sexta-feira, 8 de abril de 2016

QUESTIONÁRIOS ESTUDOS DISCIPLINARES V

QUESTIONÁRIOS ESTUDOS DISCIPLINARES V  I

 

Pergunta 1

1.     Sobre o texto de uma planta de prédio residencial, pode-se afirmar:
.
a.
No plano da expressão, ocorre apenas a categoria de continuidade.
b.
 Proteção de grade descreve a continuidade do espaço coletivo. 
c.
A verticalidade, marcada pelos andares, constitui-se de espaço privado. 
d.
Trata-se de um texto sincrético.
e.
 No plano do conteúdo, encontra-se o efeito de continuidade na verticalidade do prédio.

Pergunta 2
1.    .
a.
 As imagens são textos não verbais, por constituírem de apenas um único sistema de linguagem: a imagem visual.
b.
 As imagens configuram-se pela oposição natureza x cultura, uma vez que o corpo nu representa elemento natural e as vestimentas, os arranjos dos cabelos, entre outros aspectos representam a cultura.
c.
 A nudez passa a ser o nu articulado com valores culturais nas imagens.
d.
 O nu, nas imagens, simboliza simplesmente o despido.
e.
 No plano do conteúdo, a temática é a nudez feminina.

Pergunta 3
1.    .
a.
 Valorização prática, ou seja, o conteúdo relaciona-se aos valores utilitários.
b.
 Valorização lúdica, uma vez que é um exemplo de texto encontrado em livro de biologia com valores, então, utilitários.
c.
 Valorização utópica, pois o conteúdo da imagem aborda valores existenciais; no caso da imagem, sobre a vida humana.
d.
 Valorização utópica, isto é, o conteúdo da imagem aborda valores existenciais, representados pela foto de uma pessoa de destaque na mídia.
e.
 Valorização lúdica, pois a imagem é uma foto artística, adquirindo, então, valores de refinamento estético.

Pergunta 4
1.    .
a.
A palavra e a imagem complementam-se.
b.
O humor no último quadro é entendido pela interação verbal e imagem.
c.
A imagem supera em entendimento.
d.
A forma animal – urubu – não pode ser substituída por outro bicho para não corromper o sentido do texto.
e.
A tirinha é um texto sincrético.

Pergunta 5
1.    .
a.
As tirinhas são textos sincréticos, unidimensionais.
b.
 Os elementos plásticos constituem-se da relação linear x relação planar, sendo, nos casos anteriores, de relação linear, com a colocação dos elementos lado a lado no espaço.
c.
 O conteúdo, devido à relação linear, marca a categoria intercalado x intercalante.
d.
 Não ocorrem nas tirinhas a relação planar, com a colocação dos elementos uns em torno dos outros.
e.
 Não há a categoria: circundado x circundante.

Pergunta 6
1.    .
a.
A fotografia é um texto sincrético. 
b.
O conteúdo é a disposição clássica de jogadores de futebol para pousar para fotografia
c.
 A relação é fundamentalmente planar.
d.
 Os elementos estão dispostos apenas linearmente.
e.
 O ritmo é acelerado.

Pergunta 7
1.    A linguagem não verbal consiste em sistema único, sem relação com a língua nem com junção de sistemas. Assim, qual texto a seguir é formado por sistema não verbal?

a.
. 
b.
. 
c.
. 
d.
. 

e.
Nos dias atuais surgem novos gêneros textuais, como o e-mail, os chats (salas de bate-papo) e os fóruns on-line (espaços de opinião e debate), que apresentam linguagem escrita e linguagem oral.

Pergunta 8
1.    A linguagem é constituída de palavras faladas e escritas e também de imagens, sons, gestos, entre outros. A linguagem verbal refere-se, então, às línguas naturais. Indique a alternativa em que há exclusivamente linguagem verbal:
a.

b.
O uso da escrita marcou a civilização moderna, principalmente a partir da invenção da imprensa, por volta de 1450, por Gutemberg, que pelo uso das letras móveis tornou possível a reprodução rápida de textos escritos, anteriormente copiados à mão.
c.
Quando você vê um capítulo de novela na televisão, você ouve a fala das personagens e uma música de fundo. Simultaneamente, vê um cenário e o vestuário das personagens. As cores do cenário, a iluminação do espaço, os gestos e as expressões dos atores contribuem para a construção do significado.
d.
Nos dias atuais surgem novos gêneros textuais, como o e-mail, os chats (salas de bate-papo) e os fóruns on-line (espaços de opinião e debate), que apresentam linguagem escrita e linguagem oral.
e.
“Amor é fogo que arde sem se ver,
É ferida que dói e não se sente,
É um contentamento desconte,
É dor que desatina sem doer.”

Pergunta 9
1.    Em texto não verbal:
I.        É mais relevante o entendimento do conteúdo.
II.        É mais relevante o entendimento da expressão.
III.        Existe a relação entre conteúdo e expressão.


a.
Apenas I está correta.
b.
Apenas II está correta.
c.
Apenas III está correta.
d.
Apenas I e II estão corretas.
e.
Todas estão corretas.

Pergunta 10
1.    O texto da pintura é formado tanto pelo plano do conteúdo, quanto pelo plano da expressão. Quanto ao plano da expressão, a pintura pode ser constituída pictórica ou linear. Indique a obra que seja linear, ou seja, construída por linhas.

a.
. 
b.
. 
c.
. 
d.
. 
e.
. 


QUESTIONÁRIOS ESTUDOS DISCIPLINARES V  I


Pergunta 1
1.    .
a.
Letramento visual exige habilidade de interpretar a informação visualmente apresentada, baseando-se na premissa de que imagens podem ser lidas e que seu significado pode ser decodificado por meio de um processo de leitura.
b.
As imagens visuais (charge, escultura, cena cinematográfica) diferem-se dos textos.
c.
Multiplicidade de significados dos textos multimodais pauta-se nos contextos sociais.
d.
Imagens visuais – linguagem e todos os modos semióticos – são socialmente construídas.
e.
Mudança no desenvolvimento da comunicação visual tem sua própria mensagem, imprimindo um caráter de autonomia em relação ao texto verbal.

Pergunta 2
1.    .
a.
 Charge é um texto com imagens visuais e, por isso, não requer do leitor determinadas habilidades para compreensão textual.
b.
 O tema da charge é sempre sobre assuntos atualizados, que estão sendo debatidos naquele momento na sociedade.
c.
 A charge trata de imagens visuais que remetem ao texto bíblico, formalizando uma intertextualidade. Para a compreensão do texto chargístico, então, é só necessário o leitor ter conhecimento prévio sobre o episódio da arca de Noé.
d.
 O leitor interado com o que se passa no mundo a sua volta não precisa, portanto, fazer inferências para realizar a leitura da charge ou, ainda, buscar complementar a leitura desse texto com a leitura de outros textos
e.
 A charge é criada para causar efeitos de ironia e humor, sem exigir do leitor conhecimento de situações que não são mencionadas no texto.

Pergunta 3


1.    .
a.
Brasilidade e imaginário popular.
b.
Religiosidade e espiritualidade.
c.
Dramaticidade e ansiedade.
d.
Brejeirice e volúpia.
e.
Potência e força.

Pergunta 4


1.    .
a.
O letramento visual abrange apenas o texto verbal.
b.
Houve mudanças no status da imagem, tornando-a complementar ao verbal.
c.
A imagem tem uma constituição única.
d.
A multimodalidade é de nível alto na comparação entre os textos.
e.
Não houve alteração nos recursos visuais (imagens, gráficos, esquemas, boxes).

Pergunta 5
1.    .
a.
A superfície parece estar em constante movimento, representado pelo mar.
b.
Predominam as linhas horizontais.
c.
É uma cena fácil de ser interpretada.
d.
As cores demonstram ambiente poluído e mal-conservado
e.
A tela representa uma cena que evoca o imaginário comum.

Pergunta 6
1.    .
a.
Linguagem verbal, constituída por palavras.
b.
Linguagem verbal, constituída pelas formas das flores, das folhas e do rosto.
c.
Linguagem não verbal que forma movimento de perfil de rosto com sorriso, flores e folhas desabrochadas.
d.
Linguagem sincrética formada pela cor (muito colorido).
e.
Linguagem sincrética formada pelo jogo de escuro e claro: o fundo escuro para dar destaque às cores da natureza.

Pergunta 7
1.    .
a.
Há integração imagem/palavra.
b.
Exige conhecimento prévio do leitor sobre quem são Erenice e o filho Israel.
c.
O texto não se relaciona a uma situação real.
d.
Constata-se a ironia entre a situação atual da patroa e a pergunta da empregada.
e.
Apesar de deslocada, a charge é inserida em contexto sociopolítico.

Pergunta 8
1.    A leitura hipertextual ou digital é a realidade dos leitores contemporâneos e, no caso dos jovens que nasceram na era digital, forma os “nativos digitais”. Nesse contexto atual, considera-se:
I. O hipertexto constitui-se em uma escrita não sequencial e não linear, que permite ao internauta acessar outros textos através de “links” que o fazem interagir com outras mensagens, em um novo espaço: o ciberespaço.
II. Outras linguagens ou outras formas de usar as linguagens que já existem caracterizam esse tempo como um tempo de informação rápida, que abre uma enorme gama de possibilidades, novos contatos e relacionamentos.
III. O blog – forma contraída de weblog – é uma versão eletrônica dos antigos diários pessoais. Por ser registro de caráter íntimo, existe restrição de acesso dos leitores.

a.
 Apenas I está correta.
b.
 Apenas II está correta.
c.
 Apenas III está correta.
d.
 Apenas I e II estão corretas
e.
 Apenas II e III estão corretas.

Pergunta 9
1.    A leitura hipertextual traz novas concepções de texto e leitor. Qual afirmação não condiz com essa nova realidade?
a.
 O ciberespaço se configura como uma infinidade de leituras possíveis.
b.
 O hipertexto modifica as práticas de leitura.
c.
 O texto não é mais em papel, mas em bites.
d.
 A leitura é definida durante o processo, sem delimitações espaciais.
e.
 O leitor percorre vários links, em construção textual, de forma linear.

Pergunta 10
1.    Sobre o letramento visual, considera-se:
I. Há necessidade de despertar no leitor uma maior sensibilidade ao visual.
II. O texto multimodal exige uma leitura padrão.
III. Há convenções sociais que subjazem ao processo de produção textual.

a.
 Todas as considerações são corretas.
b.
 Apenas as considerações I e II são corretas.
c.
 Apenas a consideração I é correta.
d.
 Apenas as considerações I e III são corretas
e.
 Apenas a consideração II é correta.


2 comentários: