QUESTIONÁRIO I METODOLOGIA DO TRABALHO
ACADÊMICO
Pergunta 1
1. Cleverson Bastos e
Vicente Keller em “Aprendendo a aprender” (Petrópolis: Editora Vozes, 2000, p.
19) dizem assim: “o cotidiano apresenta uma gama quase infinita de fenômenos
que se sucedem ininterruptamente, causando nos indivíduos o que se chama
dispersão. No entanto, cada indivíduo é dotado de capacidade de, dentre este
turbilhão fenomênico, selecionar alguns e considerá-los isoladamente dos
demais. A esta capacidade se dá o nome de atenção – capacidade de concentração
da inteligência em um só objeto.” Nesse sentido, pode-se afirmar que:
a.
|
A atenção voltada para determinado
objeto é a única forma de obtenção de conhecimento.
|
|
b.
|
O tipo de conhecimento vulgar somente
é produzido a partir do prestar atenção ao cotidiano.
|
|
c.
|
A
atenção, entendida como uma das fontes para obtenção de conhecimento, permite
produzir conhecimento.
|
|
d.
|
A atenção em determinado objeto, por
mais precisa que seja, dificilmente poderá ser transformada em conhecimento.
|
|
e.
|
A atenção somente poderá ser
transformada em conhecimento desde que o sujeito tenha interesse pelo objeto.
|
Pergunta 2
1. Conforme João
Ildebrando Bocchi (“Monografia para economia”. SP: Editora Saraiva, 2004), “o
conhecimento científico busca, por meio da formulação de problemas, uma clareza
de abordagem da realidade. [...]. Diferentemente dos modos e resultados
difusos, vagos e imprecisos das demais formas de conhecimento, como o senso
comum, por exemplo, o conhecimento científico procura clareza e precisão,
inclusive com relação aos seus limites”. (pp.17-18).
Com base no que se
apresenta, assinale a única alternativa que não faz referência ao conhecimento
científico.
a.
|
Devido causas naturais, diversas
regiões brasileiras apresentam durante o ano quatro estações: inverno, verão,
primavera e outono.
|
|
b.
|
Um
milagre provocado por causas divinas.
|
|
c.
|
Um jogador de futebol impedido de
jogar por algumas semanas em função dos resultados dos exames médicos
apresentados.
|
|
d.
|
Métricas de medição do rendimento de
um estudante universitário.
|
|
e.
|
Descrição do corpo humano encontrada
em um atlas de anatomia.
|
Pergunta 3
1. Conforme afirma
Heitor Matallo Jr., em “A problemática do conhecimento” (2000), “Platão foi o
primeiro filósofo a desenvolver uma teoria sobre o mundo utilizando-se da
intuição como forma de pensamento superior. A sua Teoria das Formas é um
exemplo disso e revela a tentativa de fundamentar um conhecimento certo e
verdadeiro para além do cambiante e fugaz mundo dos fenômenos. Para Platão, o
mundo sensível está em constante mudança e, neste caso, se torna impossível
conhecê-lo por razões óbvias: não se pode conhecer uma coisa que deixa de ser
ela mesma na sucessão do tempo.”
Com base no trecho
proposto e de seus conhecimentos da disciplina, avalie as afirmativas.
I - A tentativa de
fundamentar um conhecimento certo e verdadeiro, conforme se afirma, pode ser
entendida como preocupação científica.
II - Quando, no
texto anterior, apresenta-se a expressão “mundo dos fenômenos”, Platão
dirige-se ao conhecimento teológico que tem essa característica.
III - No excerto,
pode-se perceber referência ao senso comum na passagem “não se pode conhecer
uma coisa que deixa de ser ela mesma na sucessão do tempo”.
É possível afirmar
que está correto apenas o que se apresenta em:
a.
|
I e II.
|
|
b.
|
II e III.
|
|
c.
|
I e III.
|
|
d.
|
III.
|
|
e.
|
I,
II e III.
|
Pergunta 4
1. Leia o que se
segue:
A pesquisa acaba assumindo
uma tríplice dimensão. De um lado, tem uma dimensão epistemológica: perspectiva
do ____________ só se conhece construindo o saber, ou seja, praticando a
significação dos objetos. De outro lado, assume ainda uma dimensão pedagógica:
a perspectiva decorrente de sua relação com a __________. Ela é necessária para
o processo de ensino-aprendizagem, só se aprende e só se ensina pela efetiva
prática da pesquisa.
Dentre as
alternativas, indique aquela que preenche corretamente os espaços do texto
apresentado.
a.
|
Conhecimento,
aprendizagem.
|
|
b.
|
Saber, sociedade.
|
|
c.
|
Ensino, inovação.
|
|
d.
|
Conhecimento, técnica.
|
|
e.
|
Conhecimento, inovação.
|
Pergunta 5
1. O conhecimento
____________ é real (factual) porque lida com ocorrências ou fatos, isto é, com
toda forma de existência que se manifesta de algum modo. Constitui um
conhecimento contingente, pois suas proposições ou hipóteses têm sua veracidade
ou falsidade conhecida através da experiência e não apenas pela razão. É
sistemático já que se trata de um saber orientado logicamente, formando um
sistema de ideias (teoria) e não conhecimentos dispersos e desconexos. Possui a
característica da verificabilidade, a tal ponto que as afirmações (hipóteses),
que não podem ser comprovadas, não pertencem ao campo ____________.
Constitui-se em conhecimento ____________, em virtude de não ser definitivo,
absoluto ou final, e, por esse motivo, é aproximadamente exato: novas proposições
e o desenvolvimento técnico podem mudar o acervo da teoria existente.
Escolha a alternativa que preenche as lacunas da citação corretamente.
Escolha a alternativa que preenche as lacunas da citação corretamente.
a.
|
Científico,
da ciência, falível.
|
|
b.
|
Sensível, da sensibilidade, falível.
|
|
c.
|
Filosófico, racional, falível.
|
|
d.
|
Teológico, da contemplação, falível.
|
|
e.
|
Científico, da teologia, falível.
|
Pergunta 6
1. Qual a correlação
entre conhecimento popular e científico?
a.
|
O conhecimento vulgar ou popular, às
vezes denominado senso comum, não se distingue do conhecimento científico nem
pela veracidade nem pela natureza do objeto conhecido. O que diferencia é a
forma, o modo ou método e os instrumentos do “conhecer”.
|
|
b.
|
O conhecimento vulgar ou popular, às
vezes denominado senso comum, distingue-se do conhecimento científico pela
veracidade, pela natureza do objeto conhecido. Ele não se diferencia na
forma, no modo ou no método.
|
|
c.
|
O conhecimento científico se
diferencia do senso comum pela forma assistemática e sensitiva dentro de um
método ou de uma forma, conveniente à sua qualificação.
|
|
d.
|
O
conhecimento vulgar ou popular, às vezes denominado senso comum, distingue-se
do conhecimento científico pela forma reflexiva, falível e inexata dentro do
contexto que são atribuídos.
|
|
e.
|
O conhecimento científico se
diferencia pela forma reflexiva, falível e inexata dentro do contexto que lhe
são atribuídos, tanta pela veracidade, como pelo objeto conhecido.
|
Pergunta 7
1. Sobre o conceito de
ideologia, considere as seguintes assertivas e responda ao solicitado.
I - A ideologia é o
conjunto de normas e valores, símbolos, ideias e práticas sociais que procuram
justificar as relações econômicas e sociais existentes no interior da
sociedade.
II - A ideologia é
a visão que a sociedade tem de si mesma e, nesse aspecto, ela é a imagem
invertida da realidade.
III - A visão
ideológica que a sociedade tem de si mesma está enraizada em termos racionais,
mas uma parte importante da ideologia é constituída de práticas sociais que
penetram no sangue da sociedade e se tornaram coextensivas a ela.
IV - A ideologia é
um fenômeno social espontâneo, e não algo produzido por uma visão conspiratória
do processo histórico.
Assinale a
alternativa correta:
a.
|
Todas as afirmações, exceto a I, são
corretas.
|
|
b.
|
Todas as afirmações, exceto a II, são
corretas.
|
|
c.
|
Todas
as afirmações, exceto a III, são corretas.
|
|
d.
|
Todas as afirmações são corretas.
|
|
e.
|
Todas as afirmações são incorretas.
|
Pergunta 8
1. Um cientista tem um
problema bem definido para estudar e, com base em pesquisas bibliográficas,
formulou uma hipótese bastante razoável que pode explicar o problema em
questão. Para continuar na sua busca de respostas, o cientista deve:
a.
|
Testar a teoria.
|
|
b.
|
Analisar os resultados.
|
|
c.
|
Testar
a hipótese.
|
|
d.
|
Elaborar a teoria.
|
|
e.
|
Elaborar a hipótese.
|
Pergunta 9
1. É possível entender
ser a pesquisa científica “uma investigação metódica acerca de um assunto
determinado com o objetivo de esclarecer aspectos do objeto de estudo. O que
poderia diferenciar a pesquisa de um estudante e de um cientista é basicamente
o seu alcance ou grau. A finalidade das pesquisas em nível de graduação é levar
o estudante a refazer os caminhos já percorridos, repensando o mundo”. (BASTOS,
Cleverson; KELLER, Vicente. “Aprendendo a aprender”. Petrópolis: Editora Vozes,
2000, p. 55).
Com base nisso,
indique a alternativa correta:
a.
|
A ciência capacita os estudantes para
a prática do conhecer.
|
|
b.
|
Todo cientista é treinado a pensar,
para qualquer área.
|
|
c.
|
O estudo no nível de graduação está
para o senso comum assim como o estudo no nível de pós-graduação está para a
ciência.
|
|
d.
|
O senso comum é inferior à ciência.
|
|
e.
|
A
ciência não nos dá novas capacidades de obtenção de conhecimento, mas treina
e aprimora as já existentes por intermédio da pesquisa científica.
|
Pergunta 10
1. “Para Sócrates,
assim como para muitos de nós, existe uma sensível diferença entre expressões
da forma ‘Eu acho que’ e ‘Eu sei que’.” (JR., Heitor Matallo. “A problemática
do conhecimento”, 2000).
Sobre o assunto,
indique a alternativa incorreta.
a.
|
A expressão “Eu acho que” exprime
opinião sem haver necessidade de argumentação sólida que a comprove.
|
|
b.
|
A expressão “Eu acho que” exprime
opinião e sua justificativa só é permitida com outra opinião, devido ausência
de argumentos.
|
|
c.
|
O emitir de opiniões, da forma como
denota a expressão “Eu acho que”, representa um processo espontâneo do ser
humano, conquistado a partir da experiência pessoal acumulada.
|
|
d.
|
A expressão “Eu acho que” refere-se
ao senso comum, valorada por crenças, ações e comportamentos cotidianos.
|
|
e.
|
Como
a expressão “Eu acho que” remete ao senso comum, esse tipo de conhecimento
não pode ser considerado na construção de teorias científicas.
|
QUESTIONÁRIO II METODOLOGIA DO TRABALHO
ACADÊMICO
Pergunta 1
1.
Veja os textos a
seguir:
a.
|
I.
|
|
b.
|
I e II.
|
|
c.
|
II e III.
|
|
d.
|
II.
|
|
e.
|
III.
|
Pergunta 2
1.
Com relação à
pesquisa científica, é incorreto afirmar que:
a.
|
Os trabalhos de graduação e
colegiais não estão no mesmo nível daqueles realizados nos cursos de
pós-graduação, pois são sempre iniciação à ciência.
|
|
b.
|
Há vínculos entre as ciências
puras e aplicadas, da mesma maneira que existe ligação entre teoria e prática.
|
|
c.
|
É possível classificar a
pesquisa quanto ao objeto e aos objetivos.
|
|
d.
|
As ciências e, especificamente,
a pesquisa científica podem ser classificadas em lógicas ou formais e
empíricas ou factuais, cuidando, respectivamente, de objetos matemáticos,
abstratos e daqueles denominados naturais e sociais.
|
|
e.
|
A
pesquisa científica é um modo superior de conhecimento humano nas principais
dimensões da vida.
|
Pergunta 3
1.
Conforme João
Ildebrando Bocchi (“Monografia para economia”. SP: Editora Saraiva, 2004),
“método designa um caminho pelo qual se obtém um certo resultado. Pode designar
também um conjunto de procedimentos e de regras utilizadas para atingir um
objetivo desejado”. (p. 54)
Se o objetivo for o
de efetuar redação de um texto:
a.
|
É necessário expressar-se
necessariamente de forma racional e lógica.
|
|
b.
|
É
imprescindível a realização de um rascunho da redação final.
|
|
c.
|
Não há necessidade de
preocupar-se com o tipo de letra a ser utilizada, mesmo com o advento da
informática e da digitação.
|
|
d.
|
Na falta de palavras para
expressar a lógica da comunicação, o melhor recurso a ser utilizado são as
ilustrações como substituição ao texto.
|
|
e.
|
Sua clareza deve aparecer por
naturalidade, independente da apresentação inicial dos objetivos que o texto
pretende atingir.
|
Pergunta 4
1.
Leia o trecho de
João Baptista de Almeida Júnior, “O estudo como forma de pesquisa” (in
CARVALHO, Maria Cecília M. “Metodologia científica: fundamentos e técnicas”.
Campinas: Editora Papirus, 2000). “Para se iniciar nos estudos superiores e
obter um reconhecimento acadêmico, o estudante deve estudar primeiro como
aprender. Isto porque, as mudanças ocorridas recentemente na sociedade e nas
formas de relacionamento humano geraram novas necessidades para as quais a
educação é solicitada a atender. [...]. Dentro dessa perspectiva educacional, o
estudo aparece para o aluno como forma de pesquisa, apresentado comumente por
diversos autores nas modalidades de pesquisa bibliográfica e documentação.”
(pp. 97-99).
Com base no
exposto, avalie as assertivas e responda ao solicitado.
I - O sentido da
pesquisa está na busca pelo desconhecido, aquilo que deve ser descoberto.
II - A pesquisa
científica é uma investigação metódica acerca de um assunto determinado com o
objetivo de esclarecer aspectos do objeto em estudo.
III - Toda pesquisa
requer método, entendido como procedimento de investigação e controle que se
adota para o desenvolvimento rápido e eficiente de uma atividade qualquer.
IV - Estudar como
aprender auxilia o estudante universitário a desenvolver com maior precisão sua
pesquisa, pois o estudo do aprender permite conhecimento de métodos de
aprendizado.
É correto apenas o
que se afirma em:
a.
|
I,
II, III e IV
|
|
b.
|
II e III.
|
|
c.
|
I e IV.
|
|
d.
|
I, II e IV.
|
|
e.
|
III e IV.
|
Pergunta 5
1.
Não é elemento de
resumo de trabalho acadêmico:
a.
|
Assunto do texto e objetivos a
serem atingidos.
|
|
b.
|
Articulação das ideias e como o
texto foi produzido.
|
|
c.
|
Principais conclusões do autor.
|
|
d.
|
Juízo
de valor, bem como crenças e ideologias que o autor seguiu na construção do
texto.
|
|
e.
|
Objetivos da pesquisa e do
texto proposto.
|
Pergunta 6
1.
Os seminários
servem para:
a.
|
Mostrar que o apresentador
conhece os recursos audiovisuais.
|
|
b.
|
Inibir os interlocutores.
|
|
c.
|
Socializar
interlocutores como recurso do processo ensino-aprendizagem.
|
|
d.
|
Mostrar que não há regras em
apresentações, afinal, são livres.
|
|
e.
|
Mostrar que os apresentadores
são capazes de fazer pesquisa.
|
Pergunta 7
1.
Quanto às normas,
avalie as assertivas propostas:
I – A ABNT é órgão
encarregado da normatização técnica do país e, nesse sentido, trabalhos
acadêmicos devem seguir todas as normas expedidas pelo órgão.
II – Resumos,
resenhas, seminários e apresentações devem seguir normas específicas de
execução.
III – As normas servem
como instrumento de memorização.
É correto apenas o
que se afirma em:
a.
|
I
e II.
|
|
b.
|
II.
|
|
c.
|
III.
|
|
d.
|
I e III.
|
|
e.
|
I.
|
Pergunta 8
1.
Sobre os trabalhos
científicos, considere, inicialmente, as assertivas propostas e responda ao
solicitado.
I – Os trabalhos
científicos devem permitir a outro pesquisador reproduzir as experiências e
obter resultados descritos, com a mesma precisão e sem ultrapassar a margem de
erro indicada pelo autor.
II – Os trabalhos
científicos devem permitir a outro pesquisador repetir observações e julgar as
conclusões do autor.
III – Os trabalhos
científicos devem permitir a outro pesquisador verificar a exatidão das
análises e das deduções que permitiram ao autor chegar às conclusões.
A partir da
avaliação, indique a alternativa correta.
a.
|
Todas as assertivas estão
corretas.
|
|
b.
|
Todas as assertivas estão
corretas, exceto a III
|
|
c.
|
Todas as assertivas estão
corretas, exceto a II
|
|
d.
|
Todas
as assertivas estão corretas, exceto a I
|
|
e.
|
Todas as assertivas estão
incorretas.
|
Pergunta 9
1.
Tomando a própria
pesquisa científica como diálogo, é correto afirmar que:
a.
|
A curiosidade não faz parte da
pesquisa, pois a tornaria frívola, cosmética.
|
|
b.
|
A
pesquisa é diálogo e comunicação, alertando-se para que não seja procurada no
dia a dia, pois é uma atividade social de cunho eminentemente erudito.
|
|
c.
|
A pesquisa é igual à
comunicação, mas não ao diálogo.
|
|
d.
|
Diálogo e comunicação
anulam-se, sendo fundamental o recurso à metodologia.
|
|
e.
|
A pesquisa pode ter função
emancipatória (dimensão política), sem abrir mão de preocupações formais
(dimensão metodológica).
|
Pergunta 10
1.
“O trabalho de
pesquisa tem como base a consulta a publicações que já abordaram, direta ou
indiretamente, o tema que está sendo desenvolvido. É dessa forma que o
conhecimento humano foi elaborado e compartilhado, com cada pensador, cada
pesquisador, partindo do estado do conhecimento em cada momento, ampliando-o e
enriquecendo-o. Assim, o ponto de partida de qualquer pesquisa é a busca de
artigos em revistas especializadas, livros e teses que também tratam do mesmo
assunto e tema.” (BOCCHI, João Ildebrando. “Monografia para economia”. SP:
Editora Saraiva, 2004, p. 139)
O ato de pesquisar
e de conhecer não é dissociado do ato, e hábito, da leitura. Assim, indique a
alternativa incorreta.
a.
|
A leitura é um hábito e quanto
mais se lê, mais rápida e seletiva será a leitura.
|
|
b.
|
Quando da seleção do material
para leitura, o pesquisador deverá perguntar a si mesmo se o autor consultado
é qualificado para escrever sobre determinado assunto.
|
|
c.
|
O
bom leitor é aquele que acredita no que lê e raramente confronta o que lê com
suas próprias experiências.
|
|
d.
|
A leitura com propósito
acadêmico deve privilegiar o sentido das palavras, não lançando mão do uso de
dicionários.
|
|
e.
|
Um resumo bem elaborado,
entendido como complementação da leitura trabalhada, só é permitido a partir
de leitura criteriosa.
|
Obrigado Ajudou muito !
ResponderExcluirrespondi e deu que todas as repostas estão incorretas...
ResponderExcluirleia primeiro pois, eu fiz e estava todas certas
Excluiras vezes so não esta na mesma ordem.
ExcluirFiz e deu certo!
VALEU GENTE OBRIGADOS A TODOS
ExcluirMuito obrigada, me ajudou muitoooo!!
ExcluiroBRIGADA!
ResponderExcluirTODAS AS RESPOSTAS ESTÃO CORRETAS.
ResponderExcluirObrigado, tudo certo!
ResponderExcluirVocê é um amor de pessoa. Ajudou demais!
ResponderExcluirtudo certo!! Parabéns e Mto Obrigado!!
ResponderExcluirObrigada!
ResponderExcluirObrigado, ajudou muito!
ResponderExcluirObrigado! Ajudou muito!
ResponderExcluirMuitíssimo OBRIGADA, ser maravilhoso!rsrs *---*
ResponderExcluirOBRIGADO.
ResponderExcluirgrato
ResponderExcluirObrigada ajudou bastante
ResponderExcluirAs ordens estão diferentes, porém todas corretas.
ResponderExcluirObrigada.
Obrigada!!! Tudo cetinho
ResponderExcluirObrigada,deu tudo certinho aqui...
ResponderExcluirtudo correto
ResponderExcluirOBRIGADUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU!!
ResponderExcluirParabéns, todas corretas, grata.
ResponderExcluirMe ajudou demais, todas estão corretas!
ResponderExcluirMuito obrigado.
Muito bom material
ResponderExcluirObrigadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa..satisfeita com o apoio.
ResponderExcluirparabéns
Muito obrigada, ajudou bastante
ResponderExcluir- OBRIGADA VOU SALVAR O SITE NOS MEUS FAVORITOS
ResponderExcluirMuito obrigada, ajudou muito mesmo.
ResponderExcluirobrigado
ResponderExcluirMUITO OBRIGADA!
ResponderExcluirFoi de grande ajuda pra mim.....obg
ResponderExcluirObg. Foi de grande ajuda para mim, só tenho a agradecer
ResponderExcluirObrigada!! Estudei o dia todo, fiz e corrigi por aqui..PODEM CONFIAR!! MUITO OBRIGADA!!
ResponderExcluirVc usou para conferir a suaateria online
ExcluirParabéns! Tudo certo
ResponderExcluirobrigado me ajudou muito.
ResponderExcluirConteúdo Show
ResponderExcluirMuito bom,me ajudou muito mesmo.
ResponderExcluirÓtimoooo
ResponderExcluirMuito obrigadaaaaaaaa
ResponderExcluirTop demais, ajuda muito no estudo 🙏🏻
ResponderExcluir