Nas questões que
seguem, assinale V para verdadeiro e F para falso. Os defensores da teoria
crítica defendem diferentes atuações e situações, tendo por objetivo:
Fortalecer o poder da escola
para evitar a transgressão das práticas educativas vigente e impedir os
avanços do multiculturalismo; |
|
Aceitar as diversidades
existentes visando promover a integração; |
|
Fortalecer o poder das minorias
excluídas pela sociedade; |
|
Reformular os métodos de ensino
utilizados na teoria tradicional/moderna para evitar a evasão e o fracasso
escolar dos alunos; |
|
A resposta correta é: Fortalecer o poder da escola para evitar a
transgressão das práticas educativas vigente e impedir os avanços do
multiculturalismo; → Falso, Aceitar as diversidades existentes visando promover
a integração; → Verdadeiro, Fortalecer o poder das minorias excluídas pela
sociedade; → Verdadeiro, Reformular os métodos de ensino utilizados na teoria
tradicional/moderna para evitar a evasão e o fracasso escolar dos alunos; →
Falso.
Questão 2
Uma proposta pedagógica e de uma didática visual, incluindo atividades
artísticas, tem por objetivo:
Tendo por base a
afirmação acima, nas questões que segue assinale V para verdadeiro e F para
falso.
Possibilitar ao surdo a
capacidade de resgatar e produzir os potenciais criativos e críticos; |
|
Possibilitar ao surdo o
desenvolvimento e a apropriação da língua de sinais; |
|
Possibilitar a integração e
socialização do surdo; |
|
Possibilitar ao surdo perceber
sua capacidade de se expressar verbalmente; |
|
Possibilitar ao surdo a capacidade
de interagir com os ouvintes por meio da fala; |
|
.
A resposta correta é: Possibilitar ao surdo a capacidade de resgatar e
produzir os potenciais criativos e críticos; → Verdadeiro, Possibilitar ao
surdo o desenvolvimento e a apropriação da língua de sinais; → Verdadeiro,
Possibilitar a integração e socialização do surdo; → Verdadeiro, Possibilitar
ao surdo perceber sua capacidade de se expressar verbalmente; → Falso,
Possibilitar ao surdo a capacidade de interagir com os ouvintes por meio da
fala; → Falso.
Com relação ao
aluno, em Didática magna, nas questões a seguir, marque V para verdadeiro e F
para falso:
É identificado como ator
dependendo da didática usada pelo professor; |
|
É identificado como ator,
incapaz de pensar por si mesmo; |
|
É identificado como mero
espectador; |
|
É identificado como ator, capaz
de pensar por si mesmo, destacando o pensamento e o estabelecimento de
conceitos pedagógicos pertinentes a uma mudança da escola; |
|
A resposta correta é: É identificado como ator dependendo da didática
usada pelo professor; → Falso, É identificado como ator, incapaz de pensar por
si mesmo; → Falso, É identificado como mero espectador; → Falso, É identificado
como ator, capaz de pensar por si mesmo, destacando o pensamento e o
estabelecimento de conceitos pedagógicos pertinentes a uma mudança da escola; →
Verdadeiro.
Nas questões que
segue, assinale V para verdadeiro e F para falso. Na concepção apresentada por
Ghiraldelli Júnior, didática e:
a organização e otimização de
processos de ensino e aprendizagem; |
|
a organização e otimização de
processos de elaboração de material a ser usado na aula pelo professor; |
|
o jeito surdo de ensinar e de
aprender; |
|
a arte de ensinar; |
|
estratégias e técnicas de
ensino; |
|
conjunto de atitudes,
comportamentos e valores do aluno; |
|
A resposta correta é: a organização e otimização de processos de ensino
e aprendizagem; → Verdadeiro, a organização e otimização de processos de
elaboração de material a ser usado na aula pelo professor; → Falso, o jeito
surdo de ensinar e de aprender; → Falso, a arte de ensinar; → Verdadeiro,
estratégias e técnicas de ensino; → Verdadeiro, conjunto de atitudes,
comportamentos e valores do aluno; → Falso.
Com relação as
mudanças na organização didática segundo Ghiraldelli Júnior, assinale V para
verdadeiro e F para falso:
São decorrentes do modo como a
família interfere no espaço escolar e na formação do professor; |
|
São decorrentes do surgimento
de elementos emergentes distintos à cada uma das teorias; |
|
São decorrentes do modo como o
professor concebe a prática como docente à cada uma das teorias; |
|
São decorrentes do modo como os
alunos se interrelacionam que revoluciona o ambiente escolar; |
|
São decorrentes de mudanças
internas (crenças e valores) externando-se de diferentes formas; |
|
São decorrentes da comunicação
alterada, que localizam alguns termos e não outros, nos discursos que se
importam com a educação em determinados tempos e espaços; |
|
A resposta correta é: São decorrentes do modo como a família interfere
no espaço escolar e na formação do professor; → Falso, São decorrentes do
surgimento de elementos emergentes distintos à cada uma das teorias; →
Verdadeiro, São decorrentes do modo como o professor concebe a prática como
docente à cada uma das teorias; → Falso, São decorrentes do modo como os alunos
se interrelacionam que revoluciona o ambiente escolar; → Falso, São decorrentes
de mudanças internas (crenças e valores) externando-se de diferentes formas; →
Verdadeiro, São decorrentes da comunicação alterada, que localizam alguns
termos e não outros, nos discursos que se importam com a educação em
determinados tempos e espaços; → Verdadeiro.
Com relação a
comunicação total – CT, assinale V para verdadeiro e F para falso:
Inicia-se a ruptura com o
tradicionalismo e uma abertura para procedimentos didáticos peculiares aos
surdos; |
|
O uso da fala e do treinamento
oral deixa de ser praticada pelos surdos nas escolas; |
|
Os recursos visuais começam a
fazer parte da didática do professor; |
|
O uso da língua de sinais é
permitido e é usada como língua de instrução; |
|
A cultura surdo é um dos
principais elementos que compõe o currículo; |
|
.
A resposta correta é: Inicia-se a ruptura com o tradicionalismo e uma
abertura para procedimentos didáticos peculiares aos surdos; → Verdadeiro, O
uso da fala e do treinamento oral deixa de ser praticada pelos surdos nas
escolas; → Falso, Os recursos visuais começam a fazer parte da didática do
professor; → Verdadeiro, O uso da língua de sinais é permitido e é usada como
língua de instrução; → Falso, A cultura surdo é um dos principais elementos que
compõe o currículo; → Falso.
Conforme os estudos
realizados na disciplina, a didática apresenta interface:
Escolha uma opção:
a. Com
praticamente todas as disciplinas do contexto educacional.
b. Com as
diferente disciplinas das áreas do saber, exceto física e matemática.
c. com todas
as disciplinas, do ensino fundamental ao ensino médio dando prioridade à
disciplina de Português.
d. Apenas com
a pedagogia e o currículo.
A resposta correta é: Com praticamente todas as disciplinas do contexto
educacional.
Para transformar a
realidade social dos alunos e possibilitar-lhes o desenvolvimento de identidade
e cultura peculiar à sua condição, tornando-os sujeitos ativos de seu
aprendizado e de sua história, operando maior interação entre teoria e prática
e rompendo com os modelos pedagógicos tradicionais e modernos, cabe ao
professor:
Escolha uma opção:
a. Recriar a
pedagogia e colocar em prática a habilidade de elaborar o currículo;
b. Solicitar
ao conselho pedagógico da escola que elabora currículo que condiz com a sua
formação docente, considerando as suas limitações culturais;
c. Desafiar os
alunos a se adaptarem as regras da escola;
d. Recriar o
currículo e colocar em prática a arte de ensinar;
A resposta correta é: Recriar o currículo e colocar em prática a arte de
ensinar;
O direcionamento a
um modelo e a objetividade do sujeito, são características da teoria:
Escolha uma opção:
a. Pós-moderna;
b. Crítica;
c. Tradicional/moderna;
d. Cultural;
A resposta correta é: Tradicional/moderna;
Na teoria
tradicional/moderna, a didática, a educação consiste em:
Escolha uma opção:
a. No
aperfeiçoamento do sujeito para que ele desenvolva seus potenciais conforme as
suas aptidões e interesses;
b. No
aperfeiçoamento do sujeito por meio do uso de diferentes recursos considerando
a sua cultura;
c. No
aperfeiçoamento do sujeito, formando-o segundo um modelo, não permitindo que
ele se forme na sua diferença;
d. Transmitir
o conhecimento segundo as características peculiares de cada sujeito;
A resposta correta é: No aperfeiçoamento do sujeito, formando-o segundo
um modelo, não permitindo que ele se forme na sua diferença;
Nenhum comentário:
Postar um comentário