quinta-feira, 14 de abril de 2016

MODELO DE PCC - PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

Ola.

     Nesta Postagem vou colocar como estou desenvolvendo o PCC. Mas quero deixar claro que está é a forma que "eu" estou realizando, não sei dizer se está é a forma correta, pois não encontrei nenhum parâmetro para comparar.
     Já postei 2 trabalhos utilizando este esboço e ambos foram aceitos pela universidade.
Espero que aproveitem.




UNIP INTERATIVA UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE HISTÓRIA







Aluno Fulano de Tal
RA 0000000








PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (PCC) - HISTÓRIA

















POLO
CIDADE
ANO


(quebra de pagina 1)



ALUNO FULANO DE TAL
RA: 000000












PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR HISTÓRIA
COMUNIÇÃO E AS TEORIAS SOCIAIS NA ELABORAÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE OS HOMENS E SEU MEIO

(***O tema assina foi tirado do próprio site da Unip na parte em que fala sobre o PCC do semestre)

Passo A Passo: Conteúdos Acadêmicos →Historia→ Prática Como Componente Curricular PCC→ Turma→ Planilha PCC → Semestre











(quebra de pagina 2)






Sumário


















 (quebra de pagina 3)

 




1 – INTRODUÇÃO

                (***FAÇA UM PEQUENO RESUMO SOBRE O TEMA QUE VOCÊ IRÁ ABORDAR)
O objetivo do trabalho é, através dos artigos escolhidos, fazer uma reflexão sobre os diferentes temas abordados no semestre e elaborar uma discussão teórica sobre os usos da comunicação e das teorias sociais na elaboração das relações entre os homens e seu meio, nos diferentes recortes históricos.
           

2 – FICHAMENTO (***Levantamento bibliográfico no site www.scielo.br, você procura os temas de acordo com as matérias do semestre, escolhe uma ou mais, faz um resumo e coloca no trabalho, importante anotar os autores e o link da pagina para usar na bibliografia).
Exemplo:

2.1 Comunicação e expressão

SANTOS, Gilberto Lacerda dos. Ensinar e aprender no meio virtual: rompendo paradigmas. Educ. Pesqui. [online]. 2011, vol.37, n.2, pp. 307-320. ISSN 1517-9702.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022011000200007.
Este texto relata os resultados de uma pesquisa de síntese desenvolvida no período entre 2004 e 2008, a partir de 13 dissertações de mestrado acadêmico e profissionalizante, com o objetivo de discutir a sala de aula virtual. Mais precisamente, o texto procura configurar a crise paradigmática em torno da ruptura entre a sala de aula presencial e a sala de aula virtual, tendo em vista a emergência da sociedade da informação, por meio de dados empíricos coletados pelos 13 mestrandos participantes da pesquisa longitudinal financiada pelo CNPq, pela FAPDF e pela FENADESP. Na primeira parte, há uma introdução geral ao tema e à problemática de pesquisa que deram origem à investigação meta-analítica ou de síntese aqui desenvolvida, configurada por quatro questões: 1) quais são os novos formatos para a sala de aula virtual?; 2) quais estratégias pedagógicas mostram-se adequadas para nortear o trabalho docente na sala de aula virtual?; 3) quais materiais didáticos inovadores são condizentes com o trabalho docente na sala de aula virtual?; 4) quais novos papéis docentes surgem no contexto da sala de aula virtual? Logo em seguida, há uma descrição sucinta da abordagem metodológica adotada para subsidiar nosso esforço investigativo em busca de respostas às questões de pesquisa anunciadas. A terceira parte consiste em um quadro teórico, igualmente sucinto, acerca do conceito de sala de aula virtual. No item seguinte, há a discussão de cada questão à luz dos resultados alcançados nas 13 dissertações de mestrado analisadas. Por fim, são elaboradas algumas conclusões finais, as quais apontam e discutem certos elementos definidores da sala de aula virtual que configuram a referida crise paradigmática.
Palavras-chave : Sala de aula virtual; Novas tecnologias de informação; Comunicação e expressão; Escola; Moodle.

 

2.2 Ciências Sociais

ENRIQUEZ, Eugène. Psicanálise e ciências sociais. Ágora (Rio J.)[online]. 2005, vol.8, n.2, pp. 153-174. ISSN 1516-1498.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-14982005000200001.
Este artigo busca apreciar as relações entre a psicanálise e as ciências sociais com um olhar crítico sobre os avanços referentes ao campo de estudos psicanalíticos ligado ao social, bem como aos estudos sociológicos permeados por um referencial psicanalítico, desde Freud até hoje em dia. O artigo se calca principalmente na defesa da abordagem psicanalítica no plano social, mostrando que não se trata de um uso inadequado da psicanálise, mas sim do fato de não ser possível pensar numa psicanálise fora daquele plano, uma vez que a constituição do sujeito se faz justamente pela entrada no social.
Palavras-chave : Psicanálise; ciências sociais; Freud.

2.3 Psicologia do Desenvolvimento/ Aprendizagem

...

2.4 Brasil Colônia

...

2.5 História Antiga e Medieval

...

...

3 – REFLEXÕES (***reflita sobre o tema do trabalho comunicação e as teorias sociais na elaboração das relações entre os homens e seu meio)

            Ao longo dos tempos, a comunicação evoluiu paralelamente com a evolução do homem, desde os primórdios da sua existência, até aos dias de hoje.
            As primeiras formas humanas eram quase isentas de um meio de comunicação, limitavam-se a imitar os sons que a natureza lhes transmitia. Com a evolução, a forma de comunicar também evoluiu. A Humanidade teve a necessidade de se exprimir nas mais diversas formas visual, gestual, verbal e começou a criar algumas palavras.
           


4 – CONCLUSÃO (***conclua sobre o tema do trabalho comunicação e as teorias sociais na elaboração das relações entre os homens e seu meio)

            A comunicação foi e continua a ser o elo mais importante da evolução humana, fez o grande diferencial entre o ontem e o hoje. É a mola propulsora entre o hoje e o amanhã, e será uma grande força contributiva de um futuro bem próximo.
            A fala é característica do grupo social, ao qual o homem pertence, dá ao ser humano a possibilidade de se expressar, transmitir ideias, sentimentos e emoções. E é evolutivo, ou seja......

SANTOS, Gilberto Lacerda dos. Ensinar e aprender no meio virtual: rompendo paradigmas. Educ. Pesqui. [online]. 2011, vol.37, n.2, pp. 307-320. ISSN 1517-9702.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022011000200007. Acessado em 21 de setembro de 2015.

ENRIQUEZ, Eugène. Psicanálise e ciências sociais. Ágora (Rio J.) [online]. 2005, vol.8, n.2, pp. 153-174. ISSN 1516-1498.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-14982005000200001. Acessado em 21 de setembro de 2015.

52 comentários:

  1. Marli, muito obrigada, estava com dúvidas quanto
    a elaboração do PCC. Agora vou escolher o tema
    e iniciar a pesquisa.

    Abraços

    Socorro Leal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Comunicação é essencial ao ser humano, a forma de relações na educação com a diversidade das modalidades das práticas de Ensino com a chegada da Tecnologia, contribuem muito com as relações sociais entre Professores e Açunos

      Excluir
    2. Pode enviar o PCC TUDO JUNTO?
      OU ENVIA SEPARADO CADA DISCIPLINA?

      Excluir
    3. Pode enviar o PCC TUDO JUNTO?
      OU ENVIA SEPARADO CADA DISCIPLINA?

      Excluir
    4. Pode enviar o PCC TUDO JUNTO?
      OU ENVIA SEPARADO CADA DISCIPLINA?

      Excluir
  2. Eu também estou com muitas dúvidas sobre o trabalho e não consegui fazer o do semestre passado. Ligo para a central eles dizem uma coisa, ligo pro polo eles falam outra, fica complicado... Fica aqui registrado o meu agradecimento, acredito que foi de grande valia o seu modelo, muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tambem estou no mesmo barco que o seu. ligo na central falam uma coisa, ligo no polo falam outra e no final tentei fazer e nao foi aceito estou quase ficando louca

      Excluir
    2. Isso mesmo,cada vez que ligo pra tutoria me dão uma orientação diferente, fico perdida kkkk

      Excluir
    3. Envie na área do atendimento que tem lá no AVA e faça conforme eles lá falarem para fazer,fiz dessa forma e deu certo depois de 4 dps por causa da bagunça do polo kkkk

      Excluir
  3. Muito Obrigada essa pagina esta me ajudando muito :)

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde.
    O levantamento bibliográfico tem que ser referente a todas as disciplinas, ou dentre todas posso escolher duas ou mais?
    Desde já, obrigado.
    Estava com muita dificuldade pois não havia referência alguma e o site da scielo é bem confuso, ao meu ver.
    Grato.

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Ola, faça o logan na sua pagina do curso, entra em comunidades - HISTORIA- NA LATERAL ESQUERDA - ATIVIDADE COMPLEMENTAR - ORIENTAÇÃO - Acesse o sistema de postagem das Atividades Complementares.

      Excluir
  6. Muuuuito obrigada! O meu é de artes visuais , mas o que me interessava mesmo era o formato, valeu mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Ola boa noite! Estou desenvolvendo o PCC do ultimo semestre de historia e notei que na atividade não pede levantamento bibliografico como nos semestres anteriores, pede apenas um relatorio reflexivo. Você teria um modelo desse relatório ou orientação de como realizá-lo.
    No aguardo, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que vi no site o PCC é referente a : Ditadura Militar e
      a História do Brasil, cidadania e os usos de imagens no ensino da História.
      Faça uma pesquisa sobre o assunto depois faça um resumo e por fim uma reflexão sobre o tema, usando suas palavras e seu ponto de vista.
      Acredito que desta forma ira conseguir a validação do seu trabalho.
      OBS: isto é apenas uma instrução de como ''eu'' daria andamento a esta fase do PCC, não posso garantir que é aforma correta.

      Excluir
    2. Patricia Nascimento vc consegui fazer o seu Pcc foi validado.

      Excluir
    3. Bom dia, sim todos foram aprovados.

      Excluir
  8. Marli,parabéns,seu blog é de muita ajuda,para quem faz História,eu estou no terceiro periodo,mas meu PCC está atrasado,não por culpa minha.mas por falta de informação,não houve aviso e mudaram a partir de 2016,cada matéria tem de ser enviada separadamente,no primeiro semestre ainda aceitaram,no segundo perguntei a tutora como enviaria,ela disse era arquivo unico com todas.mas após a correção me deu apenas 14 horas de 64,se os tutores locais não ficaram sabendo da mudança e nós Jose Olinto

    ResponderExcluir
  9. Ola, boa tarde.
    Infelizmente ainda não consigo passar informações referente a mudança, pois vou começar meu PCC deste semente agora. Mas pelo que vi no site a mudança do PCC por matéria é apenas para alunos que ingressou em 2016, como sou aluna de 2015 vou continuar a fazer o PCC da forma que postei o modelo, apenas o ultimo semestre que muda um pouco, conforme resposta já postada acima.

    ResponderExcluir
  10. A partir de qual semestre o PCC é solicitado? Vejo que estamos chegando ao fim do semestre e eu q curso o primeiro de sociologia, não tenho nenhuma referencia de entrega no calendário. Alguem me esclarece por favor?

    ResponderExcluir
  11. Marli... você é "o cara". Fera. Muito bom.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde Marli sou do curso de história e estou no 4º semestre, eu não fiz dos outros semestre o PCC. Pois veio agora para fazer, pergunta tenho que fazer todos juntos desde o primeiro semestre e posta todos juntos no menso trabalho. Agradeço desde já pela atenção, e parabéns, você esta ajudando muita gente, pois já acompanho você há alguns meses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola vc fez seu trabalho? como fez? aconteceu o mesmo comigo e não sei o que fazer

      Excluir
    2. Bom dia,Trabalho com desenvolvimento de trabalhos académicos, se precisar de ajuda segue meu email trabalho.escolar.acadêmico@gmail.com

      Excluir
  13. Muito obrigada mesmo,estava com muitas duvidas.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde ! Tenho que fazer um trabalho de PCC não sei como fazer alguém pode me ajudar!
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, trabalho com desenvolvimento de trabalhos académicos, se precisar de ajuda segue meu email trabalho.escolar.acadêmico@gmail.com

      Excluir
  15. A Professora de Psicologia que pediu para fazer
    Estou no terceiro período

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trabalho com desenvolvimento de trabalhos académicos, se precisar de ajuda segue meu email trabalho.escolar.acadêmico@gmail.com

      Excluir
    2. Boa noite.
      gostaria muito de ajuda

      Excluir
  16. Boa noite,sou do curso de Pedagogía gostaria de orientaçao para fazer o PCC de história da Educaçao, podem me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trabalho com desenvolvimento de trabalhos académicos, se precisar de ajuda segue meu email trabalho.escolar.acadêmico@gmail.com

      Excluir
  17. Ola estou com uma dúvida, percebi que no fichamento você colocou o resumo feito pelos próprios autores dos artigos que selecionou, isso não tem problema? Sei que a Unip pediu o Levantamento bibliográfico no site www.scielo.br sobre os diferentes temas abordados no semestre. Só não entendi se postou desse jeito mesmo ou se fez o seu próprio resumo dos artigos.
    Me ajuda a tirar essa dúvida, por favor, porque talvez me poupe esforço. Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O resumo dos autores é apenas um exemplo... Vc tem que desenvolver com suas palavras senão é considerado plágio. Deve desenvolver uma escrita em cima do conteúdo acadêmico que escolher e acrescentar no trabalho citações e referências do autor

      Excluir
    2. valeu pelo retorno, vou fazer isso então

      Excluir
  18. Tenho todos os PCCs de História-unip para os alunos que formam este ano. Negocio! samuel.ufpa.letras@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. PCC - HISTÓRIA-UNIP 2020
    samuel.ufpa.letras@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Não entendo qual é a imagem que deve ser postada junto ao pcc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola, a imagem é uma foto sua realizando as atividades mencionadas no pcc.

      Excluir
  21. Bom dia vc pode me ajudar eu não sei como começar

    ResponderExcluir
  22. É tira uma duvida minha é o tema que esta no pcc é eu tenho que encontra a onde eu tenho que pesquisar ou está no portal da unip

    ResponderExcluir
  23. Boa Noite o material de pesquisa geralmente são conteúdos vistos durante semestres ou disponibilizados pela faculdade, no entanto vc pode usar como referência o portal da Scielo acadêmico .
    Quanto em como realizar o trabalho, vc deve definir os conteúdos de pesquisa e através das leituras vc desenvolve uma escrita como um mini TCC, com introdução, embasamento teórico, desenvolvimento argumentativos / dissertativo, com conclusão

    ResponderExcluir
  24. Olá boa noite !Estou com muita dificuldade de fazer o PCC, justamente porque não sei onde , se encontra o tema/conteúdo para esboçar e desenvolver. Onde encontro esse conteúdo?? em que parte consta no ava. Ainda não fiz o meu desse semestre e já está acabando o prazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, vc pode encontrar o tema na biblioteca virtual da sua faculdade ou no portal Scielo acadêmico ou pode entrar em contato direto comigo para mais detalhes.

      Excluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Bom dia, tenho muitas dúvidas sobre o PCC ,estou cursando o 1 semestre de História ,mas vou realizar no TCC as disciplinas do segundo porque comecei agora em Agosto, como estou a 28 anos sem estudar n]ao sei por onde começar, pois não fala sobre a estrutura do texto o corpo como é pra ser desenvolvido, se é como um TCC, se realizo uma disciplina de cada semestre por vez, e postado um por vez, ou é pra fazer um trabalho com todas juntas....Se é apenas um relatório com o que se pede a imagem é como? nossa estou perdida ,será que alguém pode me ajudar??

    ResponderExcluir