QUESTIONÁRIO HISTÓRIA
MODERNA E CONTEMPORÂNEA I
Pergunta 1
1.
A política econômica do Estado Moderno recebeu o nome de ___________ e,
dentre suas principais características, podemos indicar ___________,
___________ e ___________.
Assinale a alternativa que apresenta as
palavras que melhor preenchem as lacunas:
|
|
a.
|
liberalismo, equilíbrio comercial,
metalismo e liberdade comercial.
|
|
|
b.
|
industrialismo, aumento das
importações, colbertismo e liberdade comercial.
|
|
|
c.
|
mercantilismo, balança comercial favorável, metalismo e sistema
colonial.
|
|
|
d.
|
monopolismo, concentração da produção
em um só lugar, máquinas a vapor e linha de produção.
|
|
|
e.
|
monopólios, metalismo, liberdade
comercial e fiscalismo.
|
Pergunta 2
1.
Ao afirmar que as metrópoles europeias necessitavam manter suas balanças
comerciais favoráveis, estamos nos referindo ao fato de que:
|
a.
|
se poderia importar mais do que
exportar.
|
|
b.
|
só aquelas que tinham colônias de
exploração progrediram.
|
|
c.
|
o saldo da compra deveria ser igual
ao saldo da venda.
|
|
d.
|
ocorria poupança de recursos
nacionais e preservação de recursos naturais.
|
|
e.
|
era preciso ser superavitário, ou seja, ter mais exportações do que
importações, acumulando saldos positivos e, principalmente, metais preciosos.
|
Pergunta 3
1. Considerando que o
século III, em Roma, foi um período de crise devido às invasões bárbaras e a
cessação das guerras de conquista, a população, antes urbana, precisou
construir alternativas para garantir sua subsistência. Uma das características
mais marcantes de mudanças foi:
|
a.
|
a ruralização, que estava diretamente
ligada ao êxodo rural.
|
|
b.
|
a fuga em massa das populações das
fronteiras para a capital Roma.
|
|
c.
|
a intensificação da exploração da mão
de obra escrava na produção de alimentos.
|
|
d.
|
a ruralização, associada ao êxodo urbano.
|
|
e.
|
a formação, já no século III, dos
feudos em razão da atomização do poder político.
|
|
|
|
Pergunta 4
1.
Diversos reinos europeus se centralizaram na Época Moderna, mas um
monarca e sua corte representaram o apogeu do absolutismo e a consolidação do
Antigo Regime. Indique qual alternativa apresenta corretamente o nome do rei e
também a qual corte nos referimos:
|
a.
|
Henrique IV e a Corte nas Tulherias.
|
|
b.
|
Luis XIV e a Corte em Versalhes.
|
|
c.
|
Henrique VIII e a Corte em Londres.
|
|
d.
|
Luis XIII e a Corte nas Tulherias.
|
|
e.
|
Luis XVI e a Corte em Versalhes.
|
|
|
|
Pergunta 5
1.
Durante a Época Moderna, as monarquias europeias sofreram um processo de
transformação importante, pois antes eram descentralizados e frágeis, passando,
de uma maneira geral, por processos de centralização. Isso significou:
|
a.
|
o fortalecimento político da
burguesia comercial.
|
|
b.
|
a garantia de direitos sociais aos
trabalhadores do campo.
|
|
c.
|
a manutenção do poder político nas
mãos do clero católico.
|
|
d.
|
a concentração dos poderes nas mãos do rei, que passou a controlar a
corte, os rituais sociais, a economia, os exércitos, a diplomacia, as leis,
os tribunais e o território nacional.
|
|
e.
|
a erradicação completa da importância
social da nobreza europeia.
|
Pergunta 6
1.
O Iluminismo, como crítica às explicações sociais, políticas, econômicas
e culturais tradicionais, funcionava também como um importante sinal das
mudanças na Europa. De maneira geral, isso pode ser caracterizado como:
|
a.
|
um apelo das classes populares por um
maior reconhecimento de sua participação na história e a valorização de suas
demandas coletivas.
|
|
b.
|
um pensamento exclusivamente centrado
na visão social da burguesia e que sempre considerou a propriedade privada
como fundamento das sociedades burguesas.
|
|
c.
|
uma maior racionalização do mundo e um momento de crise do Antigo
Regime, no qual algumas monarquias escolheram absorver algumas das críticas e
desenvolveram o Despotismo Esclarecido.
|
|
d.
|
um retrocesso no pensamento humano
pela excessiva valorização da religião, uma vez que o conhecimento bem visto
era o conhecimento religioso.
|
|
e.
|
uma época de mudanças intensas, que
provocou reações na Inglaterra e na França com a acomodação das críticas
burguesas no interior das estruturas estatais; esse movimento foi chamado de
Despotismo Esclarecido.
|
Pergunta 7
1.
O mundo europeu que emergiu da queda de Roma e que deu início à Idade
Média, tinha como uma de suas características ser a fusão de diversas
influências culturais. Dentre as contribuições mais expressivas para a formação
europeia no período, podemos indicar:
|
a.
|
os contatos com muçulmanos e chineses,
desde o início da Idade Média, contribuíram para a sofisticação social
europeia.
|
|
b.
|
a cultura germânica agrária, a
cultura romana guerreira e o pacifismo da Igreja Católica.
|
|
c.
|
apenas a cultura da Igreja Católica e
a germânica sobreviveram, sendo a romana erradicada da Europa.
|
|
d.
|
a cultura romana e a cultura da
Igreja Católica, que se fundiram com elementos antigos presentes no
Mediterrâneo e também no Oriente, dando origem à cultura helenística.
|
|
e.
|
a cultura germânica, em função das relações entre os chefes e os seus
guerreiros; e a romana, com a ruralização da economia e também a
religiosidade da Igreja Católica.
|
Pergunta 8
1.
O século XVI foi marcado por rupturas fundamentais nas estruturas
religiosas europeias. Dentre os principais movimentos de contestação à Igreja
Católica, estavam:
|
a.
|
a criação da Igreja Ortodoxa e o fim
da Santa Inquisição.
|
|
b.
|
as reformas religiosas com Lutero, Calvino e o estabelecimento do
anglicanismo na Inglaterra.
|
|
c.
|
o retorno católico aos seus
fundamentos medievais.
|
|
d.
|
a reforma anglicana, que deu origem
ao luteranismo e ao calvinismo.
|
|
e.
|
a ruptura dos luteranos e dos
calvinistas com o cristianismo.
|
Pergunta 9
1.
Quando falamos em Época Moderna, a datação tradicional vai do século XV
ao XVIII e os marcos fundamentais são 1453, com a queda de Constantinopla e o
final da Guerra dos Cem Anos, e também 1789, com a Revolução Francesa. Apesar
dessa delimitação temporal, as sociedades são marcadas por rupturas e
continuidades. Uma importante característica da sociedade medieval mantida na
época moderna foi:
|
a.
|
a sociedade de classes, marcada pela
mobilidade social.
|
|
b.
|
a sociedade de castas, marcada pelo
imobilismo religioso.
|
|
c.
|
a manutenção da sociedade estamental ou de ordens.
|
|
d.
|
a manutenção de uma sociedade
teocrática e com o predomínio da Igreja Católica.
|
|
e.
|
o uso do racionalismo e do pensamento
científico como recursos para explicação do mundo.
|
|
|
|
Pergunta 10
1.
Quando se estuda o Renascimento Cultural, deve-se lembrar da Itália, de
sua forte burguesia comercial, de seus contatos culturais com o Oriente e
também com os elementos da Antiguidade Clássica, além, é claro, da forte
presença do Papado, em Roma. Dentre as características fundamentais do
Renascimento Cultural, podemos indicar:
|
a.
|
o desprezo pela cultura clássica, o
individualismo e o ateísmo.
|
|
b.
|
o respeito apenas pela cultura
greco-romana, ignorando todas as influências culturais do cristianismo.
|
|
c.
|
a hegemonia da burguesia no processo,
o que impediu a participação do Papado e de nobres e reis.
|
|
d.
|
a valorização do prazer acima do
conhecimento e a aceitação pela Igreja Católica do pensamento heliocêntrico.
|
|
e.
|
a valorização da erudição, do hedonismo, do antropocentrismo, do
humanismo, do naturalismo e do individualismo.
|
QUESTIONÁRIO HISTÓRIA
MODERNA E CONTEMPORÂNEA II
Pergunta 1
1.
A Revolução Francesa, iniciada em 1789, não foi um processo
uniforme e, portanto, não teve um sentido único. Em seus momentos iniciais, o
predomínio foi da burguesia, e isso pode ser percebido com:
|
a.
|
a abolição da
monarquia imediatamente e a instauração da uma república.
|
|
b.
|
a abolição
imediata da escravidão nas colônias americanas.
|
|
c.
|
a sua atuação
bastante agressiva no Comitê de Salvação Nacional.
|
|
d.
|
a plena
aceitação do rei Luís XVI de todas as medidas da assembleia, o que lhe
assegurou um longo reinado.
|
|
e.
|
a abolição dos privilégios feudais na formação da Assembleia
Nacional e na Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão, além da imposição
de uma monarquia constitucional a Luís XVI.
|
Pergunta 2
1.
A Revolução Industrial, para além de aspectos técnicos – como a
melhora na fabricação têxtil pelo uso do tear mecânico movido a vapor –,
significou também importantes mudanças sociais, uma vez que:
|
a.
|
ocorreu a definitiva separação entre capital e trabalho e a
oposição entre burguesia e proletariado.
|
|
b.
|
o
proletariado passou a quebrar as máquinas e, assim, suas demandas foram
imediatamente atendidas.
|
|
c.
|
a Igreja
Católica passou a intervir nas questões sociais a fim de defender todas as
demandas populares.
|
|
d.
|
os trabalhos
infantil e feminino foram rapidamente regulamentados para reduzir os impactos
causados pela grande exploração.
|
|
e.
|
a burguesia e
o proletariado se uniram para tirar toda a influência da nobreza e da
monarquia na Inglaterra.
|
Pergunta 3
1.
A independência das treze colônias inglesas da América do Norte,
em 1776, também é chamada de Revolução Americana, pois:
|
a.
|
serviu
imediatamente para a derrubada das monarquias europeias.
|
|
b.
|
elas romperam com a metrópole, formaram uma nação, organizaram
uma república, derrotaram militarmente a Inglaterra, sua declaração de
independência é iluminista e também serviu de inspiração para a libertação de
diversas outras colônias.
|
|
c.
|
apesar do
nome de revolução, pouca coisa mudou, uma vez que o poder político, que já
era da região sul, continuou com ela após 1776.
|
|
d.
|
o nome de
revolução está associado à imediata abolição da escravidão com a
independência.
|
|
e.
|
a ideia de
revolução está ligada à implantação de um governo de esquerda e popular,
buscando atender às demandas inclusive dos escravos.
|
Pergunta 4
1.
A unificação da Alemanha foi um processo marcante e representou
uma síntese do século XIX, pois:
|
a.
|
levou todos os demais países europeus a atacar a Alemanha
imediatamente.
|
|
b.
|
o II Reich
Alemão, militarista e com sua forte burguesia nacional, formou-se em oposição
à França de Napoleão III e à Inglaterra, fator que contribuiu para o
enfrentamento militar, econômico, ideológico e político entre esses países.
|
|
c.
|
a França se
aliou à Alemanha contra a Inglaterra.
|
|
d.
|
a Inglaterra
passou a comprar tecnologia bélica da Alemanha, reconhecendo sua
superioridade técnica.
|
|
e.
|
a Alemanha
desenvolveu imediatamente um sentimento nacionalista em razão da derrota para
a França na primeira vez que tentaram se unificar.
|
Pergunta 5
1.
A “fase do terror”, na Revolução Francesa, foi assim denominada
porque:
|
a.
|
no Haiti,
imediatamente após a abolição, os escravos tomaram o poder e passaram a
massacrar a elite branca latifundiária.
|
|
b.
|
Robespierre declarou estar o “terror na ordem do dia”, no
sentido da haver imposição de medidas populares como educação, Edito do Máximo
e abolição da escravidão nas colônias, além da atuação do Comitê de Salvação
Nacional, que determinava a execução dos considerados inimigos da Revolução.
|
|
c.
|
Robespierre
foi executado e a burguesia que comandava o Diretório se tornou extremamente
agressiva e sanguinária.
|
|
d.
|
Esse nome foi
dado muito tempo depois, apenas quando se descobriu que mesmo os religiosos
eram perseguidos por Robespierre.
|
|
e.
|
o nome se
relaciona com o grande medo que a população mais pobre tinha de voltar a ser
serva da nobreza, pensando ser isso um terror.
|
Pergunta 6
1.
No século XIX, os Estados Unidos também passaram por um processo
de unificação nacional, se for considerada a Guerra de Secessão, entre o Sul e
o Norte, como uma guerra civil. Os principais fatores envolvidos na eclosão
dessa guerra e as suas consequências são:
|
a.
|
a existência
de um Sul, burguês e industrial, em oposição ao norte, agrário, e a
manutenção da escravidão após o final da guerra.
|
|
b.
|
a presença no
Norte de interesses escravistas muito fortes impedia o desenvolvimento
político da região, que assim era subordinada ao poderoso Sul. Como
consequência, tivemos a abolição da escravidão, com indenização aos ex-escravos.
|
|
c.
|
o Norte
desejava abolição com indenização aos ex-escravos, e o Sul desejava abolição
para os proprietários; a maior consequência foi o assassinado de Lincoln, na
Casa Branca.
|
|
d.
|
o Sul,
escravista, desejava o protecionismo para garantir a sobrevivência de sua
nascente indústria bélica, e o Norte não aceitava. Como consequência, pode-se
observar a erradicação total do racismo dos Estados Unidos
|
|
e.
|
a oposição entre o Norte, burguês e protecionista, e o Sul,
agrário e escravista; a defesa do protecionismo pelo Norte e do
livre-cambismo pelo Sul. O resultado foi a unificação do país sob a liderança
do Norte e a abolição da escravidão sem a erradicação do racismo do país.
|
Pergunta 7
1.
O Neocolonialismo do século XIX revela fortes tensões sociais e um
enorme receio por partes das burguesias nacionais da eclosão de guerras civis,
pois os excedentes populacionais e as péssimas condições de vida do proletariado
estavam se tornando problemáticos. Em termos de críticas sociais, as teorias
que procuraram promover a superação do sistema como ele se apresentava, mas com
um enfoque na população, no proletariado, foram:
|
a.
|
o
positivismo.
|
|
b.
|
o socialismo científico/comunismo e o anarquismo.
|
|
c.
|
o liberalismo
político de John Locke.
|
|
d.
|
a doutrina
social da Igreja Católica.
|
|
e.
|
o liberalismo
econômico de Adam Smith.
|
Pergunta 8
1.
O avanço político da burguesia nas sociedades europeias do século
XIX pode ser percebido na construção dos territórios nacionais, nos relatos
acerca das características dos países e de seus povos, na identificação com uma
determinada culinária, esportes, bandeiras e hinos nacionais, além, é claro,
dos processos de unificação nacional. Dessa forma:
|
a.
|
foram inventadas as tradições nacionais e que devem ser
percebidas não como produtos naturais da revelação de características
peculiares, mas antes como construções ideológicas de certos grupos sociais.
|
|
b.
|
os diversos
povos da Europa aprenderam a viver em meio à diversidade de opiniões e de
posicionamentos políticos.
|
|
c.
|
o
nacionalismo perdeu espaço para a ideia da construção de nações sempre
multiétnicas.
|
|
d.
|
apenas a
França e a Inglaterra se preocupavam com a questão nacional dentro de seus
territórios.
|
|
e.
|
foram
descobertas as tradições nacionais e estas devem ser percebidas como produtos
naturais da revelação de características peculiares de certos grupos sociais.
|
Pergunta 9
1.
O século XIX foi marcado por transformações técnicas na
industrialização e, de tão intenso o processo, foi chamado de II Revolução
Industrial. As mudanças mais significativas foram:
|
a.
|
o uso do petróleo, da eletricidade, da borracha e do aço, além
de uma maior organização do trabalho e produção em um movimento que
significou a concentração e a formação do capitalismo monopolista.
|
|
b.
|
a II
Revolução Industrial foi muito beneficiada pela melhora no aproveitamento do
vapor nas máquinas e pelo conhecimento do trabalho artesanal dos operários.
|
|
c.
|
o uso do
petróleo destruiu imediatamente o uso de fontes alternativas.
|
|
d.
|
a
eletricidade não foi utilizada, uma vez que o vapor era extremamente
eficiente, sendo que o dínamo somente foi inventado durante a II Guerra
Mundial.
|
|
e.
|
o uso do
petróleo, da eletricidade e do ferro, a maior organização dos patrões e a
produção em um movimento que significou uma desconcentração e a formação do
capitalismo cooperativista.
|
Pergunta 10
1.
O século XVIII é tradicionalmente visto como o da crise do Antigo
Regime e do Antigo Sistema Colonial. Para que isso seja correto, devemos
considerar:
|
a.
|
as aspirações
apenas das camadas populares, uma vez que eram o grupo verdadeiramente
revolucionário.
|
|
b.
|
o desejo da
nobreza de manter seus privilégios de classe e como tal fato impediu os
avanços da burguesia.
|
|
c.
|
todos os reis
europeus adotaram o despotismo esclarecido para modernizar seus Estados e, na
França, isso protelou a revolução.
|
|
d.
|
as aspirações da burguesia ao poder político, que ganharam
expressão no pensamento crítico iluminista e se transformaram em propostas
contrárias à manutenção do poder absoluto por direito divino.
|
|
e.
|
as aspirações
da burguesia, que desejava o poder das sociedades do Antigo Regime com a
intenção de se tornar o estamento nobre, derrubando a antiga nobreza e
ficando com seus títulos e terras.
QUESTIONÁRIO
HISTÓRIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA III
|
Pergunta 1
1.
A Guerra Fria, período posterior à II Guerra Mundial e anterior à
queda do Muro de Berlim e ao final da URSS, foi marcada por crises e confrontos
militares que, mesmo não envolvendo diretamente as duas superpotências, teve
momentos extremamente tensos. Os principais eventos relacionados ao que foi
apresentado são:
|
a.
|
o assassinado
do Arquiduque da Áustria e o lançamento das bombas sobre Hiroshima e
Nagasaki.
|
|
b.
|
a Guerra do Vietnã, a Revolução Cubana, a Guerra do Afeganistão,
a crise do Muro de Berlim, o Canal de Suez e a Primavera de Praga.
|
|
c.
|
a libertação
de Mandela e a reeleição de Gandhi ao poder na Índia.
|
|
d.
|
o fracasso
russo em seu esforço de lançar o homem ao espaço, corrida que foi vencida
pelos Estados Unidos.
|
|
e.
|
a invasão do
Iraque pelos Estados Unidos, a queda do ditador da Líbia e a eclosão da
Primavera Árabe.
|
Pergunta 2
1. A I Guerra Mundial
(1914-18), para além de seus detalhes técnicos, como armas e estratégias,
considerando também os impactos sem precedentes causadas nas populações civis
atingidas, teve como principais motivos que contribuíram para sua eclosão:
|
a.
|
a manutenção das rivalidades militares, econômicas, sociais e
nacionalistas entre os Estados europeus em um processo de confronto direto
entre imperialismos e revanchismos que somou disputas locais, tratados
secretos e disputas por mercados consumidores e fontes de matérias-primas.
|
|
b.
|
a derrota
alemã para a França na Guerra Franco-Prussiana, em 1871, o que
provocou a emergência de um sentimento nacionalista alemão antifrancês.
|
|
c.
|
os confrontos
indiretos entre os imperialismos da Inglaterra e dos Estados Unidos, que
disputavam os mercados mundiais e as mais importantes fontes de
matérias-primas.
|
|
d.
|
o revanchismo
da Inglaterra, que vinha perdendo suas colônias na África em razão do avanço
alemão e italiano.
|
|
e.
|
a derrota
alemã em sua expansão militar no norte da África contra os franceses, quando
são expulsos do Egito e na Ásia; e os demais países europeus ajudaram a China
contra a Alemanha, o que provocou um forte sentimento de revanchismo alemão
em relação às potências europeias.
|
Pergunta 3
1.
A II Guerra Mundial (1939-45) significou o confronto direto entre
dois grandes blocos político-militares. Assinale o nome correto dos grupos e
seus principais integrantes:
|
a.
|
Aliados: Itália,
Alemanha e Japão. Eixo: Inglaterra, França, Estados Unidos, URSS e Brasil.
|
|
b.
|
Entente
Cordiale: Itália, Alemanha e Japão. Tríplice Entente: Inglaterra, França,
Estados Unidos.
|
|
c.
|
Eixo: Itália, Alemanha e Japão. Aliados: Inglaterra, França, Estados
Unidos, URSS e Brasil.
|
|
d.
|
Democracias
liberais: Inglaterra, França e Estados Unidos. Ditaduras militares: Itália,
Alemanha e Japão.
|
|
e.
|
Pacto de
Varsóvia: Itália, Alemanha e Japão. OTAN: Inglaterra, França e Estados
Unidos.
|
Pergunta 4
1.
A Rússia, em 1917, passou por momentos literalmente
revolucionários. As chamadas revoluções de fevereiro/março de um lado e, de
outro, a revolução de outubro. Dentre as principais distinções entre elas,
podemos apontar:
|
a.
|
em
fevereiro/março houve a manutenção da monarquia e, em outubro, a criação da
república.
|
|
b.
|
em
fevereiro/março o poder passou aos sovietes e, em outubro, Stalin torna-se o
ditador do país.
|
|
c.
|
no início, os
bolcheviques se associaram aos Romanov contra o golpe burguês, mas depois
tomaram o poder no país em outubro.
|
|
d.
|
a revolução
de fevereiro/março desejava a saída imediata da Rússia da I Guerra, enquanto
que o movimento de outubro, não.
|
|
e.
|
o movimento de fevereiro/março foi liberal-burguês, derrubou os
Romanov e manteve a Rússia na I Guerra Mundial; já a revolução de outubro foi
bolchevique e eles tiraram o país da I Guerra, venceram a guerra civil entre
brancos e vermelhos e consolidaram o poder bolchevique, ficando este com
Lênin e, depois, com Stalin.
|
Pergunta 5
1. Ao final da I Guerra Mundial,
os dois blocos envolvidos estavam esgotados por suas enormes perdas humanas e
materiais e a derrota alemã foi, ao menos em parte, vinculada a esse esgotamento.
A vitória da França, Inglaterra e Estados Unidos levou à imposição do Tratado
de Versalhes à Alemanha. Sobre esse documento, podemos afirmar que:
|
a.
|
permitiu a estabilização da
economia da Alemanha para evitar novos conflitos.
|
|
b.
|
dividiu o território da
Alemanha entre os vencedores da guerra.
|
|
c.
|
entre outras medidas, retirou territórios da Alemanha, sua
marinha de guerra, todas as suas colônias, obrigou sua desmilitarização e o
pagamento de pesadas indenizações aos vencedores.
|
|
d.
|
apesar de ser muito severo em
termos de indenizações de guerra, não determinou nada em termos militares.
|
|
e.
|
permitiu que a Alemanha
preservasse suas colônias para não desequilibrar a economia mundial.
|
Pergunta 6
1.
O fascismo se manifestou na Itália, na Alemanha, em Portugal, na
Espanha e também em grupos de diversos países como Inglaterra, França, Estados
Unidos e até mesmo no Brasil, desenvolvendo-se sob diferentes nomenclaturas e
apresentando também diferenças em aplicação e em discurso. Dessa maneira,
alguns grupos concentram mais algumas características enquanto outros não, mas,
de uma maneira geral, o ideário desses grupos pode ser caracterizado
como:
|
a.
|
extrema
esquerda, antiliberal, antidemocrático, militarista, expansionista e monopartidarista
e com a prática de culto ao líder.
|
|
b.
|
extrema direita, racista, liberal, democrático, antibolchevique,
militarista, expansionista e monopartidarista e com a prática de culto ao
líder.
|
|
c.
|
extrema
direita, racista, antiliberal, antidemocrático, antibolchevique,
antimilitarista, contrária ao expansionismo e ao monopartidarismo.
|
|
d.
|
extrema
direita, racista, antiliberal, antidemocrático, antibolchevique, militarista,
expansionista e monopartidarista e com a prática de culto ao líder.
|
|
e.
|
extrema
esquerda, liberal, democrático, antimilitarista, pluripartidarista e com a
prática de culto ao líder.
|
Pergunta 7
1.
O final da II Guerra Mundial, marcado pelo lançamento das bombas
atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki, no Japão, assinalaram a vitória dos
Aliados e também a inauguração de uma nova era. Esse momento pós 1945 pode ser
caracterizado como:
|
a.
|
a hegemonia
sem opositores dos Estados Unidos.
|
|
b.
|
a hegemonia
sem opositores da URSS e também da China.
|
|
c.
|
a Guerra
Fria, pois apesar de haver discordâncias entre as superpotências, a ONU os
impediu de usar armas nucleares.
|
|
d.
|
a Guerra Fria, com as duas superpotências – Estados Unidos e
URSS – desenvolvendo arsenais nucleares que poderiam, caso fossem ativados em
um ataque mútuo, levar à destruição da civilização tal como a conhecemos.
|
|
e.
|
a Guerra
Fria, que foi uma expressão historiográfica surgida pela contestação de que,
caso houvesse a hecatombe nuclear, a humanidade viveria uma nova era do gelo.
|
Pergunta 8
1.
O mundo do final do século XX e início do século XXI assistiu e
ainda assiste à emergência da defesa de pluralidades e manifestações culturais
e, também, da busca de alternativas econômicas e sociais ao modelo construído
em torno do neoliberalismo e do Consenso de Washington. Em diversas ocasiões,
as manifestações denunciaram essa situação por meio:
|
a.
|
da defesa de
um maior diálogo e transparência para que o processo de privatizações seja
mais eficiente.
|
|
b.
|
do combate à
ideia da coexistência de muitas realidades.
|
|
c.
|
da defesa de que “um outro mundo é possível” e de que as
diferentes demandas sociais, políticas e econômicas também são legítimas.
|
|
d.
|
da defesa da
tese de que não existe alternativa senão a imediata destruição dos vínculos
econômicos entre os países neoliberais.
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e.
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da defesa da
revolução comunista para derrubar as grandes corporações do comando do
processo de globalização.
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Pergunta 9
1.
Os anos de 1920-30 foram extremamente problemáticos e conturbados
politicamente. As consequências disso podem ser vistas como concorrentes para a
eclosão da II Guerra Mundial, pois:
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a.
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de um lado a URSS, comunista, servia de inspiração para
movimentos operários em todo o mundo – e isso assustava as burguesias
nacionais; de outro, as democracias liberais burguesas adotaram políticas de
apaziguamento diante do avanço da extrema direita, e estes últimos,
ultranacionalistas, intolerantes, racistas e militaristas, que proclamavam
seu ódio à democracia e à pluralidade.
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b.
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Os Estados
Unidos eram abertamente favoráveis a um novo confronto mundial.
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c.
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A Alemanha,
sob comando das esquerdas revolucionárias, torna-se extremamente agressiva no
cenário europeu.
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d.
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A crise de
1929 debilitou a URSS, que passou a conquistar os vizinhos para conseguir
combater sua crise econômica.
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e.
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Apesar da
crise econômica, a radicalização política demorou a surgir e, assim, é melhor
considerar os vários eventos como separados.
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Pergunta 10
1.
É comum afirmar que datas não precisam ser decoradas e coisas do
gênero, mas alguns momentos não podem ser deixados de lado em função de sua
enorme significação. A relevância está menos na data em si e mais em tudo que
ela representa. Mesmo assim, é importante dominar certos marcos temporais a fim
de se situar em meio aos eventos. Dessa forma, 1917 foi um ano de grande
importância para os rumos da Europa, pois:
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a.
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encerrou a I
Guerra Mundial em função de um acordo entre a França e a Alemanha.
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b.
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no contexto da I Guerra Mundial, representou a saída da Rússia e
a entrada dos Estados Unidos; e na Rússia, foi também o ano das revoluções –
burguesa, em fevereiro/março; e bolchevique, em outubro.
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c.
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a entrada dos
Estados Unidos ao lado da Rússia desequilibrou o jogo de forças contra a
Alemanha.
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d.
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a Rússia do
imperador Nicolau II sucumbiu durante a I Guerra e a revolução burguesa nos
meses iniciais de 1917 retirou o país da guerra.
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e.
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a I Guerra
foi encerrada devido ao sucesso da criação da Liga das Nações pelo presidente
Wilson, dos Estados Unidos.
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Parabéns, nota 10 para seu blog
ResponderExcluirSocorro Leal
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO questionario da unidade III a questão 6 esta com a resposta errada, o correto e a alternativa d e não a b.
ExcluirParabéns por esse blog maravilhoso, Deus te abençoe !
ResponderExcluirobrigada!!!!!nem tenho como agradecer, me salvou!
ResponderExcluirObg, estava precisando pra estudar pra prova, me salvou
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