PERGUNTA 1
1. A Prática de Ensino: Trajetória
da Práxis tem qual objetivo?
I. Criar uma relação próxima do aluno com a educação.
II. Inserir o aluno no contexto de um ambiente escolar.
III. Promover uma reflexão sobre a prática de ensino e o estágio curricular supervisionado.
IV. Orientar a finalização do estágio.
V. Enriquecer o estágio com a reflexão sobre a trajetória seguida no processo de sua realização.
Qual das alternativas está correta?
I. Criar uma relação próxima do aluno com a educação.
II. Inserir o aluno no contexto de um ambiente escolar.
III. Promover uma reflexão sobre a prática de ensino e o estágio curricular supervisionado.
IV. Orientar a finalização do estágio.
V. Enriquecer o estágio com a reflexão sobre a trajetória seguida no processo de sua realização.
Qual das alternativas está correta?
|
a.
|
I e II.
|
|
b.
|
III e V.
|
|
c.
|
II e IV.
|
|
d.
|
IV e V.
|
|
e.
|
I e IV.
|
|
|
|
PERGUNTA 2
1. A frase abaixo retrata qual das
alternativas?
“Não se resume em transferir conhecimento, mas cria possibilidades para sua própria produção ou construção, desenvolvendo em você a capacidade de observar, analisar, interpretar e pensar criticamente a realidade educacional, prioritariamente, para melhor compreendê-la e buscar sua transformação naquilo que for necessário.”
“Não se resume em transferir conhecimento, mas cria possibilidades para sua própria produção ou construção, desenvolvendo em você a capacidade de observar, analisar, interpretar e pensar criticamente a realidade educacional, prioritariamente, para melhor compreendê-la e buscar sua transformação naquilo que for necessário.”
|
a.
|
Contextualizar.
|
|
b.
|
Orientar.
|
|
c.
|
Ensinar.
|
|
d.
|
Estagiar.
|
|
e.
|
Refletir.
|
PERGUNTA 3
1. A identidade docente é formada
tanto na perspectiva individual como na dimensão coletiva, sendo constituída
pela experiência pessoal e as vivências individuais. Essa construção de
identidade docente se dá de três formas:
I. Construção de teorias, confronto de teorias e práticas, construção do conjunto de disciplinas.
II. Construção de teorias, construção do cotidiano docente, confronto de teorias e práticas.
III. Construção de reflexões, confronto de teorias e práticas, confronto de teorias e práticas
IV. Construção de teorias, confronto de teorias e práticas, análise sistemática das práticas à luz das teorias.
V. Construções de reflexões, confronto de reflexões e teorias, análise sistemáticas das teorias à luz das reflexões.
Qual das alternativas está correta?
I. Construção de teorias, confronto de teorias e práticas, construção do conjunto de disciplinas.
II. Construção de teorias, construção do cotidiano docente, confronto de teorias e práticas.
III. Construção de reflexões, confronto de teorias e práticas, confronto de teorias e práticas
IV. Construção de teorias, confronto de teorias e práticas, análise sistemática das práticas à luz das teorias.
V. Construções de reflexões, confronto de reflexões e teorias, análise sistemáticas das teorias à luz das reflexões.
Qual das alternativas está correta?
|
a.
|
I.
|
|
b.
|
II.
|
|
c.
|
III.
|
|
d.
|
IV.
|
|
e.
|
V.
|
PERGUNTA 4
1. A prática de ensino é o eixo que
permeia todo o processo formativo, articulando sua formação específica com a
pedagógica. Unindo a prática de ensino e o estágio curricular supervisionado,
temos?
|
a.
|
Formação específica
|
|
b.
|
Formação ampla
|
|
c.
|
Formação
específica e formação pedagógica, completando a formação do professor.
|
|
d.
|
Formação pedagógica
|
|
e.
|
Formação ampla e formação pedagógica.
|
PERGUNTA 5
1. Escolha a alternativa correta:
“É um espaço de mediação reflexiva entre a universidade, a escola e a própria sociedade”
“É um espaço de mediação reflexiva entre a universidade, a escola e a própria sociedade”
|
a.
|
Estágio
|
|
b.
|
Professor
|
|
c.
|
Escola
|
|
d.
|
Material didático
|
|
e.
|
Prática de ensino
|
PERGUNTA 6
1. O desemprego e a exclusão social
podem ser ocasionados pela desigualdade na repartição dos benefícios que vieram
com o progresso econômico, tecnológico e científico. Todas as classes
econômicas são afetadas por desigualdade; muitos jovens e adultos, por conta da
exclusão social, decidem partir para a violência como meio de conseguir aquilo
que poderia conseguir com o trabalho: dinheiro.
I. A educação é o principal meio de amenizar os problemas da globalização
II. O professor deve impedir o êxodo escolar.
III. O professor deve ajudar os alunos a encontrar, organizar e gerir o seu saber.
IV. Auxiliar os alunos a permanecerem globalizados por causa da evolução.
V. Promover as divisões de classes econômicas de dentro das salas de aula.
Qual das alternativas abaixo contém afirmações incorretas?
I. A educação é o principal meio de amenizar os problemas da globalização
II. O professor deve impedir o êxodo escolar.
III. O professor deve ajudar os alunos a encontrar, organizar e gerir o seu saber.
IV. Auxiliar os alunos a permanecerem globalizados por causa da evolução.
V. Promover as divisões de classes econômicas de dentro das salas de aula.
Qual das alternativas abaixo contém afirmações incorretas?
|
a.
|
I.
|
|
b.
|
II.
|
|
c.
|
III.
|
|
d.
|
IV.
|
|
e.
|
V.
|
PERGUNTA 7
1. O período do estágio não pode ser
menosprezado em sua importância, pois pode tornar-se um exercício efetivo de
participação e conquista sobre as aprendizagens profissionais que a escola pode
proporcionar. Complete a frase abaixo levando em consideração a durabilidade do
estágio curricular supervisionado:
“O estágio, embora _________, pode caracterizar-se como momento fundamental de aprendizagem da prática educativa.”
“O estágio, embora _________, pode caracterizar-se como momento fundamental de aprendizagem da prática educativa.”
|
a.
|
Definitivo.
|
|
b.
|
Transitório.
|
|
c.
|
Curto.
|
|
d.
|
Longo.
|
|
e.
|
Incompleto.
|
PERGUNTA 8
1. Observe as afirmações abaixo:
I. O fato de o estágio ser obrigatório para o aluno, mas não haver uma correspondente obrigatoriedade da escola aceitá-lo.
II. O fato das atividades serem, geralmente, concentradas no período letivo de um ou dois semestres, o que dificulta a visão do todo.
III. A distância entre o discurso em prol da significância do estágio e a prática pedagógica restritiva, que dificulta sua realização.
As afirmações acima são desafios que contradições que envolvem qual das alternativas abaixo?
I. O fato de o estágio ser obrigatório para o aluno, mas não haver uma correspondente obrigatoriedade da escola aceitá-lo.
II. O fato das atividades serem, geralmente, concentradas no período letivo de um ou dois semestres, o que dificulta a visão do todo.
III. A distância entre o discurso em prol da significância do estágio e a prática pedagógica restritiva, que dificulta sua realização.
As afirmações acima são desafios que contradições que envolvem qual das alternativas abaixo?
|
a.
|
Operacionalização da universidade
|
|
b.
|
Operacionalização dos estudos
|
|
c.
|
Operacionalização
do estágio
|
|
d.
|
Operacionalização da prática docente
|
|
e.
|
Operacionalização da prática de ensino
|
PERGUNTA 9
1. Quanto aos objetivos da Prática
de Ensino: Reflexões:
I. Orientar na elaboração dos produtos finais do estágio.
II. Apoiar o aluno na reflexão da futura atuação profissional.
III. Auxiliar o aluno na criação e aplicação de projetos.
IV. Auxiliar nos procedimentos de entrega e validação dos produtos finais do estágio.
V. Sintetizar o estágio.
Analisando as afirmações anteriores, qual das alternativas tem uma afirmação incorreta?
I. Orientar na elaboração dos produtos finais do estágio.
II. Apoiar o aluno na reflexão da futura atuação profissional.
III. Auxiliar o aluno na criação e aplicação de projetos.
IV. Auxiliar nos procedimentos de entrega e validação dos produtos finais do estágio.
V. Sintetizar o estágio.
Analisando as afirmações anteriores, qual das alternativas tem uma afirmação incorreta?
|
a.
|
I.
|
|
b.
|
II.
|
|
c.
|
III.
|
|
d.
|
IV.
|
|
e.
|
V.
|
PERGUNTA 10
1. Sobre o que se espera de um professor,
observe as afirmações abaixo:
I. Facilitar a compreensão dos conteúdos.
II. Auxiliar o aluno a desenvolver autodisciplina.
III. Acreditar nas possibilidades do aluno.
IV. Despertar curiosidade do aluno.
V. Ter humildade para perceber sua necessidade de crescimento pessoal e profissional.
Qual das alternativas abaixo tem, apenas, afirmações corretas?
I. Facilitar a compreensão dos conteúdos.
II. Auxiliar o aluno a desenvolver autodisciplina.
III. Acreditar nas possibilidades do aluno.
IV. Despertar curiosidade do aluno.
V. Ter humildade para perceber sua necessidade de crescimento pessoal e profissional.
Qual das alternativas abaixo tem, apenas, afirmações corretas?
|
a.
|
I, II, III.
|
|
b.
|
I, II, III, IV.
|
|
c.
|
III, IV, V.
|
|
d.
|
Todas
as afirmações estão corretas.
|
|
e.
|
I, II, III, V.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário