QUESTIONÁRIO PRÁTICA
DE ENSINO TRAJETÓRIA DA PRÁXIS
Pergunta 1
Assinale
a alternativa correta. Regência no estágio é:
|
a.
|
Observar uma sala de aula, procurando
não interferir nas atividades realizadas pelo docente.
|
|
b.
|
Participar de uma aula dada pelo docente
titular com base em atividades criadas e organizadas pelo estagiário.
|
|
c.
|
Apresentar uma aula procurando
interferir ao máximo no trabalho pedagógico realizado pelo professor titular.
|
|
d.
|
Assistir a uma aula exclusivamente
elaborada e apresentada pelo diretor ou coordenador da escola.
|
|
e.
|
Reger,
ministrar, ou seja, apresentar uma aula de acordo com o ano escolar e o
conteúdo previsto para o dia.
|
Pergunta 2
Assinale
a alternativa correta:
|
a.
|
Prática reflexiva é assunto de
discussões antigas e que não se adéquam à realidade atual da educação.
|
|
b.
|
A preocupação com a qualidade no
processo de ensino e aprendizagem é apenas em escolas públicas.
|
|
c.
|
A prática da reflexão sobre a prática
vivida e concebida teoricamente, mesmo que associada a uma postura crítica,
não permite a percepção dos problemas que permeiam as atividades e a
fragilidade da prática.
|
|
d.
|
O estágio é considerado um projeto
individual de formação do educador.
|
|
e.
|
Pode-se
considerar o estágio um espaço de aprendizagem e de saberes, partindo de uma
perspectiva reflexiva e investigativa.
|
Pergunta 3
Assinale
a alternativa que não condiz com o papel do professor na atualidade:
|
a.
|
Ser reflexivo sobre sua atuação em
sala de aula, sempre com base na causa e na consequência.
|
|
b.
|
Refletir sobre si, percebendo-se como
ser em formação contínua.
|
|
c.
|
Ser significativo e possibilitador de
transformações pessoais.
|
|
d.
|
Estar
completamente desassociado de questões sociais, por elas serem pertinentes
apenas a outras realidades profissionais.
|
|
e.
|
Estar ciente da importância de sua
formação, a fim de alcançar patamares relevantes em prol da Educação,
exercendo assim, efetivamente, seu papel social.
|
Pergunta 4
Assinale
a alternativa verdadeira:
|
a.
|
O termo plano de aula refere-se a um
tipo de documento pedagógico, que visa à organização de todos os conteúdos a
serem trabalhados, em uma determinada disciplina, durante todo o ano escolar
vigente.
|
|
b.
|
Planejar
é uma ação importante que precede a elaboração de documentos pedagógicos,
como o projeto de ensino e o plano de aula.
|
|
c.
|
Planejamento de ensino é o nome para
a ação que surge depois da elaboração do projeto de ensino.
|
|
d.
|
Projeto de ensino e plano de aula são
documentos pedagógicos não flexíveis e pouco funcionais.
|
|
e.
|
Citar objetivos gerais e específicos
em um projeto de ensino é dispensável.
|
Pergunta 5
Como
verdadeira, tem-se a alternativa:
|
a.
|
Analisar
o contexto social e histórico, em processo contínuo de transformação, no qual
a escola se insere, é premissa para se inteirar da realidade dela, procurando
compreender as suas múltiplas verdades ali existentes.
|
|
b.
|
A principal proposta do estágio é
permitir que o aluno realize praticamente 100% das horas a serem cumpridas no
formato de regência.
|
|
c.
|
A observação é uma técnica de
investigação científica para coleta de dados, de pouca relevância e que se
vale de informações não úteis e não essenciais.
|
|
d.
|
As observações servem para
compreender as práticas institucionais e as ações na escola, fundamentais
para a sua formação, porém elas não servem para balizar suas ações como um
futuro professor.
|
|
e.
|
O processo de observação,
definitivamente, não suscita questionamentos sobre a prática
pedagógica.
|
Pergunta 6
Na
disciplina Prática de Ensino: Trajetória da Práxis é correto afirmar que o foco
está em:
|
a.
|
Acompanhar o aluno na realização
dos estágios, focando unicamente a parte teórica do curso.
|
|
b.
|
Sanar dúvidas dos alunos exclusivamente
voltadas à prática docente, não importando para tanto questões relacionadas à
realidade vivida no estágio.
|
|
c.
|
Orientar
e acompanhar a realização do estágio, procurando associar teoria e prática,
com ênfase na questão prática, uma vez que o aluno já está vivendo a segunda
fase das disciplinas sobre prática de ensino.
|
|
d.
|
Práxis, ou seja, ação escrita; por
isso, a necessidade de elaborar relatórios com base em leituras diversas
sobre produção textual.
|
|
e.
|
Somente levar o aluno a compreender a
sequência de disciplinas que ele já vivenciou e a que falta.
|
Pergunta 7
Sobre
o estágio, é incorreto afirmar que:
|
a.
|
A
docência não é a base da identidade dos cursos de licenciatura, seja com uma
ou mais habilitações.
|
|
b.
|
Ele é um importante momento de
integração entre teoria e prática.
|
|
c.
|
Ele não se resume à aplicação
imediata, mecânica e instrumental de técnicas, rituais, princípios e normas
aprendidas na teoria.
|
|
d.
|
É o ponto de convergência e
equilíbrio entre o aluno e o futuro professor.
|
|
e.
|
Ele leva à reflexão sobre a formação
e a ação do futuro professor, a fim de aprofundar conhecimentos e compreender
o seu papel e o da escola na sociedade.
|
Pergunta 8
Sobre
relato de experiência é correto afirmar:
|
a.
|
Trata-se de uma investigação baseada
apenas em teorias.
|
|
b.
|
Trata-se de um gênero textual que
deve apresentar uma linguagem prolixa.
|
|
c.
|
É um documento escrito em que se
registram dados estatísticos a respeito de tarefas realizadas em sala de
aula.
|
|
d.
|
Refere-se
a um gênero textual em que se procura registrar as impressões resultantes de
ações práticas, após experiências vividas recentemente.
|
|
e.
|
Críticas são dispensáveis, uma vez
que o gênero não admite pareceres pessoais.
|
Pergunta 9
É
correto afirmar que em um plano de aula:
|
a.
|
Tema é o título de uma obra
literária.
|
|
b.
|
Conteúdo
é um assunto dentro de um tema.
|
|
c.
|
Tarefas e atividades não devem ser
citadas, pois podem especificar demasiadamente um determinado assunto.
|
|
d.
|
Não é possível determinar o ano
escolar para aplicação dele.
|
|
e.
|
Plano de aula deve apresentar
disciplina indefinida.
|
Pergunta 10
É
correto afirmar que, em um projeto de ensino, encontra-se:
|
a.
|
Quantidade de horas semanal de uma
disciplina.
|
|
b.
|
Ementa, como último item a fim de
resumir a metodologia que será usada durante um trimestre.
|
|
c.
|
Procedimentos
avaliativos, que serão utilizados a fim de perceber o nível de aprendizagem
dos alunos.
|
|
d.
|
Anexos (imagens, gráficos etc.), que
são itens obrigatórios.
|
|
e.
|
Avaliação não deve ser citada em um
projeto de ensino a fim de não comprometer a qualidade desse documento.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário