QUESTIONÁRIO I HISTORIOGRAFIA GERAL
Pergunta 1
1.
A
hermenêutica tem como princípio fundamental:
|
a.
|
Estudar textos bíblicos do ponto de
vista do dogma religioso.
|
|
b.
|
Explicar fenômenos sociais ocorridos
na Europa.
|
|
c.
|
Compreender as leis de funcionamento
da natureza.
|
|
d.
|
Comparar o nível de cultura entre as
várias sociedades.
|
|
e.
|
Compreender
eventos históricos objetivamente.
|
Pergunta 2
1.
A
obra de Kant inaugura uma perspectiva importante em relação ao conhecimento.
Assinale a alternativa que melhor se adéqua a essa afirmação.
|
a.
|
A natureza funciona por meio de leis.
|
|
b.
|
O
conhecimento também parte do que o sujeito pode conhecer.
|
|
c.
|
Não existe verdade absoluta, mas
apenas o que é culturalmente definido como verdade
|
|
d.
|
Os ídolos devem ser ultrapassados e o
conhecimento é obtido empiricamente
|
|
e.
|
Só sei que nada sei.
|
Pergunta 3
1.
A
palavra “História”, a partir da obra de Heródoto, possui um significado ligado
a uma forma de conhecer, que seria:
|
a.
|
Buscar leis de funcionamento do
universo.
|
|
b.
|
Utilizar, principalmente, fontes
indiretas e poesia.
|
|
c.
|
Usar a imaginação para conhecer a
fundo.
|
|
d.
|
Comprovar
empiricamente um acontecimento ou hipótese.
|
|
e.
|
Afirmar a literatura fictícia como
forma principal de conhecimento.
|
Pergunta 4
1.
As
ciências nomotéticas são aquelas que:
|
a.
|
Buscam
leis e generalizações.
|
|
b.
|
Estudam casos específicos.
|
|
c.
|
Compreendem os fenômenos estudados.
|
|
d.
|
Recusam o conceito de “verdade
absoluta”.
|
|
e.
|
Nenhuma das alternativas anteriores
está correta.
|
Pergunta 5
1.
De
que forma é possível afirmar que a história também lida com generalidades,
embora não seja classificada como ciência nomotética?
|
a.
|
Pelo fato de descobrir leis gerais de
funcionamento da sociedade.
|
|
b.
|
Porque existe um caminho evolutivo
predeterminado na história e cabe ao historiador descobri-lo.
|
|
c.
|
Porque
ela lida com conceitos que, por definição, são gerais.
|
|
d.
|
Devido à ideia de que a história lida
apenas com o que é estritamente singular.
|
|
e.
|
Porque ela é uma ciência do
passado.
|
Pergunta 6
1.
O
gênero historiográfico se distingue dos demais tipos de produção que lida com o
passado porque:
|
a.
|
Apenas o historiador está autorizado
a formar a memória.
|
|
b.
|
Caracteriza-se pela falta de rigor e
compromisso com a verdade.
|
|
c.
|
É desenvolvido sob forte tutela
ideológica, enquanto o jornalismo está livre desse impedimento.
|
|
d.
|
É fisicamente inacessível a um
público geral.
|
|
e.
|
Possui
rigor metodológico-historiográfico na análise das fontes.
|
Pergunta 7
1. Qual das visões
abaixo seria uma alternativa à tradicional visão da história como o estudo do
passado?
|
a.
|
Ciência que busca leis de
funcionamento da natureza em que vive o homem.
|
|
b.
|
Estudo
crítico de fontes do passado na lógica da desconstrução de conceitos.
|
|
c.
|
Disciplina que busca os padrões de
funcionamento de sociedades.
|
|
d.
|
Disciplina ligada à edificação moral.
|
|
e.
|
Ciência comparativa dos vários níveis
de evolução das sociedades.
|
Pergunta 8
1.
Segundo
Le Goff, os monumentos são considerados materiais da:
|
a.
|
Escola.
|
|
b.
|
História.
|
|
c.
|
Ciência.
|
|
d.
|
Memória
|
|
e.
|
Filosofia.
|
Pergunta 9
1.
Segundo
Paul Veyne:
|
a.
|
A história se desenrola a partir do
desenvolvimento das forças produtivas.
|
|
b.
|
Há duas formas de conhecimento: a
priori e a posteriori.
|
|
c.
|
Há um mundo das ideias e um mundo
sensível.
|
|
d.
|
A
história não é ciência, pois tudo é história.
|
|
e.
|
O ser humano deve se resignar perante
as leis absolutas da natureza e da história.
|
Pergunta 10
1.
É
considerado o pai do racionalismo moderno:
|
a.
|
René
Descartes
|
|
b.
|
Francis Bacon.
|
|
c.
|
Isaac Newton.
|
|
d.
|
Immanuel Kant.
|
|
e.
|
Jacques Le Goff
|
|
|
|
QUESTIONÁRIO II HISTORIOGRAFIA GERAL
Pergunta 1
1.
A principal proposta do materialismo histórico é
|
a.
|
explicar o desenvolvimento da
sociedade a partir da infraestrutura cultural
|
|
b.
|
compreender a luta de classes
como um desdobramento da ideologia.
|
|
c.
|
Compreender dialeticamente a sociedade a partir da organização
do trabalho humano
|
|
d.
|
Doutrinar seus seguidores
para formar uma milícia comunista
|
|
e.
|
Tomar os meios de produção.
|
Pergunta 2
1.
As mentalidades, segundo os historiadores da terceira geração dos
Annales, pertencem
|
a.
|
Apenas à área da Psicologia
|
|
b.
|
Ao reino da imaginação
e por isso não podem ser analisadas objetivamente
|
|
c.
|
À Longa duração
|
|
d.
|
Ao campo da Economia
|
|
e.
|
À sociedade comunitária
|
Pergunta 3
1.
Assinale a alternativa que melhor encerra a proposta crítica de
E.P. Thompson sobre as relações entre economia e história
|
a.
|
O historiador, para garantir
a objetividade, deve se dedicar somente à análise dos números econômicos.
|
|
b.
|
A história deve contemplar os
fenômenos sociais e não somente os dados estatísticos. No entanto,
separadamente
|
|
c.
|
A História Econômica deve levar em conta os processos sociais e
econômicos conjuntamente
|
|
d.
|
A história dos preços é a
única forma de provar a cientificidade da História
|
|
e.
|
A sucesso da economia depende
da rigidez dos pacotes econômicos, como mostra a História.
|
Pergunta 4
1.
O Materialismo histórico enquanto teoria teve origem com as ideias
de
|
a.
|
Marx e a dialética idealista
|
|
b.
|
Hegel e a dialética materialista
|
|
c.
|
Hegel e o fato social
|
|
d.
|
Durkheim e o fato social
|
|
e.
|
Marx e a dialética materialista
|
Pergunta 5
1.
Para garantir a coerência do trabalho em História Econômica, o
historiador deve
|
a.
|
Utilizar fontes relacionadas ao período estudado
|
|
b.
|
Utilizar fontes indiretas de
outros períodos além do estudado para enriquecer a pesquisa
|
|
c.
|
Ser metodologicamente
abrangente, ou seja, ser eclético em relação às teorias e métodos
Utilizados
|
|
d.
|
Concentrar-se em pequenos
recortes temporais
|
|
e.
|
Envolver-se
emocionalmente com o objeto em questão
|
Pergunta 6
1.
Qual das alternativas abaixo corresponde melhor ao conceito de
História Problema?
|
a.
|
Uma historiografia devotada
somente a analisar problemas sociais
|
|
b.
|
Uma corrente filosófica que
busca problemas na narrativa histórica
|
|
c.
|
A adoção de uma postura ativa do pesquisador diante de suas
fontes
|
|
d.
|
O fim da microhistória
|
|
e.
|
A criação do método crítico
documental
|
Pergunta 7
1. Trata-se da vertente que
privilegia os aspectos econômicos para uma compreensão global dos processos
históricos
|
a.
|
História econômica
|
|
b.
|
História Social
|
|
c.
|
História das Mentalidades
|
|
d.
|
Economia culturalista
estrutural
|
|
e.
|
Econometria pura
|
Pergunta 8
1.
Trata-se de uma importante obra de Marc Bloch
|
a.
|
Civilização Material
|
|
b.
|
A Revolução Francesa
|
|
c.
|
A feitiçaria na França
|
|
d.
|
Os Reis Taumaturgos
|
|
e.
|
História e Memória
|
Pergunta 9
1.
Uma visão estruturalista implica na existência de
|
a.
|
Bases sociais que dão total
liberdade ao sujeito
|
|
b.
|
Realidades espaço-temporais
fragmentadas em pequenas unidades distintas
|
|
c.
|
Sistemas e conjuntos que operam em larga escala tanto espacial
como temporal
|
|
d.
|
Sistemas econômicos que
segregam financeiramente as distintas regiões globais
|
|
e.
|
Agentes totalmente autônomos
dos fundamentos da sociedade
|
Pergunta 10
1.
Trata-se de um dos principais conceitos do
Historiador-Sociólogo I. Wallerstein
|
a.
|
Longa Duração
|
|
b.
|
Sistema Mundo
|
|
c.
|
Caos sistêmico
|
|
d.
|
Luta de classes
|
|
e.
|
Dialética analítica
QUESTIONÁRIO III HISTORIOGRAFIA GERAL
|
Pergunta 1
1.
A New Left Review foi uma revista inglesa que:
|
a.
|
Comprometida com o
neoliberalismo.
|
|
b.
|
Justificava o eurocentrismo.
|
|
c.
|
Defendia um marxismo “puro”,
focando principalmente as estruturas econômicas.
|
|
d.
|
Buscava as manifestações culturais dos operários.
|
|
e.
|
Compreendia eventos
históricos objetivamente.
|
Pergunta 2
1. A história cultural surgiu na
década de 70 a partir:
|
a.
|
da crítica ao método
documental positivista.
|
|
b.
|
crítica radical ao
pós-modernismo.
|
|
c.
|
da renovação da narrativa da
história política.
|
|
d.
|
da passividade diante do
documento histórico.
|
|
e.
|
da crítica à amplitude e pouca precisão do conceito de
mentalidades.
|
Pergunta 3
1.
A história geral ensinada nas escolas se associa a qual das
correntes trabalhadas na disciplina?
|
a.
|
Positivismo
|
|
b.
|
Mentalidades.
|
|
c.
|
Microhistória
|
|
d.
|
História Econômica
|
|
e.
|
História Social.
|
Pergunta 4
1.
A microhistória é uma proposta historiográfica que:
|
a.
|
Parte da noção de estruturas
sociais para conceber seu objeto.
|
|
b.
|
Busca
conhecer as estruturas mentais de um longo período.
|
|
c.
|
Busca conhecer o papel dos agentes históricos
reais.
|
|
d.
|
Avalia o papel de
microorganismos na conduta humana.
|
|
e.
|
Estuda estruturas mentais de
curta duração.
|
Pergunta 5
1.
Do ponto de vista documental, assinale a alternativa que melhor
reflete a proposta da chamada “Nova História”.
|
a.
|
Novas fontes passam a ser usadas ao lado do documento escrito.
|
|
b.
|
Fontes como iconografia ou
filmes são abandonadas em virtude de sua parcialidade
|
|
c.
|
A oralidade se sobrepõe ao documento
escrito
|
|
d.
|
O documento escrito deixa de
ser utilizado.
|
|
e.
|
Apenas fotografias e objetos
tridimensionais, por serem imparciais, são usados como fontes.
|
Pergunta 6
1.
Eric Hobsbawn, em sua história social do Jazz, procurou traçar as
relações entre o estilo musical e os desdobramentos econômicos do Antigo
Regime. Aponte qual seria esta relação:
|
a.
|
O jazz é um estilo musical
decorrente da música dita “clássica”, erudita e sua verdadeira origem está
nas cortes europeias.
|
|
b.
|
A origem do jazz se relaciona
aos bardos medievais que cantavam para ganhar a vida.
|
|
c.
|
Relaciona-se com o tráfico de escravos africanos e resulta de um
movimento sincrético.
|
|
d.
|
O jazz não tem qualquer
relação com a música dita “dos brancos”.
|
|
e.
|
O jazz do século XIX inaugura
a indústria cultural e a cultura de massa, com lucros gigantescos.
|
Pergunta 7
1.
O eurocentrismo ainda é uma atitude que se reflete com força no
discurso historiográfico. O auge de tal postura, vinculada com um pretenso
discurso científico, se deu:
|
a.
|
Com a antropologia
estruturalista francesa.
|
|
b.
|
Com a valorização do
etnocentrismo, por Levi-Strauss
|
|
c.
|
Com a sociologia
funcionalista
|
|
d.
|
Com os estudos antropológicos europeus associados ao
neocolonialismo
|
|
e.
|
Nos anos 80, com o surgimento
do neopositivismo.
|
Pergunta 8
1.
São alguns dos objetos da História Cultural
|
a.
|
Os feitos heroicos das
grandes personagens.
|
|
b.
|
Curvas de preços, variações
cambiais
|
|
c.
|
Manifestações populares e espontâneas
|
|
d.
|
Estruturas mentais
relacionadas com a economia.
|
|
e.
|
A desconstrução linguística e
científica.
|
Pergunta 9
1.
Trata-se de um autor importante da Nova História:
|
a.
|
Max Weber
|
|
b.
|
Augusto Comte
|
|
c.
|
François Simiand.
|
|
d.
|
Lucien Febvre
|
|
e.
|
Jacques Le Goff.
|
Pergunta 10
1.
“O Queijo e os vermes” é uma obra seminal de:
|
a.
|
Carlo Ginzburg
|
|
b.
|
Jacques Le Goff
|
|
c.
|
Pierre Chaunu
|
|
d.
|
Georges Duby.
|
|
e.
|
Voltaire.
|
Oi Marli !
ResponderExcluirParabéns pelo teu blog, é muito completo e bonito visualmente.
Você poderia ajudar-me com uma informação que estou procurando ? Já sou formado em outro curso e gostaria de saber a grade curricular dividida por semestres (disciplinas de cada semestre) do curso de Licenciatura em História. Você poderia me passar, copiando do seu Histórico Acadêmico no ambiente virtual ?
Agradeço muito se puder ajudar com essa valiosa informação.
O meu e-mail é marcelocorreiausp@gmail.com
Obrigado !
Marcelo
Ola bom dia.
ResponderExcluirEstá é a grade que estou cursando:
:: Disciplinas a serem cursadas no primeiro período ::
Elementos de Economia
Estudos Disciplinares I
Estudos Disciplinares II
História da América Colonial
Homem e Sociedade
Interpretação e Produção de Textos
Introdução à Educação a Distância
Prática de Ensino: Introdução a Docência
Teoria da História
:: Disciplinas a serem cursadas no segundo período ::
Comunicação e Expressão
Estudos Disciplinares I
Ciências Sociais
Praticas de ensino: Observação e Projetos
História do Brasil Colônia
Introdução à Problemática Ambiental
:: Disciplinas a serem cursadas no terceiro período ::
Prática de ensino: Integração Escolar/Comunidade
Didática Geral
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
História da América Independente
Historia Moderna e Contemporânea
Historia do Brasil Império
Geopolítica Regionalização e Integração
Estudos Disciplinares
:: Disciplinas a serem cursadas no quarto período ::
Língua Brasileira de Sinais
Historia Interdisciplinar
Praticas de Ensino:
Didática Especifica
Planejamento e Politicas Publicas de Educação
Republica Velha
Historia de América Contemporânea
Disciplina Optativa
Estudos Disciplinares
:: Disciplinas a serem cursadas no quinto período ::
Metodologia do Trabalho Académico
Historia Integrada
Praticas de ensino: Práxis
Republica Nova e Republica Liberal
Historiografia Geral
Historia Social da Arte
Estudos Disciplinares
:: Disciplinas a serem cursadas no sexto período ::
Métodos de Pesquisas
Tópicos de Atuação Profissional
Praticas de Ensino: Reflexões
Ditadura Militar e Nova Republica
Historiologia do Brasil
Historia da Globalização
Historia da Imagem
Trabalho de Curso
Estudos Disciplinares
Espero que ajude.
Olá Marli.
ResponderExcluirVocê tem contigo as provas presenciais da unip corrigida das disciplinas Historia Integrada, Historiografia geral e Historia Social da Arte? Obrigado.