sábado, 31 de outubro de 2015

PRATICA DE ENSINO OBSERVAÇÃO E PROJETO

MODELO DE TRABALHO OBSERVAÇÃO E PROJETO

Esta postagem serve apenas como paramentro para desenvolver o trabalho de Observação, aqui utilizei informações do meu dia a dia, não serve como base para futuros trabalhos.
O intuito é apenas ajuda-los a organizar as ideias e coloca-las no papel.

Neste trabalha consegui nota 10,0  mas não posso garantir que a estrutura esta 100% correta.


Prática de Ensino: Observação e Projeto

Aluno: FULANO DE TAL          RA 70707070

1.     Ambiente Escolar

 

            É um ambiente em que um indivíduo está sujeito a oportunidades de aprendizagem e o professor tem um papel fundamental.

            Consistem numa instituição reconhecida pelo MEC que tem o encargo de educar seguindo programas e planos diferenciados para cada idade. Ele é composto por um conjunto formado por alunos, professores blabla blabla blablabla

            Para este trabalho foi observado os seguintes ambientes escolar próximo ao CEP 707070-000

 

UNORP Universidade do Noroeste Paulista - Unidade II
            Instituição privada, da etapa de Ensino Superior, localizada no endereço xxxx, xxxx, xxxxxx – SP, ficando a uma distancia de 2,9km no CEP Padrão.
            A UNORP nasceu da Faculdade Rio-pretense de Filosofia, Ciências e Letras – FARFI – criada em 1972, teve sua Unidade II inaugurada em 2012. Possui um campus amplo, com salas de aula, laboratório e biblioteca.

 

Escola Prof.ª Alzira Valle Rolemberg
            Instituição estadual, da etapa do 6º ao 9º ano e do 1º Ao 3º ensino médio, localizada no endereço xxxxxxxxxxxx, xxxxxxxxxxxxx, xxxxxxxxx, ficando a uma distancia de 3 km no CEP Padrão.
            É uma escola do ensino médio, que atende 1175 alunos na fase da adolescência, exigindo assim um ambiente mais controlado, com diretores mais atuante, rígidos e com mais regras. Servem merenda nos intervalos, possui pátio, quadra esportiva, laboratório de informática e biblioteca.

Creche Georgina Atra Havilla
            Instituição privada, da etapa creche, localizada no endereço xxxxxxx, xxxxxxxxxxxxx,xxxxxxxxxx, ficando a uma distancia de 1,3km no CEP Padrão.
            Conhecida como Dona Jota, é uma escola maternal, creche e pré-escola, que atende 206 alunos, em período integral, é oferecido café da manha, almoço, lanche e jantar. A creche possui berçário, salas de aula, espaços recreativos e brinquedos ao ar livre, balanços, gangorras e mesinhas tudo supervisionado por profissionais capacitados para inclusão das crianças ao ensino.

            Instituição municipal, da etapa do 1º ao 5º ano, localizada no endereço xxxxxxx,xxxxxxxxxxx,xxxxxxxxx, ficando a uma distancia de 2,6km no CEP Padrão.
            É uma escola do ensino fundamental, que atende 696 alunos na fase da pré-adolescência, possui um ambiente de adequação para facilitar a passagem da pré-escola para a fase mais rígida do ensino médio. São servidas merendas nos intervalos, possui pátio, quadra esportiva, laboratório de informática e biblioteca.

   Instituição privada, da etapa Creche, localizada no endereço xxxxxxx,xxxxxxxxxxx,xxxxxxxxx, ficando a uma distancia de 260m no CEP Padrão.
            É o único ambiente escolar no perímetro de 500m do CEP padrão, se trata de uma escola maternal, creche e pré-escola, que atende 206 alunos, em período integral, é oferecido café da manha, almoço, lanche e jantar. A creche possui berçário, salas de aula, espaços recreativos e brinquedos ao ar livre, tudo supervisionado por profissionais capacitados para inclusão das crianças ao ensino.

2.     Ambiente não Escolar.

 

            Ambientes não escolares podem ser compostos por bibliotecas, hospitais, ONGs, associações, igrejas, eventos, emissoras de rádio e Tv, ambientes ao ar livre tais como parques e praças. Blabla blabla blabla

            Para este trabalho foi observado os seguintes ambientes não escolar próximo ao 707070-000

 

Sede Recreativa Edmilson Felipe Neri

            Clube poliesportivo pertencente ao Sindicato Metalúrgico de São Jose do Rio preto, localizada no endereço xxxxxxx,xxxxxxxxxxx,xxxxxxxxx, fincando a uma distancia de 500m do CEP Padrão.
            Possui piscina, playgrold, salão para eventos, campo de futebol, permite que todos os associados utilizem o espaço de forma gratuita e em épocas comemorativas como dia das crianças e natal, promove festas de integração com a comunidade.

            Instituição religiosa, localizada no endereço xxxxxxx,xxxxxxxxxxx,xxxxxxxxx, finando a uma distancia de 350m do CEP Padrão.

Academia ao ar livre ATI
            Academia municipalxxxxxxx,xxxxxxxxxxx,xxxxxxxxx, ficando a uma distancia de 350m do CEP padrão.

            Espaço específico para que a população possa praticar atividades físicas. As ATI possuem equipamentos seguros e resistentes, especialmente desenvolvidos para a utilização em locais abertos, podendo ser usados por qualquer pessoa.


3.     RELATO

 

            O trabalho deveria ser desenvolvido com observação no perímetro de 500 metros do local escolhido, mas como esta sendo relatado, não existe ambientes escolares dentro do perímetro determinado.

            O local em questão tratasse que um bairro com pouco mais de 17 anos, localizado na região norte da cidade, é composto por residências de classe C a classe E, com uma considerável quantidade de crianças e adolescentes em fase escolar.

            Para obter educação formal, é preciso se deslocar uma media de 2,5km fazendo a utilização de vans especializadas em transporte escolar, do transporte publico ou particular.

            Foram constados poucos pontos que poderia servir como ambiente não escolar, pois no local não existe praças, parques ou centros esportivos públicos com programas voltados a educação, laser ou cultura.

            Segundo observação existem locais destinados a construção de escola, praça e área de recreação, mas não foi constado projetos para a realização destas obras.

            A ausência destes ambientes afeta de forma visível a população local, como exemplo pode se citar que em dias que não há período escolar o que pode se notar é crianças soltando pipa da rua em meio a transito e fios de energia ou em horários de pico do transporte publico notasse a grande quantidade de crianças e adolescentes que se amontam e forma algazarras intermináveis por fata da supervisão de um adulto.

            As constatações foram realizadas utilizando a observação assistemática, não participante e na vida real.

8 comentários:

  1. queria saber sobre a segunda postagem, aonde precisa ser criada um projeto.. sabe como fazer esse ?

    ResponderExcluir
  2. Eu desejo orientação sobre as postagem da matéria pratica de Ensino e Obsevação e Projeto, você podeia me orientar melhor?

    ResponderExcluir
  3. excelente material informativo .... UNIP uma boa instituiçao de ensino superior.

    ResponderExcluir