quinta-feira, 29 de junho de 2017

QUESTIONÁRIO PRÁTICA DE ENSINO TRAJETÓRIA DA PRÁXIS

QUESTIONÁRIO PRÁTICA DE ENSINO TRAJETÓRIA DA PRÁXIS



Pergunta 1
Assinale a alternativa correta. Regência no estágio é:

a.
Observar uma sala de aula, procurando não interferir nas atividades realizadas pelo docente.

b.
Participar de uma aula dada pelo docente titular com base em atividades criadas e organizadas pelo estagiário.

c.
Apresentar uma aula procurando interferir ao máximo no trabalho pedagógico realizado pelo professor titular.

d.
Assistir a uma aula exclusivamente elaborada e apresentada pelo diretor ou coordenador da escola.

e.
Reger, ministrar, ou seja, apresentar uma aula de acordo com o ano escolar e o conteúdo previsto para o dia.
Pergunta 2
Assinale a alternativa correta:

a.
Prática reflexiva é assunto de discussões antigas e que não se adéquam à realidade atual da educação.

b.
A preocupação com a qualidade no processo de ensino e aprendizagem é apenas em escolas públicas.

c.
A prática da reflexão sobre a prática vivida e concebida teoricamente, mesmo que associada a uma postura crítica, não permite a percepção dos problemas que permeiam as atividades e a fragilidade da prática.

d.
O estágio é considerado um projeto individual de formação do educador.

e.
Pode-se considerar o estágio um espaço de aprendizagem e de saberes, partindo de uma perspectiva reflexiva e investigativa.
Pergunta 3
Assinale a alternativa que não condiz com o papel do professor na atualidade:

a.
Ser reflexivo sobre sua atuação em sala de aula, sempre com base na causa e na consequência.

b.
Refletir sobre si, percebendo-se como ser em formação contínua.

c.
Ser significativo e possibilitador de transformações pessoais.

d.
Estar completamente desassociado de questões sociais, por elas serem pertinentes apenas a outras realidades profissionais.

e.
Estar ciente da importância de sua formação, a fim de alcançar patamares relevantes em prol da Educação, exercendo assim, efetivamente, seu papel social.
Pergunta 4
Assinale a alternativa verdadeira:

a.
O termo plano de aula refere-se a um tipo de documento pedagógico, que visa à organização de todos os conteúdos a serem trabalhados, em uma determinada disciplina, durante todo o ano escolar vigente.

b.
Planejar é uma ação importante que precede a elaboração de documentos pedagógicos, como o projeto de ensino e o plano de aula.

c.
Planejamento de ensino é o nome para a ação que surge depois da elaboração do projeto de ensino.

d.
Projeto de ensino e plano de aula são documentos pedagógicos não flexíveis e pouco funcionais.

e.
Citar objetivos gerais e específicos em um projeto de ensino é dispensável.
Pergunta 5
Como verdadeira, tem-se a alternativa:

a.
Analisar o contexto social e histórico, em processo contínuo de transformação, no qual a escola se insere, é premissa para se inteirar da realidade dela, procurando compreender as suas múltiplas verdades ali existentes.

b.
A principal proposta do estágio é permitir que o aluno realize praticamente 100% das horas a serem cumpridas no formato de regência.

c.
A observação é uma técnica de investigação científica para coleta de dados, de pouca relevância e que se vale de informações não úteis e não essenciais.

d.
As observações servem para compreender as práticas institucionais e as ações na escola, fundamentais para a sua formação, porém elas não servem para balizar suas ações como um futuro professor.

e.
O processo de observação, definitivamente, não suscita questionamentos sobre a prática pedagógica. 

Pergunta 6
Na disciplina Prática de Ensino: Trajetória da Práxis é correto afirmar que o foco está em:

a.
Acomp­­anhar o aluno na realização dos estágios, focando unicamente a parte teórica do curso.

b.
Sanar dúvidas dos alunos exclusivamente voltadas à prática docente, não importando para tanto questões relacionadas à realidade vivida no estágio.

c.
Orientar e acompanhar a realização do estágio, procurando associar teoria e prática, com ênfase na questão prática, uma vez que o aluno já está vivendo a segunda fase das disciplinas sobre prática de ensino.

d.
Práxis, ou seja, ação escrita; por isso, a necessidade de elaborar relatórios com base em leituras diversas sobre produção textual.

e.
Somente levar o aluno a compreender a sequência de disciplinas que ele já vivenciou e a que falta.
Pergunta 7
Sobre o estágio, é incorreto afirmar que:

a.
A docência não é a base da identidade dos cursos de licenciatura, seja com uma ou mais habilitações.

b.
Ele é um importante momento de integração entre teoria e prática.

c.
Ele não se resume à aplicação imediata, mecânica e instrumental de técnicas, rituais, princípios e normas aprendidas na teoria.

d.
É o ponto de convergência e equilíbrio entre o aluno e o futuro professor.

e.
Ele leva à reflexão sobre a formação e a ação do futuro professor, a fim de aprofundar conhecimentos e compreender o seu papel e o da escola na sociedade.
Pergunta 8
Sobre relato de experiência é correto afirmar:

a.
Trata-se de uma investigação baseada apenas em teorias.

b.
Trata-se de um gênero textual que deve apresentar uma linguagem prolixa.

c.
É um documento escrito em que se registram dados estatísticos a respeito de tarefas realizadas em sala de aula.

d.
Refere-se a um gênero textual em que se procura registrar as impressões resultantes de ações práticas, após experiências vividas recentemente.

e.
Críticas são dispensáveis, uma vez que o gênero não admite pareceres pessoais.
Pergunta 9
É correto afirmar que em um plano de aula:

a.
Tema é o título de uma obra literária.

b.
Conteúdo é um assunto dentro de um tema.

c.
Tarefas e atividades não devem ser citadas, pois podem especificar demasiadamente um determinado assunto.

d.
Não é possível determinar o ano escolar para aplicação dele.

e.
Plano de aula deve apresentar disciplina indefinida.
Pergunta 10
É correto afirmar que, em um projeto de ensino, encontra-se:

a.
Quantidade de horas semanal de uma disciplina.

b.
Ementa, como último item a fim de resumir a metodologia que será usada durante um trimestre.

c.
Procedimentos avaliativos, que serão utilizados a fim de perceber o nível de aprendizagem dos alunos.

d.
Anexos (imagens, gráficos etc.), que são itens obrigatórios.

e.
Avaliação não deve ser citada em um projeto de ensino a fim de não comprometer a qualidade desse documento.


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