é preciso ter clareza que a
modernização envolvia maiores relações com os Estados Unidos e, assim, podemos
afirmar que:
|
a.
|
As
negociações sempre foram pacíficas e vantajosas para todos os envolvidos.
|
|
b.
|
O Big Stick foi
uma prática dos EUA para impor seus interesses em diversos países, exercendo,
inclusive, poder militar por meio de invasões e intervenções.
|
|
c.
|
Apesar
da existência do Big Stick foram muito raras as ocasiões de intervenções.
|
|
d.
|
A
diplomacia foi sempre o caminho preferencial e os embates eram mais
ideológicos do que militares.
|
|
e.
|
A
inserção no mundo capitalista trouxe sempre vantagens econômicas e
desenvolvimento humano e social aos envolvidos por parte da América do Sul.
|
Pergunta 2
1. Muitas vezes, ao se
estudar História, alguns termos são utilizados de uma forma simplista ou mesmo
ligeira e isso traz erros de interpretação e, em certos casos, um elemento que
dificulta a compreensão de determinados processos históricos. O uso da palavra
crise pode ser um desses casos e, para se escapar disso, é fundamental
considerar como crise:
|
a.
|
Um
movimento histórico necessariamente negativo e que traz dificuldades.
|
|
b.
|
Um
momento histórico em que sempre ocorrem conflitos militares.
|
|
c.
|
Apenas
as situações de problemas econômicos é que podem ser chamadas de crise.
|
|
d.
|
Um momento de
mudanças que demonstra a perda da operacionalidade do vigente, mas que não
significa, necessariamente, declínio e algo negativo.
|
|
e.
|
Um
momento de superação e sempre das melhores oportunidades para qualquer
empresa bem estruturada crescer e se desenvolver.
|
Pergunta 3
1.
Na
Argentina, o Peronismo teve como preocupações fundamentais:
|
a.
|
Combater
as influências exercidas por brasileiros nas fronteiras.
|
|
b.
|
A concessão de
direitos trabalhistas.
|
|
c.
|
Manter
o país sob o controle de uma violenta ditadura anticomunista
|
|
d.
|
Combater
o culto à imagem de Evita após sua morte.
|
|
e.
|
Combater
a crescente militarização da sociedade argentina.
|
Pergunta 4
1.
Na
história mexicana, repleta de conflitos e reviravoltas, como toda história
nacional é, quando observada atenta e cuidadosamente, a atuação de Lázaro
Cárdenas foi emblemática, uma vez que:
|
a.
|
Promoveu a
reforma agrária muito mais que seus antecessores e foi identificado pelo povo
como defensor dos interesses econômicos nacionais contra a exploração
internacional.
|
|
b.
|
Combateu
a reforma agrária ou cancelar a entrega de ejidos aos camponeses.
|
|
c.
|
Ficou
conhecido como um presidente autoritário e violento que permaneceu décadas no
poder de forma ilegal.
|
|
d.
|
Realizou
a privatização da única empresa nacional de petróleo de todas as Américas, a
PEMEX.
|
|
e.
|
Foi
combatido pelas formas de Villa e Zapata por não cumprir o acordo com as
forças populares de realizar a reforma agrária.
|
Pergunta 5
1.
O
México passou no decorrer das últimas décadas do século XIX e início do século
XX por um governo denominado Porfiriato. Dentre as características mais
relevantes desse momento mexicano, podemos indicar:
|
a.
|
O
desenvolvimento do socialismo de Estado.
|
|
b.
|
O
compromisso público do governo proteger as camadas excluídas da sociedade.
|
|
c.
|
O grande esforço
de modernização econômica que provocou a miséria de setores populares que
foram expropriados de suas terras.
|
|
d.
|
O
apoio dos grupos populares devido à sua política populista.
|
|
e.
|
A
negociação da reforma agrária, entregando os ejidos para as comunidades
indígenas originais reparando os séculos de exploração aos quais os nativos
estiveram submetidos.
|
Pergunta 6
1.
O
Populismo na América Latina, apesar de ser um conceito de aplicação bastante
problemática, pode ser visto como sintoma das mudanças pelas quais a região
passava nas primeiras décadas do século XX até, pelo menos, os anos 1950. Uma
das características significativas dos novos líderes como Perón, Cárdenas e
Vargas era:
|
a.
|
A
recusa do apelo ao carisma.
|
|
b.
|
Foi
sua total identificação com o socialismo.
|
|
c.
|
O uso do carisma,
da demagogia e do estímulo do culto ao líder.
|
|
d.
|
A
origem humilde e popular desses políticos que, de forma muito legítima,
defendiam os interesses das massas excluídas de onde
vieram.
|
|
e.
|
Serem
aceitos por todas as camadas sociais, das elites aos mais pobres,
conseguindo, assim, evitar contestações ao exercício de seu poder.
|
Pergunta 7
1.
O
lema “Tierra y Libertad” remete diretamente à:
|
a.
|
Compra
das terras pelos capitalistas.
|
|
b.
|
Compra
das terras pelos nativos mexicanos.
|
|
c.
|
Compra
dos ejidos pelas comunidades pobres.
|
|
d.
|
Luta pela reforma
agrária e contra a opressão social.
|
|
e.
|
Luta
para implantar o comunismo no México, conforme pregavam abertamente Zapata e
Villa.
|
Pergunta 8
1.
Os
Estados Unidos, nas décadas de 1920 e 1930, tiveram alguns movimentos internos
de contestação ao moralismo e às práticas punitivas promovidas pelo Estado para
impedir a produção e a venda de bebidas com álcool. Dentre essas manifestações,
é correto indicar:
|
a.
|
A
aceitação pela população da Lei Seca.
|
|
b.
|
O desenvolvimento
do crime e da ação de gângsteres.
|
|
c.
|
As
revoltas de cunho social das populações excluídas para afirmar seu direito à
identidade própria.
|
|
d.
|
Os
mafiosos estrangeiros, principalmente cubanos, tomaram conta da produção de
bebidas nos Estados Unidos.
|
|
e.
|
O
próprio governo produzia e vendia álcool, em contradição ao que a lei
determinava.
|
Pergunta 9
1.
Para
se recuperar da Crise de 1929, ocorreram significativas mudanças na
administração dos Estados Unidos, a começar pela eleição presidencial de
Franklin D. Roosevelt. Entre as alterações importantes, podemos citar o New
Deal que teve como algumas de suas características:
|
a.
|
A
implantação do nacional-socialismo.
|
|
b.
|
A
radicalização no liberalismo.
|
|
c.
|
O
desenvolvimento do populismo de esquerda.
|
|
d.
|
A nacionalização
dos meios de produção.
|
|
e.
|
A criação de
obras públicas e a suspensão do liberalismo econômico.
|
Pergunta 10
1.
Umas
das marcas do regime varguista no Brasil foi a grande aproximação das massas
populares e o desenvolvimento de um discurso nacionalista e voltado ao
desenvolvimento. Assim, como instrumento de reafirmação do Estado e da figura
do líder, podemos afirmar que Vargas:
|
a.
|
Subornou
os grupos sociais com distribuição de programas sociais meramente
assistencialistas e com o intuito de se perpetuar no poder.
|
|
b.
|
Conseguiu
ser visto como um grande líder, de forma unânime e agradando a todos os seus
antigos opositores.
|
|
c.
|
Se
distanciou de suas bases sociais populares, preferindo uma atuação
conservadora.
|
|
d.
|
Refundou
a Petrobrás, escondendo o fato que ela já atuava antes de seu
governo.
|
|
e.
|
Criou a Petrobrás
dentro de um discurso de defesa das riquezas nacionais.
|
QUESTIONÁRIO III HISTÓRIA DA AMÉRICA CONTEMPORÂNEA
Pergunta 1
1.
A
Revolução Cubana serviu de inspiração em diversos países americanos, pois:
|
a.
|
muitos
países adotaram imediatamente o socialismo utópico.
|
|
b.
|
o socialismo presente desde o início do movimento revolucionário
seduziu jovens de todo o mundo.
|
|
c.
|
a permanência de Che Guevara na presidência inspirou jovens de todo o
mundo na luta contra a exclusão social.
|
|
d.
|
a luta anti-imperialista e o foquismo
das lutas de Che Guevara foram elementos repetidos constantemente por
diversos movimentos de luta armada nas Américas.
|
|
e.
|
o caráter da democracia burguesa implantada pro Fidel Castro era o
contraponto das ditaduras militares latino-americanas.
|
Pergunta 2
1.
Considerando
o cenário internacional pós II Guerra Mundial, encerrada em 1945, para os
Estados Unidos, podemos afirmar que:
|
a.
|
houve
uma nova crise interna devido ao envolvimento direto nos conflitos contra os
soviéticos.
|
|
b.
|
é um período de consolidação de sua hegemonia
internacional, quando passa a liderar e servir de referência para o bloco
capitalista.
|
|
c.
|
novamente
o país se isola e deixa de interferir nas realidades políticas de outros
países.
|
|
d.
|
ocorreram
diversos confrontos diretos com a URSS, constantemente negados pelo governo
dos EUA.
|
|
e.
|
a
regulamentação estatal de setores econômicos ocasionou as diversas crises do
capitalismo.
|
Pergunta 3
1. Durante o processo
de construção da hegemonia norte-americana, podemos considerar a existência de
alguns momentos críticos. Após a expansão capitalista no início do século XX e
a Grande Depressão, o país novamente mergulhava num momento em que considerava
mais adequado não se envolver diretamente em conflitos europeus. Quando
explodiu a II Guerra Mundial (1939-1945), inicialmente os Estados Unidos
buscaram não participar do confronto, mas precisaram modificar essa postura,
uma vez que:
|
a.
|
o
ataque nazista aos comboios norte-americanos obrigou uma intervenção naval
para superar os alemães nos mares e, assim, os EUA entraram na guerra contra
o Eixo.
|
|
b.
|
os ataques italianos no Mediterrâneo colocam em risco a hegemonia dos
EUA na região e então começam os ataques.
|
|
c.
|
a Inglaterra conseguiu com sua eficiente diplomacia convencer o
governo dos EUA de atacar a Itália e, assim, participar da guerra.
|
|
d.
|
as grandes derrotas das forças norte-americanas na América do Sul
obrigavam o governo de Washington a atacar o Eixo.
|
|
e.
|
o ataque japonês a Pearl Harbor
forçou os EUA a romper seu isolamento e a entrar na II Guerra Mundial.
|
Pergunta 4
1.
No
caso do Brasil, não se pode afirmar que a participação dos grupos civil e
militar foi sempre uniforme e, assim:
|
a.
|
houve a participação de dois partidos (ARENA e
MDB) e eleições indiretas para presidente.
|
|
b.
|
o Estado ajuda nos programas de médicos de família e nas questões
sociais.
|
|
c.
|
o período de maior repressão foi o governo Geisel, que se afasta dos
EUA.
|
|
d.
|
no final da ditadura, a eleição dos regentes dava ênfase para as
eleições diretas.
|
|
e.
|
a eleição dos liberais entrava em confronto com a “Linha Dura”.
|
Pergunta 5
1.
No
contexto da II Guerra Mundial, de 1939 a 1945, o Brasil precisou se envolver
nos conflitos e optou por juntar-se aos Aliados. As pressões norte-americanas
exercidas com a Política da Boa Vizinhança foram significativas e devem ser
levadas em consideração e, além disso, o envolvimento do Brasil pode ser
interpretado como:
|
a.
|
incapacidade
de Vargas de negociar no cenário externo.
|
|
b.
|
resultado das tendências democráticas majoritárias no governo
varguista.
|
|
c.
|
uma contradição do governo Vargas, da
Ditadura do Estado Novo, uma vez que internamente não era democrático, mas
externamente lutava pela democracia.
|
|
d.
|
simplesmente o resultado da fracassada imposição dos EUA aos vizinhos
da América Latina, ameaçando com o “grande porrete”.
|
|
e.
|
a aceitação acrítica pelos envolvidos da necessidade de proteger o
país contra o risco de invasão nazifascista.
|
Pergunta 6
1.
No
contexto das ditaduras cívico-militares nas Américas, a Operação Condor
representou:
|
a.
|
uma
aliança comunista para lutar contra os governos estabelecidos.
|
|
b.
|
uma articulação dos comunistas no Cone Sul para dar visibilidade à
luta por ordem social.
|
|
c.
|
a luta dos esquerdistas contra a ditadura de Pinochet.
|
|
d.
|
a reunião de regimes ditatoriais,
principalmente do Cone Sul, para perseguir opositores aos regimes de
exclusão.
|
|
e.
|
um relatório dos EUA contra as violações de diretos humanos.
|
Pergunta 7
1.
O ano
de 1968 foi mais um momento de crise e tensão de ruptura muito consideráveis no
Ocidente, configurando quase que uma rebelião das juventudes, pois:
|
a.
|
a ideia de contracultura ganha força e diversos
são os momentos de sua rebelião.
|
|
b.
|
os jovens rapidamente abandonam a contracultura, tornando-se
conservadores.
|
|
c.
|
a partir dos EUA, houve uma reação conservadora que destruiu todos os
sinais de pensamento libertário.
|
|
d.
|
tomaram o poder em diversos países e, assim, se inicia uma revolução comunista
internacional.
|
|
e.
|
o movimento, apesar de iniciado com os EUA, rapidamente foi esquecido
e abandonado pelos mais jovens.
|
Pergunta 8
1.
Podemos
afirmar que, na Guerra Fria, a expressão “caça às bruxas” remete diretamente a:
|
a.
|
misticismo.
|
|
b.
|
crise de superprodução.
|
|
c.
|
combate nos EUA ao comunismo.
|
|
d.
|
envolvimento em guerras de maneira atípica.
|
|
e.
|
intervenção dos EUA na derrubada de oligarquias latino-americanas.
|
Pergunta 9
1.
Podemos
considerar como um elemento comum entre as ditaduras, além da sistemática
violação dos direitos humanos:
|
a.
|
a retórica da segurança nacional.
|
|
b.
|
a derrubada dos regimes por forças armadas.
|
|
c.
|
a aceitação automática da transição para a democracia.
|
|
d.
|
a diminuição da dívida externa.
|
|
e.
|
a manutenção de diversos partidos políticos em cada país, com eleições
comuns para presidente e governadores.
|
Pergunta 10
1.
São
importantes eventos relacionados à crise dos populismos na América
Latina:
|
a.
|
a derrubada de Perón do poder na Argentina e o
suicídio de Vargas no Brasil.
|
|
b.
|
a eleição de governos essencialmente populares de combate público aos
populismos.
|
|
c.
|
a supressão pelos presidentes de todas as liberdades democráticas
possíveis.
|
|
d.
|
o golpe militar de 1964, que provocou o suicídio de Vargas.
|
|
e.
|
a derrubada de Vargas em 1954 e o suicídio de Perón em 1970.
|
QUESTIONÁRIO IV HISTÓRIA DA AMÉRICA CONTEMPORÂNEA
Pergunta 1
1.
Ao
se levar em consideração a realidade social dos EUA, principalmente entre as
décadas de 1960 e 1970, mudanças sociais foram importantes no sentido de
avanços na conquista de direitos. No entanto, como contrapartida desse
processo, podemos afirmar que ocorreu:
|
|
a.
|
o
avanço do comunismo soviético.
|
|
|
b.
|
uma liberalização
cultural que explodiu em revoltas socialistas pontuais que combateram o
governo de Washington.
|
|
|
c.
|
a
suspensão de todas as conquistas sociais nas décadas anteriores como forma de
combater o avanço popular em relação aos direitos trabalhistas.
|
|
|
d.
|
um movimento politicamente contrário que acabou
por fortalecer alguns grupos mais conservadores, que se articularam e
chegaram ao controle da presidência do país.
|
|
|
e.
|
a
suspensão do embargo econômico imposto à Cuba.
|
Pergunta 2
1.
Apresentamos
a seguir algumas das principais demandas reivindicadas pelos diversos grupos
sociais nos EUA, entre os anos 1960 e 1970. Qual dos itens a seguir não faz
parte desse conjunto tido como representante dos avanços sociais?
|
a.
|
Direitos
dos homossexuais
|
|
b.
|
Ambientalismo.
|
|
c.
|
Poder vermelho.
|
|
d.
|
Poder negro.
|
|
e.
|
Neoliberalismo econômico.
|
Pergunta 3
1.
Como
reflexo conservador para conter os avanços dos grupos mais liberais nos EUA,
ocorreu a eleição de Ronald Reagan. Em sua prática anti-New Deal foram
defendidas quais posições?
|
a.
|
Aumento
da presença do Estado na economia para assegurar o funcionamento da bolsa de
valores.
|
|
b.
|
Corte de gastos públicos, combate à
inflação, defesa do livre-mercado e do Estado Mínimo.
|
|
c.
|
Defesa da forte regulamentação do mercado por parte do Estado como
mecanismo de assegurar o chamado Estado Mínimo.
|
|
d.
|
Combate ideológico à figura de Franklin Roosevelt, revelado à
população como um presidente irresponsável e que busca apenas permanecer no
poder.
|
|
e.
|
Desmilitarização da sociedade e colocação do pacifismo como o mais
significativo traço da política externa.
|
Pergunta 4
1.
Em
seu aclamado discurso, proferido na ocasião do recebimento do prêmio Nobel de
literatura, Gabriel García Márquez afirmou:
“América Latina, essa pátria imensa de
homens alucinados e mulheres históricas, cuja tenacidade sem fim se confunde
com a lenda. Não tivemos, desde então, um só instante de sossego. A
interpretação da nossa realidade a partir de esquemas alheios só contribui para
tornar‑nos cada vez mais desconhecidos, cada vez menos livres, cada vez mais
solitários. Talvez a Europa venerável fosse mais compreensiva se tratasse de
nos ver em seu próprio passado. [...] Por que a originalidade que é admitida
sem reservas em nossa literatura nos é negada com todo tipo de desconfiança em
nossas tentativas tão difíceis de mudança social?”
Assim, podemos considerar esse excerto
como a valorização:
|
a.
|
da
necessidade de se americanizar a América Latina, no sentido de sua
aproximação com os EUA.
|
|
b.
|
da superioridade cultural dos europeus.
|
|
c.
|
da superioridade cultural das Américas em relação à Europa.
|
|
d.
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do rompimento das relações culturais entre Europa e Américas, como
forma de represália ao domínio exercido pelos europeus desde a época
colonial.
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|
e.
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da necessidade de se considerar as
diversas culturas nas Américas por seus próprios códigos, e não por visões
externas repletas de incompreensão e preconceitos.
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Pergunta 5
1.
Leia
a seguir o excerto e assinale o item que melhor indica a qual doutrina ele se
refere.
“A guerra contra o terror não se ganha
na defensiva. [...] e promessa de retaliação maciça nada significam contra
esquivas redes terroristas sem nações ou cidadãos para defendê‑las. [...] É
preciso levar a batalha ao inimigo e confrontar as piores ameaças antes que
elas venham à tona.”
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a.
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Doutrina
do Destino Manifesto.
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b.
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Doutrina
do Big Stick.
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c.
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Doutrina
da Boa Vizinhança.
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d.
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Doutrina
da Aliança para o Progresso.
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e.
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Doutrina Bush.
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Pergunta 6
1.
Mesmo
considerando que existe um apelo retórico significativo por parte do escritor
Carlos Fuentes, quando este atribui ao governo de Bush “filho” o rótulo de
“tratadicida”, podemos observar como pontos sensíveis na política externa dos
EUA:
|
a.
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o posicionamento contrário ao Protocolo de Kyoto,
a manutenção de armas nucleares, a exploração petrolífera e o protecionismo
econômico.
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|
b.
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a
aproximação política com o governo cubano.
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|
c.
|
a
defesa da participação dos EUA nas conferências climáticas internacionais
mais avançadas.
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|
d.
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a
aproximação da Rússia em termos de políticas ambientais preocupadas com a
preservação da vida selvagem.
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|
e.
|
a
assinatura do protocolo de Kyoto e o seu posterior descumprimento
sistemático, apesar das fortes pressões internacionais que prejudicaram a
economia dos EUA.
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Pergunta 7
1.
O
impacto mundial causado pelos atentados de 11 de setembro de 2001 nos EUA são
de difícil mensuração e objeto de acalorados debates e profundas discussões que
vão muito além de relatos jornalísticos dramáticos e plenos e emotividade e,
por vezes, ódio. A reação interna do governo dos EUA que se tornou mais clara e
efetiva foi a imediata valorização:
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a.
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do militarismo e do patriotismo.
|
|
b.
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dos direitos sociais dos imigrantes e do combate à corrupção.
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|
c.
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da diferença social, que compõe a sociedade norte-americana em toda
sua pluralidade.
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|
d.
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do pacifismo e da aproximação com grupos muçulmanos moderados para
combater a Al Qaeda.
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|
e.
|
da capacidade norte-americana de produzir riquezas e de superar
qualquer crise, sendo que o discurso militarista torna-se secundário para o
governo Bush.
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Pergunta 8
1. O pensamento
político desenvolvido por Hugo Chávez, apesar de combatido internamente por
setores mais liberais, representa importantes setores sociais anteriormente
excluídos e, assim, a chamada “revolução bolivariana”:
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a.
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defende
a aproximação acrítica dos EUA para integrar o país na globalização
neoliberal.
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|
b.
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propõe reformas educacionais na estrutura
agrária, no setor petrolífero, e combate a exclusão das populações mais
carentes por meio de um sistema dito “democracia proativa e participativa”.
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|
c.
|
propõe
reformas educacionais no sentido de preparar a mão de obra para atender às
novas exigências tecnológicas do século XXI.
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|
d.
|
estabeleceu
imediatamente o comunismo no país, erradicando, por exemplo, a propriedade
privada dos meios de produção.
|
|
e.
|
rompeu
com todos os países da América Latina que mantivessem relações econômicas com
os EUA.
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Pergunta 9
1.
Os
governos Reagan e Bush “pai” foram tidos como expressão do conservadorismo
político. A eleição de Clinton, diferentemente, se coloca como uma reação a
essa situação política. Os confrontos ao seu governo tiveram diversas naturezas
e apenas de escândalos e ameaças de impeachment este se
manteve. O plano interno de seu governo foi bastante agitado. No plano externo,
a discussão em torno da globalização avançou, mas como elementos importantes
temos como novidade:
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a.
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a
exclusão dos debates de temas como ambientalismo e responsabilidade social.
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|
b.
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a estruturação de uma política marcadamente antissoviética e
anticomunista.
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c.
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a prioridade dada ao combate da fome mundial, processo exemplificado
pelo programa Fome Zero.
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d.
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a inclusão na agenda internacional de
debates cada vez mais significativos relativos ao meio ambiente e aos
direitos humanos, questões que nem sempre receberam grande atenção por parte
dos governos conservadores.
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|
e.
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a defesa intransigente da aproximação com o regime cubano de Fidel
Castro.
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Pergunta 10
1.
Os
movimentos sociais e culturais na América Latina contemporânea mais recentes,
ou seja, que emergiram desde o final do século XX e que se desenvolvem no
início do século XXI, têm como característica comum o fato de:
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a.
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defenderem
apenas a reforma agrária.
|
|
b.
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defenderem sempre a redução das tarifas no transporte público.
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c.
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sempre serem movimentos anti-americanos e xenófobos.
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d.
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desenvolverem um discurso
contra-hegemônico, reivindicando o direito à diversidade e a busca de
alternativas, e isso pode ser sintetizado no lema dos primeiros fóruns
sociais mundiais: “um outro mundo é possível”.
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|
e.
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desenvolverem um discurso neoliberal e de plena aceitação de que não
existe alternativa fora do mundo da globalização neoliberal.
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Obrigado !!!!!
ResponderExcluirA resposta correta da questão nove do questionário I é a E
ResponderExcluirCorreto! A Resposta é de fato a letra (E)
ResponderExcluirObrigado pelo site. Seu altruísmo genuíno tem ajudado a muitos!!!
Ajudou muito 🙏
ResponderExcluirobrigado me ajudou muito
ResponderExcluirGostei muito....
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