QUESTIONÁRIO I
AMÉRICA INDEPENDENTE
Pergunta 1
1.            
A
monarquia espanhola, frente à crise atravessada em função da necessidade de
modernizar a relação com as colônias, passa a adotar uma série de práticas que
serão chamadas de Reformas Borbônicas e a respeito delas podemos indicar que:
| 
a. | 
Não
  se preocuparam com as colônias, uma vez que as ordens monárquicas sempre eram
  seguidas sem contestações ou questionamentos. | |
| 
b. | 
Evidenciam
  a inferioridade da monarquia espanhola frente aos congêneres europeus e a sua
  incapacidade de perceber as mudanças da época. | |
| 
c. | 
São relativas aos aspectos militares,
  de defesa e econômicos, que afetaram a manutenção do pacto colonial e
  acabaram por fermentar o desenvolvimento de um importante comércio
  intracolonial | |
| 
d. | 
Modificaram
  a estrutura social, dando poder para a burguesia a fim de evitar as nefastas
  consequências da Revolução Francesa. | |
| 
e. | 
Provocaram
  uma crise tão intensa no mundo colonial que as elites criollas se
  juntaram aos setores mais populares na luta pela emancipação, ainda no século
  XVIII, buscando consolidar mudanças sociais significativas em benefício dos
  grupos mais excluídos. | 
Pergunta 2
1.            
Na
América Portuguesa, a chegada da Corte em 1808 resultou fundamentalmente em:
| 
a. | 
Abertura
  dos Portos às Nações Amigas, no Alvará de Permissão Industrial e também
  cancelamento dos Tratados de Aliança e Amizade; Comércio e Navegação | |
| 
b. | 
Imediata
  elevação do Brasil a Reino Unido, Portugal e Algarves | |
| 
c. | 
Fechamento
  dos Portos às Nações Amigas e na Proibição da Permissão. | |
| 
d. | 
Abertura dos Portos às Nações Amigas,
  no Alvará de Permissão Industrial e também dos Tratados de 1810 ou de Aliança
  e Amizade; Comércio e Navegação. | |
| 
e. | 
Eclosão
  da Revolução Pernambucana assim que a Corte desembarcou no Rio de Janeiro,
  conseguindo ameaçar a supremacia dos Bragança sobre o Brasil. | 
Pergunta 3
1.     No contexto geral
de mudanças ocorridas na Europa durante o século XVIII, podemos observar a
grande importância do pensamento e da filosofia como motores das grandes
alterações vividas no mundo metropolitano e também nas colônias. A menção ao
pensamento racionalista deve necessariamente remeter a:
| 
a. | 
Busca
  de manutenção do poder monárquico na sociedade estamental. | |
| 
b. | 
Fortalecimento
  exclusivo da burguesia contra o poder do absolutismo monárquico. | |
| 
c. | 
Apoio
  à manutenção das principais características econômicas e sociais das
  sociedades estamentais. | |
| 
d. | 
Críticas diretas à sociedade
  estamental, ao absolutismo monárquico e ao mercantilismo como fundamento
  econômico. | |
| 
e. | 
Revolução
  proletária com base na racionalidade científica que leva a constatação da
  oposição entre burguesia e proletariado. | 
Pergunta 4
1.            
No
mundo colonial americano, um momento fundamental para o processo de ruptura que
resultaria na Independência das Treze Colônias Inglesas, foi a imposição de
medidas pelos ingleses aos colonos. Podemos indicar entre as medidas que
geraram uma intensa contestação do poder metropolitano inglês:
| 
a. | 
as Leis do Açúcar, do Selo e Lei do
  Chá, chegando ao episódio chamado de Festa do Chá de Boston, com a reação
  metropolitana subsequente chamada Leis Intoleráveis.  | |
| 
b. | 
A
  entrega de Luisiana aos franceses devido à derrota na Guerra dos Sete Anos. | |
| 
c. | 
A
  imposição das Leis Intoleráveis que provocaram entre os colonos uma reação
  conhecida como Festa do Chá de Boston. | |
| 
d. | 
O
  fechamento do Porto de Boston como medida de repressão aos colonos por não
  ajudarem na Guerra dos Sete Anos. | |
| 
e. | 
A
  proclamação de Independência pelos colonos contra a necessidade de ajudar na
  Guerra dos Sete Anos. | 
Pergunta 5
1.            
O
Império Português, no decorrer do século XVIII não ficou alheio às mudanças
provocadas pelo Iluminismo, pelas Revoluções Burguesas e também pelas condições
de vida nas próprias áreas coloniais – ao que se refere à América portuguesa.
Como importantes indícios dos novos tempos e da circulação de pessoas e ideias,
podemos apontar:
| 
a. | 
As
  revoltas nativistas foram o melhor exemplo dessa crise por pedirem
  independência e república. | |
| 
b. | 
O
  sucesso da Inconfidência Mineira em sua proposta abolicionista, indício claro
  do iluminismo | |
| 
c. | 
A
  derrota da Revolta dos Alfaiates pela traição de Joaquim Silvério dos Reis
  que levou à execução de Tiradentes. | |
| 
d. | 
A ocorrência de movimentos
  emancipacionistas, tais como a Inconfidência mineira e o movimento dos
  Alfaiates que, apenas de especificidades quanto a setores sociais envolvidos
  em projetos políticos e sociais, questionavam o próprio domínio
  metropolitano, tal como ocorreu na Independência das Treze Colônias que deram
  origem aos Estados Unidos. | |
| 
e. | 
O
  sucesso relativo das revoltas que conseguiram, efetivamente, implantar
  repúblicas que resistiram por alguns poucos anos até entrarem em acordo com o
  Império português.  | 
Pergunta 6
1.            
Os
Estados absolutistas europeus vivenciaram o desenvolvimento de críticas
contundentes ao poder dos monarcas e à estrutura econômica do Antigo Regime.
Como estratégia para modernizar esses Estados, foram adotadas práticas que
combinaram tanto o fortalecimento dessas monarquias quanto aspectos do novo
racionalismo. Os apontamentos tratam do:
| 
a. | 
Despotismo
  oriental. | |
| 
b. | 
Iluminismo
  democrático | |
| 
c. | 
Estado
  republicano popular. | |
| 
d. | 
Absolutismo
  inglês. | |
| 
e. | 
Despotismo esclarecido. | 
Pergunta 7
1.            
Para
melhor problematizar importantes momentos de mudanças históricas, é essencial a
preocupação com relações que vão além de simples constatações construídas a
partir de visões históricas nacionalistas e pouco analíticas. Sendo assim, para
se compreender o contexto geral de crise do Antigo Sistema Colonial nas
Américas, espanhola e portuguesa, é importante perceber que:
| 
a. | 
O
  que ocorria na Europa tinha pouco reflexo nas colônias, em função de sua
  completa subordinação às metrópoles. | ||
| 
b. | 
Portugal,
  por ser uma potência europeia periférica, não conseguia em hipótese alguma
  reagir aos acontecimentos, sendo sempre apenas vítima de acontecimentos
  externos. | ||
| 
c. | 
Eventos relacionados ao contexto
  europeu, como a Era Napoleônica e a imposição do bloqueio continental
  afetaram as monarquias de Portugal e da Espanha e contribuíram para a
  derrocada dos seus impérios coloniais. | ||
| 
d. | 
Uma
  vez que as distâncias eram enormes, em alguns momentos, o que acontecia na
  Europa demorava tanto para atravessar o Atlântico que tinha na prática pouco
  impacto sobre a realidade das colônias. | ||
| 
e. | 
Napoleão,
  apesar do impacto inicial, não conseguiu influenciar em quase nada a política
  europeia, sendo que a crise do Antigo Sistema Colonial foi fruto exclusivo de
  suas contradições internas. | 
Pergunta 8
1.            
Paradigma
fundamental na História das Américas, durante e depois do período de
independências, de construção dos Estados Nacionais, as lutas no Haiti foram
importantes para o restante do continente uma vez que:
| 
a. | 
Provocaram
  a abolição do escravismo em diversos países americanos seguindo o exemplo
  haitiano. | |
| 
b. | 
Ao
  serem derrotados pelas elites brancas, mostraram a impossibilidade de
  movimentos populares alcançarem êxito. | |
| 
c. | 
Impediram
  outras revoltas de escravos, uma vez que as elites conseguiam evitar que as
  notícias circulassem. | |
| 
d. | 
Mostraram
  como a falta da metrópole levava ao caos. | |
| 
e. | 
Foi um duplo movimento de
  independência política e de abolição da escravidão, provocando enorme temor
  de sua propagação para as elites escravistas. | 
Pergunta 9
1.            
Podemos
considerar como concretização das mudanças na Crise do Antigo Regime e do
Antigo Sistema Colonial as Revoluções Burguesas. Sobre elas podemos afirmar
que:
| 
a. | 
Ocorreram
  exclusivamente na Europa, uma vez que apenas as Revoluções, Industrial e
  Francesa, podem ser mencionadas nesse caso.  | |
| 
b. | 
As Revoluções, Industrial, Americana
  e Francesa, cada uma a seu modo, representaram na ascensão burguesa ao poder
  econômico, político e social, determinados rumos inéditos para as sociedades
  onde ocorreram. | |
| 
c. | 
Tiveram
  como repercussão imediata a derrubada de todos os regimes absolutistas
  europeus no século XVIII. | |
| 
d. | 
Levaram
  à instalação de repúblicas populares e democráticas, uma vez que a burguesia
  rapidamente tornou-se uma classe progressista e favorável à emancipação
  proletária. | |
| 
e. | 
O
  correto é considerar apenas a Revolução Americana como exemplo, uma vez que
  as Revoluções, Industrial e Francesa, mantiveram suas monarquias e
  representaram apenas breves períodos de mudanças antes do retorno à ordem
  anterior. | 
Pergunta 10
1.            
Portugal,
no século XVIII, assim como outras nações europeias, passava por um período de
questionamentos internos e que levaram à reordenação das relações da própria
Coroa com o clero, com a antiga nobreza fundiária e também adotando inovações
comercias e administrativas.  Tal foi a essência das Medidas
Pombalinas, entre elas podemos indicar:
| 
a. | 
A criação de Companhias de Comércio,
  alternações nas fronteiras com novos tratados de limites, maior centralização
  administrativa no Brasil e política de arrocho sobre a mineração. | |
| 
b. | 
Descentralização
  com a volta das capitanias hereditárias e incentivos ao poder local | |
| 
c. | 
Acordo
  com os padres jesuítas quanto à manutenção de sua influência junto aos
  indígenas para evitar conflitos nas Américas. | |
| 
d. | ||
| 
e. | 
A
  supressão do rígido fiscalismo sobre a mineração, uma vez que a decadência da
  extração aurífera impunha à metrópole o estabelecimento de políticas mais
  brancas com as colônias, evitando revoltas e reclamações mais enfáticas
  quanto ao poder metropolitano. | 
QUESTIONÁRIO II AMÉRICA INDEPENDENTE
Pergunta 1
1.            
Como
podemos definir a Doutrina Monroe?
| 
a. | 
Como a defesa da educação universal na América. | |
| 
b. | 
Um acordo entre as elites que garantiu a independência do México. | |
| 
c. | 
A defesa dos interesses da América em contrapartida às ações europeias
  no continente. | |
| 
d. | 
Como a intervenção dos Estados Unidos com base em “falar macio e usar
  um porrete nas mãos”. | |
| 
e. | 
Pelo isolamento da América em relação à África, para garantir o fim da
  escravidão., | 
Pergunta 2
1.            
Como
se estabelecem as relações de formação do Estado-Nação?
| 
a. | 
Dentro de um processo de construção caracterizado
  pela incorporação ou separação, atendendo a interesses de determinados
  grupos. | |
| 
b. | 
Dentro de um processo de construção caracterizado pela absorção de
  todos, pois atendia aos interesses de todos os grupos sociais estabelecidos. | |
| 
c. | 
A partir da formação de ditadores locais. | |
| 
d. | 
A partir da formação da pluralidade cultural respeitada por todos. | |
| 
e. | 
Tendo em vista a oposição ao modelo europeu, que nunca parou para
  valorizar seu nacionalismo. | 
Pergunta 3
1.            
Dentre
as características do caudilhismo, podemos destacar:
| 
a. | 
a defesa do federalismo e a manutenção da
  economia primário-exportadora. | |
| 
b. | 
o órgão que controlava a vinda de espanhóis para o Novo Mundo. | |
| 
c. | 
a defesa do presidencialismo e a manutenção de leis específicas de
  defesa ao índio | |
| 
d. | 
a força militar e a ampliação dos interesses da elite chapetone. | |
| 
e. | 
o acordo com os populares para a defesa da república.  | 
Pergunta 4
1.            
Dentre
as diversas ameaças à concretização da independência na América Latina, podemos
apontar:
| 
a. | 
a ação
  de Napoleão contra as independências da Nova Espanha e do Peru. | |
| 
b. | 
a ação de Hitler, já que ambicionava conquistar o mundo. | |
| 
c. | 
ao republicanismo e pan-americanismo defendido e difundido pelo Brasil
  de D. Pedro I. | |
| 
d. | 
pela ação da Inglaterra, favorável ao desenvolvimento mercantilista. | |
| 
e. | 
pela ação militar da Santa Aliança. | 
Pergunta 5
1.     Em tempos de
independência, quais elementos demonstravam a pluralidade política da América?
| 
a. | 
A força
  da monarquia dos Estados Unidos. | |
| 
b. | 
O processo pacífico da independência do Haiti. | |
| 
c. | 
Os Estados Unidos com república e
  federalismo e o Brasil com a monarquia. | |
| 
d. | 
Os Estados Unidos com a república e o centralismo e o Brasil
  Regencial. | |
| 
e. | 
A América Latina com Bolívar como líder de sua monarquia. | 
Pergunta 6
1.            
O
desenvolvimento paraguaio do século XIX adquiriu características próprias na
América devido:
| 
a. | 
à força
  popular. | |
| 
b. | 
à divisão das elites. | |
| 
c. | 
à falta de uma saída para o mar. | |
| 
d. | 
às boas relações econômicas com os ingleses. | |
| 
e. | 
ao fechamento para o exterior. | 
Pergunta 7
1.     Por que Bolívar
defendia o fim da escravidão?
| 
a. | 
Pela
  sua luta pela igualdade no mundo. | |
| 
b. | 
Pelo seu desejo de promover a união de todos os povos. | |
| 
c. | 
Para aumentar o contingente militar. | |
| 
d. | 
Para aumentar o mercado consumidor inglês. | |
| 
e. | 
Para fomentar a divisão de bairros por interesses raciais. | |
Pergunta 8
1.            
Quais
eram as propostas centrais de Simon Bolívar para a América?
| 
a. | 
República
  e a formação de vários países. | |
| 
b. | 
Monarquia e o pan-americanismo. | |
| 
c. | 
Monarquia e a formação de vários países. | |
| 
d. | 
República e o pan-americanismo. | |
| 
e. | 
República e a manutenção da dependência política à Espanha. | |
Pergunta 9
1.            
Quais
foram os fatores centrais que causaram a fragmentação da América espanhola no
processo de independência?
| 
a. | 
O
  interesse do capitalismo norte-americano e a Doutrina Monroe. | |
| 
b. | 
O Big Stick e a contraofensiva de Napoleão. | |
| 
c. | 
O interesse monarquista de Bolívar. | |
| 
d. | 
O capitalismo inglês como fator
  externo e a diversidade da América como fator interno. | |
| 
e. | 
O capitalismo norte-americano como fator externo e a ampliação do
  valor monarquista como fator interno. | |
Pergunta 10
1.            
Qual
era o interesse central dos ingleses no processo de independência da América?
| 
a. | 
Estender
  a guerra na América para desestabilizar o governo de Napoleão na Europa. | |
| 
b. | 
Ampliar os interesses populares para aumentar o contingente militar. | |
| 
c. | 
Superar as rivalidades internas em busca da concretização da formação
  da Grã-Bretanha. | |
| 
d. | 
Garantir que não houvesse autonomia
  econômica. | |
| 
e. | 
Promover a paz e o fim das hostilidades. | 
QUESTIONÁRIO III AMÉRICA INDEPENDENTE
Pergunta 1
1.    
A guerra civil norte-americana foi provocada:
| 
a. | 
pelo
  antagonismo entre o Norte, agrícola e escravista, e o Sul, manufatureiro e
  liberal. | |
| 
b. | 
pela rivalidade entre o Norte e o Sul na disputa do enorme mercado
  consumidor do México. | |
| 
c. | 
pelo antagonismo entre o Oeste, agrícola e democrático, e o Leste,
  manufatureiro e conservador. | |
| 
d. | 
exclusivamente pela questão da escravidão, pois enquanto o Norte
  queria sua total abolição, o Sul queria que fosse adotada por todos os
  Estados. | |
| 
e. | 
tanto pela questão da adoção da
  escravidão nos novos Estados do Oeste quanto pela adoção de uma tarifa
  alfandegária protecionista para proteger a nascente indústria do Norte. | 
Pergunta 2
1.    
A historiografia hoje aponta que o fator central da guerra do Paraguai
foi:
| 
a. | 
a disputa pela hegemonia no Cone Sul. | |
| 
b. | 
o jogo de interesses do capitalismo inglês. | |
| 
c. | 
a defesa da escravidão. | |
| 
d. | 
a manutenção do caudilhismo. | |
| 
e. | 
a disputa pela construção da usina de Itaipu | 
Pergunta 3
1.    
A ideia de que os Estados Unidos deveriam se responsabilizar por levar a
palavra de Deus e a civilização aos outros povos da América justificava a sua
política expansionista, representada:
| 
a. | 
pela
  teoria da mais-valia. | |
| 
b. | 
pela teoria da igualdade entre as nações | |
| 
c. | 
pelo princípio do “Destino
  Manifesto”. | |
| 
d. | 
pelo Contrato Social. | |
| 
e. | 
pela obra A riqueza das nações. | 
Pergunta 4
1.    
A instabilidade política entre conservadores e liberais foi uma das
marcas centrais do México ao longo do século XIX. No entanto, com a
participação da França no processo, houve um momento bastante peculiar:
| 
a. | 
a força
  popular. | |
| 
b. | 
o apoio dos Estados Unidos à causa de Morelos e Hidalgo. | |
| 
c. | 
a Monarquia de Iturbide. | |
| 
d. | 
a República de Juárez | |
| 
e. | 
o Império Mexicano de Maximiliano.  | 
Pergunta 5
1.    
Dentre os fatores que contribuíram para a “Marcha para o Oeste” dos
Estados Unidos, podemos apontar:
| 
a. | 
a
  imigração e a economia do açúcar. | |
| 
b. | 
a busca de terras férteis e a doutrina do Big Stick | |
| 
c. | 
a pecuária e a imigração. | |
| 
d. | 
a corrida pelo ouro e a doutrina keynesiana. | |
| 
e. | 
a construção de ferrovias e a manutenção da população indígena na
  região. | 
Pergunta 6
1.    
Dentre os mecanismos para a conquista de territórios na “Marcha para o
Oeste”, os Estados Unidos utilizaram:
| 
a. | 
a
  compra e a negociação com o Haiti. | |
| 
b. | 
a diplomacia e a política do Big Stick. | |
| 
c. | 
a guerra com o México e a doutrina Truman | |
| 
d. | 
a diplomacia e a compra de
  territórios | |
| 
e. | 
a guerra com o México e o keynesianismo. | 
Pergunta 7
1.    
O fim do sistema colonial europeu na América só foi consumado com a
independência de Cuba. Para isso, foi necessário o apoio dos Estados Unidos. No
entanto, o preço foi bastante alto. Quais foram as consequências para Cuba com
a guerra hispano-americana?
| 
a. | 
A
  formação de uma liga de solidariedade na América Central. | |
| 
b. | 
A concessão da base de Guantánamo e a defesa da doutrina Monroe. | |
| 
c. | 
A emenda Platt e a concessão da base
  de Guantánamo | |
| 
d. | 
A criação do canal do Panamá e a emenda Platt | |
| 
e. | 
A garantia do direito de introdução da máfia americana no comércio de
  charutos da ilha.  | 
Pergunta 8
1.    
Quais eram as propostas centrais dos padres Morelos e Hidalgo no México?
| 
a. | 
Fim da
  escravidão e expansionismo. | |
| 
b. | 
Criação da política de petróleo (PEMEX) e manutenção dos ejidos | |
| 
c. | 
Manutenção dos ejidos e
  criação de uma união alfandegária com os Estados Unidos. | |
| 
d. | 
Fim da escravidão e uma reforma agrária | |
| 
e. | 
Avanço da PEMEX e expansionismo. | 
Pergunta 9
1.            
Uma
das propostas centrais do Plano de Iguala, de Agustín de Iturbide, em 1821,
foi:
| 
a. | 
a
  reunião de vários grupos distintos em relação ao ideal republicano | |
| 
b. | 
a monarquia e o projeto do pan-americanismo. | |
| 
c. | 
a república e a institucionalização da religião católica | |
| 
d. | 
a monarquia e a transição pacífica
  para a independência | |
| 
e. | 
a república presidencialista liderada por Pancho Villa.  | 
Pergunta 10
1.    
Uma das áreas com as maiores ações imperialistas dos Estados Unidos no
século XIX foi promovida na América Central. Dentre elas, podemos apontar:
| 
a. | 
a
  criação da NAFTA | |
| 
b. | 
o desembarque na Baía dos Porcos | |
| 
c. | 
a propagação da ideologia da doutrina Truman | |
| 
d. | 
o apoio à independência do Panamá
  para a construção de um canal controlado pelos americanos. | |
| 
e. | 
o apoio à independência de Cuba para garantir o comércio livre e o
  desenvolvimento da população com vistas ao avanço industrial. | 
 
Seu blog me ajuda muito a estudar. A resposta do Questionário 2 Pergunta 1 é C de História da América Independente.
ResponderExcluirA resposta da questão 1, é a letra E
ExcluirA resposta da questão número 8 do questionário III é letra "d".
ResponderExcluir