HISTORIA
DO BRASIL COLONIA I
Pergunta 1
1.
A colonização no Novo Mundo está inserida em um movimento econômico
europeu conhecido como mercantilismo. Sobre o mesmo é possível afirmar que:
|
a.
|
Era extremamente
liberal e permitia a livre iniciativa.
|
|
b.
|
Está diretamente relacionado ao fortalecimento do
poder real que controlava as práticas econômicas por meio de intervencionismo
e protecionismo, valorizando fundamentalmente o metalismo.
|
|
c.
|
Visava,
principalmente, ao enriquecimento da burguesia que já detinha o controle do
Estado Nacional, conseguindo a predominância do mercado.
|
|
d.
|
O metalismo não era
valorizado, pois cedo foi percebido que a riqueza é produzida pelo trabalho.
|
|
e.
|
O mercantilismo não
relacionava ao Estado Nacional, pois o comércio era visto como uma atividade
desprezível pelos monarcas europeus.
|
Pergunta 2
1.
Considerando as diversas nações europeias que se lançaram aos mares, é
possível separar aqueles que foram pioneiros e os que se “atrasaram” um pouco.
Considerando o caso de Portugal, é possível afirmar que:
|
a.
|
Portugal seguiu os
rumos da Espanha, imitando a busca do Oriente pelo Ocidente.
|
|
b.
|
Portugal não foi
pioneiro, uma vez que a França se lançou ao mar antes que seus vizinhos.
|
|
c.
|
Portugal estava
politicamente unido à Espanha, no período conhecido como União Ibérico.
|
|
d.
|
Portugal conjugou a posição geográfica com as
relações com o Atlântico, desenvolvendo uma tradição naval-mercantil,
independência, centralização com apoio da burguesia ao rei, estudos náuticos.
|
|
e.
|
Portugal não estava
buscando as Índias, sendo que a viagem de Vasco da Gama, com sua chegada a
Calecute, foi meramente acidental.
|
Pergunta 3
1.
Considerando o processo das Grandes Navegações, tanto lusas como
espanholas e apesar dos diferentes rumos que tomaram, foi necessária uma série
de negociações para estabelecer os limites geográficos que garantissem a
soberania de seus respectivos monarcas. Assim:
|
a.
|
O Tratado de
Tordesilhas (1494) foi assinado para encerrar uma longa guerra entre os
países ibéricos, mais conhecida como Guerra dos Cem Anos.
|
|
b.
|
Espanha e Portugal
decidiram fazer o Tratado de Tordesilhas por receio à concorrência francesa
nas navegações no Atlântico.
|
|
c.
|
A Inglaterra foi a
mediadora do Tratado de Tordesilhas, uma vez que já era a primeira potência
naval europeia no final do século XV.
|
|
d.
|
A França acatou
passivamente a divisão do mundo entre as coroas ibéricas.
|
|
e.
|
Portugal e Espanha necessitavam regular seus
domínios no processo de Expansão Marítima, considerando as terras descobertas
e por se descobrirem e assim estabeleceram que partindo das ilhas do Cabo
Verde, na Costa da África, e navegando para ocidente 370 léguas seria
demarcado um meridiano imaginário e as terras que ficassem à leste dele
pertenceriam à Espanha.
|
Pergunta 4
1.
Em 1492, Cristóvão Colombo chega às Américas navegando pela Coroa dos
Reis Católicos de Espanha. Para tanto, foi preciso que a Espanha:
|
a.
|
Buscasse uma
aliança com os ingleses para poderem navegar no Atlântico por eles dominado.
|
|
b.
|
Desistisse de
expulsar os mouros, dando-lhes condição de igualdade civil e jurídica no
Estado Espanhol.
|
|
c.
|
Seguisse os
franceses em seu projeto de encontrar as Índias pela passagem noroeste.
|
|
d.
|
Recorresse ao
auxílio lusitano para seguir navegando pelo Atlântico, uma vez que estava a
décadas tentando encontrar o caminho das Índias.
|
|
e.
|
Expulsasse os mouros e completasse a
centralização política nas mãos de Isabel e Fernando, os reis católicos.
|
Pergunta 5
1.
Em 1500, Pedro Álvares Cabral chega ao atual território do Brasil e
sobre isso é correto afirmar que:
|
a.
|
a única versão
considerada possível foi a chegada acidental dos portugueses.
|
|
b.
|
devido ao fato de
não encontrarem o que desejavam logo de início, Cabral seguiu para as Índias
sem nem ao menos considerar relatar o feito à Coroa de Portugal.
|
|
c.
|
existia um plano imperial que abarcava o controle
do caminho das Índias e que foi resultado de uma longa presença portuguesa
nas navegações do Atlântico.
|
|
d.
|
foi fundada
imediatamente uma colônia com a introdução da cultura canavieira para financiar
a exploração de todo o território.
|
|
e.
|
Cabral aportou no
atual Pará e voltou a Portugal antes de seguir rumo às Índias.
|
Pergunta 6
1.
Observando o sentido da colonização que pode ser apreendido na tradição
historiográfica que pertence Fernando Novais, é possível observar certo sentido
da colonização que define o uso do trabalho escravo negro africano e assim
dentre os principais motivos para a sua utilização é possível dizer que estão:
|
a.
|
A função mercantil com a exploração do tráfico
negreiro no Atlântico.
|
|
b.
|
Sua melhor
adaptação ao trabalho.
|
|
c.
|
A aceitação sem
resistências ao cativeiro.
|
|
d.
|
Desejo de
miscigenação.
|
|
e.
|
Absoluta falta de
outras pessoas na colônia como capacidade para exercer atividades manuais.
|
Pergunta 7
1.
Os contatos entre os nativos no atual Brasil e os portugueses geraram,
em diversos casos, estranhamentos e incompreensão, principalmente se a história
for contada a partir da percepção do europeu. Buscando superar essa visão pobre
e por demais saturada de preconceitos, é possível lançar mão de diversas
ciências que podem contribuir para olhar a vida das populações antes da chegada
do colonizador. Esse estudo é feito com o uso dos referenciais teóricos de:
|
a.
|
Arqueologia com estudos de campo dedicados aos
povos do nosso território nacional antes da chegada dos europeus, pois há
diversos sítios arqueológicos onde foram encontrados diversas pinturas
rupestres, utensílios e vestígios.
|
|
b.
|
Economia, devido à
importância econômica das navegações.
|
|
c.
|
Teologia, pois o
único verdadeiro motivo das navegações era a catequese.
|
|
d.
|
Medicina, para
entender como os nativos morreram.
|
|
e.
|
Estudos de
estratégias militares para entender como os nativos foram derrotados.
|
Pergunta 8
1.
Os países europeus tiveram diferentes ritmos no processo de conquista
dos mares com as Grandes Navegações. Considerando os processos da França e da
Inglaterra, é possível afirmar que:
|
a.
|
Conquistaram as
mais ricas colônias do Novo Mundo.
|
|
b.
|
Foram pioneiros
devido à sua natural superioridade naval.
|
|
c.
|
Chegaram a
controlar extensas açucareiras e mineradoras na América Portuguesa.
|
|
d.
|
Ambos tiveram seus processos mais tardios que os
países ibéricos em função das dificuldades em consolidar os Estados nacionais
no início da época moderna e assim conquistaram áreas consideradas de menor
importância no universo colonial.
|
|
e.
|
Formaram colônias
apenas com refugiados religiosos, sendo a questão dos interesses econômicos
irrelevantes para eles.
|
Pergunta 9
1.
Para que ocorressem as Grandes Navegações que trouxeram os europeus à
América, foi necessário um conjunto de mudanças econômicas, mentais, técnicas e
também políticas e estas últimas:
|
a.
|
São referentes
apenas à religião e à catequese.
|
|
b.
|
Significam que
bastava o desejo da burguesia para o processo se realizar.
|
|
c.
|
São referentes principalmente à questão dos
Estados nacionais, com o rei se aproximando da burguesia e se tornando o
poder centralizado, capaz de promover as Navegações.
|
|
d.
|
O uso de
instrumentos como bússola, quadrante e sextante possibilitou a orientação em
alto mar.
|
|
e.
|
O Humanismo foi
determinante para a nova mentalidade que levou às Navegações.
|
Pergunta 10
1. Quando iniciamos os
estudos a respeito da história colonial do Brasil, é possível estabelecer
diferentes formas de abordar e problematizar o assunto, sendo que a
historiografia atual trabalha na perspectiva de:
|
a.
|
Observar como os
portugueses eram superiores culturamente aos nativos.
|
|
b.
|
Se preocupar em
encontrar e julgar os responsáveis pela dizimação indígena.
|
|
c.
|
Entender que a América portuguesa deve ser
inserida no quadro da história mais amplo, problematizando a Europa, a África
e o Atlântico.
|
|
d.
|
Estuda o feudalismo
no Brasil Colonial.
|
|
e.
|
Pensar apenas nos
aspectos econômicos das navegações.
|
HISTORIA
DO BRASIL COLONIA II
Pergunta 1
1.
A Coroa de Portugal, na medida em que organizava a exploração do ouro,
precisava aumentar seu controle sobre a população para evitar fraudes,
sonegações e desvios que ocorriam desde o início da exploração e, assim, foi
ordenado pela metrópole o estabelecimento de:
|
a.
|
Um imposto anual de
cem arrobas.
|
|
b.
|
A derrama, para
obter os impostos atrasados.
|
|
c.
|
Casas de fundição, proibindo a circulação de ouro
que não fosse fundido e quintado.
|
|
d.
|
Um imposto que
exigia a entrega de todo o ouro encontrado em Minas Gerais.
|
|
e.
|
Um imposto sobre o
número de escravos utilizados na exploração de uma determinada lavra.
|
Pergunta 2
1. A condição de
escravo nas Américas levou a população negra a resistir à opressão de diversas
maneiras, o que nos faz questionar com bastante severidade a visão arcaica e
negativa da aceitação com pouca ou quase nenhuma resistência pelos escravos de
origem africana. Sobre as formas de resistência, podemos considerar como
correto afirmar que:
|
a.
|
A aculturação
alienava o escravo e o impedia de ser mais bravamente, quase não havendo
lutas nas áreas coloniais.
|
|
b.
|
A tese de não
resistência ainda hoje é bastante utilizada quando consideramos as diferenças
nos campos bélicos e econômicos.
|
|
c.
|
Não é possível
afirmar que houvesse qualquer troca no aspecto religioso, pois a cultura do
dominador sempre se impõe sem sofrer influências dos colonizados.
|
|
d.
|
Em diversos campos houve resistência, desde as
negociações no âmbito da religiosidade, até mesmo no trabalho com pouca
dedicação ou ainda destruição ou revoltas, chegando até a fundação de
importantes focos de resistência, conhecidos como quilombos.
|
|
e.
|
Os quilombos sempre
duravam muito pouco tempo, pois eram rapidamente dominados pelos brancos.
|
Pergunta 3
1.
A expansão territorial teve como um de seus principais fatores a ação
dos bandeirantes que, em suas diferentes formas de ação, buscavam
principalmente:
|
a.
|
Proteger os padres
jesuítas portugueses de ataques dos espanhóis.
|
|
b.
|
Demarcar as
fronteiras pertencentes a El-Rei de Portugal, pois eram pagos pela Coroa.
|
|
c.
|
Fundar colônias
agrícolas no interior de São Paulo.
|
|
d.
|
O espírito
aventureiro e a ideia de capturar indígenas e entregá-los aos jesuítas para
sua catequização.
|
|
e.
|
Riquezas minerais como ouro e diamantes, lutar
contra escravos e indígenas no interior e também capturar mão de obra.
|
Pergunta 4
1.
As Grandes Navegações e os contatos com o Novo Mundo foram, do ponto de
vista do esforço de deslocamento humano, feitos complexos, muito arriscados,
mas também bastante lucrativos. Se para estudar História é fundamental a
consulta de cartas e mapas, é preciso também cuidado para não perder de vista
as realidades que as pessoas enfrentavam em suas vidas, assim, se olharmos para
um mapa do Atlântico, com a América a Oeste e a Leste a África, devemos considerar
que:
|
a.
|
Portugal proibia
que pessoas se deslocassem entre os continentes, uma vez que as colônias eram
fechadas a todos que viessem de fora, ainda que portugueses.
|
|
b.
|
Não se deve
recorrer aos mapas para estudar História; pois, de acordo com o exposto, eles
sempre nos induzem a erros.
|
|
c.
|
As distâncias entre
os continentes quase que impossibilitaram a circulação de pessoas entre a
América e a África entre os séculos XVI e XVIII.
|
|
d.
|
Para entender a dinâmica na América Portuguesa, é
fundamental entender o mundo atlântico, com a circulação de pessoas e
riquezas de ambos os lados e quase que o tempo todo.
|
|
e.
|
É muito difícil
estudar esses possíveis contatos, pois não deixaram vestígios na cultura
brasileira.
|
Pergunta 5
1.
Com a descoberta das minas no interior da colônia, foram atraídas várias
pessoas para as regiões que hoje compreendem Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.
Sobre essa população, pode-se afirmar que:
|
a.
|
Todas as pessoas
que para lá se dirigiram enriqueceram enormemente.
|
|
b.
|
Os portugueses
permitiam a entrada de quaisquer estrangeiros na região, desde que
obedecessem as leis de Portugal.
|
|
c.
|
A extrema pobreza
da região era fruto da exploração que a Coroa exercia sobre as pessoas por
meio da cobrança de impostos sempre muito elevados.
|
|
d.
|
A exploração aurífera permitiu o desenvolvimento
de toda sorte de pessoas na sociedade mineradora, podendo se notar desde
aqueles muito ricos, donos de importantes lavras até a população no limiar da
pobreza e que a custo de muito esforço sobrevivia nas Minas.
|
|
e.
|
Era inexistente a
figura das classes médias, pois ou se era muito rico, ou muito pobre.
|
Pergunta 6
1.
No século XVII, Portugal conseguiu sua Restauração Monárquica, levada
adiante pelos duques de Bragança e, assim, em 1640 termina a União Ibérica.
Considerando a necessidade de suprir suas carências econômicas e financeiras,
bem como organizar sua administração, as relações com a América Portuguesa
sofreram alterações e a esse respeito:
|
a.
|
Pode-se afirmar que
as pressões diminuíram devido ao fato de Portugal temer revoltas na colônia
que provocassem a ruptura do pacto colonial.
|
|
b.
|
Vemos que Portugal
passou a consultar colonos antes de decidir sobre assuntos sem relevância
para eles, tais como fiscalidade e autonomias administrativas.
|
|
c.
|
É possível observar
que os colonos se inspiraram no exemplo das Treze Colônias, buscando também
sua emancipação.
|
|
d.
|
Ocorreram diversos
movimentos nativistas que reivindicavam, principalmente, o fim do exclusivo
metropolitano e sua emancipação política.
|
|
e.
|
É possível compreender que a necessidade de
reafirmar sua soberania sobre as colônias aumenta as tensões e estas
explodiram em movimentos contra aquilo que era percebido como certos abusos
das autoridades.
|
Pergunta 7
1.
Os mais relevantes estudos historiográficos que tratam do tráfico de
escravos para a América Portuguesa enfatizam que o negro africano foi utilizado
mais amplamente do que o nativo porque:
|
a.
|
Os nativos
resistiam ao cativeiro e, assim, em nenhum momento os portugueses conseguiram
escravizar os nativos.
|
|
b.
|
O escravo africano
era muito mais barato que o nativo.
|
|
c.
|
A função primordial da colônia era prover lucros
para a metrópole, sendo que o tráfico de escravos era um comércio
extremamente lucrativo, sendo que sua função mercantil determinou o uso dessa
mão de obra compulsória na América Portuguesa.
|
|
d.
|
A mais fácil
adaptação do escravo africano ao trabalho que os nativos.
|
|
e.
|
O acordo da Igreja
Católica se recusar em batizar e aceitar negros em suas irmandades,
facilitando sua escravização na América Portuguesa.
|
Pergunta 8
1.
Para se estudar a colonização que deu origem ao Brasil, é importante
levar em consideração o aspecto religioso, em que existe um processo que
provocou a formação de um Catolicismo Negro e assim:
|
a.
|
A presença de irmandades negras reforça a ideia
de que havia uma troca intensa e transformações nos dois universos, do
colonizador e do colonizado.
|
|
b.
|
A presença das
irmandades negras demonstra a aceitação passiva do escravo em relação à
cultura dos senhores brancos.
|
|
c.
|
Ao entrar em
contato com a religiosidade do conquistador, a cultura africana desapareceu.
|
|
d.
|
Foram tão escassos
os casos de contatos religiosos entre negros e brancos que têm pouco valor
para os estudos históricos.
|
|
e.
|
Uma vez que só
existiram irmandades negras na região diamantífera, não é possível estudar
sua relevância para o restante da Colônia Portuguesa.
|
Pergunta 9
1.
Pode-se afirmar com certa tranquilidade que a riqueza explorada nas
Minas Gerais foi sem precedentes no Brasil colonial e assim, de certa maneira,
contrastavam com a natureza religiosa dos homens que acorriam para essas áreas.
O estilo de arte que se desenvolveu na região foi:
|
a.
|
Barroco.
|
|
b.
|
Impressionismo.
|
|
c.
|
Arquitetura
Missioneira.
|
|
d.
|
Taipa de pilão.
|
|
e.
|
Neoclássico.
|
Pergunta 10
1. São fatores que
contribuíram decisivamente para a interiorização da colonização:
|
a.
|
A ausência de
riquezas no litoral e os ataques indígenas que obrigaram a fuga dos europeus
para o interior.
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
b.
|
O avanço do gado bovino e do bandeirismo.
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
c.
|
O final da produção
açucareira no atual Nordeste do Brasil.
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
d.
|
A expansão da
lavoura canavieira para o Centro-Oeste no século XVII.
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
e.
|
A descoberta de
minas de esmeraldas em Goiás, atraindo milhares de aventureiros para o
sertão.
HISTORIA
DO BRASIL COLONIA III
Pergunta 1
1.
A história do Brasil Colonial é, também, uma história de
expansão territorial e mudança de fronteiras. Talvez, o mais famoso tratado
relativo às fronteiras seja o de Tordesilhas mas, em 1750, o mesmo perdia sua
relevância frente às novas demandas históricas provocadas pela ocupação de
territórios espanhóis pelos portugueses. A esse respeito, é correto afirmar
que:
Pergunta 2
1.
Discutindo a economia e a agricultura no Brasil, da colônia à
República, é possível identificar duas predominâncias agrícolas. Mas nem
sempre foi assim, havendo um período em que a agricultura apresentou
características diversas, estamos aqui nos referindo:
Pergunta 3
1.
Durante a segunda metade do século XVIII, entre 1755 e 1777,
Portugal foi governado pelo 1º. Ministro Sebastião José de Carvalho e Melo, o
Marquês de Pombal. Buscando modernizar Portugal, bem no espírito do
Despotismo Esclarecido, acabou entrando em choque com diversos setores
sociais e isso lhe custaria o governo quando a filha do rei subisse ao trono.
Paralelamente a isso, na América Portuguesa, o final do século XVIII coincide
com o declínio da mineração e também com o renascimento agrícola. Como ficou
conhecido o conjunto de medidas tomadas pela rainha D. Maria, I e, em termos
de desenvolvimento da colônia, qual foi o posicionamento da coroa?
Pergunta 4
1.
Em 1789, em Minas Gerais, foi descoberto um movimento
emancipacionista, a Inconfidência Mineira, sobre a qual é correto afirmar
que:
Pergunta 5
1.
Leia atentamente o texto e responda ao que se pede:
“Nem residia a novidade na dimensão imediatamente política do
acontecimento, já que, antes, seja em Minas Gerais, comprovadamente, ou no
Rio de Janeiro, supostamente, grupos de diversa configuração social
consideraram a hipótese de alteração do sistema político que regia a Colônia
e foram objeto de repressão. Em ambos os casos, porém, não havia sido rompido
o limite da publicidade das intenções sediciosas e, principalmente, em ambos
os casos os limites sociais das articulações políticas não confrontavam a
ordem social prescrita, permanecendo
longe do aventar o grande risco da irrupção no socialmente
restrito cenário da política daqueles cuja condição – a grande massa da
população – lhes negava por princípio esse acesso.” (JANCSÓ, 1996, p. 158). A
qual revolta emancipacionista o texto remete e quais suas principais
características?
Pergunta 6
1.
Levando em consideração a relevância da vida econômica no século
XVIII, podemos dizer que eram, principalmente duas as correntes de pensamento
que se chocavam quando se tratava das concepções de riqueza e trabalho.
Assim:
Pergunta 7
1.
No decorrer da História do Brasil Colonial ocorreram diversas
revoltas e seus sentidos podem ser apontados, ainda que genericamente, como
Revoltas Nativistas e Movimentos Emancipacionistas. Sua principal diferenciação
reside no fato de que:
Pergunta 8
1.
O avanço das ideias iluministas colocou em xeque a manutenção de
várias monarquias absolutas europeias, assim, para resistir aos ataques e se
adequar ao século, foi preciso:
Pergunta 9
1. O século XVIII foi um
século de grandes mudanças intelectuais, sendo também denominado de séculos
das luzes, pois:
Pergunta 10
1.
O ‘ciclo’de revoltas emancipacionistas fecha quando da duríssima
repressão perpetrada contra a Revolução Pernambucana de 1817. Naquela
ocasião, uma vez mais a Coroa Portuguesa era contestada e reagiu de forma a
garantir seus domínios na América. Sobre as principais características desse
movimento, podemos considerar que:
|
muito obrigado
ResponderExcluir