sexta-feira, 8 de abril de 2016

QUESTIONÁRIO HISTÓRIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA

QUESTIONÁRIO HISTÓRIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA I

Pergunta 1
1.            A política econômica do Estado Moderno recebeu o nome de ___________ e, dentre suas principais características, podemos indicar ___________, ___________ e ___________.

Assinale a alternativa que apresenta as palavras que melhor preenchem as lacunas:


a.
liberalismo, equilíbrio comercial, metalismo e liberdade comercial.


b.
industrialismo, aumento das importações, colbertismo e liberdade comercial.


c.
mercantilismo, balança comercial favorável, metalismo e sistema colonial.


d.
monopolismo, concentração da produção em um só lugar, máquinas a vapor e linha de produção.


e.
monopólios, metalismo, liberdade comercial e fiscalismo.
Pergunta 2
1.            Ao afirmar que as metrópoles europeias necessitavam manter suas balanças comerciais favoráveis, estamos nos referindo ao fato de que:

a.
se poderia importar mais do que exportar.

b.
só aquelas que tinham colônias de exploração progrediram.

c.
o saldo da compra deveria ser igual ao saldo da venda.

d.
ocorria poupança de recursos nacionais e preservação de recursos naturais.

e.
era preciso ser superavitário, ou seja, ter mais exportações do que importações, acumulando saldos positivos e, principalmente, metais preciosos.
Pergunta 3
1.    Considerando que o século III, em Roma, foi um período de crise devido às invasões bárbaras e a cessação das guerras de conquista, a população, antes urbana, precisou construir alternativas para garantir sua subsistência. Uma das características mais marcantes de mudanças foi:

a.
a ruralização, que estava diretamente ligada ao êxodo rural.

b.
a fuga em massa das populações das fronteiras para a capital Roma.

c.
a intensificação da exploração da mão de obra escrava na produção de alimentos.

d.
a ruralização, associada ao êxodo urbano.

e.
a formação, já no século III, dos feudos em razão da atomização do poder político.



Pergunta 4
1.            Diversos reinos europeus se centralizaram na Época Moderna, mas um monarca e sua corte representaram o apogeu do absolutismo e a consolidação do Antigo Regime. Indique qual alternativa apresenta corretamente o nome do rei e também a qual corte nos referimos:

a.
Henrique IV e a Corte nas Tulherias.

b.
Luis XIV e a Corte em Versalhes.

c.
Henrique VIII e a Corte em Londres.

d.
Luis XIII e a Corte nas Tulherias.

e.
Luis XVI e a Corte em Versalhes.



Pergunta 5
1.            Durante a Época Moderna, as monarquias europeias sofreram um processo de transformação importante, pois antes eram descentralizados e frágeis, passando, de uma maneira geral, por processos de centralização. Isso significou:

a.
o fortalecimento político da burguesia comercial.

b.
a garantia de direitos sociais aos trabalhadores do campo.

c.
a manutenção do poder político nas mãos do clero católico.

d.
a concentração dos poderes nas mãos do rei, que passou a controlar a corte, os rituais sociais, a economia, os exércitos, a diplomacia, as leis, os tribunais e o território nacional.

e.
a erradicação completa da importância social da nobreza europeia.
Pergunta 6
1.            O Iluminismo, como crítica às explicações sociais, políticas, econômicas e culturais tradicionais, funcionava também como um importante sinal das mudanças na Europa. De maneira geral, isso pode ser caracterizado como:

a.
um apelo das classes populares por um maior reconhecimento de sua participação na história e a valorização de suas demandas coletivas.

b.
um pensamento exclusivamente centrado na visão social da burguesia e que sempre considerou a propriedade privada como fundamento das sociedades burguesas.

c.
uma maior racionalização do mundo e um momento de crise do Antigo Regime, no qual algumas monarquias escolheram absorver algumas das críticas e desenvolveram o Despotismo Esclarecido.

d.
um retrocesso no pensamento humano pela excessiva valorização da religião, uma vez que o conhecimento bem visto era o conhecimento religioso.

e.
uma época de mudanças intensas, que provocou reações na Inglaterra e na França com a acomodação das críticas burguesas no interior das estruturas estatais; esse movimento foi chamado de Despotismo Esclarecido.
Pergunta 7
1.            O mundo europeu que emergiu da queda de Roma e que deu início à Idade Média, tinha como uma de suas características ser a fusão de diversas influências culturais. Dentre as contribuições mais expressivas para a formação europeia no período, podemos indicar:

a.
os contatos com muçulmanos e chineses, desde o início da Idade Média, contribuíram para a sofisticação social europeia.

b.
a cultura germânica agrária, a cultura romana guerreira e o pacifismo da Igreja Católica.

c.
apenas a cultura da Igreja Católica e a germânica sobreviveram, sendo a romana erradicada da Europa.

d.
a cultura romana e a cultura da Igreja Católica, que se fundiram com elementos antigos presentes no Mediterrâneo e também no Oriente, dando origem à cultura helenística.

e.
a cultura germânica, em função das relações entre os chefes e os seus guerreiros; e a romana, com a ruralização da economia e também a religiosidade da Igreja Católica.

Pergunta 8
1.            O século XVI foi marcado por rupturas fundamentais nas estruturas religiosas europeias. Dentre os principais movimentos de contestação à Igreja Católica, estavam:

a.
a criação da Igreja Ortodoxa e o fim da Santa Inquisição.

b.
as reformas religiosas com Lutero, Calvino e o estabelecimento do anglicanismo na Inglaterra.

c.
o retorno católico aos seus fundamentos medievais.

d.
a reforma anglicana, que deu origem ao luteranismo e ao calvinismo.

e.
a ruptura dos luteranos e dos calvinistas com o cristianismo.
Pergunta 9
1.            Quando falamos em Época Moderna, a datação tradicional vai do século XV ao XVIII e os marcos fundamentais são 1453, com a queda de Constantinopla e o final da Guerra dos Cem Anos, e também 1789, com a Revolução Francesa. Apesar dessa delimitação temporal, as sociedades são marcadas por rupturas e continuidades. Uma importante característica da sociedade medieval mantida na época moderna foi:

a.
a sociedade de classes, marcada pela mobilidade social.

b.
a sociedade de castas, marcada pelo imobilismo religioso.

c.
a manutenção da sociedade estamental ou de ordens.

d.
a manutenção de uma sociedade teocrática e com o predomínio da Igreja Católica.

e.
o uso do racionalismo e do pensamento científico como recursos para explicação do mundo.



Pergunta 10
1.            Quando se estuda o Renascimento Cultural, deve-se lembrar da Itália, de sua forte burguesia comercial, de seus contatos culturais com o Oriente e também com os elementos da Antiguidade Clássica, além, é claro, da forte presença do Papado, em Roma. Dentre as características fundamentais do Renascimento Cultural, podemos indicar:

a.
o desprezo pela cultura clássica, o individualismo e o ateísmo.

b.
o respeito apenas pela cultura greco-romana, ignorando todas as influências culturais do cristianismo.

c.
a hegemonia da burguesia no processo, o que impediu a participação do Papado e de nobres e reis.

d.
a valorização do prazer acima do conhecimento e a aceitação pela Igreja Católica do pensamento heliocêntrico.

e.
a valorização da erudição, do hedonismo, do antropocentrismo, do humanismo, do naturalismo e do individualismo.

QUESTIONÁRIO HISTÓRIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA II

Pergunta 1

1.            A Revolução Francesa, iniciada em 1789, não foi um processo uniforme e, portanto, não teve um sentido único. Em seus momentos iniciais, o predomínio foi da burguesia, e isso pode ser percebido com:

a.
a abolição da monarquia imediatamente e a instauração da uma república.

b.
a abolição imediata da escravidão nas colônias americanas.

c.
a sua atuação bastante agressiva no Comitê de Salvação Nacional.

d.
a plena aceitação do rei Luís XVI de todas as medidas da assembleia, o que lhe assegurou um longo reinado. 

e.
a abolição dos privilégios feudais na formação da Assembleia Nacional e na Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão, além da imposição de uma monarquia constitucional a Luís XVI.

Pergunta 2

1.            A Revolução Industrial, para além de aspectos técnicos – como a melhora na fabricação têxtil pelo uso do tear mecânico movido a vapor –, significou também importantes mudanças sociais, uma vez que:

a.
ocorreu a definitiva separação entre capital e trabalho e a oposição entre burguesia e proletariado.

b.
o proletariado passou a quebrar as máquinas e, assim, suas demandas foram imediatamente atendidas.

c.
a Igreja Católica passou a intervir nas questões sociais a fim de defender todas as demandas populares.

d.
os trabalhos infantil e feminino foram rapidamente regulamentados para reduzir os impactos causados pela grande exploração.

e.
a burguesia e o proletariado se uniram para tirar toda a influência da nobreza e da monarquia na Inglaterra.

Pergunta 3

1.            A independência das treze colônias inglesas da América do Norte, em 1776, também é chamada de Revolução Americana, pois:

a.
serviu imediatamente para a derrubada das monarquias europeias.

b.
elas romperam com a metrópole, formaram uma nação, organizaram uma república, derrotaram militarmente a Inglaterra, sua declaração de independência é iluminista e também serviu de inspiração para a libertação de diversas outras colônias.

c.
apesar do nome de revolução, pouca coisa mudou, uma vez que o poder político, que já era da região sul, continuou com ela após 1776.

d.
o nome de revolução está associado à imediata abolição da escravidão com a independência.

e.
a ideia de revolução está ligada à implantação de um governo de esquerda e popular, buscando atender às demandas inclusive dos escravos.

Pergunta 4

1.            A unificação da Alemanha foi um processo marcante e representou uma síntese do século XIX, pois:

a.
levou todos os demais países europeus a atacar a Alemanha imediatamente.

b.
o II Reich Alemão, militarista e com sua forte burguesia nacional, formou-se em oposição à França de Napoleão III e à Inglaterra, fator que contribuiu para o enfrentamento militar, econômico, ideológico e político entre esses países.

c.
a França se aliou à Alemanha contra a Inglaterra.

d.
a Inglaterra passou a comprar tecnologia bélica da Alemanha, reconhecendo sua superioridade técnica.

e.
a Alemanha desenvolveu imediatamente um sentimento nacionalista em razão da derrota para a França na primeira vez que tentaram se unificar.

Pergunta 5

1.            A “fase do terror”, na Revolução Francesa, foi assim denominada porque:

a.
no Haiti, imediatamente após a abolição, os escravos tomaram o poder e passaram a massacrar a elite branca latifundiária.

b.
Robespierre declarou estar o “terror na ordem do dia”, no sentido da haver imposição de medidas populares como educação, Edito do Máximo e abolição da escravidão nas colônias, além da atuação do Comitê de Salvação Nacional, que determinava a execução dos considerados inimigos da Revolução.

c.
Robespierre foi executado e a burguesia que comandava o Diretório se tornou extremamente agressiva e sanguinária.

d.
Esse nome foi dado muito tempo depois, apenas quando se descobriu que mesmo os religiosos eram perseguidos por Robespierre.

e.
o nome se relaciona com o grande medo que a população mais pobre tinha de voltar a ser serva da nobreza, pensando ser isso um terror.

Pergunta 6

1.            No século XIX, os Estados Unidos também passaram por um processo de unificação nacional, se for considerada a Guerra de Secessão, entre o Sul e o Norte, como uma guerra civil. Os principais fatores envolvidos na eclosão dessa guerra e as suas consequências são:

a.
a existência de um Sul, burguês e industrial, em oposição ao norte, agrário, e a manutenção da escravidão após o final da guerra.

b.
a presença no Norte de interesses escravistas muito fortes impedia o desenvolvimento político da região, que assim era subordinada ao poderoso Sul. Como consequência, tivemos a abolição da escravidão, com indenização aos ex-escravos. 

c.
o Norte desejava abolição com indenização aos ex-escravos, e o Sul desejava abolição para os proprietários; a maior consequência foi o assassinado de Lincoln, na Casa Branca.

d.
o Sul, escravista, desejava o protecionismo para garantir a sobrevivência de sua nascente indústria bélica, e o Norte não aceitava. Como consequência, pode-se observar a erradicação total do racismo dos Estados Unidos

e.
a oposição entre o Norte, burguês e protecionista, e o Sul, agrário e escravista; a defesa do protecionismo pelo Norte e do livre-cambismo pelo Sul. O resultado foi a unificação do país sob a liderança do Norte e a abolição da escravidão sem a erradicação do racismo do país.

Pergunta 7

1.            O Neocolonialismo do século XIX revela fortes tensões sociais e um enorme receio por partes das burguesias nacionais da eclosão de guerras civis, pois os excedentes populacionais e as péssimas condições de vida do proletariado estavam se tornando problemáticos. Em termos de críticas sociais, as teorias que procuraram promover a superação do sistema como ele se apresentava, mas com um enfoque na população, no proletariado, foram:

a.
o positivismo.

b.
o socialismo científico/comunismo e o anarquismo.

c.
o liberalismo político de John Locke.

d.
a doutrina social da Igreja Católica.

e.
o liberalismo econômico de Adam Smith.

Pergunta 8

1.            O avanço político da burguesia nas sociedades europeias do século XIX pode ser percebido na construção dos territórios nacionais, nos relatos acerca das características dos países e de seus povos, na identificação com uma determinada culinária, esportes, bandeiras e hinos nacionais, além, é claro, dos processos de unificação nacional. Dessa forma:

a.
foram inventadas as tradições nacionais e que devem ser percebidas não como produtos naturais da revelação de características peculiares, mas antes como construções ideológicas de certos grupos sociais.

b.
os diversos povos da Europa aprenderam a viver em meio à diversidade de opiniões e de posicionamentos políticos.

c.
o nacionalismo perdeu espaço para a ideia da construção de nações sempre multiétnicas.

d.
apenas a França e a Inglaterra se preocupavam com a questão nacional dentro de seus territórios.

e.
foram descobertas as tradições nacionais e estas devem ser percebidas como produtos naturais da revelação de características peculiares de certos grupos sociais.

Pergunta 9

1.            O século XIX foi marcado por transformações técnicas na industrialização e, de tão intenso o processo, foi chamado de II Revolução Industrial. As mudanças mais significativas foram:

a.
o uso do petróleo, da eletricidade, da borracha e do aço, além de uma maior organização do trabalho e produção em um movimento que significou a concentração e a formação do capitalismo monopolista.

b.
a II Revolução Industrial foi muito beneficiada pela melhora no aproveitamento do vapor nas máquinas e pelo conhecimento do trabalho artesanal dos operários.

c.
o uso do petróleo destruiu imediatamente o uso de fontes alternativas.

d.
a eletricidade não foi utilizada, uma vez que o vapor era extremamente eficiente, sendo que o dínamo somente foi inventado durante a II Guerra Mundial.

e.
o uso do petróleo, da eletricidade e do ferro, a maior organização dos patrões e a produção em um movimento que significou uma desconcentração e a formação do capitalismo cooperativista.

Pergunta 10

1.            O século XVIII é tradicionalmente visto como o da crise do Antigo Regime e do Antigo Sistema Colonial. Para que isso seja correto, devemos considerar:

a.
as aspirações apenas das camadas populares, uma vez que eram o grupo verdadeiramente revolucionário.

b.
o desejo da nobreza de manter seus privilégios de classe e como tal fato impediu os avanços da burguesia.

c.
todos os reis europeus adotaram o despotismo esclarecido para modernizar seus Estados e, na França, isso protelou a revolução.

d.
as aspirações da burguesia ao poder político, que ganharam expressão no pensamento crítico iluminista e se transformaram em propostas contrárias à manutenção do poder absoluto por direito divino.

e.
as aspirações da burguesia, que desejava o poder das sociedades do Antigo Regime com a intenção de se tornar o estamento nobre, derrubando a antiga nobreza e ficando com seus títulos e terras.


QUESTIONÁRIO HISTÓRIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA III

Pergunta 1

1.            A Guerra Fria, período posterior à II Guerra Mundial e anterior à queda do Muro de Berlim e ao final da URSS, foi marcada por crises e confrontos militares que, mesmo não envolvendo diretamente as duas superpotências, teve momentos extremamente tensos. Os principais eventos relacionados ao que foi apresentado são:

a.
o assassinado do Arquiduque da Áustria e o lançamento das bombas sobre Hiroshima e Nagasaki.

b.
a Guerra do Vietnã, a Revolução Cubana, a Guerra do Afeganistão, a crise do Muro de Berlim, o Canal de Suez e a Primavera de Praga.

c.
a libertação de Mandela e a reeleição de Gandhi ao poder na Índia.

d.
o fracasso russo em seu esforço de lançar o homem ao espaço, corrida que foi vencida pelos Estados Unidos.

e.
a invasão do Iraque pelos Estados Unidos, a queda do ditador da Líbia e a eclosão da Primavera Árabe.

Pergunta 2

1.    A I Guerra Mundial (1914-18), para além de seus detalhes técnicos, como armas e estratégias, considerando também os impactos sem precedentes causadas nas populações civis atingidas, teve como principais motivos que contribuíram para sua eclosão:

a.
a manutenção das rivalidades militares, econômicas, sociais e nacionalistas entre os Estados europeus em um processo de confronto direto entre imperialismos e revanchismos que somou disputas locais, tratados secretos e disputas por mercados consumidores e fontes de matérias-primas.

b.
a derrota alemã para a França na Guerra Franco-Prussiana, em 1871,  o que provocou a emergência de um sentimento nacionalista alemão antifrancês.

c.
os confrontos indiretos entre os imperialismos da Inglaterra e dos Estados Unidos, que disputavam os mercados mundiais e as mais importantes fontes de matérias-primas.

d.
o revanchismo da Inglaterra, que vinha perdendo suas colônias na África em razão do avanço alemão e italiano.

e.
a derrota alemã em sua expansão militar no norte da África contra os franceses, quando são expulsos do Egito e na Ásia; e os demais países europeus ajudaram a China contra a Alemanha, o que provocou um forte sentimento de revanchismo alemão em relação às potências europeias.

Pergunta 3

1.            A II Guerra Mundial (1939-45) significou o confronto direto entre dois grandes blocos político-militares. Assinale o nome correto dos grupos e seus principais integrantes: 

a.
Aliados: Itália, Alemanha e Japão. Eixo: Inglaterra, França, Estados Unidos, URSS e Brasil.

b.
Entente Cordiale: Itália, Alemanha e Japão. Tríplice Entente: Inglaterra, França, Estados Unidos.

c.
Eixo: Itália, Alemanha e Japão. Aliados: Inglaterra, França, Estados Unidos, URSS e Brasil.

d.
Democracias liberais: Inglaterra, França e Estados Unidos. Ditaduras militares: Itália, Alemanha e Japão.

e.
Pacto de Varsóvia: Itália, Alemanha e Japão. OTAN: Inglaterra, França e Estados Unidos.

Pergunta 4

1.            A Rússia, em 1917, passou por momentos literalmente revolucionários. As chamadas revoluções de fevereiro/março de um lado e, de outro, a revolução de outubro. Dentre as principais distinções entre elas, podemos apontar:

a.
em fevereiro/março houve a manutenção da monarquia e, em outubro, a criação da república.

b.
em fevereiro/março o poder passou aos sovietes e, em outubro, Stalin torna-se o ditador do país.

c.
no início, os bolcheviques se associaram aos Romanov contra o golpe burguês, mas depois tomaram o poder no país em outubro.

d.
a revolução de fevereiro/março desejava a saída imediata da Rússia da I Guerra, enquanto que o movimento de outubro, não. 

e.
o movimento de fevereiro/março foi liberal-burguês, derrubou os Romanov e manteve a Rússia na I Guerra Mundial; já a revolução de outubro foi bolchevique e eles tiraram o país da I Guerra, venceram a guerra civil entre brancos e vermelhos e consolidaram o poder bolchevique, ficando este com Lênin e, depois, com Stalin.

Pergunta 5

1.    Ao final da I Guerra Mundial, os dois blocos envolvidos estavam esgotados por suas enormes perdas humanas e materiais e a derrota alemã foi, ao menos em parte, vinculada a esse esgotamento. A vitória da França, Inglaterra e Estados Unidos levou à imposição do Tratado de Versalhes à Alemanha. Sobre esse documento, podemos afirmar que:


a.
permitiu a estabilização da economia da Alemanha para evitar novos conflitos.  

b.
dividiu o território da Alemanha entre os vencedores da guerra.

c.
entre outras medidas, retirou territórios da Alemanha, sua marinha de guerra, todas as suas colônias, obrigou sua desmilitarização e o pagamento de pesadas indenizações aos vencedores.

d.
apesar de ser muito severo em termos de indenizações de guerra, não determinou nada em termos militares.

e.
permitiu que a Alemanha preservasse suas colônias para não desequilibrar a economia mundial.

Pergunta 6

1.            O fascismo se manifestou na Itália, na Alemanha, em Portugal, na Espanha e também em grupos de diversos países como Inglaterra, França, Estados Unidos e até mesmo no Brasil, desenvolvendo-se sob diferentes nomenclaturas e apresentando também diferenças em aplicação e em discurso. Dessa maneira, alguns grupos concentram mais algumas características enquanto outros não, mas, de uma maneira geral, o ideário desses grupos pode ser caracterizado como:  

a.
extrema esquerda, antiliberal, antidemocrático, militarista, expansionista e monopartidarista e com a prática de culto ao líder.

b.
extrema direita, racista, liberal, democrático, antibolchevique, militarista, expansionista e monopartidarista e com a prática de culto ao líder.

c.
extrema direita, racista, antiliberal, antidemocrático, antibolchevique, antimilitarista, contrária ao expansionismo e ao monopartidarismo.

d.
extrema direita, racista, antiliberal, antidemocrático, antibolchevique, militarista, expansionista e monopartidarista e com a prática de culto ao líder.

e.
extrema esquerda, liberal, democrático, antimilitarista, pluripartidarista e com a prática de culto ao líder.

Pergunta 7

1.            O final da II Guerra Mundial, marcado pelo lançamento das bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki, no Japão, assinalaram a vitória dos Aliados e também a inauguração de uma nova era. Esse momento pós 1945 pode ser caracterizado como:

a.
a hegemonia sem opositores dos Estados Unidos.

b.
a hegemonia sem opositores da URSS e também da China.

c.
a Guerra Fria, pois apesar de haver discordâncias entre as superpotências, a ONU os impediu de usar armas nucleares.

d.
a Guerra Fria, com as duas superpotências – Estados Unidos e URSS – desenvolvendo arsenais nucleares que poderiam, caso fossem ativados em um ataque mútuo, levar à destruição da civilização tal como a conhecemos.

e.
a Guerra Fria, que foi uma expressão historiográfica surgida pela contestação de que, caso houvesse a hecatombe nuclear, a humanidade viveria uma nova era do gelo.

Pergunta 8

1.            O mundo do final do século XX e início do século XXI assistiu e ainda assiste à emergência da defesa de pluralidades e manifestações culturais e, também, da busca de alternativas econômicas e sociais ao modelo construído em torno do neoliberalismo e do Consenso de Washington. Em diversas ocasiões, as manifestações denunciaram essa situação por meio:

a.
da defesa de um maior diálogo e transparência para que o processo de privatizações seja mais eficiente.

b.
do combate à ideia da coexistência de muitas realidades.

c.
da defesa de que “um outro mundo é possível” e de que as diferentes demandas sociais, políticas e econômicas também são legítimas.

d.
da defesa da tese de que não existe alternativa senão a imediata destruição dos vínculos econômicos entre os países neoliberais.

e.
da defesa da revolução comunista para derrubar as grandes corporações do comando do processo de globalização.

Pergunta 9

1.            Os anos de 1920-30 foram extremamente problemáticos e conturbados politicamente. As consequências disso podem ser vistas como concorrentes para a eclosão da II Guerra Mundial, pois:

a.
de um lado a URSS, comunista, servia de inspiração para movimentos operários em todo o mundo – e isso assustava as burguesias nacionais; de outro, as democracias liberais burguesas adotaram políticas de apaziguamento diante do avanço da extrema direita, e estes últimos, ultranacionalistas, intolerantes, racistas e militaristas, que proclamavam seu ódio à democracia e à pluralidade.

b.
Os Estados Unidos eram abertamente favoráveis a um novo confronto mundial.

c.
A Alemanha, sob comando das esquerdas revolucionárias, torna-se extremamente agressiva no cenário europeu.

d.
A crise de 1929 debilitou a URSS, que passou a conquistar os vizinhos para conseguir combater sua crise econômica. 

e.
Apesar da crise econômica, a radicalização política demorou a surgir e, assim, é melhor considerar os vários eventos como separados.

Pergunta 10

1.            É comum afirmar que datas não precisam ser decoradas e coisas do gênero, mas alguns momentos não podem ser deixados de lado em função de sua enorme significação. A relevância está menos na data em si e mais em tudo que ela representa. Mesmo assim, é importante dominar certos marcos temporais a fim de se situar em meio aos eventos. Dessa forma, 1917 foi um ano de grande importância para os rumos da Europa, pois:

a.
encerrou a I Guerra Mundial em função de um acordo entre a França e a Alemanha.

b.
no contexto da I Guerra Mundial, representou a saída da Rússia e a entrada dos Estados Unidos; e na Rússia, foi também o ano das revoluções – burguesa, em fevereiro/março; e bolchevique, em outubro.

c.
a entrada dos Estados Unidos ao lado da Rússia desequilibrou o jogo de forças contra a Alemanha.

d.
a Rússia do imperador Nicolau II sucumbiu durante a I Guerra e a revolução burguesa nos meses iniciais de 1917 retirou o país da guerra.

e.
a I Guerra foi encerrada devido ao sucesso da criação da Liga das Nações pelo presidente Wilson, dos Estados Unidos.


6 comentários:

  1. Parabéns, nota 10 para seu blog
    Socorro Leal

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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    1. O questionario da unidade III a questão 6 esta com a resposta errada, o correto e a alternativa d e não a b.

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  3. Parabéns por esse blog maravilhoso, Deus te abençoe !

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  4. obrigada!!!!!nem tenho como agradecer, me salvou!

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  5. Obg, estava precisando pra estudar pra prova, me salvou

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