De acordo com
Bózoli e Silva (2013), com a promulgação da Lei de Libras e o Decreto nº
5626/05 que a regulamenta, a Libras:
c. é
reconhecida como língua natural de pessoas surdas e a língua portuguesa, na
modalidade escrita, é tida como sua segunda língua.
Sobre o SignWriting
assinale a alternativa INCORRETA, isto é que não corresponde ao a uma forma
gráfica de representação de línguas gestuais:
c. Para
adquirir signwriting não é imprescindível saber
libras: o seu funcionamento e as suas regras.
Leia as afirmativas
abaixo e identifique com (V) se forem Verdadeiras e (F) se forem Falsas:
A língua de sinais é um
patrimônio da comunidade surda, sendo um canal de comunicação somente entre
surdos. FALSA |
|
De
acordo com Stumpf (2004) o aprendizado da escrita de sinais favorece a
aprendizagem da modalidade escrita da língua portuguesa. VERDADEIRA |
|
As pesquisadoras Quadros e
Karnopp (2004) descrevem a libras como uma língua visual-espacial, ou seja, é
realizada no espaço com características visuais: as mãos, o corpo, os
movimentos e o espaço de sinalização. VERDADEIRA |
|
As línguas de sinais são
universais, pois são semelhantes para cada nação devido às suas culturas e
crenças. FALSA |
|
Identifique com V
ou F se as sentenças são Verdadeiras ou Falsas
A disciplina ‘Escrita de
Sinais’ é componente curricular que compõe a matriz curricular de todos os
cursos de graduação. FALSA |
|
No Brasil já há registros de
algumas publicações apresentando a escrita de sinais junto aos textos em
língua portuguesa. VERDADEIRA |
|
A língua natural é aquela que
aprendemos sem precisar de um ensino sistematizado, no caso da libras para
surdos, o aprendizado ocorre quando forem expostos à uma língua de
sinais na escola de surdos e/ou nas comunidades surdas. VERDADEIRA |
|
No Brasil, o uso da escrita de
sinais já se encontra na matriz curricular das escolas especializadas para
surdos. FALSA |
|
Assinale a
alternativa INCORRETA sobre letramento e alfabetização de surdos:
c. Para o
surdo usuário de libras, a escrita alfabética da língua portuguesa mantém
relação com os sinais que emprega em sua língua de sinais.
Para Bózoli e Silva
(2013), o aprendizado da escrita de sinais:
d. Pode representar
para os alunos surdos um recurso simbólico a mais para seu desenvolvimento
intelectual.
As pesquisadoras
Quadros e Karnopp descrevem a Libras como uma Língua visual-espacial, ou seja,
é realizada no espaço com as quais características visuais?
Escolha uma opção:
a. As mãos, o
corpo, os movimentos e o espaço de sinalização.
De acordo
com Quadros (2000), os conceitos de Bilinguismo, Multiculturalismo, Identidade
e LSB são definidos como:
I -
Bilinguismo – está
relacionado às línguas envolvidas no cotidiano dos Surdos, ou seja, a língua de
sinais brasileira (LSB) e o português no contexto mais comum do Brasil;
II -
Multiculturalismo - está relacionado ao reconhecimento das culturas, com suas semelhanças e
diferenças comuns existentes entre a forma de ser, agir e pensar das pessoas
surdas e das pessoas ouvintes da comunidade brasileira;
III -
Identidade/ cultura surda - envolve o incentivo da formação e preservação da identidade surda
através do reconhecimento e valorização da comunidade surda e produção cultural
específica;
IV - LSB
- língua
de sinais brasileira, língua que é o meio e o fim da interação
social, cultural e científica da comunidade surda brasileira.
Estão corretos os conceitos:
Escolha
uma opção:
a. Todos estão
corretos
Assinale a alternativa correta
para o processo de alfabetização dos estudantes surdos de acordo com Quadros
(2000):
c. Alfabetização de crianças
surdas deve acontecer na LSB, a língua que deve ser usada na escola para
aquisição da língua, para aprender através dessa língua e para aprender sobre a
língua.
Leia as afirmativas abaixo sobre
os Estágios de aquisição da língua de sinais por volta dos 2 anos de idade e
identifique com (V) se forem Verdadeiras e (F) se forem Falsas:
Por volta dos 2 anos de idade,
as crianças não conseguem realizar simples combinações de sinais expressando
fato relacionados com o interesse imediato, com o “aqui" e
o" agora". FALSA |
|
Por volta dos 2 anos de idade,
as crianças estão produzindo sinais usando um número restrito de
configurações de mão (sugere-se que tal número corresponda a sete
configurações de mão). VERDADEIRA |
|
Por volta dos 2 anos de idade,
as crianças começam a marcar sentenças interrogativas com expressões faciais
concomitantes com o uso de itens lexicais para expressar sentenças
interrogativas (QUEM, O QUE e ONDE). VERDADEIRA |
|
Por volta dos 2 anos de idade,
as crianças começam a introduzir “classificadores” em seus vocabulários.
VERDADEIRA |
|
Assinale a
alternativa INCORRETA sobre o registro de produções na alfabetização
de surdos:
Escolha
uma opção:
a. Incentivar a produção da
língua portuguesa em sua modalidade escrita e oral dos alunos surdos.
Para Quadros (2000):
d. O sistema de escrita de
sinais é uma porta que se abre no processo de alfabetização de crianças surdas
que dominam a língua de sinais utilizada no país.
Identifique com V ou F se as
sentenças são Verdadeiras ou Falsas sobre o processo educacional de estudantes
surdos:
Exploração das diferentes funções
do apontar VERDADEIRO |
|
Exploração da orientação da
mão. VERDADEIRO |
|
Exploração da produção
artística em sinais usando todos os recursos. Sintáticos, morfológicos,
fonológicos e semânticos próprios da LSB. VERDADEIRO |
|
Exploração da configuração de
mão associando à oralidade. FALSO |
|
Segundo Quadros (2000) qual dos
objetivos pedagógicos citados abaixo não favorece o aprendizado da escrita de
sinais? Assinale a alternativa INCORRETA.
d. Explorar a comunicação
oral espontânea
Assinale certo (C) ou errado (E):
os estudos realizados por Leland McCleary e Evani Viotti consideram que:
Apesar de as línguas
sinalizadas já estarem sendo estudadas por linguistas por quase meio século,
o problema de sua transcrição continua sendo um desafio sem solução clara.
CERTO |
|
Considera-se que não é de
extrema utilidade para o analista poder representar a língua objeto de estudo
de forma fixa e simplificada. ERRADO |
|
Todas as línguas de sinais têm
um sistema de escrita largamente aceito e reconhecido e serve como base de
uma transcrição própria. ERRADO |
|
Leia as sentenças atentamente e
indique na ordem qual é verdadeira e qual é falsa a respeito do que Pereira e
Nakasato (2002) consideram sobre o trecho de transcrição de narrativa:
Nas explicações “expressão
facial de pergunta/de concordância/de entender/de atenção”, não está claro se
cada descrição se refere a um determinado conjunto convencionado de traços
faciais (por exemplo, cabeça erguida, sobrancelhas franzidas etc.), ou se a
denominação indica a interpretação global e intuitiva da expressão dentro do
contexto. VERDADEIRO |
|
Isso não acarreta consequências
para a análise, já que fenômenos importantes para uma análise textual, como
repetições, paralelismos estruturais e subordinação, podem passar
despercebidos. FALSO |
|
Outro problema é a sobreposição
de descrição e interpretação. VERDADEIRO |
|
Um dos problemas que se percebe
é a dificuldade de se identificarem possíveis segmentos de discurso (frases
ou orações), pelo fato de os sinais manuais serem apresentados linearmente,
intercalados por comentários. VERDADEIRO |
|
Segundo Leland McCleary e Evani
Viotti, mesmo nos casos mais simples, quando é usada para representar sentenças
eliciadas isoladamente, a transcrição por glosas apresenta alguns
inconvenientes que os pesquisadores desejariam evitar. Assinale a alternativa
que indica corretamente quais considerações registradas pelos pesquisadores são
corretas (C) e quais são erradas (E):
Uma facilidade é a padronização
do nome do sinal; muitas vezes, ao se atribuir nome ao sinal, a tendência é a
de se traduzir o sinal com base no sentido dominante no contexto específico
sendo transcrito. ERRADO |
|
Não existência de fatores que
possam fazer com que os sinais sejam realizados de maneira diferente da forma
mais conhecida, como, por exemplo, variação regional e microrregional,
ocorrência de processos fonológicos e sinonímia. ERRADO |
|
Precipitado o uso de indicações
com valor gramatical para marcações não-manuais, como de tópico,
interrogação, ou negação, pois podem ocultar algumas diferenças sutis na
produção das marcações não-manuais, que talvez sejam significativas. CERTO |
|
No caso de transcrição por
glosas, o que deveria ser evitado é a desvinculação do nome do sinal (sua
glosa) da descrição de sua forma. CERTO |
|
Segundo Leland McCleary e Evani
Viotti, um outro registro possível que foi utilizado por eles no modelo de
transcrição é o de uma classe de verbos das línguas de sinais, que Liddell
(2003) chama de , pois são aqueles que
apresentam uma forma particular, dependendo ou de quem realiza a ação, ou do
objeto sobre o qual recai a ação do verbo ou da maneira como a ação do verbo é
realizada. RESPOSTA VERBOS DEPICTIVOS
Complete
a lacuna com a devida asseveração contida em uma das alternativas:
“Na LSB existem várias formas
para expressar a que, em português, é
expressa pelo verbo , dependendo de a entidade
que está andando ser ou , dependendo da maneira
como essa entidade está andando, e assim por diante. RESPOSTA: AÇÃO- ANDAR- HUMANA - ANIMAL
Identifique
a alternativa correta com base nas pesquisas realizadas por McCleary e Viotti.
I. O desenvolvimento de
ferramentas que permitam a visualização e anotação simultânea de gravações em
vídeo tem se beneficiado nos últimos anos de um crescente interesse pelos
aspectos não-verbais da comunicação.
II. A busca por esse tipo de
ferramenta levantou várias alternativas, cada um desenvolvido para fins
específicos, e com vantagens e desvantagens.
III. A ferramenta como Transana
tem a desvantagem de ser de uso relativamente difícil, sendo impossível
importar as transcrições já preparadas em Word.
.
d. I e II.
Relacione os programas às suas
funções:
não é um software específico
para transcrição a partir de vídeo. CLAN |
|
desenvolvido especificamente
para pesquisas com línguas sinalizadas. SIGNSTREAM |
|
criado especificamente para
análise linguística. ELAN |
|
ferramenta para transcrição e
análise qualitativa de dados em áudio e vídeo. TRANSAN |
|
desenvolvido para a anotação de
comunicação não-verbal ANVIL |
|
Leia com
atenção a asseveração abaixo e identifique se é verdadeira ou falsa.
“A questão da transcrição de
dados de línguas sinalizadas é particularmente complexa, na medida em que essas
línguas não contam com um sistema de escrita largamente aceito que possa servir
de base para sua transcrição. Por isso, há diferentes propostas de
representação das línguas de sinais”.
Escolha
uma opção:
Verdadeiro
De acordo com McCleary e Viotti
(2007), assinale certo (C) ou errado (E):
A questão da transcrição das
línguas em geral, e das línguas sinalizadas em particular, vai além do
aspecto meramente formal de uma boa documentação linguística. |
Resposta
1 |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Sistemas de transcrição bem
elaborados se tornam lentes poderosas para identificar várias características
das línguas que, sem eles, poderiam passar despercebidas. RESPOSTA CERTA
De acordo com Bózoli e Silva (2013), com a promulgação da Lei de Libras e o Decreto nº 5626/05 que a regulamenta, a Libras: c. é reconhecida como língua natural de pessoas surdas e a língua portuguesa, na modalidade escrita, é tida como sua segunda língua.
Sobre o SignWriting assinale a alternativa INCORRETA, isto é que não corresponde ao a uma forma gráfica de representação de línguas gestuais: c. Para adquirir signwriting não é imprescindível saber libras: o seu funcionamento e as suas regras.
Leia as afirmativas abaixo e identifique com (V) se forem Verdadeiras e (F) se forem Falsas:
Identifique com V ou F se as sentenças são Verdadeiras ou Falsas
Assinale a alternativa INCORRETA sobre letramento e alfabetização de surdos: c. Para o surdo usuário de libras, a escrita alfabética da língua portuguesa mantém relação com os sinais que emprega em sua língua de sinais.
Para Bózoli e Silva (2013), o aprendizado da escrita de sinais: d. Pode representar para os alunos surdos um recurso simbólico a mais para seu desenvolvimento intelectual. As pesquisadoras Quadros e Karnopp descrevem a Libras como uma Língua visual-espacial, ou seja, é realizada no espaço com as quais características visuais? Escolha uma opção: a. As mãos, o corpo, os movimentos e o espaço de sinalização. De acordo com Quadros (2000), os conceitos de Bilinguismo, Multiculturalismo, Identidade e LSB são definidos como: I - Bilinguismo – está relacionado às línguas envolvidas no cotidiano dos Surdos, ou seja, a língua de sinais brasileira (LSB) e o português no contexto mais comum do Brasil; II - Multiculturalismo - está relacionado ao reconhecimento das culturas, com suas semelhanças e diferenças comuns existentes entre a forma de ser, agir e pensar das pessoas surdas e das pessoas ouvintes da comunidade brasileira; III - Identidade/ cultura surda - envolve o incentivo da formação e preservação da identidade surda através do reconhecimento e valorização da comunidade surda e produção cultural específica; IV - LSB - língua de sinais brasileira, língua que é o meio e o fim da interação social, cultural e científica da comunidade surda brasileira. Estão corretos os conceitos: Escolha uma opção: a. Todos estão corretos
Assinale a alternativa correta para o processo de alfabetização dos estudantes surdos de acordo com Quadros (2000): c. Alfabetização de crianças surdas deve acontecer na LSB, a língua que deve ser usada na escola para aquisição da língua, para aprender através dessa língua e para aprender sobre a língua.
Leia as afirmativas abaixo sobre os Estágios de aquisição da língua de sinais por volta dos 2 anos de idade e identifique com (V) se forem Verdadeiras e (F) se forem Falsas:
Assinale a alternativa INCORRETA sobre o registro de produções na alfabetização de surdos: Escolha uma opção: a. Incentivar a produção da língua portuguesa em sua modalidade escrita e oral dos alunos surdos.
Para Quadros (2000): d. O sistema de escrita de sinais é uma porta que se abre no processo de alfabetização de crianças surdas que dominam a língua de sinais utilizada no país. Identifique com V ou F se as sentenças são Verdadeiras ou Falsas sobre o processo educacional de estudantes surdos:
Segundo Quadros (2000) qual dos objetivos pedagógicos citados abaixo não favorece o aprendizado da escrita de sinais? Assinale a alternativa INCORRETA. d. Explorar a comunicação oral espontânea Assinale certo (C) ou errado (E): os estudos realizados por Leland McCleary e Evani Viotti consideram que:
Leia as sentenças atentamente e indique na ordem qual é verdadeira e qual é falsa a respeito do que Pereira e Nakasato (2002) consideram sobre o trecho de transcrição de narrativa:
Segundo Leland McCleary e Evani Viotti, mesmo nos casos mais simples, quando é usada para representar sentenças eliciadas isoladamente, a transcrição por glosas apresenta alguns inconvenientes que os pesquisadores desejariam evitar. Assinale a alternativa que indica corretamente quais considerações registradas pelos pesquisadores são corretas (C) e quais são erradas (E):
Segundo Leland McCleary e Evani Viotti, um outro registro possível que foi utilizado por eles no modelo de transcrição é o de uma classe de verbos das línguas de sinais, que Liddell (2003) chama de , pois são aqueles que apresentam uma forma particular, dependendo ou de quem realiza a ação, ou do objeto sobre o qual recai a ação do verbo ou da maneira como a ação do verbo é realizada. RESPOSTA VERBOS DEPICTIVOS Complete a lacuna com a devida asseveração contida em uma das alternativas: “Na LSB existem várias formas para expressar a que, em português, é expressa pelo verbo , dependendo de a entidade que está andando ser ou , dependendo da maneira como essa entidade está andando, e assim por diante. RESPOSTA: AÇÃO- ANDAR- HUMANA - ANIMAL
Identifique a alternativa correta com base nas pesquisas realizadas por McCleary e Viotti. I. O desenvolvimento de ferramentas que permitam a visualização e anotação simultânea de gravações em vídeo tem se beneficiado nos últimos anos de um crescente interesse pelos aspectos não-verbais da comunicação. II. A busca por esse tipo de ferramenta levantou várias alternativas, cada um desenvolvido para fins específicos, e com vantagens e desvantagens. III. A ferramenta como Transana tem a desvantagem de ser de uso relativamente difícil, sendo impossível importar as transcrições já preparadas em Word. . d. I e II. Relacione os programas às suas funções:
Leia com atenção a asseveração abaixo e identifique se é verdadeira ou falsa. “A questão da transcrição de dados de línguas sinalizadas é particularmente complexa, na medida em que essas línguas não contam com um sistema de escrita largamente aceito que possa servir de base para sua transcrição. Por isso, há diferentes propostas de representação das línguas de sinais”. Escolha uma opção: Verdadeiro
De acordo com McCleary e Viotti (2007), assinale certo (C) ou errado (E):
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Tem material do curso de logística?
ResponderExcluirBoa Noite, você teria apostila historiografia do Brasil em pdf? do curso de história da Unip, por favor, eu terminei a faculdade e queria ter o arquivo guadado.
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