QUESTIONÁRIO I ESTUDOS DISCIPLINARES VII
Pergunta 1
1. Ao se afirmar que o
uso de filmes permite certa maleabilidade metodológica, isso significa que:
|
a.
|
qualquer análise
é válida, uma vez que, em sua totalidade, é um esforço subjetivo e não
depende de critérios externos para sua validade.
|
|
b.
|
podemos estudar diversos aspectos dos filmes,
tais como as linguagens e técnicas presentes, estética, discussões pedagógicas
e problemáticas relacionadas ao filme em si mesmo e também em relação à sua
produção, bem como as contribuições deste no projeto pedagógico.
|
|
c.
|
devemos escolher
apenas aspectos pontuais para desenvolver as questões.
|
|
d.
|
devemos nos
preocupar principalmente em dominar a técnica de produção dos filmes, sendo
que a maleabilidade remete à flexibilidade de gêneros de filmes.
|
|
e.
|
a experiência
individual sempre é mais importante que a crítica acadêmica.
|
Pergunta 2
1.
Considere
as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. O professor que vai iniciar um
projeto com filmes em sala de aula pode desconstruir e desmontar a obra para
melhor compreendê-la.
II. Apenas o professor que tiver grande
conhecimento técnico será capaz de realizar análises relevantes.
III. O professor deve ter consciência
de que não é um espectador comum e que para se apropriar de diversos sentidos
dos filme é preciso realizar diversas assistências.
|
a.
|
I, II e III são
corretas.
|
|
b.
|
Apenas a afirmativa
II é correta.
|
|
c.
|
Apenas I e III são corretas.
|
|
d.
|
Apenas I e II são
corretas.
|
|
e.
|
Apenas a
afirmativa III é correta.
|
|
|
|
Pergunta 3
1.
Leia
o texto a seguir e assinale a alternativa correta.
“O significado de um texto/filme é o
todo, amálgama desse conjunto de pequenas partes, em que cada um não é
suficiente para explicá-lo, porém, todas são necessárias e cada uma só tem
significação plena em relação a todas as outras (ALMEIDA, M. 2001:29. In:
Napolitano, 2013, p. 12 ).
|
a.
|
Para se entender
o texto/filme é preciso simplesmente ser capaz de explicar cada parte em
separado.
|
|
b.
|
Quando se domina
cada uma das partes, necessariamente se domina o sentido completo do filme.
|
|
c.
|
Os sentidos dos
filmes somente são apreendidos pelos estudiosos técnicos de cinema.
|
|
d.
|
A análise dos
textos/filmes depende da capacidade do professor entender os significados
ocultos em cada um dos trechos especiais que o diretor prepara para servir
como chaves explicativas de sua obra.
|
|
e.
|
A compreensão de um texto/filme está vinculada à
análise das diferentes partes da obra, bem como da relação existente entre
elas.
|
Pergunta 4
1.
Leia
o trecho apresentado e responda ao que se pede.
“[...] o cinema é sempre ficção, ficção
engendrada pela verdade da câmera [...] o espectador nunca vê cinema, vê sempre
filme. O filme é um tempo presente, seu tempo é o tempo da projeção.” (ALMEIDA,
2001: 40. In: Napolitano, 2013, p.13).
Para que exista a compreensão do filme,
devemos:
|
a.
|
nos preocupar
essencialmente com o momento de produção do filme.
|
|
b.
|
levar em conta a situação psicológica do
espectador de filme/cinema.
|
|
c.
|
desconsiderar os
aspectos psicológicos, uma vez que é uma obra de cultura de massas.
|
|
d.
|
descobrir todos
os aspectos escondidos nos filmes pelos roteiristas e diretores.
|
|
e.
|
ter clareza de
que a frase é um exagero, pois não existe a diferença apresentada no texto.
|
|
|
|
Pergunta 5
1.
O
uso dos filmes em sala de aula pode se desenvolver com diversas estratégias e
abordagens, produzindo um rico ambiente de discussão e aprendizagem. No
entanto, um hábito considerado prejudicial e mesmo negativo por parte dos
professores é
|
a.
|
se apoiar nesse material, simplesmente como mera
ilustração rápida para suas aulas, consumindo tempo de aula, sem dar
importância para um uso realmente pertinente do material.
|
|
b.
|
esquecer a
capacidade de ilustração presente nos filmes.
|
|
c.
|
recortar trechos
isolados e não passar a obra completa.
|
|
d.
|
discutir o filme
antes mesmo de sua projeção.
|
|
e.
|
ficar
decodificando os trechos mais complexos, uma vez que os alunos normalmente
são incapazes de perceber alguns dos aspectos relevantes.
|
Pergunta 6
1.
Podemos
afirmar que um dos grandes méritos e responsabilidade do uso dos filmes em sala
de aula está no fato de que o filme:
|
a.
|
trabalha
conteúdos já conhecidos pelos alunos, reafirmando os mais importantes valores
sociais.
|
|
b.
|
permite
automaticamente a formação do senso crítico, por meio dos alunos que
invariavelmente serão capazes de criticar todos os aspectos das obras que
lhes serão apresentadas.
|
|
c.
|
permite ao aluno
conhecer o universo cultural dos professores e assim entender como ele pensa
e observa o mundo.
|
|
d.
|
é
importante, porque traz para a escola aquilo que ela se nega a ser e que
poderia transformá-la em algo vivo e fundamental: participante ativa da
cultura e não repetidora e divulgadora de conhecimentos massificados, muitas
vezes já deteriorados, defasados.
|
|
e.
|
serve como uma forma de inserção
cultural dos alunos no conhecimento de obras que todos deveriam conhecer ao
final do Ensino Médio.
|
Pergunta 7
1.
Quando
se fala em sistematização das análises, deve-se considerar:
|
a.
|
que o domínio
técnico é o mais importante para a capacidade de análise se consolidar.
|
|
b.
|
o desenvolvimento de um trabalho que não apenas
incorpore o conteúdo, a “história” do filme, mas também seus elementos de
performance, linguagem e composição cênica
|
|
c.
|
que o professor
deve ser capaz de prever as perguntas dos alunos para antecipar as suas
respostas.
|
|
d.
|
a elaboração de
um rigoroso roteiro de discussões que conduza completamente o olhar dos
alunos apenas para os aspectos que o professor tiver maior familiaridade.
|
|
e.
|
que o professor
deve escolher uma área de análise, como performance ou linguagem ou composição
cênica, descartando as demais áreas.
|
Pergunta 8
1. Quando um professor
decide trabalhar com filmes em sala de aula, alguns pontos do desenvolvimento
do projeto podem lhe parecer complexos e de difícil solução. Assim, para se
preparar para o início do projeto podemos considerar que o professor necessita:
|
a.
|
decorar todas as falas do filme escolhido, para
poder compreender todos os sentidos presentes na obra.
|
|
b.
|
levar em consideração apenas a
opinião de professores mais experientes, fazendo da empiria o fundamento
exclusivo de seu trabalho.
|
|
c.
|
se apropriar de roteiros prontos,
existentes em diversas obras, uma vez que a aplicação de experiências de
outros professores garante o sucesso do projeto.
|
|
d.
|
recorrer a estudos bibliográficos, revistas especializadas e
acadêmicas, além de buscar as experiências de outros colegas e pesquisar
em sites também voltados para essa problemática.
|
|
e.
|
obrigatoriamente, acompanhar outros
colegas que já desenvolveram esse tipo de projeto para poder se apropriar de
suas experiências.
|
Pergunta 9
1.
Um
projeto de uso de filmes em sala de aula pode ajudar os alunos a exercitar a
habilidade de aprimorar seu olhar sobre uma das atividades culturais mais
importantes do mundo contemporâneo, o cinema, e consequentemente, tornar-se um
consumidor mais crítico e exigente. Segundo essa afirmação,
|
a.
|
o cinema deve ser
entendido separadamente da indústria cultural.
|
|
b.
|
não se deve
discutir aspectos político-ideológicos para não criar atritos desnecessários
com os alunos.
|
|
c.
|
os alunos desenvolvem a capacidade de crítica
sociocultural e político-ideológica, sobretudo em torno dos tópicos de mídia
e indústria cultural, quando os projetos são criteriosamente desenvolvidos.
|
|
d.
|
deve-se ter
cuidado com a capacidade das discussões contribuírem para desenvolver senso
crítico, uma vez que os filmes de cinema não são produzidos para isso.
|
|
e.
|
a escola deve ter
como prioridade a formação de alunos que se recusem a atuar como consumidores
de produtos culturais.
|
Pergunta 10
1.
É
preciso que o professor atue entre a obra e os alunos, ainda que ele pouco
interfira na projeção ou exibição. O professor deve atuar preparando os alunos
e também propondo atividades que permitam uma articulação da escola à cultura
cotidiana. O correto sentido do trabalho proposto pode ser indicado em qual
designação de professor?
|
a.
|
Professor
exibidor.
|
|
b.
|
Professor
expositor.
|
|
c.
|
Professor
conselheiro.
|
|
d.
|
Professor
pseudoanalista
|
|
e.
|
Professor mediador.
|
QUESTIONARIO II ESTUDOS DISCIPLINARES VII
Pergunta 1
1. Quando no cinema se
abordam dramas ligados a conflitos ocasionados por choques culturais, pelo
convívio das diferenças sociais, raciais, étnicas e comportamentais pode-se
utilizar isso para desenvolver a ideia de
|
a.
|
superioridade de
alguns povos sobre os demais.
|
|
b.
|
marginalização
resultante da miséria social.
|
|
c.
|
violência social
irrestrita contra os mais pobres.
|
|
d.
|
pluralidade cultural.
|
|
e.
|
fundamentos
necessariamente econômicos das desigualdades presentes nas em todas as
sociedades.
|
Pergunta 2
1.
Alguns
filmes retratam o cotidiano desde os primórdios da Revolução Industrial,
podendo se concentrar nas atividades de indivíduos ou de grupos profissionais
específicos. O desemprego também pode ser objeto de análise e discussões. A
temática apresentada pode ser utilizada quando se discute
|
a.
|
o misticismo
ocidental.
|
|
b.
|
a tecnologia da
computação.
|
|
c.
|
a descrença na
solução dos problemas ambientais
|
|
d.
|
o mundo do trabalho.
|
|
e.
|
a tecnologia da
informação eletrônica.
|
Pergunta 3
1.
Ao
se analisar filmes norte-americanos, do cinema hollywoodiano, que tratem de
política e conflitos, é comum se encontrar aspectos narrativos melodramáticos
com a grande valorização de características individuais ou pré-valorativos.
Nesse caso, estamos nos referindo à construção dicotômica entre
|
a.
|
o Bem e o Mal.
|
|
b.
|
Ocidente e
Oriente.
|
|
c.
|
capitalismo e
comunismo
|
|
d.
|
norte e sul.
|
|
e.
|
anglo-saxônicos e
latinos.
|
Pergunta 4
1.
Após
apresentar informações de apoio aos alunos, tais como o contexto histórico e
personagens que o filme traz, entrevistas com o diretor e análises, além de
palavras-chave em destaque, podemos levantar questões para debate. Sobre elas,
qual seria inadequada para o trabalho com filmes em sala de aula?
|
a.
|
Herança cultural.
|
|
b.
|
Desenvolvimento
de caráter e cidadania.
|
|
c.
|
Valores éticos
(ética da responsabilidade).
|
|
d.
|
Ponte de leitura:
livros relacionados.
|
|
e.
|
A simples desqualificação do uso da internet como
ambiente de pesquisa.
|
Pergunta 5
1.
Filmes
relacionados à temática da violência podem ter diferentes abordagens, mas,
comumente, temos a construção de personagens que são simplesmente “encarnações
do mal”. É possível se escapar de noções tão simplistas problematizando, junto
aos alunos, aspectos
|
a.
|
ligados às
características individuais, buscando se descobrir as raízes individuais do
mal.
|
|
b.
|
dos estudos de
psiquiatria, para se entender os dramas dos indivíduos marginais
|
|
c.
|
de estudos
criminalísticos, baseados em entrevistas, veiculados na grande imprensa, que
nos ajudam a ter clareza sobre quem são os marginais na sociedade.
|
|
d.
|
ligados às injustiças presentes no mundo
contemporâneo e às distorções das estruturas sociais.
|
|
e.
|
orgânicos e
biológicos, além dos determinismos sociais, dos quais nenhum indivíduo
consegue se libertar.
|
Pergunta 6
1.
Fornecer
aos alunos informações relativas ao tratamento temático do filme, biografia e
currículo do diretor, sobre a equipe técnica, sobre os atores/interpretação e
sobre o impacto da obra no seu tempo: bilheteria, crítica, prêmios, polêmicas,
pode ser de grande valia, pois:
|
a.
|
ajuda os alunos a compreender o esforço presente
na realização das obras apresentadas e também contribui com ponto de apoio
para a análise, que vai muito além das observações superficiais e
impressionistas.
|
|
b.
|
ajuda os alunos a
compreender a genialidade de algumas poucas pessoas capazes de realizar obras
verdadeiramente interessantes.
|
|
c.
|
impressiona os
alunos e lhes passa a impressão de que apenas com essas informações já
conseguem compreender o filme todo.
|
|
d.
|
mostra aos alunos
como o professor é capaz de dominar muitas informações ao mesmo tempo e,
portanto, que é um bom professor.
|
|
e.
|
o professor pode
escolher valorizar um desses aspectos, que talvez seja o principal na análise
fílmica, o da bilheteria, e assim impressionar os alunos com os valores altos
dos dias atuais.
|
Pergunta 7
1.
Marcos
Napolitano aponta para a possibilidade de se classificar o cinema em quatro
metagêneros que podem nos auxiliar na preparação de projetos que envolvam o uso
de filmes. Mesmo considerando que qualquer classificação pode ser contestada ou
aprofundada, elas nos auxiliam na escolha do material. Os quatro metagêneros a
que estamos nos referindo são:
|
a.
|
drama, comédia, aventura, suspense.
|
|
b.
|
comédia,
tragédia, ficção científica, suspense.
|
|
c.
|
bangue-bangue,
aventura policial, drama existencial, comédia.
|
|
d.
|
comédia,
tragédia, aventura, suspense.
|
|
e.
|
suspense,
aventura de guerra, aventura policial, aventura infanto-juvenil.
|
Pergunta 8
1.
Quando
a indústria cinematográfica de Hollywood trata dos movimentos sociais, tais
como o movimento operário, pacifista ou mesmo estudantil, costumeiramente:
|
a.
|
aborda
criticamente a construção das personagens, na ânsia de formar cidadãos
críticos e atuantes em suas sociedades.
|
|
b.
|
procura fugir de temas polêmicos e dá ênfase aos
dilemas dos indivíduos envolvidos com movimentos sociais ou em torno da
biografia dos líderes, seus dramas, suas contradições e virtudes.
|
|
c.
|
dá ênfase aos
dilemas coletivos, uma vez que acredita mais na força do coletivo do que no
individualismo.
|
|
d.
|
evita biografias
de grandes líderes estrangeiros, recaindo sempre em figuras históricas de seu
país.
|
|
e.
|
é visto como um
dos cinemas mais críticos do Ocidente, com uma tradição de abordar aspectos
ligados à desconstrução da sociedade de consumo.
|
Pergunta 9
1. Quando se trabalha
com temas de ordem existencial, psicológica, sociológica e ética em obras
produzidas para adultos, mas aplicadas em projetos para adolescentes, podemos
afirmar que
|
a.
|
o cinema problematizado pode contribuir para a
formação de valores morais e ideológicos.
|
|
b.
|
não se pode
explorar a linguagem cinematográfica se não se tiver formação específica para
isso.
|
|
c.
|
o cinema é
inócuo, uma vez que todos os valores morais são formados no ambiente
familiar.
|
|
d.
|
não se deve
abordar esses temas, uma vez que fugiriam à formação dos alunos no que se
refere ao aspecto de conteúdo curricular.
|
|
e.
|
é necessário ter
muito cuidado, pois, via de regra, os alunos somente compreendem plenamente
as obras cinematográficas produzidas exclusivamente para eles.
|
Pergunta 10
1. Uma das estratégias
para se trabalhar temas interdisciplinares que envolvam a discussão da
Indústria Cultural e das mídias pode ser:
|
a.
|
problematizar a ação dos indivíduos
como reflexos acríticos do mundo contemporâneo.
|
|
b.
|
desenvolver
reflexões sobre a problematização das regras e mecanismos de elaboração dos
próprios filmes, questionando a circulação de informações, de estereótipos e
a construção de bens culturais.
|
|
c.
|
a simples denúncia da manipulação
e interesses econômicos de grupos cinematográficos de Hollywood.
|
|
d.
|
a denúncia do capitalismo ocidental como
manipulador e hegemônico, que impossibilita o senso crítico.
|
|
e.
|
discutir apenas os aspectos técnicos
de produção, uma vez que neles estão todas as características formativas da
indústria cultural.
|
E UMA ÓTIMA AJUDA ESSE MATERIAL,QUE DEUS LHE ABENÇOE.
ResponderExcluirMaravilha
ResponderExcluirÓtimo me ajudou muito
ResponderExcluiramei
ResponderExcluirMuito bom
Excluirperfeito, amei. Me ajudou bastante
ResponderExcluirMuitíssimo obrigado ..... ajudou muito
ResponderExcluirMuito obrigado.
ResponderExcluirobrigada
ResponderExcluiruma ótima ajuda nas disciplinas muito obgrado
ResponderExcluirExcelente, obrigada.
ResponderExcluirgrata pela ajuda.
ResponderExcluirmaravilhoso, ajudou muito
ResponderExcluirMe ajudou de mais ....muito bom
ResponderExcluirAdorei os materiais de apoio
ResponderExcluirMuito útil
ResponderExcluirObrigada, me ajudou muito
ResponderExcluirMuitao de obrigadooooo...perfeito
ResponderExcluirObrigadaaaa!
ResponderExcluirObrigadaaa!
ResponderExcluirShow 👏🏾
ResponderExcluirAjudou muito amigo
ResponderExcluirMe ajudou muito ! Meu muito obrigado!!!
ResponderExcluirmuitoo obrigado mais uma vez, me salvou ....
ResponderExcluirAjudou muito, obrigada!!
ResponderExcluirAdorei
ResponderExcluirMuito obrigada!!!
ResponderExcluirMuito obrigada ☺️ Me ajudou muito m
ResponderExcluirMuito obrigada!
ResponderExcluir