QUESTIONÁRIO I DIREITOS HUMANOS
PERGUNTA 1
1. A Declaração Universal de
Direitos Humanos de 1948 preceitua, em seu artigo 2o:
“Todo o homem tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades
estabelecidos nesta declaração, sem distinção de qualquer espécie [...]”. Dessa
forma, pode-se dizer que não haverá discriminação baseada em diferenças de:
I. Raça.
II. Sexo.
III. Cor.
Dos itens acima mencionados,
assinale a alternativa correta:
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a.
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I, apenas.
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b.
|
II, apenas.
|
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c.
|
III, apenas.
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d.
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I e III.
|
|
e.
|
I, II e
III.
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PERGUNTA 2
1. Ao falarmos sobre cidadania é
possível reconhecer alguns dos aspectos jurídicos que a constituem.
Indique
qual aspecto abaixo não é
característico da cidadania:
|
a.
|
Igualdade.
|
|
b.
|
Liberdade.
|
|
c.
|
Combate a todas as formas de discriminação.
|
|
d.
|
Privilegiar
a elite social.
|
|
e.
|
Promover a igualdade entre os desiguais.
|
PERGUNTA 3
1. De acordo com a Declaração
Universal dos Direitos Humanos é correto afirmar que:
|
a.
|
Todo
ser humano tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades
estabelecidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos, sem quaisquer
distinções.
|
|
b.
|
Os direitos humanos somente serão exercidos em
países que assinarem tratados com a Organização das Nações Unidas.
|
|
c.
|
A escravidão ou servidão bem como o tráfico de
escravos só serão mantidos em países cuja prática da escravidão é considerada
dever religioso.
|
|
d.
|
Todo ser humano tem direito à liberdade de
opinião e expressão; esse direito inclui a liberdade de determinar qual é a
prática religiosa obrigatória para um determinado território.
|
|
e.
|
A Declaração Universal de Direitos Humanos sugere
que, sem interferência do Estado, a mídia deve difundir suas opiniões e
defendê-las como exclusivas.
|
PERGUNTA 4
1. Na Constituição Federal de 1988,
a Constituição Cidadã, considere:
I. A dignidade da pessoa humana é
um dos seus fundamentos.
II. A promoção do bem de todos −
sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de
discriminação − constitui um de seus objetivos fundamentais.
III. A igualdade de todos perante
a lei é um dos seus princípios sociais.
Está correto o que se afirma
apenas em:
|
a.
|
Somente na afirmativa I.
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|
b.
|
Somente na afirmativa II.
|
|
c.
|
Somente na afirmativa III.
|
|
d.
|
II e III.
|
|
e.
|
I, II e
III.
|
PERGUNTA 5
1. O ano de 1948 representou um
marco histórico mundial no tocante aos direitos humanos, pois foi nesse ano
que:
|
a.
|
Foi criada a Corte Internacional para julgamento
dos Direitos Humanos.
|
|
b.
|
Aconteceu a Independência dos Estados Unidos da
América
|
|
c.
|
Eclodiu a Revolução Francesa, trazendo os ideais
de liberdade, igualdade e fraternidade
|
|
d.
|
Foi outorgada a Carta Magna na Inglaterra.
|
|
e.
|
Foi
proclamada a Declaração Universal de Direitos Humanos.
|
PERGUNTA 6
1. Podemos afirmar que na Declaração
Universal dos Direitos Humanos:
|
a.
|
Não há menção à remuneração de trabalhos iguais.
|
|
b.
|
É
reconhecida a relação entre o desenvolvimento da personalidade e o caráter de
pertencer a uma comunidade.
|
|
c.
|
O exercício de direitos e liberdades por ela
assegurados não se sobrepõe propósito ou princípio algum.
|
|
d.
|
É abordado o conceito de propriedade individual,
mas não o de propriedade coletiva.
|
|
e.
|
Não são reconhecidos deveres de ordem alguma.
|
PERGUNTA 7
1. Ser cidadão ou cidadã é:
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a.
|
Ter
consciência de seus direitos e deveres e participar ativamente de todas as
questões da sociedade.
|
|
b.
|
Apenas ser o morador da cidade, de um bairro ou
de um país.
|
|
c.
|
Compreender qual é o seu papel na sociedade,
isentando-o da participação política.
|
|
d.
|
Contribui para a construção de uma sociedade que
só cobra dos seus direitos e não tem deveres.
|
|
e.
|
Ter clareza de todos os seus deveres, mas cumprir
somente aqueles que são convenientes.
|
PERGUNTA 8
1. Sobre o conceito de cidadania e o
seu exercício é incorreto afirmar que:
|
a.
|
É pelo exercício da cidadania que podemos
garantir o uso pleno dos direitos.
|
|
b.
|
A garantia dos direitos civis, sociais e
políticos atualmente previstos na Constituição representa a cidadania em
exercício.
|
|
c.
|
Para que o pessoa exerça sua cidadania, precisa
ter consciência de seus direitos e obrigações.
|
|
d.
|
A cidadania para os membros de uma sociedade
significa usufruir os direitos humanos, tanto os individuais como os
coletivos ou institucionais.
|
|
e.
|
A
cidadania só é vivida para sujeitos de uma sociedade que se mantêm produtivos
e garantem a transformação desse território.
|
PERGUNTA 9
1. São vários os antecedentes
(sociais, políticos, econômicos, entre outros) da proclamação da Declaração
Universal de Direitos Humanos. Dessa forma, indique os eventos históricos que
são entendidos como precedentes diretos da Declaração Universal de Direitos
Humanos:
I. A Guerra do Golfo Pérsico.
II. A 2ª Guerra Mundial.
III. A Guerra do Vietnã.
IV. A Revolução Francesa.
V. O Golpe Militar de 1964.
Dos itens acima mencionados, está
correta a alternativa:
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a.
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I e III.
|
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b.
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II e III.
|
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c.
|
II e
IV.
|
|
d.
|
II, III e IV.
|
|
e.
|
II, IV e V.
|
PERGUNTA 10
1. “Todo homem tem direito à
liberdade e à segurança pessoal” (artigo 3º, Declaração Universal de Direitos
Humanos de 1948). Tendo em vista o direito à vida, é possível dizer que o
Estado deve assegurar o direito de todo ser humano de:
|
a.
|
Continuar vivo e de ter vida digna quanto à
subsistência.
|
|
b.
|
Sobreviver
e de não ser torturado.
|
|
c.
|
Ter um emprego e de gratuidade de justiça.
|
|
d.
|
Sobreviver e de gratuidade de justiça ao
hipossuficiente.
|
|
e.
|
Viver de bem com a vida e de alcançar seus
objetivos profissionais.
|
|
|
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QUESTIONÁRIO II DIREITOS HUMANOS
PERGUNTA 1
1. A Declaração Universal dos
Direitos Humanos (DUDH), adotada e proclamada pela Resolução 217 A (III) da
Assembleia Geral da ONU em 10/12/1948 e assinada pelo Brasil na mesma data,
representou o repúdio direto das ideologias que tinham por princípio “o
desprezo e o desrespeito pelos direitos do homem”. As liberdades consideradas
“como a mais alta aspiração do homem comum”, no preâmbulo da DUDH são:
|
a.
|
Liberdade ao repouso e lazer, à instrução de
nível superior e à vida cultural.
|
|
b.
|
Liberdade política, de uma única crença e de
locomoção.
|
|
c.
|
Liberdade
de palavra, de reunião e de opinião.
|
|
d.
|
Liberdade de viver a salvo do temor e da
necessidade de ser governado por outro homem.
|
|
e.
|
Liberdade de palavra, de crença e de viver em um
país ditatorial.
|
PERGUNTA 2
1. A Declaração Universal dos
Direitos Humanos pode ser caracterizada, primeiramente, por sua amplitude,
compreendendo um conjunto de direitos e faculdades, sem as quais um ser humano
não pode desenvolver sua personalidade física, moral e intelectual. Em segundo
lugar, pela universalidade, aplicável a todas as pessoas de todos os países,
raças, religiões e sexos, seja qual for o regime político dos territórios nos
quais incide. Assinale abaixo a assertiva que é contrária ao enunciado acima:
|
a.
|
Como uma plataforma comum de ação, a Declaração
foi adotada em 10 de dezembro de 1948, pela aprovação de 48 Estados, com 8
abstenções.
|
|
b.
|
Objetiva
delinear uma ordem pública mundial fundada no respeito à dignidade da pessoa
humana, para orientar o desenvolvimento de uma raça humana superior.
|
|
c.
|
Introduz a indivisibilidade dos direitos humanos,
ao conjugar o catálogo dos direitos civis e políticos, com o dos direitos
econômicos, sociais e culturais.
|
|
d.
|
Teve imediatamente, após a sua adoção, grande
repercussão moral ao despertar nos povos a consciência de que o conjunto da
comunidade humana se interessava pelo seu destino.
|
|
e.
|
Normatiza os direitos das mulheres e tem como
objetivo garantir que os direitos das mulheres são direitos humanos.
|
PERGUNTA 3
1. A Educação é dever da família e
do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade
humana, e tem por finalidade:
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a.
|
O seu preparo para agir preconceituosamente
perante os segmentos da sociedade.
|
|
b.
|
O pleno entendimento de que apenas a política de
educação se faz necessária para o aluno ficar em sala de aula em período
integral.
|
|
c.
|
O pensamento de ter sempre a reprovação na escola
como estímulo à educação sem qualidade.
|
|
d.
|
O pleno desenvolvimento do estudante sem
igualdade de condições para o acesso na escola.
|
|
e.
|
O pleno
desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício pleno da cidadania.
|
PERGUNTA 4
1. Acerca do conceito de minorias e
do seu exercício da cidadania a alternativa incorreta é:
|
a.
|
As minorias étnicas, religiosas e políticas
buscam o seu espaço geográfico e social.
|
|
b.
|
As minorias se organizam cada vez mais para
defenderem os seus princípios.
|
|
c.
|
A exclusão social é forte entre as minorias e
origina diferentes grupos de excluídos.
|
|
d.
|
Um exemplo de manifestações das minorias é a
parada LGBT.
|
|
e.
|
A
exclusão social é inexistente e isso descaracteriza a existência do racismo.
|
PERGUNTA 5
1. As Diretrizes Curriculares
Nacionais para o Ensino Fundamental destacam que é preciso reverter o quadro de
discriminação e exclusão existente no interior das escolas, perpetrado pelo
racismo, sexismo e preconceitos originados por situações socioeconômicas,
regionais, culturais e étnicas. Sendo assim, ao definir suas propostas
pedagógicas, as escolas deverão explicitar, dentre outros aspectos:
|
a.
|
O
reconhecimento da identidade pessoal de alunos e professores.
|
|
b.
|
Um código de conduta para toda a comunidade
escolar.
|
|
c.
|
Estratégias traçadas para minimizar as
dificuldades econômicas da comunidade.
|
|
d.
|
Medidas severas visando a garantir o respeito a
toda a comunidade escolar.
|
|
e.
|
Os limites precisos da atuação de cada
profissional que atua na escola.
|
PERGUNTA 6
1. Assinale a alternativa correta em
relação à Declaração Universal dos Direitos Humanos – DUDH.
|
a.
|
A DUDH
estabelece que toda a pessoa tem direito à seguridade social, condição
indispensável à sua dignidade humana.
|
|
b.
|
O texto da DUDH garante o sigilo de
correspondência, porém assegura a sua violação em qualquer situação.
|
|
c.
|
A DUDH contempla que instrução será gratuita
apenas para o nível fundamental.
|
|
d.
|
A unicidade de base sindical é tratada na DUDH.
|
|
e.
|
Assegura o direito ao apátrida de escolher a
nacionalidade cujos laços forem maiores.
|
PERGUNTA 7
1. De acordo com os estudos de
Direitos Humanos e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o problema da
criminalidade praticada por adolescentes e que impacta a segurança pública da sociedade
brasileira pode ser solucionado com a adoção da seguinte medida:
|
a.
|
Aumento do policiamento nas regiões mais pobres
das cidades.
|
|
b.
|
Construção de presídios de segurança máxima.
|
|
c.
|
Reorganização dos direitos sociais, pois a lógica
de direitos inalienáveis impossibilita a diminuição da criminalidade.
|
|
d.
|
Implementação
de políticas públicas voltadas para a efetivação dos direitos individuais,
políticos, econômicos, sociais e culturais que sejam capazes de intervir nas
diversas situações de vulnerabilidade que acometem grande parte dos
adolescentes brasileiros.
|
|
e.
|
Redução da maioridade penal.
|
PERGUNTA 8
1. Na história dos Direitos Humanos,
o momento mais importante ocorreu após a 2ª guerra mundial, quando os países se
uniram, buscando restabelecer a paz mundial. Assim, no dia 10 de dezembro de
1948, durante reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas, foi proclamada a
Declaração Universal dos Direitos Humanos, que, dentre outros tópicos,
consagrou, exceto:
|
a.
|
A liberdade de pensamento, consciência e
religião.
|
|
b.
|
O direito à alimentação e habitação.
|
|
c.
|
O direito ao trabalho e à educação de qualidade.
|
|
d.
|
O direito a fazer parte de um governo.
|
|
e.
|
O
direito à educação privada e o livre comércio entre os países.
|
PERGUNTA 9
1. O propósito da Declaração
Universal dos Direitos Humanos é, antes de tudo, o de garantir ao indivíduo a
possibilidade de desenvolver-se como pessoa para realizar os seus objetivos
pessoais, sociais, políticos e econômicos, amparando-os contra os empecilhos e
os obstáculos que encontre em sua trajetória. Tendo em vista o trecho lido, e
considerando que sabidamente o próprio Estado é também considerado um dos
violadores de Direitos Humanos, é possível afirmar que por isso se fez
necessária(o):
|
a.
|
a ampliação dos direitos humanos garantidos aos
cidadãos dos países em desenvolvimento, como o Brasil.
|
|
b.
|
a ampliação dos objetivos pessoais, sociais,
políticos e econômicos do indivíduo.
|
|
c.
|
o
desenvolvimento de um sistema de proteção internacional de direitos humanos,
acessível aos cidadãos de qualquer Estado.
|
|
d.
|
o desenvolvimento de mecanismos de direito
interno desvinculados do Estado, como as empresas transnacionais.
|
|
e.
|
acabar com o sistema interno de proteção de
direitos humanos, deixando que violações a esses direitos fossem solucionadas
pela ONU.
|
PERGUNTA 10
1. É correto afirmar, sobre as
previsões contidas na Declaração Universal de Direitos Humanos, que:
|
a.
|
está previsto o direito à educação, com o ensino
elementar obrigatório e gratuito, com acesso ao ensino superior de acordo com
o mérito.
|
|
b.
|
estão previstos direitos ligados ao contrato de
trabalho, como salário mínimo, repouso e lazer, mas sem nenhuma limitação
horária da jornada de trabalho.
|
|
c.
|
é
proclamado que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e
direitos.
|
|
d.
|
não há disposição que verse sobre o direito a
contrair matrimônio e fundar uma família, nem sobre os direitos decorrentes do
casamento.
|
|
e.
|
os direitos de liberdade previstos são relativos
à esfera individual, não prevendo liberdades políticas relativas à
participação do povo no governo.
|
a 9 do questionário I ta errada
ResponderExcluirSó reafirmando o colega acima. Que a questão 9 do questionário I está errada.
ResponderExcluirObrigado, ajudou muito, tirando a 9, todas estavam corretas.
ResponderExcluirA alternativa certa da 9 é a B.
ResponderExcluirna verdade a 9 está correta, acabei de fazer e deu como certo!
ResponderExcluireses mais escuros são as respostas?
ResponderExcluir