QUESTIONÁRIO I
HISTÓRIA SOCIAL DA ARTE
Pergunta 1
1.
Assinale
a alternativa correta sobre a arte bizantina:
|
a.
|
A
arte bizantina procurava demonstrar a autoridade absoluta e sagrada do
imperador, uma vez que este era considerado o verdadeiro representante de
Deus, possuindo poderes temporais e espirituais.
|
|
b.
|
A arte bizantina estabeleceu
convenções como o uso da perspectiva.
|
|
c.
|
A arte bizantina estabeleceu
convenções como a presença de movimentos nas figuras dos santos.
|
|
d.
|
A arte bizantina reproduzia as
figuras do imperador e de seu séquito sempre de perfil, o que mostraria o
respeito pelo observador.
|
|
e.
|
Na arte bizantina, o imperador não
tinha muita relevância, sendo os santos e Cristo as únicas figuras
representadas.
|
Pergunta 2
1. Assinale a alternativa
correta sobre a arte:
|
a.
|
A produção artística não ajuda no
estudo de um período ou de uma cultura particular, pois se encontra em
permanente mudança.
|
|
b.
|
A
produção artística faz parte da nossa vida e é essencial para a construção do
mundo em sociedade.
|
|
c.
|
Não existe um conceito de arte,
pois varia de acordo com cada indivíduo.
|
|
d.
|
A arte é sempre conceitual.
|
|
e.
|
A arte hoje possui apenas uma função
pragmática.
|
Pergunta 3
1.
Assinale
a alternativa correta sobre a função da arte:
|
a.
|
A existência da arte só ocorre com a
presença do artista e da obra.
|
|
b.
|
A
arte não existe apenas no espaço formal, como museus e galerias de arte.
|
|
c.
|
A função formalista da arte aparece
nas obras que não possuem um caráter artístico.
|
|
d.
|
A função pragmática da arte está
presente quando uma obra possui um caráter utilitário
|
|
e.
|
Uma obra só é arte após a morte do
artista que a produziu.
|
Pergunta 4
Assinale a alternativa correta sobre a
imagem na história:
|
|
a.
|
Na Antiguidade e na Idade Média, a
imagem não era comum, predominando apenas a caligrafia elaborada.
|
|
|
b.
|
Na
Antiguidade e na Idade Média, a imagem era relevante em contextos religiosos
ou de poder político.
|
|
|
c.
|
Na Antiguidade e na Idade Média, a
imagem possuía uma função decorativa sem cunho pedagógico.
|
|
|
d.
|
Na Antiguidade e na Idade Média, a
imagem possuía apenas uma função utilitária sem cunho pedagógico e político.
|
|
|
e.
|
Na Antiguidade e na Idade Média, a
imagem possuía um caráter individualista e ressaltava o
antropocentrismo.
|
Pergunta 5
1.
Assinale
a alternativa incorreta sobre a História da Arte:
|
a.
|
Alguns historiadores embasam suas
pesquisas nas grandes épocas estilísticas, enfatizando o que consideram mais
relevante.
|
|
b.
|
Muitas vezes, o historiador constrói
uma história da arte a partir de uma análise biográfica de artistas
referenciais
|
|
c.
|
A História da Arte é um meio de
examinar a cultura e a sociedade de diferentes épocas.
|
|
d.
|
As análises enfocadas no estilo e no
próprio artista deixam de lado aspectos importantes.
|
|
e.
|
Para
os historiadores, a análise da arte não é relevante, uma vez que esse
documento refere-se apenas à história do indivíduo.
|
Pergunta 6
1.
Leia
as afirmativas sobre o método iconográfico ou iconológico:
I - Esse método está dividido em três
níveis.
II - O primeiro desses níveis era a
descrição pré-iconográfica.
III - O segundo nível era o da
interpretação iconológica
Escolha a melhor alternativa sobre as
afirmativas acima:
|
a.
|
A afirmativa I está incorreta.
|
|
b.
|
A afirmativa II está incorreta.
|
|
c.
|
A
afirmativa III está incorreta.
|
|
d.
|
As afirmativas I e II estão
incorretas
|
|
e.
|
As afirmativas I e III estão
incorretas.
|
Pergunta 7
1.
Os
primeiros registros de representação visual do mundo encontram-se na
Pré-História. Nas grutas, nas paredes das cavernas e em pedras os homens dessa
época retravam visualmente o mundo do período. Assinale a alternativa que
explica o que é pintura rupestre:
|
a.
|
A
pintura rupestre é constituída por representações gráficas feitas em paredes
de cavernas pelos homens do período.
|
|
b.
|
Tipo de arte feita na Pré-História
que se baseava na pintura de pequenas pedras e esculturas em madeira.
|
|
c.
|
Pinturas feitas com sangue de animais
em grandes pedras chamadas menires.
|
|
d.
|
Estilo artístico desenvolvido na
Pré-História em que os artistas trabalhavam com metais.
|
|
e.
|
As pinturas que decoravam os
santuários para o culto aos deuses.
|
Pergunta 8
1.
Para
termos arte é necessário:
|
a.
|
A
presença do artista, da obra e do observador, sendo que todos esses elementos
estão inseridos em uma dada realidade e em um determinado mundo.
|
|
b.
|
A presença de museus, pois a arte
existe apenas no espaço formal.
|
|
c.
|
A presença do artista e da obra,
independente da realidade e do mundo em que foi produzida.
|
|
d.
|
Um tempo e uma realidade
determinados, sendo que uma obra só é arte após a morte do artista que a
produziu.
|
|
e.
|
A presença da obra e do observador,
sendo que uma obra não precisa estar inserida em uma dada realidade e em um
determinado mundo para ser compreendida.
|
Pergunta 9
1.
Quando
o historiador analisa uma imagem, além dos indícios do real, deve se preocupar
com:
|
a.
|
Somente a técnica utilizada.
|
|
b.
|
Somente o contexto em que a obra foi
produzida.
|
|
c.
|
A
técnica empregada, o contexto histórico do período e do artista e os símbolos
explícitos e informações implícitas presentes na obra.
|
|
d.
|
Somente a biografia do autor.
|
|
e.
|
Somente as informações simbólicas da
obra e o que o artista quis dizer.
|
Pergunta 10
1.
Sobre
a mímesis é correto afirmar:
|
a.
|
Esse termo refere-se apenas à relação
do conhecimento com a arte.
|
|
b.
|
Esse
termo tem amplo significado e pode se referir à imitação de traços e gestos
humanos
|
|
c.
|
Esse termo pode-se referir à
reprodução seletiva de uma imagem, ignorando o aspecto que pareça ser mais
característico em uma pessoa ou coisa e que destaque o realismo representado.
|
|
d.
|
Esse termo, existente desde a
Antiguidade Clássica, refere-se a uma atividade que imita passivamente a
realidade.
|
|
e.
|
Esse termo refere-se ao fato de que o
artista só pode reproduzir objetos existentes.
|
QUESTIONÁRIO II
HISTÓRIA SOCIAL DA ARTE
Pergunta 1
1. Assinale a alternativa incorreta sobre
a arte cristã-primitiva:
|
a.
|
Existem poucos
registros da arte desses primeiros cristãos, mas um dos destaques é a
catacumba.
|
|
b.
|
As catacumbas
eram galerias subterrâneas em que os cristãos enterravam os seus mortos.
|
|
c.
|
Depois da
oficialização do cristianismo, as catacumbas transformaram-se em
santuários dos mártires sepultados e eram muito visitadas pelos peregrinos.
|
|
d.
|
O Bom Pastor é
uma das principais representações da arte cristã primitiva.
|
|
e.
|
O boi e a cruz de Constantino eram importantes
símbolos dessa arte.
|
Pergunta 2
1.
Assinale
a alternativa correta sobre a arquitetura islâmica
|
a.
|
Não houve
qualquer relação com a arquitetura medieval.
|
|
b.
|
Foi a base para
as construções na parte oriental do Império Romano.
|
|
c.
|
Foi a grande
inspiração para a construção da catedral de Santa Sofia.
|
|
d.
|
Havia em demasia
o uso de arcos e abóbadas.
|
|
e.
|
Destaca-se a construção do palácio de Alhambra,
em Granada.
|
Pergunta 3
1.
Assinale
a alternativa correta sobre a arte gótica:
|
a.
|
Em muitas
basílicas, o papel catequizador da imagem era anulado em contraposição aos
efeitos dos vitrais.
|
|
b.
|
O gótico inspirou
vários movimentos artísticos ao longo do tempo, dentre eles o minimalista.
|
|
c.
|
A escultura
gótica era subordinada à arquitetura.
|
|
d.
|
Nas catedrais góticas, os vitrais, além da
claridade, tinham a função de compor um ambiente sereno, grandioso e cheio de
cores. Isso ocorria devido aos efeitos da composição dos vidros coloridos.
|
|
e.
|
A pintura gótica
era caracterizada pela presença dos afrescos.
|
Pergunta 4
1. Assinale a
alternativa correta sobre a arte:
|
a.
|
A arte é representativa do modo de vida e da
mentalidade da sociedade que a produziu
|
|
b.
|
A arte
preocupa-se somente com a representação simbólica e com a estética da obra.
|
|
c.
|
A arte
pré-histórica produziu pintores famosos e valorizava o nome do artista.
|
|
d.
|
Não existe
um conceito de arte, pois varia de acordo com cada indivíduo.
|
|
e.
|
A arte é sempre
conceitual e não simbólica.
|
Pergunta 5
1.
Assinale
a alternativa correta sobre o gótico:
|
a.
|
A arte gótica procurou sempre representar o
equilíbrio da natureza e a perfeição do físico humano.
|
|
b.
|
Na arte gótica,
os vitrais e as esculturas dos templos cristãos propiciavam a evangelização
dos frequentadores das catedrais, por meio dos ícones expostos inspirados na
história bíblica.
|
|
c.
|
A pintura
medieval utilizava a perspectiva matemática para garantir uma maior
profundidade.
|
|
d.
|
As construções
góticas eram sólidas, verdadeiras fortalezas, nada raro se pensarmos que
esse estilo é difundido por um povo que tem forte influência militar e por
uma igreja que defende a luta constante contra o mal.
|
|
e.
|
Uma das
manifestações da arte gótica foi a arquitetura, com destaque para as igrejas
e os mosteiros, cuja importância cultural deu origem à expressão arte
monástica.
|
Pergunta 6
1.
Assinale
a alternativa incorreta sobre o trabalho do historiador e a fotografia:
|
a.
|
O historiador
deve procurar informações sobre a atuação profissional do fotógrafo.
|
|
b.
|
O historiador
deve levar em conta os filtros culturais e ideológicos de classe do fotógrafo
e de sua época.
|
|
c.
|
O historiador
deve levar em conta os equipamentos e as técnicas empregadas pelo fotógrafo
|
|
d.
|
O historiador
deve analisar o assunto da fotografia no seu tempo e gênero específico:
retrato, vistas urbanas, cartão-postal, álbum de família, último retrato ou
fotorreportagem.
|
|
e.
|
O historiador não deve se preocupar com
o momento de produção da imagem pelo fotógrafo.
|
Pergunta 7
1.
Assinale
a alternativa incorreta sobre os monumentos megalíticos.
|
a.
|
Menires são grandes pedras verticais e isoladas
erguidas sobre uma pedra horizontal.
|
|
b.
|
O dólmen é
formado por duas pedras verticais que sustentam uma terceira, posicionada
horizontalmente.
|
|
c.
|
O henge é um aterro
circular acompanhado por uma vala interna paralela.
|
|
d.
|
O cromlech é
formado por pedras agrupadas em um ou mais círculos em torno de um
dólmen.
|
|
e.
|
Um dos monumentos
megalíticos mais conhecidos é o de Stonehenge.
|
Pergunta 8
1.
Assinale
a alternativa que indica corretamente o conceito de arte românica:
|
a.
|
Manifestação
artística que surgiu na segunda metade do século XIX, caracterizada pelo uso
de pinceladas de cor.
|
|
b.
|
Produção
artística desenvolvida na Europa, caracterizada pela fusão da arte oriental
com a arte egípcio-persa.
|
|
c.
|
Estilo artístico
que proibia a representação da figura humana.
|
|
d.
|
Diversas manifestações artísticas que, apesar de
possuírem traços comuns, são bastante diferentes, desenvolvidas na Europa
Ocidental entre os séculos XI e XII.
|
|
e.
|
Forma de arte
ligada à religiosidade cristã e que se caracterizou pelo uso do arco em
ogiva.
|
Pergunta 9
1.
Dentre
as características da arte românica, podemos apontar:
|
a.
|
A
construção de túmulos, mastabas e esfinges.
|
|
b.
|
A produção de uma
arte naturalista que proibia a representação da figura humana.
|
|
c.
|
A utilização de
desenhos geométricos sem começo ou fim, adornando as paredes das mesquitas.
|
|
d.
|
O uso dos arcos, das abóbadas e das paredes de
pedra com janelas pequenas.
|
|
e.
|
A construção de
túmulos que imitavam as residências dos seres humanos.
|
Pergunta 10
1.
Sobre
a arte no período Neolítico, considere as afirmativas abaixo.
I. O monumento megalítico ocorre
somente na Ásia e na América.
II. Na arquitetura do período
Neolítico, destacam-se as moradias feitas com materiais mais resistentes, como
pedras e adobe.
III. Uma das hipóteses mais aceitas
sobre a construção dos monumentos megalíticos no Neolítico é a da motivação
política.
Qual alternativa está incorreta?
|
a.
|
Apenas I.
|
|
b.
|
Apenas II.
|
|
c.
|
I e II.
|
|
d.
|
I e III.
|
|
e.
|
I, II e III.
|
QUESTIONÁRIO III
HISTÓRIA SOCIAL DA ARTE
Pergunta 1
1.
Assinale
a alternativa correta sobre a arte contemporânea:
|
a.
|
A arte contemporânea se caracteriza pela quebra
de padrões, pela liberdade total de criar, representar e propor situações.
|
|
b.
|
Na arte
contemporânea a pesquisa e o uso das novas tecnologias não são comuns.
|
|
c.
|
A arte
contemporânea se afasta da vida e o que pode ser incorporado é restrito a
algumas temáticas.
|
|
d.
|
Na arte
contemporânea, o expectador não é convidado às mais variadas reflexões sobre
a arte e sobre a vida.
|
|
e.
|
Na arte
contemporânea o único material artístico possível é o audiovisual.
|
Pergunta 2
1.
Assinale
a alternativa correta sobre a arte no final do século XX e começo do século
XXI:
|
a.
|
Essa arte se caracteriza pela continuidade de
padrões renascentistas e pela manutenção de técnicas desenvolvidas pelo design industrial.
|
|
b.
|
Essa arte é muito restrita com o
material utilizado.
|
|
c.
|
A relação entre
arte e novas tecnologias é insignificante.
|
|
d.
|
Somente o cinema
e a pintura se inserem na indústria cultural.
|
|
e.
|
A pintura da
década de 1980 foi uma ruptura com a pintura da década de 1970.
|
Pergunta 3
1.
Assinale
a alternativa correta sobre o trabalho de imagens em sala de aula:
|
a.
|
É indispensável dar importância ao conhecimento
prévio do aluno.
|
|
b.
|
É possível
estudar toda a história, por isso o professor não precisa selecionar
temas e fontes históricas que podem ser estudadas em sala de aula e realizar
recortes.
|
|
c.
|
É preciso que o
aluno entenda que o conhecimento histórico está presente somente nos livros.
|
|
d.
|
É preciso que o
aluno entenda que o estudo de outras fontes, como as fotografias familiares,
os utensílios domésticos e os artefatos, são meras ilustrações na análise de
determinado tema histórico.
|
|
e.
|
O professor não
precisa se preocupar em aproximar a história com as experiências e
conhecimentos de seus alunos.
|
Pergunta 4
1.
Assinale
a alternativa correta sobre o uso de imagens em sala de aula:
|
a.
|
O uso de documentos
iconográficos, além dos presentes nos livros didáticos não é defendido pelos
historiadores.
|
|
b.
|
A forma correta
de se utilizar uma imagem em sala de aula é como mera ilustração de frases e
textos, não sendo tomada como documento histórico.
|
|
c.
|
Para compreender
uma pintura histórica, é necessário conhecer o contexto histórico de sua
produção.
|
|
d.
|
O professor de
história não necessita levar em consideração alguns princípios pedagógicos
|
|
e.
|
Não
existem métodos que integram as questões pedagógicas e historiográficas, por
isso o uso de imagens não possibilita a interpretação da História.
|
Pergunta 5
1.
Assinale
a alternativa incorreta sobre o ensino de História:
|
a.
|
O ensino
tradicional de História no Brasil, influenciado pelo positivismo, é
caracterizado pela não problematização da História, uma vez que esta é
encarada como uma verdade absoluta
|
|
b.
|
No ensino
tradicional de História no Brasil, o aluno compreende a totalidade
temporal como permanência das experiências relativas aos modelos de vida e de
cultura do passado, reproduzindo uma consciência histórica tradicional.
|
|
c.
|
O ensino de
História, na atualidade, parte do pressuposto de que é fundamental a formação
de uma consciência histórica crítica nos alunos.
|
|
d.
|
O ensino de
História, na atualidade, permite a ampliação das possibilidades de explicação
e compreensão do fato histórico.
|
|
e.
|
O ensino de História, na atualidade, pressupõe
que o estudo das experiências do passado se pauta na linearidade temporal e
na redução das interpretações a causas e consequências.
|
Pergunta 6
1.
Assinale
a alternativa incorreta sobre o uso de imagens na sala de aula:
|
a.
|
As imagens devem
ser contextualizadas dentro do período e local em que foram produzidas.
|
|
b.
|
As imagens são cópias fiéis da realidade e,
portanto, não são elaboradas para somente para serem vistas.
|
|
c.
|
O contexto
histórico e social deve ser considerado na análise da imagem.
|
|
d.
|
Ao analisar uma
imagem devemos perceber as informações implícitas e explícitas.
|
|
e.
|
A origem e o
histórico do artista são elementos importantes para a análise de uma imagem.
|
Pergunta 7
1.
Considere
as afirmativas abaixo sobre a arte no final do século XX e começo do século
XXI:
I – A arte contemporânea também é vista
por muitos como a arte de massa.
II – A arte produzida na cultura de
massa se caracteriza, entre outros, por ter um alcance abrangente, ser de
rápida visualização e de fácil acesso.
III – A arte produzida na cultura
de massa não se preocupa em acompanhar tendências e mudanças contemporâneas que
influenciam a sua criação.
Estão corretas:
|
a.
|
Apenas I.
|
|
b.
|
Apenas II.
|
|
c.
|
Apenas III
|
|
d.
|
I e II.
|
|
e.
|
II e III.
|
Pergunta 8
1. Leia as
afirmativas:
I - Com a
diversificação das fontes documentais, o trabalho em sala de aula foi
valorizado, na medida em que possibilitou inserir os alunos em uma atividade de
investigação, análise e reflexão, aproximando-se, desse modo, do método de
trabalho do historiador.
II – A imagem mais
trabalhada pelos professores em sala de aula é a pintura contemporânea.
III – Apesar de os
pesquisadores incentivarem o uso de diversas fontes no ensino de História, na
maioria das vezes a imagem ainda aparece como mera ilustração de frases e
textos, não sendo tomada como documento histórico.
Sobre as
afirmativas, assinale a alternativa correta:
|
a.
|
Apenas I.
|
|
b.
|
Apenas II
|
|
c.
|
I e II.
|
|
d.
|
I e III
|
|
e.
|
I, II e III.
|
Pergunta 9
1.
Sobre
a utilização da imagem na sala de aula, considere as afirmativas abaixo:
I – O uso da imagem como documento e
fonte histórica escolar é feita de forma espontânea e não deve considerar
alguns princípios pedagógicos.
II – O professor deve fornecer aos seus
alunos pontos de referência aos quais as imagens possam ser relacionadas.
III – Ao utilizar uma imagem, o
professor deve limitar os aspectos apresentados àquilo que é essencial.
Estão corretas:
|
a.
|
Apenas I.
|
|
b.
|
Apenas II
|
|
c.
|
I e II.
|
|
d.
|
I e III.
|
|
e.
|
II e III.
|
Pergunta 10
1.
Sobre
as manifestações artísticas, considere as afirmativas abaixo:
I – Os significados e intenções na
criação variam de acordo com o período, lugar e pessoas, ou seja, conforme o
contexto histórico.
II – Desde os primórdios da
humanidade, o ser humano fazia expressões imagéticas nas paredes das cavernas.
III – Na Idade Média, as imagens
das obras de arte elevavam a condição do ser humano a um nível maior sendo
claramente antropocêntricas.
Estão incorretas:
|
a.
|
Apenas I.
|
|
b.
|
Apenas II.
|
|
c.
|
Apenas III.
|
|
d.
|
I e III.
|
|
e.
|
II e III.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário