QUESTIONÁRIO ESTUDOS DISCIPLINARES XI
PERGUNTA 1
1. Sobre os bens culturais, Aloísio
Magalhães afirmou no início da década de 1980: “...existe vasta gama de bens –
procedentes sobretudo do fazer popular – que por estarem inseridos na dinâmica
viva do cotidiano não são considerados como bens culturais nem utilizados na
formulação das políticas econômicas e tecnológicas. No entanto, é a partir
deles que se afere o potencial, se reconhece a vocação e se descobrem os
valores mais autênticos de uma nacionalidade. Além disso, é deles e de sua
reiterada presença que surgem expressões de síntese de valor criativo que
constitui o objeto de arte..” MAGALHÃES, Aloísio- E Triunfo?. A questão dos
bens culturais no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira/Fundação Pró-Memória,
1985, p. 53.
Ele estava se referindo aos:
Ele estava se referindo aos:
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a.
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bens imateriais ou intangíveis.
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b.
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bens
móveis e imóveis.
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c.
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patrimônios
históricos.
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d.
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bens
patrimoniais arqueológicos.
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PERGUNTA 2
1. “Segundo Mário Chagas, a memória
social é articulada por meio de palavras e imagens. De acordo com esse autor:
“Se aquilo que se preserva é concebido como suporte de informação e como alguma coisa passível de ser utilizada para transmitir (ou ensinar) algo a alguém, pode-se falar em documento e memória. Nesse caso pode-se também falar em política de memória”. CHAGAS, Mário – Memória política e política de memória. In: CHAGAS, Mário; ABREU, Regina (orgs.). Patrimônio e memória.; ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 153-165.
Considerando a afirmação acima sobre a memória poderíamos dizer quanto a documentos e monumentos que:
“Se aquilo que se preserva é concebido como suporte de informação e como alguma coisa passível de ser utilizada para transmitir (ou ensinar) algo a alguém, pode-se falar em documento e memória. Nesse caso pode-se também falar em política de memória”. CHAGAS, Mário – Memória política e política de memória. In: CHAGAS, Mário; ABREU, Regina (orgs.). Patrimônio e memória.; ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 153-165.
Considerando a afirmação acima sobre a memória poderíamos dizer quanto a documentos e monumentos que:
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a.
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os
documentos sempre guardam a memória, mas os monumentos podem ser feitos com
outra finalidade.
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b.
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documentos
e monumentos são sinônimos.
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c.
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para
preservar a memória é sempre necessário haver monumentos.
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d.
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não haveria distinção entre documentos e
monumentos pois os dois foram criados para registro e transmissão da memória.
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PERGUNTA 3
1. O campo da preservação do
patrimônio era, há algumas décadas, guiado pela ideia de autenticidade,
originalidade e permanência. A seleção dos bens a serem preservados se dava de
acordo com a ideia de excepcionalidade artística, singularidade ou representatividade
histórica de acordo com uma visão marcadamente comprometida com a história das
elites. A absorção na área do patrimônio do conceito de cultura como sistema de
significados, o declínio das histórias nacionais com o questionamento das
narrativas oficiais e a proliferação de histórias alternativas conduziu a uma
nova situação na qual temos:
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a.
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A
diversificação dos passados considerados merecedores de escapar do
esquecimento.
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b.
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A
criação de museus e tombamento de bens relacionados à vida das pessoas
comuns.
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c.
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A
valorização das diferenças sociais e culturais na seleção dos bens a serem
preservados.
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d.
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Todas as alternativas anteriores estão corretas.
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PERGUNTA 4
1. Leia os trechos que se seguem da
Declaração do México na Conferência mundial sobre as políticas culturais
(1985).
“Cada cultura representa um conjunto de valores únicos e insubstituíveis, já que as tradições e as formas de expressão de cada povo constituem sua maneira mais acabada de estar presentes no mundo”.
“ A afirmação da identidade cultural contribui, portanto, para a liberação dos povos; ao contrário, qualquer forma de dominação nega ou deteriora essa identidade”.
“ Todas as culturas fazem parte do patrimônio comum da humanidade. A identidade cultural de um povo se renova e enriquece em contato com as tradições e valores dos demais”.
CURY, Isabelle – Cartas patrimoniais. Rio de Janeiro, IPHAN, 2000, 2. ed, p. 272-273.
Assinale a alternativa que apresente conceitos que se relacionem ao que foi tratado nos trechos lidos:
“Cada cultura representa um conjunto de valores únicos e insubstituíveis, já que as tradições e as formas de expressão de cada povo constituem sua maneira mais acabada de estar presentes no mundo”.
“ A afirmação da identidade cultural contribui, portanto, para a liberação dos povos; ao contrário, qualquer forma de dominação nega ou deteriora essa identidade”.
“ Todas as culturas fazem parte do patrimônio comum da humanidade. A identidade cultural de um povo se renova e enriquece em contato com as tradições e valores dos demais”.
CURY, Isabelle – Cartas patrimoniais. Rio de Janeiro, IPHAN, 2000, 2. ed, p. 272-273.
Assinale a alternativa que apresente conceitos que se relacionem ao que foi tratado nos trechos lidos:
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a.
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hegemonia
cultural, patrimônio, desenvolvimento sustentável.
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b.
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patrimônio
mundial da humanidade, bens tangíveis e intangíveis.
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c.
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turismo
cultural, tradições e patrimônio.
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d.
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identidade cultural, pluralidade cultural e
autonomia dos povos.
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PERGUNTA 5
1. “As significações dadas às
edificações e aos objetos antigos acabaram por gerar não somente a simples
preocupação de grupos isolados ou familiares de garantir seu legado para gerações
futuras. Nos séculos XIX e XX, essa preocupação estendeu-se para o Estado, que
passou a estimular a produção de leis de conservação e restauração,
transformando-se em uma problemática mundial”. MEDEIROS, M. C. e SURYA, L. – “A
importância da educação patrimonial para a preservação do patrimônio”. In
CHUVA, M. e NOGUEIRA, A. G. (orgs.) – Patrimônio Cultural. Políticas e
perspectivas de preservação no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2012,
p. 293.
Assinale a alternativa que sintetize melhor as ideias contidas no trecho acima:
Assinale a alternativa que sintetize melhor as ideias contidas no trecho acima:
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a.
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O surgimento do conceito de patrimônio histórico
relaciona-se ao momento em que o Estado assume o papel de garantir a
transmissão do legado da sociedade às gerações futuras.
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b.
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As
significações conferidas às edificações e objetos pelas famílias se esgotaram
e nos séculos XIX e XX isso passou a ser tarefa do Estado.
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c.
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As leis
de conservação e preservação promulgadas pelo Estado se tornaram uma
problemática para as populações interferindo nas formas de transmissão das
heranças.
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d.
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Desde o
século XIX e, portanto, também no XX, o patrimônio histórico foi tratado como
patrimônio mundial.
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PERGUNTA 6
1. “O patrimônio cultural
constitui-se de bens heterogêneos tangíveis e intangíveis cuja base comum é a
referência à história ou à arte. O patrimônio é vivo, permanentemente em
processo, e sua configuração constitui-se por meio das relações que uma
sociedade mantém com sua história”. Benhamou, Françoise – Economia do
patrimônio cultural. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2016. p. 11.
Podemos concluir a partir da frase acima que:
Podemos concluir a partir da frase acima que:
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a.
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Dependendo da visão de história que se tem no
presente, das relações de poder existentes e do que se entende a cada momento
como patrimônio cultural, são definidos diferentes bens a serem preservados.
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b.
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Sendo
os bens culturais tangíveis ou intangíveis, é inegável seu valor artístico.
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c.
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O fato
do patrimônio ser constituído em processo torna sua preservação ineficaz.
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d.
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O
patrimônio cultural depende do processo jurídico que é sempre muito moroso
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PERGUNTA 7
1. A UNESCO – Organização das Nações
Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura – criou uma lista de bens
reconhecidos como patrimônio da humanidade e estabeleceu um programa de
preservação para salvaguardar a herança das diferentes culturas existentes no
mundo, tendo em vista a concepção que:
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a.
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A
valorização das diferentes culturas é caminho de construção da paz entre as
nações.
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b.
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A
herança cultural é fonte de identidade e coesão social para as sociedades
humanas.
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c.
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Somente
um desenvolvimento econômico baseado no respeito mútuo e diálogo entre as
culturas conduz a resultados inclusivos, igualitários e sustentáveis.
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d.
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Todas as alternativas anteriores estão corretas.
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PERGUNTA 8
1. “ A memória é um elemento
essencial do que se costuma chamar identidade, individual ou coletiva, cuja
busca é uma das atividades fundamentais dos indivíduos e das sociedades de
hoje, na febre e na angústia”. LE GOFF, Jacques – História e memória. Campinas,
SP: Editora da UNICAMP, 1990. p. 476.
Sobre a importância da memória para a construção das identidades coletivas podemos dizer que:
Sobre a importância da memória para a construção das identidades coletivas podemos dizer que:
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a.
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Partilhar tradições e reconhecer a existência de
um passado comum reforça o sentimento de identidade e de pertencimento a um
lugar e a um grupo social.
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b.
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As
sociedades atuais têm pouco interesse nas identidades nacionais e por isso
não se preocupam com a memória.
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c.
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Memória
e identidade estavam ligadas em décadas passadas, mas hoje estão dissociadas.
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d.
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Nas sociedades
atuais há interesse na construção de identidades, o que não ocorria em épocas
anteriores.
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PERGUNTA 9
1. “A especificidade do monumento
prende-se então, precisamente, com seu modo de ação sobre a memória. Não só ele
a trabalha como também a mobiliza pela mediação da afetividade, de forma a
recordar o passado, fazendo-o vibrar à maneira do presente. Mas, esse passado
invocado e convocado, de certa maneira encantado, não é um passado qualquer:
foi localizado e selecionado para fins vitais, na medida em que pode,
diretamente, contribuir para manter e preservar e identidade de uma comunidade
étnica ou religiosa, nacional, tribal ou familiar”. CHOAY, Françoise – A
alegoria do patrimônio. Lisboa, Edições 70, 2000, p. 16.
Enquanto o monumento pode ser criado com a finalidade de promover a rememoração, o monumento histórico também se constitui a posteriori, investindo edificações de uma função de memória. De toda forma, o efeito do monumento sobre a memória, conforme o texto acima, é de:
Enquanto o monumento pode ser criado com a finalidade de promover a rememoração, o monumento histórico também se constitui a posteriori, investindo edificações de uma função de memória. De toda forma, o efeito do monumento sobre a memória, conforme o texto acima, é de:
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a.
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Mobilizá-la e atualizá-la no presente a partir da
seleção daquilo que se estabelece como componente a ser preservado da
identidade do grupo social a que se refere.
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b.
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Recordar
todo o passado da comunidade étnica, religiosa, nacional, tribal ou familiar.
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c.
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Promover
de forma afetiva a recordação do passado vivido.
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d.
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Manter
vivo o encantamento do passado para servir de inspiração para o presente
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PERGUNTA 10
1. “Nascida nos meandros e
contradições do autoritarismo do Estado Novo, esta concepção de patrimônio
histórico, mesclada de rebeldia modernista, acabou por cristalizar os elementos
do nacionalismo autoritário com as intenções modernistas, na tentativa e com o
objetivo de recuperar o passado para alcançar uma definição da identidade
nacional”. FENELON, Dea R. – “Políticas culturais e patrimônio histórico”. In
Secretaria Municipal de cultura/DPH - O direito à memória. Patrimônio histórico
e cidadania. São Paulo: DPH, 1992.
No Brasil, coube ao SPHAN as primeiras iniciativas oficiais de salvaguardar o patrimônio histórico e artístico no Brasil. Criado em 1937, durante a ditadura do Estado Novo, formado a partir de forte influência de ideias modernistas, aproximava-se da ideologia do regime varguista na valorização do:
No Brasil, coube ao SPHAN as primeiras iniciativas oficiais de salvaguardar o patrimônio histórico e artístico no Brasil. Criado em 1937, durante a ditadura do Estado Novo, formado a partir de forte influência de ideias modernistas, aproximava-se da ideologia do regime varguista na valorização do:
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a.
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regime
autoritário.
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b.
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nacional.
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c.
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corporativismo.
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d.
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antigo.
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MUITO BOM!
ResponderExcluirPassei por aqui, obrigado por compartilhar
ResponderExcluirolá amigos alguém em grupo de zap, com dicas da matéria do assistente social para concurso, para me add 67 99872-1012
ResponderExcluirMaravilha bom conteúdo
ResponderExcluirmuito bom, ajudou bastante!
ResponderExcluirObrigada
ResponderExcluirSobre a importância do patrimônio histórico podemos afirmar, inspirados na frase acima, que:
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