QUESTIONÁRIO LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
Pergunta 1
1.
Assinale a alternativa que completa corretamente a sentença.
A ______________ e o _______________ são duas correntes pedagógicas na
educação dos surdos que têm embasamento na visão socioantropológica da surdez.
Consideram a surdez como diferença e reconhecem o status linguístico da língua
de sinais.
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a.
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Gestualidade,
comunicação total
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b.
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Comunicação total, bilinguismo
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c.
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Oralidade,
comunicação gestual
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d.
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Pedagogia,
bilinguismo
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e.
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Comunicação
oral, gestualismo.
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Pergunta 2
1.
Assinale a alternativa, em português, que corresponde corretamente à
palavra representada pelo alfabeto manual:
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a.
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Bom dia
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b.
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Galeto
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c.
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Bonito
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d.
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Bonita
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e.
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Criativa.
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Pergunta 3
1.
Desde
a antiguidade até meados da Idade Média, os surdos foram excluídos dos
processos educacionais, pois acreditava-se que, se não pudessem falar, não
poderiam adaptar-se à sociedade, dessa forma, não poderiam exercer seus
direitos civis e sociais. Pedro Ponce de Leon (1520-1584) foi o primeiro
professor de surdos, utilizava o alfabeto manual para a leitura, escrita e
aprendizado da língua oral. Muitos teóricos opunham-se ao uso dos sinais,
justificando que o mesmo atrapalhava o desenvolvimento do surdo. Este pensamento
está ancorado na filosofia:
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a.
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Gestualista.
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b.
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Bilinguista.
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c.
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Comunicativa.
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d.
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Oralista.
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|
e.
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Antropológica.
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Pergunta 4
1.
Lopes (2012), em seu estudo sobre a inclusão escolar de alunos surdos
nas instituições de ensino regular afirma que, atualmente, a política de
inclusão de alunos com necessidades especiais educacionais vem tomando grande
proporção no Brasil. Diante desta realidade, para atender esta camada
específica da sociedade que se encontra no interior da escola, o professor
necessita realizar mudanças em suas práticas pedagógicas, a fim de proporcionar
oportunidades para o desenvolvimento cognitivo e social do aluno surdo,
enfatizando-se, de acordo com a proposta bilíngue, a língua de sinais. É
correto afirmar que a metodologia bilíngue consiste em:
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a.
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A criança aprender primeiro a língua de sinais e
depois a língua portuguesa na modalidade escrita
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b.
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A
criança aprender a língua oral para sinalizar melhor.
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c.
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A
criança fazer um tratamento fonoaudiológico para ouvir e falar.
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d.
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A
criança aprender primeiro a língua escrita e depois a oral devido à falta de
audição.
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e.
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A
criança aprender a língua oral e escrita concomitantemente para assim poder
se comunicar e interagir na sociedade de forma eficaz.
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Pergunta 5
1.
Mesmo após a proibição do uso da língua de sinais no congresso de Milão
em 1880, a língua de sinais nunca deixou de existir. Ao contrário, mesmo na
clandestinidade e banida dos espaços educacionais, ela continuou crescendo e se
fortalecendo. Em 1965, os estudos de Stokoe comprovaram o valor linguístico da
língua de sinais, o que resultou em novas propostas e metodologias de educação
para os surdos. A metodologia que faz uso de sinais, leitura labial, expressão
facial e corporal, alfabeto manual e recursos visuais como apoio para a
aquisição da língua escrita é conhecida por:
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a.
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Método
oralista.
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b.
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Método comunicação total
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c.
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Método
interativo.
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d.
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Método
gestualista.
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e.
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Método
bilinguismo.
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Pergunta 6
1.
Morfemas são elementos mínimos – carregados de significado – que compõem
palavras, organizando-as em diversas categorias, segundo um sistema próprio da
língua. As línguas de sinais, assim como as línguas orais, possuem um sistema
de formação de palavras. Morfologia é o estudo da estrutura interna das
palavras ou sinais, assim como das regras que determinam a formação das
palavras. A palavra morfema deriva do grego morphé, que significa forma.
(QUADROS e KARNOPP, 2004, p. 86).
Dessa maneira, sabemos que a alteração em algum parâmetro pode alterar o
sentido do sinal. Observe os sinais abaixo e identifique qual parâmetro os
distingue:
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a.
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Ponto
de articulação.
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b.
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Expressão
facial.
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c.
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Configuração de mão
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d.
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Movimento.
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e.
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Direção.
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Pergunta 7
1.
O contexto escolar tem algumas especificidades. Considerando a
importância do profissional intérprete de Libras para a inclusão do surdo nos
diversos níveis educacionais, quais são os requisitos básicos para este
profissional?
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a.
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Conhecimento sobre a surdez, domínio da língua de
sinais, bom nível de cultura.
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b.
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Conhecimento
sobre o professor, conhecimento da matéria, conhecimento da cultura.
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c.
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Conhecimento
de língua oral auditiva, conhecimento de texto, conhecimento sobre a surdez.
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d.
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Conhecimento
da matéria, conhecimento de texto, conhecimento matemático.
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e.
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Conhecimento
sobre a cultura, conhecimento sobre ciências, conhecimento sobre a língua
oral.
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Pergunta 8
1.
Os estudos linguísticos e a evolução do pensamento sobre a pessoa surda e
a surdez, trouxeram para a Libras um valor linguístico e histórico-cultural. A
comunidade surda se fortaleceu e começou a exigir seus direitos de participação
social. Semelhante às línguas orais, a língua de sinais possui parâmetros para
a formação do sinal, é complexa e abarca todas as áreas de estudo da
linguística, que são:
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a.
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Gestualismo,
sintaxe, morfologia e sentido.
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b.
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Comunicação
total, fonologia, alfabeto manual e gestos.
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c.
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Morfologia,
bilinguismo, oralismo e gestualismo.
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d.
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Semântica,
quirema, comunicação gestual e bilinguismo
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e.
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Fonologia, morfologia, sintaxe e semântica.
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Pergunta 9
1.
Veja o trecho da matéria retirada do portal G1 em 11/2012:
Adolescente
surda terá ajuda de intérprete para fazer prova do Enem
Fonte:http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2012/11/adolescente-surda-tera-ajuda-de-interprete-para- fazer-prova-do-enem.html
Clesiane diz que a ajuda dos tradutores-intérpretes é muito importante
para seu aprendizado. “É através deles que aprendo. Os tradutores- intérpretes
são fundamentais para meus estudos”, enfatiza.
A jovem quer fazer o Enem para adquirir experiência, mas diz que se
prepara para tirar uma boa nota. “Estou estudando muito, pois já comecei a me
preparar para o futuro. Ainda estou em dúvida entre informática ou ser
professora de libras, mas quero fazer curso superior”, conclui.
O decreto 5626/05 trouxe muitas conquistas para a comunidade surda e
para a educação bilíngue. A presença de tradutores-intérpretes de Libras e
novas formas de avaliação têm por objetivo:
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a.
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Prover
vagas de concurso para o intérprete de libras e acesso ao ensino superior
apenas.
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b.
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Garantir
a formação do professor em Libras e auxílio ao aluno surdo devido à sua
inferioridade linguística.
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c.
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Garantir o acesso ao currículo e aos processos
seletivos, levando em consideração sua especificidade linguística.
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d.
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Prover
as escolas com profissionais capacitados para o atendimento em braile e
acesso à prova do Enem.
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e.
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Garantir
a formação do intérprete em serviço e acesso do professor para a correção das
avaliações
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Pergunta 10
1.
Identifique a alternativa, em português, que corresponde,
respectivamente, aos sinais apresentados abaixo:
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a.
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Filho(a)-solteiro(a)-mulher
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b.
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Solteiro(a)-mulher-homem.
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c.
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Casado(a)-filho(a)-mulher
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d.
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Homem-solteiro(a)-filho(a).
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e.
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Homem-casado(a)-filho(a).
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tudo correto muito obrigado mesmo!!!
ResponderExcluirOconceito socioantropológico da surdez apresenta uma ideologia contrária à visão clínico-terapêutica, que propõe o diagnóstico médico precoce e terapias de reabilitação, como treinamento de habilidades de leitura labial e defeitos da fala como única forma de inclusão social. Sobre o conceito socioantropológico da surdez, pode-se afirmar que?????
ResponderExcluirc. Possui a concepção da surdez como diferença linguística, considerando que os surdos são capazes de aprender e interagir na sociedade por meio da língua de sinais de seu país
ExcluirAs libras(línguas brasileira de sinais)é a língua utilizada como meio de comunicação pelas pessoas surdas no Brasil. Trata-se de uma língua que não é universal,portanto, cada país possui a sua própria língua de sinais,como por exemplo:(ASL)Língua de sinais americana,(LSF)Lingua de sinais francesa,(LSE)Língua de sinais espanhola,(LSI)Língua de sinais italiana,dentre outras. Algumas características diferem as línguas orai das línguas de sinais;As primeiras constituem-se em uma modalidade oral-auditiva,enquanto as segundas constituem-se em qual modalidade?
ResponderExcluirModalidade gestual-visual
ExcluirAssinale a alternativa, em português, que corresponde corretamente à palavra representada pelo alfabeto manual:
ResponderExcluirEscolha uma:
a. Um bom feriado de descanso para vocês
b. Uma ótima viagem de cruzeiro para todos
c. Um ótimo descanso no feriado para todos
d. Uma boa notícia foi escrita sobre vocês
e. Um ótimo feriado de carnaval para tod
(B) uma ótima viagem de cruzeiro para todos.
ExcluirEu quero saber qual a resposta
ExcluirUm ótimo feriado de carnaval para todos.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirtop, muito bom, estava todos certos. me ajudou mt :)
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