QUESTIONÁRIO I PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E
DA APRENDIZAGEM
Pergunta 1
1.
Leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
I.
De acordo com Piaget, a assimilação e a acomodação ocorrem separadamente.
II.
De acordo com Piaget, a assimilação e a acomodação ocorrem
simultaneamente.
III.
De acordo com Piaget, a assimilação e a acomodação só ocorrem nas
crianças.
IV.
De acordo com Piaget, a assimilação e a acomodação só ocorrem nos
adultos.
|
a.
|
Somente
a alternativa I está correta.
|
|
b.
|
Somente
a alternativa IV está correta.
|
|
c.
|
Somente
a alternativa III está correta.
|
|
d.
|
Somente a alternativa II está correta.
|
|
e.
|
Somente
as alternativas II e IV estão corretas.
|
|
|
|
Pergunta 2
1.
. Wallon afirma que o desenvolvimento equilibrado dos (_______) é
o que pode permitir uma vida mais plena por parte do indivíduo em sua inserção
no contexto em que vive.
A
alternativa que preenche adequadamente o espaço anterior é:
|
a.
|
Caracteres
secundários sexuais.
|
|
b.
|
Conjuntos funcionais cognitivo, afetivo, motor e
da pessoa.
|
|
c.
|
Seus
pais e responsáveis.
|
|
d.
|
Seus
mesentérios e aparelho locomotor.
|
|
e.
|
Sustentáculos
financeiros.
|
Pergunta 3
1.
As zonas de desenvolvimento, segundo a teoria de Vygotsky:
|
a.
|
São
crises vividas no desenvolvimento humano.
|
|
b.
|
São
todas as verdades que serão reveladas paulatinamente, até que ela possa
aprender tudo que precisa.
|
|
c.
|
É
tudo aquilo que indica conquistas por parte dos professores.
|
|
d.
|
São
relações sociais, produzidas na vivência e marcadamente culturais, sociais e
históricas.
|
|
e.
|
São os patamares de desenvolvimento alcançados ou
a serem conquistados por parte do sujeito.
|
Pergunta 4
1.
Assinalar a alternativa correta:
|
a.
|
A
capacidade de conhecer, para Piaget, advém somente das condições
hereditárias.
|
|
b.
|
A
capacidade de conhecer, para Piaget, advém somente dos conhecimentos
provindos dos pais e dos mestres.
|
|
c.
|
A
capacidade de conhecer, para Piaget, advém somente após a aquisição da linguagem.
|
|
d.
|
A capacidade de conhecer, para Piaget, advém das
trocas entre o organismo e o meio ambiente, responsáveis pela construção das
estruturas mentais.
|
|
e.
|
A
capacidade de conhecer, para Piaget, advém somente após a criança completar
quatro anos de idade
|
Pergunta 5
1.
Assinalar em qual estágio a criança desenvolve a capacidade de
usar a lógica, ou seja, adquire a habilidade de realizar operações mentais.
|
a.
|
Estágio
sensório-motor.
|
|
b.
|
Estágio das operações concretas.
|
|
c.
|
Estágio
das operações formais.
|
|
d.
|
Estágio
das operações evolutivas.
|
|
e.
|
Estágio
das operações motoras.
|
|
|
|
Pergunta 6
1.
Epistemologia genética significa:
|
a.
|
Que a história das ideias não se faz por evolução ou
continuísmo, mas por meio de rupturas ou revoluções, os chamados “cortes
epistemológicos”.
|
|
b.
|
Teoria do conhecimento dedicada ao estudo da
origem e da evolução do conhecimento humano. Seu expoente é Jean Piaget.
|
|
c.
|
Considerar
por números as relações e as formas matemáticas como a essência e a estrutura
de todas as coisas.
|
|
d.
|
Estudos
linguísticos em uma reflexão geral sobre questões éticas, filosóficas e
sociais.
|
|
e.
|
Que
o conhecimento científico decorre da experiência individual e, assim, não
pode ser verificado por meio do raciocínio indutivo.
|
Pergunta 7
1.
Leia com atenção as afirmativas e assinale a alternativa correta:
|
a.
|
Piaget
preocupou-se em estudar os processos inconscientes que poderiam explicar os
transtornos mentais.
|
|
b.
|
Piaget
ocupou-se em desenvolver uma teoria que estivesse de acordo com os esquemas
vigentes da época.
|
|
c.
|
Piaget
estudou como a criança desenvolve suas condições de desenvolvimento
emocional.
|
|
d.
|
A preocupação de Piaget foi averiguar a adaptação
da criança com a diversidade do meio ambiente.
|
|
e.
|
Piaget
interessou-se pelas condições necessárias para a aquisição do conhecimento.
|
Pergunta 8
1.
O conhecimento, segundo a teoria de Vygotsky:
|
a.
|
A
criança busca seu próprio conhecimento, de acordo com Piaget.
|
|
b.
|
As
verdades vão sendo reveladas muito lentamente até que ela aprenda tudo que
precisa.
|
|
c.
|
Não
precisamos nos preocupar com a criança, ela própria se desenvolve.
|
|
d.
|
O conhecimento tem gênese nas relações sociais,
sendo produzido na intersubjetividade e marcado por condições culturais,
sociais e históricas.
|
|
e.
|
O
carinho é tudo que necessitamos para o desenvolvimento.
|
Pergunta 9
1.
Para exemplificar o que Wallon se refere à relação existente entre
os conjuntos cognitivo, afetivo e motor, podemos dizer que:
|
a.
|
Levamos um susto (afetivo), o corpo treme e
empalidece (motor), tentamos falar ou entender o que está efetivamente
acontecendo (cognitivo).
|
|
b.
|
Caímos
na rua (afetivo), ficamos completamente confusos (motor), ficamos olhando
para todos os lados, sentindo vergonha (cognitivo).
|
|
c.
|
Falamos
alto demais em um lugar silencioso (afetivo), sentimos medo da reação das
pessoas (motor), abaixamos a cabeça e saímos despercebidos (cognitivo).
|
|
d.
|
Tentamos
falar ou entender o que está efetivamente acontecendo (afetivo), levamos um
susto (motor), o corpo treme e empalidece (cognitivo).
|
|
e.
|
O
corpo treme e empalidece (afetivo), tentamos falar ou entender o que está
efetivamente acontecendo (motor), levamos um susto (cognitivo).
|
Pergunta 10
1.
Piaget procurou estudar o processo de formação do conhecimento,
observando e estudando a evolução de crianças. Preocupou-se, portanto, com a
gênese do conhecimento, em saber quais os processos mentais envolvidos em uma
situação-problema e quais os processos que possibilitam a criança atuar na
resolução. Assim, nomeou sua teoria:
|
a.
|
Epistemologia
genética.
|
|
b.
|
Inatismo.
|
|
c.
|
Desenvolvimento
cognitivo.
|
|
d.
|
Construtivismo.
|
|
e.
|
Psicologia
do desenvolvimento.
|
QUETIONARIO II PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E
DA APRENDIZAGEM
Pergunta 1
1.
A inteligência musical, segundo Howard Gardner, manifesta-se
através:
I -
Do estímulo ao aluno da prática de esportes competitivos.
II -
Da participação do aluno em olimpíadas de matemática.
III
- Da habilidade para apreciar, compor ou reproduzir uma peça musical e perceber
temas musicais.
IV -
Da sensibilidade para ritmos, texturas e timbre.
A
alternativa correta é:
|
a.
|
I, II, III e IV
|
|
b.
|
I,
II e III
|
|
c.
|
II,
III e IV
|
|
d.
|
III e IV somente
|
|
e.
|
I
e III somente
|
|
|
|
Pergunta 2
1.
A teoria das inteligências múltiplas, de Howard Gardner (1985), é
uma alternativa para o conceito de inteligência como uma capacidade inata,
geral e única, que permite aos indivíduos uma performance, maior ou menor, em
qualquer área de atuação. Com relação à teoria das inteligências múltiplas, são
feitas três afirmativas.
I -
Psicólogo construtivista muito influenciado por Piaget, Gardner distingue-se de
seu colega de Genebra na medida em que Piaget acreditava que todos os aspectos
da simbolização partem de uma mesma função semiótica, enquanto que ele acredita
que processos psicológicos independentes são empregados quando o indivíduo lida
com símbolos linguísticos, numéricos, gestuais ou outros.
II -
Gardner sugere que as habilidades humanas não são organizadas de forma
horizontal; ele propõe que se pense nessas habilidades como organizadas
verticalmente e que, ao invés de haver uma faculdade mental geral, como a
memória, talvez existam formas independentes de percepção, memória e
aprendizado, em cada área ou domínio, com possíveis semelhanças entre as áreas,
mas não necessariamente uma relação direta.
III
- Gardner descreve o desenvolvimento cognitivo como uma capacidade cada vez
maior de entender e expressar significado em vários sistemas simbólicos utilizados
em um contexto cultural e sugere que não há uma ligação necessária entre a
capacidade ou estágio de desenvolvimento em uma área de desempenho e
capacidades ou estágios em outras áreas ou domínios.
Assinale:
|
a.
|
Se somente I for correta.
|
|
b.
|
Se
somente II for correta.
|
|
c.
|
Se
somente III for correta.
|
|
d.
|
Se
somente I e II forem corretas.
|
|
e.
|
Se I, II e III forem
corretas.
|
|
|
|
Pergunta 3
1.
Na sua pesquisa, Gardner estudou também:
I- A
distância entre o nível de desenvolvimento potencial e nível de desenvolvimento
real.
II-
O desenvolvimento de diferentes habilidades em crianças normais e crianças
superdotadas.
III-
Adultos com lesões cerebrais e como estes não perdem a intensidade de sua
produção intelectual, mas uma ou algumas habilidades, sem que outras
habilidades sejam sequer atingidas.
IV-
Os idiot-savants e autistas, e como os primeiros podem dispor de apenas uma
competência, sendo bastante incapazes nas demais funções cerebrais, enquanto as
crianças autistas apresentam ausências nas suas habilidades intelectuais.
V-
Como se deu o desenvolvimento cognitivo através dos milênios
Das
afirmações anteriores, está(ão) correta(s):
|
a.
|
Apenas uma.
|
|
b.
|
Duas
somente.
|
|
c.
|
Três somente.
|
|
d.
|
Quatro somente.
|
|
e.
|
As
cinco estão corretas.
|
Pergunta 4
1.
A habilidade para resolver problemas ou criar produtos através do
uso de parte ou de todo o corpo, para usar a coordenação grossa ou fina em
esportes, artes cênicas ou plásticas no controle dos movimentos do corpo e na manipulação
de objetos com destreza, são características, segundo Gardner, da inteligência:
|
a.
|
Musical.
|
|
b.
|
Corporal-cinestésica.
|
|
c.
|
Lógico-matemática.
|
|
d.
|
Espacial.
|
|
e.
|
Intrapessoal.
|
Pergunta 5
1.
A inteligência interpessoal significa, para Gardner:
|
a.
|
A
capacidade de todos compreenderem a afetividade, a relação professor e aluno
e a escolha dos conteúdos.
|
|
b.
|
A
capacidade de formar modelos mentais.
|
|
c.
|
A
capacidade de entender e preservar o mundo, compreendendo os fenômenos
físicos.
|
|
d.
|
A
capacidade de perceber e analisar as especificidades, sem perder a visão do
todo em que elas estão inseridas.
|
|
e.
|
A capacidade de entender e
responder adequadamente a humores, temperamentos, motivações e desejos de
outras pessoas.
|
Pergunta 6
1.
Inteligência intrapessoal para Gardner significa:
|
a.
|
Compreender
o funcionamento do organismo humano, de forma a reconhecer e modificar as
atividades corporais, valorizando-as como recurso para melhoria de suas
aptidões físicas.
|
|
b.
|
Fazer com que nossos alunos utilizem-se das linguagens como meio
de expressão, informação e comunicação em situações intersubjetivas.
|
|
c.
|
Perceber
alterações de humor, temperamento, motivações e intenções de outras pessoas.
|
|
d.
|
Ter
múltiplas relações de interdependência do ecossistema, oportunizando uma
leitura mais clara do dinamismo dos vários elementos do meio físico, químico
e biológico, bem como da ação do homem nesse contexto.
|
|
e.
|
Reconhecer habilidades, necessidades, desejos e
inteligências próprios, a capacidade para formular uma imagem precisa de si
próprio.
|
Pergunta 7
1.
O comportamentalismo de Skinner entende aprendizagem como:
|
a.
|
Os
ganhos de um processo mental.
|
|
b.
|
Capacidade
de linguagem.
|
|
c.
|
O processo pelo qual o comportamento é modificado
como resultado da experiência, dada em função dos estímulos que reforçaram
positiva ou negativamente seus comportamentos.
|
|
d.
|
O
desenvolvimento socioafetivo-comportamental.
|
|
e.
|
A
vitória do processo de desenvolvimento, tendo em vista um trabalho árduo e
constante.
|
Pergunta 8
1.
O que significa o termo subsunçor?
|
a.
|
Uma
capacidade cognitiva e afetiva do sujeito.
|
|
b.
|
É uma estrutura específica em que uma nova
informação pode se integrar ao cérebro humano, que é altamente organizado e
detentor de uma hierarquia conceitual que armazena experiências prévias do
aprendiz.
|
|
c.
|
Um
termo técnico que define toda a capacidade de um aluno que possa vir a
interferir no processo ensino-aprendizagem da questão psicomotora.
|
|
d.
|
A
notável vontade de aprender um conteúdo novo e significativo.
|
|
e.
|
O
mesmo que organização hierárquica de armazenamento do conhecimento
recepcionado ou descoberto.
|
Pergunta 9
1.
O que é aprendizagem significativa segundo David Ausubel?
|
a.
|
A aprendizagem é significativa à medida que o
novo conteúdo é incorporado às estruturas de conhecimento de um aluno e
adquire significado para ele a partir da relação com seu conhecimento prévio.
|
|
b.
|
Aprendizagem
por recepção significativa é aquilo que torna o assunto tratado como forma de
ser aprendido integralmente e por padrão estabelecido.
|
|
c.
|
É
quando tudo se torna harmônico e racional, segundo o autor.
|
|
d.
|
Aprendizagem
significativa é o termo empregado para formar um ensino mais real, nas
condições estabelecidas pelo professor.
|
|
e.
|
A
capacidade de significar o que é insignificante.
|
Pergunta 10
1.
Quais são os elementos importantes na teoria de B. F. Skinner?
|
a.
|
Bom
comportamento e gratificação.
|
|
b.
|
Mau
comportamento e punição severa.
|
|
c.
|
Prevenção,
comportamento e observação.
|
|
d.
|
Estímulo, resposta e consequência.
|
|
e.
|
Não
prestar atenção aos detalhes dos comportamentos dos alunos.
|
OBRIGADO PELA FORÇA!
ResponderExcluirVlw!
ResponderExcluirMuito bom, obrigado por compartilhar.
ResponderExcluirMUITO GRATA PELA POSTAGEM.
ResponderExcluirEDNA
Olá pessoal e idealizador do Blogger.
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa, pois, como os demais eu fui ajudado plo compartilhamento.
Só quero ressaltar que a pergunta n° 10, do questionário I, a alternativa correta é a letra "a)", ok? Isso de acordo com o gabarito da própera UNIP.
Pessoal,a resposta correta da questão 10 (primeira parte) é a letra A
ResponderExcluirmuito bom valeu!
ResponderExcluirMuito obrigada. Precisava mesmo de uma síntese.
ResponderExcluirParabéns!!!!
ResponderExcluirQue grande ajuda...
ISSO É A PROVA EAD ?
ResponderExcluirÉ um exemplo real.
ExcluirFoi importante encontrar esse trabalho maravilhoso!!! Parabens!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA questão 10 a resposta correta é epistemologia genética
ResponderExcluirVc realiza trabalhos do curso de história?
ExcluirSe sim me chamando número 31987898474.
a pergunta 10 a resposta estaa errada a resposta e A) Epistemologia genética.
ResponderExcluirPergunta 10
1. Piaget procurou estudar o processo de formação do conhecimento, observando e estudando a evolução de crianças. Preocupou-se, portanto, com a gênese do conhecimento, em saber quais os processos mentais envolvidos em uma situação-problema e quais os processos que possibilitam a criança atuar na resolução. Assim, nomeou sua teoria:
a.
Epistemologia genética.
b.
Inatismo.
c.
Desenvolvimento cognitivo.
d.
Construtivismo.
e.
Psicologia do desenvolvimento.
Sensacional, valeu! em 2020 segundo semestre, plenamente funcional
ResponderExcluirsalvou a vida da gente! rsrs Parabéns pelo blog! Abraço!
ResponderExcluirParabéns pelo blog. Valeu.
ResponderExcluirAjudou demais... gratidão valeuuu!!
ResponderExcluirMuito bo. Ajudou demais
ResponderExcluir