sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

QUESTIONÁRIO LIBRAS I

Nas questões que seguem, assinale V para verdadeiro e F para falso. Os defensores da teoria crítica defendem diferentes atuações e situações, tendo por objetivo:

Fortalecer o poder da escola para evitar a transgressão das práticas educativas vigente e impedir os avanços do multiculturalismo;

Aceitar as diversidades existentes visando promover a integração;

 

Fortalecer o poder das minorias excluídas pela sociedade;

 

Reformular os métodos de ensino utilizados na teoria tradicional/moderna para evitar a evasão e o fracasso escolar dos alunos;

 

A resposta correta é: Fortalecer o poder da escola para evitar a transgressão das práticas educativas vigente e impedir os avanços do multiculturalismo; → Falso, Aceitar as diversidades existentes visando promover a integração; → Verdadeiro, Fortalecer o poder das minorias excluídas pela sociedade; → Verdadeiro, Reformular os métodos de ensino utilizados na teoria tradicional/moderna para evitar a evasão e o fracasso escolar dos alunos; → Falso.

Questão 2

Uma proposta pedagógica e de uma didática visual, incluindo atividades artísticas, tem por objetivo:

Tendo por base a afirmação acima, nas questões que segue assinale V para verdadeiro e F para falso.

Possibilitar ao surdo a capacidade de resgatar e produzir os potenciais criativos e críticos;

 

Possibilitar ao surdo o desenvolvimento e a apropriação da língua de sinais;

 

Possibilitar a integração e socialização do surdo;

 

Possibilitar ao surdo perceber sua capacidade de se expressar verbalmente;

 

Possibilitar ao surdo a capacidade de interagir com os ouvintes por meio da fala;

 

.

A resposta correta é: Possibilitar ao surdo a capacidade de resgatar e produzir os potenciais criativos e críticos; → Verdadeiro, Possibilitar ao surdo o desenvolvimento e a apropriação da língua de sinais; → Verdadeiro, Possibilitar a integração e socialização do surdo; → Verdadeiro, Possibilitar ao surdo perceber sua capacidade de se expressar verbalmente; → Falso, Possibilitar ao surdo a capacidade de interagir com os ouvintes por meio da fala; → Falso.

 

Com relação ao aluno, em Didática magna, nas questões a seguir, marque V para verdadeiro e F para falso:

É identificado como ator dependendo da didática usada pelo professor;

 

É identificado como ator, incapaz de pensar por si mesmo;

 

É identificado como mero espectador;

 

É identificado como ator, capaz de pensar por si mesmo, destacando o pensamento e o estabelecimento de conceitos pedagógicos pertinentes a uma mudança da escola;

 

A resposta correta é: É identificado como ator dependendo da didática usada pelo professor; → Falso, É identificado como ator, incapaz de pensar por si mesmo; → Falso, É identificado como mero espectador; → Falso, É identificado como ator, capaz de pensar por si mesmo, destacando o pensamento e o estabelecimento de conceitos pedagógicos pertinentes a uma mudança da escola; → Verdadeiro.

Nas questões que segue, assinale V para verdadeiro e F para falso. Na concepção apresentada por Ghiraldelli Júnior, didática e:

a organização e otimização de processos de ensino e aprendizagem;

 

a organização e otimização de processos de elaboração de material a ser usado na aula pelo professor;

 

o jeito surdo de ensinar e de aprender;

 

a arte de ensinar;

 

estratégias e técnicas de ensino;

 

conjunto de atitudes, comportamentos e valores do aluno;

 

A resposta correta é: a organização e otimização de processos de ensino e aprendizagem; → Verdadeiro, a organização e otimização de processos de elaboração de material a ser usado na aula pelo professor; → Falso, o jeito surdo de ensinar e de aprender; → Falso, a arte de ensinar; → Verdadeiro, estratégias e técnicas de ensino; → Verdadeiro, conjunto de atitudes, comportamentos e valores do aluno; → Falso.

Com relação as mudanças na organização didática segundo Ghiraldelli Júnior, assinale V para verdadeiro e F para falso:

São decorrentes do modo como a família interfere no espaço escolar e na formação do professor;

 

São decorrentes do surgimento de elementos emergentes distintos à cada uma das teorias;

 

São decorrentes do modo como o professor concebe a prática como docente à cada uma das teorias;

 

São decorrentes do modo como os alunos se interrelacionam que revoluciona o ambiente escolar;

 

São decorrentes de mudanças internas (crenças e valores) externando-se de diferentes formas;

 

São decorrentes da comunicação alterada, que localizam alguns termos e não outros, nos discursos que se importam com a educação em determinados tempos e espaços;

 

A resposta correta é: São decorrentes do modo como a família interfere no espaço escolar e na formação do professor; → Falso, São decorrentes do surgimento de elementos emergentes distintos à cada uma das teorias; → Verdadeiro, São decorrentes do modo como o professor concebe a prática como docente à cada uma das teorias; → Falso, São decorrentes do modo como os alunos se interrelacionam que revoluciona o ambiente escolar; → Falso, São decorrentes de mudanças internas (crenças e valores) externando-se de diferentes formas; → Verdadeiro, São decorrentes da comunicação alterada, que localizam alguns termos e não outros, nos discursos que se importam com a educação em determinados tempos e espaços; → Verdadeiro.

 

Com relação a comunicação total – CT, assinale V para verdadeiro e F para falso:

Inicia-se a ruptura com o tradicionalismo e uma abertura para procedimentos didáticos peculiares aos surdos;

 

O uso da fala e do treinamento oral deixa de ser praticada pelos surdos nas escolas;

 

Os recursos visuais começam a fazer parte da didática do professor;

 

O uso da língua de sinais é permitido e é usada como língua de instrução;

 

A cultura surdo é um dos principais elementos que compõe o currículo;

 

.

A resposta correta é: Inicia-se a ruptura com o tradicionalismo e uma abertura para procedimentos didáticos peculiares aos surdos; → Verdadeiro, O uso da fala e do treinamento oral deixa de ser praticada pelos surdos nas escolas; → Falso, Os recursos visuais começam a fazer parte da didática do professor; → Verdadeiro, O uso da língua de sinais é permitido e é usada como língua de instrução; → Falso, A cultura surdo é um dos principais elementos que compõe o currículo; → Falso.

 

Conforme os estudos realizados na disciplina, a didática apresenta interface:

Escolha uma opção:

a. Com praticamente todas as disciplinas do contexto educacional.

b. Com as diferente disciplinas das áreas do saber, exceto física e matemática.

c. com todas as disciplinas, do ensino fundamental ao ensino médio dando prioridade à disciplina de Português. 

d. Apenas com a pedagogia e o currículo.

A resposta correta é: Com praticamente todas as disciplinas do contexto educacional.

Para transformar a realidade social dos alunos e possibilitar-lhes o desenvolvimento de identidade e cultura peculiar à sua condição, tornando-os sujeitos ativos de seu aprendizado e de sua história, operando maior interação entre teoria e prática e rompendo com os modelos pedagógicos tradicionais e modernos, cabe ao professor:

Escolha uma opção:

a. Recriar a pedagogia e colocar em prática a habilidade de elaborar o currículo;

b. Solicitar ao conselho pedagógico da escola que elabora currículo que condiz com a sua formação docente, considerando as suas limitações culturais;

c. Desafiar os alunos a se adaptarem as regras da escola;

d. Recriar o currículo e colocar em prática a arte de ensinar; 

A resposta correta é: Recriar o currículo e colocar em prática a arte de ensinar;

 

O direcionamento a um modelo e a objetividade do sujeito, são características da teoria:

Escolha uma opção:

a. Pós-moderna;

b. Crítica;

c. Tradicional/moderna;

d. Cultural; 

A resposta correta é: Tradicional/moderna;

 

Na teoria tradicional/moderna, a didática, a educação consiste em:

Escolha uma opção:

a. No aperfeiçoamento do sujeito para que ele desenvolva seus potenciais conforme as suas aptidões e interesses;

b. No aperfeiçoamento do sujeito por meio do uso de diferentes recursos considerando a sua cultura;

c. No aperfeiçoamento do sujeito, formando-o segundo um modelo, não permitindo que ele se forme na sua diferença;

d. Transmitir o conhecimento segundo as características peculiares de cada sujeito; 

 

A resposta correta é: No aperfeiçoamento do sujeito, formando-o segundo um modelo, não permitindo que ele se forme na sua diferença;

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário