AVALIAÇÃO
EAD UNIP I
Pergunta
1
Ao realizar a leitura do texto escrito por José Manuel Moran (“O
que é Educação a Distância”), a Educação a Distância seria?
a.
|
Um processo
de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, em que professores e alunos
estão separados espacial e/ou temporalmente;
|
|
b.
|
Um processo de
aprendizagem, mediado por ferramentas, em que professores e alunos estão
juntos espacialmente;
|
|
c.
|
Um processo de
ensino-aprendizagem, mediado por ferramentas, em que professores estão
separados temporalmente;
|
|
d.
|
Um processo de
ensino, mediado por tecnologias, em que alunos estão separados espacialmente;
|
|
e.
|
Um processo de
aprendizagem, mediado por ferramentas, em que professores estão separados
temporalmente.
|
Pergunta
2
A Educação a Distância ocorre, pela primeira vez, em meados do
início do século XX, mais precisamente em:
a.
|
1924;
|
|
b.
|
1914;
|
|
c.
|
1904;
|
|
d.
|
1934;
|
|
e.
|
1994.
|
Pergunta
3
A Educação a Distância ocorre quando:
a.
|
professores e alunos
estão juntos, é planejada por instituições e utiliza diversas ferramentas de
comunicação;
|
|
b.
|
professores
e alunos estão separados, é planejada por instituições e utiliza diversas
ferramentas de comunicação;
|
|
c.
|
professores e alunos
estão separados, é planejada pelo governo local e utiliza diversas
ferramentas de comunicação;
|
|
d.
|
professores e tutores
estão separados, é planejada por instituições e utiliza poucas ferramentas de
comunicação;
|
|
e.
|
professores e alunos
estão separados, é planejada por instituições e não utiliza ferramentas de
comunicação.
|
Pergunta
4
1.
Frente à discussão provocada por Emari Andrade e Mariana Ribeiro
(“A Harpia que salta da folha em branco: angústia de escrever. Como enfrentar a
angústia frente à necessidade e à impossibilidade de dizer?”), é possível
inferir que a angústia:
a.
|
é o freio humano,
brecando qualquer ação criativa;
|
|
b.
|
é a trava humana,
minimizando qualquer ação criativa;
|
|
c.
|
é a mola propulsora
para doenças e dores de cabeça, mostrando que devemos ter cuidado;
|
|
d.
|
é a mola
propulsora para a criação, evitando a inércia;
|
|
e.
|
é o nosso porto
seguro emocional, quebrando qualquer paradigma social existente nas citações
bibliográficas.
|
Pergunta
5
1.
A Educação a Distância nem sempre bem vista pela sociedade
brasileira, prejudicando e resistindo às aplicações de ferramentas de
comunicação no sistema Educacional. Um exemplo de projeto que falhou foi o
SACI, que seria:
a.
|
Um projeto baseado em
técnicas de ensino behaviorista e nas psicologias da exclusão, recorrendo a
programas em módulos “sérios” e “cômicos”, próximos das técnicas sistêmicas
dos matemáticos;
|
|
b.
|
Um projeto baseado em
modernas técnicas analíticas de cálculo e nas psicologias da restrição,
recorrendo a programas em módulos “obsessivos” e “verídicos”, próximos das
técnicas sistêmicas dos biólogos;
|
|
c.
|
Um
projeto baseado em modernas técnicas behavioristas de aprendizagem e nas
psicologias da motivação, recorrendo a programas em módulos “sérios” e
“cômicos”, próximos das técnicas sistêmicas dos publicitários;
|
|
d.
|
Um projeto baseado em
modernas técnicas intimistas de aprendizagem e nas psicologias da renovação,
recorrendo a programas em módulos “individuais” e “sociais”, próximos das
técnicas sistêmicas dos sociólogos;
|
|
e.
|
Um projeto baseado em
modernas técnicas behavioristas de observação e nas psicologias do movimento,
recorrendo a programas em módulos “vetoriais” e “geométricos”, próximos das
técnicas sistêmicas dos físicos.
|
Pergunta
6
1.
Clarides Henrich de Barba, em seu artigo (“Orientações básicas na
elaboração do artigo científico”), busca apresentar:
a.
|
As
normas da ABNT aos estudantes em nível de graduação e pós-graduação;
|
|
b.
|
A norma culta da
Língua Portuguesa e o Acordo Ortográfico aos estudantes em nível de graduação
e pós-graduação;
|
|
c.
|
As normas da
Associação Brasileira dos Estudantes Unidos aos estudantes em nível de
graduação e pós-graduação;
|
|
d.
|
As normas da escrita
matemática aos estudantes em nível de graduação e pós-graduação;
|
|
e.
|
As normas da ABNT aos
estudantes em nível de ensino básico.
|
Pergunta
7
1.
Moran, em seu texto (“O que é Educação a Distância”), indica que
as crianças continuarão a ter aulas presenciais, devido à necessidade da
interação e da socialização que a escola propicia. Contudo, o autor defende que
haverá uma reorganização das escolas futuramente, devido à Internet e a
conectividade por ela propiciada. Temos:
a.
|
Menos
salas de aula e mais salas ambiente, salas de pesquisa, de encontro,
interconectadas;
|
|
b.
|
Serão construídas
mais salas de aula, as quais serão conectadas com a world wide web, uma vez
que a qualidade da Internet brasileira é de baixíssima qualidade;
|
|
c.
|
As escolas serão
locais de interação social, possibilitando a troca massiva de conteúdos digitais
de diversas finalidades, como entretenimento, pesquisa científica e música;
|
|
d.
|
Serão construídas
mais salas de aula e menos salas ambiente, pois o que importa é que tais
ambientes estejam interconectados;
|
|
e.
|
A escola, como
estabelecimento público ou privado, será fechada, pois todos poderão estudar
em casa, com seu computador.
|
Pergunta
8
1.
A angústia, segundo o texto escrito por Emari Andrade e Mariana
Ribeiro (“A Harpia que salta da folha em branco: angústia de escrever. Como
enfrentar a angústia frente à necessidade e à impossibilidade de dizer?”), do
bem ocorre quando:
a.
|
Tentamos livrar dela
o mais rapidamente possível;
|
|
b.
|
Tentamos
reconhecer essa falta, ou ignorância, criando algo maior que nossa
existência, como um texto;
|
|
c.
|
Tentamos pedir ajuda
às pessoas, mas deixando que estas façam o nosso serviço, ou tarefa de
escrita;
|
|
d.
|
Tentamos enganar a si
próprios, achando que tudo “está bem, melhor impossível”;
|
|
e.
|
Tentamos escrever,
mas deixamos de lado, por causa de dores de cabeça ou outras coisas mais
importantes para fazer.
|
Pergunta
9
1.
José Manuel Moran, ao escrever “O que é Educação a Distância”,
defende que a Educação a Distância (EAD) pode ser ofertada em diferentes níveis
de ensino. Contudo, o autor sugere que a EAD seja empregada para a educação de
adultos, em especial aqueles que:
a.
|
desenvolveram
autoaprendizagem, sem ter ;
|
|
b.
|
concluíram
estritamente a pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado);
|
|
c.
|
estão em processo de
alfabetização e letramento, desenvolvendo habilidades de aprendizagem de
leitura;
|
|
d.
|
já estão
alfabetizados, mas com dificuldades na aprendizagem individual e de pesquisa;
|
|
e.
|
já têm
experiência consolidada de aprendizagem individual e de pesquisa.
|
Pergunta
10
1.
Emissoras de rádio também levaram conhecimento por meio dos
conteúdos nelas irradiados diariamente. Isso ocorreu em meados de:
a.
|
1900;
|
|
b.
|
1910;
|
|
c.
|
1920;
|
|
d.
|
1960;
|
|
e.
|
1990.
|
|
QUESTIONARIO
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO A DISTANCIA EAD
Pergunta 1
1. Frente à discussão provocada
por Emari Andrade e Mariana Ribeiro (“A Harpia que salta da folha em branco:
angústia de escrever. Como enfrentar a angústia frente à necessidade e à
impossibilidade de dizer?”), é possível inferir que a angústia:
a.
|
é o freio humano, brecando
qualquer ação criativa;
|
|
b.
|
é a trava humana, minimizando
qualquer ação criativa;
|
|
c.
|
é a mola propulsora para
doenças e dores de cabeça, mostrando que devemos ter cuidado;
|
|
d.
|
é a mola propulsora para a
criação, evitando a inércia;
|
|
e.
|
é o nosso porto seguro
emocional, quebrando qualquer paradigma social existente nas citações
bibliográficas.
|
Pergunta 2
1. Emissoras de rádio também
levaram conhecimento por meio dos conteúdos nelas irradiados diariamente. Isso
ocorreu em meados de:
a.
|
1900;
|
|
b.
|
1910;
|
|
c.
|
1920;
|
|
d.
|
1960;
|
|
e.
|
1990.
|
Pergunta 3
1. A angústia, segundo o texto
escrito por Emari Andrade e Mariana Ribeiro (“A Harpia que salta da folha em
branco: angústia de escrever. Como enfrentar a angústia frente à necessidade e
à impossibilidade de dizer?”), do bem ocorre quando:
a.
|
Tentamos livrar dela o mais
rapidamente possível;
|
|
b.
|
Tentamos reconhecer essa
falta, ou ignorância, criando algo maior que nossa existência, como um texto;
|
|
c.
|
Tentamos pedir ajuda às
pessoas, mas deixando que estas façam o nosso serviço, ou tarefa de escrita;
|
|
d.
|
Tentamos enganar a si
próprios, achando que tudo “está bem, melhor impossível”;
|
|
e.
|
Tentamos escrever, mas
deixamos de lado, por causa de dores de cabeça ou outras coisas mais
importantes para fazer.
|
Pergunta 4
1. A UNIP Interativa oferece
cursos a distância de:
a.
|
Técnico;
|
|
b.
|
Mestrado;
|
|
c.
|
Doutorado;
|
|
d.
|
Educação Básica.
|
|
e.
|
Graduação e Pós-graduação
(lato sensu);
|
Pergunta 5
1. Clarides Henrich de Barba, em
seu artigo (“Orientações básicas na elaboração do artigo científico”), busca
apresentar:
a.
|
As normas da ABNT aos
estudantes em nível de graduação e pós-graduação;
|
|
b.
|
A norma culta da Língua
Portuguesa e o Acordo Ortográfico aos estudantes em nível de graduação e
pós-graduação;
|
|
c.
|
As normas da Associação
Brasileira dos Estudantes Unidos aos estudantes em nível de graduação e
pós-graduação;
|
|
d.
|
As normas da escrita
matemática aos estudantes em nível de graduação e pós-graduação;
|
|
e.
|
As normas da ABNT aos
estudantes em nível de ensino básico.
|
Pergunta 6
1. A Educação a Distância nem
sempre bem vista pela sociedade brasileira, prejudicando e resistindo às
aplicações de ferramentas de comunicação no sistema Educacional. Um exemplo de
projeto que falhou foi o SACI, que seria:
a.
|
Um projeto baseado em
técnicas de ensino behaviorista e nas psicologias da exclusão, recorrendo a
programas em módulos “sérios” e “cômicos”, próximos das técnicas sistêmicas
dos matemáticos;
|
|
b.
|
Um projeto baseado em
modernas técnicas analíticas de cálculo e nas psicologias da restrição,
recorrendo a programas em módulos “obsessivos” e “verídicos”, próximos das
técnicas sistêmicas dos biólogos;
|
|
c.
|
Um projeto baseado em
modernas técnicas behavioristas de aprendizagem e nas psicologias da motivação,
recorrendo a programas em módulos “sérios” e “cômicos”, próximos das técnicas
sistêmicas dos publicitários;
|
|
d.
|
||
e.
|
Um projeto baseado em
modernas técnicas behavioristas de observação e nas psicologias do movimento,
recorrendo a programas em módulos “vetoriais” e “geométricos”, próximos das
técnicas sistêmicas dos físicos.
|
Pergunta 7
1. A Educação a Distância ocorre
quando:
a.
|
professores e alunos estão
juntos, é planejada por instituições e utiliza diversas ferramentas de
comunicação;
|
|
b.
|
professores e alunos estão
separados, é planejada por instituições e utiliza diversas ferramentas de
comunicação;
|
|
c.
|
professores e alunos estão
separados, é planejada pelo governo local e utiliza diversas ferramentas de
comunicação;
|
|
d.
|
professores e tutores estão
separados, é planejada por instituições e utiliza poucas ferramentas de
comunicação;
|
|
e.
|
professores e alunos estão
separados, é planejada por instituições e não utiliza ferramentas de
comunicação.
|
Pergunta 8
1. Que elementos são necessários
para a redação de um artigo acadêmico, conforme apresentado no artigo
intitulado “Orientações básicas na elaboração do artigo científico”, escrito
por Clarides Henrich de Barba?
a.
|
Impessoalidade, objetividade,
correção gramatical, registro e citação de fontes;
|
|
b.
|
Impessoalidade, objetividade,
vocabulário técnico, registro e citação de fontes;
|
|
c.
|
Impessoalidade, objetividade,
estilo científico, vocabulário técnico, correção gramatical, registro e
citação de fontes, bibliografia estrangeira;
|
|
d.
|
Impessoalidade, objetividade,
estilo científico, vocabulário técnico, correção gramatical, registro e
citação de fontes;
|
|
e.
|
Estilo científico,
vocabulário técnico, correção gramatical, registro e citação de fontes,
bibliografia estrangeira.
|
Pergunta 9
1. A Unip Interativa iniciou suas
atividades em:
a.
|
2004;
|
|
b.
|
2005;
|
|
c.
|
2006;
|
|
d.
|
2007;
|
|
e.
|
2009.
|
Pergunta 10
1. O Projeto SACI teve que lidar
com críticas de diversos setores sociais, culturais e acadêmicos, encurtando a
vida útil e funcional da proposta educacional. Contudo, o SACI foi cancelado,
pois:
a.
|
Faltaram verbas federais,
proporcionais ao tamanho de sua abrangência geográfica;
|
|
b.
|
Ocorreram problemas
estruturais com a distribuição de receptores de rádio e apostilas impressas;
|
|
c.
|
Os locutores faziam piadas
sem graça, descoladas da realidade local dos alunos;
|
|
d.
|
A norma culta da língua
portuguesa era considerada um obstáculo no processo de comunicação entre
alunos e professores.
|
|
e.
|
A população não sabia como
utilizar as baterias de rádios e televisores para ouvirem e assistirem o que
queriam e não a transmissão do SACI, em uma clara demonstração de resistência
ao projeto.
|
Pergunta 8
1. A angústia, segundo o texto escrito por
Emari Andrade e Mariana Ribeiro (“A Harpia que salta da folha em branco:
angústia de escrever. Como enfrentar a angústia frente à necessidade e à
impossibilidade de dizer?”), do bem ocorre quando:
a.
|
Tentamos livrar dela o mais
rapidamente possível;
|
|
b.
|
Tentamos
reconhecer essa falta, ou ignorância, criando algo maior que nossa
existência, como um texto;
|
|
c.
|
Tentamos pedir ajuda às pessoas, mas
deixando que estas façam o nosso serviço, ou tarefa de escrita;
|
|
d.
|
Tentamos enganar a si próprios,
achando que tudo “está bem, melhor impossível”;
|
|
e.
|
Tentamos escrever, mas deixamos de
lado, por causa de dores de cabeça ou outras coisas mais importantes para
fazer.
|
Pergunta 9
1. Com as novas tecnologias, José Manuel
Moran define a “aula” como:
a.
|
Espaço destinado para a leitura de
materiais impressos;
|
|
b.
|
Ambiente de interação com a natureza,
observando passivamente os animais e as plantas;
|
|
c.
|
Conjunto de atividades formais,
solicitando o preenchimento de fichas e relatórios burocráticos;
|
|
d.
|
Momento que o aluno precisa decorar e
recitar tudo que fora descrito e apresentado pelo professor.
|
|
e.
|
Local
de pesquisa e “trocas de ideias”, sendo o professor um supervisor e
incentivador dos alunos;
|
Pergunta 1
1. A Educação a Distância ocorre quando:
a.
|
professores e alunos estão juntos, é
planejada por instituições e utiliza diversas ferramentas de comunicação;
|
|
b.
|
professores
e alunos estão separados, é planejada por instituições e utiliza diversas
ferramentas de comunicação;
|
|
c.
|
professores e alunos estão separados,
é planejada pelo governo local e utiliza diversas ferramentas de comunicação;
|
|
d.
|
professores e tutores estão
separados, é planejada por instituições e utiliza poucas ferramentas de
comunicação;
|
|
e.
|
professores e alunos estão separados,
é planejada por instituições e não utiliza ferramentas de comunicação.
|
Pergunta 2
1.
Complete
o trecho abaixo
O ___________
é a unidade que se desenvolve uma ideia ___________ que se encontra ligada às
ideias ___________ devido ao mesmo sentido. Desse modo, quando se muda de
___________, muda-se de ___________.
a.
|
parágrafo
– central – secundárias – tema – parágrafo;
|
|
b.
|
parágrafo – central – secundárias –
assunto – parágrafo;
|
|
c.
|
bloco
– central – intermediárias – assunto – linha;
|
|
d.
|
bloco
– central – secundárias – tema – parágrafo;
|
|
e.
|
parágrafo
– primária – secundárias – tema – linha;
|
a.
|
5.622, de 19.12.2005;
|
|
b.
|
4.622,
de 19.02.1998;
|
|
c.
|
5.622,
de 09.12.2003;
|
|
d.
|
9.394,
de 08.12.1996;
|
|
e.
|
5.828,
de 19.12.2005 .
|
Pessoal adorei o blog. Mas vocês não disponibilizam os pdfs das aulas?
ResponderExcluirAdorei o blog.
ResponderExcluirPor acaso tem algo sobre jogos e brinquedos na infância?