QUESTIONÁRIO
INTERPRETAÇÃO TEXTO I UNIP
Pergunta 1
A seguir, a apresentação de um texto. Assinale a alternativa que trata
adequadamente a linguagem constituída no texto.
a.
|
O texto é constituído
unicamente da linguagem verbal devido à recorrência da língua portuguesa.
|
|
b.
|
Apesar da presença de palavras,
o texto é não verbal; afinal, as palavras são aleatórias e não formam frase.
|
|
c.
|
As flechas empregadas no texto
indicam as etapas administrativas e formam, portanto, a linguagem verbal.
|
|
d.
|
O texto é unicamente formado
pela linguagem não verbal.
|
|
e.
|
As
palavras do texto não estão soltas, porque as flechas as organizam. Assim,
palavras e flechas formam um texto verbal e não verbal concomitantemente.
|
Pergunta 2
A tira é do famoso Ran, personagem que aparece em situações engraçadas
e, muitas vezes, críticas.
Após a leitura, concluímos que:
a.
|
É uma tira de humor, mas sem
sentido, uma vez que não há relação entre os primeiros quadrinhos e o último.
|
|
b.
|
É uma tira teatral, porque Ran
está representando várias personagens como se estivesse em um palco.
|
|
c.
|
A tira forma um texto
descritivo devido às características: trabalhador, forte, bonito,
inteligente, enérgico.
|
|
d.
|
Ran é
um candidato e usa as descrições de si mesmo como argumento para adesão de
votos.
|
|
e.
|
A tira causa ambiguidade,
porque há duas histórias, sendo a primeira a descrição de Ran e a segunda, a
candidatura da personagem.
|
Pergunta 3
Dados os trechos I, II e III, indique a alternativa correta quanto ao
tipo de texto:
I. “A administração é processo ou atividade dinâmica, que consiste em
tomar decisões sobre objetivos e recursos.” (A. Maximiano)
II. “A empresa somente poderá crescer e progredir se conseguir
ajustar-se à conjuntura, e o Planejamento Estratégico é uma técnica comprovada
para que tais ajustes sejam feitos com inteligência.” (Hernan Alday)
III. “Nos anos 80, as grandes empresas cresceram de forma desordenada
através da diversificação para novos negócios. Criaram estruturas gigantescas
para competir numa era em que a velocidade e a flexibilidade são os dois
requisitos-chave. Por isso, nos anos 90 foram forçadas a reestruturar-se, um
processo designado downsizing.” (R. Tomasko)
a.
|
I – narrativo; II - descritivo;
III - argumentativo.
|
|
b.
|
I – argumentativo; II -
narrativo; III - descritivo.
|
|
c.
|
I –
descritivo; II - argumentativo; III - narrativo.
|
|
d.
|
I – descritivo; II -
argumentativo; III - argumentativo.
|
|
e.
|
I – descritivo; II - narrativo;
III - narrativo.
|
Pergunta 4
Imaginemos um recém-graduado, nascido e criado em centro urbano como,
por exemplo, São Paulo, e é convidado a trabalhar na zona rural com parceiros que
nasceram e foram criados no interior do Estado. O recém-graduado deve:
a.
|
Considerar errada a linguagem
empregada pelas pessoas locais quando elas não fizerem, por exemplo, a
concordância (“Os gado está gordo”; “As fazendas dá lucro”...).
|
|
b.
|
Agir com preconceito e tentar
ensinar a forma correta de falar a língua portuguesa.
|
|
c.
|
Rir da forma diferenciada de
como as pessoas locais usam oralmente a língua.
|
|
d.
|
Considerar
com naturalidade o fato de que a língua varia geograficamente.
|
|
e.
|
Comunicar-se apenas com pessoas
locais que usam a língua portuguesa como ele.
|
Pergunta 5
Leia o título: “Morangos mofados”. O título provoca uma estratégia de
leitura. Que estratégia é?
a.
|
O
leitor levanta hipótese sobre o assunto do texto.
|
|
b.
|
O título remete o leitor a um
título da literatura brasileira.
|
|
c.
|
O leitor levanta as informações
principais do texto.
|
|
d.
|
Há uma revisão do conteúdo do
texto por parte do leitor.
|
|
e.
|
O leitor compreendeu o texto.
|
Pergunta 6
MSN advém da nova tecnologia e sobre ele podemos considerar
que:
a.
|
É um
texto híbrido, uma vez que é escrito, mas recorre a muitas características da
língua falada.
|
|
b.
|
É texto totalmente novo, porque
advém da internet, tecnologia nova, e por isso sua linguagem não emprega a
língua.
|
|
c.
|
Não é um texto.
|
|
d.
|
É um texto literário.
|
|
e.
|
É apenas um suporte virtual de
conversação.
|
Pergunta 7
O Banco do Brasil, por exemplo, distribui para seus clientes um folder sobre
aplicação para a família toda. Levando em conta que folder é
um texto e, portanto, é mais uma ferramenta para a comunicação, podemos
considerar que:
a.
|
O folder distribuído possui
um leitor específico, ou seja, não é para qualquer pessoa que adentre o
banco.
|
|
b.
|
O folder serve
para qualquer leitor que se interesse pela temática.
|
|
c.
|
O folder é um
texto distribuído, sem relação direta com a instituição que o produziu.
|
|
d.
|
O folder é
público, logo, todos os clientes e não clientes o recebem.
|
|
e.
|
O folder é
dissociado do leitor-cliente.
|
Pergunta 8
O fragmento a seguir é do texto “A vaguidão específica”, de Millôr
Fernandes:
“- Maria, ponha isso lá fora em qualquer parte.
- Junto com as outras?
- Não ponha junto com as outras, não. Senão pode vir alguém e querer
fazer coisas com elas. Ponha no lugar do outro dia.”
Leia as considerações seguintes:
I - Trata-se de um texto escrito, cujos referentes – “isso”, “lá fora”,
“qualquer parte”, “as outras” etc. – não são possíveis de recuperar.
II - Se fosse um texto oral, os referentes são recuperáveis na própria
situação discursiva, bastando, por exemplo, apontar para eles.
III - O texto de Millôr Fernandes é um ótimo exemplo de marcas da
oralidade na produção escrita.
Assinale a alternativa correta:
a.
|
Consideração I está correta.
|
|
b.
|
Consideração II está correta.
|
|
c.
|
Consideração III está correta.
|
|
d.
|
Considerações I e II estão
corretas.
|
|
e.
|
Todas
as alternativas estão corretas.
|
|
Pergunta 9
Um dos aspectos fundamentais do processo de leitura é a hipótese. Por
meio do título, por exemplo, o leitor pode inferir se o texto é de ficção ou
não, deduzir o tema, considerar se é para o público adulto ou infantil etc.
Assim, qual título pode ser relacionado à hipótese de que o livro faz parte da
literatura da Pedagogia?
a.
|
Curso
de pedagogia: conquistas e desafios.
|
|
b.
|
20% a distância e agora?
|
|
c.
|
Ação comunitária.
|
|
d.
|
Aceita um conselho?
|
|
e.
|
Afirmando diferenças: montado o
quebra-cabeça.
|
Pergunta 10
“A cabra e o asno viviam no mesmo quintal. A cabra ficou com ciúme,
porque o asno recebia mais comida. Fingindo estar preocupada, disse:
- Que vida a sua! Quando não está no moinho, está carregando fardo. Quer
um conselho? Finja um mal-estar e caia num buraco.
O asno concordou, mas, ao se jogar no buraco, quebrou uma porção de
ossos. O dono procurou socorro.
- Se lhe der um bom chá de pulmão de cabra, logo estará bom – disse o
veterinário.
A cabra foi sacrificada e o asno ficou curado.
Quem conspira contra os outros, termina fazendo mal a sim próprio.”
Na fábula “A cabra e o asno”, de Esopo, encontramos:
a.
|
A
narração, a qual é marcada por sucessão de ações.
|
|
b.
|
A dissertação, constituída por
argumento final do autor.
|
|
c.
|
Descrição, predominantemente,
sem marcação de acontecimentos.
|
|
d.
|
Crônica sobre a vida dos
animais.
|
|
e.
|
Uma ruptura em relação à
estrutura de fábula.
|
QUESTIONÁRIO
INTERPRETAÇÃO TEXTO II UNIP
Pergunta 1
1. A concisão de um texto implica, entre
outros aspectos, o cuidado de não usar clichês e evitar repetição, tais como
nos exemplos abaixo, exceto em:
![]() |
a.
|
Acabamento final.
|
![]() |
b.
|
Empréstimo
temporário.
|
![]() |
c.
|
Planejar
antecipadamente.
|
![]() |
d.
|
Nada mais havendo
a tratar, subscrevemo-nos.
|
![]() |
e.
|
Em
resposta ao seu ofício.
|
Pergunta 2
1. Assinale a alternativa em que a vírgula
está empregada incorretamente:
![]() |
a.
|
Um funcionário
pode, por exemplo, estar motivado para trabalhar não apenas em decorrência do
salário, mas também da relação profissional ou da busca de status.
|
![]() |
b.
|
Uma
das características mais importantes da administração sistêmica, reside no
fato de serem as organizações vistas como sistemas dentro de sistemas.
|
![]() |
c.
|
Na incessante
busca da qualidade, produtividade e competitividade, as empresas sentiram a
necessidade de novas práticas de recursos humanos.
|
![]() |
d.
|
No Brasil, a
importância da área de recursos humanos não se encontra totalmente difundida
a respeito do caráter estratégico no qual revestem suas atividades.
|
![]() |
e.
|
Percebe-se que a
empresa está em consonância com as novas tendências de RH, no que se refere
às competências exigidas ao novo perfil do profissional.
|
Pergunta 3
1.
Chamamos
de encadeamento o inter-relacionamento de enunciados sucessivos, com ou sem
elementos explícitos de ligação. Portanto, podemos ter encadeamento por
justaposição (sem a presença do articulador/conector) ou por conexão (quando o
conector está presente no texto). Leia os enunciados:
I -
O barranco desmoronou. As chuvas desta noite foram muito violentas. (conexão
causal)
II -
As flores estão congeladas porque geou. (conexão causal)
III
- Nosso candidato foi derrotado porque houve infidelidade partidária. (conexão
causal)
Nos enunciados
acima, consideramos:
![]() |
a.
|
Os enunciados I,
II e III têm encadeamento por justaposição.
|
![]() |
b.
|
Os enunciados I,
II e III têm encadeamento por conexão.
|
![]() |
c.
|
Apenas
o enunciado I tem encadeamento por justaposição.
|
![]() |
d.
|
Os enunciados II
e III não possuem conector explícito.
|
![]() |
e.
|
Apenas o enunciado
I tem conector explícito.
|
Pergunta 4
1.
Dadas
as frases, assinale a alternativa que indica corretamente o uso do “por quê”:
I.
Paulo não foi ao teatro *** não havia mais ingresso.
II. É um drama ***
muitos estão passando.
![]() |
a.
|
porque
– por que.
|
![]() |
b.
|
por que – porque.
|
![]() |
c.
|
porquê – porquê.
|
![]() |
d.
|
por que – por
que.
|
![]() |
e.
|
porque – porque.
|
Pergunta 5
1. Em cada frase, o uso da vírgula tem um
motivo. Assinale a alternativa em que a vírgula é usada para intercalar:
![]() |
a.
|
Era um garoto de
15 anos, alto, magro.
|
![]() |
b.
|
Nós queremos
comer pizza; e vocês, churrasco.
|
![]() |
c.
|
O
café, devido à sua abundância, vem caindo de preço.
|
![]() |
d.
|
João, você trouxe
o relatório?
|
![]() |
e.
|
Recife, 15 de
maio de 1982.
|
Pergunta 6
1. Na tirinha de humor de Thaves, um
cágado fala para o outro: “Só os cágados têm noção exata de como é importante
acentuar as palavras corretamente.” Além da acentuação, qual outro recurso
é fundamental na escrita?
![]() |
a.
|
Entonação.
|
![]() |
b.
|
Ritmo.
|
![]() |
c.
|
Repetição.
|
![]() |
d.
|
Vírgula.
|
![]() |
e.
|
Conversa face a
face.
|
Pergunta 7
1. Qual exemplo abaixo representa melhor
um texto administrativo conciso e claro, adequado para o leitor-cliente?
![]() |
a.
|
Solicitamos o
pagamento das mensalidades nas datas aprazadas no dito carnê, colaborando
destarte para a manutenção precípua deste sodalício na orientação e
assistência dos seus associados.
|
![]() |
b.
|
Solicitamos
o pagamento das mensalidades até as datas de vencimento constantes do carnê.
|
![]() |
c.
|
O pagamento
mensal é importante. A data do pagamento da mensalidade deve ser cumprida.
|
![]() |
d.
|
Senhores
clientes, solicitamos, por favor, o pagamento das mensalidades na data
prevista.
|
![]() |
e.
|
A solicitação que
o pagamento seja na data prevista precisa ser cumprida.
|
Pergunta 8
1. Sobre uma lista de compra de mercado,
desconsideramos que:
![]() |
a.
|
Existe coerência,
pois o leitor reconhece a sucessão de itens a serem comprados.
|
![]() |
b.
|
Não existe
coesão, aqueles elementos linguísticos que ligam palavras e orações.
|
![]() |
c.
|
Apesar da
ausência de elementos coesivos, o leitor entende o texto, ativando seu conhecimento
de mundo.
|
![]() |
d.
|
O texto
apresenta-se no nível macroestrutural predominantemente.
|
![]() |
e.
|
A
lista seja um texto, porque não há parágrafos; apenas um amontoado de
palavras soltas.
|
Pergunta 9
1. “A equipe brasileira deverá vencer a
competição. Não só possui os melhores atletas, como também o técnico é dos mais
competentes. Além disso, tem treinado bastante e está sendo apontada pela
imprensa como a favorita.” Nesse enunciado, há a recorrência da relação
discursivo-argumentativa do tipo:
![]() |
a.
|
Disjunção.
|
![]() |
b.
|
Justificação ou
explicação.
|
![]() |
c.
|
Comparação.
|
![]() |
d.
|
Conjunção.
|
![]() |
e.
|
Conclusão.
|
Pergunta 10
1. “Magda, desta parte quem cuida é o
suporte técnico. Por favor, envie uma mensagem para eles, apresentando, com
clareza, a sua dúvida que prontamente será atendida.” Neste recado, o leitor
depara-se:
![]() |
a.
|
Com um texto sem
segmentos coesivos entre as orações.
|
![]() |
b.
|
Com um
referencial coesivo anafórico (eles).
|
![]() |
c.
|
Com a expressão
“suporte técnico“, a qual é referente do pronome anafórico “eles”.
|
![]() |
d.
|
Com um referente
não explícito para o pronome “eles”.
|
![]() |
e.
|
Com um referente
explícito, que é o termo Magda.
|
Muito Obrigada me ajudou 100% valeu!!!! ;-)
ResponderExcluiressas questões são da prova online ?
Excluircomo q te ajudou 100% se a maioria esta errada , ?
Excluircomo q te ajudou 100% se a maioria esta errada , ?
ExcluirMarcos Ferrari eu tb percebi q alguns erros mas tem outros q não percebi será q poderia me ajudar
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirPeço gentilmente que me aponte quais questões estão com respostas divergentes, para que eu possa fazer uma revisão no conteúdo, mas posso afirmar que obtive 100% de acerto no preenchimento do questionário.
ExcluirSo errada pra vcs ne, pq eu tirei 10,00, muito obrigado ao dono da page.
ExcluirValeu mesmo, salvou minha vida!!! kkkk
Excluir100% correto, valeu.
Excluir100% correto, valeu.
ExcluirMarli,estou estudando pelo seu blog e te agradeço de coração pela sua atitude de ajudar outros.Certos comentário deveriam ser deletados.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirHá algumas respostas erradas, como o uso do "porque", porém o formulário oficial está 100% de acerto com as questões aqui exibidas... O importante é se formar :D
ExcluirSALVOU A MINHA VIDA
Excluirobrigadooo
Excluirnem sei como agradecer, vc é demais. <3
ExcluirUm bjao me ajudou muuuito
ResponderExcluirMarli você é show muito obrigada e um bjão
ResponderExcluirmeu muito obrigada me ajudou muito
ResponderExcluirAmada, você é ótima!Um Xêro (beijo) como dizemos aqui na Bahia!
ResponderExcluirAmada, você é ótima!Um Xêro (beijo) como dizemos aqui na Bahia!
ResponderExcluirmuito obrigado me ajudou muito
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir\o/ me ajudou sim... "ah se não ler a pergunta pra verificar se a ordem ta correta, realmente da errado."
ResponderExcluirmuito bom!! 100%
ResponderExcluirParabens!
ResponderExcluirMuito obrigado!
Muito obrigado!
ResponderExcluirMe salvou!
Perfeito!!! 100%
ResponderExcluirshow
ResponderExcluirA resposta da questão da RAN é descritivo (C). Na teleaula 4 está assim:
ResponderExcluirComo Ran tenta convencer os eleitores?(...)
a) narrativo
b) DESCRITIVO
c) argumentativo
d) opinativo
e) Expositivo
Assim, no Questionário, a opção que corresponde a Texto Descritivo é a letra C
Ou estou errado?
eu coloquei letra d e estava certo
ExcluirRan é um candidato e usa as descrições de si mesmo como argumento para adesão de votos.
Excluirvaleuuuuuuuuuuu
ResponderExcluirmuitíssimo obrigado!!!
ResponderExcluirmeajudou muito.Muito obrigado
ResponderExcluirdeu tudo certos obrigado
ResponderExcluiramei tudo perfeito
ResponderExcluirMuito obrigado pelo post. Ajudou de mais.
ResponderExcluirParabens por sua atitude me ajudou muito
ResponderExcluirRespondi conforme a pessoa do blog postou, e esta tudo correto! Obrigada
ResponderExcluirFoi muito me ajudou muito obrigado
ResponderExcluirameeeeeeeeeeeeeeei obrigada!!!!
ResponderExcluiralguem tem as respostas da prova presencial ?
ResponderExcluirtbem quero voce tem
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirShow D+
ResponderExcluirMe ajudou!!!Obrigadooooo
ResponderExcluirMe ajudou muito rs Obrigada
ResponderExcluirTodas as alternativas estão corretas, acertei 100%
Essa pessoa é fera.. Que Jesus de abençoe irmã hahaha
ResponderExcluirShow de bola, minha turma toda vai pegar as respostas daqui kk
ResponderExcluirmuito obrigado...
ResponderExcluirmuito obrigado. Ajudou muito mesmo
ResponderExcluirMuito obrigada. Me ajudou D+
ResponderExcluirmuito bom esse blog, ajuda bastante a gente
ResponderExcluirMuito obrigada valeu demais
ResponderExcluirGostaria de dicas das provas on line
Eu pedi aproveitamento de matérias e passei do primeiro período para o terceiro mas fiquei com algumas dependências
Essas provas de DP ninguém merece , alguém tem uma dica pra estudar o que estudar . Já q o site não especifica a matéria pra NP1 e NP2. Quem puder me ajudar
Obrigada
Maravilhoso!
ResponderExcluirMuito obrigada
Foi muito útil, fico agradecido!
ResponderExcluirAí com faço para para partículas dessa pagina
ResponderExcluirMuito bom mim ajudar muito
ResponderExcluirObrigado por nos ajudar!
ResponderExcluirTudo certo , ótimo
ResponderExcluirmuito obrigado vc e fera
ResponderExcluirTem gente mal agradecida mesmo.Se não tiver algo de construtivo p falar,Por favor não fale. Agradeço a pessoa que publicou as respostas.Confirmou as respostas que eu já tinha.
ResponderExcluirNota 10 muito obrigado👏👏👏👏👏👏😄😄😄😄
ResponderExcluirNota 10 muitíssimo obrigada, estão todas corretas.
ResponderExcluir