QUESTIONÁRIO REPUBLICA VELHA I
Pergunta 1
1.
Além
das pressões internas, quais outros países pressionavam o Governo Imperial para
decretar a abolição?
|
a.
|
Argentina
e Paraguai
|
|
b.
|
Espanha
e Portugal.
|
|
c.
|
Inglaterra e Estados Unidos.
|
|
d.
|
Alemanha
e Inglaterra
|
|
e.
|
Suíça
e Itália.
|
Pergunta 2
1.
Além
dos problemas com fazendeiros, a Monarquia enfrentou problemas com:
|
a.
|
A
Igreja Evangélica
|
|
b.
|
Os
Judeus.
|
|
c.
|
A
Igreja Batista.
|
|
d.
|
A Igreja Católica.
|
|
e.
|
Os
Budistas.
|
Pergunta 3
1.
Durante
a Monarquia a principal atividade econômica era:
|
a.
|
Indústria
de Base.
|
|
b.
|
Mineração.
|
|
c.
|
Extrativismo.
|
|
d.
|
Agricultura.
|
|
e.
|
Pesca.
|
Pergunta 4
1.
Havia
uma grande diferença entre os cafeicultores do estado de São Paulo, os
primeiros apoiavam a Monarquia e a outra da República. Quais são estas regiões?
|
a.
|
Sudoeste
e Litoral.
|
|
b.
|
Litoral
de Vale do Paraíba
|
|
c.
|
Capital
e Litoral.
|
|
d.
|
Vale do Paraíba e Oeste de São Paulo
|
|
e.
|
Oeste
e Capital.
|
Pergunta 5
1.
Muitos
jovens da classe média ingressavam na carreira militar. O objetivo era:
|
a.
|
Viajar
pelo mundo e conhecer outras culturas.
|
|
b.
|
Ter
a honra de defender o Brasil nas guerras e disputas.
|
|
c.
|
Possibilidade de ascensão
profissional e financeira.
|
|
d.
|
Ingressar
do Colégio Militar e obter título superior.
|
|
e.
|
Interferir
no governo.
|
Pergunta 6
1.
O
Partido Liberal, desde 1870 já pregava pela introdução:
|
a.
|
Do trabalho livre.
|
|
b.
|
Da
reforma agrária.
|
|
c.
|
Da
reforma política.
|
|
d.
|
Da
implantação do regime socialista.
|
|
e.
|
Da
reformulação da legislação trabalhista.
|
Pergunta 7
1.
Os
fazendeiros do Vale do Paraíba entraram em confronto com a Monarquia, porque
esperavam do governo:
|
a.
|
Uma indenização em decorrência da
abolição dos escravos
|
|
b.
|
Mais
cargos na administração, como ministérios e secretarias
|
|
c.
|
A
isenção de impostos e encargos.
|
|
d.
|
A
concessão de mais títulos de nobreza.
|
|
e.
|
Nenhuma
das alternativas anteriores estão corretas.
|
Pergunta 8
1.
Segundo
Aristides Lobo, houve participação popular na proclamação da República?
|
a.
|
Sim,
uma grande atuação, inclusive com participação armada.
|
|
b.
|
Sim,
o povo votou pela mudança do sistema.
|
|
c.
|
Não,
o povo fez greves e manifestações contra a mudança de sistema.
|
|
d.
|
Não, o povo assistiu sem entender
nada.
|
|
e.
|
Sim,
houve uma grande revolução.
|
Pergunta 9
1.
Segundo
Boris Fausto, a atuação de negros nesta guerra foi muito importante para a
abolição. Que guerra foi esta?
|
a.
|
Queda
da Bastilha.
|
|
b.
|
Guerra
da Secessão.
|
|
c.
|
I
Guerra Mundial.
|
|
d.
|
II Guerra Mundial.
|
|
e.
|
Guerra
do Paraguai.
|
Pergunta 10
1.
Segundo
Casalecchi (1982, p. 18): “A cultura cafeeira gerou uma grande transformação da
economia”, por quê?
|
a.
|
Porque
deixamos de produzir outros bens.
|
|
b.
|
Propiciou a modernização em vários
setores
|
|
c.
|
Extinguiu
com os latifúndios
|
|
d.
|
Financiou
a construção de escolas, universidades e centros de pesquisas
|
|
e.
|
Investiu
em outros ramos da agricultura para alimentar os trabalhadores.
|
QUESTIONÁRIO REPUBLICA VELHA II
Pergunta 1
1.
Como
explicar o paradoxo que ocorreu na economia, apesar da grande dívida interna, a
balança comercial se manteve equilibrada?
|
a.
|
Porque
as importações ocorriam por contrabando.
|
|
b.
|
Porque
o país emitia muita moeda.
|
|
c.
|
Porque
havia um equilíbrio em câmbio.
|
|
d.
|
Não
havia equilíbrio na balança comercial.
|
|
e.
|
Porque havia um grande volume de
exportação.
|
Pergunta 2
1.
Em
qual modelo a República brasileira foi inspirada?
|
a.
|
Na
revolução francesa.
|
|
b.
|
No modelo norte-americano
|
|
c.
|
No
modelo romano.
|
|
d.
|
Na
república grega.
|
|
e.
|
No
modelo argentino.
|
Pergunta 3
1.
O
que podemos entender como darwinismo social?
|
a.
|
Todos
viemos da mesma espécie de primatas.
|
|
b.
|
Todos
viemos do mesmo casal Adão e Eva.
|
|
c.
|
Na
sociedade, o que diferencia uma pessoa da outra é a condição econômica
|
|
d.
|
Na sociedade sobressaem aqueles que
possuem condições genéticas superiores.
|
|
e.
|
Todos
somos iguais.
|
Pergunta 4
1.
Ocorreu
uma transformação na elite, eles se tornaram:
|
a.
|
Nobres
|
|
b.
|
Líderes
políticos
|
|
c.
|
Burgueses
|
|
d.
|
Militares
|
|
e.
|
Proletários.
|
Pergunta 5
1.
Qual
dos fatores econômicos facilitou a expansão comercial?
|
a.
|
Do
imperialismo.
|
|
b.
|
Do
socialismo
|
|
c.
|
Do
militarismo.
|
|
d.
|
Do liberalismo.
|
|
e.
|
Da
democracia.
|
Pergunta 6
1.
Qual
o papel do governo brasileiro na entrada do grande volume de imigrantes europeus?
|
a.
|
Financiou
as viagens.
|
|
b.
|
Facilitou
a concessão de vistos.
|
|
c.
|
Publicou propaganda divulgando falsas
promessas.
|
|
d.
|
Não
houve nenhum tipo de interferência.
|
|
e.
|
Tentou
restringir para impedir a disputa do mercado de trabalho com os brasileiros.
|
|
|
|
Pergunta 7
1.
Qual
o papel dos anarquistas nesse contexto histórico?
|
a.
|
Eles
eram oposição, queriam ingressar no governo.
|
|
b.
|
Nenhum,
no começo da República não havia anarquismo
|
|
c.
|
Queriam
se tornar um grande poder
|
|
d.
|
Faziam denúncias, buscavam organizar
os trabalhadores, divulgavam os ideais.
|
|
e.
|
Todas
as respostas estão erradas.
|
Pergunta 8
1.
Quem
foi o grande líder da Guerra dos Canudos?
|
a.
|
Che
Guevara.
|
|
b.
|
Prudente
de Moraes.
|
|
c.
|
Barão
do Rio Branco
|
|
d.
|
Antônio Conselheiro.
|
|
e.
|
Lampião.
|
Pergunta 9
1.
Segundo
a teoria do branqueamento, o que ocorreria com o povo brasileiro no decorrer
dos anos?
|
a.
|
Os
negros seriam enviados de volta para África.
|
|
b.
|
A
raça negra iria sobressair pelas características genéticas
|
|
c.
|
Se tornaria toda branca em
decorrência da miscigenação dos europeus com os negros.
|
|
d.
|
Não
pode ser implantada pela proibição de miscigenação entre negros e brancos
imposta pela religião.
|
|
e.
|
Essa
doutrina nunca existiu.
|
Pergunta 10
1.
Um
dos fatores que possibilitou a expansão econômica no Brasil foi:
|
a.
|
A
numerosa migração das regiões do nordeste para o sul
|
|
b.
|
A numerosa imigração de trabalhadores de várias
regiões da Europa
|
|
c.
|
A
reforma agrária que possibilitou a diversidade na produção agrícola
|
|
d.
|
Com
a proclamação da República, a implantação de concursos públicos
|
|
e.
|
O
aumento da demografia.
|
QUESTIONÁRIO REPUBLICA VELHA III
Pergunta 1
1.
A
primeira fase da República ficou conhecida como:
|
a.
|
Café-com-leite
|
|
b.
|
Tenentista
|
|
c.
|
Dos
coronéis.
|
|
d.
|
Expansionista.
|
|
e.
|
Liberal.
|
Pergunta 2
1.
Em
qual Estado ocorreu a produção do cacau?
|
a.
|
Pernambuco
|
|
b.
|
Ceará.
|
|
c.
|
Bahia.
|
|
d.
|
Sergipe.
|
|
e.
|
Paraíba.
|
Pergunta 3
1.
Havia
o conceito de unicidade quando da formação da República?
|
a.
|
Sim,
havia. A República nasceu com o intuito de unificar a Nação.
|
|
b.
|
Não, cada Estado defendia seu próprio
interesse, não existiam partidos nacionais.
|
|
c.
|
Sim,
havia o conceito de unicidade e havia o Partido Republicano Nacional.
|
|
d.
|
Não,
mas quem dominava era o Partido Republicano Nacional.
|
|
e.
|
Sim,
a República brasileira já nasceu democrática.
|
Pergunta 4
1.
O
que representou o ciclo da borracha na economia brasileira?
|
a.
|
Superou
a exportação do café.
|
|
b.
|
Foi
insignificante.
|
|
c.
|
Gerou
o aumento da fabricação de bicicletas.
|
|
d.
|
No auge da sua produção alcançou o
segundo lugar na exportação.
|
|
e.
|
Todas
as respostas estão erradas.
|
Pergunta 5
1.
O
que significa oligarquia?
|
a.
|
O
governo do povo, para o povo, pelo povo.
|
|
b.
|
Equipara-se
ao socialismo.
|
|
c.
|
Todo
poder ao imperador.
|
|
d.
|
Um
por todos, todos por um.
|
|
e.
|
O governo de poucas pessoas.
|
Pergunta 6
1.
Qual
a grande diferença entre a produção dos estados do Rio Grande do Sul de São
Paulo?
|
a.
|
A
produção gaúcha era voltada para o mercado externo e a paulista para o
interno
|
|
b.
|
Não
havia diferenças, ambas produziam tendo em vista o mercado externo.
|
|
c.
|
A produção gaúcha era voltada para o
mercado interno, enquanto a paulista era para o externo.
|
|
d.
|
Rio
Grande do Sul não possuía produção.
|
|
e.
|
Rio
Grande do Sul produzia leite para vender para a vizinha Argentina.
|
Pergunta 7
1.
Qual
a primeira indústria que se destacou no período?
|
a.
|
Gráfica
|
|
b.
|
Calçadista.
|
|
c.
|
Alimentos.
|
|
d.
|
Têxtil.
|
|
e.
|
De
base.
|
Pergunta 8
1.
Qual
a relação da oligarquia paulista com a inflação brasileira?
|
a.
|
Nenhum,
pois a culpa era do ministro da Fazenda
|
|
b.
|
Aumentou
o preço do café, o que repercutiu nos preços dos demais produtos.
|
|
c.
|
Forçou o aumento do endividamento do
Estado, gerando desiquilíbrio orçamentário.
|
|
d.
|
Não
houve nenhum tipo de interferência.
|
|
e.
|
Forçou
a inflação justamente para aumentar os preços das sacas do café.
|
Pergunta 9
1.
Qual
o outro produto interferiu na economia brasileira no período e mudou a
realidade regional momentaneamente?
|
a.
|
Leite
de cabra
|
|
b.
|
Fumo.
|
|
c.
|
Soja.
|
|
d.
|
Cana-de-açúcar
|
|
e.
|
Cacau.
|
Pergunta 10
1.
Segundo
Caio Prado, com qual país o Brasil entrou em atrito pelo território do Acre?
|
a.
|
Peru
|
|
b.
|
Chile.
|
|
c.
|
Bolívia.
|
|
d.
|
Venezuela.
|
|
e.
|
Guiana
Francesa.
|
|
|
|
QUESTIONÁRIO REPUBLICA
VELHA IV
Pergunta 1
1.
Antônio
Conselheiro liderou a Revolta de Canudos em 1897. Podemos apontar como
principais fatores da revolta:
|
a.
|
O
crescimento e a modernização da economia nordestina
|
|
b.
|
O
apoio incondicional do sertanejo à Monarquia
|
|
c.
|
A
impossibilidade de adaptação do sertanejo aos valores republicanos
|
|
d.
|
O abandono em que vivia o sertanejo,
o coronelismo e a luta pelo acesso à terra.
|
|
e.
|
A
oposição contra a Igreja Católica, aliada dos monarquistas.
|
Pergunta 2
1.
Decca,
em suas pesquisas, aponta a realidade enfrentada pelos trabalhadores, qual era?
|
a.
|
Acompanharam
o crescimento das indústrias e tiveram um grande aumento
|
|
b.
|
Ficaram muito abaixo dos aumentos
generalizados, diminuindo o poder aquisitivo dos trabalhadores.
|
|
c.
|
Não
sofreram nenhuma oscilação.
|
|
d.
|
A
maioria dos trabalhadores recebia um salário mínimo.
|
|
e.
|
Em
decorrência da mão de obra especializada, algumas funções eram muito bem
remuneradas.
|
Pergunta 3
1.
Neste
período ocorreram várias manifestações, frutos de organizações operárias. Qual
documento nasceu dessas lutas e está em vigor até hoje?
|
a.
|
A
Constituição Federal.
|
|
b.
|
A
Previdência Social, antigo INPS.
|
|
c.
|
O
Código de Defesa do Consumidor.
|
|
d.
|
A CLT – Consolidação das Leis do
Trabalho.
|
|
e.
|
Todas
as respostas estão erradas.
|
Pergunta 4
1.
O
que representava a expressão Belle Époque?
|
a.
|
Representava
um momento em que havia uma imigração predominantemente francesa.
|
|
b.
|
Uma
mudança de hábito, quando as mulheres passaram a usar calça comprida e os homens
puderam deixar de usar chapéus.
|
|
c.
|
Uma abertura para novas expressões de
arte, literatura, música e dança, junto com a modernidade
|
|
d.
|
A
retomada de valores morais, hábitos ortodoxos e muito religiosos.
|
|
e.
|
Uma
maior liberdade de expressão e moda.
|
Pergunta 5
1.
Ocorreu
outra grande revolta no Nordeste, qual foi?
|
a.
|
Revolta de Juazeiro, liderada por
Padre Cícero.
|
|
b.
|
Guerra
do Contestado.
|
|
c.
|
Cangaço,
liderada por Lampião e Maria Bonita.
|
|
d.
|
Revolta
da Vacina.
|
|
e.
|
Revolta
da Chibata, liderada por João Candido.
|
Pergunta 6
1.
Para
atender aos interesses dos cafeicultores, o governo oferecia subsídios, quem
pagava a conta?
|
a.
|
O
próprio governo.
|
|
b.
|
Os
cafeicultores pelas linhas de crédito
|
|
c.
|
Os trabalhadores em decorrência da
alta inflação.
|
|
d.
|
Os
bancos.
|
|
e.
|
Os
empresários do ramo de exportação.
|
Pergunta 7
1.
Por
que, apesar do grande crescimento econômico, havia uma grande crise financeira?
|
a.
|
Porque prevalecia o espírito da
especulação financeira.
|
|
b.
|
Porque
o Brasil não produzia o suficiente.
|
|
c.
|
Porque
havia muitos impostos e encargos que diminuíam a competitividade do produto
nacional.
|
|
d.
|
Porque
a população não havia aprendido a administrar seus recursos.
|
|
e.
|
Porque
não havia interesse em atender ao mercado interno.
|
Pergunta 8
1.
Qual
a importância das charges nos jornais operários?
|
a.
|
Nenhuma,
era mera ilustração
|
|
b.
|
Cômica,
era um momento de humor.
|
|
c.
|
Era
uma forma de aproximar os leitores de expressões artísticas.
|
|
d.
|
Simples, direta e objetiva, traduzia
em desenho a realidade.
|
|
e.
|
Atendia
aos interesses dos anúncios de publicidade.
|
Pergunta 9
1.
Qual
era a pauta de reinvindicação dos trabalhadores nas primeiras manifestações?
|
a.
|
Reajuste
de salários.
|
|
b.
|
Cesta
básica, convênio médico.
|
|
c.
|
Contra as péssimas condições de
trabalho, jornada excessiva, abusos contra mulheres e crianças.
|
|
d.
|
Jornada
de trabalho de 40 horas semanais.
|
|
e.
|
Fim
da jornada noturna.
|
Pergunta 10
1.
Qual
foi o grande legado da Semana de Arte Moderna?
|
a.
|
Na
época foi uma grande revolução, lotou museus e galerias.
|
|
b.
|
O
grande legado foi a participação popular, milhares de trabalhadores tiveram
acesso à arte.
|
|
c.
|
Foi
inexpressiva
|
|
d.
|
Fez
muito sucesso no exterior. Com o passar dos anos, se transformou em uma
exposição itinerante, viajou pelo mundo todo.
|
|
e.
|
Foi libertar a arte brasileira dos
padrões europeus. A Semana não foi tão significativa na época, na verdade
ficou restrita ao meio intelectual. A sua importância se refletiu no tempo. O
principal legado da Semana de Arte Moderna foi libertar a arte brasileira da
reprodução nada criativa de padrões europeus e dar início à construção de uma
cultura essencialmente nacional. Dessa Semana surgiram vários herdeiros, como
o Movimento Pau-Brasil, o Movimento Verde-Amarelo e Grupo Anta, e o Movimento
Antropofágico.
|
Boa Noite
ResponderExcluirPreciso falar com você francikeilla@gamil.com, por favor entre em contado o mais breve possível
Um abraço
Francy
A pergunta 9 do primeiro questionário está errada
ResponderExcluirA resposta da pergunta 9 do questionario 1 guerra do paraguai
ResponderExcluir