sábado, 18 de janeiro de 2020

METODOLOGIA DO ENSINO DA GEOGRAFIA

METODOLOGIA DO ENSINO DA GEOGRAFIA


QUESTÃO 1
·          
Os Parâmetros Curriculares Nacionais, de modo geral, enfatizam a necessidade de o professor trabalhar com a realidade próxima do aluno no processo de construção do conhecimento em sala de aula. No caso da Geografia, por exemplo, pode-se trabalhar com:

I. A construção de mapas mentais, para conhecer o nível de consciência espacial dos alunos.
II. A introdução de elementos da linguagem cartográfica, como escala, legenda intuitiva e orientação.
III. A exposição de conceitos fundamentais, como espaço, lugar e território, de forma abstrata, para desenvolver nos alunos a capacidade de realizar análises complexas.
 
RESPOSTA:
 
Alternativa 4:
I e II, apenas.


QUESTÃO 2
·          
A história da Geografia passou por diferentes momentos produzindo não apenas a sua própria história, sobretudo, gerando reflexões acerca da metodologia e das práticas do fazer pedagógico.

Sobre a história da Geografia é correto afirmar que:

RESPOSTA:Parte superior do formulário
RESPRE
Alternativa 5:
Os gregos foram significativos para a coleta de dados e informações com relação aos espaços e formas da Terra, assim como as relações dos homens nesse meio e para o desenvolvimento geográfico desenvolvido posteriormente.


QUESTÃO 3
·          
Considere o excerto:

O conhecimento geográfico surge nos primórdios da humanidade, desde o momento em que, vivendo em pequenos grupos, o homem se desloca em busca de meios de subsistência, em atividades de caça, pesca e coleta e, também, para reconhecimento, defesa e conquista de território. Era importante conservar informações sobre os caminhos percorridos, os locais de suprimentos de alimentação e os territórios de domínio, necessidade à sobrevivência. Assim, era um conhecimento, inicialmente, produto de experiências vividas e repassadas de geração a geração entre indivíduos e povos (RODRIGUES, 2008, p. 35). RODRIGUES, Auro de Jesus. Geografia: introdução á ciência geográfica. São Paulo: Avereamp. 2008.
 
Contudo somente no século XIX é que os conhecimentos geográficos estavam sistematizados, dentre eles podemos destacar:

I. O conhecimento do planeta para dominar a dimensão e a forma dos continentes.
II. Domínio de técnicas como o GPS para localização terrestre, marítima e/ou aérea.
III. Informações sobre a superfície terrestre, a fim de estudar e comparar os diferentes lugares.
IV. Aprimoramento de técnicas cartográficas, que eram fundamentais para a representação dos fenômenos, dos elementos observados e a localização dos lugares.

É correto o que se lê em:

RESPOSTA:
Alternativa 5:
I, III e IV, apenas.


QUESTÃO 4
·          
Para Tuan (1983), este conceito geográfico tem muitos significados que são atribuídos pelas pessoas e traduz os espaços com os quais as pessoas têm vínculos mais afetivos e subjetivos que racionais e objetivos: uma praça ou uma rua onde se brinca desde a sua infância, o alto de um morro de onde se observa a cidade. TUAN, Y. F. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: DIFEL, 1983.
 
O conceito geográfico no fragmento acima é:

RESPOSTA:
Alternativa 2:
Lugar.


QUESTÃO 5
·          
O aluno é um sujeito que chega à escola com um conhecimento prévio de mundo adquirido em outros espaços e vivências fora do espaço escolar. Esse aluno é também um sujeito sociocultural inserido em um determinado espaço e tempo.

Sobre o assunto, leia as afirmações a seguir:

I. O confronto com o saber sistematizado ofertado pela escola e por meio da mediação pedagógica proporciona ao aluno um novo olhar sobre a realidade que o circunda. 
II. A visão dos alunos é muito relativa porque, apesar dos conhecimentos que esses possuem sobre o assunto ainda não o realizaram formalmente, portanto, não servem de partida.
III. É por meio da mediação pedagógica e dos conteúdos escolares sistematizados que o aluno abandonará ou ampliará progressivamente o conhecimento prévio e cotidiano ascendendo ao conhecimento científico.
​​IV. Conceber o aluno como sujeito sociocultural é levar em consideração que os seus conhecimentos são fruto de uma história cultural vivida em parceria com sua família, amigos, comunidade e outras instituições sociais.

É correto o que se afirma em:

RESPOSTA:
Alternativa 3:
I, III e IV, apenas. 


QUESTÃO 6
·          
A partir da LDB 9.394 (BRASIL, 1996) a Geografia consolidou-se como uma disciplina escolar independente de outras e por isto mesmo foi reconhecida sua relevância social. 
​BRASIL. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: DF, 1966.

​Sobre a importância do ensino da geografia, considere as asserções a seguir.

I. O ensino de geografia é mais do que a observação e descrição de lugares, pois pressupõe investigações históricas, sociais, econômicas, políticas e culturais para que os alunos compreendam, além de sua materialidade, as dinâmicas sociais que produzem e usam esses espaços.

PORQUE

II. Essa disciplina escolar, inserida nos currículos da Educação Básica, enfoca conhecimentos exclusivos sobre os elementos naturais do espaço geográfico, pois são eles a base para a construção dos lugares.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

RESPOSTA:
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II uma proposição falsa.


QUESTÃO 7
·          
A Geografia é uma ciência que vai muito além do estudo da Terra. Isso equivale a dizer que essa ciência não se ocupa apenas com a construção do espaço, assim como não basta saber como vivem os homens de forma isolada.

De acordo com o exposto, considere as afirmações abaixo:

I. Na atualidade, valoriza-se uma geografia crítica, que questiona a ação do homem sobre o espaço.

II. O objeto de estudo da Geografia privilegia as relações entre os homens, no espaço em que esses estão situados.

III. A geografia deve ser estudada considerando a geografia física, a geografia humana, acrescida do fator econômico.

IV. A análise desse estudo privilegia, exclusivamente, a independência da geografia física sobre qualquer outra geografia.

V. O estudo da Geografia está apoiado na transversalidade, quando faz uso de um conhecimento produzido por outras áreas do conhecimento.


É correto o que se afirma em:

RESPOSTA
Alternativa 4:
I, II, III e V, apenas. 


QUESTÃO 8
·          
A geografia escolar trabalha com conceitos e subconceitos que devem permear a ação dos professores junto a seus alunos.

Sobre o objeto de estudo e de ensino da geografia escolar, é correto afirmar que:

RESPOSTA
Alternativa 5:
O principal objeto de estudo da geografia é o espaço geográfico, composto pela materialidade natural e construída pela sociedade e pelas ações e relações sociais, políticas, econômicas e culturais.


QUESTÃO 9
·          
Ensinar uma disciplina escolar remete a compreensão do seu papel no currículo, seus objetivos e sua importância na formação do alunado.

Assim, considerando a Geografia enquanto ciência e disciplina escolar, analise as afirmativas a seguir e considere V para as verdadeiras e F para as falsas:

I) A geografia é uma disciplina escolar importante para a formação da cidadania em nossos alunos. 
II) ​A geografia é uma ciência e disciplina escolar marcada pela dicotomia dos estudos dos elementos físicos e humanos. 
III) A geografia é a única disciplina escolar que sempre esteve, e ainda está, vinculada a formação leitora dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. 
IV) Atualmente, a geografia vem alcançando certa identidade ao abranger no seu objeto de estudo, elementos físicos e sociais de forma articulada e interdependente.

As afirmativas I, II, III e IV são, respectivamente: 

RESPOSTA
Alternativa 3:
V, V, F, V. 


QUESTÃO 10
·          
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia (BRASIL, 2000), um dos seus objetivos se converge para a escola e o professor que deve oportunizar para as crianças condições de crescerem como cidadãos conscientes de seu papel na sociedade.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: História e Geografia. Secretaria de Educação Fundamental. 2 ed. Rio de Janeiro, DP&A, 2000.

Com relação aos objetivos dos PCN's, leia as afirmações que seguem:

I. A geografia deve oferecer instrumentos a fim de que os alunos possam compreender e intervir na realidade social.
II. O perfil do professor não deve ser apenas o de transmissor do conhecimento como se o aluno fosse um mero depositário do conhecimento.
III. Os alunos devem compreender que para crescerem como cidadãos conscientes é preciso uma participação social e políticae que os levem ao exercício diário de direitos e deveres.
IV. Para que o aluno compreenda a cidadania é preciso que ele internalize atitudes de negação às injustiças, de cooperação, de solidariedade, respeito, exigindo para si o mesmo respeito.

É correto o que se afirma em:

RESPOSTA
Alternativa 5:
I, II, III e IV.


QUESTÃO 11
·          
O professor da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental deve trabalhar com atividades que envolvam as relações entre corpo e espaço, para que a criança adquira gradativamente as noções de representação do espaço geográfico por meio de diferentes instrumentos.
 
​PAIXÃO, P. C. M.; TORTORELI, A. C. Metodologia do Ensino de Geografia. Maringá: Unicesumar, 2018.


Com isso, analise as afirmativas a seguir:
 
I.   Mapas mentais que priorizem os espaços vividos pelas crianças.
II.  Mapas que permitam calcular, por meio da escala, a distância entre um continente e outro.
III. Maquetes e plantas da sala de aula.
IV. O itinerário que a criança faz da sua casa até a escola.

É correto o que se afirma em:

RESPOSTA
Alternativa 5:
I, III e IV, apenas.


QUESTÃO 12
·          
Como localizar um amigo que mora em outra região brasileira? Como chegar a um lugar desconhecido? Dúvidas como essas denotam a necessidade de trabalharmos com a alfabetização cartográfica desde a mais tenra idade.
 
Elaborado pelo professor, 2018.

Neste sentido, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
 
I. Interpretar e produzir mapas são habilidades que se formam gradualmente. Por isso, é preciso desenvolver atividades com esse objetivo desde cedo.

PORQUE
 
II. Por meio da alfabetização cartográfica, a turma entende conceitos básicos para conseguir interpretar e produzir representações com proficiência crescente.
 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

RESPOSTA
 
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
QUESTÃO 13
·          
O trabalho com o conceito de espaço inicia-se justamente na escola pela sua função socializadora. Somente a partir dos espaços vividos e próximos é que o aluno construirá ao longo das séries escolares a noção de espaço representativo.

Com base no exposto e com relação à construção do conceito de espaço, analise as afirmativas que seguem:
 
​I. O estudo dos espaços tem origem nos arredores do espaço vivido pela criança.
II. É na família que devem ser trabalhadas a desigualdade econômica, social, profissional, sexual, sociolinguística, profissional, etc. 
​III. A construção dos espaços na sociedade é fruto da intervenção humana, ou seja, das transformações que o homem faz na natureza.
IV. Os espaços que devem ser contemplados para o estudo do espaço geográfico em sala de aula devem partir dos espaços mais familiares às crianças.
 
É correto o que se afirma em:

RESPOSTA
Alternativa 2:
I, III e IV, apenas.


QUESTÃO 14
·          
Para que o processo de formação do esquema corporal ocorra de maneira equilibrada, é necessário certo nível de maturidade que só é alcançado depois que as etapas do desenvolvimento infantil forem vencidas. A evolução da etapa da percepção da imagem corporal acontece paralelamente ao desenvolvimento do indivíduo. Assim, é importante promover atividades de esquema corporal.
 
​PAIXÃO, P. C. M.; TORTORELI, A. C. Metodologia do Ensino de Geografia. Maringá: Unicesumar, 2018. (adaptado).

Com isso, analise as afirmativas a seguir sobre o esquema corporal:

I.   Aprender ou tomar consciência de cada parte de corpo.
II.  Desenvolver a expressão por meio do corpo de: ação, sentimento e emoção.
III. Adquirir a percepção ou noção de posição do seu corpo em relação ao espaço.
IV. Exercitar as possibilidades corporais como: coordenação, equilíbrio etc.
 
É correto o que se afirma em:

RESPOSTAAlternativa 5:
I, II, III e IV.


QUESTÃO 15
Analise a imagem a seguir:

Figura 1- Planta baixa sala de aula
Numa aula de geografia do 4º ano do Ensino Fundamental, utilizando a planta baixa da sala de aula, analise as afirmativas a seguir sobre quais atividades o professor poderá trabalhar:
I.   Localização espacial das carteiras na sala de aula.
II.  Escala intuitiva pelo uso de barbante para medir as dimensões reais da sala de aula.
III. Atividades que trabalhem com as noções topológicas de vizinhança, dentro-fora, ordem de limite, de fronteiras e continuidade espacial. 
É correto o que se afirma em:

RESPOSTA
Alternativa 5:
I, II e III.

QUESTÃO 16
·          
O itinerário da casa para a escola deve fazer parte da construção de conceito nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Quanto ao objetivo do trabalho a partir deste itinenário, analise as afirmativas abaixo e considere V para as verdadeiras e F para falsas:
 
I. Levar a criança a observar os arredores da escola.
​II. Compreender como a criança se apropria das relações de longitude e latitude. 
​III. Permitir as crianças o delineamento das impressões e das percepções com relação ao domínio espacial.
IV. Possibilitar aos alunos a aquisição de conhecimentos que estão relacionados à ocupação humana, a construção e a organização dos espaços.
 
As afirmativas I, II, III e IV são, respectivamente: 

RESPOSTA
Alternativa 4:
V, F, V, V.

QUESTÃO 17
·          
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de geografia, não se pode deixar de considerar a formação do cidadão para a sociedade. Nesse sentido, analise a postura de trabalho nos dois exemplos abaixo.

Professor 1: Ao trabalhar um novo conteúdo, o professor busca dialogar com os alunos para identificar os saberes prévios, após, media informações de maneira interativa, utiliza somente aula expositiva com o quadro e a avaliação é memorística, de modo que o ensino torna-se mecanizado.

Professor 2: No início de um novo conteúdo, o professor busca identificar os saberes prévios e, a partir daí, adapta sua prática para contemplar os conteúdos de maneira dinâmica e significativa para os alunos, utiliza todos os recursos que possui em suas aulas e gosta de levar os alunos para fora da sala de aula e analisar a realidade. As avaliações ocorrem em vários momentos e de maneiras distintas, fomentando o saber científico nos alunos.

É correto o que se afirma em:

RESPOSTA
Alternativa 3:
Embora o professor 1 tenha iniciado de maneira adequada. O direcionamento de trabalho mais correto e condizente com a formação crítica e reflexiva foi do professor 2.

QUESTÃO 18
·          
Não diferente das demais disciplinas, em geografia, tanto a escola como os professores exercem papel relevante na formação dos alunos, assim como as próprias contribuições do ensino da disciplina para o aluno, e isso pode ser verificado em vários aspectos da prática pedagógica.

Sobre tais aspectos, analise as afirmativas abaixo.

​I. Cabe à escola e aos professores a função de transformar os saberes prévios dos alunos em conhecimento científico.
II. A escola e o trabalho docente representam os principais agentes que promoverão novos espaços de saber e de conhecimento científico.
III. Embora o ensino da geografia deva considerar a realidade do aluno, isso não significa que o aluno poderá ter uma visão mais ampla da sua realidade.
​IV. Os conteúdos de geografia precisam considerar a realidade do aluno, levando-os a uma formação reflexiva e crítica, entre outros fatores, da própria realidade.

É correto o que se afirma em:

RESPOSTA
Alternativa 4:
I, II e IV, apenas.


QUESTÃO 19
·          
As atividades lúdico-pedagógicas possibilitam a construção da noção de espaço pela criança.

Sobre isso, analise as afirmativas que seguem:

I. A atividade “disco voador” auxilia na construção das estruturas lógicas que leva a criança a compreender as relações de lateralidade. 
II. A proposta da atividade “disco voador” é trabalhar com as noções topológicas e, ainda, com a posição relativa de interioridade e exterioridade.
​III. Ao mapear o próprio corpo, a criança passa a ter a consciência de sua estatura, assim como a posição dos seus membros e dos lados do seu corpo.
​IV. Para as crianças que não possuem as noções de direita e de esquerda corporais, é indicado que o professor trabalhe com a ideia espacial de “lado do coração” e “o outro lado” do coração.
 
É correto o que se afirma em:

RESPOSTA
Alternativa 1:
II, III e IV, apenas.


QUESTÃO 20
·          
É certo que os conceitos geográficos deverão partir da realidade do aluno e do concreto para o abstrato gradativamente. Essa apropriação gradativa dar-se-á de acordo com o espaço concreto vivido pelo aluno ou com sua experiência.

Em relação à apropriação desses conceitos geográficos e como devem ser trabalhados em sala de aula, analise as asserções que seguem:
 
I. É a partir da observação do meio mais próximo do aluno que serão construídos os conceitos que levarão a criança a compreender a realidade e transformá-la, e, gradativamente, ao longo das séries, os níveis de abstração se tornarão mais amplos.

PORQUE

II. O aluno não precisará da sua vivência e dos conhecimentos prévios para que consiga elaborar e apropriar desses conceitos de forma científica.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

RESPOSTA
Alternativa 2:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

TÓPICOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL - HISTÓRIA

QUESTIONÁRIO I TÓPICOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL - HISTÓRIA

Pergunta 1
1.     “A História Da Própria Condição Humana E De Seu Desenvolvimento Nos Diversos Modelos E Ciclos Econômicos, Políticos E Culturais Pelos Quais Passamos É A Forma Com Que As Relações Humanas Têm Sido Travadas E Que Mecanismos E Instrumentos Institucionais As Têm Mediado. Em Cada Uma Dessas Etapas, Os Direitos Humanos Foram Se Incorporando, Sendo Primeiro Nas Ideias Políticas E, Em Seguida, No Plano Jurídico (Portanto, No Sistema Normativo Do Direito Positivo Internacional E Interno) (Leal, 2000, P. 33). A Partir Do Exposto, Os Professores/Historiadores Precisam Dar Atenção Às Questões Ligadas À:

A.     Direitos Políticos, Adversidade E Negritude.
B.     Direitos Civis, Diversidade E Afrodescendência.
C.     Direitos Econômicos, Sociabilidade E Ser Descendente De Qualquer Imigrante.
D.     Direitos Humanos, Diversidade E Afrodescendência.
E.     Direitos Religiosos, Coleguismo E Negritude.

Pergunta 2
1.     Ao Se Afirmar Que Os Currículos Escolares Precisam Ser Entendidos Em Sua Dimensão Política E Social, Devemos Redimensionar O Papel Que Cada Disciplina Tende A Desempenhar Para A Formação, Em Particular E Para O Conhecimento De Uma Forma Em Geral. Assim, A Ênfase A Partir Da Década De 1980 Será:
A.     No Uso Da Memória Para Decorar Eventos.
B.     No Esquecimento Acrítico Dos Crimes Da Ditadura Militar.
C.     Na Ênfase Do Individualismo Da Sociedade Na Redemocratização.
D.     Na Exclusão Das Camadas Populares Da Discussão, Uma Vez Que Não Se Fala Mais Em Participação E Cidadania.
E.     No Atendimento Às Camadas Populares, Com Enfoque No Atendimento De Uma Formação Política, Que Pressuponha A Participação De Todos Os Setores Sociais No Processo Democrático E No Desenvolvimento Da Cidadania.

Pergunta 3
1.     Ao Tratar De Questões Relacionadas À Atuação Profissional, É Importante Ressaltar Como Aspectos Constituintes Da Ação Do Professor/Historiador:
A.     Pensar Nos Fatos E Datas Como Objeto Da História.
B.     Preocupação Com Currículos E Diversas Formas De Pensar História, Direitos Humanos, Diversidade, Afrodescendência E Produção De Materiais.
C.     Decorar Informações Para Impressionar Os Alunos.

D.     Pensar A História Como Uma Sequência Lógica De Sucessão De Fatos Até A Atualidade, Com A Superioridade De Alguns Povos Sobre Outros.
E.     Pensar Na Inclusão De Direitos Humanos E Afrodescendência Apenas Porque É Obrigatório Tratar Desses Assuntos.

Pergunta 4
1.     Falar Em Formação Continuada Significa:
A.     Que, Hoje, Não Estamos Formados, Mas Vivemos Um Contínuo Processo De Formação.
B.     Que, Ao Terminar O Curso Superior, Não É Preciso Estudar Mais.
C.     Que, Hoje, Apenas Está Formado, Quem Faz Pós-Graduação.
D.     Que O Jovem Profissional Não Está Formado Completamente, Pois Não Tem Prática.
E.     Que A Curiosidade Atrapalha A Formação Intelectual.

Pergunta 5
1.     Jacques D’andesky Afirma Que: “[...] A Identidade, Para Se Constituir Como Realidade, Pressupõe Uma Interação. A Ideia Que Um Indivíduo Faz De Si Mesmo, De Seu ‘Eu’, É Intermediada Pelo Reconhecimento Obtido Dos Outros Em Decorrência De Sua Ação. Nenhuma Identidade É Construída No Isolamento [...]” (2001, P. 76).
Da Leitura Do Texto, Podemos Afirmar Que:
A.     A Identidade É Sempre Algo Construído Naturalmente.
B.     Só No Isolamento Que A Pessoa Se Percebe Como Ser Social.
C.     Ser Social É Não Pertencer A Grandes Grupos Culturais.
D.     A Questão Do Outro Amedronta E Assusta As Pessoas E, Assim, Não Deve Ser Discutida Pela História.
E.     A Identidade Étnico-Racial Deve Ser Compreendida Dentro De Um Processo Social, Em Que Fatores De Ordem Política E Cultural Condicionam Sua Constituição.

Pergunta 6
1.     Leia O Texto E Responda Ao Que Se Pede:
“Terminando Meus Ensinos Num Piscar De Olhos, Chego Aos Vinte E Um Anos Como Professor De História No Liceu De Constantinopla (Argélia). Sou, Então, Um Aprendiz De Historiador, Como Centena De Outros. Ensino Como Milhares De Outros Uma História Factual Que Me Diverte, Porque Aprendo Enquanto Ensino. Sou Mesmo, De Saída, O Que Se Pode Chamar De Um Bom Professor, Porque Gosto Dos Meus Alunos, Que Me Correspondem Com Juros Em Constantinopla E Depois Em Argel. Repito: Sou Então Um Historiador De Acontecimentos, Da Política Das Biografias Ilustres. Os Programas De Ensino Secundário A Tanto Nos Condenavam” (Braudel, 1992, P. 6). O Texto Trata, Principalmente:
A.     Do Final De Carreira Do Historiador Desiludido.
B.     Do Início De Carreira Do Eminente Historiador E Daquilo Que Se Entendia Como Ser Um Bom Professor.
C.     Do Início De Carreira E Do Que Era Ser Um Professor Ruim.
D.     Do Início De Carreira E Do Que Não É Saber Ser Um Bom Professor.
E.     Do Final De Carreira E Do Que É Ser Um Bom Professor.

Pergunta 7
1.     Leia Os Trechos E Responda Ao Que Se Pede: 
Trecho 1 – Emília Viotti Da Costa: “Fiz Várias Experiências Durante O Curso. Explorei As Relações Entre Mito E História, Dei Cursos De Historiografia, Discuti Textos Relacionados Com A Teoria Da História. [...] O Objetivo Desses Trabalhos Era Examinar Como Os ‘Fatos’ Históricos Foram Sendo Construídos E Passaram A Integrar A História Oficial” (Costa In.: Moraes E Rego. 2002, P. 73).
Trecho 2 – Laura De Mello E Souza: “Mas, Como Eu Queria Trabalhar Com Fernando Novais, Achei Melhor Fazer Algo Relacionado À História Colonial. Fernando Nunca Fez Nenhuma Exigência De Que Seus Orientandos Se Ativessem Ao Período Colonial, Mesmo Porque, A Sua Formação Privilegiada, É Um Homem Que Pode Orientar Pesquisas Em Vários Campos” (Souza In.: Moraes E Rego. 2002, P. 369).
Ao Ler E Comparar Os Dois Trechos, É Correto Afirmar Que:
A.     São Idênticos E Daí Percebemos A Continuidade Entre Eles.
B.     São Indicativos Da Diversidade De Atuação E Das Possibilidades De Mudanças Na Atuação Dos Historiadores No Decorrer Dos Anos.
C.     São Indicativos Da Diversidade De Atuação, Mas Não Das Possibilidades De Mudanças Na Atuação Dos Historiadores.
D.     Existe Um Conflito Aberto De Gerações, Sendo O Trecho 2 Mais Antigo Nas Discussões Que O Trecho 1.
E.     Não Existe Qualquer Relação Entre Eles.

Pergunta 8
1.     Marc Bloch Pensa A História Como Uma ___________Levantada Por Profissionais Que, A Partir Da Reflexão Filosófica, Da Análise Crítica De Testemunhos, Da Erudição E Da Interdisciplinaridade, Possa Compor A Rede De Raciocínio Que Compõe Seu Objeto De Saber. A Palavra Que Melhor Preenche A Lacuna É:
A.     Área Da Literatura.
B.     Razão.
C.     Atuação.
D.     Problemática
E.     Sugestão.

Pergunta 9
1.     Os Pcns – Parâmetros Curriculares Nacionais Têm Como Proposta Para O Ensino Médio Uma Organização De Conteúdos Por Temas, Porém. Sem Elencá-Los Ou Apresentar Sugestões. A Tônica É Apontar Os Conceitos Introduzidos Nas Séries Iniciais, Ampliando A Capacidade Do Educando Para O Reconhecimento Dos Métodos Da Pesquisa Histórica Escolar. Não Visa À Formação De Um Historiador, Mas Busca A Autonomia Intelectual Do Educando E O Aprofundamento Do Conhecimento Histórico Da Sociedade Contemporânea.
Ao Ler Essas Recomendações, Pode-Se Dizer Que Elas Tratam Do:
A.     Fundamental I. 
B.     Ensino Médio. 
C.     Ensino Superior. 
D.     Fundamental Ii 
E.     Pré-Vestibular.

Pergunta 10
1.     Quando Se Faz Referências Ao Trabalho Do Historiador/Professor De História É Comum Estabelecer Dicotomias Entre Licenciatura Versus Bacharelado, Pesquisa Versus Ensino, Professor De História Versus Historiador, Que Devem Ser Revistas E Repensadas A Partir Da Formação Inicial E Permanente Do Professor, Uma Vez Que:
A.     Ser Bacharel Quer Dizer Ser Mais Graduado Do Que O Licenciado. 
B.     Ser Licenciado Quer Dizer Ser Mais Graduado Do Que O Bacharel. 
C.     Não Se Deve Pensar Em Diferenças Entre Graduação E Pós-Graduação. 
D.     Existe A Necessidade De Se Pensar Na Qualidade Do Ensino, Considerando O Trabalho Do Professor De História Por Meio De Hierarquizações Profissionais. 
E.     Existe A Necessidade De Se Pensar Na Qualidade Do Ensino, Considerando O Trabalho Do Professor De História, Sem Criar Hierarquizações Profissionais.

QUESTIONÁRIO II TÓPICOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL - HISTÓRIA

Pergunta 1
1.     “(...) A Adoção De Estudos Sociais Deveria Desenvolver Nos Alunos Noções De Espaço E Tempo A Partir Dos Estudos Da Escola, Do Bairro, Da Casa, Da Rua, Para Ir Se Ampliando, Chegando Ao Estudo Da Cidade, Do Estado E, Assim Por Diante. Ainda Eram Reforçadas Pelo Ensino De Estudos Sociais Noções Como:
 A.    Empreendedorismo E Capitalismo.
 B.    Socialismo E Comunismo.
 C.    Nação E Valorização Dos Heróis Nacionais.
 D.    Internacionalismo E Heróis Populares.
 E.    História-Ciência E Geografia-Literatura.

Pergunta 2
1.     “(...) Desenvolver Um Ensino Intuitivo E Crítico; Focalizar Os Indivíduos Como Expressões Do Meio Social E (...) Desenvolver Os Processos De Fixação, Investigação, Raciocinativos, Ilustrativos E Outros” (Schmidt, 2012, P. 81). Significou:
A.     Partir Para Estudar O Passado A Partir De Fatos Presentes.
B.     Ignorar-Se As Discussões Do Presente.
C.     Separar Completamente O Presente Do Passado.
D.     Estudar O Passado Em Si Mesmo, Como Uma Arqueologia Do Conhecimento.
E.     Utilizar Mais A Intuição Do Que A Racionalização Em Qualquer Investigação.

Pergunta 3
1.     “Globalização: Para Onde Vamos? Existe Alguma Boa Razão Para O Professor/Professora De História Não Abordar Ciência, Informação E Cidadania Quando Trata De Globalização? Não Seria Adequado Levar Para As Salas De Aula A Temática Das Fronteiras, Das Identidades, Do Medo Do Outro, Que Em Diversas Ocasiões Têm Se Transformado Em Ódio E Intolerância? Deve O Professor/Professora De História Abordar A Presente Revolução Tecnológica, A Vida Precária Nas Metrópoles?” De Acordo Com Essa Compreensão De História Apresentada:
A.     Não Se Deve Debater Sobre A Sociedade Contemporânea Com Os Alunos.
B.     A Fronteiras E Direitos Dos Imigrantes Não Estão Na Pauta.
C.     Deixou-Se De Buscar O Debate Sobre Os Imigrantes E Sua Aceitação Plena E Igualitária.
D.     Não Existe Desigualdade Social No Grupo Apresentado. 
E.     O Presente É Que Auxilia A Compreensão Do Passado.

Pergunta 4
1.     “História Designa, Ao Mesmo Tempo, O Conhecimento De Uma Matéria E A Matéria Desse Conhecimento”. Em Relação A Essa Ambiguidade, Keith Jenkins Também Insiste Na Separação Temporal E Espacial, Entre O Passado E A História: _________________________________________________Cuja Lógica
É Diretamente Pertinente Ao Tempo De Sua Produção Enquanto Narrativa, E Não Ao Tempo Original Do Acontecimento (Miranda; Luca, 2004, P. 135). A Frase Que Melhor Preenche A Lacuna Com O Sentido Adequado É:
A.     Uma Coisa É O Passado, Outra É O Momento Atual.
B.     Uma Coisa É O Recorte Do Que Se Passou, Outra Coisa É O Que Se Vive Na Atualidade.
C.     Uma Coisa É O Recorte De Tempo Em Que Algo Se Passou, Outra Coisa É A Narrativa Construída Sobre Esse Recorte.
D.     História E Narrativa São Elementos Diferentes Da Realidade Humana.
E.     Não Existe Como A História Ser Narrativa, Uma Vez Que Ela É A Reconstrução Fiel Do Passado.

Pergunta 5
1.     “O Consumo Em Massa De Livros Didáticos De História Não Contribui Para A Compreensão Crítica Da História Entre Os Alunos, Pois Este Material Tornou-Se Um Veículo De Difusão De Uma História Que Reproduzia A Memória Oficial, Por Suas Vezes Excludentes. (...) Os Lds Não São Apenas Instrumentos Pedagógicos: São Também Produtos De Grupos Que Procuram, Por Intermédio Deles, Perpetuar Suas Identidades, Seus Valores, Suas Tradições, Suas Culturas. (...) [A Construção] Histórica (...) Constitui Apenas Uma Parte Da Realidade Passada Que Foi Criada (Furtado; Gagno, 2009)”.
Dessa Maneira:
A.     O Simples Acesso Ao Livro Didático Já É A Condição Ideal De Esclarecimento Da Realidade.
B.     Toda Informação Presente No Livro Didático É Correta E Confiável, Uma Vez Que Já Passou Por Um Critério Editorial De Seleção.
C.     Os Livros Didáticos Nunca São A Expressão De Um Grupo Social.
D.     Os Livros Didáticos Devem Ser Pensados Também Como Um Produto Histórico, Expressões, Visões Específicas E Particulares.
E.     O Livro Didático, Em Razão De Sua Origem Religiosa, Sempre É Completo E Deve Ser A Principal Fonte De Conhecimento Dos Professores.

Pergunta 6
1.     “O Processo De Avaliação Dos Livros Didáticos Foi Iniciado Em 1996 E, De Lá Para Cá, Passou Por Transformações Significativas. Atualmente, Os Livros Selecionados Pelo Processo De Avaliação Pedagógica São Apresentados No Guia Do Livro Didático, Publicação Encaminhada Para Todos Os Professores Da Rede Pública De Ensino E Também Disponível Na Internet”. Como Mudanças Significativas, Pode-Se Apontar:
A.     Na Realidade, Tudo Ficou Igual No Conteúdo Dos Livros.
B.     Com O Processo De Seleção De Material Didático Pelo Pnld, A Qualidade Gráfica Dos Livros Foi Extensamente Alterada.
C.     Apenas A Introdução E Figuras Coloridas.
D.     A Piora Da Qualidade Gráfica Da Imensa Maioria Dos Livros Didáticos.
E.     A Autorização Pelo Governo De Autores Proporem Seus Materiais Sem Obedecerem Quaisquer Critérios Editoriais.

Pergunta 7
1.     “Tratamento Da História Da Civilização Ocidental De Modo Articulado Com Os Conteúdos De História Do Brasil E História Da América. Prioriza-Se, Desse Modo, A Compreensão Do Processo Histórico Global, Tendo Por Eixo Condutor Uma Perspectiva De Tempo Cronológica E Sucessiva, Definida A Partir Da Evolução Europeia”. As Referências Dizem Respeito A Qual Modelo De Compreensão De História?
A.     Realista.
B.     Seriada.
C.     Contextualizada.
D.     Integrada.
E.     Subordinada Ao Capital Internacional.

Pergunta 8
1.     De Acordo Como Le Goff Alerta (Bloch, 2011, P. 19), “Escutemos Bem Marc Bloch. Ele Não Diz: A História É Uma Arte, A História É Uma Literatura. Frisa: A História É Uma Ciência, Mas Uma Ciência Que Tem Como Uma De Suas Características O Que Pode Significar Sua Fraqueza, Mas Também Sua Virtude, Ser Poética, Pois (...)”:
A.     Pode Ser Clara E Objetiva Se O “Esquema” Do Professor For Ágil.
B.     Deve Ser Pensada Como Um Ramo Da Literatura Da Área De Humanidades.
C.     Todo Professor De História Pode Ser Visto Como Poeta Também.
D.     As Regras Rígidas Da História Lhes Dão Vantagens Sobre Outras Áreas Do Conhecimento Que Não São Tão Organizadas.
E.     Não Pode Ser Reduzida A Abstrações, A Leis, A Estruturas.

Pergunta 9
1.     Leia O Texto E Responda Ao Que Se Pede: 
A Universalização Da Educação Toma Grande Importância, Enquanto Debate, Com A Reforma Protestante. É Com Lutero (1493-1546) Que A Preocupação De Que Todos Saibam Ler E Escrever Vem À Tona. Lutero Propõe Que Todos Tenham Contato Direto Com As Escrituras Bíblicas Como Única Fonte De Contato Com Deus. (...) Era Preciso, Então, Uma Escola Para Ensinar Todos A Ler E, Como Alguns Não Poderiam Pagar Por Esta Instrução, Era Necessário, Segundo Lutero, Que O Estado A Financiasse.
De Acordo Com O Exposto, Era Necessário:
A.     Realizar A Alfabetização Apenas De Alguns Poucos Iniciados.
B.     A Alfabetização É Uma Questão Pessoal E O Estado Não Deve Participar Dela.
C.     Não Havia Preocupação Com A Educação Da População.
D.     Não Havia A Possibilidade De Educar As Pessoas Mais Humildes.
E.     Era Necessário Alfabetizar A Massa Da População Como Uma Das Maneiras De Se Aproximar Do Sagrado.

Pergunta 10
1.     No Caso De História Da África, Os Historiadores Especialistas Na Área Chamam Atenção Para O Fato De Que Os Estudos Já Realizados Sobre Esse Continente Contribuem Para Desfazer Estereótipos E Classificações Arbitrárias Comuns Quando Se Associa A África Unicamente À Escravidão, Por Exemplo. Como A Proposta Da Bncc Não Faz Qualquer Menção Às Sociedades Africanas Anteriores Ao Século Xvi, As Histórias Africanas ______________________________________(Manifestação, 2016). A Melhor Frase Para Preencher A Lacuna É:
A.     Tornaram-Se Completamente Autônomos.
B.     Deixaram De Existir Em Quaisquer Aspectos Relevantes.
C.     Não Tem Relevância Para Serem Tratadas Em Aulas Sobre O Brasil Contemporâneo, Ainda Mais Por Se Tratar Da Época Colonial.
D.     Continuam Sendo Percebidas Como Mero Apêndice Da História Europeia.
E.     Tornaram-Se Independentes Da Visão De Apêndices Da Europa.