domingo, 20 de novembro de 2016

QUESTIONÁRIO DIDÁTICA ESPECIFICA HISTÓRIA LICENCIATURA

QUESTIONÁRIO DIDÁTICA ESPECIFICA HISTÓRIA LICENCIATURA

Pergunta 1
1.    Ao considerarmos as propostas atuais sobre o ensino de História, uma temática ocupa posição de destaque nos Parâmetros Curriculares Nacionais, seja nas relativas ao Ensino Fundamental, seja nas relativas ao Ensino Médio. Essa temática é a:


a.
do crescimento econômico.

b.
da autonomia nacional.

c.
da cooperação entre os povos.

d.
do exercício da cidadania.

e.
da integração regional.

Pergunta 2
1.    Assinale a alternativa correta sobre a relação entre o ensino da História e as outras ciências que estudam a sociedade:

a.
A relação entre a História e as outras ciências sociais marcou a proposta de reforma do ensino de História elaborada por Delgado de Carvalho, que pretendeu reunir em uma única disciplina todas as ciências sociais com o objetivo de promover maior grau de consciência social entre os trabalhadores.

b.
A relação entre a História e as outras ciências sociais esteve na origem do projeto da disciplina Estudos Sociais, implantada em caráter experimental nos Ginásios Vocacionais, em São Paulo. Essa experiência proporcionava um maior conhecimento da cultura dominante e favorecia a aprovação nos vestibulares.

c.
A relação entre a História e as outras ciências sociais esteve na origem da disciplina Estudos Sociais, implantada pela Lei nº 5.692 em todo o Brasil. Essa decisão pretendia favorecer o maior grau de consciência social dos trabalhadores e do mundo do trabalho. Por esse motivo, os Estudos Sociais foram implantados em toda a escola básica.

d.
A relação entre a História e as outras ciências sociais se apresenta na atualidade sob a forma da valorização de projetos interdisciplinares, com o objetivo de valorizar o pensamento científico e promover a interpretação crítica da realidade social, com base em métodos e conceitos das ciências sociais.

e.
A relação entre a História e as outras ciências sociais se apresenta, na atualidade, sob a forma de desvalorização da disciplina História em detrimento dos Estudos Sociais e das abordagens interdisciplinares, com o objetivo de valorizar o pensamento científico e promover a interpretação crítica da realidade social, com base em métodos e conceitos da sociologia.

Pergunta 3
1.    Em relação à presença do negro nas narrativas ensinadas sobre a História do Brasil, é falso afirmar que: 

a.
em propostas curriculares do século XIX, o negro era considerado coadjuvante menor na formação da sociedade brasileira, valorizando-se somente sua contribuição para o vocabulário brasileiro e alguns costumes, tratados como curiosidades.

b.
nos anos 1930, disseminou-se a ideia de que preconceito e violência raciais eram fenômenos raros na sociedade brasileira.

c.
nos anos 1930, disseminou-se a ideia de harmonia social e silenciou-se sobre as resistências da população negra à escravidão e ao racismo.

d.
em propostas curriculares do século XIX, o negro era considerado um agente protagonista da História por ter contribuído com seu trabalho para a economia nacional.

e.
as atuais propostas de História da Cultura Afro-Brasileira e de História da África estão relacionadas a políticas de reparação dos danos provocados pela escravidão.

Pergunta 4
1.    Escolha a alternativa na qual todas as informações acerca do ensino de História estejam alinhadas ao momento referente ao período do início do século XX até os anos 1930:

a.
Valorização do uso de imagens como elemento de transmissão de memória; uso da narrativa histórica transmitida pela leitura de livros escolares; realização de atividades extraclasse, como festas e comemorações de datas da história pátria; culto aos heróis identificados como os vencedores.

b.
Negação do uso de imagem, por ser elemento pedagógico; valorização da leitura; questionário; culto aos heróis; relação entre a história sagrada e a história da pátria; busca de explicações lógicas a partir de evidências escritas relativas à história política.

c.
Valorização do uso de imagens como elemento motivador da aprendizagem; valorização das diferentes narrativas históricas e do exercício da interpretação; culto aos homens que se destacaram em qualquer atividade, sejam eles da classe dominante ou trabalhadores.

d.
Valorização do uso de imagem, por ser elemento do imaginário e facilitador da aprendizagem; valorização do exercício de interpretação e considerações de diferentes fontes, inclusive depoimentos de trabalhadores e ex-escravos, considerados os construtores da pátria.

e.
Negação do uso de imagem, por ser elemento falsificador da realidade; valorização do culto aos heróis, considerados homens que se destacaram na luta por seus ideais, quer fossem da classe trabalhadora ou da classe dominante; relação entre a história sagrada e a história da pátria.

Pergunta 5
1.    Identifique a alternativa verdadeira, relacionada ao conceito contemporâneo de reflexividade:

a.
É inerente ao ser humano, pois todos os homens pensam.

b.
É inerente a processos conservadores que estão relacionados a obras de engenharia.

c.
Diz respeito à possibilidade de monitorar tecnologicamente as ações dos indivíduos.

d.
Diz respeito à relação entre as práticas e a possibilidade de realizar discursos que as expliquem e justifiquem.

e.
Está relacionada com uma forma de controle social específica das realizadas nas sociedades tradicionais.

Pergunta 6
1.    Leia as afirmações a seguir sobre o sentido do fenômeno contemporâneo do presenteísmo, um dos desafios do ensino da História na atualidade. Assinale a alternativa correta: 
I.    O final do século XX e o século XXI caracterizam-se pela excessiva valorização do passado, tanto pelas gerações mais velhas quanto na arquitetura jovem.
                         II.    O final do século XX e o século XXI caracterizam-se por uma valorização do pensamento tradicional e conservador, pelo culto ao passado.
                        III.    A globalização, que caracterizou o final do século XX e o início do século XXI, tem uma forte influência na supervalorização do presente e na tendência a explicá-lo por si mesmo.

a.
Apenas a afirmação I é verdadeira.

b.
Apenas a afirmação II é verdadeira.

c.
Apenas a afirmação III é verdadeira.

d.
As afirmações I e III são verdadeiras.



e.
As afirmações II e III são verdadeiras.

Pergunta 7
1.    O livro didático de História, na atualidade, não é constituído por uma narrativa única. Ele é concebido como um conjunto de textos e imagens, com a finalidade de que o aluno tenha mais independência e entre em contato com diferentes narrativas que apresentem objetos, saberes e temas que não se restrinjam à história tradicional. Essa função do livro didático, segundo André Choppin, é a:


a.
função de lugar de memória

b.
função galeria.

c.
função referencial.

d.
função instrumental.

e.
função documental.

Pergunta 8
1.    Qual das seguintes afirmativas é correta? 

a.
Mapas e imagens têm apenas caráter primordialmente ilustrativo em um livro didático de História.

b.
A escolha de recursos tecnológicos é o primeiro passo na elaboração de um projeto de ensino de História.

c.
O patrimônio cultural abrange exclusivamente as representações artísticas de uma época.

d.
Um projeto de ensino pode fazer uso de diferentes fontes de informação e de estratégias de ensino.

e.
Segundo o Plano Nacional do Livro Didático, o livro ocupa primordialmente a função de lugar de memória.

Pergunta 9
1.    Sobre os conteúdos relativos ao ensino de História nas primeiras propostas do Colégio Pedro II, escolha a alternativa falsa: 

a.
Movimentos populares e pessoas comuns não eram apresentados como agentes históricos.

b.
Apesar da tendência conservadora, havia preocupação com o método de transmitir para que os alunos reproduzissem.

c.
Afirmava-se a participação dos trabalhadores na história.

d.
Os indígenas eram desconsiderados em sua singularidade cultural.

e.
A produção didática valorizava a história pátria a partir de seus vínculos com a história da civilização europeia.

Pergunta 10
1.     Escolha a alternativa correta: 


a.
tempo tornou-se mensurável a partir da invenção do relógio e, por isso, é possível a ciência histórica.

b.
A ciência histórica é uma ciência interpretativa e necessariamente narrativa, única forma de reproduzir o passado.

c.
Não há distinção entre a narrativa histórica e a ficção, pois não é possível reproduzir o passado.

d.
A narrativa histórica se distingue da ficção pelo método investigativo e pelo rigor interpretativo.

e.
As diferentes durações propostas por Fernand Braudel indicam estruturas sociais e temporais e não podem ser comprovadas.

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