QUESTIONÁRIO HISTÓRIA
MODERNA E CONTEMPORÂNEA I
Pergunta 1
1.           
A política econômica do Estado Moderno recebeu o nome de ___________ e,
dentre suas principais características, podemos indicar ___________,
___________ e ___________.
Assinale a alternativa que apresenta as
palavras que melhor preenchem as lacunas:
|  |  | 
a. | 
liberalismo, equilíbrio comercial,
  metalismo e liberdade comercial. | 
|  |  | 
b. | 
industrialismo, aumento das
  importações, colbertismo e liberdade comercial. | 
|  |  | 
c. | 
mercantilismo, balança comercial favorável, metalismo e sistema
  colonial. | 
|  |  | 
d. | 
monopolismo, concentração da produção
  em um só lugar, máquinas a vapor e linha de produção. | 
|  |  | 
e. | 
monopólios, metalismo, liberdade
  comercial e fiscalismo. | 
Pergunta 2
1.           
Ao afirmar que as metrópoles europeias necessitavam manter suas balanças
comerciais favoráveis, estamos nos referindo ao fato de que:
|  | 
a. | 
se poderia importar mais do que
  exportar. | 
|  | 
b. | 
só aquelas que tinham colônias de
  exploração progrediram. | 
|  | 
c. | 
o saldo da compra deveria ser igual
  ao saldo da venda. | 
|  | 
d. | 
ocorria poupança de recursos
  nacionais e preservação de recursos naturais. | 
|  | 
e. | 
era preciso ser superavitário, ou seja, ter mais exportações do que
  importações, acumulando saldos positivos e, principalmente, metais preciosos. | 
Pergunta 3
1.    Considerando que o
século III, em Roma, foi um período de crise devido às invasões bárbaras e a
cessação das guerras de conquista, a população, antes urbana, precisou
construir alternativas para garantir sua subsistência. Uma das características
mais marcantes de mudanças foi:
|  | 
a. | 
a ruralização, que estava diretamente
  ligada ao êxodo rural. | 
|  | 
b. | 
a fuga em massa das populações das
  fronteiras para a capital Roma. | 
|  | 
c. | 
a intensificação da exploração da mão
  de obra escrava na produção de alimentos. | 
|  | 
d. | 
a ruralização, associada ao êxodo urbano. | 
|  | 
e. | 
a formação, já no século III, dos
  feudos em razão da atomização do poder político. | 
|  |  |  | 
Pergunta 4
1.           
Diversos reinos europeus se centralizaram na Época Moderna, mas um
monarca e sua corte representaram o apogeu do absolutismo e a consolidação do
Antigo Regime. Indique qual alternativa apresenta corretamente o nome do rei e
também a qual corte nos referimos:
|  | 
a. | 
Henrique IV e a Corte nas Tulherias. | 
|  | 
b. | 
Luis XIV e a Corte em Versalhes. | 
|  | 
c. | 
Henrique VIII e a Corte em Londres. | 
|  | 
d. | 
Luis XIII e a Corte nas Tulherias. | 
|  | 
e. | 
Luis XVI e a Corte em Versalhes. | 
|  |  |  | 
Pergunta 5
1.           
Durante a Época Moderna, as monarquias europeias sofreram um processo de
transformação importante, pois antes eram descentralizados e frágeis, passando,
de uma maneira geral, por processos de centralização. Isso significou:
|  | 
a. | 
o fortalecimento político da
  burguesia comercial. | 
|  | 
b. | 
a garantia de direitos sociais aos
  trabalhadores do campo. | 
|  | 
c. | 
a manutenção do poder político nas
  mãos do clero católico. | 
|  | 
d. | 
a concentração dos poderes nas mãos do rei, que passou a controlar a
  corte, os rituais sociais, a economia, os exércitos, a diplomacia, as leis,
  os tribunais e o território nacional. | 
|  | 
e. | 
a erradicação completa da importância
  social da nobreza europeia. | 
Pergunta 6
1.           
O Iluminismo, como crítica às explicações sociais, políticas, econômicas
e culturais tradicionais, funcionava também como um importante sinal das
mudanças na Europa. De maneira geral, isso pode ser caracterizado como:
|  | 
a. | 
um apelo das classes populares por um
  maior reconhecimento de sua participação na história e a valorização de suas
  demandas coletivas. | 
|  | 
b. | 
um pensamento exclusivamente centrado
  na visão social da burguesia e que sempre considerou a propriedade privada
  como fundamento das sociedades burguesas. | 
|  | 
c. | 
uma maior racionalização do mundo e um momento de crise do Antigo
  Regime, no qual algumas monarquias escolheram absorver algumas das críticas e
  desenvolveram o Despotismo Esclarecido. | 
|  | 
d. | 
um retrocesso no pensamento humano
  pela excessiva valorização da religião, uma vez que o conhecimento bem visto
  era o conhecimento religioso. | 
|  | 
e. | 
uma época de mudanças intensas, que
  provocou reações na Inglaterra e na França com a acomodação das críticas
  burguesas no interior das estruturas estatais; esse movimento foi chamado de
  Despotismo Esclarecido. | 
Pergunta 7
1.           
O mundo europeu que emergiu da queda de Roma e que deu início à Idade
Média, tinha como uma de suas características ser a fusão de diversas
influências culturais. Dentre as contribuições mais expressivas para a formação
europeia no período, podemos indicar:
|  | 
a. | 
os contatos com muçulmanos e chineses,
  desde o início da Idade Média, contribuíram para a sofisticação social
  europeia. | 
|  | 
b. | 
a cultura germânica agrária, a
  cultura romana guerreira e o pacifismo da Igreja Católica. | 
|  | 
c. | 
apenas a cultura da Igreja Católica e
  a germânica sobreviveram, sendo a romana erradicada da Europa. | 
|  | 
d. | 
a cultura romana e a cultura da
  Igreja Católica, que se fundiram com elementos antigos presentes no
  Mediterrâneo e também no Oriente, dando origem à cultura helenística. | 
|  | 
e. | 
a cultura germânica, em função das relações entre os chefes e os seus
  guerreiros; e a romana, com a ruralização da economia e também a
  religiosidade da Igreja Católica. | 
Pergunta 8
1.           
O século XVI foi marcado por rupturas fundamentais nas estruturas
religiosas europeias. Dentre os principais movimentos de contestação à Igreja
Católica, estavam:
|  | 
a. | 
a criação da Igreja Ortodoxa e o fim
  da Santa Inquisição. | 
|  | 
b. | 
as reformas religiosas com Lutero, Calvino e o estabelecimento do
  anglicanismo na Inglaterra. | 
|  | 
c. | 
o retorno católico aos seus
  fundamentos medievais. | 
|  | 
d. | 
a reforma anglicana, que deu origem
  ao luteranismo e ao calvinismo. | 
|  | 
e. | 
a ruptura dos luteranos e dos
  calvinistas com o cristianismo. | 
Pergunta 9
1.           
Quando falamos em Época Moderna, a datação tradicional vai do século XV
ao XVIII e os marcos fundamentais são 1453, com a queda de Constantinopla e o
final da Guerra dos Cem Anos, e também 1789, com a Revolução Francesa. Apesar
dessa delimitação temporal, as sociedades são marcadas por rupturas e
continuidades. Uma importante característica da sociedade medieval mantida na
época moderna foi:
|  | 
a. | 
a sociedade de classes, marcada pela
  mobilidade social. | 
|  | 
b. | 
a sociedade de castas, marcada pelo
  imobilismo religioso. | 
|  | 
c. | 
a manutenção da sociedade estamental ou de ordens. | 
|  | 
d. | 
a manutenção de uma sociedade
  teocrática e com o predomínio da Igreja Católica. | 
|  | 
e. | 
o uso do racionalismo e do pensamento
  científico como recursos para explicação do mundo. | 
|  |  |  | 
Pergunta 10
1.           
Quando se estuda o Renascimento Cultural, deve-se lembrar da Itália, de
sua forte burguesia comercial, de seus contatos culturais com o Oriente e
também com os elementos da Antiguidade Clássica, além, é claro, da forte
presença do Papado, em Roma. Dentre as características fundamentais do
Renascimento Cultural, podemos indicar:
|  | 
a. | 
o desprezo pela cultura clássica, o
  individualismo e o ateísmo. | 
|  | 
b. | 
o respeito apenas pela cultura
  greco-romana, ignorando todas as influências culturais do cristianismo. | 
|  | 
c. | 
a hegemonia da burguesia no processo,
  o que impediu a participação do Papado e de nobres e reis. | 
|  | 
d. | 
a valorização do prazer acima do
  conhecimento e a aceitação pela Igreja Católica do pensamento heliocêntrico. | 
|  | 
e. | 
a valorização da erudição, do hedonismo, do antropocentrismo, do
  humanismo, do naturalismo e do individualismo. | 
QUESTIONÁRIO HISTÓRIA
MODERNA E CONTEMPORÂNEA II
Pergunta 1
1.           
A Revolução Francesa, iniciada em 1789, não foi um processo
uniforme e, portanto, não teve um sentido único. Em seus momentos iniciais, o
predomínio foi da burguesia, e isso pode ser percebido com:
|  | 
a. | 
a abolição da
  monarquia imediatamente e a instauração da uma república. | 
|  | 
b. | 
a abolição
  imediata da escravidão nas colônias americanas. | 
|  | 
c. | 
a sua atuação
  bastante agressiva no Comitê de Salvação Nacional. | 
|  | 
d. | 
a plena
  aceitação do rei Luís XVI de todas as medidas da assembleia, o que lhe
  assegurou um longo reinado.  | 
|  | 
e. | 
a abolição dos privilégios feudais na formação da Assembleia
  Nacional e na Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão, além da imposição
  de uma monarquia constitucional a Luís XVI. | 
Pergunta 2
1.           
A Revolução Industrial, para além de aspectos técnicos – como a
melhora na fabricação têxtil pelo uso do tear mecânico movido a vapor –,
significou também importantes mudanças sociais, uma vez que:
|  | 
a. | 
ocorreu a definitiva separação entre capital e trabalho e a
  oposição entre burguesia e proletariado. | 
|  | 
b. | 
o
  proletariado passou a quebrar as máquinas e, assim, suas demandas foram
  imediatamente atendidas. | 
|  | 
c. | 
a Igreja
  Católica passou a intervir nas questões sociais a fim de defender todas as
  demandas populares. | 
|  | 
d. | 
os trabalhos
  infantil e feminino foram rapidamente regulamentados para reduzir os impactos
  causados pela grande exploração. | 
|  | 
e. | 
a burguesia e
  o proletariado se uniram para tirar toda a influência da nobreza e da
  monarquia na Inglaterra. | 
Pergunta 3
1.           
A independência das treze colônias inglesas da América do Norte,
em 1776, também é chamada de Revolução Americana, pois:
|  | 
a. | 
serviu
  imediatamente para a derrubada das monarquias europeias. | 
|  | 
b. | 
elas romperam com a metrópole, formaram uma nação, organizaram
  uma república, derrotaram militarmente a Inglaterra, sua declaração de
  independência é iluminista e também serviu de inspiração para a libertação de
  diversas outras colônias. | 
|  | 
c. | 
apesar do
  nome de revolução, pouca coisa mudou, uma vez que o poder político, que já
  era da região sul, continuou com ela após 1776. | 
|  | 
d. | 
o nome de
  revolução está associado à imediata abolição da escravidão com a
  independência. | 
|  | 
e. | 
a ideia de
  revolução está ligada à implantação de um governo de esquerda e popular,
  buscando atender às demandas inclusive dos escravos. | 
Pergunta 4
1.           
A unificação da Alemanha foi um processo marcante e representou
uma síntese do século XIX, pois:
|  | 
a. | 
levou todos os demais países europeus a atacar a Alemanha
  imediatamente. | 
|  | 
b. | 
o II Reich
  Alemão, militarista e com sua forte burguesia nacional, formou-se em oposição
  à França de Napoleão III e à Inglaterra, fator que contribuiu para o
  enfrentamento militar, econômico, ideológico e político entre esses países. | 
|  | 
c. | 
a França se
  aliou à Alemanha contra a Inglaterra. | 
|  | 
d. | 
a Inglaterra
  passou a comprar tecnologia bélica da Alemanha, reconhecendo sua
  superioridade técnica. | 
|  | 
e. | 
a Alemanha
  desenvolveu imediatamente um sentimento nacionalista em razão da derrota para
  a França na primeira vez que tentaram se unificar. | 
Pergunta 5
1.           
A “fase do terror”, na Revolução Francesa, foi assim denominada
porque:
|  | 
a. | 
no Haiti,
  imediatamente após a abolição, os escravos tomaram o poder e passaram a
  massacrar a elite branca latifundiária. | 
|  | 
b. | 
Robespierre declarou estar o “terror na ordem do dia”, no
  sentido da haver imposição de medidas populares como educação, Edito do Máximo
  e abolição da escravidão nas colônias, além da atuação do Comitê de Salvação
  Nacional, que determinava a execução dos considerados inimigos da Revolução. | 
|  | 
c. | 
Robespierre
  foi executado e a burguesia que comandava o Diretório se tornou extremamente
  agressiva e sanguinária. | 
|  | 
d. | 
Esse nome foi
  dado muito tempo depois, apenas quando se descobriu que mesmo os religiosos
  eram perseguidos por Robespierre. | 
|  | 
e. | 
o nome se
  relaciona com o grande medo que a população mais pobre tinha de voltar a ser
  serva da nobreza, pensando ser isso um terror. | 
Pergunta 6
1.           
No século XIX, os Estados Unidos também passaram por um processo
de unificação nacional, se for considerada a Guerra de Secessão, entre o Sul e
o Norte, como uma guerra civil. Os principais fatores envolvidos na eclosão
dessa guerra e as suas consequências são:
|  | 
a. | 
a existência
  de um Sul, burguês e industrial, em oposição ao norte, agrário, e a
  manutenção da escravidão após o final da guerra. | 
|  | 
b. | 
a presença no
  Norte de interesses escravistas muito fortes impedia o desenvolvimento
  político da região, que assim era subordinada ao poderoso Sul. Como
  consequência, tivemos a abolição da escravidão, com indenização aos ex-escravos.  | 
|  | 
c. | 
o Norte
  desejava abolição com indenização aos ex-escravos, e o Sul desejava abolição
  para os proprietários; a maior consequência foi o assassinado de Lincoln, na
  Casa Branca. | 
|  | 
d. | 
o Sul,
  escravista, desejava o protecionismo para garantir a sobrevivência de sua
  nascente indústria bélica, e o Norte não aceitava. Como consequência, pode-se
  observar a erradicação total do racismo dos Estados Unidos | 
|  | 
e. | 
a oposição entre o Norte, burguês e protecionista, e o Sul,
  agrário e escravista; a defesa do protecionismo pelo Norte e do
  livre-cambismo pelo Sul. O resultado foi a unificação do país sob a liderança
  do Norte e a abolição da escravidão sem a erradicação do racismo do país. | 
Pergunta 7
1.           
O Neocolonialismo do século XIX revela fortes tensões sociais e um
enorme receio por partes das burguesias nacionais da eclosão de guerras civis,
pois os excedentes populacionais e as péssimas condições de vida do proletariado
estavam se tornando problemáticos. Em termos de críticas sociais, as teorias
que procuraram promover a superação do sistema como ele se apresentava, mas com
um enfoque na população, no proletariado, foram:
|  | 
a. | 
o
  positivismo. | 
|  | 
b. | 
o socialismo científico/comunismo e o anarquismo. | 
|  | 
c. | 
o liberalismo
  político de John Locke. | 
|  | 
d. | 
a doutrina
  social da Igreja Católica. | 
|  | 
e. | 
o liberalismo
  econômico de Adam Smith. | 
Pergunta 8
1.           
O avanço político da burguesia nas sociedades europeias do século
XIX pode ser percebido na construção dos territórios nacionais, nos relatos
acerca das características dos países e de seus povos, na identificação com uma
determinada culinária, esportes, bandeiras e hinos nacionais, além, é claro,
dos processos de unificação nacional. Dessa forma:
|  | 
a. | 
foram inventadas as tradições nacionais e que devem ser
  percebidas não como produtos naturais da revelação de características
  peculiares, mas antes como construções ideológicas de certos grupos sociais. | 
|  | 
b. | 
os diversos
  povos da Europa aprenderam a viver em meio à diversidade de opiniões e de
  posicionamentos políticos. | 
|  | 
c. | 
o
  nacionalismo perdeu espaço para a ideia da construção de nações sempre
  multiétnicas. | 
|  | 
d. | 
apenas a
  França e a Inglaterra se preocupavam com a questão nacional dentro de seus
  territórios. | 
|  | 
e. | 
foram
  descobertas as tradições nacionais e estas devem ser percebidas como produtos
  naturais da revelação de características peculiares de certos grupos sociais. | 
Pergunta 9
1.           
O século XIX foi marcado por transformações técnicas na
industrialização e, de tão intenso o processo, foi chamado de II Revolução
Industrial. As mudanças mais significativas foram:
|  | 
a. | 
o uso do petróleo, da eletricidade, da borracha e do aço, além
  de uma maior organização do trabalho e produção em um movimento que
  significou a concentração e a formação do capitalismo monopolista. | 
|  | 
b. | 
a II
  Revolução Industrial foi muito beneficiada pela melhora no aproveitamento do
  vapor nas máquinas e pelo conhecimento do trabalho artesanal dos operários. | 
|  | 
c. | 
o uso do
  petróleo destruiu imediatamente o uso de fontes alternativas. | 
|  | 
d. | 
a
  eletricidade não foi utilizada, uma vez que o vapor era extremamente
  eficiente, sendo que o dínamo somente foi inventado durante a II Guerra
  Mundial. | 
|  | 
e. | 
o uso do
  petróleo, da eletricidade e do ferro, a maior organização dos patrões e a
  produção em um movimento que significou uma desconcentração e a formação do
  capitalismo cooperativista. | 
Pergunta 10
1.           
O século XVIII é tradicionalmente visto como o da crise do Antigo
Regime e do Antigo Sistema Colonial. Para que isso seja correto, devemos
considerar:
|  | 
a. | 
as aspirações
  apenas das camadas populares, uma vez que eram o grupo verdadeiramente
  revolucionário. | 
|  | 
b. | 
o desejo da
  nobreza de manter seus privilégios de classe e como tal fato impediu os
  avanços da burguesia. | 
|  | 
c. | 
todos os reis
  europeus adotaram o despotismo esclarecido para modernizar seus Estados e, na
  França, isso protelou a revolução. | 
|  | 
d. | 
as aspirações da burguesia ao poder político, que ganharam
  expressão no pensamento crítico iluminista e se transformaram em propostas
  contrárias à manutenção do poder absoluto por direito divino. | 
|  | 
e. | 
as aspirações
  da burguesia, que desejava o poder das sociedades do Antigo Regime com a
  intenção de se tornar o estamento nobre, derrubando a antiga nobreza e
  ficando com seus títulos e terras. 
QUESTIONÁRIO
  HISTÓRIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA III | 
Pergunta 1
1.           
A Guerra Fria, período posterior à II Guerra Mundial e anterior à
queda do Muro de Berlim e ao final da URSS, foi marcada por crises e confrontos
militares que, mesmo não envolvendo diretamente as duas superpotências, teve
momentos extremamente tensos. Os principais eventos relacionados ao que foi
apresentado são:
|  | 
a. | 
o assassinado
  do Arquiduque da Áustria e o lançamento das bombas sobre Hiroshima e
  Nagasaki. | 
|  | 
b. | 
a Guerra do Vietnã, a Revolução Cubana, a Guerra do Afeganistão,
  a crise do Muro de Berlim, o Canal de Suez e a Primavera de Praga. | 
|  | 
c. | 
a libertação
  de Mandela e a reeleição de Gandhi ao poder na Índia. | 
|  | 
d. | 
o fracasso
  russo em seu esforço de lançar o homem ao espaço, corrida que foi vencida
  pelos Estados Unidos. | 
|  | 
e. | 
a invasão do
  Iraque pelos Estados Unidos, a queda do ditador da Líbia e a eclosão da
  Primavera Árabe. | 
Pergunta 2
1.    A I Guerra Mundial
(1914-18), para além de seus detalhes técnicos, como armas e estratégias,
considerando também os impactos sem precedentes causadas nas populações civis
atingidas, teve como principais motivos que contribuíram para sua eclosão:
|  | 
a. | 
a manutenção das rivalidades militares, econômicas, sociais e
  nacionalistas entre os Estados europeus em um processo de confronto direto
  entre imperialismos e revanchismos que somou disputas locais, tratados
  secretos e disputas por mercados consumidores e fontes de matérias-primas. | 
|  | 
b. | 
a derrota
  alemã para a França na Guerra Franco-Prussiana, em 1871,  o que
  provocou a emergência de um sentimento nacionalista alemão antifrancês. | 
|  | 
c. | 
os confrontos
  indiretos entre os imperialismos da Inglaterra e dos Estados Unidos, que
  disputavam os mercados mundiais e as mais importantes fontes de
  matérias-primas. | 
|  | 
d. | 
o revanchismo
  da Inglaterra, que vinha perdendo suas colônias na África em razão do avanço
  alemão e italiano. | 
|  | 
e. | 
a derrota
  alemã em sua expansão militar no norte da África contra os franceses, quando
  são expulsos do Egito e na Ásia; e os demais países europeus ajudaram a China
  contra a Alemanha, o que provocou um forte sentimento de revanchismo alemão
  em relação às potências europeias. | 
Pergunta 3
1.           
A II Guerra Mundial (1939-45) significou o confronto direto entre
dois grandes blocos político-militares. Assinale o nome correto dos grupos e
seus principais integrantes: 
|  | 
a. | 
Aliados: Itália,
  Alemanha e Japão. Eixo: Inglaterra, França, Estados Unidos, URSS e Brasil. | 
|  | 
b. | 
Entente
  Cordiale: Itália, Alemanha e Japão. Tríplice Entente: Inglaterra, França,
  Estados Unidos. | 
|  | 
c. | 
Eixo: Itália, Alemanha e Japão. Aliados: Inglaterra, França, Estados
  Unidos, URSS e Brasil. | 
|  | 
d. | 
Democracias
  liberais: Inglaterra, França e Estados Unidos. Ditaduras militares: Itália,
  Alemanha e Japão. | 
|  | 
e. | 
Pacto de
  Varsóvia: Itália, Alemanha e Japão. OTAN: Inglaterra, França e Estados
  Unidos. | 
Pergunta 4
1.           
A Rússia, em 1917, passou por momentos literalmente
revolucionários. As chamadas revoluções de fevereiro/março de um lado e, de
outro, a revolução de outubro. Dentre as principais distinções entre elas,
podemos apontar:
|  | 
a. | 
em
  fevereiro/março houve a manutenção da monarquia e, em outubro, a criação da
  república. | 
|  | 
b. | 
em
  fevereiro/março o poder passou aos sovietes e, em outubro, Stalin torna-se o
  ditador do país. | 
|  | 
c. | 
no início, os
  bolcheviques se associaram aos Romanov contra o golpe burguês, mas depois
  tomaram o poder no país em outubro. | 
|  | 
d. | 
a revolução
  de fevereiro/março desejava a saída imediata da Rússia da I Guerra, enquanto
  que o movimento de outubro, não.  | 
|  | 
e. | 
o movimento de fevereiro/março foi liberal-burguês, derrubou os
  Romanov e manteve a Rússia na I Guerra Mundial; já a revolução de outubro foi
  bolchevique e eles tiraram o país da I Guerra, venceram a guerra civil entre
  brancos e vermelhos e consolidaram o poder bolchevique, ficando este com
  Lênin e, depois, com Stalin. | 
Pergunta 5
1.    Ao final da I Guerra Mundial,
os dois blocos envolvidos estavam esgotados por suas enormes perdas humanas e
materiais e a derrota alemã foi, ao menos em parte, vinculada a esse esgotamento.
A vitória da França, Inglaterra e Estados Unidos levou à imposição do Tratado
de Versalhes à Alemanha. Sobre esse documento, podemos afirmar que:
|  | 
a. | 
permitiu a estabilização da
  economia da Alemanha para evitar novos conflitos.   | 
|  | 
b. | 
dividiu o território da
  Alemanha entre os vencedores da guerra. | 
|  | 
c. | 
entre outras medidas, retirou territórios da Alemanha, sua
  marinha de guerra, todas as suas colônias, obrigou sua desmilitarização e o
  pagamento de pesadas indenizações aos vencedores. | 
|  | 
d. | 
apesar de ser muito severo em
  termos de indenizações de guerra, não determinou nada em termos militares. | 
|  | 
e. | 
permitiu que a Alemanha
  preservasse suas colônias para não desequilibrar a economia mundial. | 
Pergunta 6
1.           
O fascismo se manifestou na Itália, na Alemanha, em Portugal, na
Espanha e também em grupos de diversos países como Inglaterra, França, Estados
Unidos e até mesmo no Brasil, desenvolvendo-se sob diferentes nomenclaturas e
apresentando também diferenças em aplicação e em discurso. Dessa maneira,
alguns grupos concentram mais algumas características enquanto outros não, mas,
de uma maneira geral, o ideário desses grupos pode ser caracterizado
como:  
|  | 
a. | 
extrema
  esquerda, antiliberal, antidemocrático, militarista, expansionista e monopartidarista
  e com a prática de culto ao líder. | 
|  | 
b. | 
extrema direita, racista, liberal, democrático, antibolchevique,
  militarista, expansionista e monopartidarista e com a prática de culto ao
  líder. | 
|  | 
c. | 
extrema
  direita, racista, antiliberal, antidemocrático, antibolchevique,
  antimilitarista, contrária ao expansionismo e ao monopartidarismo. | 
|  | 
d. | 
extrema
  direita, racista, antiliberal, antidemocrático, antibolchevique, militarista,
  expansionista e monopartidarista e com a prática de culto ao líder. | 
|  | 
e. | 
extrema
  esquerda, liberal, democrático, antimilitarista, pluripartidarista e com a
  prática de culto ao líder. | 
Pergunta 7
1.           
O final da II Guerra Mundial, marcado pelo lançamento das bombas
atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki, no Japão, assinalaram a vitória dos
Aliados e também a inauguração de uma nova era. Esse momento pós 1945 pode ser
caracterizado como:
|  | 
a. | 
a hegemonia
  sem opositores dos Estados Unidos. | 
|  | 
b. | 
a hegemonia
  sem opositores da URSS e também da China. | 
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c. | 
a Guerra
  Fria, pois apesar de haver discordâncias entre as superpotências, a ONU os
  impediu de usar armas nucleares. | 
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d. | 
a Guerra Fria, com as duas superpotências – Estados Unidos e
  URSS – desenvolvendo arsenais nucleares que poderiam, caso fossem ativados em
  um ataque mútuo, levar à destruição da civilização tal como a conhecemos. | 
|  | 
e. | 
a Guerra
  Fria, que foi uma expressão historiográfica surgida pela contestação de que,
  caso houvesse a hecatombe nuclear, a humanidade viveria uma nova era do gelo. | 
Pergunta 8
1.           
O mundo do final do século XX e início do século XXI assistiu e
ainda assiste à emergência da defesa de pluralidades e manifestações culturais
e, também, da busca de alternativas econômicas e sociais ao modelo construído
em torno do neoliberalismo e do Consenso de Washington. Em diversas ocasiões,
as manifestações denunciaram essa situação por meio:
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a. | 
da defesa de
  um maior diálogo e transparência para que o processo de privatizações seja
  mais eficiente. | 
|  | 
b. | 
do combate à
  ideia da coexistência de muitas realidades. | 
|  | 
c. | 
da defesa de que “um outro mundo é possível” e de que as
  diferentes demandas sociais, políticas e econômicas também são legítimas. | 
|  | 
d. | 
da defesa da
  tese de que não existe alternativa senão a imediata destruição dos vínculos
  econômicos entre os países neoliberais. | 
|  | 
e. | 
da defesa da
  revolução comunista para derrubar as grandes corporações do comando do
  processo de globalização. | 
Pergunta 9
1.           
Os anos de 1920-30 foram extremamente problemáticos e conturbados
politicamente. As consequências disso podem ser vistas como concorrentes para a
eclosão da II Guerra Mundial, pois:
|  | 
a. | 
de um lado a URSS, comunista, servia de inspiração para
  movimentos operários em todo o mundo – e isso assustava as burguesias
  nacionais; de outro, as democracias liberais burguesas adotaram políticas de
  apaziguamento diante do avanço da extrema direita, e estes últimos,
  ultranacionalistas, intolerantes, racistas e militaristas, que proclamavam
  seu ódio à democracia e à pluralidade. | 
|  | 
b. | 
Os Estados
  Unidos eram abertamente favoráveis a um novo confronto mundial. | 
|  | 
c. | 
A Alemanha,
  sob comando das esquerdas revolucionárias, torna-se extremamente agressiva no
  cenário europeu. | 
|  | 
d. | 
A crise de
  1929 debilitou a URSS, que passou a conquistar os vizinhos para conseguir
  combater sua crise econômica.  | 
|  | 
e. | 
Apesar da
  crise econômica, a radicalização política demorou a surgir e, assim, é melhor
  considerar os vários eventos como separados. | 
Pergunta 10
1.           
É comum afirmar que datas não precisam ser decoradas e coisas do
gênero, mas alguns momentos não podem ser deixados de lado em função de sua
enorme significação. A relevância está menos na data em si e mais em tudo que
ela representa. Mesmo assim, é importante dominar certos marcos temporais a fim
de se situar em meio aos eventos. Dessa forma, 1917 foi um ano de grande
importância para os rumos da Europa, pois:
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a. | 
encerrou a I
  Guerra Mundial em função de um acordo entre a França e a Alemanha. | 
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b. | 
no contexto da I Guerra Mundial, representou a saída da Rússia e
  a entrada dos Estados Unidos; e na Rússia, foi também o ano das revoluções –
  burguesa, em fevereiro/março; e bolchevique, em outubro. | 
|  | 
c. | 
a entrada dos
  Estados Unidos ao lado da Rússia desequilibrou o jogo de forças contra a
  Alemanha. | 
|  | 
d. | 
a Rússia do
  imperador Nicolau II sucumbiu durante a I Guerra e a revolução burguesa nos
  meses iniciais de 1917 retirou o país da guerra. | 
|  | 
e. | 
a I Guerra
  foi encerrada devido ao sucesso da criação da Liga das Nações pelo presidente
  Wilson, dos Estados Unidos. | 
 
Parabéns, nota 10 para seu blog
ResponderExcluirSocorro Leal
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO questionario da unidade III a questão 6 esta com a resposta errada, o correto e a alternativa d e não a b.
ExcluirParabéns por esse blog maravilhoso, Deus te abençoe !
ResponderExcluirobrigada!!!!!nem tenho como agradecer, me salvou!
ResponderExcluirObg, estava precisando pra estudar pra prova, me salvou
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