QUESTIONÁRIO I ESTUDOS DISCIPLINARES
IV
Pergunta 1
A melhor forma verbal para completar o
objetivo é:
|
a.
|
Descrevendo
|
|
b.
|
Observamos
|
|
c.
|
Analisar.
|
|
d.
|
Concluído.
|
|
e.
|
Estabelecendo
|
Pergunta 2
Das maneiras a seguir para iniciar um
artigo científico, apenas um exemplo não condiz com a introdução.
Identifique-o:
|
a.
|
Nos últimos anos, tem havido um crescente
interesse na área da leitura
|
|
b.
|
A maioria dos estudos sobre leitura
propõe a vertente interacionista.
|
|
c.
|
Tem sido afirmado que a leitura
ultrapassa a decodificação.
|
|
d.
|
De 100 informantes, 32% declararam interesse pela leitura literária.
|
|
e.
|
Todas as perspectivas adotadas para
gênero textual distinguem artigo científico da divulgação científica.
|
Pergunta 3
Entre os suportes possíveis para a
divulgação do artigo científico, constam:
|
a.
|
Jornal e revista
|
|
b.
|
Livro e gibi.
|
|
c.
|
Computador e
dicionário.
|
|
d.
|
Caderno e jornal
|
|
e.
|
Livro e revista.
|
Pergunta 4
No exemplo a seguir, temos que parte do
artigo científico?
“Professor da Escola de Ed. Física da
UFRJ. Doutor em Ed. Física e Pesquisador. Coordenador do Instituto Virtual da
FAPERJ”.
|
a.
|
Título.
|
|
b.
|
Breve biografia do autor
|
|
c.
|
Introdução
|
|
d.
|
Metodologia, em
especial sobre o local da pesquisa
|
|
e.
|
Resultado da
pesquisa.
|
Pergunta 5
O artigo científico não tem única
forma. Assim, podemos classificá-lo em:
I. Revisão teórica: levantamento de toda a
literatura publicada sobre o tema em um período de tempo.
II. Artigo
experimental: relato de um experimento para fins de testagem de hipóteses;
ambiente experimental controlado.
III. Artigos empíricos:
observação direta dos fenômenos conforme são percebidos.
|
a.
|
Somente a
afirmativa I está correta.
|
|
b.
|
Somente a
afirmativa II está correta.
|
|
c.
|
Somente a
afirmativa III está correta
|
|
d.
|
As afirmativas I
e II estão corretas.
|
|
e.
|
As afirmativas I, II e III estão corretas.
|
Pergunta 6
O artigo científico tem a mesma
estrutura dos demais trabalhos científicos:
I. Pré-textual: título, autoria,
currículo, resumo.
II.Textual: introdução (tema, objetivo,
justificativa etc.); desenvolvimento (teoria,metodologia, resultados e
discussão); conclusão (respostas aos objetivos).
III. Pós-textual: (título e resumo em
língua estrangeira, notas, bibliografia etc.).
Confirma-se apenas:
|
a.
|
Na afirmativa I.
|
|
b.
|
Na afirmativa II
|
|
c.
|
Na afirmativa
III.
|
|
d.
|
Nas afirmativas I
e II.
|
|
e.
|
Nas afirmativas I, II e III
|
Pergunta 7
Quando você escrever um artigo
científico, apresentará algumas habilidades, exceto:
|
a.
|
Desconsiderar
referências bibliográficas relevantes ao assunto em foco.
|
|
b.
|
Refletir sobre estudos anteriores na
área.
|
|
c.
|
Delimitar um problema ainda não
totalmente estudado na área
|
|
d.
|
Elaborar uma abordagem para o exame
desse problema.
|
|
e.
|
Delimitar e analisar um conjunto de
dados/fontes de referência representativo do universo sobre o qual se quer
alcançar generalizações.
|
Pergunta 8
Sobre o artigo científico, não podemos
afirmar:
|
a.
|
É um gênero científico, tal como a dissertação,
tese, monografia etc
|
|
b.
|
Pode seguir uma linguagem menos científica, sem preocupação com termos
específicos da área
|
|
c.
|
Trata-se de um texto informativo ao
falar das últimas novidades no campo de pesquisa.
|
|
d.
|
A estrutura do artigo científico é a
argumentação, que serve para convencer da veracidade das informações e dos
resultados.
|
|
e.
|
É um gênero textual mais usado na
graduação atualmente
|
Pergunta 9
Sobre o tema de um artigo científico,
confirmamos que:
I. O tema tratado deve estar
relacionado ao meio científico, sendo pertinente a uma área da ciência.
II. O artigo não pode tratar de temas
relativos ao cotidiano.
III. Pode tratar de tema de outros
gêneros de texto, como a crônica.
|
a.
|
Está correta somente a afirmativa I.
|
|
b.
|
Está correta somente a afirmativa II.
|
|
c.
|
Estão corretas as afirmativas I e II concomitantes.
|
|
d.
|
Está correta somente a afirmativa
III.
|
|
e.
|
Estão corretas somente as afirmativas
II e III.
|
Pergunta 10
Podemos afirmar que a
dissertação, a produção mais realizada nas escolas, é:
|
a.
|
Uma tipologia
textual, tal como a narração e a descrição.
|
|
b.
|
Um tipo de
discurso abrangente como o religioso e jornalístico
|
|
c.
|
Um gênero criado
pelos cursos de vestibular.
|
|
d.
|
Um gênero criado no meio social escolar.
|
|
e.
|
Gênero híbrido,
porque é usado em escola e em vestibular.
|
QUESTIONÁRIO II ESTUDOS DISCIPLINARES
IV
Pergunta 1
1. “Vou ler este
texto para ver como se monta o brinquedo.”
2. “Vou
dar uma olhada no sumário para ter uma ideia geral do livro.”
As
falas anteriores 1 e 2, indicam que estratégia de leitura?
|
a.
|
Definição
de objetivo(s) antes da leitura.
|
|
b.
|
Relação do assunto do texto com o
conhecimento prévio do leitor.
|
|
c.
|
Identificação de segmento importante
no texto.
|
|
d.
|
Autoavaliação da compreensão textual.
|
|
e.
|
Interpretar o texto lido.
|
Pergunta 2
As estratégias de
leitura distinguem-se em cognitivas e metacognitivas. Sobre as metacognitivas,
desconsideramos a seguinte afirmação:
|
a.
|
A
consciência que o leitor tem sobre o próprio nível de compreensão durante a
leitura.
|
|
b.
|
Habilidade
para controlar as ações cognitivas.
|
|
c.
|
Permitem ao
leitor planejar, monitorar e regular o seu próprio pensamento enquanto lê.
|
|
d.
|
Podem ser
classificadas em global, suporte à leitura e solução de problemas.
|
|
e.
|
São formas deliberadas de decodificação dos
símbolos linguísticos.
|
Pergunta 3
Assinale a
alternativa com informação falsa sobre a leitura:
|
a.
|
A estratégia de controle e regulamento do próprio
conhecimento refere-se à metacognição.
|
|
b.
|
A leitura é um ato cognitivo por
envolver processos cognitivos múltiplos, como percepção e reflexão.
|
|
c.
|
A leitura é um ato social entre dois
sujeitos – leitor e autor – que interagem entre si, a partir de objetivos e
necessidades sociais.
|
|
d.
|
Durante
a leitura, o leitor não ativa seu conhecimento prévio quanto ao assunto.
|
|
e.
|
O leitor proficiente estabelece
objetivo de leitura.
|
Pergunta 4
Leia o texto
abaixo:
Eles podem mais do
que se imagina
Pesquisas recentes sugerem que mesmo na
infância é possível fazer exercícios de força, antes desaconselhados pelos
médicos. Dos bebês aos adolescentes, o que é melhor para cada idade.
FRANCINE LIMA
Diz o senso comum
que as crianças que exigem demais dos músculos ficam baixinhas, como as
ginastas olímpicas, mas isso não é bem assim. Uma revisão científica
recém-publicada pela revista americana Pediatrics mostrou que
exercícios de força para crianças e adolescentes são benéficos e seguros –
desde que sejam respeitadas as capacidades e limitações da idade. Estudos
anteriores sugeriram que antes da maturação sexual não havia sentido em fazer
exercícios de força, uma vez que a criança não teria produção suficiente de
hormônios para impulsionar o crescimento dos músculos. Isso é parcialmente
verdade. Por mais que se exercitem, crianças menores não ficam musculosas. Mas
os pesquisadores já perceberam, também, que exercícios com pesos leves promovem
ganho de força bem antes da puberdade. E não são prejudiciais. “Os riscos
associados ao treino de força não são maiores que em outros esportes”, diz o
pesquisador Avery Faigenbaum, professor de ciência do exercício em Nova Jersey.
“A chave para um treino seguro é que haja supervisão qualificada, ambiente
adequado e instruções de acordo com a idade.”
Antes disso, porém,
cabe a pergunta: faz bem para a criança ficar mais forte? “Faz muito bem para a
postura”, diz Lauri Blair, treinador de levantamento de peso do Esporte Clube
Pinheiros, em São Paulo. Blair, que já formou vários atletas mirins na
modalidade, diz que o levantamento de peso trabalha força, potência,
equilíbrio, flexibilidade e coordenação motora. E indica esse tipo de exercício
para meninos e meninas. “Os movimentos são simétricos e não provocam torções no
tronco, como outros esportes que as crianças praticam”, diz. Um de seus alunos,
Tauan Carlos Leão Silva, de apenas 10 anos de idade e 30 quilos, parece ter nascido
para levantar pesos. Em apenas dois meses de treinos diários, exibe uma técnica
admirável para tirar do chão uma barra com anilhas de madeira com 20 quilos e
erguê-la acima da cabeça. Diz que quer ser campeão como o pai, atleta da
modalidade.
A Sociedade
Brasileira de Medicina do Esporte (SBME) recomenda que as crianças façam
atividades físicas diariamente. Exercícios ajudam a prevenir obesidade e
doenças cardiovasculares na vida adulta. Mesmo quando doentes, as crianças não
devem ficar paradas. “São raras as contraindicações absolutas ao exercício”,
diz um documento da SBME. Na adolescência, as atividades intensas que envolvam
impacto são importantes para aumentar a massa óssea e reduzir o risco de
osteoporose mais tarde. Ficar só na natação, portanto, não é uma decisão
acertada, pois na água não há impacto. Mas o ideal é se exercitar sem exageros.
Transformar a criança em atleta antes dos 10 anos é quase sempre um equívoco.
“Uma rotina exaustiva de treinos dificilmente faz a criança feliz”, diz Ana Célia
Osso, coordenadora do Centro de Aprendizagem Desportivo do Clube Pinheiros.
Além disso, antes da puberdade, o corpo ainda não manifesta seu potencial real.
“As características genéticas que favorecem determinadas habilidades só se
manifestam depois da maturação sexual”, afirma o fisiologista Paulo Zogaib.
Revista Época. 25/02/2011.
I.
O
gênero textual é divulgação científica, comprovado pelo meio de circulação, a
revista, e pela informação recente a ele.
II.
A
linguagem não é científica, mas jornalística, uma vez que o autor do texto
representa a revista.
III.
Apesar
de ser um texto de divulgação, o leitor e a linguagem são essencialmente para
especialistas do assunto.
|
a.
|
A
afirmativa I está correta.
|
|
b.
|
A
afirmativa II está correta.
|
|
c.
|
A
afirmativa III está correta.
|
|
d.
|
As afirmativas I e II estão corretas.
|
|
e.
|
As
afirmativas II e III estão corretas.
|
Pergunta 5
Leia o
título: Morangos mofados. O título provoca uma estratégia de
leitura. Que estratégia é?
|
a.
|
O leitor levanta hipótese sobre o assunto
do texto.
|
|
b.
|
O título
remete o leitor a outro título da literatura brasileira.
|
|
c.
|
O leitor
levanta as informações principais do texto.
|
|
d.
|
Há uma
revisão do conteúdo do texto por parte do leitor.
|
|
e.
|
O leitor
compreendeu o texto.
|
Pergunta 6
Listam-se a seguir
algumas atividades de natureza metacognitiva, exceto a:
|
a.
|
Explicitação dos objetivos da
leitura.
|
|
b.
|
Falta de obstáculo na compreensão do texto.
|
|
c.
|
Monitoração do comportamento
para ver se está ocorrendo compreensão.
|
|
d.
|
Tomada de ações corretivas
quando são detectadas falhas na compreensão.
|
|
e.
|
Recuperação da atenção quando a
mente se distrai ou faz digressões.
|
Pergunta 7
O primeiro processo
de leitura no nível cognitivo é:
|
a.
|
Ativação da
memória em longo prazo.
|
|
b.
|
Relação
entre o que lê e o conhecimento prévio do leitor.
|
|
c.
|
Ativação da
memória de trabalho.
|
|
d.
|
Percepção visual (input).
|
|
e.
|
Ativação da
memória em longo prazo por meio da memória de trabalho.
|
Pergunta 8
Sobre a divulgação científica,
é falso dizer:
|
a.
|
É um gênero
escrito por jornalista, uma vez que sua circulação é da mídia.
|
|
b.
|
Serve para entreter os leitores sobre as
controversas científicas.
|
|
c.
|
Sua
disposição gráfica na revista ou jornal pode abranger recursos multimodais.
|
|
d.
|
Sua
linguagem não é científica, mas mediada com explicações do autor jornalista.
|
|
e.
|
Apresenta
resultados recentes de pesquisas científicas.
|
Pergunta 9
Um processo de
leitura pode seguir coerentemente as seguintes etapas ordenadas:
|
a.
|
Leitura;
formulação de objetivos; levantamento de hipóteses; monitoramento da
compreensão com a inserção das estratégias metacognitivas.
|
|
b.
|
Monitoramento
da compreensão com a inserção das estratégias metacognitivas; leitura;
formulação de objetivos; levantamento de hipóteses.
|
|
c.
|
Levantamento
de hipóteses; leitura; monitoramento da compreensão com a inserção das
estratégias metacognitivas; formulação de objetivos.
|
|
d.
|
Formulação
de objetivos; levantamento de hipóteses; monitoramento da compreensão com a
inserção das estratégias metacognitivas; leitura.
|
|
e.
|
Levantamento de hipóteses; formulação de
objetivos; leitura; monitoramento da compreensão com a inserção das
estratégias metacognitivas.
|
Pergunta 10
Visualização é uma
estratégia de leitura que:
I - Ocorre somente
em texto com figura (ilustração).
II - Consiste em
fazer imagem mental somente de histórias, narrativas.
III - Ocorre em
qualquer leitura, desde que a pessoa entenda o texto lido.
|
a.
|
Apenas a
afirmativa I está correta.
|
|
b.
|
Apenas a
afirmativa II está correta.
|
|
c.
|
Apenas a afirmativa III está correta.
|
|
d.
|
As
afirmativas I e II estão corretas.
|
|
e.
|
As
afirmativas II e III estão corretas.
|
INTERATIVIDADE
1. O primeiro processo de leitura no nível cognitivo é:
a) Ativação da
memória a longo prazo.
b) Relação entre o que lê e o conhecimento prévio do
leitor.
c) Ativação da memória de trabalho.
d) Percepção visual
(input).
e) Ativação da memória a longo prazo por meio da memória
de trabalho.
2. Leia o título: “Morangos mofados”. O título provoca
uma estratégia de leitura. Que estratégia é?
a) O leitor levanta
hipótese sobre o assunto do texto.
b) O título remete
o leitor a outro título da literatura brasileira.
c) O leitor levanta as informações principais do texto.
d) Há uma revisão do conteúdo do texto por parte do
leitor.
e) O leitor compreendeu o texto.
3. Visualização é uma estratégia de leitura que:
I. Ocorre somente em texto com figura (ilustração).
II. Consiste em fazer imagem mental somente de histórias
e narrativas.
III. Ocorre em
qualquer leitura, desde que a pessoa entenda o texto lido.
a) Apenas I está
correta.
b) Apenas II está correta.
c) Apenas III está
correta.
d) Apenas I e II estão corretas.
e) Apenas II e III estão corretas.
4. Sobre a divulgação científica, é falso dizer:
a) É um gênero escrito por jornalista, uma vez que sua
circulação é da mídia.
b) Serve para
entreter os leitores sobre as controversas científicas.
c) Sua disposição gráfica na revista ou no jornal pode
abranger recursos multimodais.
d) Sua linguagem não é científica, mas mediada com
explicações do autor jornalista.
e) Apresenta resultados recentes de pesquisas
científicas.
5. Podemos afirmar que a dissertação, a produção mais
realizada nas escolas, é:
a) Uma tipologia textual tal como a narração e a
descrição.
b) Um tipo de discurso abrangente como o religioso e o
jornalístico.
c) Um gênero criado pelos cursos de vestibular.
d) Um gênero criado
no meio social escolar.
e) Gênero híbrido porque é usado em escola e vestibular.
6. Os gêneros textuais são escritos e orais, mas podem se
aproximar segundo o grau de (in)formalidade. Qual proximidade pelo grau de
(in)formalidade não forma par adequado?
a) Aviso x conversa.
b) Resumo x relato.
c) Carta do leitor x debate.
d) Leis x entrevista.
e) Editorial x aulas.
7. Sobre o artigo científico, podemos afirmar:
I. Trata-se de um gênero textual argumentativo com
estrutura básica.
II. Tem circulação específica, uma vez que atende a
leitores com graduação ou pós.
III. Atende a todos os tipos de público por tratar dos
últimos resultados de pesquisa.
a) Apenas I está correta.
b) Apenas II está correta.
c) Apenas III está correta.
d) I e II estão
corretas.
e) I e III estão corretas.
8. “Assim, o presente trabalho tem como objetivos
descrever a evolução da mortalidade infantil em Salvador entre os anos de 1991
e 1997 e analisar a relação existente entre a distribuição espacial dessa
mortalidade e as condições de vida da população do município em 1991 e 1994.”
Esse trecho faz parte da introdução de um artigo acadêmico e especifica:
a) Metodologia.
b) Tema do trabalho.
c) Tempo da pesquisa.
d) Objetivo.
e) Problema de pesquisa.
A NUMERO 1 É A LETRA C ANALISAR
ResponderExcluir