segunda-feira, 21 de novembro de 2016

QUESTIONÁRIOS ESTUDOS DISCIPLINARES VII

QUESTIONÁRIO I ESTUDOS DISCIPLINARES VII

Pergunta 1
1.    Ao se afirmar que o uso de filmes permite certa maleabilidade metodológica, isso significa que:

a.
qualquer análise é válida, uma vez que, em sua totalidade, é um esforço subjetivo e não depende de critérios externos para sua validade.

b.
podemos estudar diversos aspectos dos filmes, tais como as linguagens e técnicas presentes, estética, discussões pedagógicas e problemáticas relacionadas ao filme em si mesmo e também em relação à sua produção, bem como as contribuições deste no projeto pedagógico.

c.
devemos escolher apenas aspectos pontuais para desenvolver as questões.

d.
devemos nos preocupar principalmente em dominar a técnica de produção dos filmes, sendo que a maleabilidade remete à flexibilidade de gêneros de filmes.

e.
a experiência individual sempre é mais importante que a crítica acadêmica.
Pergunta 2
1.            Considere as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. 
I. O professor que vai iniciar um projeto com filmes em sala de aula pode desconstruir e desmontar a obra para melhor compreendê-la.
II. Apenas o professor que tiver grande conhecimento técnico será capaz de realizar análises relevantes.
III. O professor deve ter consciência de que não é um espectador comum e que para se apropriar de diversos sentidos dos filme é preciso realizar diversas assistências.

a.
I, II e III são corretas.

b.
Apenas a afirmativa II é correta.

c.
Apenas I e III são corretas.

d.
Apenas I e II são corretas.

e.
Apenas a afirmativa III é correta.



Pergunta 3
1.            Leia o texto a seguir e assinale a alternativa correta. 
“O significado de um texto/filme é o todo, amálgama desse conjunto de pequenas partes, em que cada um não é suficiente para explicá-lo, porém, todas são necessárias e cada uma só tem significação plena em relação a todas as outras (ALMEIDA, M. 2001:29. In: Napolitano, 2013, p. 12 ).

a.
Para se entender o texto/filme é preciso simplesmente ser capaz de explicar cada parte em separado.

b.
Quando se domina cada uma das partes, necessariamente se domina o sentido completo do filme.

c.
Os sentidos dos filmes somente são apreendidos pelos estudiosos técnicos de cinema.

d.
A análise dos textos/filmes depende da capacidade do professor entender os significados ocultos em cada um dos trechos especiais que o diretor prepara para servir como chaves explicativas de sua obra.

e.
A compreensão de um texto/filme está vinculada à análise das diferentes partes da obra, bem como da relação existente entre elas.
Pergunta 4
1.            Leia o trecho apresentado e responda ao que se pede. 
“[...] o cinema é sempre ficção, ficção engendrada pela verdade da câmera [...] o espectador nunca vê cinema, vê sempre filme. O filme é um tempo presente, seu tempo é o tempo da projeção.” (ALMEIDA, 2001: 40. In: Napolitano, 2013, p.13). 
Para que exista a compreensão do filme, devemos:

a.
nos preocupar essencialmente com o momento de produção do filme.

b.
levar em conta a situação psicológica do espectador de filme/cinema.

c.
desconsiderar os aspectos psicológicos, uma vez que é uma obra de cultura de massas.

d.
descobrir todos os aspectos escondidos nos filmes pelos roteiristas e diretores.

e.
ter clareza de que a frase é um exagero, pois não existe a diferença apresentada no texto.



Pergunta 5
1.            O uso dos filmes em sala de aula pode se desenvolver com diversas estratégias e abordagens, produzindo um rico ambiente de discussão e aprendizagem. No entanto, um hábito considerado prejudicial e mesmo negativo por parte dos professores é 

a.
se apoiar nesse material, simplesmente como mera ilustração rápida para suas aulas, consumindo tempo de aula, sem dar importância para um uso realmente pertinente do material.

b.
esquecer a capacidade de ilustração presente nos filmes.

c.
recortar trechos isolados e não passar a obra completa.

d.
discutir o filme antes mesmo de sua projeção.

e.
ficar decodificando os trechos mais complexos, uma vez que os alunos normalmente são incapazes de perceber alguns dos aspectos relevantes.


Pergunta 6
1.            Podemos afirmar que um dos grandes méritos e responsabilidade do uso dos filmes em sala de aula está no fato de que o filme:

a.
trabalha conteúdos já conhecidos pelos alunos, reafirmando os mais importantes valores sociais.

b.
permite automaticamente a formação do senso crítico, por meio dos alunos que invariavelmente serão capazes de criticar todos os aspectos das obras que lhes serão apresentadas.

c.
permite ao aluno conhecer o universo cultural dos professores e assim entender como ele pensa e observa o mundo.

d.
é importante, porque traz para a escola aquilo que ela se nega a ser e que poderia transformá-la em algo vivo e fundamental: participante ativa da cultura e não repetidora e divulgadora de conhecimentos massificados, muitas vezes já deteriorados, defasados.

e.
serve como uma forma de inserção cultural dos alunos no conhecimento de obras que todos deveriam conhecer ao final do Ensino Médio.
Pergunta 7
1.            Quando se fala em sistematização das análises, deve-se considerar:

a.
que o domínio técnico é o mais importante para a capacidade de análise se consolidar.

b.
o desenvolvimento de um trabalho que não apenas incorpore o conteúdo, a “história” do filme, mas também seus elementos de performance, linguagem  e composição cênica

c.
que o professor deve ser capaz de prever as perguntas dos alunos para antecipar as suas respostas.

d.
a elaboração de um rigoroso roteiro de discussões que conduza completamente o olhar dos alunos apenas para os aspectos que o professor tiver maior familiaridade.

e.
que o professor deve escolher uma área de análise, como performance ou linguagem ou composição cênica, descartando as demais áreas.

Pergunta 8
1.    Quando um professor decide trabalhar com filmes em sala de aula, alguns pontos do desenvolvimento do projeto podem lhe parecer complexos e de difícil solução. Assim, para se preparar para o início do projeto podemos considerar que o professor necessita:

a.
decorar todas as falas do filme escolhido, para poder compreender todos os sentidos presentes na obra.

b.
 levar em consideração apenas a opinião de professores mais experientes, fazendo da empiria o fundamento exclusivo de seu trabalho.

c.
se apropriar de roteiros prontos, existentes em diversas obras, uma vez que a aplicação de experiências de outros professores garante o sucesso do projeto.

d.
recorrer a estudos bibliográficos, revistas especializadas e acadêmicas, além de buscar as experiências de outros colegas e pesquisar em sites também voltados para essa problemática.

e.
obrigatoriamente, acompanhar outros colegas que já desenvolveram esse tipo de projeto para poder se apropriar de suas experiências.

Pergunta 9
1.            Um projeto de uso de filmes em sala de aula pode ajudar os alunos a exercitar a habilidade de aprimorar seu olhar sobre uma das atividades culturais mais importantes do mundo contemporâneo, o cinema, e consequentemente, tornar-se um consumidor mais crítico e exigente. Segundo essa afirmação,

a.
o cinema deve ser entendido separadamente da indústria cultural.

b.
não se deve discutir aspectos político-ideológicos para não criar atritos desnecessários com os alunos.

c.
os alunos desenvolvem a capacidade de crítica sociocultural e político-ideológica, sobretudo em torno dos tópicos de mídia e indústria cultural, quando os projetos são criteriosamente desenvolvidos.

d.
deve-se ter cuidado com a capacidade das discussões contribuírem para desenvolver senso crítico, uma vez que os filmes de cinema não são produzidos para isso.

e.
a escola deve ter como prioridade a formação de alunos que se recusem a atuar como consumidores de produtos culturais.
Pergunta 10
1.            É preciso que o professor atue entre a obra e os alunos, ainda que ele pouco interfira na projeção ou exibição. O professor deve atuar preparando os alunos e também propondo atividades que permitam uma articulação da escola à cultura cotidiana. O correto sentido do trabalho proposto pode ser indicado em qual designação de professor?

a.
Professor exibidor.

b.
Professor expositor.

c.
Professor conselheiro.

d.
Professor pseudoanalista

e.
Professor mediador.

QUESTIONARIO II ESTUDOS DISCIPLINARES VII

Pergunta 1
1.    Quando no cinema se abordam dramas ligados a conflitos ocasionados por choques culturais, pelo convívio das diferenças sociais, raciais, étnicas e comportamentais pode-se utilizar isso para desenvolver a ideia de 

a.
superioridade de alguns povos sobre os demais.

b.
marginalização resultante da miséria social.

c.
violência social irrestrita contra os mais pobres.

d.
pluralidade cultural.

e.
fundamentos necessariamente econômicos das desigualdades presentes nas em todas as sociedades.

Pergunta 2
1.            Alguns filmes retratam o cotidiano desde os primórdios da Revolução Industrial, podendo se concentrar nas atividades de indivíduos ou de grupos profissionais específicos. O desemprego também pode ser objeto de análise e discussões. A temática apresentada pode ser utilizada quando se discute


a.
o misticismo ocidental.

b.
a tecnologia da computação.

c.
a descrença na solução dos problemas ambientais

d.
o mundo do trabalho.

e.
a tecnologia da informação eletrônica. 

Pergunta 3
1.            Ao se analisar filmes norte-americanos, do cinema hollywoodiano, que tratem de política e conflitos, é comum se encontrar aspectos narrativos melodramáticos com a grande valorização de características individuais ou pré-valorativos. Nesse caso, estamos nos referindo à construção dicotômica entre

a.
o Bem e o Mal.

b.
Ocidente e Oriente.

c.
capitalismo e comunismo

d.
norte e sul.

e.
anglo-saxônicos e latinos. 

Pergunta 4
1.            Após apresentar informações de apoio aos alunos, tais como o contexto histórico e personagens que o filme traz, entrevistas com o diretor e análises, além de palavras-chave em destaque, podemos levantar questões para debate. Sobre elas, qual seria inadequada para o trabalho com filmes em sala de aula?

a.
Herança cultural.

b.
Desenvolvimento de caráter e cidadania.

c.
Valores éticos (ética da responsabilidade).

d.
Ponte de leitura: livros relacionados.

e.
A simples desqualificação do uso da internet como ambiente de pesquisa.

Pergunta 5
1.            Filmes relacionados à temática da violência podem ter diferentes abordagens, mas, comumente, temos a construção de personagens que são simplesmente “encarnações do mal”. É possível se escapar de noções tão simplistas problematizando, junto aos alunos, aspectos

a.
ligados às características individuais, buscando se descobrir as raízes individuais do mal.

b.
dos estudos de psiquiatria, para se entender os dramas dos indivíduos marginais

c.
de estudos criminalísticos, baseados em entrevistas, veiculados na grande imprensa, que nos ajudam a ter clareza sobre quem são os marginais na sociedade.

d.
ligados às injustiças presentes no mundo contemporâneo e às distorções das estruturas sociais.

e.
orgânicos e biológicos, além dos determinismos sociais, dos quais nenhum indivíduo consegue se libertar.



Pergunta 6
1.            Fornecer aos alunos informações relativas ao tratamento temático do filme, biografia e currículo do diretor, sobre a equipe técnica, sobre os atores/interpretação e sobre o impacto da obra no seu tempo: bilheteria, crítica, prêmios, polêmicas, pode ser de grande valia, pois:

a.
ajuda os alunos a compreender o esforço presente na realização das obras apresentadas e também contribui com ponto de apoio para a análise, que vai muito além das observações superficiais e impressionistas.

b.
ajuda os alunos a compreender a genialidade de algumas poucas pessoas capazes de realizar obras verdadeiramente interessantes.

c.
impressiona os alunos e lhes passa a impressão de que apenas com essas informações já conseguem compreender o filme todo.

d.
mostra aos alunos como o professor é capaz de dominar muitas informações ao mesmo tempo e, portanto, que é um bom professor.

e.
o professor pode escolher valorizar um desses aspectos, que talvez seja o principal na análise fílmica, o da bilheteria, e assim impressionar os alunos com os valores altos dos dias atuais.


Pergunta 7
1.            Marcos Napolitano aponta para a possibilidade de se classificar o cinema em quatro metagêneros que podem nos auxiliar na preparação de projetos que envolvam o uso de filmes. Mesmo considerando que qualquer classificação pode ser contestada ou aprofundada, elas nos auxiliam na escolha do material. Os quatro metagêneros a que estamos nos referindo são:

a.
drama, comédia, aventura, suspense.

b.
comédia, tragédia, ficção científica, suspense.

c.
bangue-bangue, aventura policial, drama existencial, comédia.

d.
comédia, tragédia, aventura, suspense.

e.
suspense, aventura de guerra, aventura policial, aventura infanto-juvenil.

Pergunta 8
1.            Quando a indústria cinematográfica de Hollywood trata dos movimentos sociais, tais como o movimento operário, pacifista ou mesmo estudantil, costumeiramente:


a.
aborda criticamente a construção das personagens, na ânsia de formar cidadãos críticos e atuantes em suas sociedades.

b.
procura fugir de temas polêmicos e dá ênfase aos dilemas dos indivíduos envolvidos com movimentos sociais ou em torno da biografia dos líderes, seus dramas, suas contradições e virtudes.

c.
dá ênfase aos dilemas coletivos, uma vez que acredita mais na força do coletivo do que no individualismo.

d.
evita biografias de grandes líderes estrangeiros, recaindo sempre em figuras históricas de seu país.

e.
é visto como um dos cinemas mais críticos do Ocidente, com uma tradição de abordar aspectos ligados à desconstrução da sociedade de consumo.


Pergunta 9
1.    Quando se trabalha com temas de ordem existencial, psicológica, sociológica e ética em obras produzidas para adultos, mas aplicadas em projetos para adolescentes, podemos afirmar que

a.
o cinema problematizado pode contribuir para a formação de valores morais e ideológicos.

b.
não se pode explorar a linguagem cinematográfica se não se tiver formação específica para isso.

c.
o cinema é inócuo, uma vez que todos os valores morais são formados no ambiente familiar.

d.
não se deve abordar esses temas, uma vez que fugiriam à formação dos alunos no que se refere ao aspecto de conteúdo curricular.

e.
é necessário ter muito cuidado, pois, via de regra, os alunos somente compreendem plenamente as obras cinematográficas produzidas exclusivamente para eles.

Pergunta 10
1.    Uma das estratégias para se trabalhar temas interdisciplinares que envolvam a discussão da Indústria Cultural e das mídias pode ser:


a.
problematizar a ação dos indivíduos como reflexos acríticos do mundo contemporâneo.


b.
desenvolver reflexões sobre a problematização das regras e mecanismos de elaboração dos próprios filmes, questionando a circulação de informações, de estereótipos e a construção de bens culturais.

c.
a simples denúncia da manipulação e interesses econômicos de grupos cinematográficos  de Hollywood.

d.
a denúncia do capitalismo ocidental como manipulador e hegemônico, que impossibilita o senso crítico.

e.
discutir apenas os aspectos técnicos de produção, uma vez que neles estão todas as características formativas da indústria cultural.



29 comentários:

  1. E UMA ÓTIMA AJUDA ESSE MATERIAL,QUE DEUS LHE ABENÇOE.

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  2. Muitíssimo obrigado ..... ajudou muito

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  3. uma ótima ajuda nas disciplinas muito obgrado

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  4. Me ajudou muito ! Meu muito obrigado!!!

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  5. muitoo obrigado mais uma vez, me salvou ....

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  6. Muito obrigada ☺️ Me ajudou muito m

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