quarta-feira, 20 de maio de 2015

QUESTIONÁRIO ESTUDOS DISCIPLINARES I

QUESTIONÁRIO ESTUDOS DISCIPLINARES I
Pergunta 1

1.
a. Imperativo.
b.Persuasão.
c. Conversação.
d. Convencimento.
e. Discernimento.

Pergunta 2

1.
a. A fé na existência de Deus.
b. A credulidade das pessoas de modo geral.
c. A esperança de que “tudo vai dar certo”.
d.O ceticismo de algumas pessoas.
e. A crítica aos dogmas da Igreja.

Pergunta 3

1.
a. Indutivo.
b.Dedutivo.
c. Abdutivo.
d. Recíproco.
e. Intencional.

Pergunta 4

1.
a. Refere-se às obrigações do indivíduo em sociedade.
b.Refere-se aos costumes, condutas sociais do indivíduo em sociedade.
c. Refere-se à construção do caráter do indivíduo.
d. Refere-se aos aspectos culturais particulares.
e. Refere-se às ações e aos pensamentos.

Pergunta 5

1.
a.O conhecimento da tecnologia digital está totalmente democratizado no Brasil.
b. A preocupação social é fazer planejamento para o domínio da informática.
c. O apelo à inclusão digital atrai os jovens para o universo da computação.
d. A dificuldade de acesso ao mundo digital torna o cidadão um excluído social.
e.As novas tecnologias são imediatamente incorporadas à vida cotidiana.

Pergunta 6

1.
a. Ocorre uma construção por meio dos valores individuais, das crenças e dos costumes.
b.Ocorre a construção segundo os valores instituídos pelo indivíduo em
sociedade.
c. Ocorre a construção da ficção por meio da realidade.
d. Ocorre a construção da realidade por meio da ficção.
e. Ocorre que a realidade não é possível de ser constatada.

Pergunta 7

1.
a. As pessoas são capazes de extrair todas as informações no seu ambiente de trabalho.
b. As pessoas rejeitam as ações motivadoras para o sucesso do trabalho.
c.As pessoas ignoram as circunstâncias do contexto do trabalho.
d. As pessoas tendem a responder somente aos estímulos proporcionados no trabalho.
e. As pessoas interpretam corretamente o objetivo das ações que devem ser postas em prática.

Pergunta 8

1. (ENADE-2008) A partir das reflexões do texto apresentado, assinale a opção correta a respeito da interação leitortexto:
“A leitura de um texto exige muito mais que o simples conhecimento linguístico compartilhado pelos interlocutores: o
leitor é, necessariamente, levado a mobilizar uma série de estratégias tanto de ordem linguística como de ordem
cognitivo-discursiva, com o fim de levantar hipóteses, validar ou não as hipóteses formuladas, preencher as lacunas
que o texto apresenta, enfim, participar, de forma ativa, da construção do sentido. Nesse processo, autor e leitor
devem ser vistos como ‘estrategistas’ na interação pela linguagem”
(KOCH, Ingedore Villaça. “Ler e compreender os sentidos do texto”. 2a ed. São Paulo: Contexto, 2008, p. 7)
a. A interação entre o leitor e o texto deve ser evitada, por fugir ao controle do autor e favorecer uma espécie de “livre
interpretação”.
b. A aproximação, no texto, entre o que sabe o autor e o que sabe o leitor, é incoerente, porque os respectivos horizontes de
expectativa são diferentes.
c. A perspectiva apontada no texto favorece a vivência da leitura como autoconhecimento, em detrimento da leitura como
expressão do outro.
d. A leitura como descoberta pressupõe uma postura pedagógica que reforça a tradição da leitura como confirmação da fala de
uma autoridade.
e.A interação entre o leitor e o texto se dá por meio de sujeitos sociais,
estabelece diálogo por meio de ações linguísticas e sociocognitivas,
construindo propostas de sentido.

Pergunta 9

1. De acordo com o texto “Presença”, de Mario Quintana, podemos afirmar que:
Presença
“É preciso que a saudade desenhe tuas linhas perfeitas,
teu perfil exato e que, apenas, levemente, o vento
das horas ponha um frêmito em teus cabelos...
É preciso que a tua ausência trescale
sutilmente, no ar, a trevo machucado,
as folhas de alecrim desde há muito guardadas
não se sabe por quem nalgum móvel antigo...
Mas é preciso, também, que seja como abrir uma janela
e respirar-te, azul e luminosa, no ar.
É preciso a saudade para eu sentir
como sinto - em mim - a presença misteriosa da vida...
Mas quando surges és tão outra e múltipla e imprevista
que nunca te pareces com o teu retrato...
E eu tenho de fechar meus olhos para ver-te.”
(Mario Quintana)
a. Os avanços tecnológicos aos poucos aproximam as pessoas.
b. O sentimento de falta exige constante atenção, mas não reduz a saudade.
c.Sentir saudade é relembrar sempre.
d. Deixar de sentir saudade é um fato da vida.
e. Sentir saudade reflete problemas de comunicação.

Pergunta 10

1. De acordo com os pesquisadores, a intertextualidade pressupõe um universo cultural muito amplo e complexo, pois
implica na identificação e no reconhecimento de retomadas e remissões a obras, textos mais ou menos conhecidos,
além de exigir do leitor a capacidade de interpretar a função daquela citação ou alusão. Desse modo, os conectores
contribuem para a construção dos textos adequados a cada modalidade de situação de comunicação. Considerando
o fragmento de texto de Bertold Brecht, identifique os operadores argumentativos:
“Do rio que tudo arrasta, diz-se que é violento. Mas ninguém chama violentas às margens que o comprimem.”
(Bertold Brecht)
a. Índice de domínio.
b. Índice de justificativa.
c. Índice de polifonia.
d. Índice de avaliação.
e. Índice de atitude.


QUESTIONÁRIO ESTUDOS DISCIPLINARES II
Pergunta 1

1.
a.Significa entendimento compartilhado de modo natural e implícito.
b. Significa desentendimento decorrente do não compartilhamento.
c. Significa entendimento dos valores hierarquizados socialmente.
d. Significa desentendimento entre grupos sociais.
e. Significa desentendimento entre indivíduos.

Pergunta 2

1.
a. Precisa ser controlada pelas organizações não governamentais.
b. Precisa ser controlada pelos meios de comunicação de imprensa.
c. Precisa ser controlada pelas empresas responsáveis.
d.Precisa ser controlada pelas autoridades policiais.
e. Precisa ser controlada pelo próprio ecossistema.

Pergunta 3

1.
a. Todo conhecimento científico é social.
b. Todo conhecimento local é global.
c. Todo conhecimento é autoconhecimento.
d.Todo conhecimento científico torna-se senso comum.
e. Todo senso comum torna-se conhecimento científico.

Pergunta 4

1.
a. Sustentabilidade.
b. Informatividade.
c. Intertextualidade.
d. Solidariedade.
e. Aplicabilidade.

Pergunta 5

1.
a.O desafio é conhecer todos os problemas dos ecossistemas, para
conseguir protegê-los da ação humana.
b. Os direitos e os interesses comerciais dos produtores devem ser defendidos, independentemente do equilíbrio ecológico.
c. Deve-se valorizar o equilíbrio do meio ambiente, ignorando-se os conflitos gerados pelo uso da terra e seus recursos.
d. O enfoque ecológico é mais importante do que o social, pois as necessidades das populações não devem constituir
preocupação para ninguém.
e. Há diferentes visões em jogo, tanto as que só consideram aspectos ecológicos, quanto as que levam em conta aspectos
sociais e econômicos.

Pergunta 6

1. Ao designar o mundo, utilizamos termos de um mesmo campo de sentido em que se relacionam a uma espécie,
como propostas de sentidos. O texto produzido pressupõe uma organização discursivo-textual adequada à situação
de comunicação. Desse modo, identifique qual a predominância do tipo de texto que constitui o fragmento da música:
De bar em bar, de mesa em mesa
(Aviões do Forró)
“De bar em bar, de mesa em mesa
Bebendo cachaça, tomando cerveja.
De bar em bar, de mesa em mesa
Bebendo cachaça, tomando cerveja.
(...)”
a. Descritivo.
b. Narrativo.
c. Argumentativo.
d. Enunciativo.
e. Dissertativo.

Pergunta 7

1. Com o advento das novas tecnologias, a questão da escolha profissional e das estratégias utilizadas para sua melhor
aplicação técnica vem sendo discutida com mais frequência entre os especialistas. O contexto escolar exige cada vez
mais o maior número de fontes de informações possíveis, além do quadro negro e do giz. Desse modo, podemos
pensar na prática didático-pedagógica cotidiana para estabelecer ações dinâmicas que tornam mais acessíveis os
conteúdos na relação de aprendizagem. Assim, indique a alternativa que demonstra uma atitude dinâmica do
trabalho docente:
a. Indicar uma literatura especializada da área escolhida.
b. Priorizar alguns conteúdos e disciplinas relacionadas às demandas de mercado.
c. Incentivar o uso da tecnologia para complementar a relação
professor/aluno.
d. Organizar o espaço físico de modo a propiciar e influenciar o trabalho docente.
e. Instituir regras que deverão guiar os objetivos da instituição escolar.

Pergunta 8

1. De modo geral, todos os textos revelam os valores e as crenças de um grupo social e algumas vezes ocorrem
conflitos intergrupais. A argumentação é a arte de convencer e persuadir. E decorre do posicionamento do
enunciador. Sendo assim, é correto afirmar que:
a. A argumentação não está presente em qualquer texto.
b.A argumentação pode ser compreendida como uma estratégia utilizada pelo
autor do texto com o objetivo de levar o leitor a dar adesão às ideias
defendidas pelo texto.
c. Para convencer, é necessário que o texto apresente opiniões contrárias as do seu leitor.
d. Usar ideias racionais é indispensável para estabelecer uma relação lógica entre os segmentos do texto.
e. A noção de sentido do texto é verificada pelas repetições e/ou redundâncias.

Pergunta 9

1. Nos textos de modo geral, a orientação argumentativa pode realizar-se pelo uso de termos ou expressões com o
objetivo de caracterizar uma situação de determinada maneira. Desse modo, identifique como foi construído o sentido
no texto de Fernando Pessoa:
“Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa.
Põe quanto és No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive.”
(Fernando Pessoa)
a. Sentido hiperbólico.
b. Sentido categórico.
c. Sentido metodológico.
d. Sentido filosófico.
e. Sentido metafórico.

Pergunta 10

1.
a.Os partidos políticos são formados por pessoas que não têm dinheiro, mas têm ideais.
b.Os partidos políticos são formados por pessoas que têm boas condições financeiras e grandes ideais.
c. A formação de um partido político pode ser a solução para os problemas financeiros.
d.Os partidos políticos são sempre formados por pessoas que têm apenas boas intenções.
e. Os partidos políticos são formados por pessoas que defendem ideais que representam o grupo social.

17 comentários:

  1. A resposta correta da questão de número 5 na verdade é a opção de letra ( E) Há diferentes visões em jogo, tanto as que só consideram aspectos ecológicos, quanto as que levam em conta aspectos
    sociais e econômicos.

    ResponderExcluir
  2. obrigado mesmo, salvou uma alma rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Respostas correta, só a número 5 que é Letra E.

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Valew todas as respostas deram certa 🙏🙌

      Excluir
    2. obrigada!!! só a 5 a resposta correta é E. Errei essa

      Excluir
  5. Obga pela ajuda, estava com dúvidas em algumas questões.

    ResponderExcluir