QUESTIONÁRIO ESTRUTURA E
FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Pergunta 1
A Constituição Federal em
vigor dispõe que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios devem
organizar, em regime de colaboração, os seus sistemas de ensino. Assim, fica
definido:
I.
Os
Municípios atuarão, prioritariamente, na Educação Infantil e no Ensino
Fundamental.
II.
Os
Estados e o Distrito Federal atuarão, prioritariamente, no Ensino Médio.
III.
Os
Estados atuarão também no Ensino Fundamental.
IV.
Os
Estados e os Municípios atuarão, prioritariamente, na Educação Infantil.
Estão
corretos apenas os itens:
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a.
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I, II e
IV.
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b.
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I, II e III.
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c.
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II e
III.
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d.
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I, II,
IV.
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e.
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III e
IV.
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Pergunta 2
Existe uma hierarquia perante os
diplomas legais, que se estabelece da seguinte forma: constitucionais,
complementares e ordinárias. A Constituição da República Federativa do Brasil
representa:
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a.
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A lei superior, cujas normas
organizam o Estado e a vida jurídica do país.
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b.
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O
conjunto de leis que regem a Previdência, a Saúde e a Educação.
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c.
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O
conjunto das leis comuns que regulamentam dispositivos constitucionais.
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d.
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O
conjunto de todas as normas aplicadas ao ensino, nos seus vários níveis.
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e.
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O
conjunto de todas as leis que regem o transporte urbano do país.
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Pergunta 3
Na atual LDB, 9.394/96, há uma
estrutura no ensino da Educação Básica, sendo:
( )
Educação Infantil, gratuito na escola pública e não obrigatória.
( )
Ensino Fundamental, gratuito na escola pública e obrigatório.
( )
Ensino Médio, gratuito na escola pública e obrigatório o ensino
profissionalizante.
Assinale
a alternativa correta.
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a.
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Verdadeiro,
falso, falso.
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b.
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Verdadeiro, verdadeiro, falso.
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c.
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Falso,
falso, verdadeiro.
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d.
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Falso,
verdadeiro, falso.
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e.
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Verdadeiro,
falso, verdadeiro.
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Pergunta 4
Perante a LDB 9.394/96, o Ensino
Fundamental é a segunda etapa da educação básica, com duração de 9 anos,
obrigatória e gratuita nas escolas públicas; tendo como objetivo a formação
básica do cidadão, mediante:
I.
O
desenvolvimento da capacidade de aprender, pelo domínio da leitura, da escrita
e do cálculo.
II.
A
compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia,
das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
III.
O
desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de
conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.
IV.
O
fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de
tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
Sobre
as afirmativas, é correto afirmar que:
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a.
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Todas
as afirmativas estão erradas.
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b.
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Todas as afirmativas estão corretas.
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c.
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Apenas
as afirmativas I, II e III estão corretas.
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d.
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Apenas
as afirmativas III e IV estão corretas.
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e.
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Apenas
as afirmativas II e III estão corretas.
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Pergunta 5
A partir
do descobrimento até a independência, o Brasil foi uma colônia de Portugal, de
modo que não dispunha de uma constituição própria. Neste período, entre os
principais fatos ocorridos relacionados com a educação, destacam-se:
A.
Chegada
dos Jesuítas no Brasil.
B.
Expulsão
dos Jesuítas do Brasil.
C.
Chegada
da Família Real no Brasil.
Relacione
os fatos aos anos ocorridos:
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a.
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1549
(A), 1657 (B), 1822 (C)
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b.
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1579
(A), 1802 (B), 1889 (C)
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c.
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1549 (A), 1759 (B), 1808 (C)
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d.
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1759
(A), 1789 (B), 1880 (C)
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e.
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1500
(A), 1749 (B), 1808 (C)
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Pergunta 6
Com relação às leis no Brasil, há três
poderes responsáveis pela elaboração, execução, interpretação e fiscalização
das leis no seu cumprimento, são eles, respectivamente:
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a.
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Executivo,
Judiciário e Legislativo.
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b.
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Legislativo, Executivo e Judiciário.
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c.
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Judiciário,
Legislativo e Executivo.
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d.
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Executivo,
Legislativo e Judiciário.
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|
e.
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Legislativo,
Judiciário e Executivo.
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Pergunta 7
Na LDB 9.394/96 em seu Título III
– “Do direito à Educação e do Dever de Educar”, ele define a Educação como
dever do Estado. Assim, fica definido que a Educação Básica deverá atender as
crianças da seguinte forma:
I.
Educação Infantil: atendimento gratuito às crianças de zero a cinco anos (de
acordo com a legislação correlativa mais atualizada).
II.
Ensino Fundamental: obrigatório e gratuito nas escolas públicas (ou seja, caso
não haja vagas, o sistema é obrigado a criá-las para prover o atendimento nesta
faixa escolar, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria)
para alunos de 6 a 14 anos.
III.
Ensino Médio: progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade.
IV.
Educação Especial: atendimento especializado gratuito aos educandos com
necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino.
Assinale
a alternativa correta:
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a.
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Apenas
as alternativas I, III e IV estão corretas.
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b.
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Apenas
as alternativas I e II estão corretas.
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c.
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Apenas
as alternativas II e IV estão corretas.
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d.
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Apenas
as alternativas II e III estão corretas.
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e.
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Todas as alternativas estão corretas.
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Pergunta 8
Perante a LDB 9.394/96 a Educação
Infantil é a primeira etapa da educação básica e tem como finalidade o
desenvolvimento integral da criança. Sendo:
I.
Até seis anos de idade em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e
social, complementando a ação da família e da comunidade.
II.
É oferecida em creches para crianças de 0 até 3 anos e em pré-escolas para
crianças de 4 a 5 anos.
III.
Nesta etapa há obrigatoriedade de cumprir a carga horária mínima anual de 800
horas distribuídas nos 200 dias letivos, assim como há avaliação com objetivo
de promoção.
IV.
A avaliação na educação infantil destina-se ao acompanhamento e registro do
desenvolvimento da criança, sendo obrigatória.
Assinale
a alternativa correta.
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a.
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As
alternativas I, III e IV estão corretas.
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b.
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As
alternativas I, II e III estão corretas.
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c.
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As
alternativas II e IV estão corretas.
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d.
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As alternativas I e II estão corretas.
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e.
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As
alternativas III e IV estão corretas.
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Pergunta 9
A partir do surgimento de uma ideia
para se efetuar uma lei até que esta passe a vigorar verdadeiramente no país,
passa-se por etapas de um processo grande. Quais são as etapas deste processo?
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a.
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Iniciativa, discussão, votação, sanção.
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b.
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Discussão,
iniciativa, sanção e votação.
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c.
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Iniciativa,
votação, discussão e votação.
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|
d.
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Votação,
iniciativa, discussão, sanção.
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|
e.
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Sanção,
votação, iniciativa, discussão.
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Pergunta 10
Na Lei 4.024/61, foi estabelecida a
seguinte estrutura para o ensino:
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a.
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Primário,
não obrigatório; Ginásio, obrigatório e gratuito; Colegial, obrigatório; e
Superior, gratuito.
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b.
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Primário, obrigatório e gratuito; Ginásio, não
obrigatório e gratuito; Colegial, subdividido em Clássico e Científico, não
obrigatório e Superior, não obrigatório.
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c.
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Primário,
obrigatório; Secundário, obrigatório; Colegial, obrigatório; e Superior,
obrigatório.
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|
d.
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Primário,
obrigatório; Secundário, obrigatório; Terciário, não obrigatório.
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|
e.
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Primário,
obrigatório; Ginásio, obrigatório; Terciário e Colegial, não obrigatórios e
Superior, obrigatório.
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