quarta-feira, 20 de julho de 2022

Atividades em Libras

 Quais as duas principais das expressões faciais?

 


Quais as relações das expressões gramaticais?

 


Quais sinais correspondem em grau de tamanho?


Enumere conforme o grau de intensidade, selecionando uma das opções que constam na LATERAL de cada figura: Resposta 1 - 3 - 4 - 2


Encontre a frase em libras que possui os graus de intensidade e tamanho:

Quem criou a primeira escola para os surdos em Paris?
 


Texto da questão

Qual foi o método aprovado pelo Congresso de Milão em 1880?
Escolha uma opção:
 

Texto da questão

Na Componente Curricular de Fundamentos Históricos, Teóricos, Filosóficos e Metodológicos estudamos o percurso histórico da educação de surdos no mundo e no Brasil. Portanto, discorra, de forma sucinta, sobre as principais abordagens educacionais adotadas na educação de surdos destacando as suas características fundamentais.

Conforme estudado, as principais abordagem educacional são:

O oralismo: que de forma cruel tentou banir a língua de sinais.

A comunicação Total: que dava o direito de utilizar qualquer meio de comunicação como desenho, gestos, mímicas, oralização e a Língua de Sinais, o propósito era fortalecer o Oralismo, contudo os surdos fortaleceram a Língua de Sinais, natural e própria da cultura surda.

O Bilinguismo: Abordagem que mais se apropria a cultura surda, pois não recrimina a surdez ao ponto de querer bani-la, reconhece a Língua de Sinais como língua natural dos surdos e propõe o ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa como segunda língua na modalidade escrita.

A educação do surdo mediante a abordagem Bilíngue deve acontecer da seguinte forma: aquisição da língua de sinais (L1) e da língua portuguesa (L2) não de forma de forma simultânea, mas primeiro a aprendizagem pela criança surda da L1 para e só depois adquirir a L2. Porém a L2 seria na modalidade escrita, e quando possível na modalidade oral. Nesta abordagem educacional há a crença de que a aquisição da L1 pelo sujeito surdo possibilita o desenvolvimento em todas as esferas de conhecimento, dessa forma propicia não apenas a comunicação surda, além de desempenhar a importante função de suporte do pensamento e de estimulador do desenvolvimento cognitivo e social.

Aponte alguns aspectos que diferenciam a prática adotada por Samuel Heinicke e Charles M. De L'Epée.

Samuel Heinicke, fundador do oralismo, que criou a metodologia que ficou conhecida como o "método alemão". Para ele, o pensamento só era possível através da língua oral. O ensino pela língua de sinais significava ir contra o avanço dos alunos.

Charles M. De L'Epée, ele desenvolveu um método usando algum léxico da língua gestual, combinado com gestos inventados, que representavam as terminações verbais, artigos e verbos auxiliares da língua francesa. Épée, em menos grau, também usou o oralismo e a leitura labial com os seus alunos.

Com L'Epée foi criado um método para o ensino colectivo de surdos tendo como base a língua natural da comunidade. Através do seu método várias foram as crianças e mais tarde adultos surdos que desenvolveram as suas capacidades intelectuais.


Qual o número do decreto específico para a educação dos surdos brasileiro?

Escolha uma opção:
 

Considerando o conteúdo estudado, o que você entende por “ouvintismo”?

De acordo com o estudo, o ouvintismo pode ser compreendido como uma corrente de pensamento de acordo com a qual se estrutura socioculturalmente o mundo a partir da matriz ouvinte, gerando, portanto, exclusão, negação e invisibilidade das pessoas surdas.

Entendemos que o ouvintismo não está apenas na violência física ou verbalmente expressa. Ele está nas diferentes esferas (públicas e privadas) da vida social e nas relações tecidas cotidianamente, podendo se manifestar em atos bem-intencionados ou gestos e ações flagrantemente preconceituosas contra os surdos e suas produções culturais.

Para concluir, dentro do conceito de modernidade tardia, o ouvintismo contribui para formação de identidades fragmentadas distorcendo a figura do surdo perante a sociedade e a ele mesmo, resultando na construção de estereótipo e de identidades surdas classificadas como incompletas, em transição e flutuantes, ou seja, indivíduos que não construíram uma imagem exata a cerca de si mesmos.


O que o professor precisa ter para trabalhar na escola bilíngue para surdos?
 
Explique, de forma resumida, por que o Congresso Internacional, realizado em Milão, em 1880, trouxe profundos impactos na educação de surdos no mundo.

O Congresso de Milão, trouxe uma completa mudança nos rumos da educação de surdos e, justamente por isso, ele é considerado um marco histórico. Após ele a linguagem gestual foi praticamente banida como forma de comunicação a ser utilizada por pessoas surdas no trabalho educacional, isto trouxe impactos terríveis na comunidade surda em todo o mundo. Estima-se que já na primeira década após o Congresso de Milão o ensino das línguas de sinais já estava quase completamente erradicado das escolas.

Apenas 100 anos depois iniciou-se o árduo processo de rejeição das resoluções do Congresso de Milão e a reestruturação da educação das pessoas surdas.

Como consequência ate hoje a comunidade surda luta para manter a sua cultura surda, as identidades surdas, a Educação de Surdos e principalmente o uso da Língua de Sinais como riqueza linguística e de extremo valor.



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