QUESTIONÁRIO
DIDÁTICA GERAL
Pergunta 1
1.
Qual
a principal função do professor?
|
a.
|
Dar
aula dentro das escolas.
|
|
b.
|
É promover a aprendizagem do aluno.
Não se pode dizer que ensinou se o aluno não aprendeu efetivamente.
|
|
c.
|
Preencher
o quadro docente das instituições de ensino.
|
|
d.
|
Atender
as ordens dadas pelo coordenador pedagógico e o diretor da instituição.
|
|
e.
|
Fazer
parte das funções socialmente determinadas.
|
Pergunta 2
1.
A
Educação acontece apenas na escola?
|
a.
|
Sim,
pois se trata de um processo formal.
|
|
b.
|
Sim,
pois é semelhante à moral e aos bons costumes.
|
|
c.
|
Não,
pois os bons modos, adquiridos no contato com a família, também são chamados
de educação.
|
|
d.
|
Não, pois está presente em tudo,
confundindo-se com a cultura, pois é um fenômeno e um processo social. Ocorre
também nas escolas, mas está em tudo.
|
|
e.
|
Não,
pois surge do amor dos pais, pela dedicação em cuidar de seus filhos.
|
Pergunta 3
1.
Complete
a frase abaixo:
O
único fato irrefutável é que seria leviano um professor não conhecer:
|
a.
|
O
que funcionava em dois momentos: ditado: momento que ditava o texto e a
correção: momento que ele corrigia o aluno.
|
|
b.
|
O
que era, basicamente, um modelo na lousa e os alunos prestando atenção à explicação
do professor.
|
|
c.
|
Como
funcionou adequadamente naquele momento histórico tudo o que vigora hoje.
|
|
d.
|
Cientificamente, como uma criança
aprende e se desenvolver. Seria como tentar fazer um bolo sem saber como e
nem com quais ingredientes.
|
|
e.
|
Como
uma espécie de pedagogia dos projetos acontece. Muito moderno para aquele
momento histórico.
|
Pergunta 4
1.
O
que significa dizer que estamos atuando pedagogicamente?
|
a.
|
Significa
dizer que a instrução está ligada aos papéis que vem junto com alguns
produtos que compramos, pedagogicamente quando temos um professor para
ensinar, para não termos de aprender sozinhos.
|
|
b.
|
Significa que estamos preocupados com
um posicionamento educativo, estruturando nossas ações para que se formem
pessoas aptas para a vida em sociedade, em sua total dimensão.
|
|
c.
|
Significa
que tudo isso é ligado a todas as situações que precisamos para pedir maiores
informações, pois somente com elas estaremos instruídos. É aquilo que fazem
os pais, nos primeiros anos de vida de seus filhos.
|
|
d.
|
Significa
uma espécie de manual inventado por algum sujeito que o elabora, na
perspectiva de favorecer o uso de determinados aparelhos eletrônicos. É
semelhante à educação, pois ensinar é o mesmo que educar.
|
|
e.
|
Significa
o mesmo que comando, é a ação de proporcionar a alguém uma capacidade
elementar de pensamento e linguagem.
|
Pergunta 5
1.
O
que é Pedagogia?
|
a.
|
É
a estruturação dos dados da realidade nos conhecimentos disponíveis do
sujeito, é um processo pelo qual as ideias, todas as pessoas, a variabilidade
de costumes são incorporadas à atividade do sujeito.
|
|
b.
|
É a ciência que estuda a Educação,
preocupada em investigar tudo o que envolve o fenômeno educativo, desde os
fundamentos, as condições e as maneiras mais apropriadas de realizar a
instrução e o ensino, além dos princípios filosóficos, as ciências que
interferem etc.
|
|
c.
|
É
a superação de expectativas, nada mais é do que uma forma de motivação.
|
|
d.
|
É
todo o conhecimento adquirido por meio das escolas.
|
|
e.
|
É
somente um curso de nível superior, de licenciatura.
|
Pergunta 6
1.
Para
instruir e ensinar, do que o professor necessita?
|
a.
|
Necessita
chegar a pensar abstratamente, da mesma forma como fazem os filósofos da
antiguidade.
|
|
b.
|
Necessita
conseguir escrever livros sobre filosofia, utilizando as teorias que cuidam
dos bons modos e do respeito ao próximo.
|
|
c.
|
Necessita
chamar atenção das autoridades para as atrocidades que acontecem diariamente,
como os casos de estupro, roubo e crime organizado.
|
|
d.
|
Necessita
poder pensar na utilidade da criação teórico-prática, como faziam os
filósofos da Idade Média.
|
|
e.
|
Necessita não somente da preparação
que recebe como professor licenciado, mas aquela que garanta uma busca
constante de conhecimento, com muita leitura e estudo.
|
Pergunta 7
1.
Para
que fins uma escola “unitária” serviria?
|
a.
|
Serviria
apenas como um fator sociologicamente relevante.
|
|
b.
|
Como
uma relação de desigualdade material e profissional. Dentro das escolas não
tem maiores interesses sobre isso.
|
|
c.
|
Para que todos, sem discriminar de
qualquer forma, possam ter acesso a uma escolarização de qualidade e capaz de
dar todas as condições formativas à população em geral.
|
|
d.
|
Para
que a relação seja proporcional na falta de uma teoria sociocomportamental.
|
|
e.
|
Para
que não exista um estudo sobre isso. Ainda é muito difícil esse tipo de
discussão por falta de material teórico.
|
Pergunta 8
1.
Saviani
(2003) chama de teorias crítico-reprodutivistas o que Libâneo (1985) chamou de
educação como reprodução. Por que são assim chamadas?
|
a.
|
Porque
estabeleceu o que as crianças deveriam aprender.
|
|
b.
|
Por
ter estabelecido inúmeros passos, dentre eles a retórica.
|
|
c.
|
Porque não apresentam uma proposta
prática, apenas se limitam a criticar sociologicamente toda a formação da
reprodução social de classes, a ausência de uma democracia.
|
|
d.
|
Por
indicar como motivar os alunos pela palavra.
|
|
e.
|
Por
direcionar a maneira de trabalhar psicologicamente com os alunos.
|
Pergunta 9
1.
Saviani
(2003) chama de teorias não críticas o que Libâneo (1985) chama de?
|
a.
|
Incorporação
dos dados da realidade nos esquemas disponíveis no sujeito.
|
|
b.
|
Tendências
de exacerbação da realidade.
|
|
c.
|
Fase
de interiorização na escola.
|
|
d.
|
Tudo
o que se acumula e o que se aprende.
|
|
e.
|
Tendências liberais de educação ou
educação como redenção.
|
Pergunta 10
1.
Saviani
(2003) chamou de teorias críticas da educação e Libâneo (1985) as denominou de
educação como transformação da sociedade ou progressistas. O que elas são
exatamente?
|
a.
|
São
formas de estabelecer o que as crianças deveriam aprender.
|
|
b.
|
São
tudo o que indica os inúmeros passos a serem percorridos pela educação,
dentre eles a retórica.
|
|
c.
|
São
todas as maneiras pelas quais se diz como os quatro passos devem ser
seguidos: clareza (apresentação), associação, sistematização e o método
(aplicação e exercícios).
|
|
d.
|
Uma espécie de junção das concepções
anteriores a ela, por serem críticas, mas não reprodutivistas por que
apresentam uma proposta efetiva; como também práticas, como as liberais, sem
serem ingênuas como tais.
|
|
e.
|
São
absolutamente tudo que indica sobre quais as maneiras de trabalhar
psicologicamente com os alunos.
|
desenvolver coisas simplificadas
ResponderExcluirObrigado, seu blog foi muito util.
ResponderExcluirShow de bola
ResponderExcluirMuito obrigado vc me ajudou muito
ResponderExcluirSuper útil . Obrigada
ResponderExcluir