sexta-feira, 20 de abril de 2018

QUESTIONÁRIO PRÁTICA DE ENSINO: REFLEXÕES



PERGUNTA 1
1.    A Prática de Ensino: Trajetória da Práxis tem qual objetivo?

I. Criar uma relação próxima do aluno com a educação.
II. Inserir o aluno no contexto de um ambiente escolar.
III. Promover uma reflexão sobre a prática de ensino e o estágio curricular supervisionado.
IV. Orientar a finalização do estágio.
V. Enriquecer o estágio com a reflexão sobre a trajetória seguida no processo de sua realização.

Qual das alternativas está correta?

a.
I e II.

b.
III e V.

c.
II e IV.

d.
IV e V.

e.
I e IV.



PERGUNTA 2
1.    A frase abaixo retrata qual das alternativas?

 “Não se resume em transferir conhecimento, mas cria possibilidades para sua própria produção ou construção, desenvolvendo em você a capacidade de observar, analisar, interpretar e pensar criticamente a realidade educacional, prioritariamente, para melhor compreendê-la e buscar sua transformação naquilo que for necessário.”

a.
Contextualizar.

b.
Orientar.

c.
Ensinar.

d.
Estagiar.

e.
Refletir.

PERGUNTA 3
1.    A identidade docente é formada tanto na perspectiva individual como na dimensão coletiva, sendo constituída pela experiência pessoal e as vivências individuais. Essa construção de identidade docente se dá de três formas:

I. Construção de teorias, confronto de teorias e práticas, construção do conjunto de disciplinas.
II. Construção de teorias, construção do cotidiano docente, confronto de teorias e práticas.
III. Construção de reflexões, confronto de teorias e práticas, confronto de teorias e práticas
IV. Construção de teorias, confronto de teorias e práticas, análise sistemática das práticas à luz das teorias.
V. Construções de reflexões, confronto de reflexões e teorias, análise sistemáticas das teorias à luz das reflexões.

Qual das alternativas está correta?

a.
I.

b.
II.

c.
III.

d.
IV.

e.
V.

PERGUNTA 4
1.    A prática de ensino é o eixo que permeia todo o processo formativo, articulando sua formação específica com a pedagógica. Unindo a prática de ensino e o estágio curricular supervisionado, temos?

a.
Formação específica

b.
Formação ampla

c.
Formação específica e formação pedagógica, completando a formação do professor.

d.
Formação pedagógica

e.
Formação ampla e formação pedagógica.

PERGUNTA 5
1.    Escolha a alternativa correta:

 “É um espaço de mediação reflexiva entre a universidade, a escola e a própria sociedade”

a.
Estágio

b.
Professor

c.
Escola

d.
Material didático

e.
Prática de ensino

PERGUNTA 6
1.    O desemprego e a exclusão social podem ser ocasionados pela desigualdade na repartição dos benefícios que vieram com o progresso econômico, tecnológico e científico. Todas as classes econômicas são afetadas por desigualdade; muitos jovens e adultos, por conta da exclusão social, decidem partir para a violência como meio de conseguir aquilo que poderia conseguir com o trabalho: dinheiro.

I. A educação é o principal meio de amenizar os problemas da globalização
II. O professor deve impedir o êxodo escolar.
III. O professor deve ajudar os alunos a encontrar, organizar e gerir o seu saber.
IV. Auxiliar os alunos a permanecerem globalizados por causa da evolução.
V. Promover as divisões de classes econômicas de dentro das salas de aula.

 Qual das alternativas abaixo contém afirmações incorretas?

a.
I.

b.
II.

c.
III.

d.
IV.

e.
V.

PERGUNTA 7
1.    O período do estágio não pode ser menosprezado em sua importância, pois pode tornar-se um exercício efetivo de participação e conquista sobre as aprendizagens profissionais que a escola pode proporcionar. Complete a frase abaixo levando em consideração a durabilidade do estágio curricular supervisionado:

“O estágio, embora _________, pode caracterizar-se como momento fundamental de aprendizagem da prática educativa.”

a.
Definitivo.

b.
Transitório.

c.
Curto.

d.
Longo.

e.
Incompleto.

PERGUNTA 8
1.    Observe as afirmações abaixo:

 I. O fato de o estágio ser obrigatório para o aluno, mas não haver uma correspondente obrigatoriedade da escola aceitá-lo.
II. O fato das atividades serem, geralmente, concentradas no período letivo de um ou dois semestres, o que dificulta a visão do todo.
III. A distância entre o discurso em prol da significância do estágio e a prática pedagógica restritiva, que dificulta sua realização.

 As afirmações acima são desafios que contradições que envolvem qual das alternativas abaixo?

a.
Operacionalização da universidade

b.
Operacionalização dos estudos

c.
Operacionalização do estágio

d.
Operacionalização da prática docente

e.
Operacionalização da prática de ensino

PERGUNTA 9
1.    Quanto aos objetivos da Prática de Ensino: Reflexões:

 I. Orientar na elaboração dos produtos finais do estágio.
II. Apoiar o aluno na reflexão da futura atuação profissional.
III. Auxiliar o aluno na criação e aplicação de projetos.
IV. Auxiliar nos procedimentos de entrega e validação dos produtos finais do estágio.
V. Sintetizar o estágio.

Analisando as afirmações anteriores, qual das alternativas tem uma afirmação incorreta?

a.
I.

b.
II.

c.
III.

d.
IV.

e.
V.

PERGUNTA 10
1.    Sobre o que se espera de um professor, observe as afirmações abaixo:

I. Facilitar a compreensão dos conteúdos.
II. Auxiliar o aluno a desenvolver autodisciplina.
III. Acreditar nas possibilidades do aluno.
IV. Despertar curiosidade do aluno.
V. Ter humildade para perceber sua necessidade de crescimento pessoal e profissional.

 Qual das alternativas abaixo tem, apenas, afirmações corretas?

a.
I, II, III.

b.
I, II, III, IV.

c.
III, IV, V.

d.
Todas as afirmações estão corretas.

e.
I, II, III, V.

Nenhum comentário:

Postar um comentário