quarta-feira, 16 de setembro de 2015

QUESTIONARIO INTRODUÇÃO À PROBLEMÁTICA AMBIENTAL

QUESTIONÁRIO I INTRODUÇÃO À PROBLEMÁTICA AMBIENTAL



Pergunta 1
1.            "Para ele, os fatos econômicos e a luta de classes são o motor da História; o triunfo do proletariado e a implantação de uma sociedade sem classes são o objetivo final. Esse objetivo, contudo, só será alcançado com a união de todos os proletários."
O texto acima refere-se ao criador do socialismo científico:
a.
Karl Marx
b.
Vladimir Lenin
c.
Saint-Simon
d.
Pedro Kropotkin
e.
Adam Smith

Pergunta 2
1.            A desaceleração econômica causada pela crise global, desde o fim do ano de 2008, na maioria dos países provocou desemprego e muitos projetos de desenvolvimento foram adiados. Esse fato influenciou diretamente na emissão de gases poluentes na atmosfera. Em consequência desse fato é possível afirmar:
I. A queda na produção industrial provocou aumento da emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera.
II. Em muitos países, os investimentos para o desenvolvimento de energias renováveis aumentaram, na tentativa de diminuir a dependência excessiva de combustíveis fósseis.
III. Com a diminuição da produção industrial em várias partes do mundo, o tráfego de caminhões caiu, amenizando as emissões de gases que causam as mudanças climáticas e a poluição local em grandes centros urbanos.
IV. Com a redução da demanda de aço no mundo, dezenas de pequenas siderúrgicas em alguns países em desenvolvimento tiveram de parar as suas atividades e, em consequência, a concentração de dióxido de enxofre (SO2), substância responsável pela chuva ácida, aumentou expressivamente nesses lugares.
V. Com o preço da soja e da carne em queda no Brasil, houve menos incentivos para derrubar a floresta e substituí-la por pastos ou lavouras, tendo, como consequência, a redução, na Amazônia, do desmatamento no período de agosto de 2008 a janeiro de 2009, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.
(www.planetasustentavel.abril.com.br/notícia/ambiente/ Adaptado.)
Estão corretas apenas as afirmações:
a.
I, II e III.
b.
III, IV e V.
c.
II, IV e V.
d.
I, II e IV.
e.
II, III e V.

Pergunta 3
1.            As mudanças no panorama internacional, representadas pela vitória socialista de Mao Tsé-Tung na China, pela eclosão da Guerra da Coreia e pelas crescentes dificuldades no relacionamento com a URSS, repercutiram na forma de tratamento dispensada pelos Estados Unidos ao Japão. Este, de "inimigo vencido", passou a:
a.
atuar como o mais forte aliado da URSS naquela região;
b.
ser a principal base de operações norte-americanas na Ásia;
c.
competir com as forças econômicas alemãs e inglesas;
d.
buscar alcançar seu nível econômico do antes da Primeira Guerra Mundial;
e.
menosprezar a política de participação do pessoal, que visa à integração do trabalhador no esquema da empresa capitalista.
Pergunta 4
1.            Avaliando o ataque aéreo aos EUA, em 2001, o sociólogo Octávio Ianni afirmou:
“Quando analisamos os acontecimentos de 11 de setembro, precisamos resgatar o sentido de história. Quando vistos isoladamente, os atentados perdem vários significados e parecem coisa de um ‘bando de fanáticos’... Mas, na realidade, os atentados foram apenas um fato em uma cadeia muito complexa de acontecimentos.”
(Revista Ciência Hoje, setembro de 2002)
Assinale a alternativa que contém um fato que faz parte desta complexa cadeia.
a.
Crescente interferência dos EUA na política interna de outros países.
b.
Aumento dos conflitos geopolíticos entre os EUA e os novos países industriais.
c.
Interesse dos EUA em explorar economicamente as extensas terras do Afeganistão.
d.
Competição entre os EUA e o Japão pelo domínio geopolítico sobre a Ásia.
e.
Interesse dos ex-países socialistas em dominar geopoliticamente o mundo.

Pergunta 5
1.            Na Revolução Industrial, o pioneirismo inglês resultou de uma série de fatores, entre os quais sua hegemonia marítimo-comercial. A concretização dessa hegemonia ficou evidente quando a Inglaterra adotou a seguinte medida:
a.
Decretou os Atos de Navegação.
b.
Extinguiu o tráfico de escravos negros.
c.
Assinou o Tratado de Methuen com Portugal.
d.
Abriu os portos chineses aos navios ingleses.
e.
Redefiniu o comércio com o Oriente, graças à Paz de Haia.

Pergunta 6
1.            No dia 7 de outubro de 2001, Estados Unidos e Grã-Bretanha declararam guerra ao regime Talibã, no Afeganistão. Leia trechos das declarações do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e de Osama Bin Laden, líder muçulmano, nessa ocasião: George Bush:
“Um comandante-chefe envia os filhos e filhas dos Estados Unidos à batalha em território estrangeiro somente depois de tomar o maior cuidado e depois de rezar muito. Pedimos-lhes que estejam preparados para o sacrifício das próprias vidas. A partir de 11 de setembro, uma geração inteira de jovens americanos teve uma nova percepção do valor da liberdade, do seu preço, do seu dever e do seu sacrifício. Que Deus continue a abençoar os Estados Unidos.
Osama Bin Laden:Deus abençoou um grupo de vanguarda de muçulmanos, à linha de frente do Islã, para destruir os Estados Unidos. Um milhão de crianças foram mortas no Iraque, e para eles isso não é uma questão clara. Mas quando pouco mais de dez foram mortos em Nairóbi e Dar-es-Salaam, o Afeganistão e o Iraque foram bombardeados e a hipocrisia ficou atrás da cabeça dos infiéis internacionais. Digo a eles que esses acontecimentos dividiram o mundo em dois campos, o campo dos fiéis e o campo dos infiéis. Que Deus nos proteja deles.”
(Adaptados de “O Estado de S. Paulo”, 8/10/2001)

Pode-se afirmar que:
a.
a justificativa das ações militares encontra sentido apenas nos argumentos de George W. Bush.
b.
a justificativa das ações militares encontra sentido apenas nos argumentos de Osama Bin Laden.
c.
ambos se apoiam num discurso de fundo religioso para justificar o sacrifício e reivindicar a justiça.
d.
ambos tentam associar a noção de justiça a valores de ordem política, dissociando-a de princípios religiosos.
e.
ambos tentam separar a noção de justiça das justificativas de ordem religiosa, fundamentando-a numa estratégia militar.


Pergunta 7
1.            Não pode ser considerado como fator gerador do Renascimento Comercial ocorrido na Europa a partir do século XI:
a.
A crise do modo de produção feudal, provocada pela superexploração da mão de obra através das relações servis de produção.
b.
A disponibilidade de mão de obra provocada, entre outros fatores, pelo crescimento demográfico a partir do século X.
c.
A predominância cultural e ideológica da Igreja, com a valorização da vida extraterrena, a condenação da usura e sua posição em relação ao "justo preço" das mercadorias.
d.
A aquisição das "cartas de franquia", que fortalecia e libertava a nascente burguesia das obrigações tributárias para com os senhores feudais.
e.
O movimento cruzadista que, retratando a estrutura mental e religiosa do homem medieval, se estendeu entre os séculos XI e XII.

Pergunta 8
1.            Se compararmos a idade do planeta Terra, avaliada em quatro e meio bilhões de anos (4,5∙109 anos), com a de uma pessoa de 45 anos, então, quando começaram a florescer os primeiros vegetais, a Terra já teria 42 anos. Ela só conviveu com o homem moderno nas últimas quatro horas e, há cerca de uma hora, viu-o começar a plantar e a colher. Há menos de um minuto percebeu o ruído de máquinas e de indústrias e, como denúncia uma ONG de defesa do meio ambiente, foi nesses últimos sessenta segundos que se produziu todo o lixo do planeta! O texto permite concluir que a agricultura começou a ser praticada há cerca de:
a.
365 anos.
b.
460 anos.
c.
900 anos.
d.
10.000 anos.
e.
460.000 anos.

Pergunta 9
1.    São fatos ligados à Revolução Neolítica:
a.
vida nômade e organização em tribos.
b.
terras pertencentes ao Estado e escravismo.
c.
domesticação de plantas e animais e sedentarização do homem.
d.
escravidão, impostos em trabalho e vassalagem.
e.
pintura em cavernas, vida nômade, caça e coleta de vegetais.

Pergunta 10
1.            “Cada vez mais quente.
Nos últimos seis anos foram registradas as três maiores temperaturas médias do planeta desde 1861, quando elas começaram a ter registros confiáveis. Segundo a Organização Meteorológica Mundial, 2003 foi o terceiro ano mais quente da história.”
Revista Veja — 21/01/2004
A partir do texto, assinale a alternativa correta.
a.
Esse fenômeno é totalmente natural, pois estamos saindo de uma glaciação recente, ocorrida há mais ou menos 15.000 anos.
b.
O aquecimento está sendo gerado pela emissão de poluentes, por meio da queima de combustíveis fósseis, de queimadas e pela emissão de gás metano na atmosfera devido à pecuária.
c.
O texto refere-se às chamadas ilhas de calor, que existem nos grandes centros urbanos e resultam da redução do albedo.
d.
A elevação das temperaturas ocorre devido ao processo crescente da evapotranspiração.
e.
Podemos considerar que o aquecimento global está relacionado, exclusivamente, ao aumento do buraco da camada de ozônio, favorecido pela utilização de gases que contêm CFC.

QUESTIONÁRIO II INTRODUÇÃO À PROBLEMÁTICA AMBIENTAL



Pergunta 1
1.    A dengue continua sendo um problema de saúde pública para o Estado do Rio de Janeiro. Assim, conhecendo-se o causador da dengue e seu vetor, podemos usar como medidas profiláticas a:
a.
vacinação em massa da população contra a bactéria causadora dessa doença
b.
exterminação de ratos vetores do vírus causador dessa doença
c.
eliminação dos insetos vetores da bactéria causadora dessa doença
d.
eliminação dos insetos vetores do vírus causador dessa doença.
e.
distribuição de antibióticos contra a bactéria causadora dessa doença
Pergunta 2
1.    A ferrovia Madeira-Mamoré foi concluída em 1912 e teve como um de seus principais objetivos o transporte de um produto oriundo da Bolívia e de grande valor econômico à época. Esse produto, ao qual o enunciado se refere, é a:
a.
castanha.
b.
carnaúba.
c.
erva-mate.
d.
borracha.
e.
pimenta-do-reino.

Pergunta 3
1.    A ideia de desenvolvimento sustentável tem sido cada vez mais discutida junto às questões que se referem ao crescimento econômico. De acordo com este conceito, considera-se que:
a.
o meio ambiente é fundamental para a vida humana e, portanto, deve ser intocável.
b.
os países subdesenvolvidos são os únicos que praticam esta ideia, pois, por sua baixa industrialização, preservam melhor o seu meio ambiente do que os países ricos.
c.
sustentar o meio ambiente em detrimento do desenvolvimento.
d.
deve-se buscar uma forma de progresso socioeconômico que não comprometa o meio ambiente sem que, com isso, deixemos de utilizar os recursos nele disponíveis.
e.
são as riquezas acumuladas nos países ricos, em prejuízo das antigas colônias durante a expansão colonial, que devem, hoje, sustentar o crescimento econômico dos povos.

Pergunta 4
1.    A inevitável devastação ambiental decorrente do processo de desenvolvimento industrial é um “quadro” que começa a se modificar a partir da defesa pública de um novo conceito: o desenvolvimento sustentável. O uso dessa expressão tem a finalidade de:
a.
sustentar a inevitável necessidade do desenvolvimento.
b.
garantir que o desenvolvimento contemporâneo não se sustente.
c.
sustentar o meio ambiente em detrimento do desenvolvimento.
d.
propor a conciliação do desenvolvimento com o meio ambiente.
e.
divulgar a insustentável situação do meio ambiente.

Pergunta 5
1.    Ao fazer o estudo bibliográfico sobre um determinado assunto do conteúdo programático do vestibular da Universidade de Pernambuco (UPE), um vestibulando encontrou e anotou a seguinte definição: “É aquele que satisfaz as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.”

Trata-se da definição correta de:
a.
 crescimento neomalthusiano ambiental.
b.
 desenvolvimento sustentável.
c.
 ecodesenvolvimento neoliberal.
d.
 desenvolvimento ambiental.
e.
 ecodesenvolvimento darwinista.

Pergunta 6
1.    Assinale a alternativa que identifica a Conferência da ONU que pretendeu aprofundar as discussões e propostas favoráveis ao novo mercado verde, com uso de energia limpa, e gerar soluções para a diminuição da poluição. Paralelo a essa Conferência, ocorreu a Cúpula dos Povos por Justiça Social e Ambiental, evento da sociedade civil para debater temas relacionados às causas estruturais da crise ambiental e ecológica.
a.
Rio 92, realizada em 1992, com um programa de ação, Agenda 21, para que todos os países pudessem adotar o desenvolvimento sustentável.
b.
Rio+20, realizada em junho de 2012, sobre Desenvolvimento Sustentável.
c.
Metas do Milênio, estabelecidas em 2000, com oito metas.
d.
Protocolo de Quioto, realizado em 1997, no Japão, quando a maioria dos países desenvolvidos firma o compromisso de reduzir as emissões de gás carbônico.
e.
Primeira Conferência Mundial sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia.

Pergunta 7
1.    No dia 19 de junho de 2010, a cidade do Rio de Janeiro amanheceu sob a influência de um forte nevoeiro, que dificultava a visibilidade, interferindo no ritmo das atividades urbanas. O ar quente permaneceu acima da camada de ar frio, que ficou retida nas proximidades da superfície, favorecendo a concentração de poluentes. O que foi vivenciado nesta cidade é um fenômeno climático que pode ocorrer em qualquer época do ano, sendo mais comum no inverno. Nessa época, as chuvas são mais raras, dificultando, ainda mais, a dispersão dos poluentes, o que causa um problema ambiental. O fenômeno climático descrito no texto é conhecido como:
a.
efeito estufa.
b.
ilhas de calor.
c.
inversão térmica.
d.
 chuva ácida.
e.
nenhuma das anteriores.

Pergunta 8
1.    O Sistema de Informação sobre a Mortalidade (SIM) foi o primeiro sistema de informações em Saúde, criado em:

a.
 1982.
b.
1974.
c.
 1975.
d.
 1965.
e.
 1985.

Pergunta 9
1.    “Nos Alpes europeus, os centros de esqui funcionam no inverno, enquanto o verão é a estação do alpinismo. Nas zonas temperadas, o turismo de praia se restringe aos meses de verão.”
MAGNOLI, D. Geografia para o Ensino Médio. São Paulo: Atual, 2008. p.49.

As transformações nos hábitos e práticas humanas, em parte, devem-se ao clima, que é condicionado a partir de inúmeros fatores. Assinale a alternativa que indica o fator responsável pelas transformações climáticas indicadas no trecho acima:
a.
as zonas térmicas da Terra.
b.
as diferenças de latitude.
c.
a altitude e as consequentes diferenças de pressão atmosférica.
d.
o movimento de translação terrestre.
e.
a maritimidade e a continentalidade.


Pergunta 10
1.    “Um dos destinos mais procurados por turistas no litoral paulista, a cidade de Ubatuba enfrenta uma epidemia de dengue às vésperas do feriado da Semana Santa [...] Os turistas que forem à cidade para o feriado serão orientados a adotar medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da dengue.”
(Folha de S. Paulo, 2 de abril de 2007)
Na edição de 11 de abril de 2007, a Folha de S. Paulo, na seção Erramos, fez retificação da notícia acima, informando que ela continha um erro. O erro decorre do fato de:


a.
a dengue não ocorrer em cidades litorâneas.
b.
a dengue não poder ser controlada a partir do combate ao mosquito Aedes aegypti.
c.
o mosquito Aedes aegypti não ser o causador da dengue.
d.
 não ser possível contrair dengue com a picada do mosquito Aedes aegypti.
e.
não ser possível aos turistas adotar medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário