quinta-feira, 29 de junho de 2017

QUESTIONÁRIO HISTÓRIA SOCIAL DA ARTE

QUESTIONÁRIO I HISTÓRIA SOCIAL DA ARTE

Pergunta 1
1.            Assinale a alternativa correta sobre a arte bizantina:


a.
A arte bizantina procurava demonstrar a autoridade absoluta e sagrada do imperador, uma vez que este era considerado o verdadeiro representante de Deus, possuindo poderes temporais e espirituais.

b.
A arte bizantina estabeleceu convenções como o uso da perspectiva.

c.
A arte bizantina estabeleceu convenções como a presença de movimentos nas figuras dos santos.

d.
A arte bizantina reproduzia as figuras do imperador e de seu séquito sempre de perfil, o que mostraria o respeito pelo observador.

e.
Na arte bizantina, o imperador não tinha muita relevância, sendo os santos e Cristo as únicas figuras representadas.

Pergunta 2
1.    Assinale a alternativa correta sobre a arte:


a.
A produção artística não ajuda no estudo de um período ou de uma cultura particular, pois se encontra em permanente mudança.

b.
A produção artística faz parte da nossa vida e é essencial para a construção do mundo em sociedade.

c.
Não existe um conceito de arte, pois varia de acordo com cada indivíduo.

d.
A arte é sempre conceitual.

e.
A arte hoje possui apenas uma função pragmática.

Pergunta 3
1.            Assinale a alternativa correta sobre a função da arte:


a.
A existência da arte só ocorre com a presença do artista e da obra.

b.
A arte não existe apenas no espaço formal, como museus e galerias de arte.

c.
A função formalista da arte aparece nas obras que não possuem um caráter artístico.

d.
A função pragmática da arte está presente quando uma obra possui um caráter utilitário

e.
Uma obra só é arte após a morte do artista que a produziu.

Pergunta 4
Assinale a alternativa correta sobre a imagem na história:


a.
Na Antiguidade e na Idade Média, a imagem não era comum, predominando apenas a caligrafia elaborada.


b.
Na Antiguidade e na Idade Média, a imagem era relevante em contextos religiosos ou de poder político.


c.
Na Antiguidade e na Idade Média, a imagem possuía uma função decorativa sem cunho pedagógico.


d.
Na Antiguidade e na Idade Média, a imagem possuía apenas uma função utilitária sem cunho pedagógico e político.


e.
Na Antiguidade e na Idade Média, a imagem possuía um caráter individualista e ressaltava o antropocentrismo. 


Pergunta 5
1.            Assinale a alternativa incorreta sobre a História da Arte:

a.
Alguns historiadores embasam suas pesquisas nas grandes épocas estilísticas, enfatizando o que consideram mais relevante.

b.
Muitas vezes, o historiador constrói uma história da arte a partir de uma análise biográfica de artistas referenciais

c.
A História da Arte é um meio de examinar a cultura e a sociedade de diferentes épocas.

d.
As análises enfocadas no estilo e no próprio artista deixam de lado aspectos importantes.

e.
Para os historiadores, a análise da arte não é relevante, uma vez que esse documento refere-se apenas à história do indivíduo.
Pergunta 6
1.            Leia as afirmativas sobre o método iconográfico ou iconológico: 
I - Esse método está dividido em três níveis.
II - O primeiro desses níveis era a descrição pré-iconográfica.
III - O segundo nível era o da interpretação iconológica 
Escolha a melhor alternativa sobre as afirmativas acima:

a.
A afirmativa I está incorreta.

b.
A afirmativa II está incorreta.

c.
A afirmativa III está incorreta.

d.
As afirmativas I e II estão incorretas

e.
As afirmativas I e III estão incorretas.

Pergunta 7
1.            Os primeiros registros de representação visual do mundo encontram-se na Pré-História. Nas grutas, nas paredes das cavernas e em pedras os homens dessa época retravam visualmente o mundo do período. Assinale a alternativa que explica o que é pintura rupestre:


a.
A pintura rupestre é constituída por representações gráficas feitas em paredes de cavernas pelos homens do período.

b.
Tipo de arte feita na Pré-História que se baseava na pintura de pequenas pedras e esculturas em madeira.

c.
Pinturas feitas com sangue de animais em grandes pedras chamadas menires.

d.
Estilo artístico desenvolvido na Pré-História em que os artistas trabalhavam com metais.

e.
As pinturas que decoravam os santuários para o culto aos deuses.
Pergunta 8
1.            Para termos arte é necessário:


a.
A presença do artista, da obra e do observador, sendo que todos esses elementos estão inseridos em uma dada realidade e em um determinado mundo.

b.
A presença de museus, pois a arte existe apenas no espaço formal.

c.
A presença do artista e da obra, independente da realidade e do mundo em que foi produzida.

d.
Um tempo e uma realidade determinados, sendo que uma obra só é arte após a morte do artista que a produziu.

e.
A presença da obra e do observador, sendo que uma obra não precisa estar inserida em uma dada realidade e em um determinado mundo para ser compreendida.

Pergunta 9
1.            Quando o historiador analisa uma imagem, além dos indícios do real, deve se preocupar com:

a.
Somente a técnica utilizada.

b.
Somente o contexto em que a obra foi produzida.

c.
A técnica empregada, o contexto histórico do período e do artista e os símbolos explícitos e informações implícitas presentes na obra.

d.
Somente a biografia do autor.

e.
Somente as informações simbólicas da obra e o que o artista quis dizer.

Pergunta 10
1.            Sobre a mímesis é correto afirmar:

a.
Esse termo refere-se apenas à relação do conhecimento com a arte.

b.
Esse termo tem amplo significado e pode se referir à imitação de traços e gestos humanos

c.
Esse termo pode-se referir à reprodução seletiva de uma imagem, ignorando o aspecto que pareça ser mais característico em uma pessoa ou coisa e que destaque o realismo representado.

d.
Esse termo, existente desde a Antiguidade Clássica, refere-se a uma atividade que imita passivamente a realidade.

e.
Esse termo refere-se ao fato de que o artista só pode reproduzir objetos existentes.

QUESTIONÁRIO II HISTÓRIA SOCIAL DA ARTE


Pergunta 1
1.    Assinale a alternativa incorreta sobre a arte cristã-primitiva:

a.
Existem poucos registros da arte desses primeiros cristãos, mas um dos destaques é a catacumba.

b.
As catacumbas eram galerias subterrâneas em que os cristãos enterravam os seus mortos.

c.
Depois da oficialização do cristianismo, as catacumbas transformaram-se em santuários dos mártires sepultados e eram muito visitadas pelos peregrinos.

d.
O Bom Pastor é uma das principais representações da arte cristã primitiva.

e.
O boi e a cruz de Constantino eram importantes símbolos dessa arte.

Pergunta 2
1.            Assinale a alternativa correta sobre a arquitetura islâmica


a.
Não houve qualquer relação com a arquitetura medieval.

b.
Foi a base para as construções na parte oriental do Império Romano.



c.
Foi a grande inspiração para a construção da catedral de Santa Sofia.

d.
Havia em demasia o uso de arcos e abóbadas.

e.
Destaca-se a construção do palácio de Alhambra, em Granada.

Pergunta 3
1.            Assinale a alternativa correta sobre a arte gótica:


a.
Em muitas basílicas, o papel catequizador da imagem era anulado em contraposição aos efeitos dos vitrais.

b.
O gótico inspirou vários movimentos artísticos ao longo do tempo, dentre eles o minimalista.

c.
A escultura gótica era subordinada à arquitetura.

d.
Nas catedrais góticas, os vitrais, além da claridade, tinham a função de compor um ambiente sereno, grandioso e cheio de cores. Isso ocorria devido aos efeitos da composição dos vidros coloridos.

e.
A pintura gótica era caracterizada pela presença dos afrescos.
Pergunta 4
1.    Assinale a alternativa correta sobre a arte:

a.
A arte é representativa do modo de vida e da mentalidade da sociedade que a produziu

b.
A arte preocupa-se somente com a representação simbólica e com a estética da obra.

c.
A arte pré-histórica produziu pintores famosos e valorizava o nome do artista.

d.
Não existe um conceito de arte, pois varia de acordo com cada indivíduo.

e.
A arte é sempre conceitual e não simbólica.

Pergunta 5
1.            Assinale a alternativa correta sobre o gótico:


a.
A arte gótica procurou sempre representar o equilíbrio da natureza e a perfeição do físico humano.

b.
Na arte gótica, os vitrais e as esculturas dos templos cristãos propiciavam a evangelização dos frequentadores das catedrais, por meio dos ícones expostos inspirados na história bíblica.

c.
A pintura medieval utilizava a perspectiva matemática para garantir uma maior profundidade.

d.
As construções góticas eram sólidas, verdadeiras fortalezas, nada raro se pensarmos que esse estilo é difundido por um povo que tem forte influência militar e por uma igreja que defende a luta constante contra o mal.

e.
Uma das manifestações da arte gótica foi a arquitetura, com destaque para as igrejas e os mosteiros, cuja importância cultural deu origem à expressão arte monástica.
Pergunta 6
1.            Assinale a alternativa incorreta sobre o trabalho do historiador e a fotografia:


a.
O historiador deve procurar informações sobre a atuação profissional do fotógrafo.

b.
O historiador deve levar em conta os filtros culturais e ideológicos de classe do fotógrafo e de sua época.

c.
O historiador deve levar em conta os equipamentos e as técnicas empregadas pelo fotógrafo

d.
O historiador deve analisar o assunto da fotografia no seu tempo e gênero específico: retrato, vistas urbanas, cartão-postal, álbum de família, último retrato ou fotorreportagem.

e.
O historiador não deve se preocupar com o momento de produção da imagem pelo fotógrafo.

Pergunta 7
1.            Assinale a alternativa incorreta sobre os monumentos megalíticos.

a.
Menires são grandes pedras verticais e isoladas erguidas sobre uma pedra horizontal.

b.
O dólmen é formado por duas pedras verticais que sustentam uma terceira, posicionada horizontalmente.

c.
O henge é um aterro circular acompanhado por uma vala interna paralela.

d.
O cromlech é formado por pedras agrupadas em um ou mais círculos em torno de um dólmen.

e.
Um dos monumentos megalíticos mais conhecidos é o de Stonehenge.

Pergunta 8
1.            Assinale a alternativa que indica corretamente o conceito de arte românica:

a.
Manifestação artística que surgiu na segunda metade do século XIX, caracterizada pelo uso de pinceladas de cor.

b.
Produção artística desenvolvida na Europa, caracterizada pela fusão da arte oriental com a arte egípcio-persa.

c.
Estilo artístico que proibia a representação da figura humana.

d.
Diversas manifestações artísticas que, apesar de possuírem traços comuns, são bastante diferentes, desenvolvidas na Europa Ocidental entre os séculos XI e XII.

e.
Forma de arte ligada à religiosidade cristã e que se caracterizou pelo uso do arco em ogiva.

Pergunta 9
1.            Dentre as características da arte românica, podemos apontar:


a.
A construção de túmulos, mastabas e esfinges.

b.
A produção de uma arte naturalista que proibia a representação da figura humana.

c.
A utilização de desenhos geométricos sem começo ou fim, adornando as paredes das mesquitas.

d.
O uso dos arcos, das abóbadas e das paredes de pedra com janelas pequenas.

e.
A construção de túmulos que imitavam as residências dos seres humanos.

Pergunta 10
1.            Sobre a arte no período Neolítico, considere as afirmativas abaixo.
I. O monumento megalítico ocorre somente na Ásia e na América.
II. Na arquitetura do período Neolítico, destacam-se as moradias feitas com materiais mais resistentes, como pedras e adobe.
III. Uma das hipóteses mais aceitas sobre a construção dos monumentos megalíticos no Neolítico é a da motivação política. 
Qual alternativa está incorreta?

a.
Apenas I.

b.
Apenas II.

c.
I e II.

d.
I e III.

e.
I, II e III.

QUESTIONÁRIO III HISTÓRIA SOCIAL DA ARTE


Pergunta 1
1.            Assinale a alternativa correta sobre a arte contemporânea:


a.
A arte contemporânea se caracteriza pela quebra de padrões, pela liberdade total de criar, representar e propor situações.

b.
Na arte contemporânea a pesquisa e o uso das novas tecnologias não são comuns.

c.
A arte contemporânea se afasta da vida e o que pode ser incorporado é restrito a algumas temáticas.

d.
Na arte contemporânea, o expectador não é convidado às mais variadas reflexões sobre a arte e sobre a vida.

e.
Na arte contemporânea o único material artístico possível é o audiovisual.
Pergunta 2
1.            Assinale a alternativa correta sobre a arte no final do século XX e começo do século XXI:


a.
Essa arte se caracteriza pela continuidade de padrões renascentistas e pela manutenção de técnicas desenvolvidas pelo design industrial.

b.
Essa arte é muito restrita com o material utilizado.

c.
A relação entre arte e novas tecnologias é insignificante.

d.
Somente o cinema e a pintura se inserem na indústria cultural.

e.
A pintura da década de 1980 foi uma ruptura com a pintura da década de 1970.
Pergunta 3
1.            Assinale a alternativa correta sobre o trabalho de imagens em sala de aula:


a.
É indispensável dar importância ao conhecimento prévio do aluno.

b.
É possível estudar toda a história, por isso o professor não precisa selecionar temas e fontes históricas que podem ser estudadas em sala de aula e realizar recortes.

c.
É preciso que o aluno entenda que o conhecimento histórico está presente somente nos livros.

d.
É preciso que o aluno entenda que o estudo de outras fontes, como as fotografias familiares, os utensílios domésticos e os artefatos, são meras ilustrações na análise de determinado tema histórico.

e.
O professor não precisa se preocupar em aproximar a história com as experiências e conhecimentos de seus alunos.
Pergunta 4
1.            Assinale a alternativa correta sobre o uso de imagens em sala de aula:


a.
O uso de documentos iconográficos, além dos presentes nos livros didáticos não é defendido pelos historiadores.

b.
A forma correta de se utilizar uma imagem em sala de aula é como mera ilustração de frases e textos, não sendo tomada como documento histórico.

c.
Para compreender uma pintura histórica, é necessário conhecer o contexto histórico de sua produção.

d.
O professor de história não necessita levar em consideração alguns princípios pedagógicos

e.
Não existem métodos que integram as questões pedagógicas e historiográficas, por isso o uso de imagens não possibilita a interpretação da História.

Pergunta 5
1.            Assinale a alternativa incorreta sobre o ensino de História:


a.
O ensino tradicional de História no Brasil, influenciado pelo positivismo, é caracterizado pela não problematização da História, uma vez que esta é encarada como uma verdade absoluta

b.
No ensino tradicional de História no Brasil, o aluno compreende a totalidade temporal como permanência das experiências relativas aos modelos de vida e de cultura do passado, reproduzindo uma consciência histórica tradicional.

c.
O ensino de História, na atualidade, parte do pressuposto de que é fundamental a formação de uma consciência histórica crítica nos alunos.

d.
O ensino de História, na atualidade, permite a ampliação das possibilidades de explicação e compreensão do fato histórico.

e.
O ensino de História, na atualidade, pressupõe que o estudo das experiências do passado se pauta na linearidade temporal e na redução das interpretações a causas e consequências.

Pergunta 6
1.            Assinale a alternativa incorreta sobre o uso de imagens na sala de aula:


a.
As imagens devem ser contextualizadas dentro do período e local em que foram produzidas.

b.
As imagens são cópias fiéis da realidade e, portanto, não são elaboradas para somente para serem vistas.

c.
O contexto histórico e social deve ser considerado na análise da imagem.

d.
Ao analisar uma imagem devemos perceber as informações implícitas e explícitas.

e.
A origem e o histórico do artista são elementos importantes para a análise de uma imagem.

Pergunta 7
1.            Considere as afirmativas abaixo sobre a arte no final do século XX e começo do século XXI:
I – A arte contemporânea também é vista por muitos como a arte de massa.
II – A arte produzida na cultura de massa se caracteriza, entre outros, por ter um alcance abrangente, ser de rápida visualização e de fácil acesso.
III – A arte produzida na cultura de massa não se preocupa em acompanhar tendências e mudanças contemporâneas que influenciam a sua criação. 
Estão corretas:

a.
Apenas I.

b.
Apenas II.

c.
Apenas III

d.
I e II.

e.
II e III. 
Pergunta 8
1.    Leia as afirmativas:
I - Com a diversificação das fontes documentais, o trabalho em sala de aula foi valorizado, na medida em que possibilitou inserir os alunos em uma atividade de investigação, análise e reflexão, aproximando-se, desse modo, do método de trabalho do historiador.
II – A imagem mais trabalhada pelos professores em sala de aula é a pintura contemporânea.
III – Apesar de os pesquisadores incentivarem o uso de diversas fontes no ensino de História, na maioria das vezes a imagem ainda aparece como mera ilustração de frases e textos, não sendo tomada como documento histórico. 
Sobre as afirmativas, assinale a alternativa correta:

a.
Apenas I.

b.
Apenas II

c.
I e II.

d.
I e III

e.
I, II e III.

Pergunta 9
1.            Sobre a utilização da imagem na sala de aula, considere as afirmativas abaixo:
I – O uso da imagem como documento e fonte histórica escolar é feita de forma espontânea e não deve considerar alguns princípios pedagógicos.
II – O professor deve fornecer aos seus alunos pontos de referência aos quais as imagens possam ser relacionadas.
III – Ao utilizar uma imagem, o professor deve limitar os aspectos apresentados àquilo que é essencial. 
Estão corretas:

a.
Apenas I.

b.
Apenas II

c.
I e II.

d.
I e III.

e.
II e III.

Pergunta 10
1.            Sobre as manifestações artísticas, considere as afirmativas abaixo:
I – Os significados e intenções na criação variam de acordo com o período, lugar e pessoas, ou seja, conforme o contexto histórico.
II – Desde os primórdios da humanidade, o ser humano fazia expressões imagéticas nas paredes das cavernas.
III – Na Idade Média, as imagens das obras de arte elevavam a condição do ser humano a um nível maior sendo claramente antropocêntricas. 
Estão incorretas:

a.
Apenas I.

b.
Apenas II.

c.
Apenas III.

d.
I e III.

e.
II e III.





Nenhum comentário:

Postar um comentário