sexta-feira, 20 de abril de 2018

QUESTIONÁRIO ESTUDOS DISCIPLINARES XI


QUESTIONÁRIO ESTUDOS DISCIPLINARES XI

PERGUNTA 1
1.    Sobre os bens culturais, Aloísio Magalhães afirmou no início da década de 1980: “...existe vasta gama de bens – procedentes sobretudo do fazer popular – que por estarem inseridos na dinâmica viva do cotidiano não são considerados como bens culturais nem utilizados na formulação das políticas econômicas e tecnológicas. No entanto, é a partir deles que se afere o potencial, se reconhece a vocação e se descobrem os valores mais autênticos de uma nacionalidade. Além disso, é deles e de sua reiterada presença que surgem expressões de síntese de valor criativo que constitui o objeto de arte..” MAGALHÃES, Aloísio- E Triunfo?. A questão dos bens culturais no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira/Fundação Pró-Memória, 1985, p. 53.
Ele estava se referindo aos:
a.
bens imateriais ou intangíveis.
b.
bens móveis e imóveis.
c.
patrimônios históricos.
d.
bens patrimoniais arqueológicos.

PERGUNTA 2
1.    “Segundo Mário Chagas, a memória social é articulada por meio de palavras e imagens. De acordo com esse autor:
“Se aquilo que se preserva é concebido como suporte de informação e como alguma coisa passível de ser utilizada para transmitir (ou ensinar) algo a alguém, pode-se falar em documento e memória. Nesse caso pode-se também falar em política de memória”. CHAGAS, Mário – Memória política e política de memória. In: CHAGAS, Mário; ABREU, Regina (orgs.). Patrimônio e memória.; ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 153-165.
Considerando a afirmação acima sobre a memória poderíamos dizer quanto a documentos e monumentos que:
a.
os documentos sempre guardam a memória, mas os monumentos podem ser feitos com outra finalidade.
b.
documentos e monumentos são sinônimos.
c.
para preservar a memória é sempre necessário haver monumentos.
d.
não haveria distinção entre documentos e monumentos pois os dois foram criados para registro e transmissão da memória.

PERGUNTA 3
1.    O campo da preservação do patrimônio era, há algumas décadas, guiado pela ideia de autenticidade, originalidade e permanência. A seleção dos bens a serem preservados se dava de acordo com a ideia de excepcionalidade artística, singularidade ou representatividade histórica de acordo com uma visão marcadamente comprometida com a história das elites. A absorção na área do patrimônio do conceito de cultura como sistema de significados, o declínio das histórias nacionais com o questionamento das narrativas oficiais e a proliferação de histórias alternativas conduziu a uma nova situação na qual temos:
a.
A diversificação dos passados considerados merecedores de escapar do esquecimento.
b.
A criação de museus e tombamento de bens relacionados à vida das pessoas comuns.
c.
A valorização das diferenças sociais e culturais na seleção dos bens a serem preservados.
d.
Todas as alternativas anteriores estão corretas.

PERGUNTA 4
1.    Leia os trechos que se seguem da Declaração do México na Conferência mundial sobre as políticas culturais (1985).
“Cada cultura representa um conjunto de valores únicos e insubstituíveis, já que as tradições e as formas de expressão de cada povo constituem sua maneira mais acabada de estar presentes no mundo”.
“ A afirmação da identidade cultural contribui, portanto, para a liberação dos povos; ao contrário, qualquer forma de dominação nega ou deteriora essa identidade”.
“ Todas as culturas fazem parte do patrimônio comum da humanidade. A identidade cultural de um povo se renova e enriquece em contato com as tradições e valores dos demais”.
CURY, Isabelle – Cartas patrimoniais. Rio de Janeiro, IPHAN, 2000, 2. ed, p. 272-273.
Assinale a alternativa que apresente conceitos que se relacionem ao que foi tratado nos trechos lidos:
a.
hegemonia cultural, patrimônio, desenvolvimento sustentável.
b.
patrimônio mundial da humanidade, bens tangíveis e intangíveis.
c.
turismo cultural, tradições e patrimônio.
d.
identidade cultural, pluralidade cultural e autonomia dos povos.

PERGUNTA 5
1.    “As significações dadas às edificações e aos objetos antigos acabaram por gerar não somente a simples preocupação de grupos isolados ou familiares de garantir seu legado para gerações futuras. Nos séculos XIX e XX, essa preocupação estendeu-se para o Estado, que passou a estimular a produção de leis de conservação e restauração, transformando-se em uma problemática mundial”. MEDEIROS, M. C. e SURYA, L. – “A importância da educação patrimonial para a preservação do patrimônio”. In CHUVA, M. e NOGUEIRA, A. G. (orgs.) – Patrimônio Cultural. Políticas e perspectivas de preservação no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2012, p. 293.
Assinale a alternativa que sintetize melhor as ideias contidas no trecho acima:
a.
O surgimento do conceito de patrimônio histórico relaciona-se ao momento em que o Estado assume o papel de garantir a transmissão do legado da sociedade às gerações futuras.
b.
As significações conferidas às edificações e objetos pelas famílias se esgotaram e nos séculos XIX e XX isso passou a ser tarefa do Estado.
c.
As leis de conservação e preservação promulgadas pelo Estado se tornaram uma problemática para as populações interferindo nas formas de transmissão das heranças.
d.
Desde o século XIX e, portanto, também no XX, o patrimônio histórico foi tratado como patrimônio mundial.

PERGUNTA 6
1.    “O patrimônio cultural constitui-se de bens heterogêneos tangíveis e intangíveis cuja base comum é a referência à história ou à arte. O patrimônio é vivo, permanentemente em processo, e sua configuração constitui-se por meio das relações que uma sociedade mantém com sua história”. Benhamou, Françoise – Economia do patrimônio cultural. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2016. p. 11.
Podemos concluir a partir da frase acima que:
a.
Dependendo da visão de história que se tem no presente, das relações de poder existentes e do que se entende a cada momento como patrimônio cultural, são definidos diferentes bens a serem preservados.
b.
Sendo os bens culturais tangíveis ou intangíveis, é inegável seu valor artístico.
c.
O fato do patrimônio ser constituído em processo torna sua preservação ineficaz.
d.
O patrimônio cultural depende do processo jurídico que é sempre muito moroso

PERGUNTA 7
1.    A UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura – criou uma lista de bens reconhecidos como patrimônio da humanidade e estabeleceu um programa de preservação para salvaguardar a herança das diferentes culturas existentes no mundo, tendo em vista a concepção que:
a.
A valorização das diferentes culturas é caminho de construção da paz entre as nações.
b.
A herança cultural é fonte de identidade e coesão social para as sociedades humanas.
c.
Somente um desenvolvimento econômico baseado no respeito mútuo e diálogo entre as culturas conduz a resultados inclusivos, igualitários e sustentáveis.
d.
Todas as alternativas anteriores estão corretas.

PERGUNTA 8
1.    “ A memória é um elemento essencial do que se costuma chamar identidade, individual ou coletiva, cuja busca é uma das atividades fundamentais dos indivíduos e das sociedades de hoje, na febre e na angústia”. LE GOFF, Jacques – História e memória. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1990. p. 476.
Sobre a importância da memória para a construção das identidades coletivas podemos dizer que:
a.
Partilhar tradições e reconhecer a existência de um passado comum reforça o sentimento de identidade e de pertencimento a um lugar e a um grupo social.
b.
As sociedades atuais têm pouco interesse nas identidades nacionais e por isso não se preocupam com a memória.
c.
Memória e identidade estavam ligadas em décadas passadas, mas hoje estão dissociadas.
d.
Nas sociedades atuais há interesse na construção de identidades, o que não ocorria em épocas anteriores.

PERGUNTA 9
1.    “A especificidade do monumento prende-se então, precisamente, com seu modo de ação sobre a memória. Não só ele a trabalha como também a mobiliza pela mediação da afetividade, de forma a recordar o passado, fazendo-o vibrar à maneira do presente. Mas, esse passado invocado e convocado, de certa maneira encantado, não é um passado qualquer: foi localizado e selecionado para fins vitais, na medida em que pode, diretamente, contribuir para manter e preservar e identidade de uma comunidade étnica ou religiosa, nacional, tribal ou familiar”. CHOAY, Françoise – A alegoria do patrimônio. Lisboa, Edições 70, 2000, p. 16.
Enquanto o monumento pode ser criado com a finalidade de promover a rememoração, o monumento histórico também se constitui a posteriori, investindo edificações de uma função de memória. De toda forma, o efeito do monumento sobre a memória, conforme o texto acima, é de:
a.
Mobilizá-la e atualizá-la no presente a partir da seleção daquilo que se estabelece como componente a ser preservado da identidade do grupo social a que se refere.
b.
Recordar todo o passado da comunidade étnica, religiosa, nacional, tribal ou familiar.
c.
Promover de forma afetiva a recordação do passado vivido.
d.
Manter vivo o encantamento do passado para servir de inspiração para o presente

PERGUNTA 10
1.    “Nascida nos meandros e contradições do autoritarismo do Estado Novo, esta concepção de patrimônio histórico, mesclada de rebeldia modernista, acabou por cristalizar os elementos do nacionalismo autoritário com as intenções modernistas, na tentativa e com o objetivo de recuperar o passado para alcançar uma definição da identidade nacional”. FENELON, Dea R. – “Políticas culturais e patrimônio histórico”. In Secretaria Municipal de cultura/DPH - O direito à memória. Patrimônio histórico e cidadania. São Paulo: DPH, 1992.
No Brasil, coube ao SPHAN as primeiras iniciativas oficiais de salvaguardar o patrimônio histórico e artístico no Brasil. Criado em 1937, durante a ditadura do Estado Novo, formado a partir de forte influência de ideias modernistas, aproximava-se da ideologia do regime varguista na valorização do:
a.
regime autoritário.
b.
nacional.
c.
corporativismo.
d.
antigo.

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