Pergunta 1
1.
A
contribuição da História Integrada para nossos estudos de História do Brasil
pode ser corretamente apontada em qual alternativa?
|
a.
|
Contar uma história do Brasil menos
superficial, em que as conexões com os acontecimentos mundiais fossem
estabelecidas; história mais rica, cheia de idas e vindas, num processo em
que o Brasil não poderia ficar isolado.
|
|
b.
|
A
ideia fundamental é estabelecer vínculos entre o Brasil e outros países,
pensando na superioridade do Brasil em termos de nacionalismo.
|
|
c.
|
A
história não pode ser tratada com idas e vindas uma vez que é uma ciência de
certezas relacionadas ao passado.
|
|
d.
|
Devemos
contar a história tomando como ponto de partida nossa nação e depois buscar
conexões com outros países, mas lembrando sempre que não se pode vincular a
história nacional com conexões uma vez que é uma história muito particular.
|
|
e.
|
Devemos
começar pela História Geral e depois, seguindo a hierarquia, chegar à
história do Brasil.
|
Pergunta 2
1.
A
opção pela História Integrada como forma de organização das aulas de História
precisa ser pautada por uma série de escolhas que dialogam com a sociedade
contemporânea. Dessa maneira,
|
a.
|
A
ideia de cidadania e conscientização já são ultrapassadas pela noção mais
contemporânea e moderna de que se deve apelar exclusivamente para o acúmulo
de informações.
|
|
b.
|
Devemos
deixar de lado todas as possibilidades que não sejam necessariamente
vinculadas à uma formação para o mercado.
|
|
c.
|
A construção de noções de cidadania e
conscientização do papel dos cidadãos na sociedade contemporânea buscando a
formação da consciência histórica e política devem nortear a formação dos
professores.
|
|
d.
|
A
consciência de cidadania deve ser subordinada a concepções mais modernas de
coletividade e de soberania dos indivíduos.
|
|
e.
|
A
consciência histórica deve ser estimulada por meio de exemplos do passado se
procurando prever os movimentos.
|
Pergunta 3
1.
Em
uma compreensão ampla, a ideia de História Comparada trabalhada por Marc Bloch
pode ser explicada como:
|
a.
|
Um
modismo amplamente superado por todas as demais concepções de história.
|
|
b.
|
Um
estudo das realidades sociais completamente isoladas uma das outras.
|
|
c.
|
Estudar
paralelamente sociedades vizinhas, ignorando as reciprocidades.
|
|
d.
|
Um
esforço em evitar os processos de contado com os demais países próximos.
|
|
e.
|
Estudar paralelamente sociedades
vizinhas contemporâneas e constantemente influenciadas de forma recíproca.
|
Pergunta 4
1.
Leia
o texto e responda ao que se pede.
“Narrar
história é, antes de tudo, uma questão de identidade [...] a História não é o
que, de fato, se viveu, mas sim o que se conta sobre o vivido e,
principalmente, o modo escolhido para se contar”. (Morais, 2009, p. 202).
De acordo com o exposto:
De acordo com o exposto:
|
a.
|
A
História é um resgate da verdade do que aconteceu e assim é incontestável.
|
|
b.
|
A
História é a mestra da vida, suas lições devem sempre orientar as ações
futuras.
|
|
c.
|
O
historiador consegue saber exatamente o que ocorreu com toda a certeza que a
ciência pode lhe proporcionar.
|
|
d.
|
A História é uma construção narrativa
que passa pela identidade e assim como as coisas são narradas influencia
profundamente em sua percepção.
|
|
e.
|
A
História somente pode ser estudada por meio de documentos tradicionais
produzidos pelos Estados no decorrer de sua trajetória constitutiva.
|
Pergunta 5
1.
Leia
o texto e responda o que se pede.
“[...]
mostrar que os acontecimentos históricos estão o tempo todo interligados e que
a interconectividade precisa e deve ser valorizada na explicação do professor.
Um assunto não pode ser explicado sem o outro, e o outro não tem sentido sem a
explicação do anterior. Não se trata do velho esquema de ‘causas e
consequências’, nem mesmo de precisar de um item para que outro possa ser
cronologicamente apresentado. Isso seria ingênuo e, na verdade, cairia na mesma
postura de antes: conteúdos intercalados separados ou apenas articulados no
trenzinho linear da ‘causa e efeito, causa e efeito’ [...]” (MORAIS, 2009, p.
202). A alternativa que melhor apresenta os conceitos do texto é:
|
a.
|
Interconectividade e usos integrados.
|
|
b.
|
Inter-relatividade
e interação espacial.
|
|
c.
|
Inter-relação
e desintegração.
|
|
d.
|
Integração
e desconexão.
|
|
e.
|
Mundialização
e representação.
|
Pergunta 6
1.
Os
currículos de História não são estáticos, nem tampouco objetos neutros,
produtos da elevada ciência imparcial. O professor de História precisa perceber
que, em diferentes épocas, os currículos obedeceram determinados interesses e
assim:
|
a.
|
Contrariamente
ao exposto, a História deve ser tratada como uma ciência pura e neutra.
|
|
b.
|
Diferentemente do passado, mais
recentemente os conteúdos, articulam contextos mundial, regional e local, num
cenário de globalização das relações sociais, econômicas, políticas e
culturais.
|
|
c.
|
As
articulações de diferentes conteúdos ligados à globalização tem perdido
relevância no processo de ampliação dos conhecimentos científicos.
|
|
d.
|
Os
professores de História devem retomar as antigas práticas do passado
relacionadas com a memorização e eleição de gloriosos benfeitores da pátria.
|
|
e.
|
Assim
como no passado mais longínquo, o passado é retomado como ilustração da
realidade de certos povos e grupos.
|
Pergunta 7
1. Podemos considerar
que o uso da concepção de História Integrada envolve diversos desafios. As
múltiplas experiências presentes na historiografia e também nos relatos de
experiências de aplicação desse formato acabam por ressaltar a importância de
se questionar determinadas visões históricas. Dessa maneira,
|
a.
|
O
trabalho com universos fechados facilita o desenvolvimento de noções de
história integrada.
|
|
b.
|
Podemos
afirmar que não existe essa afirmação de universos mais abertos ou fechados.
|
|
c.
|
Os professores não devem trabalhar
com universos muito fechados e pontuais, mas sim ampliar suas perspectivas
incorporando a comunicação com a realidade em seu entorno
|
|
d.
|
Deve-se
observar muito cautelosamente a ideia de múltiplas experiências uma vez que
sair do tradicional é se arriscar demais em áreas que os alunos seguramente
não dominarão.
|
|
e.
|
Apenas
as visões tradicionais de História devem ser questionadas pois as mais
modernas não incorrem em falhas graves.
|
Pergunta 8
1.
Quando
se afirma que as histórias coloniais não são lineares isso quer dizer que,
|
a.
|
As histórias são constantemente
tensionadas pela existências de projetos alternativos e também pelas
possibilidades de busca de alternativas.
|
|
b.
|
Cada
país colonizado existe independentemente de seu passado colonial.
|
|
c.
|
Cada
uma das colônias era completamente isolada das demais, não existindo
possibilidades de contatos em função do exclusivo metropolitano.
|
|
d.
|
Diferentes
sociedades não podem ser questionadas pelos mesmos critérios.
|
|
e.
|
A inexistência
de alternativas de ruptura das colônias evidenciou o poder das metrópoles e
passividade das colônias.
|
Pergunta 9
1.
“Uma
análise de algumas obras didáticas recentes e com grande vendagem, para o
Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, permite, por exemplo, identificar
rápida e facilmente a diluição de conteúdos da história do Brasil. Apenas para
exemplificar, em um rápido levantamento quantitativo, em um livro didático para
o Ensino Médio, confeccionado segundo o atual modelo de volume único para as
três séries, verifica-se que dos 42 capítulos apresentados, apenas 12 são
efetivamente de conteúdos de história do Brasil. O mesmo pode ser observado em
coleção para o Ensino Fundamental, no qual em um total de 168 capítulos
organizados para 4 séries, existem apenas 30 relativos à história brasileira”
(BITTENCOURT, 2003, p. 188). A partir do exposto podemos corretamente afirmar
que:
|
a.
|
A
partir dessa quantificação fica claro o significativo avanço da História
contra as demais ciências.
|
|
b.
|
O
uso de livros únicos nessa estrutura terá que esclarecer o que o povo gosta.
|
|
c.
|
Os
processos de quantificação são sempre falhos.
|
|
d.
|
Espanta
como a concepção de História do Brasil tem crescido, a ponto de ignorar o
restante do entorno.
|
|
e.
|
Apesar do esforço de modernização, a
ênfase nos materiais é dada a História Geral e relativamente pouco cabe da
história do Brasil.
|
Pergunta 10
1.
“[...]
aspecto de crítica que ronda a história integrada (e mais ainda a história
intercalada) é o risco de tratar a história da América e do Brasil como meros
apêndices da história geral, fortalecendo noções eurocêntricas que há muito são
denunciadas na historiografia nacional” (CAIMI, 2009, p. 7). A preocupação
fundamental apresentada relaciona-se com:
|
a.
|
A valorização
do Brasil como objeto central das histórias contadas.
|
|
b.
|
A
ênfase na História Geral e as dificuldades de se estudar o Brasil.
|
|
c.
|
A
subordinação de determinadas capacidades, fundamental para não se confundir
período.
|
|
d.
|
A concepção de História apresentada
como integrada esbarra na fraqueza da ideia de hierarquias.
|
|
e.
|
A
afirmação de que a História Geral é superior à História do Brasil.
|
QUESTIONÁRIO II HISTÓRIA INTEGRADA
Pergunta 1
1.
A
___________ revela o sentido de pertencimento do indivíduo a um determinado
grupo e aos aspectos simbólicos e materiais que determinam e revelam formas de
viver e conviver, ligados, portanto, ao universo cultural. Citando Brandão
(1996, p. 14), “contém tanto o modo como um povo se reconhece historicamente
como os elementos de autodefesa com que estes mesmos grupos se afirmam diante
das investidas de grupos hegemônicos. A questão (...) está presente, também, no
modo com o Estado absorve e reinterpreta, em um projeto próprio, as
reivindicações dos diferentes segmentos sociais”.
A
palavra que melhor preenche a lacuna é:
|
a.
|
Identidade.
|
|
b.
|
Desigualdade.
|
|
c.
|
Relatividade.
|
|
d.
|
Resiliência.
|
|
e.
|
Opinião
pública.
|
Pergunta 2
1.
Ao
tratar da relação entre História e o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, podemos
afirmar corretamente que:
|
a.
|
Os
valores relativos às noções de cidadania devem estar sempre relacionados com
os aspectos meramente restritos à produção de conhecimento jurídico.
|
|
b.
|
Deve
existir um distanciamento crítico sobre essa matéria e não se deve buscar a
inter-relação desses aspectos.
|
|
c.
|
A
discussão relativa à cidadania deve ser desvinculada da História como
disciplina escolar.
|
|
d.
|
O
foco em conteúdo promovido pelo Enem não permite a discussão de aspectos
relativos à cidadania.
|
|
e.
|
Deve existir a
preocupação com a reafirmação de valores relativos à cidadania sem descuidar
do que se conquistou na área ao longo das últimas décadas do século XX.
|
Pergunta 3
1.
De
maneira geral, podemos entender que, no estudo de História, a percepção da alteridade
está relacionada com a:
|
a.
|
Constatação
das diferenças biológicas e baseadas na genética.
|
|
b.
|
Compreensão
de que sempre se deve hierarquizar relações sociais.
|
|
c.
|
Observação de
problemas relacionados a sociedades que vivem ou viveram de forma
completamente diferente daquilo que se pratica no Brasil.
|
|
d.
|
Recusa
do entendimento das diferenças socialmente construídas.
|
|
e.
|
Observação
de diferenças em outras sociedades, relacionando-as com a realidade
brasileira e buscando compreender o que nelas falta para serem comparáveis ao
Brasil.
|
Pergunta 4
1.
Lei
no 10.639/2003 com as Diretrizes Curriculares Nacionais
para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e
Cultura Afro-Brasileira e Africana, em 2004. Sem sombra de dúvida, a lei
representa um avanço ao possibilitar a construção de um multiculturalismo
crítico na escola brasileira e, dessa forma:
|
a.
|
A
luta do movimento negro não tem qualquer relação com o exposto.
|
|
b.
|
É reconhecida a
luta histórica do movimento negro no Brasil visando a incluir no currículo
escolar o estudo da temática história e cultura afro-brasileira.
|
|
c.
|
É
reconhecida a luta histórica do movimento negro no Brasil visando a incluir
no currículo escolar o estudo da temática história e cultura indígena.
|
|
d.
|
Se
relativiza a importância da mobilização política, uma vez que a decisão final
é do Poder Legislativo.
|
|
e.
|
O
currículo de História foi modificado e estruturado com uma ênfase equivocada
na História da África.
|
Pergunta 5
1.
No
estudo da História, em determinados momentos, o recurso da construção de
determinismos pareceu “seduzir” diversos pensadores. Afirmar a existência
desses determinismos significa, fundamentalmente:
|
a.
|
Não
acreditar na existência de influências naturais.
|
|
b.
|
Considerar
apenas como parciais as influências naturais.
|
|
c.
|
Acreditar na
existência de uma trajetória dos povos submetida às características naturais
como condições climáticas e geográficas.
|
|
d.
|
Relativizar
as influências climáticas e geográficas, afirmando serem os povos de lugares
quentes mais suscetíveis ao clima do que os povos de lugares mais frios.
|
|
e.
|
Apoiar-se
em modernos estudos científicos neutros que reconhecem a ideia de
superioridade e de inferioridade.
|
Pergunta 6
1.
No
estudo da história de diversas sociedades, em especial as africanas, um
problema muito comum é a adoção da perspectiva:
|
a.
|
Pós-moderna
|
|
b.
|
Eurocêntrica
|
|
c.
|
Culturalista.
|
|
d.
|
Materialista
|
|
e.
|
Revisionista.
|
Pergunta 7
1.
O
apelo ao individualismo favorece atitudes de competição que, muitas vezes,
rotulam as pessoas, profissões, lugares, entre outros aspectos. Em um sentido
um pouco diferente disso, pode-se afirmar que:
“Todos os homens nascem livres.
Todos os homens nascem iguais e têm,
portanto, os mesmos direitos.
Todos têm inteligência e compreendem o
que se passa ao seu redor.
Todos devem agir como se fossem
irmãos.”
Essas
afirmações relacionam-se com:
|
a.
|
A
supremacia do indivíduo sobre o coletivo.
|
|
b.
|
A
declaração universal dos cidadãos.
|
|
c.
|
O
reconhecimento do direito à diferença e individualismo acima do direito à
igualdade
|
|
d.
|
Declaração
Universal dos Direitos Humanos
|
|
e.
|
A
desqualificação do direito à diferença.
|
Pergunta 8
1. Quando fazemos a
escolha de abordar a história da África, diversas são as questões importantes.
Dessa maneira, é correto afirmar que:
|
a.
|
A
temática da africanidade é muito pontual e assim deve ser deixada em segundo
plano
|
|
b.
|
Devemos
primeiro estudar a história do Brasil e depois estabelecer os pontos de
contato com a África.
|
|
c.
|
Devemos
estudar a história da África apenas a partir da escravidão.
|
|
d.
|
Devemos
apresentar aos alunos as questões da africanidade em termos de política e
imperialismo e só depois falar em etnicidades.
|
|
e.
|
Apresentar aos
alunos a história da África, da africanidade e das relações étnicas no
continente africano e quando pertinente também os aspectos relacionados ao
Brasil.
|
Pergunta 9
1.
“Evitar
a naturalização das condições de desigualdade e injustiça é uma opção de
análise. A Educação em Direitos Humanos trabalha na direção de criar uma
cultura que respeite as diferentes dimensões identitárias, presentes
historicamente na sociedade brasileira, seja no espaço nacional, seja no espaço
regional ou local” (URBAN, 2015, p. 94).
O
texto presente indica:
|
a.
|
A
desvalorização da diversidade étnica-cultural.
|
|
b.
|
A
indeterminação identitária.
|
|
c.
|
O
relativismo histórico.
|
|
d.
|
A
incapacidade histórica de lidar com a alteridade
|
|
e.
|
A valorização da
diversidade étnico-racial.
|
Pergunta 10
1.
“[...]
Liberdade e igualdade passaram a ser pontos principais de respeito humano. Esse
pensamento se alastrou por todo o mundo e, desde então, os homens começaram a
se preocupar em escrever leis que estabelecessem esses princípios, sem
distinção de raça, cor, sexo, língua, religião ou opinião política” (HOESTLAND,
2002, p. 32).
Em
nível brasileiro, além das legislações criadas nos primeiros anos da década de
2000, cabe destacar o contido no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos
– PNEDH (2007, p. 17), afirmando que:
|
a.
|
A
Educação em Direitos Humanos valoriza o individualismo acima do coletivo.
|
|
b.
|
Deve-se
voltar a se aceitar as diferenças indicadas de raça, cor, sexo, língua,
religião.
|
|
c.
|
A Educação em
Direitos Humanos é compreendida como um processo sistemático e
multidimensional que orienta a formação do sujeito de direitos.
|
|
d.
|
O
direito à opinião política deve ser suprimido em nome da igualdade dos
cidadãos.
|
|
e.
|
A
Educação em Direitos Humanos é compreendida como um processo científico e
unidirecional que orienta a formação do sujeito de direitos.
|
Obrigado por compartilhar. Ajudou bastante!
ResponderExcluirmuito obrigado
ResponderExcluirOlá gostaria de receber as perguntas com as respostassobre História da África.
ResponderExcluirSim
ResponderExcluirObrigado pela força
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