QUESTIONÁRIOS ESTUDOS DISCIPLINARES V I
Pergunta
1
1. Sobre o texto
de uma planta de prédio residencial, pode-se afirmar:
.
|
a.
|
No
plano da expressão, ocorre apenas a categoria de continuidade.
|
|
b.
|
Proteção
de grade descreve a continuidade do espaço coletivo.
|
|
c.
|
A verticalidade, marcada pelos
andares, constitui-se de espaço privado.
|
|
d.
|
Trata-se
de um texto sincrético.
|
|
e.
|
No
plano do conteúdo, encontra-se o efeito de continuidade na verticalidade do
prédio.
|
Pergunta 2
1.
.
|
a.
|
As
imagens são textos não verbais, por constituírem de apenas um único sistema
de linguagem: a imagem visual.
|
|
b.
|
As
imagens configuram-se pela oposição natureza x cultura, uma vez que o corpo
nu representa elemento natural e as vestimentas, os arranjos dos cabelos,
entre outros aspectos representam a cultura.
|
|
c.
|
A
nudez passa a ser o nu articulado com valores culturais nas imagens.
|
|
d.
|
O nu, nas
imagens, simboliza simplesmente o despido.
|
|
e.
|
No
plano do conteúdo, a temática é a nudez feminina.
|
Pergunta 3
1.
.
|
a.
|
Valorização prática, ou seja, o
conteúdo relaciona-se aos valores utilitários.
|
|
b.
|
Valorização
lúdica, uma vez que é um exemplo de texto encontrado em livro de biologia com
valores, então, utilitários.
|
|
c.
|
Valorização
utópica, pois o conteúdo da imagem aborda valores existenciais; no caso da
imagem, sobre a vida humana.
|
|
d.
|
Valorização
utópica, isto é, o conteúdo da imagem aborda valores existenciais,
representados pela foto de uma pessoa de destaque na mídia.
|
|
e.
|
Valorização
lúdica, pois a imagem é uma foto artística, adquirindo, então, valores de
refinamento estético.
|
Pergunta 4
1.
.
|
a.
|
A
palavra e a imagem complementam-se.
|
|
b.
|
O
humor no último quadro é entendido pela interação verbal e imagem.
|
|
c.
|
A imagem supera em entendimento.
|
|
d.
|
A
forma animal – urubu – não pode ser substituída por outro bicho para não
corromper o sentido do texto.
|
|
e.
|
A
tirinha é um texto sincrético.
|
Pergunta 5
1.
.
|
a.
|
As tirinhas são textos sincréticos, unidimensionais.
|
|
b.
|
Os
elementos plásticos constituem-se da relação linear x relação planar, sendo,
nos casos anteriores, de relação linear, com a colocação dos elementos lado a
lado no espaço.
|
|
c.
|
O
conteúdo, devido à relação linear, marca a categoria intercalado x
intercalante.
|
|
d.
|
Não
ocorrem nas tirinhas a relação planar, com a colocação dos elementos uns em
torno dos outros.
|
|
e.
|
Não
há a categoria: circundado x circundante.
|
Pergunta 6
1.
.
|
a.
|
A
fotografia é um texto sincrético.
|
|
b.
|
O conteúdo é a disposição clássica de
jogadores de futebol para pousar para fotografia
|
|
c.
|
A
relação é fundamentalmente planar.
|
|
d.
|
Os
elementos estão dispostos apenas linearmente.
|
|
e.
|
O
ritmo é acelerado.
|
Pergunta 7
1. A linguagem não
verbal consiste em sistema único, sem relação com a língua nem com junção de
sistemas. Assim, qual texto a seguir é formado por sistema não verbal?
|
a.
|
.
|
|
b.
|
.
|
|
c.
|
.
|
|
d.
|
.
|
|
e.
|
Nos
dias atuais surgem novos gêneros textuais, como o e-mail,
os chats (salas de bate-papo) e os fóruns on-line (espaços
de opinião e debate), que apresentam linguagem escrita e linguagem oral.
|
Pergunta 8
1.
A
linguagem é constituída de palavras faladas e escritas e também de imagens,
sons, gestos, entre outros. A linguagem verbal refere-se, então, às línguas
naturais. Indique a alternativa em que há exclusivamente linguagem verbal:
|
a.
|
|
|
b.
|
O
uso da escrita marcou a civilização moderna, principalmente a partir da
invenção da imprensa, por volta de 1450, por Gutemberg, que pelo uso das
letras móveis tornou possível a reprodução rápida de textos escritos,
anteriormente copiados à mão.
|
|
c.
|
Quando
você vê um capítulo de novela na televisão, você ouve a fala das personagens
e uma música de fundo. Simultaneamente, vê um cenário e o vestuário das
personagens. As cores do cenário, a iluminação do espaço, os gestos e as
expressões dos atores contribuem para a construção do significado.
|
|
d.
|
Nos
dias atuais surgem novos gêneros textuais, como o e-mail,
os chats (salas de bate-papo) e os fóruns on-line (espaços
de opinião e debate), que apresentam linguagem escrita e linguagem oral.
|
|
e.
|
“Amor
é fogo que arde sem se ver,
É ferida que dói e não se sente, É um contentamento desconte, É dor que desatina sem doer.” |
Pergunta 9
1. Em texto não
verbal:
I.
É
mais relevante o entendimento do conteúdo.
II.
É
mais relevante o entendimento da expressão.
III.
Existe
a relação entre conteúdo e expressão.
|
a.
|
Apenas
I está correta.
|
|
b.
|
Apenas
II está correta.
|
|
c.
|
Apenas III está correta.
|
|
d.
|
Apenas
I e II estão corretas.
|
|
e.
|
Todas
estão corretas.
|
Pergunta 10
1. O texto da pintura
é formado tanto pelo plano do conteúdo, quanto pelo plano da expressão. Quanto
ao plano da expressão, a pintura pode ser constituída pictórica ou linear.
Indique a obra que seja linear, ou seja, construída por linhas.
|
a.
|
.
|
|
b.
|
.
|
|
c.
|
.
|
|
d.
|
.
|
|
e.
|
.
|
QUESTIONÁRIOS ESTUDOS DISCIPLINARES V I
Pergunta 1
1.
.
|
a.
|
Letramento
visual exige habilidade de interpretar a informação visualmente apresentada,
baseando-se na premissa de que imagens podem ser lidas e que seu significado
pode ser decodificado por meio de um processo de leitura.
|
|
b.
|
As imagens visuais (charge,
escultura, cena cinematográfica) diferem-se dos textos.
|
|
c.
|
Multiplicidade
de significados dos textos multimodais pauta-se nos contextos sociais.
|
|
d.
|
Imagens
visuais – linguagem e todos os modos semióticos – são socialmente
construídas.
|
|
e.
|
Mudança
no desenvolvimento da comunicação visual tem sua própria mensagem, imprimindo
um caráter de autonomia em relação ao texto verbal.
|
Pergunta 2
1.
.
|
a.
|
Charge
é um texto com imagens visuais e, por isso, não requer do leitor determinadas
habilidades para compreensão textual.
|
|
b.
|
O tema da charge é sempre sobre
assuntos atualizados, que estão sendo debatidos naquele momento na sociedade.
|
|
c.
|
A
charge trata de imagens visuais que remetem ao texto bíblico, formalizando
uma intertextualidade. Para a compreensão do texto chargístico, então, é só
necessário o leitor ter conhecimento prévio sobre o episódio da arca de Noé.
|
|
d.
|
O
leitor interado com o que se passa no mundo a sua volta não precisa,
portanto, fazer inferências para realizar a leitura da charge ou, ainda,
buscar complementar a leitura desse texto com a leitura de outros textos
|
|
e.
|
A
charge é criada para causar efeitos de ironia e humor, sem exigir do leitor
conhecimento de situações que não são mencionadas no texto.
|
Pergunta 3
1.
.
|
a.
|
Brasilidade e imaginário popular.
|
|
b.
|
Religiosidade
e espiritualidade.
|
|
c.
|
Dramaticidade
e ansiedade.
|
|
d.
|
Brejeirice
e volúpia.
|
|
e.
|
Potência
e força.
|
Pergunta 4
1.
.
|
a.
|
O
letramento visual abrange apenas o texto verbal.
|
|
b.
|
Houve mudanças no status da imagem,
tornando-a complementar ao verbal.
|
|
c.
|
A
imagem tem uma constituição única.
|
|
d.
|
A
multimodalidade é de nível alto na comparação entre os textos.
|
|
e.
|
Não
houve alteração nos recursos visuais (imagens, gráficos, esquemas, boxes).
|
Pergunta 5
1.
.
|
a.
|
A
superfície parece estar em constante movimento, representado pelo mar.
|
|
b.
|
Predominam
as linhas horizontais.
|
|
c.
|
É
uma cena fácil de ser interpretada.
|
|
d.
|
As cores demonstram ambiente poluído
e mal-conservado
|
|
e.
|
A
tela representa uma cena que evoca o imaginário comum.
|
Pergunta 6
1.
.
|
a.
|
Linguagem
verbal, constituída por palavras.
|
|
b.
|
Linguagem
verbal, constituída pelas formas das flores, das folhas e do rosto.
|
|
c.
|
Linguagem não verbal que forma
movimento de perfil de rosto com sorriso, flores e folhas desabrochadas.
|
|
d.
|
Linguagem
sincrética formada pela cor (muito colorido).
|
|
e.
|
Linguagem
sincrética formada pelo jogo de escuro e claro: o fundo escuro para dar
destaque às cores da natureza.
|
Pergunta 7
1.
.
|
a.
|
Há
integração imagem/palavra.
|
|
b.
|
Exige
conhecimento prévio do leitor sobre quem são Erenice e o filho Israel.
|
|
c.
|
O texto não se relaciona a uma
situação real.
|
|
d.
|
Constata-se
a ironia entre a situação atual da patroa e a pergunta da empregada.
|
|
e.
|
Apesar
de deslocada, a charge é inserida em contexto sociopolítico.
|
Pergunta 8
1.
A
leitura hipertextual ou digital é a realidade dos leitores contemporâneos e, no
caso dos jovens que nasceram na era digital, forma os “nativos digitais”. Nesse
contexto atual, considera-se:
I. O
hipertexto constitui-se em uma escrita não sequencial e não linear, que permite
ao internauta acessar outros textos através de “links” que o fazem interagir
com outras mensagens, em um novo espaço: o ciberespaço.
II.
Outras linguagens ou outras formas de usar as linguagens que já existem
caracterizam esse tempo como um tempo de informação rápida, que abre uma enorme
gama de possibilidades, novos contatos e relacionamentos.
III. O blog – forma contraída de weblog – é uma versão eletrônica dos antigos diários pessoais. Por ser registro de caráter íntimo, existe restrição de acesso dos leitores.
III. O blog – forma contraída de weblog – é uma versão eletrônica dos antigos diários pessoais. Por ser registro de caráter íntimo, existe restrição de acesso dos leitores.
|
a.
|
Apenas
I está correta.
|
|
b.
|
Apenas
II está correta.
|
|
c.
|
Apenas
III está correta.
|
|
d.
|
Apenas I e II estão corretas
|
|
e.
|
Apenas
II e III estão corretas.
|
Pergunta 9
1.
A
leitura hipertextual traz novas concepções de texto e leitor. Qual afirmação
não condiz com essa nova realidade?
|
a.
|
O
ciberespaço se configura como uma infinidade de leituras possíveis.
|
|
b.
|
O
hipertexto modifica as práticas de leitura.
|
|
c.
|
O
texto não é mais em papel, mas em bites.
|
|
d.
|
A
leitura é definida durante o processo, sem delimitações espaciais.
|
|
e.
|
O leitor percorre vários links,
em construção textual, de forma linear.
|
Pergunta 10
1. Sobre o letramento visual,
considera-se:
I. Há necessidade de despertar no
leitor uma maior sensibilidade ao visual.
II. O texto multimodal exige uma
leitura padrão.
III. Há convenções sociais que subjazem
ao processo de produção textual.
|
a.
|
Todas
as considerações são corretas.
|
|
b.
|
Apenas
as considerações I e II são corretas.
|
|
c.
|
Apenas
a consideração I é correta.
|
|
d.
|
Apenas as
considerações I e III são corretas
|
|
e.
|
Apenas
a consideração II é correta.
|
muito útil o conteúdo
ResponderExcluirqual é a pergunta da questão 5
ResponderExcluir